ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso

Bahia: Homem é preso por tentar esfaquear ex e sequestrar filho da vítima

Anvisa decide nesta sexta se mantém proibição a venda de cigarros eletrônicos

STF retoma julgamento para definir se decisão judicial pode bloquear aplicativo de mensagens

Resolução autoriza detentas trans e travestir podem escolher entre presidio feminino ou masculino

Livramento de Nossa Senhora: Jovem é alvejado e morto por dois indivíduos

Brumado: PRE apreende picape com documentação adulterada

Polícia prende homem acusado de manter tio idoso em cárcere privado na Bahia

Justiça determina prisão preventiva para mulher que levou idoso morto para fazer empréstimo em banco

Plantação que renderia 1 tonelada de maconha é erradicada no interior da Bahia

Falso advogado abre banco no Oeste da Bahia e é acusado de golpe pelos clientes

Justiça autoriza estudante com questões de saúde mental a cultivar maconha medicinal na Bahia

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Baixa procura por mamografias preocupa autoridades de saúde em Brumado

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga

Polícia Civil apreende maquinário avaliado em mais de meio milhão em Vitória da Conquista

Brumado: Jogos da 1ª Copa Brahma de Futsal terão início hoje (18)



BUSCA PELO ARQUIVO "11/2018"

Advogado brumadense inscrito na OAB de Vitória da Conquista exalta a vitória do professor Ronaldo Soares

O advogado brumadense Ulisses Leite (terceiro da esquerda para à direita) comemorou muito junto com outros colegas a vitória do professor Ronaldo Soares (Fotos: Redes Sociais)

Esta quarta-feira (21) definiu um novo momento para os advogados e advogadas de Vitória da Conquista, os quais foram às urnas para escolher o novo presidente da subseção da OAB de Vitória da Conquista. Após terminar o pleito, às 17h, o resultado foi logo divulgado, tendo o professor Ronaldo Soares, apoiado pelo grupo do atual presidente, Ubirajara Ávila (Birinha), se sagrado o grande vencedor recebendo 699 votos. A disputa foi contra Sandro Loureiro, que foi apoiado pelo grupo do ex-presidente Gutemberg Macedo (Guto), que teve 277 votos. O advogado brumadense Ulisses Souza, natural de Brumado, mas inscrito na OAB/BA Subseção  Vitória da Conquista, comentou com a redação do 97news que "Ronaldo Soares é um grande Advogado, excelente educador e já tem um histórico louvável à frente desta subseção. Sua eleição para o próximo mandato representa também a aprovação dos colegas à atual gestão exercida pelo Presidente Ubirajara Ávila (Bira). Espera-se que Prof. Ronaldo dê continuidade aos avanços na defesa das prerrogativas da categoria e na luta contra a morosidade do judiciário".



Barreiras tem oito postos de saúde fechados após saída de médicos cubanos

Placa avisa sobre suspensão de atendimento em posto de Barreiras — Foto: Reprodução/TV Oeste A ajudante de cozinha Thais Tavares foi pega de surpresa. "A gen

Oito postos de saúde do município de Barreias, na região oeste da Bahia, onde apenas médicos cubanos trabalhavam, suspenderam o atendimento à população, nesta semana, após a saída dos profissionais. Os cubanos deixaram as unidades depois que o governo de Cuba anunciou que os médicos do país não participariam mais do programa Mais Médicos, do governo federal brasileiro, na última semana. Os médicos já começaram a deixar o estado. Uma das unidades de Barreiras que suspenderam o atendimento foi o posto de saúde Clara Cecília, que fica localizado no bairro Vila Rica, em Barreias, no oeste da Bahia. O único cubano que trabalhava no local foi dispensado na terça-feira (20). Quem foi até o posto na manhã desta quarta-feira (21) teve que voltar para casa sem ser atendido. Do lado da porta da unidade de saúde, um cartaz foi colocado com a seguinte mensagem: "A partir de hoje, não terá mais atendimento médico e isso é por tempo indeterminado".



Brumado: Chapa Eduardo Vasconcelos e Édio Pereira deverá se repetir em 2020

A repetição da dobradinha entre Eduardo Vasconcelos e Édio Pereira é dada como certa para 2020 (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

A intensidade das especulações que estão circulando nos corredores políticos de Brumado vem deixando o ambiente da política local num clima de efervescência, já que, os fortes indícios apontam para um recorde de candidatos nas eleições de 2020. O tabuleiro já começa a ganhar contornos mais pujantes, onde as peças começam a tomar os seus lugares. Esse clima, que está com os “termômetros” em alta, graças a enquetes nas redes sociais e também a informações que dão como certa a contratação de institutos de pesquisas para conhecer os “desejos” do eleitorado, pode ficar ainda mais “quente”, pois alguns nomes já são dados como certos para a disputa. A lista dos “prefeituráveis” começa com o ex-prefeito, o médico Geraldo Azevedo, que atualmente está sem partido, o qual seria o representante “oficial” da oposição. Mas o vereador Zé Ribeiro (PT), que é um fiel representante do grupo oposicionista, tido como um quadro dos mais notáveis da política da terra do minério, estaria correndo por fora, tanto que o seu nome para muitos é o mais “azeitado” já que ele sempre teve uma fidelidade política e é dono de uma reputação muito positiva. Na esteira da terceira via teríamos o contabilista Carlinhos Moura (PTC); o empresário do ramo de comunicação, Emanoel Araújo Lima, o “Manelão”(Patriota) , além de dois nomes jovens, que compõe a nova safra de políticos brumadenses, que seriam o do advogado Tiago Amorim (PSD) e do filho do ex-prefeito Agamenon, Thadeu Santana (PC do B), que confirmou ao 97NEWS a sua intenção de ser candidato. Então nesta farta “bandeja” das especulações, consultando fontes de alta credibilidade no grupo de situação, pode-se afirmar com grandes chances de acerto que a chapa composta por Eduardo Vasconcelos (PSB) e por Édio Pereira (PC do B) irá se repetir em 2020. O nome de Édio Pereira vem tendo uma forte consolidação no grupo oposicionista, pois ele, além de mostrar uma fidelidade com a ideologia da gestão, vem fortalecendo setores que antes eram tidos como vulneráveis. Político muito habilidoso, com uma carreira repleta de conquistas, “Continha” como é popularmente conhecido, é tido como nome certo para compor a chapa com Eduardo daqui a 2 anos. Esta seria a grande certeza até o momento, pois, além da grande sincronia entre ambos, o grupo todo estará empenhado nesse sentido.



Com expressiva votação, advogado Kleber Lima Dias é o novo presidente da subseção da OAB de Brumado

O advogado Kleber Lima Dias é novo presidente da Subseção da OAB de Brumado (Foto: Divulgação)

Com um histórico muito positivo de atividades no campo judiciário, o advogado brumadense Dr. Kleber Lima Dias construiu uma reputação das mais notáveis do setor. Ele que, atualmente era o secretário geral da subseção da OAB de Brumado, que integra cerca de 20 municípios da região, concorreu à presidência da entidade. As eleições do órgão aconteceram nesta quarta-feira (21) em toda a Bahia e a chapa “Avança OAB Brumado” que foi encabeçada pelo referido advogado e composto ainda por Riza Natália Moreira como vice-presidente, Ivan Meira como tesoureiro, Aline Meira como secretária-Geral e Mabe Anjos como secretária-geral adjunta obteve 165 votos, de um total de 194, sendo 16 brancos e 13 nulos. Muito feliz ele falou rapidamente ao 97NEWS dizendo que “iremos dar continuidade à filosofia da atual gestão, pois o trabalho vem tendo uma alta resolutividade”. E fez questão de agradecer citando que “quero agradecer a cada um dos meus colegas que acreditou em nossa proposta, nos dando uma expressiva votação”. E finalizou em tom de muita positividade observando que “iremos honrar a cada voto, podem ter certeza disso”.

Confira o extrato da urna de Brumado (Foto: 97NEWS)


Rui Costa pede que Bolsonaro pague dívidas do Governo Federal com a Bahia

(Foto: 97NEWS)

Os governadores nordestinos redigiram carta ao presidente da República eleito, Jair Bolsonaro, durante reunião realizada nesta quarta-feira (21/11). Entre os destaques, está o reinício de obras paralisadas. No caso da Bahia, de acordo com Rui Costa, está em questão a retomada de pagamentos de algumas obras. Como explicou o governador, a Bahia arcou com suas parcelas e também com as parcelas de responsabilidade do governo federal em grandes obras, a exemplo do metrô de Salvador. “A União, hoje, só para as obras do metrô, falta repassar R$ 180 milhões e nós tivemos que arcar com recursos próprios para não deixar a obra paralisar”, disse.



'Operação Feedback': Preso suspeito de matar sindicalista a tiros em emboscada

Presidente do sindicato foi morto a tiros — Foto: Divulgação/Polícia Civil Caso

O homem suspeito de matar a tiros Aroldo Pereira de Souza, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do município baiano de Central, foi preso na manhã desta quarta-feira (21), durante uma operação da Polícia Civil, intitulada de "Operação Feedback". O homem foi identificado como Leandro Ferreira Rocha, 32 anos. De acordo com a polícia, ainda não se sabe a motivação do crime, mas tudo indica que Leandro foi contratado para efetuar os disparos contra o sindicalista, morto numa emboscada. Segundo a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), a ação conjunta que resultou na prisão do suspeito reuniu a 14ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Irecê), Delegacia Territorial de Central e a Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Semiárido. Na ação, também foram apreendidos telefones celulares, três motocicletas, um carro, um notebook, três câmeras fotográficas e dois pendrives. A Polícia Civil informou, ainda, que Leandro acumula passagens na polícia, já tendo sido preso por receptação de veículo roubado e está sendo investigado por outro homicídio na região. O homem foi encaminhado para a delegacia de Central, onde ficará a disposição da Justiça.



Em ronda no Bairro São Félix, guarnição da PETO desmonta possível esquema de tráfico de entorpecentes

O material apreendido pela guarnição da PETO foi levado para a 20ª Coorpin de Brumado (Foto: Divulgação 34ª CIPM)

Por volta das 13h15m desta terça-feira (20),  uma guarnição da PETO que realizava o patrulhamento ostensivo no Bairro São Félix, avistou alguns elementos em atitudes suspeitas. Diante disso, um dos suspeitos ao perceber a presença da viatura, acabou se evadindo para o interior de uma residência, a qual já tinha sobre si denúncias de ser um possível ponto de tráfico de drogas. Ao adentrar ao local, foi verificada a presença de 3 menores de idade e uma mulher de 40 anos. Foram feitas buscas na residência, sendo encontrados 4 tabletes de substância análoga à maconha, além de dois facões e embalagens que poderiam ser utilizadas para o acondicionamento e posterior distribuição de substâncias entorpecentes. Todos foram encaminhados à DPT, sendo adotadas as medidas cabíveis.



Neste domingo (25) Fann Estourado se apresenta na Caminhada Passos que Salvam, em Brumado

No próximo domingo (25), acontece em Brumado a caminhada Passos que Salvam. Esse evento tem como objetivo atentar a população para a importância do diagnóstico precoce do Câncer Infantojuvenil. Para isso é necessário estar sempre atento, pois o diagnóstico no início da doença eleva as chances em até 95% de cura. Para celebrar esta iniciativa, o cantor Fann Estourado se apresenta no encerramento da caminhada na Praça Coronel Zeca Leite (Praça da Prefeitura). Esse é o segundo ano consecutivo que o artista se apresenta no evento e promete um repertório para toda a família “Nosso repertório tem sido inovado para agradar a todos. E, participar de um evento solidário como esse, faz muito bem a todos nós da banda. Tem um gosto especial. Nosso objetivo é fazer um grande show a todos”, comentou Fann. Para quem ainda não adquiriu a camisa, procure a comissão organizadora e apoie essa causa.



Eleições OAB-BA: Fake News vira caso de Polícia; caso envolve reforma de subseções

(Foto: 97NEWS Conteúdo)

A noite da véspera da eleição para presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia (OAB-BA) foi marcada pela circulação de fake news relacionadas a contratação de uma construtora para realização de obras em sedes de subseções da instituição. O caso foi parar na Central de Flagrantes da Polícia Civil em Salvador, com o registro da denúncia por parte da advogada Vanessa Pereira Valiñas Borges e o seu pai Ricardo Borges Carvalho, diretor da RBC Construtora. Eles foram apontados por pessoas ligadas a chapa Renova OAB de participar de um esquema de favorecimento em obras das sedes da Ordem no interior da Bahia. As informações veiculadas em um grupo de Whatsapp apontam que a construtora foi a responsável pela execução de várias obras e é dirigida pelo pai de Vanessa, que trabalha no escritório de Luiz Coutinho, atual presidente da Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia (Caab), e que também integra a chapa Avança OAB, liderada por Fabrício Castro. A acusação ainda envolveu o nome da atual tesoureira da OAB baiana, Daniela Borges, de que teria sido favorecida no esquema por ser parente de Vanessa. A advogada que registrou o boletim de ocorrência afirma que não disputa nenhum cargo nesta eleição e não é parente de Daniela Borges e de nenhum outro integrante da chapa. A OAB emitiu um ofício informando que a RBC nunca prestou serviços para a instituição para reformas, e declarou que a empresa apenas participou de uma licitação em 2014, mas foi vencida por não apresentar o menor preço. Daniela Borges ainda gravou um vídeo para fazer os esclarecimentos sobre a questão.



PRF deflagra 'Operação Raptores' visando desmantelar quadrilha que falsifica documentos de carretas

A quadrilha agiu na Bahia (Foto: 97NEWS Conteúdo)

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MP-ES), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO/Central), com apoio do Núcleo de Inteligência da Assessoria Militar do MPES, deflagraram, nesta quarta-feira (21), a chamada Operação Raptores. O objetivo é desarticular e colher provas da atuação de associações criminosas especializadas em modificações e alterações ilegais de veículos e em dados cadastrais veiculares junto aos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detran). A ação cumpre, nesse momento, 36 mandados de prisão, busca e apreensão nos Estados do Espírito Santo, Bahia e Minas Gerais. Os trabalhos são realizados sob a coordenação do Gaeco/Central, com participação de membros dos Gaecos da Bahia e de Minas Gerais, 150 Policiais Rodoviários Federais e Policiais Militares.



Eleições OAB 2018: Mais de 31 mil advogados escolhem nova representação nesta quarta-feira (21)

Em Brumado as eleições ocorrerão em clima de otimismo (Foto: 97NEWS Conteúdo)

Nesta quarta-feira (21) mais de 31 mil advogados e advogadas vão às urnas em todo o estado para eleger os membros do Conselho Seccional da OAB da Bahia e de sua Diretoria, do Conselho Federal, da Diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados (CAAB) e das Diretorias das Subseções para o triênio 2019-2021, conforme edital publicado pela OAB da Bahia no Diário do Poder Judiciário no dia 8 de outubro.O voto é obrigatório para todos os advogados e advogadas, mas só podem votar os que estavam adimplentes com a anuidade até 30 dias antes da data eleição, de acordo com o disposto no art. 133, § 5°, inciso II, do Regulamento Geral do Estatuto da Advocacia e da OAB c/c art. 12, inciso VII, do Provimento n. 146/2011-CFOAB. Vedada a votação em trânsito, as advogadas e os advogados deverão votar na Seccional ou na Subseção onde estão inscritos apresentando o Cartão ou a Carteira de Identidade Profissional ou um dos seguintes documentos: Registro Geral de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho e Previdência Social ou passaporte. A votação terá início às 9h e encerrará às 17h na capital e nas 35 subseções do interior. O local de votação de cada profissional deve ser consultado no hotsite: https://eleicoes2018.oab-ba.org.br.



Conquista: Tentativa de sequestro de criança de 2 anos foi feita por um homem embrigado que acabou sendo detido

O homem só não foi linchado por causa da chegada rápida da Polícia ao local (Foto: Blitz Conquista)

Uma tentativa frustrada de sequestro de uma criança de dois anos no útlimo domingo (18) no municípiio de Vitória da Conquista, a capital do sudoeste baiano, por pouco não poderia ter terminado em tragédia. Segundo as informações, o suspeito chegou a ser agredido por pessoas que estavam no local. De acordo com informações do blog Blitz Conquista a polícia, o homem identificado como Almirante de Carvalho Dias apresentava sinais visíveis de embriaguez quando entrou em uma casa do bairro Jardim Valéria e saiu pelo bairro com uma criança nos braços. A gritaria foi grande e os moradores partiram para cima do homem a fim de fazer justiça com as próprias mãos, só que com a chegada da polícia a tentativa de linchamento foi evitada. 



Governo anuncia fechamento de colégios do ensino fundamental na BA

(Foto: Reprodução)

A Secretaria da Educação da Bahia anunciou o fechamento de algumas escolas estaduais do ensino fundamental. Além de Salvador, Feira de Santana, que fica a cerca de 100 km da capital, e Itabuna, no sul do estado, entre outras cidades, terão unidades afetadas. Os estudantes serão transferidos. Ainda não há o número exato de quantas escolas serão fechadas. Algumas delas passarão a ser responsabilidade das prefeituras, como prevê as Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Segundo a Secretaria da Educação, as mudanças fazem parte de um reordenamento da rede. "O reordenamento da rede escolar inclui a desobrigação do sistema estadual com prédios inadequados, mesmo que alugados, e a realocação dos estudantes para nossos prédios próprios", falou o subsecretário da Educação Nildon Pitombo. Contudo, os alunos das unidades que já foram comunicadas estão preocupados. Entre eles, está o estudante Almir Gonçalves, que é cego e estuda no Centro Estadual de Educação Magalhães Neto (Cea), na capital baiana.



Oposição pede explicações sobre dispensa de licitação de R$ 31 milhões da Embasa

A bancada de oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) pediu na sessão desta terça-feira (20) explicações sobre uma dispensa de licitação no valor de R$ 31 milhões feita pela Embasa. Deputados afirmaram durante discurso que será enviado um ofício ao presidente da empresa cobrando esclarecimentos. "É muito estranho, mas muito estranho que, passadas as eleições, a Embasa faça um contrato de licitação de R$ 31 milhões para que, de forma emergencial, seja utilizado. A oposição tomará as providências necessárias para o esclarecimento desse processo", comentou o líder da bancada da minoria, Luciado Ribeiro (DEM). "Enquanto o presidente não apresentar as devidas explicações não chegarem ficaremos com a sensação que estamos fazendo um mau serviço ao estado", cobrou o deputado Adolfo Viana (PSDB). O deputado Marcelo Nilo (PSB) afirmou que vai ligar para o presidente e se comprometeu entregar à Casa, até o fim da sessão desta terça, os esclarecimentos da empresa sobre o caso.



Brumado: Acusado de tentativa de homicídio em 2004 é absolvido pelo tribunal do júri nesta terça-feira (20)

Mais um acusado de tentativa é inocentado pelo tribunal do júri neste mês de novembro em Brumado (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Acusado de tentativa de homicídio qualificado por recurso que dificultou ou tornou impossível a defesa da vítima, o réu Washinton Aguiar Silva (34), teve o julgamento realizado nesta terça-feira (20) no Salão do Júri do Fórum Dra. Leonor da Silva Abreu. A tentativa ocorreu no dia 22 de dezembro de 2004, por volta de 11h, na Rua Machado de Assis, tendo, o acusado, efetuado quatro disparos de revólver calibre .22 em Luciano da Silva Santos, apelidado “Bicho do Mato”, que foi pego de surpresa. A vítima acabou escapando, por ter recebido um atendimento médico eficaz. O Conselho de Sentença respondeu ao primeiro, segundo e terceiro quesitos de forma afirmativa,reconhecendo a materialidade e a autoria, mas, por fim, absolveram o acusado, o qual não tinha prisão decretada pela referida tentativa, ficando determinado pelo juiz da Vara Crime, Dr. Genivaldo Guimarães que, transitada em julgado a sentença, o caso fosse arquivado. Porém o réu, que responde a outros processos e estava sob custódia, retornou ao estabelecimento prisional.



Além de privatizar, Rui Costa avalia extinguir pelo menos quatro estatais

(Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

Além da intenção de privatizar alguns setores da Administração estadual para vencer o déficit previdenciário (veja aqui), o governador da Bahia, Rui Costa (PT), pretende extinguir pelo menos quatro estatais. O assunto foi discutido durante reunião do conselho político nesta segunda-feira (20). Conforme apurado pelo Bahia Notícias com membros presentes na reunião, o chefe do Executivo baiano avalia acabar ou absorver para as determinadas secretarias a Companhia de Engenharia e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb), a Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), a Bahia Pesca e a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder). A intenção das medidas é reduzir o tamanho e custo do Estado e, ao mesmo tempo, aumentar a eficiência.



Começa na próxima segunda (26) a renovação de matrícula na rede estadual

(Foto: 97NEWS Conteúdo)

O período de renovação da matrícula para os estudantes da rede estadual de ensino que frequentaram regularmente o ano letivo de 2018 começa nesta segunda-feira (26) e prossegue até 17/12. O processo poderá ser feito tanto presencialmente nas escolas, como pelo sistema on-line da Secretaria da Educação do Estado, que estará disponível no Portal da Educação. O calendário escolar começará no dia 11 de fevereiro e termina no dia 16 de dezembro de 2019. De acordo com a assessoria da Secretaria da Educação, a unidade escolar entregará aos estudantes uma carta de renovação, que deverá ser devolvida, obrigatoriamente, à secretaria da escola, mediante protocolo, sob pena de o aluno perder a vaga na unidade escolar onde estudou em 2018. Se o colégio em que o aluno está regularmente matriculado em 2018 não oferecer a série subsequente para 2019, o estudante receberá uma carta informativa com um código para fazer sua matrícula pela internet, no dia 22 de janeiro do próximo ano. Esta data é reservada à transferência de estudantes da rede estadual de ensino, que também poderá ser feita presencialmente em qualquer escola da rede estadual. A pré-matrícula do aluno com necessidade educacional especial (deficiência, transtorno global do desenvolvimento e/ou altas habilidades/superdotação, com ou sem diagnóstico comprovado) será realizada apenas via internet, nos dias 29 e 30/11. O estudante inscrito na pré-matrícula terá sua matrícula efetivada, somente após a entrega da documentação na unidade escolar indicada no cadastro, no dia 31 de janeiro de 2019. Já o calendário de matrícula será de 22 a 29 de janeiro de 2019. Uma novidade é que a apresentação do cartão de vacina dos estudantes até 18 anos de idade se tornará obrigatório no ato da matrícula, mesmo não se tornando impedimento para que o ato aconteça.



Facebook e Instagram reconhecem instabilidade nesta terça-feira (20)

(Imagem Reprodução)

As redes sociais Facebook e Instagram tiveram instabilidade nesta terça-feira (20) e ficaram fora do ar para diversos usuários. No Twitter, muitos deles relataram problemas para acessar os dois serviços. Em sua conta oficial do Twitter, o Facebook reconheceu o problema. Confira tradução do posicionamento: Sabemos que algumas pessoas estão tendo problemas para acessar a família de aplicativos do Facebook. Estamos trabalhando para resolver a questão o mais breve possível. Segundo Down Detector, que verifica problemas de acesso a diversos sites, Facebook e Instagram realmente tiveram problemas nesta manhã e poderia haver problemas também com o Facebook Messenger. Fora do Brasil, o problema também foi sentido e a imprensa internacional chegou a noticiar o fato.



Brumado não ficou entre os municípios atingidos por apagão na região sudoeste nesta terça-feira (20)

Brumado não foi atingida pelo apagão (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Um apagão atingiu vários municípios das regiões sudoeste e sul da Bahia na manhã desta terça-feira (20). Segundo informações da Companhia de Eletricidade do estado (Coelba), a queda de energia foi registrada às 10h53 e, até por volta das 11h40, o serviço ainda não tinha sido restabelecido. Conforme a concessionária, o apagão foi causado por um problema na Subestação Funil da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), que fornece energia para a região. Ainda não há informações sobre quantos municípios foram atingidos. Ainda de acordo com a Coelba, a Chesf e o Operador Nacional do Sistema (ONS) estão trabalhando para restabelecer o fornecimento de energia. O municipio de Brumado, apesar de uma rápida queda de energia, não foi atingido. 



Edital do Mais Médicos tem 853 vagas para mais de 300 municípios da Bahia; Brumado figura na lista

(Foto: 97NEWS Conteúdo)

Publicado nesta terça-feira (20) pelo Diário Oficial da União, o edital para o programa Mais Médicos oferece 853 vagas distribuídas entre 323 municípios baianos. As inscrições começam na quarta-feira (21), a partir das 8h, e seguem até o domingo (25). Confira lista de municípios e vagas no edital. As vagas foram abertas para substituir médicos cubanos que deixaram o Mais Médicos. Elas podem ser ocupadas por profissionais brasileiros ou estrangeiros que tenham registro no CRM do Brasil. Os interessados devem acessar o site do programa para fazer a inscrição. No edital, é possível ver o número de vagas por cada cidade. Ao se inscrever, o profissional deve escolher um município para a atuação. O salário é de R$ 11.800. A maioria das cidades baianas que estão listadas foram classificadas como perfil de extrema pobreza e áreas vulneráveis. Para a capital, são oferecidas duas vagas. Os médicos devem inicar as atividades a partir do dia 3 de dezembro. No entanto, a data-limite para o início é 7 de dezembro. De acordo com a publicação, caso haja vagas remanescentes, um segundo edital será lançado na próxima terça (27). No total, são 8,5 mil vagas para todo o país. Confira a lista (clique)

Confira detalhes do edital:

 

  • Serão 8.517 vagas;
  • No primeiro edital, todas as vagas serão ofertadas aos médicos (brasileiros e estrangeiros) com registro no CRM do Brasil;
  • As inscrições estarão abertas a partir das 8h de 21 de novembro até as 23h59 de 25 de novembro, e deverão ser feitas pelo site maismedicos.gov.br;
  • No edital, é possível ver o número de vagas por município (confira a lista aqui)
  • No ato de inscrição, o profissional escolherá o município disponível para a atuação;
  • Os médicos devem inicar as atividades nos municípios a partir de 3 de dezembro; a data-limite é 7 de dezembro;
  • Se houver vagas remanescentes, um segundo edital será lançado em 27 de novembro com vagas para brasileiros formados no exterior e estrangeiros;
  • Para atuar no Mais Médicos, os profissionais sem CRM não precisarão fazer o Revalida. Eles poderão fazer o Revalida caso queiram exercer atividade também fora do programa.

 

 

 

CONTINUE LENDO