ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Ovo de Páscoa está 10% mais caro em Brumado mas vendas disparam na cidade

Bahia deve ter clima chuvoso e temperaturas mais baixas ao longo do mês de abril, aponta Inmet

Três pessoas morrem após acidente entre caminhonete e caminhão em Ibotirama

População enfrenta fila para receber doação de peixes em Maetinga

Ônibus do TFD da cidade de Morro do Chapéu solta a roda na BR-324 entre Feira de Santana e Salvador

Fisioterapeuta da Clínica Mais Vida explica o que é esporão do calcâneo

Guilherme Bonfim se reúne com governador para discutir investimentos para Brumado

Transporte Ilegal de Mercúrio Interceptado pela PRF em Vitória da Conquista

Beto Bonelly declara apoio a Fabrício Abrantes na disputa pela Prefeitura de Brumado

Última etapa de campanha para vacinação contra aftosa na Bahia começa nesta segunda

Incêndio atinge fábrica de produtos artesanais em Guanambi

Feriado de Páscoa promete ser chuvoso na para Bahia, aponta Inmet

Bahia tem 2º maior no número de divórcios no Brasil; números de casamentos caem

Aracatu: PM recupera veículo com restrição de roubo

Brumado: Pai ameaça filho de 13 anos com pedaço de pau e é detido pela PM

Inscrições para a 25ª edição da Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas já estão abertas

Escritório Malaquias Advogacia e Assessoria Jurídica estará em novo endereço a partir de abril; confira

Brumado: Após decisão da Justiça, quase 50 beneficiados com prisão domiciliar vão cumprir pena em casa por tempo integral

Familiares de presos protestam contra suspensão de visitas e apontam opressão no Conjunto Penal de Brumado

Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria



BUSCA PELO ARQUIVO "11/2016"

97NEWS celebra o 20 de Novembro - Dia da Consciência Negra

Foto: Montagem/97News

O 97NEWS celebra neste domingo (20), o Dia da Consciência Negra. "Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, ou por sua origem, ou sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se elas aprendem a odiar, podem ser ensinadas a amar, pois o amor chega mais naturalmente ao coração humano do que o seu oposto. A bondade humana é uma chama que pode ser oculta, jamais extinta." Nelson Mandela



Caetité: Por condições precárias, Juiz impede ônibus da Novo Horizonte de seguir viagem

Foto: Caetité Notícias

Na última sexta-feira (18), um ônibus da Empresa Novo Horizonte com linha de Guanambi/Salvador foi impedido de sair da rodoviária de Caetité, sudoeste da Bahia, pelo Juiz Dr. Eduardo das Neves Brito. Ao embarcar no leito da empresa, o mesmo percebeu que o veículo não estava funcionando normalmente, e quando perguntou ao motorista sobre o que estava acontecendo, o mesmo foi informado de que a injeção eletrônica do ônibus apresentava defeito, deixando o veículo fraco (sem força motora), o que poderia acarretar  um acidente nas rodovias. Logo em seguida uma guarnição da Polícia Militar foi solicitada pelo magistrado, impedindo o motorista de seguir viagem para a capital Salvador. A viação Novo Horizonte não se manifestou sobre o acontecimento. 

 



Brumado: Semana do Doador Voluntário no Hemoba; participe

(Foto: 97NEWS)

Visando aumentar os estoques do seu banco de sangue, principalmente neste período de final de ano em que a demanda aumenta de forma considerável, o Hemoba de Brumado irá realizar a Semana do Doador Voluntário, em alusão do Dia Nacional que acontece na próxima sexta-feira (25). Então diante disso, todos os doadores estão sendo convocados pela unidade para comparecerem de segunda a sexta das 08h às 12h e, no sábado, haverá um atendimento especial para os que não puderem ir durante a semana que irá até as 14h. É importante o comparecimento de todos, pois só assim os estoques do banco de sangue do Hemoba de Brumado, que atende vários municípios da região, poderá ter seus níveis elevados. Lembrando que a unidade fica dentro do complexo do Hospital Magalhães Neto e ao lado da sede da 20ª Coorpin. 



Jânio Quadros: Moradores reclamam de calçamento mau feito, e as primeiras chuvas destroem as ruas do bairro Vila Elisa

Foto: Reprodução/WhatsApp/97news

Moradores da cidade de Jânio Quadros, sudoeste da Bahia, em contato com a redação do 97NEWS, relataram estarem indignados com o atual gestor do município. Segundo eles, e as fotos mostram a destruição, com as primeiras chuvas que caíram, já causaram estragos em várias ruas da cidade. E um dos lugares mais atingindo, foi a “Baixada do Sapo” que fica no bairro Vila Elisa. De acordo com os moradores, eles não puderam sair de casa por conta da lama, e o calçamento foi todo arrancado com a força da água. O que revolta ainda mais a população, é o material usado na construção das vias públicas, segundo moradores, os empreiteiros usaram apenas, areia e água para fazer a junção dos paralelepípedos, ao invés de cimento, que é, o mais adequado para este tipo de construção. A nossa equipe tentou falar com o setor de obras do município, mas os números de telefones disponíveis, não foram atendidos. 

Janio Quadros: Moradores reclamam de calçamento ma


Brumado: Fim de semana poderá ser chuvoso na cidade

Foto: Luciano Santos/97NEWS

Nesta sexta-feira (18) Brumado amanheceu com sol entre nuvens, e agora a tarde ouve algumas pancadas de chuva. Os sites meteorológicos apontam tempo chuvoso também para este fim de semana, no sábado (19), haverá pancadas de chuva no fim da tarde. No domingo (20) não à previsão de chuvas, apenas céu nublado. A temperatura deve variar entre a mínima de 17°C e a máxima de 28°C no sábado e no domingo, com mínima de 15°C e a máxima de 25°C. 



Brumado: Confira as principais ocorrências da página policial das últimas 24 horas

A atividade criminosa em Brumado começa a ficar mais intensa nesse final de ano, o que projeta tensão e medo na população que ainda se sente muito insegura devido à falta de contingente policial e de maiores ações na área de segurança pública. A falta de ações sociais que busquem mudar a realidades das famílias que residem nos bairros periféricos também é tida como um dos principais motivos para o crescimento exacerbado da violência no município. Nas últimas 24 horas algumas ocorrências chamam a atenção como um assalto feito a uma mulher que transitava na Av. João Paulo I, a qual foi abordada por 2 elementos em um moto, tendo o garupa que segundo ela estava armado, ter-lhe dado voz de assalto e levado sua bolsa com todos os seus pertences. Outro episódio que aconteceu no Bairro Irmã Dulce comprova o grau de periculosidade dos criminosos. Dois bandidos, ambos armados, adentram em uma residência e apontaram para um homem que estava sentado no sofá da sala, o qual, com medo de morrer, teve que dar as chaves da sua motocicleta, sua carteira com dinheiro e documentos. Outro fato, desta feita diferenciado, mostra que a “gatunagem” não está perdoando nem as grandes lojas da cidade, pois, segundo relato de uma funcionária da Eletrozema, meliantes entraram em sua sala e levaram sua bolsa com dinheiro, cartões de crédito, celulares e a chave da sua motocicleta. Os casos estão sendo investigados pela Polícia. 



Aracatu: Polícia Militar prende homem com motocicleta roubada

Foto: Divulgação/PM

Por volta das 11 horas desta sexta-feira (18) a guarnição da 34ªCIPM/Aracatu durante abordagens no centro da cidade, prendeu, Carlos José da Silva, de 45 anos, por ter sido flagrado com uma motocicleta Yamaha Fazer 250, de cor preta com restrições de furto. O homem e a motocilceta foram encaminhados para a 20º Coorpin de Brumado. O delegado plantonista investiga o caso.



Residencial Brisas caminha para o caos estrutural; secretário de infraestrutura e construtora são apontados pelos moradores como os principais responsáveis

A situação deve piorar ainda mais já que a previsão aponta mais chuvas para os próximos dias (Foto: 97NEWS)

Foi só cair as primeiras chuvas mais densas sob o solo brumadense que uma das obras que foi considerada até como a redenção para o sistema habitacional popular na cidade começasse a mostrar uma outra face, muito mais preocupante e que envolve uma grande soma de dinheiro público envolvido. A obra em questão é o Conjunto Residencial Brisas I, II, III e IV, os quais em seu todo possuem cerca de 900 residências populares, as quais foram entregues em uma cerimônia inaugural em janeiro deste ano que foi presidida pelo governador Rui Costa. Porém, passado cerca de um ano, o sonho da casa própria para as cerca de 900 famílias está se transformando a passos largos para um grande pesadelo, tanto que alguns já afirmam que será um grande “filme de terror”. O 97NEWS já realizou algumas matérias que corroboram para esse pensamento e, na manhã desta sexta-feira (18), novas denúncias e reclamações dos moradores chegadas à nossa redação, apontam que a situação pode atingir um nível de gravidade muito alto. Segundo eles com as últimas chuvas muitas casas foram atingidas pela lama e pela água devido as canaletas que foram construídas para fazer o escoamento são muito estreitas e, com a agravante, de que muitos proprietários construíram em cima das mesmas, o que fez com que a enxurrada viesse de forma arrasadora. Eles ainda alegam que a rede de esgoto foi construída de forma equivocada, ligada à rede pluvial dos bairros Dr. Juracy e São Jorge, o que fez com que o sistema não suportasse e rompesse. Porém a pior asseveração feita pelos moradores é que os culpados dessa situação que beira o caos estrutural, já que algumas residências já estão rachando, seriam o secretário municipal de infraestrutura, que teria permitido as construções irregulares, os populares “puxadinhos”, que seriam terminantemente proibidos pela Caixa Econômica Federal, a principal responsável pela obra; e a própria construtora E2 Engenharia, que teria a função social de dar a manutenção por cinco anos, mas que, mesmo tendo outro empreendimento, desta feita particular, ao lado, também não teria tomado providências até o momento. Vale ressaltar que o terreno onde esse empreendimento vem sendo realizado seria, inicialmente, para fazer parte do conjunto Brisas, mas, não se sabe o motivo pelo qual ele acabou tendo a sua função modificada. A obra que deve ter ficado em torno de R$ 50 milhões de reais, - já que cada residência é estimada em cerca de R$ 60mil -; em apenas um ano, vem mostrando sérios problemas e, caso não sejam tomadas medidas urgentes, o local, que era para ser um símbolo dos novos tempos na área da habitação popular, poderá se tornar no futuro num conjunto fantasma. Veja abaixo fotos da situação que é denunciada pelos moradores: 



Brumado: Coelba faz comunicado sobre o número de ocorrências relacionadas à interrupção no fornecimento de energia com as chuvas

Foto: Arquivo/97news

Em função do mau tempo, com chuvas, ventos e alta incidência de descargas atmosféricas (raios), a Coelba está registrando aumento no número de ocorrências relacionadas à interrupção no fornecimento de energia nesta região. Para atender às solicitações, a empresa aumentou o número de turmas de operação e manutenção e continuará com o efetivo reforçado até que a situação seja regularizada.  Devido às chuvas, a empresa vem registrando dificuldade de acesso em alguns locais, o que tem gerado aumento no tempo médio de atendimento às solicitações relativas a falta de energia. Com o objetivo de evitar acidentes envolvendo a rede elétrica, a Coelba orienta aos consumidores: não se aproximar de fios caídos no chão: Em caso de fios partidos, acione imediatamente a Coelba através do 0800 071 0800;  não ligar aparelhos elétricos com a mão molhada. Isso evitará o choque; não mexer com eletrodomésticos em locais com água ou umidade, nem com as mãos ou pés molhados. A água torna o choque muito mais perigoso; não subir em postes ou estruturas da Coelba; não tentar retirar galhos de árvore ou objetos caídos sobre a rede elétrica. Os consumidores que precisarem acionar a Coelba para informar falta de energia podem utilizar os seguintes canais de atendimento: site www.coelba.com.br ;  Central deTeleatendimento 0800 071 0800: O consumidor deve optar pela opção 2 (Falta de Energia) no menu de atendimento. Para agilizar a solicitação, é importante ter em mãos o número do contrato ou CPF do titular da fatura. Por: Ascom-Coelba



Agora e Pra Valer!!! “Feijão do Sítio Novo”: O evento acontecerá no melhor domingo do mundo, dia 29 de janeiro pontualmente as 13hs

Divulgação

Sempre pensando no bem-estar e na comodidade do público em seus eventos, Beto Bonelly Produções e Só Legal, sempre realiza uma ampla pesquisa antes de suas realizações. É sendo assim foi criado o novo projeto “Feijão do Sítio Novo”, um evento diferenciado, com uma atmosfera incrível, trazendo a grande inovação do sistema “exclusive”, somente para mil pessoas, ou seja, a festa terá uma dinâmica após um novo estudo de viabilidades, os promoters Beto Bonelly e Gilson Porto , visando dar maior comunidade e conforto para o público, resolveram alterar a data para o dia 29 de janeiro no verão é férias e cidade cheia! Vale ressaltar que a programação continua a mesma, que será composta por Fann Estourado; Tiago Araújo, DJ Pantera e o sensacional Jauperi, que dispensa comentários. Então vão se preparando porque é mais um evento que entrará para a galeria de sucesso das grandes realizações da área de entretenimento em Brumado. Anote ai abertura das vendas dia 2 de dezembro



Brumado: Polícia Militar intensifica blitzes na cidade em operação de combate à criminalidade no final do ano

Motoristas e motociclistas foram parados pelos policiais (Foto: 97NEWS)

Geralmente os dados da Segurança Pública apontam que no período que antecede as festas de final de ano a incidência criminosa tende a aumentar, o que faz com que as autoridades policiais venham a tomar medidas mais enérgicas a fim de conter o ímpeto voraz dos bandidos. Em Brumado, a Polícia Militar já está adotando essa postura e vem realizando uma série de ações nesse sentido, tendo a realização de constantes blitzes de combate ao crime, como também visando tirar de circulação veículos irregulares e armas ilegais, uma das mais representativas. Na tarde desta quinta-feira (17), policiais militares realizaram uma forte blitz na Praça Coronel Zeca Leite. Neste final de semana as blitzes irão continuar, assim como outras ações pontuais de combate ao crime, o que gera uma atmosfera de maior tranquilidade para a população. 



Conquista: Morte da adolescente Amanda Amaral, de 15 anos, abala familiares e amigos

Falecimento repentino ocorreu na tarde desta quinta-feira (17). Amigos prestam homenagens nas redes sociais (Fotos: Reprodução)

Familiares, amigos e pessoas do círculo próximo lamentam a morte repentina da adolescente Amanda Amaral, de apenas 15 anos. Carinhosamente apelidada de Amanduska. a estudante morreu repentinamente, de causas não esclarecidas, na tarde desta quinta-feira (17). O clima é de profunda consternação nas redes sociais. Colégio onde ela estudava instalará período de luto. A família ainda não informou locais de velório e sepultamento. Por: Blog do Marcelo



BA-148: Caminhão carregado de telhas tomba na serra entre Rio de Contas e Marcolino Moura

Foto: Luciano Santos/97NEWS

No fim da tarde desta quinta-feira (17) um caminhão com licença de Ipiaú, Bahia, carregado de telhas tombou na BA-148, entre Rio de Contas e o distrito de Marcolino Moura, na Chapada Diamantina. O acidente aconteceu em uma curva bastante perigosa e conhecida pelos motoristas como "Curva da Morte", onde foi registrado vários acidentes nos últimos meses. Segundo informações colhidas pelo 97NEWS, o motorista Willia Pina de Oliveira estava sozinho, e disse ter perdido o controle do veículo na curva, vindo a capotar. O motorista que teve ferimentos leves conseguiu sair da cabine com ajuda de outros motoristas e uma equipe do SAMU 192 de Rio de Contas, em seguida foi encaminhando ao hospital municipal. Na foto (abaixo) pode se perceber que o caminhão teve perca total, e o motorista escapou por muita sorte. A PRE - Polícia Rodoviária Estadual esteve no local para controlar o tráfego.

Foto: Luciano Santos/97NEWS


Dona-de-casa que vinha de Itabuna para sua casa em Brumado passa mal e é roubada no trajeto; ela irá entrar com ação contra a empresa de ônibus

A dona-de-casa com as passagens na mão irá tentar reaver os prejuízos da empresa de ônibus (Foto: 97NEWS)

A dona-de-casa brumadense, Dona Ana Meira, acabou sendo vítima durante o feriado prolongado de um roubo quando vinha de Itabuna para sua casa. Ela relatou ao 97NEWS que passou mal antes de chegar em Conquista e acabou tendo o seu dinheiro, documentos e cartões bancários levados de sua bolsa. Ela veio na manhã de hoje (17) à sede da 20ª Coorpin para registrar uma ocorrência, mas não pode fazê-lo, pois o fato não aconteceu em Brumado. A dona-de-casa informou que tem que viajar constantemente para tratamento de saúde de sua filha e que agora estará impedida, pois está sem os seus documentos seus e de sua filha. Ela também informou que foi instruída a entrar com ação de perdas e danos contra a empresa que ela viajava, pois segundo conselheiros, como o acontecido foi dentro do ônibus, os prejuízos terão que ser ressarcidos. 



BR-030: Acidente na entrada de Umburanas faz dois meninos serem hospitalizados

(Fotos: Whatsapp 97NEWS)

Uma colisão entre dois veículos Fiat Uno na manhã desta quinta-feira (17) na BR-030 bem na entrada de Umburanas fez com que dois meninos tivessem que ser hospitalizados. As informações passadas ao 97NEWS dão conta que um dos veículos que vinha de Brumado e ia fazer a conversão para seguir em sentido Cristalândia acabou colidindo com o outro que vinha no sentido contrário. Na colisão o veículo foi lançado para a frente de um bar, onde acabou se chocando. Segundo informações o veículo era de um comerciante de Cristalândia e seus dois meninos que estavam no carro tiveram que ser removidos pela equipe do SAMU 192 que chegou rapidamente ao local. Eles não tiveram ferimentos graves, mas tiveram que passar por cuidados médicos. O local ainda não tem a sinalização devida e, por isso, requer todo o cuidado dos motoristas que trafegam por aquele ponto da rodovia. 



Brumado: Polícia irá aprofundar as investigações sobre a morte do adolescente Eduardo Murilo Souza

O DPT – Departamento de Polícia Técnica de Brumado foi ao local onde o adolescente Eduardo Murilo Souza (16), o qual era conhecido como “Du100”, foi assassinado e constatou que o mesmo recebeu cinco disparos no corpo, sendo dois na área da cabeça. O levantamento cadavérico ocorreu cerca de meia-hora após o ocorrido (20h30m), o que mostra a eficiência dos membros do DPT. A Polícia Civil já iniciou as investigações para apurar as causas da morte, que nesse primeiro momento passam por um possível acerto de contas, já que o adolescente estaria envolvido com o mundo do crime. Quando aos possíveis autores do homicídio ainda não existem pistas. Vizinhos foram ouvidos pelos policiais, os quais só relataram que ouviram os disparos e mais nada. Um celular foi encontrado com a vítima, o que pode contribuir muito com as investigações. 



Eleições: Prefeito eleito de Brumado será diplomado dia 15 de dezembro

Foto: Montagem/97news

O prefeito eleito nas eleições de 02 de outubro de 2016 em Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), e o vice Édio Pereira (PC do B), serão diplomados dia 15 de Dezembro, em cerimônia que ocorrerá às 14h no Salão do Tribunal do Júri Magna Maria Pereira Santos, no Fórum Duarte Moniz. Última etapa do processo eleitoral, a diplomação declara formalmente que o candidato está habilitado a exercer o mandato. O juiz Eleitoral Dr. Genivaldo Alves Guimarães, presidente da solenidade, ainda segue com as análises das prestações de contas dos candidatos eleitos, a fim de confirmar as diplomações. O novo gestor irá comandar o quadriênio (2017-2020). A diplomação também será feita para os novos gestores dos municípios de, Malhada de Pedras e Aracatu. Os prefeitos eleitos assumem os seus cargos em 1º de janeiro de 2017.  



Buraco da ‘Ladeira do Cinema’ é novamente consertado na manhã desta quinta-feira (17)

O buraco está sendo novamente consertado (Foto: 97NEWS)

Um dos mais famosos buracos de Brumado, localizado na Rua Oflávio Torres, conhecida como ‘Ladeira do Cinema’, recebeu novamente as equipes de restauração da infraestrutura urbana na manhã desta quinta-feira (17). O 97NEWS presenciou a cena sob os olhares de desconfiança dos populares que passaram pelo local, pois, já são no mínimo, cerca de dez vezes que essa cena se repete nos últimos anos, sem que haja uma solução definitiva para o problema. “Isso é um absurdo, é jogar o dinheiro do povo na lata do lixo, pois estão consertando agora e depois na próxima chuva o buraco abre novamente” disparou o profissional liberal Lázaro Benjamim que, subindo o tom, ainda fez questão de dizer que “é colocar remendo novo em pano velho, como diz a Bíblia e o que é o pior é achar que o povo é cego”. 



Jornalista Caco Barcellos é agredido por manifestantes no Rio de Janeiro

Foto: Reprodução/Youtube

O jornalista da TV Globo Caco Barcellos, que cobria o protesto de servidores estaduais, na tarde desta quarta-feira (16), foi agredido por manifestantes contrários a sua presença no local. Caco foi impedido de cobrir o ato próximo à Alerj - Assembleia Legislativa do Estado. Ao sair do local, alguns servidores o seguiram, aos gritos de “Fora Rede Globo”. O jornalista foi atingindo por um cone de trânsito, na altura da Avenida Erasmo Braga. Um outro jornalista, do Jornal O Globo, mais cedo também foi agredido por um dos manifestantes. Vestido com uma camisa azul, um homem tentou agredir o repórter, que mexia no celular e conseguiu se esquivar do soco. Ao correr, um outro manifestante deu um chute em sua perna. O repórter perdeu seus óculos. A TV Globo se manifestou sobre o caso. “Caco cobria o protesto para reportagem do ‘Profissão Repórter’, quando foi agredido e impedido de registrar o momento. Felizmente, ele está bem. A Globo repudia qualquer tipo de hostilidade que impeça a transmissão da notícia ao espectador, único fim do trabalho jornalístico da Globo, que preza pela isenção e correção.”



Brumado: Adolescente é brutalmente assassinado na noite desta quarta-feira (16)

Foto: Reprodução/Whatsapp/97news

Apesar de ter um número baixo de homicídios, o que faz com que os órgãos de Segurança Pública classifiquem Brumado como uma cidade pacata, esses tipos de crime, quando acontecem, são cobertos de sangue e de crueldade. A nova vítima de um possível acerto de contas foi o adolescente de prenome "Eduardo", e era apelidado de “Du100”, o qual acabou sendo atingido por 6 tiros na região da cabeça, vindo a morrer no local, próximo ao Conjunto Residencial Brisa III, onde ele morava com os pais. Eduardo tinha 16 anos e era acusado de participar de vários assaltos na cidade, inclusive sendo reconhecido em um deles que aconteceu na Praça da Cebola este ano.