ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Grandes partidas das quartas de final da Liga dos Campeões e da Liga Europa

Mulher com bebê no colo é empurrada de carro em movimento na Bahia; ex-companheiro é suspeito

Mãe posta nude em grupo de Whatsapp da escola do filho

Adolescente de Brumado morre afogado em lagoa da zona rural de Tanhaçu

Saúde vai integrar dados sobre acidentes, lesões e violência no país

Receita já recebeu mais de 1,86 milhão de declarações do IRPF 2024

Ministério da Agricultura manda recolher dez marcas de azeite

'Dom Brasílio Folia 2024': Léo Santana e Vitor Fernandes são atrações confirmadas para o evento

Aracatu: PM localiza desmanche de motocicletas e prende 5 pessoas

Ação resgata mulheres de falso centro terapêutico de pastores na Bahia

MP denuncia e Justiça mantém prisão de 4 envolvidos em esquema de venda de CNH no interior da Bahia

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Agência de publicidade assina contratos com CBF que totalizam quase R$ 1,5 bilhão

Mulher é presa após incendiar casa de ex-companheiro em Jacobina



BUSCA PELO ARQUIVO "12/2019"

Feliz Ano Novo do 97NEWS

Foto: Divulgação

Adeus Ano Velho, Feliz ano Novo é uma das frases mais repetidas no final de cada ano e dentro de algumas horas estaremos iniciando o ano de 2020 - o tão esperado Ano Novo - um ano com uma página novinha, em branco, esperando pelo que cada um de nós vai decidir escrever nos próximos 366 dias, já que o próximo ano é bissexto. Vontade, coragem, determinação para seguir adiante e vencer e, também, recomeçar a cada tropeço é o que todos temos em mente, porém, como seres humanos que somos, portanto, imperfeitos, nem sempre fazemos as melhores escolhas. Certas ou erradas, elas são “tão somente nossas escolhas” e segundo Albert Einstein “Quem nunca errou nunca experimentou nada novo”, portanto, devemos ter em mente que só o fato de termos a oportunidade -- e a vida é cheia delas -- de tentar já é um privilégio para todos aqueles que, mesmo nos momentos difíceis, conseguem enxergar as coisas boas da vida e, a verdade, é que temos que ser fortes para fazer cada segundo de nossas vidas valerem a pena, não importando se são tristes ou alegres, pois são segundos que não voltarão jamais. A equipe do 97NEWS deseja a todos um Feliz 2020.



Aracatu: Vândalos atacam escola no centro da cidade e 'defecam' em documentos

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

No último final de semana, um Colégio localizado no centro de Aracatu, município que fica à 35 km de Brumado foi atacado por vândalos. Segundo apurou o site 97NEWS, a unidade escolar foi invadida provavelmente no domingo (29) e só na segunda-feira (30) os funcionários perceberam a ação. Dentro da escola, os invasores reviraram tudo que viram pela frente, e ainda defecaram em documentos, picharam paredes, jogaram objetos pelo chão. 

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

Funcionários da escola disseram que a invasão teve a participação de adolescentes pelo fato de várias pegadas que foram deixadas nas salas. Ainda dentro da unidade escolar, os suspeitos foram até a cozinha e fizeram um lanche dentro do prédio público. A Polícia Militar foi acionada e registrou a ocorrência. A Polícia Civil abriu um inquérito para apurar o ato de vandalismo.



Bolsonaro deixa Salvador e retorna a Brasília para passar Ano Novo

Foto: Reprodução l Arquivo Pessoal

O presidente Jair Bolsonaro deixou a Base Naval de Aratu, unidade da Marinha do Brasil situada em São Tomé de Paripe, no subúrbio ferroviário de Salvador e retornou a Brasília, na manhã desta terça-feira (31). Segundo informações da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, ele deve passar o Ano Novo na residência oficial do Palácio da Alvorada. O presidente deixou a Base Naval de Aratu por volta das 8h30, em um helicóptero e foi para o Aeroporto de Salvador, onde embarcou as 9h05. Bolsonaro viajou para a Base Naval de Aratu (BA) no último dia 27, e a previsão inicial era ele retornar a Brasília somente em 5 de janeiro. Conforme a assessoria, o presidente decidiu antecipar o retorno para passar o Ano Novo com a família. Isso porque a primeira-dama Michelle Bolsonaro não viajou com o presidente, somente a filha deles, Laura Bolsonaro, de 9 anos. Na semana passada, Bolsonaro informou que ela não iria em razão de uma cirurgia. Segundo a assessoria da Presidência, a cirurgia ainda não foi realizada, e Michelle não será submetida a procedimento antes do réveillon.



Grupo que cometia fraudes contra Caixa e BNB na Bahia é alvo de denúncia do MPF

Foto: Reprodução l Agravo

O Ministério Público Federal (MPF) apresentou, na segunda-feira (30), uma denúncia contra oito membros da organização criminosa que atuava em Feira de Santana, cometendo fraudes contra a Caixa Econômica Federal (CEF) e o Banco do Nordeste (BNB). O órgão acusador afirma que os prejuízos causados pelo grupo ultrapassam a marca de R$ 10 milhões. Segundo o site Bahia Notícias, os criminosos obtinham empréstimos ilegais para empresas fantasmas, constituídas por meio de contratos sociais e outros documentos com dados falsos. De autoria do procurador da República Samir Cabus Nachef, a denúncia é direcionada aos investigados que foram alvo dos oito mandados de prisão preventiva na Operação Assepticus, deflagrada no último dia 4. Segundo a assessoria de comunicação do MPF, na ocasião, cerca de 100 policiais federais cumpriram outros 29 mandados de busca em Feira de Santana, Salvador, Santa Bárbara e Catu, todas cidades baianas, e em Fortaleza, no Ceará. O objetivo era desarticular a organização criminosa, que inclui servidores públicos do BNB e da Junta Comercial do Estado da Bahia (Juceb), entre outras entidades. Além disso, o MPF esclarece que a denúncia ainda não contempla todos os fatos criminosos praticados pelos denunciados, pois há uma grande quantidade de provas sob análise da Polícia Federal (PF). Quando o resultado da análise de todos os dados colhidos nos mandados de busca e apreensão (contratos, documentos e aparelhos de telefones celulares) for encaminhado ao MPF, o órgão irá avaliar a possibilidade de nova denúncia em relação aos mesmos denunciados por outros crimes e até contra outros possíveis integrantes da organização criminosa.



Convulsões febris neuropediatra da Clínica Mais Vida esclarece dúvidas sobre o assunto

Foto: Divulgação

As convulsões febris ocorrem em cerca de 2 a 5% das crianças com menos de 6 anos; a maioria ocorre entre 6 e 36 meses de idade. Mesmo falando e orientando pais e familiares sobre a benignidade da crise de convulsão febril, que dura pouco tempo, que não é algo muito grave. Mesmo assim, durante o ataque, os sintomas apresentados pela criança podem ser desesperadores para quem os presencia. A convulsão febril acontece com sintomas de perda da consciência da criança, abalos generalizados nos braços e pernas, virada dos olhos para cima e dificuldade de respiração) que costuma durar poucos minutos, associadas a elevação rápida da temperatura corpórea (febre) devido a alguma infecção, como resposta do cérebro desta criança à condição e à velocidade de elevação da febre As crises convulsivas febris podem ser simples, quando duram de segundos até 10-15 minutos, e não voltam em um período de 24 horas ou menos. As crises que duram mais de 15 minutos, onde os abalos ocorrem em um lado do corpo da criança apenas ou recorrem (voltar a acontecer) em menos de 24 horas da primeira, chamamos de convulsão febril  complexa, e podem indicar uma evolução mais séria. Se houver histórico de famil iares com o mesmo problema, o alerta também deve ser dado. É muito importante a mãe, pai ou familiar documentar se houve febre e o seu nível (medir a temperatura com uso do termômetro, no momento do ocorrido), pois a convulsão febril deve ser diferenciada de uma convulsão sem febre. Esta dúvida não deve existir. Depois do término da crise, orienta-se a procura de um especialista a fim de verificar o que causou a febre (local da infecção), e tratar este foco o quanto antes. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 9.9989-6868.



Brumado: Família e amigos raspam o cabelo para dar apoio a brumadense com câncer; '#SomosTodosDú'

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A luta contra um câncer se tornou bem mais leve para um morador de Brumado que recebeu o apoio de amigos e familiares. Como a maioria das pessoas que passam pelo tratamento de um câncer com quimioterapia, Eduardo Santos de Oliveira, de 33 anos, também iria perder o cabelo, mas a notícia ruim foi acompanhada de belas demonstrações de amor. O pai de Eduardo, o irmão, um tio, e um amigo decidiram que passariam pela dificuldade de perder o cabelo junto com gerente operacional. “Quando fiquei sabendo da doença, do tratamento e que o cabelo cairia, eles já me falaram que estavam junto comigo, mas que também ficariam carecas foi uma surpresa”, lembra Oliveira. Diagnosticado com a doença no dia 17 de outubro deste ano, ele conta que foi um momento muito difícil. "Quando se fala em câncer a gente fica bastante abalado, parecia que o mundo iria desabar em cima de minha cabeça. Mas a gente serve um Deus que é vivo, e tenho recebido muita força. Além disso, minha família e meus amigos vem me dando um apoio muito grande, e isso a gente vai vencendo", conta Eduardo Santos ao 97NEWS. Depois da segunda sessão de quimioterapia, ele decidiu cortar o cabelo e alguns amigos e a família participaram do momento. “Começou a cair muito cabelo e decidi raspar. Na noite do dia 23 deste mês meu tio veio aqui com um amigo, meu pai e meu irmão e anunciaram a ação deles, fiquei muito emocionado”, conta. Para Oliveira, o gesto demonstrou o amor que sua família e amigos tem por ele, e isso o fortalece ainda mais. "Quando você descobre que está numa situação desta, sua cabeça fica a mil, mas quando você tem pessoas te apoiando, ai... eu me fortaleço mais para lutar e vencer esta batalha", relata. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Euclides Souza de Oliveira, pai de Eduardo declarou a reportagem que o momento foi maravilhoso. "Estamos juntos nessa campanha e ele vai vencer", disse o pai de Dú. Gabriel Kauê Santos, amigo de Eduardo também relatou que como eles não podem fazer a quimioterapia pelo amigo, eles decidiram realizar a ação como forma de afeto ao Eduardo e dizer: "estamos juntos Dú". Amarildo Bonfim, tio de Eduardo, contou ao 97NEWS que a ideia inicial era compartilhar a ação com a família nas redes sociais, mas o momento viralizou e chamou a atenção pela causa. "Quando a pessoa está com dificuldades, e ela encontra o apoio em amigos e na família, isso é muito importante. Principalmente numa doença como o Câncer, que as vezes as pessoas interpretam como uma sentença de morte, e ai, o psicológico abala muito, então é muito importante o apoio de todos", diz Bonfim que também está com sua mãe passando pelo mesmo tratamento. "A forma de encarar a vida é um abraçando o outro, e assim, vamos caminhando juntos confiando em Deus, que pode fazer toda mudança. Acreditamos sim na recuperação de Dú, ele está na segunda sessão de doze, ou seja faltam dez ainda, mas graças a Deus a gente percebe que ele está bem", disse Amarildo. A campanha #SomosTodosDú também foi compartilhada por parentes que moram em outros Estados. Além disso, as mulheres da família, simbolizando a campanha, usaram lenços na cabeça.



Barra da Estiva: Homem morre em confronto com a PM após assalto em farmácia

Foto: Whatsapp l 97NEWS

No início da tarde desta segunda-feira (30), um assaltante morreu após roubar uma farmácia no centro de Barra da Estiva. Segundo informou a Polícia Militar ao site 97NEWS, por volta do meio dia, a guarnição de serviço em patrulhamento no centro da cidade, recebeu informações de populares de que havia um assalto em andamento à uma farmácia. Diante das informações, a guarnição deslocou para o local e flagrou dois homens no interior da farmácia, com armas em punho, ameaçando clientes e funcionários. Os dois efetuaram diversos disparos contra a guarnição, que para se defenderem da injusta agressão, revidaram, alvejando um dos homens, e o outro conseguiu fugir a pé em meio aos pedestres. De imediato, a guarnição prestou socorro ao indivíduo alvejado, conduzindo-o ao Hospital Municipal da cidade, mas o mesmo veio a óbito. O homem não foi identificado. A Polícia segue as buscas pelo sugundo suspeito. Um revólver calibre 38, e uma motocicleta Honda CG de cor vermelha, sem placa, que estavam em poder dos marginais foram recolhidos e apresentados à Delegacia de Brumado.



Ministério da Justiça aplica multa de R$ 6,6 milhões ao Facebook

Foto: Divulgação

O Ministério da Justiça e Segurança Pública do Brasil aplicou multa de 6,6 milhões de reais ao Facebook por compartilhamento indevido de dados de usuários, informou o órgão nesta segunda-feira (30). A sanção vem na esteira do escândalo da Cambridge Analytica, que colocou em xeque o comprometimento da rede social com a segurança dos dados de seus usuários. De acordo com o ministério, o caso começou a ser investigado após notícia veiculada pela imprensa em abril de 2018, informando que usuários do Facebook no país poderiam ter sido vítimas de uso indevido de dados pela consultoria de marketing político Cambridge Analytica. Segundo o ministério, as empresas Facebook Inc. e Facebook Serviços Online do Brasil Ltda têm um prazo de até dez dias para entrar com recurso e de trinta dias para pagar a multa. Após a apuração, o governo disse que foi identificada uma prática abusiva da empresa, investigada por violação dos dados pessoas dos usuários da plataforma levando em consideração a forma de consentimento do consumidor e concluiu que houve falha da empresa com os dados. Segundo a decisão, “resta evidente que dados dos cerca de 443 mil usuários da plataforma estavam em disposição indevida pelos desenvolvedores do aplicativo thisisyourdigitallife para finalidades, no mínimo, questionáveis, e sem que as representadas conseguissem demonstrar eventual fato modificativo de que tal número foi efetivamente menor”.



Brumado: Equipe do Hospital Municipal realiza mutirão em cirurgias para diminuir demandas

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Para otimizar o fluxo, a direção do Hospital Municipal Professor Magalhães Neto (HPMN) organizou os trabalhos em duas etapas. Parte delas teve início no último final de semana, onde uma equipe foi reservada só para realizar os procedimentos e antecipar algumas cirurgias que seriam feitas em janeiro do próximo ano. "Deixamos uma sala exclusiva para emergências, e as demais salas funcionou para o mutirão. Sendo assim, com o adiantamento dos procedimentos, as pessoas vão poder passar o feriado com a família em casa", esclareceu a administradora do hospital, Lucidalva Bonfim. Ela ainda esclareceu que para o feriado de fim de ano, o Magalhães Neto estará com uma equipe completa. "Tivemos uma equipe de plantão no Natal e agora para o fim do ano, mesmo sendo uma data especial, teremos sim profissionais atendendo normalmente aqui”, acrescentou a diretora. Ainda segundo Lucidalva, com o relatório ainda em fase final, ela destaca que o ano de 2019, foi um ano de grande demanda na unidade hospitalar. "Esse ano foi o que mais realizou cirurgias, também foi o que mais teve um número de atendimentos superior aos outros anos. Foi um ano abençoado de novas conquistas e aquisições, acredito eu que em 2020, não será diferente, a nossa demanda será ainda maior", disse a diretora administrativa do HPMN.



Brumado: Moradores reclamam de vandalismo em praça da Vila Presidente Vargas

Foto: Leitor l 97NEWS

Moradores das proximidades da Praça Saldino Lopes, na Vila Presidente Vargas, em Brumado, estão mobilizados devido os recorrentes atos de vandalismo registrados no local. Por isso, eles mandaram a Redação do 97NEWS fotos que comprovam a situação. A mobilização pede providências para acabar com o problema, que começou há alguns meses. Eles afirmam que a falta de fiscalização por parte da Prefeitura faz com que haja o vandalismo. Os moradores afirmam que o problema ocorre nas madrugadas. “Olha só o descaso do poder público com a Vila, banco quebrado em plena praça, correndo grave risco de acidentes gravíssimo”, afirmou João de Deus, morador da localidade.

Foto: Leitor l 97NEWS

Ele ainda cobrou da administração pública o reparo de uma tampa que cobre um boeiro de esgoto, na qual está danificada e trás sérios riscos de acidente. “Até quando esse povo vai sofrer com gestores que não estão nem ai pra essa população. A Vila é o segundo maior colégio eleitoral do município, uma pena. Aqui fica minha indignação”. Lamenta o morador. 



Aplicativo da ANP vai monitorar e comparar preço da gasolina

Foto: Divulgação

A partir do dia 1º de janeiro de 2020, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) vai disponibilizar gratuitamente um aplicativo para monitorar e comparar o preço da gasolina. A aplicação também permitirá o consumidor verificar a qualidade de combustíveis comercializados pelos postos. O aplicativo usará a  localização do consumidor para mapear os postos mais próximos. A partir disso, o motorista poderá ver aos preços praticados pelos estabelecimentos e as informações de qualidade disponíveis. Inicialmente, a atualização do aplicativo será semanal e, depois do dia 20 de janeiro, passará a ser diária. O primeiro estado que poderá ver estas informações será o Goiás; mas o intuito da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, é que as demais unidades da federação possam gradativamente aderir ao aplicativo, que foi desenvolvido para atender a todo o Brasil. O principal objetivo da ferramenta é permitir que o consumidor tenha maior poder de escolha na hora de abastecer.



Mulher grava vídeo logo após matar companheiro atropelado: 'Matei porque ele falou que eu ia morrer'

Foto: Reprodução l Vídeo

Uma mulher foi presa em flagrante após matar o companheiro atropelado em Ituverava (SP) no último dia 28. Logo após o crime, ela gravou um vídeo confessando o crime e disse que estava sendo ameaçada. "Matei. Matei porque ele falou que eu ia morrer", disse Cláudia Aparecida Fernandes Nascimento, de 47 anos, em gravação publicada nas redes sociais. Segundo informações registradas em boletim de ocorrência, Adriano Joaquim Sampaio, de 45 anos, morreu após ser atingido duas vezes de carro no bairro Marajoara, por volta das 20h40. Ela foi levada ao plantão policial, onde foi indiciada por homicídio qualificado doloso, cometido quando há intenção de matar, e por embriaguez ao volante. A vítima foi arrastada por alguns metros e ficou preso nas ferragens. Quando os agentes chegaram ao local, encontraram o homem sob o carro e confirmaram a morte. O corpo foi retirado com a ajuda de moradores. Ela passou por audiência de custódia no domingo (29) e foi encaminhada para a penitenciária feminina da Guariba (SP). Ela conta que tinha uma medida protetiva, mas vinha sendo ameaçada de morte por ele. "Se eu tiver que chorar eu vou chorar, porque eu amo, mas de arrependimento eu não vou chorar. Ele me fez sofrer", disse. Ainda enquanto Cláudia gravava o vídeo, era possível ouvir o som de sirenes no local. A mulher se recusou a fazer o teste do bafômetro, mas teve a embriaguez constatada por um médico legista.



Rio do Antônio: Caetiteense morre em acidente de trânsito na BR-030, próximo ao distrito de Ibitira

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Um jovem caetiteense de 26 anos, morreu na madrugada desta segunda-feira (30) vítima de acidente de trânsito na BR-030, trecho entre o distrito de Ibitira, em Rio do Antônio, e o município de Caetité. De acordo com informações do Sudoeste Bahia, Adriano Mosley Bomfim da Silva, retornava à Caetité conduzindo uma motocicleta Honda CG 125 após uma festa, quando por causa ainda não esclarecida perdeu o controle da direção do veículo em uma curva. Ao cair da motocicleta, ele não resistiu aos ferimentos e veio a óbito ainda no local. Equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT) removeu o corpo para o Instituto Médico Legal (IML) de Brumado. A causa do acidente será investigada pela Polícia Civil. Ainda não há informações sobre velório e sepultamento de Adriano.



Saiu o terceiro ganhador do 'Natal Premiado' da Locar Rápido!

Foto: Divulgação

Depois da promoção "Ligou Locar Rápido, Ganhou Prêmios em Dinheiro", a sua mototáxi preferida realiza mais uma campanha sensacional. "Natal Premiado Locar Rápido". São três  sorteios por mês para você ter mais chances de ganhar. É isso mesmo, todo dia 10, 20 e 30 de cada mês, os brumadenses poderão levar para casa R$ 200 em dinheiro. A cada corrida, exija o cupom e concorra aos prêmios. E o terceiro sorteio saiu nesta segunda-feira (30). A contemplada foi Eliana Barreto, moradora da Rua Padre Anchieta, bairro Dr. Juracy. Continue realizando corridas e concorra no próximo dia 10 de janeiro de 2020 à mais R$ 200. Locar Rápido, funcionando de segunda a sábado das 06h às 21h e no domingo das 07h às 15h, ligue 3441-3589 / 3441-9090 / 9.9955-3589 ou 9.9999-2434. Locar Rápido, há 20 anos transportando passageiros com responsabilidade, segurança, rapidez e, corridas a partir de R$ 3,00.

Foto: Divulgação


DPVAT terá redução de 68% para carros e 86% para motos em 2020

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) aprovou no último dia 27 deste mês a redução de prêmios do Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT) a partir do dia 1º de janeiro de 2020. Com a decisão, o preço do seguro será de R$ 5,21 para carros de passeio e táxi e R$ 12,25 para motos, uma redução de 68% e 86% respectivamente em relação a 2019. Em novembro, o presidente Jair Bolsonaro assinou uma medida provisória que extinguia o DPVAT a partir de 1º de janeiro de 2020, mas o Supremo Tribunal Federal suspendeu a medida. Segundo a Superintendência de Seguros Privados (Susep), problemas com corrupção nos últimos anos levaram a cobrança errada no valor do seguro, repassando aos consumidores o pagamento de prêmios muito acima do valor adequado. A decisão do conselho quer consumir recursos excedentes acumulados nos últimos anos em um fundo administrativo pelo consórcio que operacionaliza o seguro. Segundo o CNSP, os excedentes provém de fraudes descobertas pela Polícia Federal em 2015 durante a operação Tempo de Despertar. Este excedente, que soma cerca de R$ 5,8 bilhões será utilizado para reduzir o preço do seguro para os proprietários de veículos automotores ao longo dos próximos quatro anos. Outra medida aprovada foi a quebra de monopólio da Líder na operação do seguro, que deve entrar em rigor a partir de 2021. Até agosto de 2020, a Susep terá de apresentar mudanças regulatórias para que o DPVAT possa ser comercializado por qualquer seguradora. 



PM inicia Operação Réveillon na Bahia

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Polícia Militar da Bahia começou no dia 26 deste mês uma ação nas rodovias baianas para combater o tráfico de drogas. Denominada, "Operação Réveillon", a ação visa a repressão ao tráfico de drogas no transporte intermunicipal, desenvolvida com abordagens a veículos e ônibus dentro do Estado. Participam também da operação Cipe Sudoeste, Polícia Rodoviária Estadual (PRE) e Tático Ostensivo Rodoviário (TOR), com utilização do canil para buscas de entorpecentes. Os policiais fazem abordagem e vistoria em vários veículos de passeio, caminhões e ônibus. A operação segue até às 8h do dia 2 de janeiro (quinta-feira) e visa principalmente reduzir acidentes e combater ações delituosas, com fiscalizações de equipamentos e documentos obrigatórios do veículo e condutor, além da abordagem policial com objetivo de apreender armas e drogas. “Para evitar transtornos durante as festas de fim de ano, é importante efetuar revisão mecânica no veículo antes da viagem, conferir a validade dos documentos de porte obrigatório, descansar antes de uma viagem prolongada, usar o cinto de segurança em todos os assentos do veículo e não combinar ingestão de bebida alcoólica com direção”, alerta a PRE.



Brumado: Com 'início do verão', podem acontecer chuvas contínuas até abril de 2020

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

As chuvas mais contínuas -- aquelas que demoram a cessar e se estendem por boa parte do dia -- devem predominar em Brumado até pelo menos abril de 2020. A previsão é da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri). Enquanto começou o verão no último dia 22 no Brasil, as pancadas mais volumosas devem vir acompanhadas de temperaturas mais altas na Bahia, e as chuvas podem ocorrer principalmente entre a tarde e a noite, segundo prevê a Seagri. Conforme a meteorologia, a virada de ano em Brumado também deve ser marcada por chuva. O órgão prevê pancadas de 2 milímetros até o início da noite desta segunda-feira (30). Já na terça-feira (31), é de 5 milímetros. O Seagri acredita que a média acumulada de chuvas entre 1º a 13 de janeiro de 2020 pode chegar a 100 milímetros. A queda no volume de chuvas deve ter reflexo a partir de maio. Na Capital do Minério, os termômetros nesta segunda (30) devem alcançar a máxima de 32ºC. A umidade relativa do ar pode variar entre 28% e 30%. Na terça-feira (31), a temperatura não deve chegar a 33ºC. A previsão do Seagri é de que a mínima fique em 19ºC. A umidade relativa do ar será de 31%. O que é considerada muito baixa para a meteorologia. Na quarta-feira (1ª) de janeiro de 2020 e na quinta (2), a chuva deve chegar aos 9 milímetros. E a previsão aponta chuvas até o dia 13 de janeiro. A temperatura varia nesses dias, com mínimasde 21°C e máximas de 33ºC. 

Foto: Reprodução


Brumado: Saiba por que é importante fazer uma revisão no carro antes de viajar

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Tão importante quanto escolher o destino, reservar hotéis e definir os passeios, é fazer a revisão no carro antes de viajar. Afinal, você não vai querer comprometer a viagem por um fato que poderia ter sido evitado com uma simples passagem por uma oficina de sua confiança. Realizar um checkup no seu carro é a melhor forma de prevenir acidentes nas estradas. Em épocas de grande movimentação, como feriados prolongados, as rodovias registram tráfego maior de veículos e também um número elevado de acidentes -- muitos deles causados por falta de medidas básicas de segurança. O número é assustador, mas foram mais de um milhão de óbitos em 2018 por acidentes de trânsito, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Foi pensando nesse aspecto que a reportagem conversou mais sobre sobre o assunto com um mecânico da cidade. Ao 97NEWS, o alinhador de automóveis, Jonas Soares que atua na profissão há mais de 15 anos destacou alguns cuidados que o condutor deve tomar antes de viajar. Segundo ele, entre os principais itens de checagem, a primeira é que revisão do veículo não deve ser feita um ou dias antes da data da viagem. Leve-o com pelo menos uma semana de antecedência. "Isso é necessário, caso seja preciso trocar alguma peça ou fazer algum procedimento mais demorado, você terá tempo para deixar o carro na oficina, sem comprometer o planejamento", conta. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Ainda segundo Soares, em segundo lugar, escolha uma oficina de sua confiança para fazer a revisão. "Os itens que serão conferidos são de vital importância para o pleno funcionamento do veículo e seu desempenho seguro nas rodovias. Portanto, não é recomendável deixar seu carro nas mãos de qualquer mecânico". Ele ainda completa afirmando que "fazer a revisão não só garante a segurança da sua família na estrada e de todos os outros condutores, como também preserva as condições do carro. Se todas as peças estiverem em perfeito estado, o veículo trabalhará de forma eficiente, economizará combustível e saberá responder a situações de emergências, como freadas bruscas", disse ao 97NEWS o alinhador. Em terceiro, e não menos muito importante, ele conta que o alinhamento e balanceamento do veículo também deve ser observado devido ao desgastes dos pneus. O que também influencia na economia do veículo. "Se você manter a irregularidade no alinhamento, além do desgaste no pneu, você perde a estabilidade do carro e com isso, o controle do veículo em curvas e declínios será mais difícil. Sem contar na economia, onde você vais gastar muito mais combustível", alerta o mecânico. 



Fábrica ilegal de armas artesanais é descoberta por policiais em Feira de Santana

Foto: Divulgação l Polícia Civil

Uma fábrica de armamentos artesanais foi descoberta pela polícia no município de Tanquinho, próximo à Feira de Santana. De acordo com a polícia, a ação ocorreu após denúncias realizadas pela população. Os agentes ao chegarem no local indicado encontraram sete coronhas para armas que estavam em processo de fabricação, oito cartuchos de calibre 28, dez cartuchos de calibre 26, treze canos para armas que estavam em processo de fabricação, dezoito cartuchos de calibre 12, uma espingarda arma de fogo em condições de uso, uma munição de calibre 38, uma embalagem contendo chumbo, duas munições de calibre 40, três recipientes contendo espoletas, quatro celulares e sete frascos contendo pólvora. A operação aconteceu na última sexta-feira (27). As duas pessoas encontradas na casa não foram identificadas, contudo foram conduzidas para Central de Flagrantes do bairro Sobradinho.



Servidores municipais de Aracatu reclamam de atraso no pagamento do 13º

Foto: Luciano Santos l 97News

Os servidores do município de Aracatu alegam não ter recebido o 13º salário. O prazo para o pagamento era em 20 de dezembro. A denúncia foi feita a Redação do 97NEWS e de acordo com os servidores, desde o primeiro mandato da atual gestão, comandada pelo prefeito Sérgio Silveira Maia (PSD), os atrasos de salários são constantes. Os servidores ainda afirmaram que os salários de cada mês são pagos até o quinto dia útil do mês subsequente. “Passamos o natal sem comprar a nossa ceia e presentes para nossos filhos”, disse uma auxiliar de serviços gerais. Ainda conforme os servidores, eles procuraram a gestão de Aracatu na quinta-feira (26) e que teriam sido informados de que os valores já estariam sendo depositados. Caso o pagamento não seja efetuado até esta segunda-feira (30), os servidores vão passar o final de ano sem o 13º e o salário referentes ao mês de dezembro. A prefeitura de Aracatu não se pronunciou sobre o caso.