ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Grandes partidas das quartas de final da Liga dos Campeões e da Liga Europa

Mulher com bebê no colo é empurrada de carro em movimento na Bahia; ex-companheiro é suspeito

Mãe posta nude em grupo de Whatsapp da escola do filho

Adolescente de Brumado morre afogado em lagoa da zona rural de Tanhaçu

Saúde vai integrar dados sobre acidentes, lesões e violência no país

Receita já recebeu mais de 1,86 milhão de declarações do IRPF 2024

Ministério da Agricultura manda recolher dez marcas de azeite

'Dom Brasílio Folia 2024': Léo Santana e Vitor Fernandes são atrações confirmadas para o evento

Aracatu: PM localiza desmanche de motocicletas e prende 5 pessoas

Ação resgata mulheres de falso centro terapêutico de pastores na Bahia

MP denuncia e Justiça mantém prisão de 4 envolvidos em esquema de venda de CNH no interior da Bahia

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Agência de publicidade assina contratos com CBF que totalizam quase R$ 1,5 bilhão

Mulher é presa após incendiar casa de ex-companheiro em Jacobina



BUSCA PELO ARQUIVO "12/2017"

Cris Cyborg vence americana e mantém cinturão dos penas no UFC

Foto: Reuters / Reprodução

A lutadora brasileira Cris Cyborg venceu por decisão unânime ex-campeã peso-galo (até 61kg) Holly Holm, na noite deste sábado (30), no UFC 219. A campeã peso-pena (até 66kg), acostumada a nocautear quase todas as suas adversárias, trabalhou durante os 25 minutos de luta, foi superior à desafiante e chegou a 19 vitórias, com apenas uma derrota na carreira. “Quero agradecer a Holly Holm, ela é uma lutadora impressionante, agradecer a Deus pela oportunidade e a todos que vieram hoje. Gostaria de lutar na Austrália contra a Megan Anderson, tenho muitos fãs lá. Estou pronta para qualquer uma”, disse Cyborg ainda em cima do octógono.



Previsões da Umbanda para 2018: Ano de Xangô e Iansã

No ano de 2018 o Orixá regente será Pai Xangô que regerá intensamente por todo ano, tendo como companhia a partir do mês de junho a linda e explendorosa Mãe Iansã. Resumindo, e respondendo a pergunta mais simplesmente, ao ser perguntado qual Orixá vai reger o ano de 2018, podemos certamente dizer Xangô, que será o Orixá dominante desse ano.

O ano de 2018 será um ano de busca de justiça, e cobrança por essa justiça. A união entre os povos poderá derrubar muitos ditadores e corruptos, porém tudo vai depender dessa união, pois o povo em geral estará mais descrente com a própria justiça, e sendo assim poderá não ter a união necessária para assim criar uma corrente de força, e assim derrubar aqueles que se utilizam dos recursos públicos para seu próprio bem estar e demonstração de poder.

O ano de 2018, tendo também a influência de Iansã, passará tão rápido quanto o ano de 2017, que tinha a velocidade da flecha de Oxossi, isso porque os ventos de Iansã soprarão com mais força, e seus raios riscarão os céus, dando a nítida impressão do tempo passar bem rápido. Será um ano extremamente quente, e todos sentirão bastante isso, e não só no que se diz a temperatura, pois o fogo vai predominar esse ano, e sendo assim, além de em alguns meses a temperatura vai estar fora do esperado, no que se diz calor literalmente, mas a temperatura dos ânimos pessoais, podendo assim ser um ano com muitas batalhas com intuito de dominar outros povos.

A mãe terra estará em plena erupção, e a natureza vai buscar se defender, isso pode ocasionar algumas tragédias naturais, assim como grandes tempestades, ativação de vulcões e furacões. Em 2018 devemos manter nossa fé ativa, buscar fazer sempre o bem, sermos fiéis as nossas convicções, pois sabemos que o ano de Xangô é um ano justiceiro, e assim como Pai Xangô tem como símbolo seu machado de dois gumes, devemos entender que esse ano será um período de justiça para os dois lados, portanto aquele que faz o bem com amor e honestidade, receberá o bem da mesma forma, porém aqueles que não forem corretos serão cobrados de uma forma extrema.

O ano de Pai Xangô é bem mais claro, correto e realista, ano que devemos entrar no próprio eu, e tentar mudar nossos erros. Será um ano um tanto difícil a todo o planeta, e a recomendação é Orar e vigiar, e assim melhoraremos como pessoa, e colheremos os frutos desse ano da justiça. Muitas verdades escondidas aparecerão, muitas pessoas serão desmascaradas, e muitas dessas pessoas buscarão a anarquia para tentar se defender.

No ano de Xangô todos seremos julgados, que seja pelo pequeno ato falho ou pela grandeza da perversidade, independente disso, todos seremos, e cada um de nós receberemos a condenação merecida por nossos atos e ações. Esse ano é muito propício para os estudantes, pois além da justiça, Xangô também é o Orixá da inteligência, e rege a todos que realmente buscam um objetivo através do saber.

Em 2018,, o ser humano vai ser tomado pelo mal da depressão, e isso levará muitos a buscar o caminho de ceifar a própria vida. Devemos lembrar que a vida não termina com desencarne, e fugir de nossos problemas dessa forma é estar ampliando mais nossos sofrimentos, portanto devemos nos manter sempre em ligação com Deus através da fé, e jamais deixar que obsessores nos induzam ao suicídio.

Iansã estará em 2018 com Pai Xangô, e ela é a dominadora de Eguns, portanto toda vez que a tristeza extrema chegar até seu coração, que a depressão tomar seu ser, que pensamentos suicidas invadirem sua mente, clame por essa mãe tão dedicada a seus filhos, peça a essa guerreira que os afaste de todas ideias que certamente iriam levar seu espírito a sofrer intensamente. Com Mãe Iansã vindo no segundo semestre do ano, teremos um ano bem agitado e, como já dito muito rápido, portanto é recomendado não deixar as coisas se acumularem, não deixar o que possa fazer hoje para o dia seguinte, e nunca deixar de buscar os objetivos.

Iansã é uma Orixá guerreira, e no ano que ela se encontra regendo ou sendo companheira do Orixá regente, ela deseja que todos devem ser guerreiros também, lutando contra as injustiças, contra o desânimo, contra o comodismo. Portanto busquem ser mais objetivos e batalhadores pelas  próprias causas.

Que Deus abençoe nossa caminhada nesse novo ano de muitas lutas e com muita dedicação, teremos muitas conquistas. Esperamos que todos os amigos entrem com muita fé nas vitórias pessoais nesse próximo ano.

Que Pai Xangô e a linda Mãe Iansã nos deem caminhos de luz nessa nova jornada, e que todas as Entidades de Luz nos protejam por todo ano de 2018. 

Confira abaixo as previsões da terapeuta holística, consultora em numerologia cabalística e sacerdotisa de Umbanda Rejane Lopes: 

 



Brumado: Clientes do Bradesco revoltados por não poderem sacar dinheiro na virada de ano

Não estava sendo possível realizar nem saques nem depósitos nos terminais da agência do Bradesco (Foto: Leitor 97NEWS)

Virada de ano é sinônimo de festa e, com isso a presença do dinheiro é fundamental para que as comemorações sejam em alto estilo, mas, infelizmente, para os clientes do Banco Bradesco o planejamento não saiu conforme o esperado. Segundo vários comunicados passados à redação do 97NEWS, todos os que foram buscar realizar saques ou depósitos nos terminais eletrônicos da referida instituição bancária neste sábado (30) acabaram frustrados, deixando muitos revoltados. Nós recebemos vários comunicados de guardas municipais que, indignados relataram que "como isso é possível, é um total desrespeito, porque precisamos de dinheiro em espécie para comprar os produtos da ceia da virada e, agora, como que vamos fazer?". Alguns buscaram explicações por meio dos serviços de SAC do banco, mas não tiveram êxito, então, o jeito encontrado foi fazer um empréstimo com os amigos para que a virada não ficasse sem o tradicional "estouro" da champanhe. Os clientes esperam que os serviços sejam regularizados neste domingo (31), último dia de 2017.



Adolescente de 15 anos morre eletrocutado em Jacaraci enquanto lavava a moto

(Fotos: Reprodução)

Um garoto de 15 anos, morador do distrito de Itumirim, município de Jacaraci, morreu na manhã deste sábado (30) após receber uma descarga elétrica enquanto lavava uma motocicleta. Segundo informações obtidas pelo Informe Cidade, o jovem usava uma ducha elétrica de pressão para lavar o veículo. Ao desligar o equipamento, que estava conectado à energia por meio de um transformador, recebeu a descarga. Ronaldo Oliveira, conhecido pelo codinome de Naldinho, chegou a ser levado para o Hospital Municipal de Condeúba, mas já chegou à unidade de saúde sem vida. O corpo foi encaminhado para o IML – Instituto Médico Legal em Vitória da Conquista. O local do velório e o horário do sepultamento serão divulgados após a liberação do corpo e a chegada de familiares que moram em São Paulo. 



Conturbado: Prefeito Eduardo Vasconcelos diz que 2017 foi complicado e de muitas emendas

Foto: Conteúdo l 97News

O prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), ao completar doze meses à frente da administração municipal, fez uma análise desses 365 dias de governo em 2017, falou das dificuldades encontradas e das ações realizadas até agora. Segundo o prefeito, a principal dificuldade encontrada nos seis primeiros meses pela sua administração foi tirar o município do buraco, não por culpa de sua equipe, mas por culpa da gestão conturbada do último gestor, e ao assumir, o novo gestor encontrou muitas dificuldades. Segundo Eduardo, já no segundo semestre, a coisa começou a andar. Vasconcelos aponta os investimentos do Governo Federal e as emendas parlamentares, como um dos principais motivos para que Brumado voltasse a reagir. Para o prefeito, a menina dos seus olhos foi a consolidação da inauguração dos leitos de UTI, anexo ao Hospital Professor Magalhães Neto. "Com a UTI funcionando, Brumado poderá receber uma Faculdade de Medicina, e isso será um passo a frente no futuro do município”, destacou o administrador. Para 2018, o gestor explicou que a saúde poderá ter novos investimentos, como por exemplo, a construção da Policlínica. Na infraestrutura, a incansável busca pelo esgotamento sanitário, que já foi até sinalizado pelo governo do estado em sua visita a Brumado. O prefeito encerrou a entrevista falando de outras conquistas, como novos recursos na pasta da educação, no intuito colocar o município como referência estadual, principalmente, nas escolas de tempo integral. Como não poderia faltar, Vasconcelos também ressaltou novos investimentos também na infraestrutura. Segundo o prefeito, Brumado receberá um montante muito alto na urbanização da cidade, como investimentos em praças e ruas que não estão pavimentadas. 



Cavalo usando tornozeleira eletrônica é flagrado no Paraná

Foto: Divulgação

Um cavalo foi flagrado usando uma tornozeleira eletrônica em Ponta Grossa (PR). Nesta quinta-feira (28), Policiais Militares e um agente do Depen (do Departamento Penitenciário do Estado do Paraná) foram até o local na manhã desta quinta-feira (28) para tirar o equipamento do animal. De acordo com o G1, o detento que usava a tornozeleira perdeu o benefício e, atualmente, cumpre pena no regime semiaberto. O aparelho tinha sido desativado em fevereiro deste ano. Confira na íntegra a nota da Sesp:”A Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária informa que a tornozeleira encontrada está desativada desde fevereiro deste ano. Já o detento, perdeu o benefício e cumpre pena em regime semiaberto. Cabe esclarecer que os indivíduos são monitorados 24 horas por dia por agentes penitenciários capacitados que atuam na Central de Monitoramento do Depen e também no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), da Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária.

O indivíduo que recebe o benefício da tornozeleira eletrônica é monitorado dia e noite e não pode tirar o equipamento para dormir e nem para tomar banho. Tampouco pode ultrapassar uma área restrita determinada pela Justiça – caso o faça, o dispositivo com tecnologia GPS vibra, emite sons de alerta e comunica a violação à central de monitoramento. Todas as vezes em que há rompimento do lacre da tornozeleira ou desligamento (seja provocado ou por falta de bateria) um sinal é acionado no Centro Integrado. Os agentes entram em contato com o monitorado para que o equipamento seja corretamente usado. Caso seja caracterizado alguma violação das condições impostas, o Depen comunica imediatamente o Judiciário, um novo mandado de prisão é expedido e os detentos perdem o benefício e regridem no regime prisional. Atualmente são 391 monitorados por tornozeleiras eletrônicas em Ponta Grossa”.

CONTINUE LENDO


Barreiras: Homem é preso suspeito de estuprar enteada de 08 anos

Foto: Divulgação l Polícia Civil

Um homem foi preso suspeito de abusar sexualmente da enteada, de apenas 08 anos, em Barreiras, e causar ferimentos que levaram a criança a ser internada em um hospital da cidade. Segundo a polícia, o caso foi descoberto na última quarta-feira (27), depois que a menina foi atendida na unidade médica sentindo dores e com sangramento. A partir dos relatos da criança, a polícia e uma equipe do Conselho Tutelar foram acionadas. Jociel Silva Gonçalves foi preso em flagrante, em casa, no Residencial São Francisco. Depois, a prisão preventiva dele foi solicitada e acatada pela Justiça. Ele foi indiciado por estupro de vulnerável. A polícia detalha que Jociel convivia na mesma casa com a mãe da menina, e duas filhas delas, há cerca de três anos. Segundo relatos da vítima, os abusos ocorriam há mais de um ano. O filho é fruto do relacionamento com o suspeito. 



Mega da Virada: Apostas podem ser feitas até domingo; algumas lotéricas estarão fechadas

Foto: Conteúdo l 97News

Os apostadores que vão tentar a sorte na Mega da Virada desde ano têm até 14h deste domingo (31) para fazer os jogos. No entanto, é importante lembrar que nem todas as caixas lotéricas vão funcionar no dia, quando serão sorteados cerca de R$ 280 milhões. A Caixa Econômica Federal informou que, no domingo, "o funcionamento das lotéricas depende de cada região". Por exemplo, em  Brumado apenas uma lotérica confirmou a abertura. O resultado será divulgado no domingo, às 20h. De acordo com a Caixa, a chance de se acertar as seis dezenas da Mega-Sena com um jogo simples é de uma em 50.063.860 possibilidades de combinações.



Liberação de R$ 600 milhões do BB para Rui em ano eleitoral irrita aliados de Temer

Foto: Anderson Riedel / Planalto

Os R$ 600 milhões liberados recentemente pelo Banco do Brasil (BB) ao governo da Bahia têm irritado os aliados do presidente Michel Temer (PMDB). De acordo com informações da colunista Andreza Matais, no Estadão, DEM e PPS estão descontentes porque a verba chega para o petista Rui Costa justamente no ano eleitoral de 2018, quando seu principal oponente é ACM Neto (DEM). Segundo a publicação, apoiador do prefeito de Salvador, o baiano Arthur Maia (PPS) chegou até a cogitar deixar a relatoria da Previdência, em revide à liberação de Temer. O senador Otto Alencar (PSD-BA), aliado de Rui, no entanto, diz que o presidente prometeu o empréstimo em troca da ajuda dos deputados baianos do partido na votação da segunda denúncia contra ele. Embora os cinco parlamentares do PSD da Bahia tenham votado contra Temer, a presença deles no plenário ajudou a garantir a sessão que decidiu pelo arquivamento da acusação. A colunista destaca ainda que o empréstimo saiu dois meses após a votação, quando já havia uma ordem judicial para que o dinheiro fosse liberado.  



O leão pegou: Receita Federal cobra pagamento de R$ 100 mi em tributos de clubes de São Paulo

Foto: Reprodução

A Receita Federal e os times de São Paulo iniciaram nos últimos meses uma batalha que promete perdurar por anos. O órgão exige o pagamento de tributos de anos anteriores, em uma soma que pode passar os R$ 100 milhões. Já os clubes alegam se tratar de cobrança indevida, uma vez que por serem registrados como associações sem fins lucrativos, estão livres desses pagamentos. Palmeiras e São Paulo confirmam ter sido notificados pelos auditores fiscais. Os dois clubes tiveram a isenção tributária suspensa em setembro deste ano, em ato publicado no Diário Oficial da União. O Estado apurou que Corinthians e Ponte Preta também foram alvos. O órgão exige o acerto de tributos como Imposto de Renda (IR), Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL) e PIS/Cofins referentes a 2012 e 2013. Os anos seguintes também podem ser alvo de análise. A Receita Federal explicou que não comentaria o assunto. O imbróglio principal no caso está no entendimento se os clubes de futebol podem ser classificados como entidades sem fins lucrativos, como também são as igrejas. Esse status dispensa o pagamento de alguns tributos e estava assegurado às equipes desde a lei sancionada em 1997 até a suspensão em setembro deste ano. Apesar disso, os times veem a pendência com tranquilidade, pois afirmam ter embasamento na lei para se livrarem dos pagamentos. As diretorias, inclusive, começaram a se defender. Os departamentos jurídicos das equipes têm até mesmo se reunido para compartilhar informações sobre o tema. Mesmo sem revelar os valores, os clubes demonstraram preocupação com as quantias cobradas pela Receita Federal. Os tributos incidiriam sobre um valor bem próximo ao da receita bruta. O pagamento do PIS e do Cofins abocanharia cerca de 9,25% desse montante. O IR e o CSLL atingiriam até 34%. Para um clube como o Palmeiras, por exemplo, que fechou a temporada de 2016 com receita de R$ 500 milhões, a conta a ser paga seria bastante elevada, mesmo que por enquanto a cobrança esteja restrita somente aos exercícios tributários de 2012 e 2013, cujos rendimentos foram menores. O advogado tributarista Flávio Sanches, do escritório CSMV Advogados, responsável por representar o Palmeiras no processo, explicou que a Receita Federal fez uma interpretação equivocada do texto da lei. “O órgão cita a lei ao dizer que time de futebol não tem direito à isenção, mas esquece dos parágrafos complementares ao artigo e que nos asseguram esse direito”, disse. Anos atrás, Coritiba e Goiás também enfrentaram casos parecidos contra a Receita Federal e conseguiram ganhar na Justiça. Flávio Sanches afirmou que a esfera tributária no futebol enfrenta confusões de interpretação porque em um primeiro momento, em 1998, a Lei Pelé tentou transformar os clubes em empresas, medida recuada em 2000, quando essa decisão passou a ser facultativa. “Esse caso nos preocupa, é claro, mas entendemos juridicamente que ao final deve se confirmar a nosso favor, pois cumprimos os requisitos de sermos associações sem fins lucrativos”, disse Flávio Sanches.



Itiruçu: Criança de 7 anos morre após disparo acidental de uma espingarda

Foto: Reprodução

Na última sexta-feira (29), de acordo com a Polícia Militar um menino de sete anos morreu após ser atingido por um disparo acidental de uma espingarda na cidade de Itiruçu, sudoeste da Bahia. O menino foi identificado como Kauan Nascimento, ele teria sido levado para o Hospital Municipal de Itiruçu e transferido para o Hospital Prado Valadares, em Jequié, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. Ainda segundo a polícia, um adolescente que estava com o menino contou que a criança brincava com a arma quando disparou. A espingarda era de um familiar da vítima, conforme o relato do adolescente. A arma foi apreendida, mas o dono não foi localizado pela PM.



Cidade brasileira abrirá 2018 com um único vereador eleito após operação policial

A pequena Santa Bárbara, cidade histórica do Circuito do Ouro mineiro, vai entrar em 2018 praticamente sem vereadores na Câmara Municipal. Dos 11 parlamentares, 4 estão presos e 7 afastados por ordem da Justiça. Eles são alvos da Operação Apollo 13, da Polícia Civil, suspeitos de montarem um esquema de desvio de recursos por meio de contratos fictícios que pode ter gerado um rombo de mais de R$ 4 milhões no município de pouco mais de 30 mil habitantes. A maior parte dos desvios ocorria em falsos contratos de locação de veículos para viagens. 

Iniciada em julho deste ano, 12 vereadores (incluindo dois suplentes) foram afastados do cargo por ordem da Justiça desde o início das investigações e quatro presos preventivamente. O último deles, Geraldo Magela Ferreira (DEM), foi detido dia 22 quando foi concluído um dos seis inquéritos da Apollo 13, que trata sobre as locações fraudulentas de veículos e despesas fictícias de viagens. Além de políticos, são alvos servidores, advogados e empresários da cidade. O delegado que comanda as investigações, Domiciano Monteiro, da Polícia Civil, em Santa Bárbara, afirma que os investigados “apresentavam informações de falsas viagens para receber esse dinheiro”. “Foram mais de R$ 500 mil no caso de fraude em contratos de alugueis de carros de 2015 a 2017”. “Eles lançavam de forma fictícia viagens no papel, como se aqueles veículos tivessem realizando viagens, vários desses documentos foram destruídos por essa organização criminosa no dia 31 de dezembro antes da passagem do comando da Câmara para o novo presidente que assumiu, mas a gente conseguiu recuperar alguns desses materiais”, afirmou o delegado. “Dos 11 vereadores que iniciaram a legislatura neste ano, apenas um não foi afastado”, afirmou o delegado. Apenas o vereador Carlos Augusto Bicalho Fonseca (PDT), eleito em 2016, permanece no cargo. Outros dois suplentes também deixaram o cargo. O nome da operação Apollo 13 – espaçonave usada em missão espacial à lua – é uma referência à conclusão de laudos periciais do inquérito policial que demonstraram que a quilometragem lançada nos contratos de aluguéis de veículos da Câmara era suficiente para percorrer distância da Terra à Lua. As apurações também demonstraram que os vereadores vinham recebendo, ao longo de anos, verbas de diárias, prestando falsas informações de viagens, em valores que superam centenas de milhares de reais. Por meio da quebra da análise do celular dos investigados, a polícia identificou troca de mensagens dos vereadores com menção aos supostos lançamentos de despesas fictícias. Em uma delas, do dia 16 de março de 2017, o vereador Paulo Henrique da Rocha, identificado como “P Henrique Veread” no sistema de mensagens escreve: “Vc já botou mais uma diária aí né… churrasco pode ser por sua conta”. O interlocutor “Gegê 2” responde: “Pode crê”. A reposta: “P Henrique Veread: kkkkkkk.” O delegado afirmou que durante as investigações descobriu-se que o grupo fazia deboche dos desvios praticado em suas conversas por mensagens. “Em conversas entre eles por meio do aplicativo whatsapp, era comum o uso de emojicons de notas de dinheiros e gargalhadas. Eles também combinavam festas e churrascos pagos com dinheiro público e diziam não estarem preocupados com a repercussão do caso na imprensa.”

CONTINUE LENDO


Brumado: Finalmente é hoje o Pré-Réveillon da AABB

Foto: Divulgação

Finalmente chegou o grande dia para o evento que é uma prévia de fim de ano. Pré Réveillon da AABB. O clima de alegria toma conta da cidade, que irá comemorar em grande estilo com uma festa de alta qualidade, com grandes atrações e uma mega estrutura. E atenção! A produção do Pré-Réveillon da AABB vem comunicar que as últimas unidades de mesas já estão se esgotando, e esta, é a última oportunidade para você comprar o segundo lote dos ingressos, então, aqueles que ainda não adquiriram os seus ingressos para o evento se dirijam a secretaria da AABB e garantam já o seu e, em seguida, se preparem para as grandes emoções que terão a trilha sonora de Raneychas, Banda Magnatas e DJ Coala. 



Embasa convoca mais 204 candidatos, aprovados no Concurso Público de Julho

(Foto: 97NEWS Conteúdo)

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) publicou, na edição desta sexta-feira (29) e de fim de semana do Diário Oficial do Estado (DOE), o edital de convocação de 204 candidatos aprovados no concurso público realizado pela empresa em julho deste ano. Os convocados deverão apresentar os documentos exigidos no edital nos dias 9, 10 e 11 de janeiro de 2018, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, no Parque Deputado Paulo Jackson, localizado na Avenida Juracy Magalhães Jr., s/n, Lucaia – Rio Vermelho, em Salvador. Foram convocados candidatos aos cargos de agente administrativo, operador de processo de água e esgoto, assistente de laboratório, técnico operacional, analista de tecnologia da informação e engenheiro civil/produção civil. O concurso público da Embasa visa ao preenchimento de 600 vagas para 11 funções dos níveis médio, técnico e superior. Com o edital desta sexta (29), 354 aprovados já foram convocados. CLIQUE AQUI, para consultar o Edital de Convocação.



Governo da Bahia antecipa R$ 147,8 milhões do ICMS aos 417 municípios baianos

Governador Rui Costa em recente visita a Brumado (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Conforme anunciado em novembro pelo governador Rui Costa, o Governo do Estado antecipou aos 417 municípios baianos R$ 147,8 milhões que, de acordo com o calendário das transferências constitucionais, seria repassado apenas em janeiro. O valor foi depositado nesta quinta-feira (28), em atendimento a uma solicitação dos prefeitos baianos, que puderam contar assim com novos recursos para o fechamento das contas de 2017. O governo também antecipou aos municípios o aporte de R$ 89,6 milhões ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), com recursos provenientes dos três impostos estaduais (ICMS, IPVA e ITD). A antecipação total de R$ 237,4 milhões foi possível após entendimento do Estado com o Banco do Brasil (BB) e diz respeito à arrecadação estadual entre os dias 23 e 27 de dezembro. Em 3 de janeiro serão repassadas as cotas relativas à arrecadação dos impostos estaduais no dia 28 de dezembro, último com expediente bancário em 2017. Entre os grandes municípios do estado, coube a Salvador o maior volume do ICMS antecipado: R$ 20,2 milhões. Outros repasses significativos contemplaram Feira de Santana (R$ 6,3 milhões), Vitória da Conquista (R$ 2,5 milhões), Itabuna (R$ 1,9 milhão), Ilhéus (R$ 1,7 milhão) e Juazeiro (R$ 1,7 milhão). “Tendo em vista o cenário econômico ainda muito desafiador para todas as esferas da administração pública, a antecipação reforça o caixa dos municípios na virada de ano”, afirma o secretário da Fazenda do Estado, Manoel Vitório. Ele ressalta o grande esforço do fisco estadual para manter o ritmo da arrecadação dos impostos estaduais, mesmo com a atual estagnação da economia. 



Quatro dias após acidente, condutor envolvido em batida que matou dentista no Natal se apresenta à polícia na Bahia

Karine tinha 33 anos e seguia de Itabuna para uma confraternização familiar, em Ilhéus, quando o acidente aconteceu (Foto: Reprodução/ Instagram)

condutor do veículo envolvido no acidente que resultou na morte da dentista Karine Datoli Ribeiro, de 33 anos, se apresentou na Delegacia de Proteção ao Turista (DPT), em Ilhéus, região sul da Bahia. Ele compareceu à unidade policial acompanhado da esposa e de um advogado na tarde desta sexta-feira (29). Em entrevista ao G1, a delegada que investiga o acidente, Adriana Tambone, disse que Marcos Cândido dos Santos, de 30 anos, compareceu à unidade após ter a residência localizada pelas equipes de investigação na quinta-feira (28). Desde o dia do acidente, quando fugiu do local, ele não tinha sido localizado. "Localizamos a residência após denúncias. A residência fica em um sítio, que fica bem próximo do local do acidente. Na casa, encontramos a esposa, que estava com ele no carro [no dia da batida], e apresentava uma lesão na face. O condutor não estava em casa, mas deixamos a intimação", contou. m depoimento nesta sexta-feira, Marcos disse que fugiu do local do acidente por medo de retaliação e que sabia que o socorro já tinha sido chamado por ligações feitas por outras pessoas que estavam no local. Ele também contou que não se apresentou no dia posterior ao acidente porque seu advogado estava viajando.  O condutor também apresentou a versão do acidente. À delegada, ele disse que vinha atrás do carro de Karine. No trajeto, Marcos afirma que a dentista fez a sinalização para entrar no acostamento, mas que, logo em seguida, fez o retorno sem sinalizar. Por conta da manobra, o condutor afirma que freou o carro, mas não teve como evitar a colisão. A delegada conta que a versão do motorista é compatível com a apresentada por uma testemunha. Liberado após o depoimento, Marcos irá responder por homicídio culposo (quando não há intenção de matar) e omissão de socorro. A dentista Karine Datoli Ribeiro, de 33 anos morreu em um acidente de carro na BR-415, trecho entre as cidades de Ilhéus e Itabuna, no sul da Bahia, no dia 25 de dezembro. Ela havia acabado de sair de uma confraternização, em Itabuna, para ir para outra, em família, na cidade vizinha, Ilhéus. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), um carro bateu no fundo do veículo onde a mulher estava. Ela viajava sozinha e foi sepultada na cidade de Itaquara.



Governo anuncia salário mínimo de R$ 954 para o próximo ano

(Foto: Reprodução)

O presidente Michel Temer editou um decreto nesta sexta-feira (29) estabelecendo o valor de R$ 954 para o salário mínimo do próximo ano, válido a partir de 1º de janeiro. O novo salário é inferior ao que previa o Orçamento de 2018 aprovado pelo Congresso Nacional, que seria de R$ 965. Durante uma audiência pública na Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO), o ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, já havia destacado que a adequação do salário corresponderia ao leve crescimento econômico que o país vem conquistando e à baixa na inflação. O senador Humberto Costa (PT-PE) criticou o reajuste feito pelo governo. Segundo ele, a correção é baixa e não deve alterar muito a situação da parcela mais pobre da população. 



Temer assina repasse emergencial de R$ 2 bilhões aos municípios

O presidente Michel Temer assinou nesta sexta-feira (29) a Medida Provisória que libera R$ 2 bilhões da União para atender às prefeituras que recebem o Fundo de Participação dos Municípios (FPM); Segundo o governo, a decisão atende ao pedido dos prefeitos, que ressaltaram "dificuldades financeiras emergenciais" para áreas de saúde e educação. A MP ainda precisa ser aprovada pelo Congresso Nacional para ser validada como lei. No entanto, por se tratar de uma MP, ela entra em vigor assim que for publicada. O decreto garante que o valor repassado a cada cidade será calculado conforme as regras do FPM, que considera o número de habitantes para a distribuição dos recursos e é entregue após aprovação do orçamento para tal finalidade. O ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, disse que ainda não foi definida a origem dos recursos. "Os municípios queriam o recurso em 2017. O governo tinha até o objetivo de assim proceder. Todavia, não foi estabelecida no Orçamento a condição para que esse apoio se tornasse realidade”, afirmou. Ele negou que a transferência esteja associada a algum tipo de apoio dos prefeitos às propostas defendidas pelo governo, como a reforma da Previdência.



Conquista: Jovem tenta roubar celular de pedestre e escapa de apanhar no centro comercial

Foto: Reprodução l Whatsapp l 97NEWS

Na manhã desta sexta-feira (29), por volta das 9h30 uma situação inusitada chamou atenção de populares que passavam pela Travessa Justino Gusmão, esquina com a Praça Caixeiros Viajantes. O fato é que a filha de uma mulher tomou o celular de uma outra pedestre, que estava passando pelo calçada. A população ao avistar a situação tomou as dores e segurou a mesma que evitou roubo. Houveram gritos e tentativa de fuga da ladra, pois populares queriam linchar a suspeita por conta do roubo do aparelho. A dona do celular teve o telefone de volta e resolveu não prestar queixa. Ninguém foi preso.



Agora é proibido: Sancionada pelo governador a lei que proíbe extração, venda e uso de amianto

Foto: Reprodução

A lei que proíbe a extração, comercialização e utilização de amianto, aprovado pela Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) no dia 5 de dezembro, foi sancionada pelo governador Rui Costa e publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) nesta quinta-feira (28). O projeto, faz cumprir uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) emitida no final de novembro, que proíbe o uso do mineral em todo o território nacional. O amianto, ou asbesto, era usado desde a fabricação de artigos comuns, como reservatórios de água e telhas, até como base em processos industriais, mas é cancerígeno. O projeto causou polêmica após o Ministério Público do Trabalho (MPT) pedir o veto de um dispositivo do texto que permitia o uso de amianto no processo industrial de eletrólise para produção de cloro. Segundo Rosemberg, no entanto, nesse caso não há contato dos trabalhadores envolvidos com o produto. “O produto vem fechado e não há qualquer contato com o indivíduo. A liberação surgiu por meio de emenda, a partir de debates na Assembleia, com diversos segmentos, em especial os trabalhadores.