ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Inscrições para a 25ª edição da Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas já estão abertas

Escritório Malaquias Advogacia e Assessoria Jurídica estará em novo endereço a partir de abril; confira

Brumado: Após decisão da Justiça, quase 50 beneficiados com prisão domiciliar vão cumprir pena em casa por tempo integral

Familiares de presos protestam contra suspensão de visitas e apontam opressão no Conjunto Penal de Brumado

Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria

Brumado: Homem acumula embalagens de remédios há 30 anos em sua residência

Suspeito de liderar organização criminosa na Bahia é preso em Minas Gerais

Empresária morre vítima de latrocínio em Cândido Sales; ela estava no sítio da família

Moradores do Bairro Novo Brumado enfrentam há 30 anos problemáticas com galeria pluvial

Vacinas contra dengue vencem em 30 de abril, mas encalham nos postos de saúde

Após polêmica com o recém chegado diretor do Conjunto Penal de Brumado, Seap designa policial penal para o cargo interinamente

Março Azul Marinho - Coloproctologista da Clínica Mais Vida alerta sobre a importância da prevenção contra o câncer colorretal

Mulheres ganham 17,3% a menos que homens na Bahia, aponta Relatório

Ponte desaba nos EUA após ser atingida por navio com destino ao Sri Lanka

Jovem é morto com golpes de faca em cavalgada no município de Planalto

Ex-vereador é internado em estado grave após sofrer atropelamento em Vitória da Conquista

Integrantes das polícias Civil e Técnica aprovam nova reestruturação salarial

Brumado: Vereador Amarildo Bomfim desiste da sua pré-candidatura a prefeito e declara apoio à Fabrício Abrantes

Governo do Estado entrega ambulâncias e equipamentos de saúde para mais de 180 municípios da Bahia

Casal gay é condenado por matar e ocultar corpo de amiga no sudoeste da Bahia



BUSCA PELO ARQUIVO "11/2019"

Reunião com pré-candidatos a vereadores amplia base de apoio a Fabrício Abrantes em Brumado

Foto: Divulgação

Em reunião realizada na noite desta quarta-feira (27), o pré-candidato à prefeitura de Brumado e presidente do Partido Democratas (DEM), Fabrício Abrantes, promoveu a filiação de novos membros da sigla e manteve diálogo com pré-candidatos a vereador. O encontro serviu também para orientar os novos filiados sobre as regras eleitorais para a disputa de 2020 e apresentar o planejamento da pré-campanha para o mês de dezembro. Na ocasião, os pré-candidatos ouviram sobre a importância das atividades de pré-campanha, bem como sobre as ações que podem, ou não, serem realizadas, sempre obedecendo as leis eleitorais. Ao final do encontro, Fabrício ressaltou a importância da adesão de novos nomes ao partido e ao projeto. “É muito bom saber que há tantas pessoas interessadas em participar do nosso projeto de construção de um plano de governo que atenda as necessidades de Brumado. Ressalto que o objetivo maior de uma filiação não deve ser unicamente o desejo de se candidatar, mas de participar ativamente das discussões políticas de Brumado, pois só assim construiremos uma cidade melhor. O apoio destes pré-candidatos a vereadores é de suma importância e vejo neles também o desejo de mudança e contribuição para uma nova Brumado”, disse.



Caetité: Polícia prende homem suspeito de abusar sexualmente da própria filha de seis meses

Foto: Marcos Oliveira l Sudoeste Bahia

As polícias Civil e Militar, cumpriu na tarde desta quarta-feira (27), no município de Caetité, a 100 km de Brumado, mandado de prisão contra um homem de 34 anos suspeito de abusar sexualmente da própria filha, um bebê de seis meses de idade. Segundo a Polícia, ele nega as acusações. Segundo o site Sudoeste Bahia, Eliseu Carlos Pereira dos Santos teve o mandado de prisão expedido pela Justiça de Caetité, após a mãe denunciar o companheiro à Polícia. De acordo com mãe que não teve o nome revelado, ela passou a desconfiar de marcas no corpo da criança, suspeitando dos abusos, e a encaminhou para a filha para uma unidade de saúde em Guanambi. Profissionais da unidade desconfiaram dos hematomas e acionaram a polícia, que requisitaram exames específicos, os quais comprovaram os abusos sexuais. O pai da bebê foi detido dentro da casa onde residia com a companheira. Eliseu permanece preso à disposição da justiça. Ele deve responder pelo crime de estupro de vulnerável.



Moradores denunciam envenenamento de animais na zona rural de Brumado

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

Moradores de Brumado têm realizado diversas denuncias sobre registros de envenenamento de animais na cidade. É o caso dos moradores das comunidades de Tanquinho e Riacho Fundo, zona rural do município. Segundo os moradores das localidades, na manhã de terça-feira (26), cerca de 11 animais foram encontrados mortos em uma residência da Fazenda Riacho Fundo, entre eles, 8 gatos, uma cadela e dois patos. A suspeita é de envenenamento. "Foram envenenados com algum tipo de alimento ou na água, porque morreram cachorro, gatos e patos, então eles beberam ou comeram algo que continha veneno", relatou o morador ao 97NEWS. "Dá uma revolta na gente porque não entendemos como uma pessoa faz isso. A gente quer cuidar bem e outra faz maltrata, é muito triste", diz. A pena para maus-tratos a animais é de três meses a um ano de prisão e multa. Em caso de morte do animal, a punição pode ser aumentada de um sexto a um terço da pena.

Foto: Manu Nunes l 97NEWS


Brumado: Golpista continua atuando, e mais uma vítima caiu no falso depósito bancário

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Um conhecido golpe que vem sendo aplicado, não só na cidade de Brumado, como também há registros de vítimas em outros municípios como Caculé e Vitória da Conquista. O falso depósito bancário fez mais uma vítima em Brumado. Dessa vez, o golpe foi aplicado na dona de casa, Héllen Dias dos Santos, de 32 anos, moradora do bairro São José. O suspeito que já é um velho conhecido da polícia local, já aplicou golpes em um morador da cidade de Tanhaçu, no qual o mesmo comprou um veículo Fiat Uno e, em seguida, escondeu o carro em uma localidade na zona rural de Brumado, após a vítima descobrir o golpe e denuncia-lo à Polícia Civil. No município de Caculé, o mesmo suspeito foi preso acusado de aplicar o mesmo golpe e comprando um veículo Agile. Não há informações se ele chegou a ser preso pelo crime. Héllen Dias, outra vítima de Brumado que acabou caindo no golpe da falso depósito, em entrevista ao 97NEWS relatou que havia comprado o celular da marca Samsung (modelo A10), e pretendia vende-lo para pagar dívidas. Ela ainda conta que colocou o parelho para vender em anúncios na rede social e, que o suspeito entrou em contato com ela mostrando interesse pelo smartphone. "Ele me mandou mensagem pedindo o número da conta para depositar o valor, em seguida veio na minha residência e apresentou o comprovante de depósito. Como havia o comprovante, eu entreguei o aparelho à ele. Mas no dia seguinte fui na lotérica verificar o depósito, não havia nada lá", conta a dona de casa. Ainda segundo Héllen, ao procurar a delegacia para registrar a ocorrência, ficou sabendo que o suspeito já era um velho conhecido da polícia brumadense. "Com base nas características de cor da pele, altura, tatuagem e outros detalhes, a polícia chegou ao nome do suspeito e me mostrou fotos, momento que me foi relatado quem seria o criminoso", disse ao site. Segundo Santos, o golpe aconteceu na última semana e até agora o suspeito não foi preso. "O que me deixa chateada é que o meliante está solto por ai, já cometeu outros crimes e continua atuando. Eu agora estou sem o meu celular e as dívidas, porque seria com ele que eu pagaria as contas", comenta Héllen. De acordo com a vítima, o suspeito inclusive estaria ferido na perna e sempre faz curativos no Hospital Municipal. "Já passei essas informações para a Polícia, mas nada foi feito. Todos sabem quem ele é, só questiono. Porque ele está solto?" lamenta a dona de casa. Conforme Héllen, o nome do suspeito não foi divulgado para não atrapalhar às investigações.

 



Brumado: Aprovados no concurso público da Saúde tomaram posse nesta quarta (27)

Foto: Divulgação

Na manhã desta quarta-feira (27), tomaram posse na sala de reuniões da Prefeitura Municipal de Brumado, os novos concursados que foram aprovados no último certame para a área da Saúde. Composto por técnicos de enfermagem, laboratório e enfermeiros, os novos membros da Secretaria Municipal de Saúde vão atuar em Postos de Saúde e no Hospital Geral Professor Magalhães Neto. Ainda na reunião, foram dadas informações importantes para conclusão do processo de efetivação. 

 



TRF-4 decide se anula condenação de Lula no caso do sítio de Atibaia

Foto: Reprodução

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) decide nesta quarta-feira (27) se anula a condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em primeira instância no caso do sítio de Atibaia (SP). O julgamento começou às 9h. Já falaram os advogados, e, às 11h10, o juiz João Pedro Gebran Neto iniciou seu voto. Outros dois magistrados votarão. Fora da cadeia desde o último dia 8, Lula já atingiu a marca de um sexto da pena cumprida na condenação do tríplex de Guarujá (SP), que garante que ele não voltará ao regime fechado nesse processo. Dessa forma, o caso do sítio pode ser decisivo para a liberdade do petista, já que há uma articulação no Congresso Nacional para a volta da prisão de condenados em segunda instância, derrubada pelo STF no último dia 7. Em fevereiro, a juíza Gabriela Hardt condenou Lula a 12 anos e 11 meses de prisão por ter aceito benfeitorias no sítio em troca de favorecimento a empreiteiras em contratos na Petrobras.



Brumado: Acontece em dezembro, mais uma edição do 'Futebol Solidário' com jogadores profissionais e amadores

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

No dia 08 de dezembro acontece em Brumado, a terceira edição do "Futebol Solidário" com jogadores amadores e profissionais que representam clubes do Brasil e do Mundo. O evento acontece no campo Society da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), a partir das 09 horas da manhã. Como em todos os anos, o objetivo do encontro entre jogadores de Brumado e Região é, além de uma confraternização entre amigos, arrecadar alimentos não perecíveis para ser doados à famílias carentes. Na última edição realizada em 2018, foram arrecadados cerca de 800 kg de alimentos e cerca de 150 famílias de Brumado foram beneficiadas. Segundo os organizadores, a expectativa deste ano é arrecadar 1 tonelada de alimentos. Para esta edição, a organização já anunciou as presenças de jogadores famoso como: Alan Pinheiro, do futebol japonês; Norberto e Willian Farias, do Sport; Artur do clube Columbus dos Estados Unidos; Éder Silva, ex-Bragantino e Paulo Emílio, ex Bahia. Segundo o radialista André Luiz, com os alimentos arrecadados serão montadas cestas básicas para serem doadas a famílias carentes do município. "Estamos chegando na terceira edição, e como no ano passado, esperamos arrecadar mais um pouquinho. Quem sabe uma tonelada? Esse é um evento solidário, leve seu quilo de alimento e ajude uma família carente de nossa cidade, além do mais, vai ser um momento de você conhecer os jogadores que hoje participam do futebol brasileiro e mundial", destacou Luiz. Por tanto, todos convidados para o dia 08 de dezembro na sede da AABB de Brumado, às 09 horas da manha para o 3ª Futebol Solidário.



Brumado: Pacientes do TFD relatam falta de banheiro em ônibus que faz linha para Salvador; Sesau diz que vai resolver situação

Foto: Ilustrativa

Pacientes do Tratamento Fora do Domicílio (TFD), de Brumado, que fazem exames e outros procedimentos médicos em Salvador e Vitória da Conquista, relataram que um dos ônibus em que são transportados não possui banheiro. Segundo eles, o motorista tem que parar na rodovia para os pacientes fazer as necessidades. "Não é em todos os ônibus, mas tem um que quando eles [prefeitura] colocam para levar a gente, não tem banheiro", relata um paciente que não quis se identificar. Ainda segundo os pacientes, além do sofrimento com o tratamento, eles tem que passar por um constrangimento desses. "Muitos de nós retornamos com dores, ânsia de vômito e precisamos sempre ir ao banheiro, mas nem sempre o ônibus que eles fornecem tem o sanitário", afirma outro paciente do TFD. De acordo com os usuários, alguns pacientes que estão com câncer e fazem a radioterapia ou quimioterapia são os que mais sofrem. “A secretaria de saúde tem conhecimento da situação”, declarou uma das acompanhantes. Em resposta, a Secretaria Municipal de Saúde informou que o ônibus do TFD sai todos os domingos, terças e quintas-feiras a noite e, retorna de Salvador às segundas, quartas e sextas-feiras. "Esse ônibus tem ar-condicionado, banheiro conforme reza o contrato. O que acontece é que, as vezes nós temos pacientes que viajam para Salvador nas segundas e quartas, que são ônibus extras, que é quando a gente atinge um número máximo de pacientes, e ai, mandamos um segundo veículo, e nesse ônibus, realmente não tem banheiro", afirma Claudio Feres, secretário de saúde. Ainda segundo ele, a partir do mês de dezembro, em acordo com a empresa terceirizada da prefeitura, serão ampliadas as paradas para este tipo de veículo. "Nós vamos realizar paradas de uma hora, e vamos pedir a empresa que faça um relatório fotográfico de cada local de parada e vamos afixar no TFD do município para todos os pacientes verificarem as paradas", esclareceu Feres. De acordo com o secretário, além dessas paradas programadas, se por algum motivo o paciente precisar, como em casos de emergência, a empresa está determinada a realizar. "O ônibus não vai parar apenas nesses locais definidos, se em algum caso de emergência o paciente precisar, o motorista está autorizado parar, tanto o micro-ônibus sem banheiro como o que tem o sanitário", disse o secretário de saúde do município.



Operação conjunta descobre fraude em posto de combustível de Vitória da Conquista

Foto: Divulgação l Polícia Civil

Uma ação conjunta da Polícia Civil (DRFR), Secretaria da Fazenda e IBAMETRO, deflagrada na terça-feira (26), culminou com a descoberta de fraude na venda de combustíveis em um posto situado no Km 827 da BR-116, no município de Vitória da Conquista, a 130 km de Brumado. Mecanismos engenhosos foram criados para fraudar a quantidade e qualidade dos combustíveis comercializados pelo posto, causando aos consumidores sérios prejuízos financeiros e graves danos à mecânica dos veículos. Um inquérito policial foi instaurado na Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) para apurar a prática de crime contra a ordem econômica e o delito de fraude processual. Segundo a Polícia, o gerente do posto chegou a fugir,  mas foi localizado por uma equipe da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) no município de Caetité. O proprietário do estabelecimento deverá se apresentar na Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Vitória da Conquista nos próximos dias, onde também será interrogado.



Morre o humorista Rapadura de 'A Praça é Nossa'

Foto: Divulgação

O humorista Charles Guttenberg, conhecido como Rapadura, famoso por participar do programa “A Praça é Nossa”, do SBT, morreu na tarde de terça-feira (26), segundo o programa Tricotando, da RedeTV!. De acordo com as informações, ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em um hospital de Jundiaí, no interior de São Paulo. O humorista passou por uma operação, mas devido a complicações do processo, precisou permanecer internado e veio a falecer. O sobrinho do humorista, Alisson Bruno, publicou uma mensagem em seu Instagram lamentando a morte do tio. “Acabei de perder meu tio. Para sempre vou ter amar”, escreveu. Uma mensagem publicada no perfil do humorista já havia adiantado que o estado de saúde era delicado: “Infelizmente o estado da saúde do Rapadura é grave. Ele continua na UTI, continuem orando por ele”, disse o texto. Marcelo Benny, o Bananinha, que era parceiro de trabalho de Rapadura explicou como o estado de saúde do colega piorou após ele passar pela operação. Charles estreou no “A Praça é Nossa” em 2004, junto de Dedé Santana. No ano seguinte, eles fizeram parte de “Dedé e o Comando Maluco”, transmitido aos domingos no SBT.



27 de Novembro - Dia Nacional de Combate ao Câncer alerta para a prevenção da doença

Foto: Divulgação

Equilibre sua rotina, conheça seu corpo, cuide-se e seja um aliado no combate ao câncer. Esta moléstia está aí e não escolhe gênero, cor de pele ou classe social. Observe alterações no funcionamento do seu corpo, procure avaliação médica de forma precoce. Prevenir é o melhor remédio e muitas vezes, quando o diagnóstico se dá no início da doença, pode-se conseguir a cura e/ou minimizar a dor e o sofrimento! AME-SE! Todos juntos contra o câncer. Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545  /  (77) 99951-4755  /  (77) 99180-9496 / (77)  3441-4500 / (77) 9.9989-6868.



Eleições 2020: Pré-candidatos testam 'lives' e enquetes nas redes sociais para medir popularidade em Brumado

Foto: Composição l 97NEWS

Pré-candidatos já começaram a testar as redes sociais, em busca de uma vaga para à prefeitura em 2020. O uso da ferramenta serve para saber se a popularidade pode ajudar ou atrapalhar em suas candidaturas. Enquanto novatos contam com “lives” e enquetes para sondar seus seguidores, pré-candidatos experientes são mais céticos quanto à relação entre internet e eleitores. Restando menos de um ano para a próxima eleição, a estratégia dos pré tem sido estar presente nas ferramentas mais populares e agir na rede como ação complementar de divulgação dos conteúdos, abrindo espaço para reação instantânea de seguidores. Fabrício Abrantes, Dr. Geraldo Azevedo, o atual prefeito Eduardo Vasconcelos, Dr. Tiago Amorim e o vereador Zé Ribeiro, estão entre os nomes em duas enquetes divulgadas esta semana para definir votos. Isso pode comprovar uma nova tendência, pelo fato da forte movimentação entre os seguidores dos principais nomes citados ao cargo de prefeito para 2020 em Brumado. Diante do alto envolvimento da população nessas enquetes, não apenas votando, mas também manifestando opiniões sobre os nomes apresentados, é possível perceber uma discussão maior nas redes sociais, se transformando em um espaço democrático e importante para as eleições do município. Mas, outros se preocupam, por outro lado, com o impacto negativo que os séquitos de seguidores nas redes podem ter sobre a democracia. Alguns comentários podem ser mais agressivos e levar ambas as partes para uma briga nos tribunais de justiça. Mas também existe o outro lado da história. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o eleitor que fizer uma enquete nas redes sociais perguntando em quem seus amigos pretendem votar no período eleitoral, pode ser multado. A punição está prevista no artigo 23 da Resolução 23549/2017 do TSE. O texto prevê que “é vedada, no período de campanha eleitoral, a realização de enquetes relacionadas ao processo eleitoral”. De acordo com o TSE, porém, para que seja aplicada a cobrança, é preciso investigação por parte do Ministério Público Eleitoral e condenação por descumprimento da legislação.



A4 Veículos comemora quatro anos no mercado de Brumado e região

Foto: Divulgação

Novembro é o mês de aniversário da A4 Veículos, mas quem ganha o presente é você. A loja preparou uma série de ofertas especiais para comemorar a data e presentear os clientes com condições especiais. A A4 está celebrando quatro anos no mercado! Não perca essa chance de adquirir o seu veículo próprio com as melhores condições de pagamento. Passe agora mesmo na concessionária e aproveite os descontos. A loja fica localizada na Avenida Centenário, 1400, no Bairro Novo Brumado. Você também pode acessar www.a4veiculos.com.br e conhecer todas as novidades da concessionária.  O telefone é (77) 3441-4555.



Salvador entra em nível de alerta máximo com chuva forte

Foto: Dielson Pereira l 97NEWS

A Capital Baiana registra chuva forte deste segunda-feira (25) e nesta terça-feira (26) entrou em alerta máximo. A Defesa Civil de Salvador emitiu 'alerta máximo' devido a notificação de risco muito alto para deslizamento. O mau tempo causa transtornos em diversos pontos da cidade. Nas últimas 72 horas, bairros de Salvador chegaram a acumular 54 mm em nível pluviométrico. Outros bairros chegaram a acumularam 10,8 e 8,4 mm. Em alguns pontos da cidade, foi possível notar locais alagados, por conta do acúmulo de água e trânsito lento. A prefeitura registrou até às 11h, desta terça-feira, 128 ocorrências. Foram oito alagamentos de área, 42 alagamentos de imóveis, sete ameças de desabamento, 13 ameaças de deslizamento, duas árvores caidas, três desabamentos de imóveis, sete deslizamentos de muro, quatro desabamentos parciais, 40 deslizamentos de terra, um destelhamento de imóvel, uma infiltração. O tempo deve continuar chuvoso em Salvador, pelo menos, pelos próximos três dias, conforme aponta o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A previsão hoje (26) é de tempo nublado a encoberto, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. A temperatura mínima fica em 23ºC e a máxima 29ºC. Conforme a previsão do Inmet, o tempo vai começar a melhorar a partir de quinta-feira (28), quando os termômetros devem subir, com máxima prevista de 31ºC e mínima de 24ºC, mas ainda com previsão de céu nublado a parcialmente nublado, com chuva isolada.



Brasil e Chile vão receber R$ 17 bi de investimentos em energia renovável até 2022

Foto: Divulgação

Nesta terça-feira (26), a companhia de energia Enel divulgou que vai investir cerca de R$ 17,7 bilhões em energia renovável na América Latina entre 2020 e 2022. Segundo a empresa, a maior parte do aporte será destinada ao Brasil e ao Chile. No Brasil, o crescimento será principalmente influenciado por acordos de compra de energia com grandes consumidores comerciais e industriais. Atualmente, a empresa é a maior operadora privada de energia elétrica do mundo e prevê uma expansão de 5,4 GW de geração com fontes renováveis vinda de contratos com grandes consumidores principalmente no Brasil e nos Estados Unidos. A Enel planeja investir ao todo EUR 28,7 bilhões (o equivalente a R$ 133,63 bilhões no câmbio atual) em suas operações globais de 2020 a 2022, 11% a mais que o aportado de 2017 a 2019. Metade do montante, segundo a marca, será destinado ao aumento do uso de fontes renováveis. A companhia deve aplicar o equivalente a R$ 67 bilhões para desenvolver 14,1 GW em capacidade de energia renovável até 2022. A meta da empresa é ter toda sua energia vinda de fontes renováveis até 2050. Ainda no Brasil, a empresa constrói hoje o maior parque eólico e o maior solar da América do Sul, ambos no Piauí. O solar, chamado de São Gonçalo, terá 608 MW de capacidade instalada quando estiver em operação, em 2020. Já o parque eólico Lagoa dos Ventos, será o maior da empresa no mundo. Quando estiver concluído, em 2021, terá 717 MW de capacidade instalada. 



Caetité: Educadores saem em caravana para difundir legado de Anísio Teixeira na Bahia

Foto: Divulgação

Um ônibus com 24 pessoas, sendo a maior parte educadores baianos, sairá, nesta terça-feira (26), de Salvador, passando por Jequié e Vitória da Conquista, até Caetité, terra natal de Anísio Teixeira, na primeira etapa da caravana, que integra o projeto “2020: Ano Anísio Teixeira”. Segundo a Secretaria Estadual de Educação, o projeto tem como objetivo resgatar a memória e celebrar o legado de um dos maiores educadores brasileiros. Em Salvador, Anísio Teixeira foi um dos idealizadores do Centro Educacional Carneiro Ribeiro (Escola Parque) no final da década de 1940, e colocou em prática parte de sua concepção na educação pública. Na época, o educador propôs tempo integral na escola, com variadas atividades e, em 1950, inaugurou o Centro Popular, depois Centro Educacional Carneiro Ribeiro e atual Escola Parque. De acordo com a programação desta terça, às 16h, acontecerá o ato inaugural, com descerramento de placa memorial da caravana, além de apresentações de fanfarras escolares e da Banda de Chorinho. A atividade contará com a presença do secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues. Em Caetité, a caravana desembarca na quinta-feira (28), para um dia inteiro de atividades com reuniões, mesa redonda e outros eventos que contam a história dos 120 anos de Anísio Teixeira na Bahia.



Empresário Genival Moura Matos é o novo presidente da Apae de Brumado

Foto: Divulgação

Na última quinta-feira (21), a Apae de Brumado realizou eleição para escolha da nova diretoria que irá presidir a Associação por dois anos. O presidente eleito por aclamação é o empresário Genival Moura Matos para o biênio 2020/2022. Moura assumiu o lugar da dinâmica Solidade Brandão que realizou um excelente trabalho junto a Apae, em especial, melhorias em sua estrutura física e uma série de melhorias que vem colocando a Apae de Brumado em destaque. De acordo com o novo presidente Genival Moura, a nova diretoria tem a missão de dar continuidade aos projeto em andamento assim como buscar recursos para que a Apae continue avançando com projetos voltados para a reabilitação de seus alunos. “Agradeço aos pais, alunos, funcionários, associados, e todos da ex-diretoria da Apae pela aclamação. Estou feliz em poder representar uma instituição tão importante em nosso município”, disse Genival Moura. A diretoria eleita que irá presidir a Apae pelos próximos dois anos é a seguinte: Presidente - Genival Moura Matos; vice-presidente - Maria Solidade Barbosa de Souza Brandão; 1° secretária - Rita de Cássia Leite Viana; 2° secretária - Maria Gorete Souza C. da Silva; 1° financeiro - Raimundo Lima Dias; 2° financeiro - Manildo Castro Silva; Diretora de Patrimônio - Hionett Silva Galvão; Diretora Social - Guita Abaliac Azevedo. A posse ocorrerá no dia oito de janeiro de 2020. 



Flamenguista bebeu na comemoração da Libertadores e não pôde participar de campanha do Hemoba; saiba os cuidados na hora de doar sangue

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

Um voluntário de várias campanhas, mas que desta vez teve que retornar para casa sem doar sangue, o flamenguista Juvenil Carlos, de 49 anos morador do distrito de Tranqueiras em Ituaçu, ficou impedido da colaborar com a causa nobre na última segunda-feira (25), 'Dia Nacional do Doador de Sangue', evento que aconteceu no hemocentro de Brumado. O alerta serve para todos que pretendem doar sangue e, precisam tomar alguns cuidados antes de procurar um hemocentro. No caso de Juvenilson, ele foi impedido de ajudar na campanha devido ao consumo de álcool no fim de semana durante a comemoração do título do Flamengo na Libertadores no sábado (23) e, no domingo (24), já consagrado campeão do Brasileirão 2019. "Não sabia que não podia doar se fizesse o consumo de bebida alcoólica, mas chegando aqui as enfermeiras me orientaram que não podia. Fiquei um pouco triste, mas ao mesmo tempo alegre pelo título do Flamengo. Mas isso não significa que eu não vou doar mais, na próxima vez, estarei sim aqui no Hemoba de Brumado para ajudar as pessoas que necessitam de sangue", esclareceu o torcedor rubro-negro. Assim como Carlos foi orientado, outros doadores devem prestar a atenção nos cuidados antes de procurar um hemocentro. 

Salgados e bolo foram servidos aos doadores após a campanha - Foto: Manu Nunes l 97NEWS

Há critérios que permitem ou que impedem uma doação de sangue, que são determinados por normas técnicas do Ministério da Saúde, e visam à proteção ao doador e a segurança de quem vai receber o sangue. Por exemplo: Impedimentos temporários (Febre; Gripe ou resfriado; Gravidez; Uso de alguns medicamentos; Pessoas que adotaram comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis). Além disso, pessoas que acabaram de realizar procedimentos cirúrgicos. Outros impedimentos são os definitivos como: Hepatite após os 10 anos de idade; Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue: hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas; Uso de drogas ilícitas injetáveis e Malária. Também é bom observar os intervalos para doação. Homens: 60 dias (até 4 doações por ano) e Mulheres: 90 dias (até 3 doações por ano). Existem cuidados pós-doação como: Evitar esforços físicos exagerados por pelo menos 12 horas; Aumentar a ingestão de líquidos; Não fumar por cerca de 2 horas; Evitar bebidas alcoólicas por 12 horas; Não dirigir veículos de grande porte, trabalhar em andaimes, e outros cuidados.

 



Otorrinolaringologista da Clínica Mais Vida destaca a importância do exame de vídeo endoscopia nasal

Foto: Divulgação

Seu nariz vive sempre obstruído, você tem dificuldade para respirar pelo nariz ou apresenta sangramento nasal ou ressecamento nasal recorrente? O otorrinolaringologista chama a atenção para a necessidade de exames que auxiliem no diagnóstico e a escolha do melhor tratamento para que volte a ter uma vida saudável. Entre os exames está a vídeo endoscopia nasal, procedimento que tem como objetivo o exame detalhado da cavidade nasal, possibilitando ao médico uma visualização mais ampla de todas as estruturas do nariz (septo nasal, cornetos, meatos, mucosa do nasal, assoalho da fossa nasal, véu palatino) até a rinofaringe. O especialista da Clínica Mais Vida salienta que uma vídeo endoscopia nasal (nasofibroscopia) é um exame muito útil no diagnóstico de algumas condições, tais como - Desvio de septo nasal; Hipertrofia dos cornetos nasais; Hipertrofia de adenoide; Sinusite; Tumores nasais; entre outros. Portanto, ao sentir qualquer um dos sintomas procure o otorrinolaringologista para uma avaliação o quanto antes e evite problemas maiores com a saúde de seu nariz. Respire Bem, Viva Melhor! Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 9.9989-6868.

 



Em sua 4ª edição, caminhada 'Passos que Salvam' reúne multidão em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Simultaneamente ocorrendo em 500 cidades do Brasil, a Caminhada Passos que Salvam vem se consagrando como um dos maiores eventos solidários do país. Como forma de conscientizar a população sobre o diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil, em Brumado foi realizada no último domingo (24), a 4ª edição do evento que levou uma multidão às ruas da Capital do Minério. Segundo os organizadores, mais uma vez, a população abraçou a causa em apoio ao Hospital do Câncer de Barretos, o Hospital do Amor. A caminhada saiu da Avenida Centenário com destino à Praça Coronel Zeca Leite (Praça da Prefeitura), onde a concentração aconteceu e teve shows com artistas locais. Eduardo Silva, que faz parte da comissão da Casa de Apoio dos Amigos da Saúde (Caase), em Barretos destacou que o evento bateu recorde de público. “Brumado está de parabéns, estou emocionado. Os brumadenses abraçaram o projeto da Caminhada Passos que Salvam rumo ao tratamento do câncer. Garanto a vocês que, de longe, esta é a maior caminhada que está sendo feita em prol do Hospital do Amor em todo Brasil”, declarou. A organização ainda não divulgou o balanço final de quantas pessoas participaram do evento deste ano, mas a estimativa é que chegue a mais de 5 mil camisas vendidas.