ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

População enfrenta fila para receber doação de peixes em Maetinga

Ônibus do TFD da cidade de Morro do Chapéu solta a roda na BR-324 entre Feira de Santana e Salvador

Fisioterapeuta da Clínica Mais Vida explica o que é esporão do calcâneo

Transporte Ilegal de Mercúrio Interceptado pela PRF em Vitória da Conquista

Beto Bonelly declara apoio a Fabrício Abrantes na disputa pela Prefeitura de Brumado

Última etapa de campanha para vacinação contra aftosa na Bahia começa nesta segunda

Incêndio atinge fábrica de produtos artesanais em Guanambi

Feriado de Páscoa promete ser chuvoso na para Bahia, aponta Inmet

Bahia tem 2º maior no número de divórcios no Brasil; números de casamentos caem

Aracatu: PM recupera veículo com restrição de roubo

Brumado: Pai ameaça filho de 13 anos com pedaço de pau e é detido pela PM

Inscrições para a 25ª edição da Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas já estão abertas

Escritório Malaquias Advogacia e Assessoria Jurídica estará em novo endereço a partir de abril; confira

Brumado: Após decisão da Justiça, quase 50 beneficiados com prisão domiciliar vão cumprir pena em casa por tempo integral

Familiares de presos protestam contra suspensão de visitas e apontam opressão no Conjunto Penal de Brumado

Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria

Brumado: Homem acumula embalagens de remédios há 30 anos em sua residência

Suspeito de liderar organização criminosa na Bahia é preso em Minas Gerais

Empresária morre vítima de latrocínio em Cândido Sales; ela estava no sítio da família

Moradores do Bairro Novo Brumado enfrentam há 30 anos problemáticas com galeria pluvial



BUSCA PELO ARQUIVO "12/2019"

Tarifa branca de energia será ampliada a pequenos consumidores em 2020

Foto: Luciano Santos l 97News

A maior parte dos consumidores de energia em todo o país terá uma oportunidade de mudar os hábitos e diminuir a conta de luz. Em vigor desde 2018 para grandes consumidores, a tarifa branca de energia será estendida a quase todos os brasileiros em 1º de janeiro. A tarifa branca consiste na redução do preço da energia fora do horário de pico, também chamado de horário de ponta e envolve três faixas de valores. Nos dias úteis, a cobrança da energia será dividida em três faixas de horário: o horário de ponta (tarifa vermelha), entre o fim da tarde e o início da noite; a faixa intermediária (amarela), uma hora antes e uma hora depois do horário de ponta, e o horário fora de ponta (verde), com custo mais baixo no restante do dia. Nos fins de semana e nos feriados nacionais, a tarifa de energia sempre será cobrada pelo valor fora de ponta. A mudança não valerá apenas para unidades residenciais consumidoras da subclasse de baixa renda, atualmente tarifadas em condições vantajosas. Cada concessionária de energia estabelece o horário de ponta. Na Bahia, a Coelba definiu o período das 18h às 20h59 . Para aderir à tarifa branca, o consumidor precisará formalizar a opção na distribuidora a partir de janeiro. A empresa instalará um novo medidor de energia capaz de registrar o consumo nas diferentes faixas horárias. O consumidor deverá prestar atenção antes de optar pela tarifa branca. Isso porque a adesão envolve mudanças de hábito, como usar aparelhos que consomem mais energia, principalmente o chuveiro elétrico, fora dos horários de pico. Caso o cliente não preste atenção e mantenha o consumo no horário de ponta, poderá fechar o mês com a conta mais cara.



Conquista: Homem é preso por estuprar irmãs de 8, 10 e 12 anos; mãe é suspeita de permitir crimes em troca de bebidas

Foto: Divulgação

Um homem de 31 anos foi preso no sábado (28) suspeito de abusar sexualmente de três crianças, de 8, 10 e 12 anos, que são irmãs, na cidade de Vitória da Conquista, a 135 km de Brumado, no ano de 2015. Conforme a investigação, a mãe e o padrasto das crianças chegaram a ser presos, naquele ano, por suspeita de permitir que os abusos acontecessem em troca de bebidas alcoólicas. O suspeito, identificado como Dalmárcio Freitas Souza, estava com um mandado de prisão em aberto pelos crimes e foi localizado, na madrugada de sábado, em um bar no povoado conhecido como Corta Lote, na zona rural do município. A polícia não informou se a mãe e o padrasto das crianças continuam presos. Dalmárcio foi encaminhado para o conjunto penal de Vitória da Conquista.



Brumado: Após alta em dezembro, preço da carne começa a cair

Foto: Luciano Santos l 97News

Após temporada com preços altos, o valor da carne vermelha começou a ceder no açougues e supermercados de Brumado. Alguns cortes chegaram a ter queda de preço de 30%.  A redução do consumo foi o pontapé para que o preço voltasse ao que era antes. No mês de dezembro o preço da carne registrou seu maior avanço em quase duas décadas, de acordo com o monitoramento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O aumento, observado pelo consumidor desde outubro, se deu graças a uma série de fatores. O principal deles foi o aumento das exportações brasileiras para China, cujos rebanhos de porcos foram reduzidos à metade pela febre suína. Como os chineses pagam mais, e o dólar em alta aumenta os ganhos, os produtores e os frigoríferos brasileiros preferiram aumentar as exportações para o país asiático, o que reduziu a oferta interna e elevou os preços. Na Capital do Minério, a carne de primeira chegou a ser comercializada à R$ 30 o quilo. Em alguns supermercados, já é possível encontrar a carne vermelha pelo valor de R$ 22.



Bahia: 20 suspeitos são presos após ação de combate ao tráfico de drogas

Foto: Divulgação l Polícia Civil

Uma ação conjunta das Polícias Civil e Militar localizou  20 pessoas envolvidas no tráfico de entorpecentes nos municípios Itaberaba, Boa Vista do Tupim e Salvador, na sexta-feira (27). A 'Operação Cruzador', coordenada pela 12ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/ Itaberaba), também localizou arma, drogas, promissórias e outros acessórios usados pelo grupo. Foram cumpridos mandados de prisão e de busca e apreensão em desfavor do grupo que já era investigado há  cerca de seis meses. De acordo com o coordenador da ação, delegado Geraldo Adolfo, o grupo é acusado de tráfico, associação para o tráfico e homicídio.





Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Foto: Divulgação

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com as datas de atendimento dos especialistas e procedimentos. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868. A nossa matriz está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265 (Próximo a Biblioteca) e nossa filial na Rua Coronel Paulino Chaves, 160, Centro.



Brumado: Mantendo tradição de mais de 30 anos, 'Dona Dete' entrega acarajés aos detentos da delegacia

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

"Não venho só trazer o acarajé, também trago amor e mensagem de esperança", diz Maria Odete, a "Dona Dete" do acarajé de 72 anos. Como já é tradição em Brumado, a baiana, junto com as filhas, fizeram a entrega da especialidade africana aos servidores e custodiados na delegacia da cidade, na tarde da última quarta-feira (25). A baiana fez questão de entregar na mão de cada um dos presos e levou mensagem de fé e esperança a cada um deles, com conselhos de que deixassem o mundo do crime. A tradição da baiana já dura mais de 30 anos e durante sua visita, foi aplaudida e abraçada pelos servidores que admiram essa atividade que desempenha há tantos anos. "Com quarenta anos de profissão, para mim é um prazer está aqui todos os anos fazendo esse gesto de amor. Muitos quando saem daqui, vão no meu tabuleiro e lembram do gesto", conta Dona Dete. Ela ainda disse que a tradição está sendo passada de mãe para filhas. "Todos sabem que sou infartada e, que agora eu venho acompanhar minhas filhas que vão continuar com essa tradição. Eu agora só fico nos bastidores", diz a baiana com um sorriso no rosto.



Livramento de Nossa Senhora: Homem morre afogado em lagoa do bairro Estocada

Foto: Whatsapp l 97NEWS

Um homem, de 43 anos, foi encontrado morto em uma lagoa de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, na tarde de quinta-feira (26). Segundo apurou o site 97NEWS, o caso ocorreu por volta das 15h30, na Lagoa Estocada, zona urbana do município. A vítima foi identificada como Fábio Miranda da Silva. Ele foi localizado após moradores próximos à lagoa perceberem um corpo boiando. Depois, acionaram a polícia que encaminhou uma equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Brumado. O caso vai ser investigado pela 20ª Coorpin.



Brumado: Traficante é preso pela segunda vez e polícia descobre 'fundo falso' em laje de residência

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

Nos últimos dias, o tráfico de drogas tem sido intenso no bairro do Mercado, em Brumado. Principalmente na Rua Virgílio Ataíde, onde segundo à Polícia, as abordagens tem sido mais frequentes. Na última semana, policiais da 34ª CIPM realizou abordagens em um grupo que estava em frente à uma residência, no qual quando eles avistaram a viatura se aproximando, se dispersaram, chegando a pular muros de residências na referida rua. Um dos suspeitos foi detido, e com ele uma certa quantidade de entorpecentes foi apreendia. Cerca de três dias depois, em mais uma ação de inteligência da Polícia Militar, uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO), foi informada de que, na referida rua, havia uma intensa movimentação de tráfico de drogas. Segundo informou a PM ao site 97NEWS, por volta das 13h de quinta-feira (26), a guarnição se deslocou até o local para averiguar a situação. Conforme a PM, ao chegar no local, um indivíduo vulgo "Fu", adentrou à uma residência para tentar evadir-se do local, mas foi capturado pela guarnição. Questionado sobre quem seria o dono do imóvel, ele assumiu a propriedade e na casa dele foi encontrado porções consideráveis de crack, cocaína e mais 8 munições calibre 38. Ainda de acordo com a PM, o que chamou a atenção dos policiais, foi um "fundo falso" criado pelo traficante para esconder as drogas. Diante dos fatos, o homem e todo material apreendido foram apresentados na Delegacia de Brumado, ficando à disposição da Justiça.



Brumado: Câmara de Vereadores devolve quase R$ 800 mil à Prefeitura Municipal

Foto: Divulgação

A Câmara de Vereadores devolveu na manhã desta sexta-feira (27) à Prefeitura de Brumado, quase R$ 800 mil que sobraram do Poder Legislativo no ano de 2019. A cerimônia de entrega do cheque simbólico aconteceu na sede da prefeitura com o secretário municipal de Finanças, João Nolasco, a qual será utilizada em obras estruturantes para o desenvolvimento do município. Em 2017 foram devolvidos aos cofres do município R$ 300 mil, já em 2018 foram R$ 250 mil e, neste ano de 2019, a economia alcançada foi extremamente significativa chegado à casa de R$ 774 mil. “Terminamos o ano com o sentimento do dever cumprido, pois sabemos que é uma verba que irá contribuir para o desenvolvimento de nossa Brumado”, ressaltou Leonardo Vasconcelos.



A4 Veículos fecha ano com recorde de vendas

Foto: Divulgação

A A4 Veículos, especialista em revenda de veículos novos e seminovos multimarcas, fecha o ano com recorde de vendas: 457 carros comercializados em 2019. A frente de empresa desde a sua fundação, o empresário Fabrício Abrantes vem se destacando como um jovem empreendedor, visionário e especialista neste mercado. Referência no setor, Fabricio aplica na empresa um conceito de gestão inovador, potencializando a comercialização de veículos com estratégias arrojadas para atender a necessidade e perfil de diferentes clientes. O sucesso da A4 Veículos vem de um trabalho que busca oferecer as melhores condições de negociação, facilitando a vida do cliente, com o melhor preço e opções de financiamento, agregados à facilidade do consumidor de Brumado e região encontrar a marca desejada em um único lugar. “Esse número é um prova de que o trabalho bem feito, valorizando as pessoas, dá resultado. Essa é uma conquista da nossa equipe, dos nossos clientes, parceiros e de todo o povo de Brumado e região, que acreditam na nossa marca”, destaca o empresário Fabrício Abrantes.



Brumadense ganha R$ 10 mil com sorteio da 'Nota Premiada Bahia' do mês de dezembro

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Saiu o resultado do sorteio de dezembro da Nota Premiada Bahia. O número de premiações foi ampliado para 91, em novo formato inaugurado na quinta-feira (19). O ganhador do prêmio de R$ 100 mil é de Salvador. Já um dos ganhadores do valor de R$ 10 mil é da cidade de Brumado. Dos 90 prêmios de R$ 10 mil, 52 foram para a capital e 38 para o interior, contemplando ganhadores de 21 municípios. O novo modelo com mais prêmios foi adotado governador da Bahia. Com a mudança, as premiações mensais deixaram de ser apenas dez de R$ 100 mil e passaram para 91, das quais 90 de R$ 10 mil e uma de R$ 100 mil. O valor total entregue aos ganhadores a cada mês continua o mesmo: R$ 1 milhão. As chances, por outro lado, explica o coordenador de Educação Fiscal da Sefaz-Ba, Luis Henrique Brandão, foram ampliadas em 810%. “A partir de agora serão sorteados, ao todo, 1.093 prêmios por ano, ante os 121 anuais do modelo original” . O valor do prêmio especial sorteado anualmente para um único ganhador, a ser realizado em junho em 2020, também foi mantido em R$ 1 milhão. (Veja a lista)



Modera defende barragem de Cristalândia em Comitê do Rio das Contas

Foto: Divulgação

A Barragem de Cristalândia foi construída como uma providência para se superar o déficit hídrico na Sub-Bacia do Rio do Antônio, em especial a demanda de água para a população da Cidade de Brumado, que no período de 1998 a 1999 passou por uma crise de abastecimento sem precedentes. Hoje, aquela Barragem vem garantindo não só o abastecimento da Cidade de Brumado, como também de Malhada de Pedras e ainda tendo captações destinadas à agricultura irrigada. Por outro lado, o crescimento da demanda da água da Barragem de Cristalândia vem trazendo preocupações, pois a mesma está localizada em um rio temporário, numa região climática de estiagens prolongadas e no Bioma Caatinga, resistente à seca, mas de difícil regeneração. Diante dessa realidade, o Modera vem debatendo esse assunto na Região Sudoeste e também na I Conferência Municipal de Saneamento de Brumado, que ocorreu em 17 de junho deste ano, defendeu uma moção que solicite ao Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – INEMA, as fiscalizações ambientais e de outorga para captação de água, bem como o balanço hídrico da Barragem de Cristalândia, a fim de se apurar a capacidade dessa Barragem atender as demandas do abastecimento humano e da agricultura irrigada. A moção foi aprovada pela Plenária da Conferência e enviada ao Conselho Municipal de Saneamento para encaminhamento ao INEMA. O Conselho por sua vez, sabendo que o INEMA funciona como secretaria executiva do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Contas, no âmbito da gestão dos recursos hídricos dessa Bacia, decidiu encaminhar a moção àquele Comitê, por intermédio dos seus membros, Capitão Henrique Moreira Rocha, Coordenador Geral do Modera e o Engenheiro Frederico Maciel de Carvalho Neves, Diretor da Associação das Covas de Mandioca, os quais compõem tanto o Conselho de Saneamento como o Comitê do Contas.



Lula é indiciado pela PF sob suspeita de propina de R$ 4 milhões da Odebrecht a instituto

Foto: Reprodução

A Polícia Federal no Paraná indiciou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sob suspeita de corrupção passiva e lavagem de dinheiro relacionados a repasses de R$ 4 milhões feitos pela Odebrecht ao Instituto Lula. O relatório final da PF foi assinado na última segunda-feira (23) pelo delegado Dante Pegoraro Lemos e faz parte de uma investigação aberta em 2015 para apurar o recebimento de valores de empreiteiras investigadas na Lava Jato pela Lils, a empresa de palestras de Lula. Atualmente, Lula é réu na primeira instância de Curitiba por outro caso que envolve o Instituto Lula, sob acusação de ter recebido propina da Odebrecht por meio da compra de terreno para a sede da entidade. O novo indiciamento foi feito em um processo relacionado a esse caso da compra, que ainda aguarda decisão do juiz Luiz Antônio Bonat. Após o indiciamento da Polícia Federal, os autos são encaminhados ao Ministério Público Federal, que decide se apresenta ou não uma denúncia à Justiça. Em Curitiba, Lula já foi condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro nos casos do tríplex de Guarujá (SP) e do sítio de Atibaia (SP), em primeira e segunda instância -e, no caso do tríplex, também no STJ (Superior Tribunal de Justiça).



Petrobras reajusta preço do gás de cozinha nesta sexta-feria (27)

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Petrobras irá reajustar o preço do gás de cozinha em 5% nesta sexta-feira (27). A alta vale para todos os tipos de GLP (gás liquefeito de petróleo), que inclui botijões de uso doméstico (13 kg) e industrial (embalagens acima de 13 kg). A matéria-prima representa cerca de 54% do preço final do produto, o impacto final aos consumidores pode variar entre 2% a 3%, desde que seja feito apenas o repasse do aumento dos preços nas refinarias da Petrobras. A alta em 2019 tem forte impacto da escalada do dólar a partir do período eleitoral, quando a moeda norte-americana chegou a bater a casa dos R$ 4,10. Neste ano, o dólar foi a R$ 4,26 e agora está na casa de R$ 4,063. Em Brumado, o GLP é comercializado entre R$ 65 e R$ 70.



Policial fantasiado de Papai Noel prende acusado durante entrega de presentes

Foto: Divulgação l Polícia Militar

Um policial vestido de Papai Noel acabou prendendo um homem enquanto realizava a entrega de presentes a crianças, no município de Colatina, Espírito Santo, na última terça-feira (24). De acordo com a Polícia, no momento da prisão acontecia uma ação de doação de objetos da PM para a comunidade. O agente fantasiado de "bom velhinho", que realizava a entrega dos objetos aos moradores, reconheceu o suspeito. Ao consultar o sistema de pessoas com passagens na polícia foi constatado que o homem já foi condenado a  cinco anos e três meses de prisão por furto em loja de roupas em Colatina. O acusado, identificado pelos policiais como Luis Carlos de Souza, foi levado para a delegacia da cidade e encaminhado a uma unidade prisional.



Brumado: Movimento de saída para festas de fim de ano é intenso na manhã desta sexta (27)

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O movimento de saída de Brumado para os festejos de final de ano é intenso na manhã desta sexta-feira (27). O fluxo é grande principalmente no terminal rodoviário público e de uma empresa particular da cidade. Nas rodovias BA-262 e BR-030, principais acessos para praias da Bahia, o movimento de veículos é intenso. Turistas que passam por Brumado, aproveitam a feira livre desta sexta e compram iguarias e produtos que só o Nordeste tem. Entre os mais procurados estão o requeijão, feijão de corda, farinha, rapadura e a famosa carne seca. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) estima que 2 milhões de baianos devem passar a virada do ano fora do Estado. Mas para quem vai ficar na Bahia, os destinos mais procurados são as praias de Salvador, Porto Seguro, Ilhéus, Itacaré, Trancoso e a linda região da Chapada Diamantina.



Quadrilha explode carro-forte e leva malotes de veículo no norte da Bahia

Foto: Whatsapp l 97NEWS

Um carro-forte foi explodido quando trafegava por um trecho da BR-235 de Casa Nova, no Sertão do São Francisco. Malotes do veículo foram levados pela quadrilha, que tinha em torno de oito homens armados. Até a manhã desta sexta-feira (27) nenhum dos assaltantes foi encontado. Segundo a 25ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), o caso ocorreu na altura do povoado de Atoleiro, por volta das 10h40 de quinta-feira (26). Conforme o G1, o grupo chegou a bordo de dois carros, interceptou o carro-forte e rendeu os seguranças do veículo. De posse do veículo, eles explodiram o transporte com dinamites, conseguindo levar os malotes. Não há informações até o momento sobre a quantia roubada. Após a explosão, o carro-forte ficou destruído. Ainda segundo informações, o grupo fugiu, tomando de assalto uma caminhonete que passava pelo local. Apesar da violência da ação, nenhum segurança ficou ferido. 



Zumbido no ouvido pode estar relacionado ao trabalho, adverte otorrino da Clínica Mais Vida

Foto: Divulgação

O zumbido é uma condição que afeta muitas pessoas, causando desconforto e prejudicando a qualidade de vida. Existem algumas possibilidades mais comuns de acometimento do aparelho auditivo por influência de atividades laborativas (TRABALHO), algumas estão relacionadas a exposição a substâncias tóxicas às estruturas da orelha interna como: - Exposição a metais pesados - Trabalhadores da indústria e mineração; - Exposição a hidrocarbonetos - Trabalhadores de ambientes com combustíveis fósseis (como frentistas de posto de gasolina); Outros estão relacionados a ambientes de trabalho ruidosos. Para todos os casos o uso correto de Equipamentos de Proteção Individual, os EPIs, podem abolir ou minimizar consideravelmente os danos. Então em ambientes com exposição a inalantes químicos o recomendado é que se utilize as máscaras apropriadas durante todo o expediente e em ambientes ruidosos, os protetores auriculares. Dr. Anderson Abreu alerta que, nestes casos, o melhor remédio é sempre a prevenção. Caso apresente zumbido ou algum outro sintoma afetando seu ouvido, procure o médico otorrinolaringologista de sua confiança! Muitas das causas de zumbido têm tratamento! Zumbido é coisa séria! Cuide-se! Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 9.9989-6868.



'Enzo Gabriel' lidera lista de nomes mais escolhidos na Bahia em 2019

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Nomes compostos foram os preferidos pelos baianos para batizarem seus filhos em 2019. No topo da lista aparece Enzo gabriel com 1.288 registros no Estado, este ano. João Miguel aparece em seguida, em segundo lugar, escolhido para nomear 964 nascidos em 2019. Já Maria Cecília, surge no terceiro lugar do ranking de nomes mais usados, com 892. A lista dos 20 nomes mais comuns entre os nascidos este ano, conforme dados do Portal da Transparência do Registro Civil, também apresenta nomes como: Maria Eduarda; Maria Julia; Pedro Henrique; Maria Clara; Ana Julia; Maria Alice; Joao Pedro; Maria Luiza; Ana Clara; Davi Lucas; Arthur; Miguel; Maria Helena; Joao Lucas; Maria Vitoria; Joao Guilherme e Ana Vitoria.