ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Inscrições para a 25ª edição da Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas já estão abertas

Escritório Malaquias Advogacia e Assessoria Jurídica estará em novo endereço a partir de abril; confira

Brumado: Após decisão da Justiça, quase 50 beneficiados com prisão domiciliar vão cumprir pena em casa por tempo integral

Familiares de presos protestam contra suspensão de visitas e apontam opressão no Conjunto Penal de Brumado

Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria

Brumado: Homem acumula embalagens de remédios há 30 anos em sua residência

Suspeito de liderar organização criminosa na Bahia é preso em Minas Gerais

Empresária morre vítima de latrocínio em Cândido Sales; ela estava no sítio da família

Moradores do Bairro Novo Brumado enfrentam há 30 anos problemáticas com galeria pluvial

Vacinas contra dengue vencem em 30 de abril, mas encalham nos postos de saúde

Após polêmica com o recém chegado diretor do Conjunto Penal de Brumado, Seap designa policial penal para o cargo interinamente

Março Azul Marinho - Coloproctologista da Clínica Mais Vida alerta sobre a importância da prevenção contra o câncer colorretal

Mulheres ganham 17,3% a menos que homens na Bahia, aponta Relatório

Ponte desaba nos EUA após ser atingida por navio com destino ao Sri Lanka

Jovem é morto com golpes de faca em cavalgada no município de Planalto

Ex-vereador é internado em estado grave após sofrer atropelamento em Vitória da Conquista

Integrantes das polícias Civil e Técnica aprovam nova reestruturação salarial

Brumado: Vereador Amarildo Bomfim desiste da sua pré-candidatura a prefeito e declara apoio à Fabrício Abrantes

Governo do Estado entrega ambulâncias e equipamentos de saúde para mais de 180 municípios da Bahia

Casal gay é condenado por matar e ocultar corpo de amiga no sudoeste da Bahia



BUSCA PELO ARQUIVO "12/2013"

Carreta carregada de milho tomba na BR-030, na curva do Periperi

Foto: Paulo Sérgio

Uma carreta carregada de milho tombou na famosa curva do Periperi, rodovia que liga a cidade de Caetité-Brumado. O acidente aconteceu nesta manhã de quinta-feira (12/12), quando o condutor da carreta de placa policial JSC-9274 licença de Érico Cardoso, perdeu o controle do veículo vindo a tombar. O motorista Dormar Rodrigues, vinha da cidade de Luís Eduardo para Itapetinga transportando uma carga de milho. O motorista que teve ferimentos leves, foi socorrido pelo SAMU 192. A Polícia Militar esteve no local e fez a segurança para evitar novos acidentes.



MEC autoriza 560 novas vagas de medicina em universidades federais

O Ministério da Educação autorizou a criação de cursos de graduação em medicina em nove campus de sete universidades federais do país. Serão criadas 560 vagas. A portaria foi publicada nesta quinta-feira (12) no "Diário Oficial da União".A iniciativa segue o objetivo da lei do programa Mais Médicos sancionada pela presidente Dilma Rousseff que, entre outras coisas, prevê a criação de 11.447 vagas em faculdades de medicina até 2017. Também nesta quinta-feira, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), anunciou que vai ampliar o número de vagas oferecidas no curso de medicina. As atuais 80 vagas anuais passarão para 120 em 2016 (60 por semestre). O aumento, no entanto, terá início já em 2015, quando serão ofertadas 50 vagas por semestre no curso mais concorrido da Universidade. Em 2015, novos servidores serão contratados para o curso. Ingressarão na UFU mais 27 docentes 20 técnicos administrativos. No início do mês, o MEC divulgou a relação de 42 municípios pré-selecionados para a implantação de novos cursos de graduação em medicina por instituições particulares de ensino superior. Para ser selecionado, o município deverá atender, obrigatoriamente, aos seguintes critérios: ter no mínimo 70 mil habitantes; não ser uma capital e não ter curso de medicina em seu território. A maioria das vagas são para federais do Maranhão (160 vagas) e de Minas Gerais (140 vagas). Veja as universidades e o número de vagas:

 

UFVJM - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
60 vagas no campus de Diamantina (MG).
A universidade tem uma Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde, mas não oferece curso de medicina.

UFSJ - Universidade Federal de São João Del-Rei
40 vagas no campus de São João Del-Rei (MG).
A universidade já tem um curso de medicina em Divinópolis com 60 vagas.

UNIFAL - Universidade Federal de Alfenas
60 vagas no campus de Alfenas (MG)
A universidade conta com um curso de graduação em biomedicina, com 40 vagas.

UFMA - Universidade Federal do Maranhão
80 vagas no campus de Imperatriz (MA)
80 vaga no campus de Pinheiro (MA)
A universidade conta com um curso de medicina no campus de São Luís.

UFMT - Universidade Federal do Mato Grosso
60 vagas no campus de Sinop (MT)
40 vagas no campus de Rondonópolis (MT)
A universidade tem um curso de medicina com 80 vagas no campus de Cuiabá.

UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
60 vagas no campus de Santo Antônio de Jesus (BA).
A universidade já tem um curso de medicina neste campus com 60 vagas.

 

UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
80 vagas no campus de Caruaru (PE)
A universidade tem curso de graduação em medicina no Recife com 140 vagas.

A iniciativa segue o objetivo da lei do programa Mais Médicos sancionada pela presidente Dilma Rousseff que, entre outras coisas, prevê a criação de 11.447 vagas em faculdades de medicina até 2017.

Também nesta quinta-feira, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), anunciou que vai ampliar o número de vagas oferecidas no curso de medicina. As atuais 80 vagas anuais passarão para 120 em 2016 (60 por semestre). O aumento, no entanto, terá início já em 2015, quando serão ofertadas 50 vagas por semestre no curso mais concorrido da Universidade. Em 2015, novos servidores serão contratados para o curso. Ingressarão na UFU mais 27 docentes 20 técnicos administrativos.

No início do mês, o MEC divulgou a relação de 42 municípios pré-selecionados para a implantação de novos cursos de graduação em medicina por instituições particulares de ensino superior. Para ser selecionado, o município deverá atender, obrigatoriamente, aos seguintes critérios: ter no mínimo 70 mil habitantes; não ser uma capital e não ter curso de medicina em seu território. São Paulo é o estado com mais municípios pré-selecionados: 16.

Municípios pré-selecionados
Bahia: Alagoinhas, Eunápolis, Guanambi, Itabuna, Jacobina e Juazeiro
Ceará: Crato
Espírito Santo: Cachoeiro de Itapemirim
Goiás: Aparecida de Goiânia
Maranhão: Bacabal
Minas Gerais: Muriaé, Passos, Poços de Caldas e Sete Lagoas
Pará: Ananindeua e Tucuruí

Pernambuco: Jaboatão dos Guararapes
Piauí: Picos
Paraná: Campo Mourão, Guarapuava e Umuarama
Rio de Janeiro: Três Rios
Rio Grande do Sul: Erechim, Ijuí, Novo Hamburgo e São Leopoldo
São Paulo: Araçatuba, Araras, Assis, Bauru, Cubatão, Guarujá, Indaiatuba, Jaú, Limeira, Mauá, Osasco, Pindamonhangaba, Piracicaba, Rio Claro, São Bernardo do Campo e São José dos Campos

Os municípios pré-selecionados receberão visita da comissão de especialista para verificação da estrutura de equipamentos públicos e programas de saúde existentes. Esta será a segunda etapa do processo. A terceira etapa será a análise de projeto de melhoria destes equipamentos.

CONTINUE LENDO


Consignado Bradesco

Por meio de um convênio especial, o Bradesco está trazendo a você que é funcionário da Prefeitura Municipal de Brumado, Magnesita, Xilolite, EPCL e aposentado ou pensionista do INSS, vantagens exclusivas e as melhores condições do mercado para contratação do CRÉDITO CONSIGNADO BRADESCO. Confira:

  • Taxas Especiais;
  • Amplo Prazo para Pagamento;
  • Parcelas Descontadas em Folha de Pagamento;
  • Contratação Simples e Rápida:

Para mais informações, ligue para agência 3009-0 Bradesco Brumado tel. (077) 3441-3020/3814/2112/2113/3610 e fale com um dos gerentes do Bradesco.

Se preferir envie um e-mail para [email protected]



Rio de Janeiro contabiliza mais de 4 mil pessoas desalojadas por temporal

Foto: Divulgação

O Rio de Janeiro registra 4.087 desalojados e 395 desabrigados, além de dois mortos, devido ao temporal que atingiu o estado entre a noite da última terça-feira (10) e a manhã de quarta (11).  Na capital, 200 pessoas ficaram desalojadas e outras 50, desabrigadas, de acordo com o G1. Municípios da Baixada Fluminense decretaram estado de calamidade pública. Em Nova Iguaçu, foram contabilizados 900 desalojados e 200 desabrigados. Já em Queimados, o número chegava a 1.987 desalojados e 116 desabrigados. Em Japeri, havia mais de mil famílias desalojadas e 23 desabrigadas. Também foram atingidos os municípios de Belford Roxo – com 1.100 desalojados e seis desabrigados –, São João de Meriti – com mais de cem desalojados – e Mesquita – com 50 famílias desalojadas. Duque de Caxias e São Gonçalo também foram atingidos. 



Brumado: Projeto Melhor em Casa amplia e qualifica atendimento por meio do SUS

Será implantado no município de Brumado o “Projeto Melhor em Casa” que é idealizado pelo Governo Federal e desenvolvido pelo Ministério da Saúde. O referido programa irá oferecer atenção domiciliar a pacientes de diferentes casos, o que, certamente, irá aumentar ainda mais a qualidade dos serviços, fortalecendo ainda mais o status de referência na saúde regional e também desafogando a grande demanda do Hospital Magalhães Neto. Segundo o secretário municipal de Saúde, Claudio Feres, “a escolha de Brumado foi feita por meio da cooperação técnica entre o MS, a Sesab e a Fundação Estatal da Família, o que nos deixou muito satisfeitos, já que é um serviço de relevância”. Com a implantação do programa uma equipe multiprofissional será formada para prestar os serviços, a qual será composta por dois médicos, três técnicos de enfermagem, dois fisioterapeutas e um nutricionista, que irão contar com apoio de dois veículos, além de um coordenador dos serviços, sendo que as atividades serão realizadas em parceria com Fundação Estatal Saúde da Família. 



Brasil produzirá mais 19 itens considerados estratégicos pelo SUS

O país vai produzir mais 19 itens considerados estratégicos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), sendo 15 equipamentos e quatro medicamentos, usados principalmente em tratamentos cardíacos e renais. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, fez o anúncio nesta quarta-feira (11), ao participar do 6º. Encontro do Grupo Executivo do Complexo Industrial da Saúde (Gecis), afirmando ainda que a redução dos gastos com importação pode chegar a 25%, a depender do produto. A expectativa é de que, em cinco anos, a produção dos itens, que também atendem às áreas oftalmológica, oncológica, de transplante e diagnóstico e monitoração, economize R$ 5,5 bilhões aos cofres públicos. As 15 novas parcerias para desenvolvimento produtivo (PDPs) envolvem sete laboratórios públicos e oito privados e ajudam a consolidar a "segurança sanitária" no país, ao garantir o acesso de pacientes que precisam de tais medicamentos. "Essas parcerias permitem, de um lado, construir uma indústria inovadora, com grande produtividade e incorporação tecnológica, e, ao mesmo tempo, o que é o nosso diferencial, ampliar o acesso da população aos produtos. Modelos de países com inovação tecnológica onde só 10% têm acesso aos equipamentos e medicamentos não nos interessam", disse o ministro. Padilha ressalta que entre os equipamentos que fazem parte da parceria estão dois para hemodiálise, assim como marcapassos, eletrodos, stents coronários e arteriais, desfibriladores e cateteres.

Agência Brasil.



8 Marco Civil da Internet pode agilizar exclusão de conteúdo de 'vingança pornô'

Em debate na Câmara Federal, a nova versão do Marco Civil da Internet prevê novos mecanismos para retirar do ar de forma mais rápida imagens de pessoas que tiveram sexo ou sua nudez expostos sem autorização. De acordo com a Folha, o objetivo é coibir a chamada “vingança pornô” – ou revenge porn, em inglês – quando vídeos e fotos íntimas de um casal são compartilhados na internet por uma das partes para causar humilhação pública à outra. De acordo com a proposta apresentada nesta quarta-feira (11) pelo relator da matéria, o deputado Alessandro Molon (PT-RJ), a retirada do conteúdo será acelerada porque passará a ser discutida por um Juizado Especial, que poderá determinar a exclusão das imagens em decisão provisória. Segundo o texto, o provedor que tornar disponível o material gerado por terceiros poderá ser responsabilizado subsidiariamente pela divulgação quando, após o recebimento de notificação, não promover de forma diligente a impossibilidade de acesso a tal conteúdo. O parlamentar afirmou que a iniciativa é uma resposta aos casos de suicídio de adolescentes vítimas da vingança pornô. 

BN



Brumado: Fredinho prestigiou a Posse do novo Diretório do PT de Vitória da Conquista

Na noite da última sexta (06/12), ocorreu na sede do PT de Vitória da Conquista o ato de posse do Presidente e do Diretório eleito no último PED. O evento contou com a presença do prefeito Guilherme Menezes, dos deputados Waldenor Pereira e José Raimundo, do presidente da Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista, Fernando Jacaré (PT), além de diversas lideranças petistas e dos partidos que fazem parte da base do governo municipal. O presidente eleito do PT de Brumado, Luiz Frederico Rêgo, o Fredinho, esteve presente ao ato.

 O novo presidente do PT conquistense, Rudival Maturano, jovem bacharel em Direito com intensa participação nos movimentos sociais e estudantil, atual Coordenador de Juventude do Município de Vitória da Conquista, cobrou da militância maior envolvimento com o partido, destacando que pretende realizar uma gestão aberta e participativa e que vai buscar ouvir sempre dos mais experientes, inclusive procurando conhecer os fundadores do Partido em Vitória da Conquista.

Em Brumado, a posse do novo diretório ocorreu na noite desta terça-feira, dia 10, na sede do PT na Praça Pompílio Leite (Praça do Jurema). Sobre o ato em Brumado, no entanto, Fredinho destacou ter sido apenas “protocolar”, deixando para reunir a militância em momento posterior.



Banco do Brasil divulga edital de concurso com 8.630 vagas

O Banco do Brasil (BB) divulgou no Diário Oficial da União desta quarta-feira (11/12), o edital de abertura do novo concurso para escriturário. As vagas são para formação de cadastro de reserva para os estados de Alagoas, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, São Paulo e Tocantins. São, ao todo, 8.630 oportunidades, sendo 456 reservadas para deficientes. O salário oferecido é de R$2.732,04, sendo R$1.892 de vencimentos iniciais, R$472,12 de auxílio-refeição e R$367,92 de cesta-alimentação, para carga de 30 horas semanais. é preciso ter nível médio. Os aprovados serão contratados sob o regime celetista, com a carga de 30h semanais. As inscrições estarão abertas a partir desta quinta, 12 de dezembro e vão até o dia 7 de janeiro de 2014, no site da Fundação Cesgranrio, organizadora do concurso. A taxa é de R$ 40. As provas objetivas e a Redação estão marcadas para 9 de fevereiro.



Réus do mensalão passarão Natal e Ano Novo presos

Foto: Divulgação

Uma portaria publicada pela Vara de Execuções Penais (VEP) do Distrito Federal no último dia 20 de novembro elimina as chances de os condenados no julgamento do mensalão presos na penitenciária da Papuda terem direito a "saída especial" para comemorarem Natal e Ano Novo com seus familiares.
De acordo com o documento, assinada por cinco juízes, só poderão usufruir da saída os internos que tenham obtido autorização para trabalho externo ou que já tenham saído do presídio em outras saídas especiais nos últimos 12 meses.

Os principais condenados no mensalão que estão presos na Papuda não preenchem esses requisitos, como o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares e o ex-deputado Valdemar Costa Neto (PR-SP).

No entanto, seus advogados podem, apesar disso, requererem o benefício mesmo assim e aguardar uma decisão da Justiça. Pelas regras, os "internos"poderão deixar o presídio para o Natal no dia 24 de dezembro, às 10h, com retorno previsto para o dia 26, até as 10h. Já no Ano Novo, eles poderão deixar a Papuda no dia 30 e devem voltar até o dia 2 de janeiro, nos mesmos horários.

Agência Estado



Aplicativo do Banco do Brasil falha e permite acesso a conta corrente de terceiros

O aplicativo do Banco do Brasil para iPhone e Android apresentou uma falha na noite da última segunda-feira, dia 9, permitindo que clientes tivessem acesso à conta corrente de outros. Pelo Twitter, centenas de correntistas relataram o ocorrido ao banco, que informou que já tinha identificado o problema, sem riscos nas transações. Como é necessário ter a senha, nenhuma transação irregular foi efetuada. A mensagem “Identificamos o problema nos aplicativos. Mesmo sem riscos nas transações, suspendemos o acesso. Lamentamos o ocorrido” foi a resposta do banco aos clientes que entraram em contato pelo Twitter. O banco ainda não se posicionou oficialmente sobre a falha. Nesta terça-feira, dia 10, o aplicativo está funcionando normalmente.

Extra Online

 



Aulão Solidário para concurso da prefeitura de Livramento

O jovem livramentense Miron Barbosa irá promover em Livramento de Nossa Senhora, o 1º Aulão Solidário nos dias 13 e 14 de dezembro, para candidatos que irão fazer o concurso da Prefeitura Municipal de Livramento. As aulas serão ministradas no Centro Diocesano, e a participação é mediante a doação de 1 Kg de alimento, que serão doados para Casa dos Amigos da Saúde – CAASE.



Policiais baianos são tratados como “animais” em primeiro evento da Copa da FIFA

Foto: Divulgação

Policiais Militares de diversas companhias de todo o Estado da Bahia foram convocados para dar apoio logístico e garantir a segurança dos muitos chefes de estado e personalidades que vieram para o sorteio da Copa do Mundo da FIFA na última sexta-feira (6) na Costa do Sauípe.  Todavia, em contraste ao luxo e conforto do Governador do Estado, Jaques Wagner e dos figurões, estes guerreiros que se deslocaram de suas casas, ficaram ao ar livre, tendo que acomodar-se em papelões no chão, durante o frio daquela noite. Desprovidos de assistência, alimentos, água e até algum suporte, tiveram que suportar o desconforto. Nas imagens exclusivas conseguidas pelo Repórter Radiola, fica bem patente à forma com que os militares foram tratados no país da copa. 

Repórter Radiola



Convidados do aniversário da filha de ACM Neto são assaltados após a festa

Foto: Divulgação

Nem mesmo o prefeito ACM Neto conseguiu se livrar da onda de assaltos em Salvador. Na noite do último sábado (7), alguns convidados da festa de aniversário de uma das filhas do prefeito foram assaltados na saída do prédio. Segundo informações do site Bocão News, os assaltantes estavam armados e levaram objetos de alguns dos convidados do gestor. O aniversário era prestigiado por muitos políticos, amigos, autoridades e familiares do prefeito ACM Neto. Após o roubo, várias viaturas da Polícia Militar foram ao local em busca dos bandidos, mas não conseguiram captura-los.



Brumado: O lutador Hugo disputará cinturão de MMA em Livramento

Os atletas brumadenses Hugo Topázio e Iris Dogão, revelados pelo Projeto social Capoeira na Escola do Grupo Topázio e da Academia Aranha Team Jiu-jitsu, participarão sábado dia 14 de dezembro do evento de MMA Livramento Kombat Championship na cidade de Livramento-BA.

            Hugo fará a luta principal da noite valendo o cinturão da organização na categoria até 83KG, enfrentado o atleta Fabinho da cidade de livramento, que reside e treina em Salvador.



Acidente com carreta que transportava torre eólica interdita BR-030, próximo a Guanambi

Foto: Caetité Notícias

Na manhã desta segunda-feira (9), um acidente envolvendo a carreta que fazia transporte de uma torre eólica da empresa Renova deixou o trânsito interditado por volta das 11h30 da manhã na BR-030. a carreta de placa ESU 2151, de Américo Braziliense-SP , que ia sentido Caetité/Guanambi, quando o condutor perdeu o controle do veículo e acabou saindo da pista.

A carreta ficou atravessada na rodovia, bloqueando os dois sentidos da via. Um guincho foi acionado e a Polícia Militar prestou apoio para sinalização da pista e controle de tráfego. A pista foi liberada quase quatro horas depois.



10 de Dezembro, Dia Universal dos Direitos Humanos

Foto: Divulgação

Hoje, dia 10 de dezembro, é o Dia Universal dos Direitos Humanos. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas, quando foi aprovada a Declaração Universal dos Direitos Humanos, em 1948 na Assembleia Geral da ONU. O documento é a base da luta universal contra a opressão e a discriminação, defende a igualdade e a dignidade das pessoas e reconhece que os direitos humanos e as liberdades fundamentais devem ser aplicados a cada cidadão do planeta. Os direitos humanos são os essenciais a todos, sem que haja discriminação por raça, cor, gênero, idioma, nacionalidade ou por qualquer outro motivo. Eles podem ser civis ou políticos, como o direito à vida, à igualdade perante a lei e à liberdade de expressão. Podem também ser econômicos, sociais e culturais, como o direito ao trabalho e à educação e coletivos, como o direito ao desenvolvimento. A garantia dos direitos humanos universais é feita por lei, na forma de tratados e de leis internacionais, por exemplo.

Metro1



Brumado: Embasa oferece vantagens para negociação de débitos

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), está oferecendo condições especiais para consumidores em débito com a empresa regularizarem a situação. A Embasa oferece vantagens como condições especiais de parcelamento e negociação pelo valor histórico do débito, além da isenção de taxas nos serviços de religação de água e emissão de segunda via de fatura.

Os interessados devem  se dirigir à Loja de Atendimento da Embasa na sua cidade, munidos de RG, CPF, conta da Embasa ou número de matrícula, escritura ou documento que comprove o vínculo com o imóvel.

 



'É uma honra reunir todos os ex-presidentes', diz Dilma Rousseff sobre viagem à África do Sul

A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta segunda-feira (9) que a ida à África do Sul, ao lado dos ex-presidentes Lula, José Sarney, Fernando Henrique Cardoso e Fernando Collor, "é uma demonstração de que as eventuais divergências no dia a dia não contaminam as posições do Estado Brasileiro". O grupo, que irá acompanhar o funeral do líder Nelson Mandela, no próximo dia 14 de dezembro, viajou na tarde desta segunda. A previsão de chegada é no início da madrugada, por volta da 1h no horário local (21h em Brasília). Esta é a primeira viagem, desde a redemocratização, em que todos os presidentes brasileiros vivos fazem juntos. "É uma honra poder reunir todos os ex-presidentes num objetivo comum", disse a presidente. Dilma e os ex-presidentes se encontraram pela última vez na posse dos integrantes da Comissão da Verdade, em maio de 2012, em Brasília.

Folha de São Paulo



Autoridades decretam que Lajedinho terá de ser reconstruída

Foto: Jornal Expresso

A tragédia de Lajedinho obrigará as autoridades a promover uma reconstrução quase que completa da cidade. O fato foi atestado pelo ministro da Integração nacional, Francisco Teixeira, e pelo secretário estadual da Casa Civil, Rui Costa, em visita à cidade na companhia do governador Jaques Wagner na tarde desta segunda-feira (9). Após a morte de 12 pessoas até agora e centenas de casas atingidas, o município de cerca de 4 mil habitantes tem um rastro de destruição e tristeza em diversas ruas. O foco das autoridades é a destruição e reconstrução das residências que ficam à margem do córrego que represa o Rio Saracura, além do alargamento deste mesmo canal, para que em uma eventual cheia tenha condições de suportar a vazão das águas. As residências serão remanejadas para uma área mais alta da cidade, de forma que não seja possível uma nova enchente destruir as casas. “Amanhã (terça, 10) vem uma equipe de engenharia para fazer o levantamento, tecnicamente, de qual tipo de canal pode ser feito aqui. O canal tem que ser alargado. Depois disso, temos que retirar, projetar e construir as novas casas no alto”, explicou Rui Costa. Já o ministro atesta que Lajedinho precisa ser “repensada”. 

Ele defende um projeto totalmente novo de drenagem urbana, devolução do curso do Saracura ao curso original e aumento da calha do canal para que dê condições de suportar as cheias eventuais. “Até mesmo os prédios municipais vão ter que sair de onde estão e ir á para o alto. A Prefeitura e o mercado municipal, por exemplo, foram muito danificados”. A quantidade de recursos ainda não está definida, porém, para promover a reconstrução da cidade. Teixeira explica que a responsabilidade pelo início do processo é do Governo do Estado, que deverá fazer um projeto técnico e apresentar ao Ministério. A partir daí, começará o processo de negociação para definir as contrapartidas financeiras e só então dar início às intervenções. Para Rui Costa, o projeto elaborado pelos técnicos do estado deverá estar pronto até a semana que vem. 

 

CONTINUE LENDO