ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga

Polícia Civil apreende maquinário avaliado em mais de meio milhão em Vitória da Conquista

Brumado: Jogos da 1ª Copa Brahma de Futsal terão início hoje (18)

Deputado Vitor Bonfim assume a presidência do Conselho de Ética da AL-BA

Subsecretária de Saúde de Vitória da Conquista, Jamile Gusmão morre por complicações da dengue

Brumado: Homem será solto após passar 7 dias preso por suposto homicídio em Camaçari; família diz que lavrador é inocente

Governo vai melhorar proposta a servidores da Educação, diz ministro da Educação

Baiano 'Davi' é o homem mais jovem a vencer o BBB24

Lava Jato atuou de forma irregular para direcionar R$ 2,5 bilhões a uma fundação privada, aponta CNJ

Vigep confirma primeira morte por dengue em Brumado

Número de casos de dengue cresce 667% em relação ao ano passado na Bahia

Cobrando por reajustes, professores de universidades baianas paralisam nesta quinta

Brumado: Filha procura por pai de 45 anos que desapareceu ao sair para visitar parentes

Senado inicia votação de PEC das Drogas nesta terça-feira (16)

Sede da Academia de Letras da Bahia é arrombada e prejuízo ultrapassa R$ 8 mil em roubos

Defasagem no preço da gasolina no Brasil subiu 19% devido a conflito no Oriente Médio



BUSCA PELO ARQUIVO "11/2017"

Brumado: AUCIB emite Nota de Repúdio ao atendimento reduzido na 18ª Ciretran

(Fotocomposição: 97NEWS)

Visando sempre o cumprimento do papel de fiscalizar e acompanhar os atos dos gestores públicos no estado da Bahia, a AUCIB - Auditoria Pública Cidadã Baiana emitiu uma Nota de Repúdio ao atendimento limitado que está sendo prestado na 18ª Ciretran. Segundo a entidade, os prejuízos causados aos usuários são muito grandes. Eles divulgaram o conteúdo do manifesto que tem um forte teor de indignação e protestam para que o atendimento seja ampliado também para o período da tarde. Confira a nota na íntegra:

A 18ª CIRETRAN, sediada no município de Brumado, não está atendendo o público no período vespertino, pois, restringe o seu atendimento apenas no período da manhã, criando um desconforto muito grande para os usuários dos seu serviços, pois muitas pessoas trabalham pela manhã, então, diante disso, enfrentam dificuldades para resolver suas pendências no órgão. Também há uma reclamação muito grande por porte das pessoas que moram em outros municípios vizinhos que têm que se deslocar para Brumado e com o horário de atendimento reduzido, vêm tendo muitas dificuldades e gastos com as viagens constantes, além do tempo perdido só na espera. Várias pessoas procuraram nossa entidade para denunciar esse fato de apenas um turno para atender as pessoas de Brumado e todas as cidade da jurisdição da 18ª Ciretran.



Vereadora Lia Teixeira satisfeita com as obras em prol da melhoria do abastecimento na zona rural feitas pela administração municipal

A vereadora visitando as obras de conclusão da Barragem de Barreiro Branco (Foto: Assessoria Parlamentar)

Diante do desafio de enfrentar o déficit hídrico no meio rural de Brumado, a vereadora Lia Teixeira (PDT), vem realizando uma série de ações em prol da ampliação e recuperação dos sistemas de abastecimento das comunidades rurais que ela representa, bem como de barragens, aguadas e abertura de cacimbas. Afinada nesse propósito com a administração municipal, a parlamentar vem fazendo uma série de indicações e solicitações nesse sentido, as quais vêm sendo sistematicamente atendidas. Após várias conquistas, Lia Teixeira comemorou mais outra vitória que foi a conclusão da Barragem do Barreiro Branco e também da tapagem das comportas da Barragem sobre o Rio Brumado, no Barreiro Branco 2. Diante disso, mostrando consciência política e um ótimo senso de gratidão a vereadora relatou que "atendendo a mais uma das nossas solicitações, é com muita alegria que fomos verificar a conclusão da obra de ampliação da Barragem do Barreiro Branco e da tapagem das comportas da Barragem sobre o Rio Brumado, no Barreiro Branco 2. Indicações essas que produzem tranquilidade aos moradores daquelas comunidades com relação ao abastecimento de água, pois, com essas medidas, se aumentou a capacidade de armazenamento de água, amenizando assim o problema do déficit hídrico naquela região". E finalizou citando que "agradeço à Secretaria de Infraestrutura e ao prefeito Eduardo Vasconcelos, que mesmo diante das dificuldades, vem atendendo às nossas solicitações, confirmando o seu forte compromisso com o meio rural".

A vereadora vem acompanhando as visitas do prefeito Eduardo Vasconcelos às comunidades rurais na busca de ampliar a oferta no abastecimento (Foto: Assessoria Parlamentar)


Presidente do SindGuardas se retrata de acusações que foram feitas a vereadores brumadenses

O presidente do SindGuardas Bahia se retratou das acusações feitas aos vereadores da base situacionista (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

Logo após a aprovação do Projeto de Lei 05/2017 que institui mudanças no regimento da Guarda Municipal de Brumado, o presidente do Sindguardas/Bahia, Pedro de Oliveira Santos, deu uma entrevista ao 97NEWS, na qual ele fez citações com tom acusatório contra vários vereadores de Brumado. Diante disso, foi movido uma ação judicial contra o mesmo, já que as declarações foram de conteúdo muito ofensivo. Nesta quinta-feira (09), após reavaliações feitas pelo presidente do SindGuardas se retratou, voltando atrás e afirmando que "os vereadores citados não são corruptos e nem possuem os seus cargos vendidos/comercializados ao prefeito". Confira abaixo a nota na íntegra.

(Divulgação)


Brumado: Câmara de Vereadores antecipa a segunda parcela do 13º salário, demonstrando compromisso e seriedade em administrar os recursos públicos

De forma diferente da realidade que vive o país, quando prefeituras e câmaras municipais passam por problemas financeiros, a gestão do presidente Léo Vasconcelos à frente da Câmara de Vereadores de Brumado, em uma evidente demonstração de seriedade, comprometimento e competência em administrar os recursos públicos, antecipa a segunda parcela do 13º salário já para o mês de novembro. Efetivamente o pagamento da segunda parcela deveria ser realizado até o dia 20 de dezembro, mas demonstrando saúde financeira, o presidente Léo Vasconcelos, assim como fez com a primeira parcela do 13º salario, que foi paga no mês de junho, definiu também pelo pagamento da segunda metade antes do prazo previsto em lei. Esse dinamismo e modernidade na gestão têm sido aplicados de forma ampla na Câmara de Brumado, que tem passado por uma extensa reforma, tendo todas suas instalações recebido melhorias significativas, tais como elétricas, estruturais, sistema de telefonia e internet, estando em execução a obra de reforma do telhado, além da renovação da frota de veículos entre outras inovações. “Estamos buscando realizar uma gestão que efetivamente utilize de forma responsável, coerente e comprometida os recursos públicos. Antecipar o pagamento do 13º salário de nossos servidores possibilita a todos que planejem com antecedência as festividades do final do ano, fato que contribuirá também de forma direta com o aquecimento do comércio local”, pontuou Léo Vasconcelos.         



Ministério da Saúde incorpora medicamento para Alzheimer no SUS

Foto: Reprodução

O Ministério da Saúde incluiu o medicamento memantina para casos de Alzheimer moderados e graves no SUS. A inclusão foi oficalizada nesta quinta-feira (9) em publicação no Diário Oficial. O medicamento já é aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). A memantina age impedindo a ação do excesso do glutamato nos neurônios. Altos níveis do composto facilitam a entrada do cálcio nas células neuronais, levando-os à morte. O medicamento foi indicado para casos moderados e graves. Não há indicação para casos leves. Para os casos graves, o composto deve ser combinado com medicamento inibidor de colinesterase, substância que inibe a ação de enzimas que destroem a acetilcolina, neurotransmissor atuante na memória. Já nos casos leves, a memantina pode ser usada isoladamente. O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa que acomete 33% dos indivíduos com mais de 85 anos e compromete de mais de 35 milhões de pessoas no mundo. A condição leva ao declínio de habilidades cognitivas, como a memória e orientação no tempo e no espaço. Há também mudanças na personalidade e no comportamento, bem como prejuízos na habilidade de realizar funções diárias.

 



Após lutar contra um câncer, morre aos 53 anos a atriz e humorista Márcia Cabrita

A atriz ficou nacionalmente conhecida pelo papel da empregada Neide no programa Sai de Baixo, em 1997 (Foto: Reprodução)

Morreu na manhã desta sexta-feira (10) a atriz e humorista Márcia Cabrita. Ela se tratava de um câncer de ovário desde março 2010 quando foi diagnosticada com a doença. Há três meses, ela havia se afastado da novela Novo Mundo para cuidar da saúde. Durante o tratamento, a atriz chegou a retirar os ovários e útero. Márcia deixa uma filha. Márcia foi substituída por Vivianne Pasmanter na novela Novo Mundo. Segundo o Jornal O Globo, a direção da trama decidiu poupá-la das gravações externas por conta de sua saúde. Em seguida, a humorista ganhou outro papel a partir do capítulo 60. A atriz ficou nacionalmente conhecida pelo papel da empregada Neide no programa Sai de Baixo, em 1997. Depois participou de novelas e seriados da Globo como Brava Gente, Desejos de Mulher, Sob Nova Direção, Morde & Assopra e Pé na Cova. Ela também fez parte do elenco dos programas de humor Vai Que Cola e Treme Treme, ambos do Multishow, até 2016. Amiga de Márcia, a atriz Cacau Protásio usou o Instagram para se despedir da artista. "Amiga Vai com Deus, eu tive o prazer, à alegria, a sorte de trabalhar, conviver, contracenar com você, eu amo você, o céu está em festa, pois está recebendo o anjo mais lindo, você fará muita falta, nos encontramos no céu", escreveu Cacau em uma foto em que as duas aparecem juntas (foto abaixo)

(Foto: Reprodução Instagram)


Absurdo: TRT-BA fecha contrato para comprar café a R$ 73 o quilo

Foto: Reprodução

Esta semana o Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT5-BA) fechou contrato, por meio de licitação pública, com uma empresa para a compra de café gourmet no valor de R$ 73 o quilo. O processo foi iniciado em outubro de 2016 e finalizado em novembro do mesmo ano. Nesta quinta-feira (9), o órgão informou que a aquisição do produto foi cancelada pela nova gestão, que tomou posse na segunda-feira (6). No entanto, não detalhou se alguma unidade do café foi comprada na gestão anterior. Ainda conforme o TRT5-BA, a licitação foi regular e observou todas as regras técnicas de compras previstas na legislação. O cancelamento foi feito pela atual gestão por ser considerada uma aquisição inoportuna, ressaltou a assessoria do Tribunal.



Brumado: Pacientes que iam para Salvador são vítimas de assalto

A ação dos bandidos é rápida e parece premeditada (Foto: Reprodução Youtube 97NEWS)

Já não bastasse a dor de ter que ir buscar um tratamento de saúde pública em um local distante, numa viagem desgastante, vários pacientes que iam para Salvador, na noite da última quarta-feira (08), por volta das 20h, tiveram que que enfrentar também a mira de um revólver de dois bandidos que chegaram em uma motocicleta e, com uma arma em punho, fizeram a limpa nos pacientes, levando carteiras e celulares. O fato aconteceu na Rua Tenente Amarílio da Silva Leite, no Bairro das Flores, onde os pacientes ficam reunidos à espera do transporte que os levaria para Salvador. A ação dos bandidos é rápida, eles chegam em uma motocicleta e rendem as vítimas que, sem ter muito o que fazer, entregam os seus pertences. A cena, que foi revelada por um vídeo que está circulando no Whatsapp, mostra a falta de um policiamento mais ostensivo em Brumado, que vem esbarrando na falta de investimentos na área da segurança pública, já que o contingente policial no município vem sendo insuficiente há muito tempo. A Polícia já tem pistas dos autores do assalto, os quais devem ser presos a qualquer momento. Diante deste cenário, uma notícia que vem circulando na cidade de que uma base da Caesg será instalada nas proximidades do Presídio, traz uma perspectiva muito positiva no combate à criminalidade. Essa é uma antiga reivindicação da população, que sempre foi frustrada nesse anseio, mas, que, agora, parece que será atendida. Veja o vídeo abaixo: 

 



Acidente no Marçal: No Facebook, cantor Tthonny Oliver agradece à Deus por 'livramento'

(Foto: Reprodução)

Por volta das 17h30, de quinta-feira (08), o cantor itambeense Tthonny Oliver, da “Banda Paixão a Mais” sofreu um acidente automobilístico, que resultou em capotamento na Serra do Marçal, BA-263, rodovia que liga os municípios de Itambé e Vitória da Conquista. O acidente aconteceu quando Thonny descia a serra, já na passagem da ponte ao lado dos barzinhos e restaurantes do local. Por muita sorte e intervenção de Deus, o acidente não terminou em tragédia. Thonny sofreu apenas pequenas escoriações, não havendo necessidade de intervenção de socorristas. Segundo informações, o veículo, uma pick up Hilux teve perda total. Em sua página no Facebook, Tthonny Oliver agradeceu a Deus através de oração pelo livramento. “Obrigado meu pai e meu grande Deus pelo o livramento, sem suas mãos protetoras não somos nada, gloria a te senhor por estar sempre em minha vida. Te peço, ó Pai, perdão por todos meus pecados, te louvo senhor pelo o livramento que me concedeste amém!”



Incêndio atinge galpão nos Estúdios Globo no Rio de Janeiro

Foto: Reprodução

Um incêndio atingiu no início da noite desta quinta-feira (9) o galpão Santa Cruz, que fica no interior dos Estúdios Globo, em Curicica, Zona Oeste do Rio. Ninguém ficou ferido pelas chamas, mas uma pessoa que teve uma crise nervosa precisou ser atendida pelos bombeiros. Segundo a Central Globo de Comunicação, o incêndio começou por volta das 18h e atingiu o galpão de apoio às gravações da novela 'Deus Salve o Rei'. O local foi rapidamente evacuado. Militares do Quartel de Jacarepaguá participaram do combate às chamas, que, às 21h22 (horário de Brasília), estavam controladas. Segundo o Centro de Operações da Prefeitura do Rio, devido ao incêndio, a rua Arauá foi fechada nos dois sentidos. Já as Estradas dos Bandeirantes e Curicica estavam liberadas.



Cultura: Acontece neste sábado a Iª Batalha de MCs de Brumado

(Divulgação)

Neste sábado (11), a partir das 20 horas, ocorrerá no Quintal Cultural, localizado na Rua Dr Gutemberg Leal, numero 114 A, Bairro das Flores, a 1° Batalha Central de MCs de Brumado. A regra é muito semelhante a disputa entre repentistas nordestinos. Ganha quem mostrar mais habilidade para rebater os versos do adversário com criatividade e ousadia poética. O evento será realizado pelo Coletivo Quintal Cultural que foi criado para fomentar os elementos culturais de Brumado e firmar um compromisso com a propagação do movimento Rap/ Hip Hop entre outros na cidade e região. A entrada é franca, lembrando que o projeto é um movimento social no qual damos suporte a comunidades carentes, então no caso de consciência pessoal será muito positivo que as pessoas levem 1kg de alimento não perecível. O duelo cultural de MCs incentiva a literatura e crescimento da cultura na região. O Quintal Cultural precisa de apoio e patrocínio para fortalecer o evento e implantar de vez essa ideia na cidade. Todas as arrecadações serão doadas para as comunidades carentes!



Zé Carlos de Jonas agradece empenho da prefeitura na solução do problema no abastecimento da Lagoa da Tapagem

O vereador Zé Carlos de Jonas fez questão de acompanhar a realização dos serviços (Foto: Assessoria Parlamentar)

Devido à intensificação nos últimos anos dos períodos de estiagens, as comunidades rurais de Brumado vêm sofrendo cada vez mais com os riscos do desabastecimento, sendo, os poços artesianos e os seus respectivos sistemas, uma das soluções mais viáveis para contornar as crises hídricas. Conhecedor dessa realidade e, devido a isso, por ter a sua função de representante de inúmeras comunidades, o vereador Zé Carlos de Jonas (PT) vem tendo ações sistemáticas na busca de soluções. Desta feita, por meio de seu empenho, que teve todo o apoio da prefeito Eduardo Vasconcelos, o vereador conseguiu resolver o problema do sistema de água que serve a Comunidade de Lagoa da Tapagem. Ele fez questão de acompanhar o trabalho das equipes na manhã desta quinta-feira (09) e aproveitou para agradecer mais uma vez à administração municipal pelo atendimento de suas solicitações. "O prefeito Eduardo vem sendo muito solícito aos nossos pleitos, então, em nome dos moradores da Lagoa da Tapagem eu deixo aqui os meus agradecimentos a ele".



Em visita à Barra do Choça, Rui Costa anuncia cisternas e obras de infraestrutura

'Queremos uma agricultura familiar que plante e colha mais e que também beneficie a nossa produção, agregando valor ao nosso produto', disse o governador, em discurso.

A população de Barra do Choça, no sudoeste da Bahia, está cheia de motivos para comemorar. Em visita ao município, nesta quinta-feira (9), o governador Rui Costa realizou a entrega oficial de 1,5 mil cisternas, já instaladas na zona rural, além de autorizar a retomada imediata de intervenções em ruas de diversos bairros da cidade, entre outras ações. Com um investimento de R$ 4,1 milhões, as cisternas têm capacidade, cada uma, para armazenar 16 mil litros de água. Os equipamentos contribuem para a melhoria da qualidade de vida da população local, que passa a ter acesso à água limpa. Na ocasião, o governador destacou a vocação do município para a agricultura familiar. “Sinto orgulho e satisfação de conhecer pessoalmente o trabalho dos agricultores locais, pois queremos uma agricultura familiar que plante e colha mais e que também beneficie a nossa produção, agregando valor ao nosso produto e movimentando a economia da cidade e de toda a Bahia”, afirmou Rui.



Cartões postais das cidades de Livramento e Rio de Contas ameaçados por conta de esgoto lançado no Rio Brumado

Foto: Composição l 97NEWS

Escorrendo de manilhas de concreto e canalizações abertas no meio do mato, o esgoto lançado sem tratamento no Rio Brumado está transformando as cachoeiras do "Fraga" e "Véu de Noiva", nos municípios de Livramento de Nossa Senhora e Rio de Contas, Chapada Diamantina, em, um rio banhado por líquido cinzento e cheio de coliformes fecais. Esse é o mais evidente retrato do descaso com a conservação ambiental dentro do "Portal da Chapada", com quase 65 mil habitantes - juntando as duas cidades -. O agravamento das condições do manancial chegou a levar os dois municípios, às reuniões e ações no Ministério Público para tratar do crime ambiental. 

Estação de Tratamento não atende mais a demanda (Foto: Reprodução l Rádio 88)

Os participantes do encontro apontaram com testes em laboratório que os dejetos ainda continuam sendo jogados criminosamente dentro do rio. A situação parece ainda mais grave quando se considera que a estação de tratamento, construída em 2009, não funciona mais. Os esgotos são despejados dentro da rede pluvial. “O esgoto interfere diretamente na qualidade da água. Se o recurso for de má qualidade, fica facilitada a transmissão de doenças e perde-se uma grande quantidade da biodiversidade. A água contaminada por esgoto favorece o crescimento de poucos organismos, que não contribuem para o meio ambiente”, diz o ambientalista e advogado, Raimundo Marinho. Problemas que se agravam ainda mais com a falta de chuvas nos últimos anos. Enquanto isso, o esgoto não para de fluir.

 

Estação de Tratamento foi construída em 2009 (Foto: Reprodução l Rádio 88)

A cachoeira virou história


Em Livramento, a Cachoeira "Véu de Noiva" recebeu esse nome devido a uma queda d’água de mais de 80 metros que era aproveitada para lazer, e abastecia o Município. Hoje, a água mal escorre pelas pedras. A cachoeira era a principal atração de Livramento. Com o abandono pelo poder público e com os dejetos jogados no rio, o local turístico tem futuro incerto. A situação de degradação do Rio Brumado, de acordo com a Agência Nacional de Águas (ANA) “é de amplo conhecimento”. De acordo com os especialistas da agência, em 2015, já era previsto que o sistema da estação de tratamento não funcionava mais, e em 2017, o sistema entrou em colapso. Assista a vídeo reportagem da Rádio 88 FM,



Brumado: A partir de agora agentes da SMTT usarão tablets para aplicar multas

Foto: 97NEWS

A prefeitura de Brumado entregou esta semana 8 tablets a agentes de fiscalização da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT). Os aparelhos eletrônicos vão substituir os tradicionais formulários de infração. O computador portátil vai dar mais agilidade ao trabalho dos fiscais e diminuirá o índice de fraudes na aplicação de multas, afirmou o superintendente de trânsito, André Cardoso. “No talão de papel, a multa tem que ser cancelada caso haja qualquer erro ou rasura. Agora, esse risco é nulo. Tudo será online. A infração vai direto para o sistema do Departamento de Trânsito (Detran)”, explicou Cardoso. Os agentes de trânsito passaram por um treinamento para utilização do aparelho que logo estará sendo utilizado nas ruas. Os agentes de fiscalização, acreditam que além de agilidade, os tablets darão mais segurança aos fiscais. “A partir do momento que a gente lança os dados do veículo no sistema, aparecem todos os outros dados necessários. E ainda podemos usar para filmar, tirar foto e gravar áudios em eventuais situações”, comentaram.

 



Ecos da Cidade: 'Governo do Estado esqueceu de Brumado'; prefeito já estaria muito insatisfeito com esse posicionamento

(Fotocomposição: 97NEWS)

Dizem os manuais da boa política, que ela deve ser feita e colocada em prática sob o solo da união, ou seja, por meio de compromissos mútuos de duas ou mais representações em prol de uma causa, que, por via de regra, deve ser em benefício da população. Porém essa tese, nos dias de hoje, vem sendo bloqueada pelos interesses pessoais, que muitas vezes se aportam na vil e detestável corrupção e pelas chamas vorazes da "fogueira das vaidades partidárias", que se mostram mais fortes do que as grandes demandas, impedindo que grandes avanços sejam efetivados. Esta elucubração pode ilustrar o que está acontecendo em Brumado, ainda mais agora com a aproximação das eleições estaduais, que, historicamente é um período de muitas promessas e também de obras que para muitos têm o cunho eleitoral. Uma enorme expectativa paira sobre o consciente coletivo brumadense que deseja ver grandes feitos e sonha com realizações de impacto que venham fazer com que a "locomotiva entre realmente nos trilhos do desenvolvimento". Tendo na UTI o seu grande "objeto do desejo", os brumadenses também esperam com urgência a realização da ampliação da Barragem de Cristalândia, já que a crise hídrica vem se agravando nos últimos anos; a construção do tão urgente Sistema de Esgotamento Sanitário, um problema grave e que mostra uma espécie de "azar" histórico, pois o município é um dos únicos na Bahia que tem população de cerca de 70 mil habitantes sem contar com esse serviço essencial. Outras tantas demandas são muito "desejadas", que fossem elencadas iriam "virar a página", mas, o grande questionamento que surge está nos ecos populares de que o Governo do Estado teria, pelo menos até agora, esquecido de Brumado, tanto que faz um bom tempo que o governador não vem ao município, pois a última vez que isso aconteceu foi em janeiro de 2016, ou seja, já tem quase 2 anos que ele não visita oficialmente a cidade. Em vias de isso ocorrer, pelo menos os indícios apontam nesse sentido, tanto que nesta semana em seu programa de rádio o governador teria anunciado que viria a Brumado até o final do ano, um impasse começa a ficar mais notável, que é a relação entre o prefeito Eduardo Vasconcelos e o governador Rui Costa. Fontes seguras, ouvidas pelo 97NEWS, garantem que Vasconcelos não vem escondendo a sua insatisfação com a postura de indiferença que vem sendo adotada por Costa, tendo como estopim para tal, a falta de comprometimento com o funcionamento da UTI, que já teria sido garantido desde julho, mas que, ainda, está só no campo das promessas. A unidade que seria viabilizada por meio de um consórcio regional, parece cada vez mais distante desse caminho e, a melhor solução para o "imbróglio", seria a disponibilização por meio do governo do estado das verbas, que girariam em torno de milhões de reais. Então, com o agravamento deste impasse, a relação, que já não era das melhores, entre o prefeito Eduardo Vasconcelos e o governador Rui Costa, pode estar ainda mais arranhada, tanto que já existem "profetas" vaticinando que o chefe de executivo brumadense poderá dar, - se o esquecimento continuar -, o seu apoio à candidatura de ACM Neto ao governo, caso isso venha realmente a ser efetivado. Então, as grandes demandas do município ainda são incertas, mas, espera-se que, no final, o bom senso prevaleça, que as partes entrem num acordo e que Brumado venha receber as obras que tanto merece.



Ministro da Saúde é internado após passar mal em evento

(Foto: FolhaPress)

Ricardo Barros, ministro da Saúde, passou mal na manhã desta quinta-feira (09) quando participava de um seminário no Instituto Brasileiro de Organizações Sociais de Saúde, no Hospital Oswaldo Cruz, em São Paulo. De acordo com Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo, ele foi transferido de ambulância para o hospital Sírio-Libanês. Em nota, o Ministério da Saúde disse que "o ministro da Saúde, Ricardo Barros, em agenda na cidade de São Paulo nesta manhã, teve um pico de pressão. Como realizou um cateterismo seguido de angioplastia na última semana, a equipe médica realizou um eletrocardiograma. O resultado do exame foi considerado normal. O protocolo para qualquer intercorrência pós-operatória pede que o paciente fique em observação. O ministro, portanto, está bem e aguarda a finalização do protocolo de atendimento".



Bicudo foge e proprietário faz apelo para recuperar o pássaro

A ave fugiu no momento em que ia ser trocada a água da gaiola (Foto: Whatsapp 97NEWS)

O hábito de criar aves em Brumado é histórico, resultado de uma aproximação da natureza, já que os pássaros são fiéis representantes da mesma. Então, diante disso, após as mudanças da lei ambiental, criou-se um obstáculo, já que muitas aves são protegidas pelo Ibama. Para mediar essa situação, existem as aquisições legalizadas, ou seja, as aves são liberadas para a compra mediante uma anilha, um anel que vai em uma das patas com o número da sua legalização do seu registro. Foi justamente numa dessas compras legalizadas que um brumadense adquiriu, em Minas Gerais, um Bicudo, que é considerado um pássaro nobre, que desperta interesse pela sua elegância e por sua aparência de guerreiro, pois tem um bico reluzente, daí o seu nome Bicudo. Ele trouxe a ave para Brumado e, nesta semana, foi colocar água para o bicudo e o mesmo fugiu, o que o deixou muito preocupado. Ele entrou em contato com a redação do 97NEWS e solicitou se alguém encontrou a ave que entre em contato pelo fone: (77) 9.9956-3520, que será bem recompensado.

O bico do pássaro é muito chamativo (Foto: Reprodução)


Vitória da Conquista, a cidade de portugueses, índios e pecuária completa 177 anos

Foto: Luciano Santos l 97News

A cidade de Vitória da Conquista, cerca de 135 km de Brumado, completa 177 anos de emancipação política nesta quinta-feira (9). Com 348,7 mil habitantes, conforme última estimativa do IBGE, a cidade é a terceira em população do estado, atrás apenas de Salvador e Feira de Santana. O frio conhecido vem dos mais de 920 metros acima do nível do mar. Ocupada por portugueses e índios no começo da fundação do Arraial de Conquista, em 1783, o local passa a condição de Vila e Freguesia em 1840. Com base econômica na pecuária extensiva, a partir de 1940 a cidade passa a ter o comércio como outra fonte de mercado. 

Para celebrar a data, vários atos vão ocorrer ao longo do dia. Uma missa em Ação de Graças, aconteceu hoje pela manhã na Catedral Metropolitana Nossa Senhora das Vitórias, dando início à comemoração da data. Às 8h, houve solenidade oficial comemorativa em frente à sede da prefeitura, onde foi realizado o hasteamento das bandeiras e a execução do Hino à Vitória da Conquista, pela Banda da Polícia Militar. A Fanfarra Municipal também se apresenta durante a programação. Além disso, durante o evento, a Secretaria Municipal de Educação vai expor maquetes retratando os principais monumentos da cidade. Pintura facial também será disponibilizada para as crianças, por meio do Educarte.



Quase 16 mil eleitores de Brumado, Aracatu e Malhada de Pedras poderão ter títulos cancelados após fim de prazo para biometria

Foto: Luciano Santos l 97News

O mais de quase 16 mil eleitores de Brumado, Aracatu e Malhada de Pedras poderão ter os títulos cancelados, porque não fizeram o cadastramento biométrico, segundo informou o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE). Conforme o órgão, o prazo para que os moradores das cidades podem fazer o procedimento se encerra no dia 31 de janeiro de 2018. No total, 15.880 eleitores ainda não fizeram o cadastramento, segundo o TRE. Ainda de acordo com o Tribunal, juntas, as três cidades somam 49.637 eleitores. Desse total, foram biometrizadas 33.757 pessoas, o que representa 68,01% do eleitorado, ou seja, cerca de quase 16 mil títulos serão cancelados nas três cidades, se a biometria não for realizada. Conforme o Tribunal, terminada a fase da revisão, o processo será encaminhado pelo juiz eleitoral ao Ministério Público Eleitoral.

 

Após a análise do MPE, retorna ao cartório e, em seguida, será enviado à Corte do TRE-BA. A partir da homologação, ficam oficialmente cancelados os títulos dos eleitores que não compareceram aos cartórios eleitorais para fazer a identificação biométrica. O eleitor que não conseguir realizar a biometria dentro do prazo deverá regularizar sua situação junto à Justiça Eleitoral. Para isso, a recomendação do TRE baiano é a de que essas pessoas compareçam ao cartório da cidade o quanto antes. Em Brumado, a regularização poderá ser feita no cartório eleitoral, localizado na Avenida João Paulo I, s/n, Bairro Nobre. O atendimento é de segunda a sexta, das 7h às 19h.