ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CDL de Brumado convoca associados para Assembleia Geral para discutir 'Campanha de São João 2024'

Faleceu em Vitória da Conquista a ex-diretora do Campus XX da UNEB de Brumado

Sete em cada dez bancos adotam biometria facial

Onebra Brasil - Inovação em Apostas Online

Homem é preso em flagrante dentro de universidade na Bahia após se passar por professor

Marília Mendonça é a primeira artista brasileira a bater a marcar de 10 bilhões de streams no Spotify

Colisão entre dois helicópteros mata dez pessoas na Malásia

Feira Agropecuária de Morro do Chapéu reúne mais de 95 mil pessoas e movimenta R$7,5 milhões

Brasil não deve 'depender eternamente' de Bolsa Família, diz Governo

Motorista evita acidente após ônibus perder freios em avenida de Guanambi

Escritor Paulo Esdras lançará livro de poemas durante a Bienal do Livro Bahia

Acidente grave entre carro e carretas deixa dois feridos em Vitória da Conquista

Perícia em local de crime na cidade de Guanambi é tema de artigo em Revista Científica Internacional

Unidade móvel do TRE-BA inicia atendimento em Malhada de Pedras

Câmera escondida em casa alugada registrava banhos dos moradores

Gusttavo Lima leva cavalo ao palco durante show e divide opiniões nas redes sociais

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe

Novo tratamento para gordura no fígado 'avançada'

Caravana Bahia Sem Fogo realiza semana intensa de prevenção e educação ambiental na Chapada Diamantina

Ciclista morre após acidente envolvendo motocicleta na BA-938 em Guanambi



BUSCA PELO ARQUIVO "12/2018"

Eleições Sindsemb: Chapa 2 defende o Plano de Cargos e Salários como plataforma de campanha

Os componentes da Chapa 2 (Divulgação)

Diferentemente de anos anteriores, as eleições para a nova mesa diretora do Sindsemb – Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Brumado, promete ser mais intensa e disputada. Desta feita serão duas chapas na disputa, as quais tem uma similaridade, são encabeçadas por guardas civis municipais. Em contato com a nossa redação, o candidato à presidência do Sindsemb pela Chapa 2, Aguinaldo Augusto, expressou a sua confiança na vitória e afirmou que o Compromiso e e Liberdade serão as metas que nortearão a sua campanha e gestão. A principal plataforma defendida pela sua chapa é a efetivação do Plano de Cargos e Salários, que vem se arrastando em negociações, reuniões e promessas, só que, segundo ele, até agora não foi colocada em prática. As eleições ocorrerão no dia 27 de dezembro e até lá a disputa promete ser cada vez mais acirrada.  



Livramento: Caso da violação dos túmulos é desvendado pela Polícia

Os túmulos foram violados na busca de objetos de valores (Foto: 97NEWS Conteúdo)

Um fato ocorrido no na última quarta-feira (12), o qual teve como cenário o Cemitério Municipal Campo Santo, localizado no município de Livramento de Nossa Senhora, portal da Chapada Diamantina, acabou ganhando uma repercussão estadual, já que o episódio acabou ganhando contornos macabros. Segundo as informações passadas ao 97NEWS, vários túmulos foram violados, sendo que até um caixão foi retirado de um mausoléu, o que deixou a população muito intrigada. Passado quase uma semana do ocorrido, a Polícia Civil elucidou o caso que, diferentemente do que muitos imaginavam, foi uma ocorrência de furto, tendo o autor sido identificado após análise de imagens de segurança de propriedades que ficam nas proximidades do cemitério. O autor do delito foi identificado como Jovenildo Caíres de Carvalho, antigo conhecido da Polícia, o qual tem o apelido de “Gil Loucão”. Ele, inclusive, já tem 3 recentes prisões por furtos à residências e outras tentativas de violação de túmulos, sempre na busca de objetos de valor. O inquérito policial já foi instalado e “Gil Loucão”, segundo o delegado responsável pelo caso, Dr. Claudio Oliveira, deverá ser preso em breve.



Seguindo a tendência do momento, moradores da Urbis II fazem parque sustentável

O parque infantil sustentável trouxe muita alegria para as crianças da comunidade (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Tendo como mentora a aposentada Maria Silva, de 87 anos, que mora em Brumado há mais de 50 anos, a comunidade da Urbis II construiu um parquinho infantil sustentável, inclusive com um jardim cheio de plantas nativas. A tendência da sustentabilidade vem ganhando cada vez mais força em Brumado e esse modelo é o segundo a ser construído na cidade. Idealizado pelo morador “Tonho Bolacha” o modelo do parquinho não tem um alto custo, já que é todo feito por materiais recicláveis que são colhidos pelos membros da comunidade, que se uniram e fizeram primeiramente a limpeza do local que estava invadido por lixo e entulho para, depois, começar a instalação dos brinquedos. As crianças são as mais felizes com a iniciativa que deve ser copiada por outros bairros da cidade. Muito motivada a aposentada informou que os últimos acertos estão sendo feitos para tudo ficar da melhor forma possível e ainda fez questão de convidar a vizinhança para a inauguração do parquinho que acontecerá no dia 25 de dezembro, data em que se comemora o Natal. Confira fotos abaixo: 



Banheiros do Mercado Municipal de Brumado voltam ao cenário da insatisfação popular

As reclamações são sobre deterioração da estrutura dos banheiros e não na questão da limpeza (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A novela envolvendo as condições estruturais dos banheiros públicos do Mercado Municipal de Brumado, que já foram apelidados de "banheiros dos horrores", volta à tela do “vale a pena ver de novo”, mostrando que é um grande “sucesso” popular em Brumado. Devido ao grande aumento do fluxo de pessoas como em todos os finais de ano que vão ao mercado atrás das iguarias da culinária sertaneja para compor a ceia das festas natalinas, as críticas ao atual estado de conservação do equipamento público voltaram ao palco da insatisfação popular. A questão não é a higiene do local, já que os usuários afirmam que a limpeza é constante, mas sim a estrutura física em estado de deterioração, com azulejos caindo e os utensílios sanitários muito antigos. Segundo o comerciante José Gonçalves, que tem um comércio no local “a situação é ruim e causa um aspecto muito negativo para os visitantes”. Segundo ele nunca houve uma reforma total dos banheiros, apenas medidas paliativas.  Já a comerciante Zita Lima, que tem um box no mercado há 35 anos, “já passou da hora de se fazer uma modernização dos banheiros, pois isso nunca aconteceu por aqui, mas ainda temos esperança que isso possa acontecer”. Segundo informações colhidas junto à administração municipal existe um planejamento para uma reforma total da estrutura, que será efetivada provavelmente em 2019, já que o antigo espaço do Derba irá passar por uma atualização estrutural para integrar o novo complexo do Mercado Municipal, que deverá ser bem mais moderno e funcional.

A estrutura está bem danificado pela ação do tempo (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Bahia: Prorrogado para 180 dias prazo para implantação da placa Mercosul

Foto: Conteúdo l 97NEWS

Foi prorrogado para 180 dias o prazo para implantação da placa padrão Mercosul no estado da Bahia. Segundo a Associação dos Estampadores de Placas da Bahia, um novo projeto de lei visa suspender a resolução do Denatran para implantação da placa está sendo discutido em Brasília. “Um acordo foi firmado entre o Denatran e os sindicatos, alterando o prazo e, automaticamente suspendendo o uso das placas nos estados em que ainda não entrou em vigor, à exemplo da Bahia”, destacou George Lélis, presidente da Associação dos Estampadores de Placas da Bahia. Para Lélis os deputados chegaram à conclusão que o órgão não dispõe ainda de sistema para fazer a placa circular. "O nosso pedido é que não exista placa padrão Mercosul e, sim uma placa única que se chamará "Placa Segurança Brasil". Mas para isso é preciso que seja criada uma comissão onde os estampadores e os fabricantes façam parte da nova resolução". Destacou George.



Presidente do CDL de Brumado diz estar preocupado com PLs 34 e 35 e afirma que fracionamento é a melhor solução

O presidente do CDL de Brumado, Emanoel Messias, não escondeu a sua preocupação com os referidos projetos (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Ecoando a voz dos comerciantes de Brumado, o presidente do CDL – Câmara dos Dirigentes Lojistas, Manoel Messias Pereira da Silva, expressou a sua preocupação sobre os Projetos de Lei 34 e 35, os quais preconizam a atualização das taxas do IPTU e da Localização de Funcionamento para o Comércio, os populares “alvarás”. Se dizendo aliviado porque os mesmos foram retirados de pauta, Messias, porém não negou que “reconhecemos que existe uma grande defasagem histórica dos valores atuais, mas a cobrança integral irá causar um impacto muito grande que prejudicará o setor, inclusive, podendo causar uma onda de demissões, o que, num momento de crise como iria aumentar o clima de instabilidade”.  Questionado sobre qual seria a melhor solução para o impasse, ele afirmou que “há cerca de dois anos atrás, participamos da comissão para tratar do assunto, só que desta feita, fomos pegos de surpresa com o anúncio da elevação das taxas de forma integral” e continuou argumentando que “naquela época já apresentamos a proposta de fracionamento em 10 anos no mínimo, pois assim o impacto seria gradual e muito mais fácil de ser absorvido”. E finalizou destacando que “essa seria a melhor solução, então espero que o bom senso prevaleça e na hora que se abra uma nova discussão e se encontre o consenso antes que esses projetos voltem para a pauta, pois, como já frisamos, os valores estão mesmo defasados, mas não se pode fazer a recuperação fiscal de uma vez só, então, a melhor saída mesmo é o fracionamento”.



Brumado: Decoração natalina sustentável promovida pela Prefeitura já foi inaugurada

Foto: Divulgação

Trazendo um novo conceito para o município nas comemorações das festas de final de ano, a Administração “Educar para Libertar” trouxe uma inovação para este ano de 2018, promovendo a tradicional decoração natalina da Praça Zeca Leite de uma forma diferenciada. Baseada na sustentabilidade e nas novas tendências ambientais, a SEMEC - Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer realizou, na noite do último sábado (15) aconteceu a inauguração da decoração natalina sustentável. Compostos por materiais recicláveis, o complexo decorativo tem no belo presépio o seu ponto alto, que vem agradando demais a criançada, que não vêm economizando nas “selfies”, registrando momentos de muita alegria junto a familiares e amigos. Com isso se criou um espaço de lazer diferenciado e cheio de positividade que irão marcar esse final de ano em Brumado. Então quem ainda não teve a oportunidade de conhecer de perto esta inovação, não perca tempo, porque realmente vale a pena conhecer e se encantar com a diversidade criativa que está exposta na Praça da Prefeitura.

Vale a pena conferir a novidade (Foto: Divulgação)


Eleições no Sindemb: Chapa 1 intensifica campanha buscando resgatar a credibilidade da instituição

O atual presidente do Sindsemb, Edilson Costa, vem tendo uma gestão muito criticada (Foto: 97NEWS Conteúdo)

A atual gestão do Sindsemb – Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Brumado, que tem a frente o servidores público Edilson Costa, o popular “Dinda”, está sendo considerada uma das mais fracas da história da entidade, inclusive sendo alvo de críticas severas e de muitas especulações, muitas das quais apontam para um rombo financeiro que deixou o órgão muito fragilizado e sem crédito, ainda mais que um grande número de servidores se desligou do sindicato. O mandato está no seu final e, com isso foi iniciado o processo sucessório, que, desta feita terá um “bate chapa”, onde dois grupos irão buscar os votos sindicalizados. A “Chapa 1”, que tem o lema “Avante Companheiros”, entrou em contato com o 97NEWS e afirmou que a sua defesa é a bandeira do resgate da instituição, que segundo os seus membros, já teve um grande conceito junto a classe, mas, agora, está tomada pelo descrédito. Encabeçada pelo guarda civil municipal, Jerry Adriano Garcia, a chapa que é composta por mais 7 membros está muito confiante na vitória. As eleições irão acontecer no próximo dia 27 de dezembro e devem ser muito disputadas. 

(Divulgação)


Brumado: Celulares levados por dupla armada na Praça do Jurema são recuperados pela Polícia

Os aparelhos celulares recuperados foram levados para a sede da 20ª Coorpin (Foto: Divulgação 34ª CIPM)

A criminalidade continua a agir neste final de ano em Brumado, mas, em contrapartida a rápida ação da Polícia vem inibindo as práticas delituosas, especialmente de furtos e assaltos. Na noite desta segunda-feira (17), por volta das 21h45m, uma dupla que, segundo informações, estava de posse de um revólver, fez uma espécie de “arrastão” na Praça do Jurema, região central de Brumado, onde foram levados 7 aparelhos celulares . A Polícia Militar foi avisada e rapidamente chegou ao local e foi comunicada que os assaltantes tinham se evadido em direção à agência dos Correios e, diante disso, os policiais saíram logo ao encalço dos marginais, que conseguiram escapar, mas deixaram os aparelhos celulares, 1 Iphone, um Motorola e 5 Samsungs em um terreno baldio, os quais foram recuperados e entregues na 20ª Coorpin para serem devolvidos aos seus respectivos proprietários. A Polícia já tem pistas da dupla que pode ser presa a qualquer momento.



Conquista: Justiça suspende decisão que proíbe empresa de ônibus de operar

Foto: Léo Santos

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) suspendeu a decisão que cancelava a licitação que permitia a empresa Viação Cidade Verde a operar em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. Em maio, a Justiça tinha determinado o cancelamento da licitação com a Viação Cidade Verde e a realização de uma nova concorrência após uma ação pública apontar irregularidades na contratação da empresa. No primeiro momento, o juiz de primeira instância de Vitória da Conquista determinou a nulidade do contrato e que o município realizasse uma nova licitação. O município publicou um decreto , formou uma comissão para preparar todos os estudos necessários para a realização dessa licitação. Nós apresentamos judicialmente um cronograma aonde seria publicado outros atos após essas preliminares para a realização desse processo licitatório, mas agora em dezembro nós fomos surpreendidos com a decisão do tribunal", disse Jackson Yoshiura, coordenador de Trânsito e Transporte. Por conta da suspensão, a Viação Cidade Verde continua sendo a única empresa de transportes a operar no município, até fevereiro de 2019, prazo em que será aberta uma nova licitação. A Viação Verde atua sozinha na cidade de Vitória da Conquista desde agosto. A empresa assumiu as linhas que eram feitas pela Viação Vitória, em caráter emergencial, depois da falência da concorrente.



Mais de 200 municípios baianos terão aumento na participação do ICMS em 2019

Foto: Luciano Santos l 97News

Em 2019, 207 municípios baianos terão aumento de participação na arrecadação proveniente do rateio de 25% do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS), enquanto outros 210 irão sofrer redução em suas cotas de participação na arrecadação, em relação a 2018. Os números foram conhecidos a partir da aprovação, na última quinta-feira (13), pelos conselheiros do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), da resolução que fixa os percentuais do Índice de Participação dos Municípios (IPM) para aplicação em 2019. Para o presidente do TCE/BA, conselheiro Gildásio Penedo filho, esse é um dos trabalhos mais importantes realizados pelo Tribunal, devido ao alcance dos resultados e impacto na economia dos 417 municípios do estado, “cuja maioria tem no Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e no ICMS suas principais fontes de receita”. No que diz respeito aos municípios que tiveram variação positiva, 75,36% registraram aumento de participação na arrecadação igual ou menor que 5%; 12,08 % terão aumento maior que 5% e igual ou menor a 10%; e 12,56% registram aumento superior a 10%. Já sobre os municípios que sofreram variação negativa em relação a 2018, um percentual de 67,62% viram sua participação na arrecadação cair em uma taxa menor ou igual a 5%; 17,62% terão redução maior que 5% e menor ou igual a 10%; e 14,76% terão redução superior a 10%. Confira a posição de todos os municípios 



Universidades públicas da Bahia divulgam vagas para Sisu 2019

Foto: Luciano Santos l 97News

Universidades públicas na Bahia divulgaram o quadro de vagas dos cursos disponíveis no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2019.1. Os candidatos devem fazer a inscrição no período de 22 a 25 de janeiro de 2019, no site do Sisu. O resultado será divulgado no dia 28 de janeiro. As matrículas da chamada regular estão marcadas pelo Sistema entre os dias 30 de janeiro a 4 de fevereiro. É importante que cada participante observe os dias, horários e locais de atendimento definidos por cada instituição em edital próprio. O prazo para manifestar interesse na lista de espera vai de 28 de janeiro a 4 de fevereiro.



Decisão liminar do STF permite o retorno de policiais militares que atuam na 34ª CIPM

(Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Após cerca de 7 anos de uma publicação de ato de punição que culminou na demissão dos soldados militares Luís Roberto Lima dos Santos, Cléber Ribeiro de Oliveira e Arlindo Santana da Silva, a qual foi proferida pelo juízo da Vara de Auditoria Militar da Bahia na época; uma nova decisão judicial, desta feita do STF, por meio do juiz Jonny Maikel, foi obtida uma liminar por meio de um Mandato de Segurança, o qual declarou a nulidade do ato de demissão, aplicando, inclusive uma nova punição aos referidos soldados. Segundo a alegação foi dada como inadmissível uma segunda punição a servidor público, baseado no mesmo processo em que se fundou a primeira, então, diante disso foi deferida a liminar para suspender os efeitos do ato de demissão que foi sentenciado pelo juiz Jonny Maikel. Como é uma decisão liminar, ainda cabe recurso. Segundo uma das advogadas que atuou no caso “não pode ser considerado justo que uma decisão dada ao bel prazer, a qual acabou ferindo os princípios constitucionais, decida sem a devida ilegalidade, a demissão de três servidores exemplares, sendo que um deles tem uma folha de serviços prestados com mais de 30 anos à Polícia Militar da Bahia”.



Guajeru: Malhapedrense morre após sofrer acidente de moto na BA-148

Foto: Reprodução l Google Maps

Na tarde deste domingo (16), um grave acidente tirou a vida do malhapedrense Edicarlos Ferreira Cangussu, de 21 anos, na rodovia BA-18 que liga os municípios de Malhada de Pedras a Guajeru. Segundo a polícia, quatro jovens seguiam em duas motocicletas na rodovia, quando saíram de um torneio de futebol e, em um determinado ponto da BA-148, Edicarlos perdeu o controle da motocicleta em um curva e caiu ao solo com o seu garupa identificado como Fabrício. Uma equipe do SAMU 192 foi acionada até o local e os dois jovens foram levados para o Centro de Saúde de Guajeru com graves ferimentos. Já no pronto socorro os médicos constataram que Edicarlos tinha um grave ferimento no crânio e imediatamente foi encaminhado para a cidade de Vitória da Conquista, mas não resisitiu aos ferimentos e veio a óbito antes mesmo de ser atendido na unidade de saúde. Já o jovem Fabrício segue internado na cidade de Guajeru com várias escoriações pelo corpo e lesões na cabeça.



Depoimento de João de Deus tem teclado quebrado, curto-circuito, explosão e agente ferido

Foto: Reprodução l Folha

O depoimento de João de Deus na noite de domingo (16), em Goiânia, teve um quê de sobrenatural, que deixou os investigadores cabreiros. Na hora de o médium falar, segundo os presentes, uma das estranhezas foi com o computador usado para registrar suas explicações, que parecia ter vida própria. “Você apertava uma tecla e ela OOOOOOOOO…”, descreveu a delegada Karla Fernandes, ao Jornal Folha. Estava calor e ela própria resolveu usar uma extensão para ligar o arcondicionado. Pois, segundo conta a investigadora, o fio explodiu e, de quebra, queimou o frigobar. “Todo mundo gritou dentro da sala”, conta ela. A oitiva estava marcada para ocorrer em Anápolis, cidade vizinha à capital goiana, mas um imprevisto tirou o escrivão de circulação. Ele foi atropelado na BR-060, a caminho da delegacia, e quebrou o braço. O depoimento foi transferido para Goiânia. Foi possível domar o teclado, todos se recuperaram do susto e o interrogatório fluiu por mais de duas horas. Para Fernandes, os episódios podem não ser só obra do acaso. “Estamos diante de uma situação que envolve crenças e energias.” Questionada se está com medo, ela reage: “Não, mas tenho respeito, até porque sou espiritualista”. Ela classifica João de Deus como um homem que tem, de fato, “um poder”. “Mas houve um desvio no meio do caminho”, comenta. No depoimento que prestou à polícia, o médium negou qualquer tipo de culpa nos abusos sexuais dos quais é acusado e sua defesa tentou desqualificar as denunciantes. “Ele não admite [envolvimento]. Apresenta suas versões e cabe à polícia provar”, afirmou o delegado-geral da Polícia Civil de Goiás, André Fernandes, que acompanhou a oitiva.



Brumado: Projetos de Lei são retirados de pauta para adequações e poderão ser reapresentados ainda este ano na câmara

Foto: Luciano santos l 97NEWS

Os Projetos de Lei de número 34 e 35/2018 que tratam da atualização dos valores do IPTU e da Taxa de Localização de Funcionamento para o Comércio que iriam ser votados na sessão extraordinária desta segunda-feira (17) acabaram sendo retirados de pauta para adequações e uma discussão mais ampla, já que alguns vereadores alegaram que precisam de mais tempo para analisar os projetos para poderem votar favoráveis ou contrários. Criou-se uma polêmica em cima da votação, a qual foi potencializada pelas redes sociais, já que para algumas pessoas os aumentos seriam muito acima da inflação e, devido ao momento econômico que atravessa o país, não seriam muito bem vindos. Não houve nenhum comunicado oficial se os projetos irão voltar à pauta numa nova sessão extraordinária, mas, segundo informações essa possibilidade é bem alta, já que o Executivo tem os mesmos como prioritários.



Comunidade de Campo Alegre é beneficiada com mecanização agrícola obtida por meio de Lídice da Mata e Vitor Bonfim

A comunidade comemorou muito a conquista (Foto: Divulgação)

Foi realizado neste domingo (16) na Comunidade de Campo Alegre, região de Umburanas, a entrega de uma mecanização agrícola com implementos e carreta pipa para associação dos agricultores familiares. O projeto foi fruto da demanda do movimento de luta pela terra -MLT e teve o empenho na sua liberação da deputada federal Lídice da Mata e do deputado estadual Vitor Bonfim. Estiveram presentes ao ato de entrega, representando Lídice da Mata, o assessor especial da SECTI - Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia, José Carlos Oliveira; o assessor do deputado Vitor Bonfim, Amilcar Gama, representando o parlamentar, o ex-prefeito Geraldo Azevedo (foto abaixo), o sub coordenador da Bahiater/ Setaf Sertão Produtivo, Agno Meira, o qual na oportunidade fez questão de ressaltar a importância da parceria entre o governo do estado e as associações rurais citando que "esse trator faz parte de um conjunto de políticas públicas que o governo do estado tem implantado visando o fortalecimento da agricultura familiar em nosso estado”. A comunidade agradeceu a ação e comemorou a conquista que irá potencializar as atividades, inclusive na questão de geração de renda para as famílias.



Brumado: Homem desaparecido é encontrado morto em lagoa na comunidade de 'Morrinhos'

Foto: 97NEWS

Um homem identificado apenas pelo prenome Welton Teixeira, morador da comunidade de Morrinhos, próximo a Cristalândia, zona rural de Brumado e, que estava desaparecido desde o último sábado (15), foi encontrado na madrugada desta segunda-feira (17) por volta das 03h30. De acordo com testemunhas, Welton entrou na lagoa e não retornou mais. Preocupados com o seu desaparecimento, amigos e familiares tentaram realizar busca pelo corpo da vítima, mas não o encontraram. Já no fim do dia, o Corpo de Bombeiros de Vitória da Conquista chegou ao local e realizou buscas no açude, mas somente na madrugada desta segunda-feira (17), o corpo foi encontrado por populares. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Brumado foi acionado para realizar a perícia técnica. O corpo de Welton foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Brumado na manhã desta segunda, onde passou por exame de necropsia. A família aguarda a liberação do corpo para realizar o velório.



Brumado: Comunidade Santa Luzia celebra festa em louvor à sua Padroeira

Foto: Marivaldo Santos

A Comunidade de Santa Luzia, no bairro Malhada Branca, em Brumado realizou a festa em louvor à sua padroeira e também protetora da visão. Com o tema: “Com olhar de Santa Luzia, leiga e discípula do Senhor somos ‘Sal da Terra e Luz do mundo’” foi refletido durante o Trezenário que aconteceu entre os dias 01 a 12 de dezembro, na capela de Santa Luzia. No dia festivo, 13 de dezembro, as atividades iniciaram com Alvorada Festiva às 5h30, em seguida Adoração ao Santíssimo Sacramento, Oração do Ângelus nos lares e queima de fogos às 12h. Às 18h30, procissão pelas ruas do bairro com a imagem de Santa Luzia e logo após Santa Missa presidida pelo pároco, Padre Cleonídio Alves. Durante as doze noites, várias comunidades compareceram para celebrar a trezena em louvor a Santa Luzia, este ano, com a presença da Paróquia Nossa Senhora Aparecida e São Cristóvão, recém-criada em Brumado. 

Foto: Marivaldo Santos

Ainda como atividade dos festejos, a comunidade preparou o cantinho da criança, onde, sob responsabilidade da Pastoral da Catequese, as crianças eram convidadas a participar de uma celebração especialmente criada para elas, louvando e bendizendo a Deus e a Santa Luzia. Ao final das celebrações, os fiéis e devotos puderam se deliciar com as guloseimas da barraquinha, e com este ato, colaboraram na arrecadação de fundos para a construção do centro catequético e reforma da Igreja. Também foi sorteado um fogão, neste mesmo propósito. Na oportunidade, a coordenadora da comunidade, Creuzenir Teixeira agradeceu a todos que ajudaram a realizar a festa em louvor a Santa Luzia e logo após aconteceu a troca da bandeira, onde os festeiros 2018 entregaram a bandeira de Santa Luzia para os festeiros do ano de 2019. 



Nasa divulga imagens inéditas do 'cometa do Natal'

Foto: Reprodução

A Agência Espacial Americana, Nasa, divulgou fotos do 46P/Wirtanen, conhecido como 'Cometa de Natal'. Neste domingo (16), ele passou a uma distância de pouco mais de 11 milhões de quilômetros da Terra, o que dá trinta vezes a distância para a Lua. O 46P completa sua órbita a cada 5 anos e meio e, na maioria da vezes, passa muito longe da Terra para ficar visível a nós. Desta vez, foi tão perto que deu para ver a olho nu: foi a décima maior aproximação de um cometa da Terra em toda a era moderna e o mais brilhante em 20 anos. O "cometa do Natal" é verde. A cor é recorrente em cometas, como Lovejoy e Machhol, e se deve a sua coma – a nuvem brilhante de gás e poeira que o envolve. Ela tem cianogênio e carbono diatômico, que brilham na cor verde quando são ionizadas pela luz do sol. Segundo o G1, o 46P/Wirtanen foi descoberto em 1948 pelo astrônomo Carl Wirtanen. Com uma largura de 1,1 quilômetro, o 46P / Wirtanen tem uma órbita considerada rápida para um cometa - ele completa um ciclo a cada 5,4 anos. Em comparação, os cometas de período longo completam uma órbita em 200 anos ou mais.