ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Transporte Ilegal de Mercúrio Interceptado pela PRF em Vitória da Conquista

Beto Bonelly declara apoio a Fabrício Abrantes na disputa pela Prefeitura de Brumado

Última etapa de campanha para vacinação contra aftosa na Bahia começa nesta segunda

Incêndio atinge fábrica de produtos artesanais em Guanambi

Feriado de Páscoa promete ser chuvoso na para Bahia, aponta Inmet

Bahia tem 2º maior no número de divórcios no Brasil; números de casamentos caem

Aracatu: PM recupera veículo com restrição de roubo

Brumado: Pai ameaça filho de 13 anos com pedaço de pau e é detido pela PM

Inscrições para a 25ª edição da Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas já estão abertas

Escritório Malaquias Advogacia e Assessoria Jurídica estará em novo endereço a partir de abril; confira

Brumado: Após decisão da Justiça, quase 50 beneficiados com prisão domiciliar vão cumprir pena em casa por tempo integral

Familiares de presos protestam contra suspensão de visitas e apontam opressão no Conjunto Penal de Brumado

Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria

Brumado: Homem acumula embalagens de remédios há 30 anos em sua residência

Suspeito de liderar organização criminosa na Bahia é preso em Minas Gerais

Empresária morre vítima de latrocínio em Cândido Sales; ela estava no sítio da família

Moradores do Bairro Novo Brumado enfrentam há 30 anos problemáticas com galeria pluvial

Vacinas contra dengue vencem em 30 de abril, mas encalham nos postos de saúde

Após polêmica com o recém chegado diretor do Conjunto Penal de Brumado, Seap designa policial penal para o cargo interinamente

Março Azul Marinho - Coloproctologista da Clínica Mais Vida alerta sobre a importância da prevenção contra o câncer colorretal



BUSCA PELO ARQUIVO "11/2017"

Barra da Estiva: Preso homem que atirou em criança de 6 anos

(Foto: Divulgação Polícia Civil)

Após a realização de várias diligências que foram realizadas nesta terça-feira (28), pelas Polícias Civil e Militar com a finalidade de efetuar a prisão de Guilherme Souza dos Santos, conhecido como "Gordinho, de 19 anos, o qual tinha a seu desfavor um mandado, o mesmo não foi encontrado. Só que nesta quarta-feira (29), o acusado se entregou, tendo o delegado Marco Antônio Torres, presididido o Inquérito Policial e representou pela decretação da prisão preventiva de Guilherme, em razão do referido ter atingido a tiros uma menina de 6 anos de idade e agredido brutalmente a avó da garota, fato ocorrido no dia 10/06/2017, por volta das 05:00 horas, no Bairro das Nações, em Barra da Estiva/BA. O fato aconteceu após Guilherme, juntamente com mais dois comparsas, terem se desentendido com o pai da criança durante os festejos juninos deste ano. A criança foi atingida no abdômen e o projétil ficou alojado em seu fêmur, sendo que sua avó paterna fora barbaramente agredida à coronhadas por Guilherme. O pai da criança conseguiu fugir e nao foi atingido pelos tiros deflagrados. Ambos os comparsas de Guilherme acabaram morrendo depois da prática do referido crime. Um deles foi assassinado pelo avô paterno da criança baleada e o outro meliante morreu em confronto com uma guarnição da CIPE Sudoeste. Guilherme permanecerá custodiado na carceragem da DT de Barra da Estiva à disposição da Justiça.



Prefeito de Conquista é vítima de estelionato; ele teve vários cheques passados na cidade

O próprio prefeito tentou fazer Boletim de Ocorrência na tarde de hoje, quarta-feira (29), mas sistema do Disep estava fora do ar (Foto: 97NEWS Conteúdo)

Cerca de 20 cheques de uma conta-corrente do prefeito Herzem Gusmão (PMDB) foram fraudulentamente retirados do banco e ao menos alguns chegaram a ser distribuídos pela cidade. O Banco do Brasil, instituição financeira responsável pela conta-corrente, detectou a fraude e sustou os cheques de numeração 850001 a 850020. O prefeito tentou fazer Boletim de Ocorrência na tarde de hoje, quarta-feira (29), mas o sistema do Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep) estava fora do ar. Assim que o sistema retornar, a queixa-crime será formalizada e Herzem continuará tomando todas as medidas administrativas e judiciais possíveis. 



Zé Raimundo defende reposição salarial para policiais e professores

(Foto: Divulgação)

O deputado Zé Raimundo (PT) relatou o projeto de lei do Executivo que repõe as perdas dos soldos de policiais militares e dos vencimentos dos policiais civis, aprovado ontem (28), por unanimidade, no plenário da Assembleia Legislativa.  Ao defender a aprovação da matéria, ele ressaltou que a reposição vai representar um dispêndio de R$33 milhões este ano e de R$342 milhões em 2018. O plenário aprovou também o PL que trata dos vencimentos do Magistério. De acordo com projetos de lei, os reajustes ficarão entre 6% e 10%, representando uma alteração na estrutura remuneratória do Magistério e da Segurança Pública, com a possibilidade de promoção por meio de qualificação.  “Vale ressaltar que a grave crise econômica nacional tem feito outros estados atrasarem salários de servidores, enquanto em nosso estado o governador Rui Costa mantém a folha em dia e ainda garante o ajuste salarial para essas duas importantes categorias”, comparou Zé RaimundoO deputado lembrou ainda que todas as categorias dos servidores têm seus planos de carreira estruturados nos governos petistas e, portanto,  esses PCS continuarão possibilitando ajustes e benefícios. Zé Raimundo também se destacou na sessão de ontem, quando defendeu a aprovação de todos os 12 projetos de parlamentares que entraram em votação, o que foi acatado pelo plenário.



Brumado: Sindicato dos Comerciário inicia campanha salarial 2017/2018

Foto: Reprodução

O Sindicato dos Comerciário de Brumado, Poções e região iniciou na manhã nesta segunda-feira (27) a campanha salarial na cidade de Brumado. Com o tema “Todos em Defesa da Valorização Profissional” a equipe do Sindicato, conduzida pelo presidente, Joilson Pereira, percorreu o comércio da cidade apresentando para os trabalhadores do comercio, a proposta do sindicato para a negociação da convenção coletiva. Na oportunidade convidou os trabalhadores para a grande assembleia geral extraordinária que será realizada no dia 11 de dezembro na sede do Sindicato, situada no município de Poções, as 19h.

 

Na assembleia será discutida e aprovada a pauta de reivindicação da convenção coletiva de trabalho 2017/2018. Ao participar da campanha, os trabalhadores do comercio estarão não só contribuindo para o fortalecimento da luta e a garantia dos seus direitos, como também estará concorrendo a uma moto 0Km que será sorteada durante a assembleia geral e transmitida ao vivo através das nossas redes sócias, para que todos os trabalhadores dos 35 municípios que o sindicato representa possam acompanhar e participar das decisões da campanha salarial. 



Ranking do Inep aponta que índices das faculdades Uneb, Uefs, Ifba, Unifacs e Ucsal são insatisfatórios

Foto: Luciano Santos l Conteúdo 97NEWS

Um ranking com a avaliação das universidades, faculdades e centro universitários brasileiros a partir dos Índices Gerais de Cursos das Instituições (IGC) foi divulgado nesta terça-feira (28), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Na lista, seis universidades baianas receberam nota quatro, e foram consideradas excelentes. A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) foi a primeira colocada no estado, seguida pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (Ufrb), Instituto Federal do Recôncavo da Bahia (IFBaiano) e Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob), todas avaliadas com nota 4. Na contramão, outras cinco instituições da Bahia receberam nota 3, avaliação considerada insatisfatória pelo Ministério da Educação, a Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Universidade Salvador (Unifacs), Universidade Católica do Salvador (Ucsal), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba) e a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). A nota do IGC varia de 1 a 5 e as instituições com notas 4 e 5 são consideradas excelentes e notas abaixo de 3 são insatisfatórias. Instituições que ficam abaixo de 3 não podem se expandir, ou seja, não podem construir novos campi, nem abrir cursos ou aumentar o número de vagas. Cursos autorizados podem sofrer redução de vagas ou ter processos seletivos suspensos, após vistoria de especialistas.



Brumado: Público masculino responde bem à mobilização do Novembro Azul

Foto: Divulgação

Diversas atividades de promoção à saúde, previstas na programação do ‘Novembro Azul’, atraíram o público masculino, neste mês de novembro, às Unidades de Saúde de Brumado, tanto na sede como nos distritos. Palestras e rodas de conversa, especialmente sobre o câncer de próstata, consultas médicas e de enfermagem, testes rápidos, solicitação de exames, avaliação de saúde bucal, orientação para infecções sexualmente transmissíveis (IST’s) e atividades físicas foram algumas das atividades realizadas com a participação de homens de todas as idades. O aposentado Antoniel dos Santos Lima (66), morador de Ubiraçaba, constantemente realiza acompanhamento de saúde no posto, com a equipe. Então, nesta terça (28), ele não ficou de fora quando soube da programação especial, destinada a cuidados com a saúde dos homens e prevenção às doenças. A enfermeira Thaís Lima, relembra que os cuidados à saúde dos homens devem ser realizadas por eles, não só nas campanhas, mas sim, durante todo ano. “A nossa campanha do ‘Novembro Azul’ se esmera em alertar não apenas sobre a prevenção ao câncer de próstata, mas também convidar o público masculino a cuidar mais da saúde de maneira geral. Ao contrário das mulheres, os homens ainda não incorporaram a prevenção e os cuidados no dia a dia e, por isso, acabam adoecendo mais. Por isso nós queremos chamar a atenção da população masculina sobre a importância dos cuidados com a saúde e a busca constante por prevenção e acompanhamento médico”, destaca. Mais de 140 homens paraticiparam da atividade, nesta terça na Unidade de Saúde Raimundo Fernandes Santos. 

Sobre a doença


As estatísticas do câncer de próstata no Brasil assustam: é o segundo tipo de tumor que mais atinge os homens e o que mais mata os brasileiros acima de 50 anos. O preconceito e a falta de informação acerca da importância da prevenção da doença são os principais fatores que elevam o índice de mortalidade entre homens. Atualmente, estima-se que um brasileiro morre a cada meia hora em decorrência do câncer de próstata. Já em casos de diagnóstico precoce, as chances de cura do paciente chegam a 90%. A prevenção do câncer de próstata deve começar cedo, com hábitos de alimentação saudável e exercícios físicos. O consumo de álcool e o tabagismo são fatores que podem aumentar o risco de desenvolvimento de tumores na próstata. Entre os exames preventivos, o principal é o exame do Antígeno Prostático Específico (PSA), que é um importante marcador tumoral para identificação da doença.

 



Rio do Antônio: Suspeita de adulteração de livro de frequência do Poder Legislativo por parte de vereador virá caso de Polícia

O vereador Alexandre Leite Alves é suspeito de adulterar o livro de frequência da Casa Legislativa (Fotocomposição: 97NEWS)

O pequeno município de Rio do Antônio vem protagonizando ultimamente vários fatos interessantes, os quais muitas vezes viram manchetes da imprensa baiana. Desta feita um incidente, que teve o seu registro efetuado nesta terça-feira (28), tendo o gabinete da presidência da Câmara de Vereadores como cenário, deverá também ter uma forte repercussão, já que o mesmo acabou virando caso de polícia. Segundo o boletim de ocorrência, o vereador Alexandre Leite Alves (PSD), de acordo com o relato da secretária da Casa Legislativa, Elisabeth Soares Paca de Souza, teria solicitado uma verificação no livro de frequência e, diante disso, como é, segundo a funcionária, um direito do mesmo, ela permitiu, só que, por um descuido, o vereador teria assinado a sua frequência no dia 06 de novembro, na qual, segundo o mesmo boletim, ele estava ausente. Ato contínuo, após verificação da presidência da Casa, teria ficado clara a adulteração, o que reforçou a abertura da investigação por parte da Polícia Civil. Segundo informações colhidas pelo 97NEWS, Alexandre Leite Alves, que, inclusive é filho do prefeito Deca (PSD), estaria correndo um sério risco de perder o seu mandato, já que segundo o Regimento Interno da Câmara de Vereadores de Rio do Antônio, o edil que faltar a terça parte das sessões durante o ano será sumariamente cassado. Já foi aberto um inquérito policial para apurar se houve ou não o ato doloso por parte do vereador, pois o caso está ainda meio obscuro, lembrando que agora, caso fique comprovada . Tentamos contato com a Câmara de Vereadores de Rio do Antônio na busca de um posicionamento do vereador Alexandre Alves, mas não conseguimos êxito. Segundo as últimas informações a mesa diretora da Casa Legislativa já estaria estudando a abertura de uma CPI para apurar o fato, que, caso seja confirmado pode incorrer também na quebra de decoro parlamentar.

O boletim de ocorrência que foi gerado após o fato (Foto: 97NEWS)


População denuncia a retirada de equipamentos da UBS em Guanambi após inauguração

Foto: Reprodução

Um vídeo feito por uma moradora de Guanambi e compartilhado nas redes sociais está causando a maior polêmica na cidade. De acordo com a denúncia, um dia após a inauguração da Policlínica Regional e da Unidade de Saúde Eurivaldo Cardoso pelo governador Rui Costa, na última sexta (24), os equipamentos foram retirados sem nenhuma justificativa. Nas imagens, é possível ver funcionários de uma empresa terceirizada carregando os móveis e colocando em um caminhão. “Aqui foi só para mostrar que o governador inaugurou, mas tiraram tudo do postinho de novo”, critica a mulher que faz o registro. O fato ocorreu no Bairro Ipiranga. Em nota a imprensa da região, o governo informou que, na verdade, os móveis, não só da UBS do Bairro, mas de outras unidades da cidade, foram deslocados temporariamente para dar apoio a Feira de Saúde e Cidadania, que aconteceu no último sábado (25) e domingo (26), no Centro Administrativo, onde mais de 9 mil atendimentos foram realizados para a população, em uma parceria entre a Sesab e a Secretaria Municipal de Saúde. Os móveis foram utilizados nos gabinetes dos vereadores, e em tendas montadas para o atendimento. Na manhã dessa segunda-feira (27), o mesmo caminhão que aparece na referida filmagem, já estava recolhendo os móveis das unidades, para recolocar nos locais de origem.



Brumado: Comerciante é brutalmente agredido por bandidos; o fato gerou revolta e indignação na população

O comerciante foi surpreendido com a chegada dos bandidos que iniciaram imediatamente a agressão (Foto: Reprodução Youtube 97NEWS)

A insegurança pública vem sendo uma "fratura" cada vez mais "exposta", promovendo um clima de medo e terror na população. Em Brumado, apesar das autoridades classificarem o município como "pacato", já que os índices de violência, proporcionalmente, são menores de muitas cidades da Bahia, a situação é de extrema preocupação, ainda mais nessa época de final do ano, onde, historicamente a criminalidade é bem mais ativa. Na manhã desta quarta-feira (29), um novo incidente veio confirmar essa tese de "terra sem lei", onde, dois elementos, visivelmente alterados, caminham em direção a um estabelecimento comercial que fica na Praça Teófilo Alves de Lima, ao lado do Mercado Municipal, e, de forma instantânea, após darem uma "gravata" na vítima, intensificam a agressão ao proprietário, o qual, inclusive, já foi, várias vezes, vítima de roubos. As cenas são de uma selvageria brutal, que, infelizmente é cada vez mais comum nos dias de hoje. Imediatamente as imagens circularam de forma frenética pelos aplicativos de mensagens eletrônicas, o que gerou uma forte revolta, com vários comentários que expressaram a profunda indignação por essa situação de falta de pulso do governo do estado em reforçar as Polícias. Em Brumado, o déficit do contingente policial é gritante e pouca coisa, ou quase nada, vem sendo feito para reverter a situação. Existe sim uma luz no fim do túnel, já que é dada como certa a instalação de uma base da CIPE/Sudoeste no município, o que iria inibir a ação criminosa, mas, até lá, a população e, especialmente os comerciantes, continuam vulneráveis à ações como essa que ocorreu. Segundo as últimas informações os meliantes, durante a fuga, deixaram cair uma arma, a qual foi pega por um popular e entregue na delegacia (foto abaixo). Veja também o vídeo revoltante: 

A arma que foi recuperada e que estavam com os bandidos (Foto: Whatsapp 97NEWS)


Absurdo: Querem tirar o título de Patrono da Educação Brasileira do mestre Paulo Freire

(Divulgação)

Convidados da audiência pública da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) condenaram, nesta terça-feira (28), a sugestão legislativa que pede a retirada do título de Patrono da Educação Brasileira dado à Paulo Freire. A SUG 47/2017 pede a revogação da lei que conferiu a titulação à Paulo Freire em 2012. De acordo com a senadora Fátima Bezerra (PT-RN), relatora da matéria na CDH, a sugestão “é filha da ignorância”, pois apenas o desconhecimento do trabalho de Paulo Freire levaria alguém a propor “uma sugestão tão absurda, estúpida e insensata”. A senadora reafirmou que seu parecer será pela rejeição da proposta, pois, segunda ela, por ser professora, sua posição não poderia ser outra. A educadora Ana Maria Araújo Freire, viúva de Paulo e representante do Coletivo Paulo Freire, afirmou na audiência que o pedagogo foi “diminuído e desprezado a um nível jamais visto” pela sugestão legislativa.



Brumado: Estudantes interessados já podem se cadastrar no Programa de Acesso Estudantil ao Ensino Superior

Foto: Reprodução

Já está disponível no site da Prefeitura Municipal de Brumado o Portal da Educação,  para os estudantes interessados que querem cadastrar-se no Programa de Acesso Estudantil ao Ensino Superior - PAEES (Clique Aqui), instituído pela Lei nº 1.810, de 28 de setembro de 2017 e regulamentado pelo Decreto nº 5.011, de 2017. O programa tem o objetivo de conceder uma bolsa de estudo mensal aos estudantes de baixa renda que morem fora do município. O estudante precisa ter bom desempenho escolar e estar regularmente matriculado e cursando o ensino superior em universidade pública. Para inscrição no Programa de Acesso Estudantil ao Ensino Superior, os estudantes deverão manifestar interesse em sua participação mediante cadastramento através do site e entregar os documentos comprobatórios na Central dos Conselhos, situada à Rua Iluminato Lôbo, 33 - Centro, local vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania - Sesoc. Caberá à Sesoc comprovar, por meio de visita de assistente social, a real situação financeira da família do beneficiário, bem como observar semestralmente os inscritos, comprovando a frequência escolar igual ou superior a 75% e o desempenho escolar de 75% de aprovação nas disciplinas cursadas no semestre. O PAEES promove o incentivo e a participação em curso de nível superior.



Pesquisadores descobrem nova espécie de anfíbio em Ilhéus

Foto: Reprodução

Os pesquisadores da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) encontraram uma nova espécie de perereca na cidade de Una, região Sul da Bahia. Ao descrever o anfíbio, os cientistas o batizaram com uma homenagem ao escritor baiano Jorge Amado. “Os livros de Jorge Amado nos revelam o passado da região cacaueira e ainda que os anfíbios não desempenhem um papel central nas histórias dele, uma visita ao memorial do Rio Vermelho, em Salvador, casa de Jorge Amado e Zélia Gattai, nos revela o grande carinho que o escritor tinha por estes animais, os quais colecionava na forma de obras de argila e madeira”, explica os professores Mirco Solé, Iuri Ribeiro Dias e Judith Vörös, curadora do Museu de História Natural da Hungria. A Phyllodytes amadoi é um tipo de perereca que vive nas bromélias, planta ainda abundante na região e propícia para a reprodução desses animais por apresentar a capacidade de segurar água da chuva. Entre as principais características desta espécie estão seu diminuto tamanho, com apenas dois centímetros, focinho achatado e uma listra que vai dos olhos aos flancos. O animal foi encontrado na reserva Ararauna, durante trabalho de campo em 2015. Mas somente no último dia 24 de outubro, a descoberta foi publicada na revista científica neozelandesa Zootaxa, a mais importante do mundo na descrição de novas espécies. Phyllodytes amadoi é a segunda nova espécie de perereca de bromélia encontrada pela equipe do professor Mirco Solé. O cientista já descreveu outras três espécies de anfíbios do Sul da Bahia.



Libertadores? Chance é mínima, mas há; veja o que o Bahia precisa

(Foto: Reprodução)

A derrota por 1x0 para a Chapecoense, na despedida do Bahia na Fonte Nova em 2017, freou a empolgação tricolor por uma vaga na Copa Libertadores depois de 29 anos de ausência. Porém, o Esquadrão chega à última rodada do Brasileirão ainda com chance de voltar a disputar a principal competição do continente. O tricolor enfrenta o São Paulo, domingo (3), no Morumbi. Na 11ª colocação, com 49 pontos, a tarefa é bastante complicada. Para conseguir a façanha, o Bahia precisa torcer para que Grêmio e Flamengo conquistem os títulos da Libertadores e da Sul-Americana, respectivamente, transformando em G9 o grupo de classificados para a Libertadores pelo Brasileirão. Além disso, o tricolor tem que vencer o São Paulo e torcer para que, no mínimo, dois dos seguintes resultados aconteçam: Atlético-MG não ganhe do Grêmio, Chapecoense não ganhe do Coritiba e o Botafogo perca do Cruzeiro. Os três concorrentes jogam em casa.  Há uma outra possibilidade, ainda mais improvável, caso só o Grêmio ou só o Flamengo seja campeão. Neste caso, o G7 vira G8, e a única chance do Bahia ir para a Libertadores é se os três resultados do parágrafo anterior acontecerem. Caso Grêmio e Flamengo não sejam campeões, a chance do Bahia é zero, pois o tricolor não alcança mais o Vasco, sétimo colocado com 53 pontos. Neste caso, a vaga na Copa Sul-Americana 2018 está assegurada. O técnico Paulo Cézar Carpegiani mantém o otimismo. “Se tem (possibilidade de) G9 e estamos em 11º, não jogamos a toalha”, disse logo após a partida contra a Chape. “Vamos treinar nesta semana visando a partida contra o São Paulo. Depois, a gente vê o que acontece”. O Grêmio está na final da Libertadores e venceu o jogo de ida contra o Lanús por 1x0, em Porto Alegre. A decisão é quarta-feira (29), na Argentina, portanto, antes da última rodada do Brasileirão. Já o Flamengo está na semifinal da Sul-Americana e ganhou do Junior Barranquilla por 2x1, no Rio. O jogo de volta é quinta (30) - e a final será nos dias 6 e 13 de dezembro. Com isso, o Bahia entrará em campo contra o São Paulo sabendo se ainda terá chance de obter a vaga na Libertadores ou não.



Fake News: MEC aciona Polícia Federal contra notícia falsa sobre salários de professores

Foto: Luciano Santos l Conteúdo 97NEWS

O Ministério da Educação (MEC) pediu que a Polícia Federal investigue a publicação de uma notícia falsa, as chamadas “fakes news”, que dizia que a pasta havia orientado prefeitos e governadores a reduzirem o salário de professores da educação básica. O site que divulgou a notícia é do Nordeste. De acordo com o comunicado divulgado pela pasta, o ministro afirmou que as notícias falsas são “um desserviço à população e à democracia”. “É inaceitável que, para atender interesses outros que não os da sociedade, um site produza uma informação errada para gerar tumulto e insegurança entre os professores do Brasil”, afirmou o ministro. O MEC disse ainda que o ministro adotará as medidas judiciais cabíveis e também já pediu que a Advocacia Geral da União (AGU) solicite um direito de resposta ao blog onde a falsa notícia foi publicada. De acordo com o MEC, o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica está garantindo pela Lei nº 11.738, de 16/7/2008. Segundo o ministério, os Estados e municípios que, por dificuldades financeiras, não possam arcar com o piso, devem contar com a complementação orçamentária da União, como determina a Lei 11 738/2008, no artigo 4º.



Confusão em Belo Campo: Professora flagrou aluna com marido e tirou satisfações

Foram identificadas as duas mulheres. O motivo seria disputa pelo marido de uma delas (Fotos: Reprodução)

Um vídeo que viralizou nas redes sociais mostra uma briga protagonizada entre uma professora e uma aluna. As duas entraram em confronto e foram para às vias de fato na porta de uma escola na cidade de Belo Campo, situada na região sudoeste. A professora, que acabou sendo identificada disse à imprena que ela estava atravessando uma fase bem díficiel em sua vida, o que corroborou para que ela perdesse facilmente o controle das suas ações. A causa foi provocada por uma aluna, a qual estaria “ficando” com seu marido. Após a luta, a adolescente foi encaminhada à Delegacia para fazer exame de corpo de delito. A Polícia Civil e a NRE20 (Direc) já estão investigando o caso. A professora, pode, provavelmente ser afastada de suas funções e responder criminalmente, por lesão corporal. Veja vídeo: 



Eleições 2018: Pesquisa de intenção de voto para senado deixa Jacques Wagner em primeiro lugar

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O ex-governador da Bahia, Jacques Wagner lidera a intenção de votos para o senado no Estado. O estudo foi divulgado pelo Instituto Paraná Pesquisas e mostrou que Wagner está com 40,6% dos votos. Depois do ex-governador, aparecem a deputada Alice Portugal (26%) e Antonio Imbassahy (19,3%) em terceiro. O levantamento ainda mostrou que os eleitores que não votariam em ‘nenhum’ foram 20,2% dos votos e ‘não sabe’ foram 4,6% dos participantes. A pesquisa foi feita entre os dias 16 e 21 de novembro, com 1.576 eleitores de 72 cidades baianas.



Conquista: Equipe da TV Sudoeste é agredida por segurança da prefeitura

(Foto: Reprodução Youtube)

Um repórter cinematográfico da TV Sudoeste foi agredido por um Guarda Patrimonial da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista. A agressão ocorreu na tarde desta terça-feira (28), na unidade de saúde do bairro Miro Cairo. O jornalista e o cinegrafista faziam reportagem sobre problemas no atendimento na unidade. Segundo populares, havia falta d’água no posto por causa de um cano quebrado há dias, que não foi reparado pela prefeitura. Quando o repórter cinematográfico fazia a filmagem do local, o guarda patrimonial teria tentado impedir o registro partindo para cima do repórter, inclusive danificando o equipamento de filmagem. A polícia foi acionada e os envolvidos apresentados na delegacia, onde foram ouvidos. A delegada lavrou um termo circunstanciado de ocorrência. Segundo apurou a nossa reportagem, a ordem expressa para que nenhum órgão de imprensa faça registros das unidades de saúde. A decisão foi reforçada com as denúncias de irregularidades em vários postos da cidade. A Prefeitura de Vitória da Conquista se manifestou sobre o ocorrido na tarde de hoje (terça-feira), divulgado, em que um vigilante agrediu uma equipe da TV Sudoeste no posto de saúde do Bairro Miro. Leia a nota na íntegra:

A Prefeitura de Vitória da Conquista reitera que repudia veementemente todo e qualquer ato de violência realizado por qualquer pessoa e lamenta o ocorrido. O tratamento dado pelo funcionário à equipe de reportagem não reflete de forma alguma a conduta de respeito e diálogo defendida pela atual gestão. A Administração Municipal adotará todas as medidas administrativas necessárias para apurar o ocorrido e tomar as devidas providências, de acordo com o Regime Jurídico Único (Lei nº 1.786/2011), considerando que o servidor infringiu os incisos 5 (alínea a), 9 e 11 do artigo 128 desta Lei. Em tempo, a Secretaria de Saúde informa que o abastecimento de água na Unidade de Saúde da Família do Miro Cairo foi restabelecido por volta das 15h desta terça-feira, 28. Informa ainda que o atendimento ocorreu normalmente pela manhã.



Moradores do Bairro São José clamam para uma solução urgente para a situação do matagal; 'virou motel, curral e ponto de drogas', afirmam

O matagal cresceu de forma impressionante, o que vem facilitando práticas escusas no local (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Moradores do Bairro São José, procuraram novamente a redação do 97NEWS para expor uma situação que eles afirmam ter ultrapassado o limite do suportável. Segundo eles já são mais de 4 anos que um matagal, que já foi apelido de "floresta", situado entre a Escola Municipal Élcio Trigueiro e a UBS Fernando Luiz Trindade, vem tirando o sossego da comunidade. "A paciência já esgotou, porque já reclamamos tanto, já pedimos, já clamamos e o mato só está que cresce", desabafou uma moradora. Segundo os relatos já foram feitas várias reivindicações ao secretário André Cardoso para que aquela área seja limpa, pois, além da questão da saúde pública, o local que servia como curral para animais e motel alternativo, agora está virando um ponto de encontro de usuários de entorpecentes, o que agravou o quadro. Em contato com o secretário André Cardoso ele disse que a limpeza do local está dentro do cronograma de ações, mas, como a seca se intensificou muito, as máquinas foram direcionadas para o meio rural para os serviços de abertura e limpeza de mananciais, então, agora, que esses serviços estiverem finalizados a limpeza do local será feita.

A entrada para o local é bem facilitada (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


MPF e MPBA reúnem-se com representantes da Saúde para buscar celeridade no diagnóstico de câncer

(Foto: Divulgação)

Reduzir o tempo para que uma pessoa tenha o diagnóstico – e consequente acesso ao tratamento de câncer na rede pública de saúde na Bahia: este foi o eixo central da reunião realizada pelos Ministérios Públicos Federal (MPF) e do Estado da Bahia (MPBA), na manhã desta terça-feira, 27 de novembro, na sede do MPF em Salvador, com representantes da área no estado. A intenção é que os órgãos promovam, em conjunto, mudanças na assistência pública para melhorar o atendimento aos pacientes oncológicos. A reunião foi conduzida pela procuradora da República Vanessa Gomes Previtera e pela promotora de Justiça Ana Luiza Menezes Alves, e contou com representantes do Ministério da Saúde, do Conselho Regional de Medicina do Estado Bahia (Cremeb), das Secretarias de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e do município de Salvador (SMS) e de Feira de Santana, do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (Cosems/BA) e da Associação de Clínicas e Hospitais do Estado da Bahia. O encontro desta terça-feira deu seguimento às tratativas iniciadas em reunião realizada em 20 de outubro, também a pedido do MPF, que conduz o inquérito civil 1.14.000.001600/2012-96. A investigação apura os problemas enfrentados pela rede oncológica do SUS (Sistema Único de Saúde) no estado. As duas reuniões trataram, especialmente, das dificuldades relacionadas ao diagnóstico de câncer. De acordo com Vanessa Previtera, o foco da discussão nos encontros foi a necessidade de priorizar o acesso a consultas e exames para pacientes com suspeita de câncer, acelerando o acesso ao tratamento para torná-lo mais efetivo. Nesta manhã a Sesab apresentou um projeto piloto, que pretende implementar no município de Guanambi entre dezembro e janeiro, a fim de identificar o tempo entre o acesso ao diagnóstico para paciente com suspeita de câncer. Os resultados devem ser apresentados dentro de quatro meses. Os representantes da SMS, por sua vez, apresentaram novos fluxos de atendimento e encaminhamento aos pacientes com suspeita de câncer na rede municipal, que visam garantir um diagnóstico e acesso ao tratamento mais rápidos. Os resultados da implementação destes fluxos também deverão ser apresentados ao MP dentro de quatro meses. As secretarias e os demais órgãos integrantes da reunião também se comprometeram a buscar estratégias para sensibilizar as equipes de atenção primária – primeiro local em que o paciente que busca o SUS tem atendimento – a apoiarem o rápido diagnóstico da doença. A intenção é que o médico que atender o cidadão pela primeira vez solicite os exames complementares para identificar a doença e encaminhe o paciente registrando a suspeita de câncer, para que a prefeitura possa priorizar o acesso aos exames e às consultas especializadas. Atualmente o paciente aguarda o atendimento por um especialista para então ter acesso à marcação de exames. Serão, ainda, estudados pelas secretarias mecanismos de registro e notificação dos pacientes em investigação oncológica, dentro dos sistemas usados pela rede pública. A intenção é que esses pacientes sejam rastreados com mais agilidade pelos órgãos que trabalham na regulação e assistência à saúde. Outro ponto relevante discutido nas reuniões promovidas pelo MPF e MP/BA é a insuficiência de médicos patologistas – responsáveis pela análise de material colhido em exames da área oncológica – para dar conta da demanda de pacientes que recorrem à rede pública. A SESAB informou que está preparando licitação para a contratação do serviço, mas que o procedimento ainda não foi finalizado.O inquérito segue em andamento e o MPF aguardará a apresentação dos resultados das propostas feitas em reunião.



Boa Notícia: Pesquisa descarta surto de zika na Bahia nos próximos anos

Foto: Reprodução

Um possível surto do vírus zika na Bahia foi descartado por uma pesquisa realizada pelo Laboratório de Pesquisa em Infectologia (Lapi) da Universidade Federal da Bahia (Ufba), no último dia 14 de novembro. Segundo os dados, embora infestação do vírus tenha sido grande em 2015 e 2016, grande parte da população adquiriu imunidade contra a doença. O mapa do vírus mostrou que, somente em Salvador, 65% da população foi infectada nos dois anos citados e parte de 2017.