ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga

Polícia Civil apreende maquinário avaliado em mais de meio milhão em Vitória da Conquista

Brumado: Jogos da 1ª Copa Brahma de Futsal terão início hoje (18)

Deputado Vitor Bonfim assume a presidência do Conselho de Ética da AL-BA

Subsecretária de Saúde de Vitória da Conquista, Jamile Gusmão morre por complicações da dengue

Brumado: Homem será solto após passar 7 dias preso por suposto homicídio em Camaçari; família diz que lavrador é inocente

Governo vai melhorar proposta a servidores da Educação, diz ministro da Educação

Baiano 'Davi' é o homem mais jovem a vencer o BBB24

Lava Jato atuou de forma irregular para direcionar R$ 2,5 bilhões a uma fundação privada, aponta CNJ

Vigep confirma primeira morte por dengue em Brumado

Número de casos de dengue cresce 667% em relação ao ano passado na Bahia

Cobrando por reajustes, professores de universidades baianas paralisam nesta quinta

Brumado: Filha procura por pai de 45 anos que desapareceu ao sair para visitar parentes

Senado inicia votação de PEC das Drogas nesta terça-feira (16)

Sede da Academia de Letras da Bahia é arrombada e prejuízo ultrapassa R$ 8 mil em roubos

Defasagem no preço da gasolina no Brasil subiu 19% devido a conflito no Oriente Médio



BUSCA PELO ARQUIVO "11/2015"

Irmão do prefeito de Ilhéus é preso em 'boca de fumo'

(Foto: Reprodução)

José Ferreira Ribeiro Filho, irmão do prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, foi preso comprando drogas na Boca de Fumo de Gil Dentão no bairro Nelson Costa, na zona sul da cidade. José Ribeiro foi atuado em flagrante pela Companhia da Policia Militar (Peto 69), no último sábado (7). Ribeiro foi conduzido para delegacia da 7ª Coorpin para depor. Ele disse ao delegado Pedro Amorim que é viciado em maconha e crack e estava comprando drogas para o consumo próprio. (Fonte: Reclame Boca)



Mobilizados, caminhoneiros fecham acessos à Vitória da Conquista

A greve está sendo organizada pelo Comando Nacional do Transporte (CNT) e não é apoiada pelos sindicatos regionais dos caminhoneiros (Foto: Reprodução)

Informações dão conta que os caminhoneiros estão mobilizados nos acessos principais à cidade de Vitória da Conquista. Uma imagem enviada mostra caminhão atravessado sobre a ponte do Anel Viário, próximo ao Atacadão.A mobilização começou no final da tarde deste domingo (08). A greve está sendo organizada pelo Comando Nacional do Transporte (CNT), movimento que surgiu na internet e que não tem personalidade jurídica nem o apoio dos sindicatos dos caminhoneiros. O Palácio do Planalto passou o fim de semana monitorando as redes sociais para tentar medir o impacto da paralisação sobre as rodovias brasileiras. Esta é a segunda greve de caminhoneiros no ano: a primeira ocorreu em fevereiro, sendo que as interdições em rodovias prosseguiram até abril.



Regados de muita bebida, drogas e som alto jovens são apreendidos em Guanambi

Foto: Policia Militar

Na tarde deste domingo (08) uma festa realizada em uma casa na Av. Barão do Rio Branco no centro de Guanambi, terminou com quase 100 menores encaminhados para a delegacia. Após uma denuncia anônima, a Polícia Militar foi até o local do evento e constatou que se tratava de uma festa com menores. Segundo informações da polícia militar, havia bastante bebida, solventes, maconha e cocaína. Dois ônibus foram necessários para levar os menores até a delegacia, os maiores foram liberados. Os menores foram ouvidos na sede da 22ª Coorpim que ficou lotada de adolescentes e pais desesperados. Um segurança que cuidava da entrada do local também foi conduzido. O espaço foi alugado para o evento, com base no contrato, o organizador foi identificado. Na delegacia os pais dos menores assinaram o Termo Circuncidado de Ocorrência e serão intimados a depor em breve.

Foto: Policia Militar


Caminhoneiros planejam greve para o próximo dia 9 em todo o país

Foto: Reprodução Facebook

Caminhoneiros que organizaram uma grande paralisação da categoria em fevereiro tentam articular uma nova mobilização para a próxima segunda-feira(09). O grupo pede a saída da presidente Dilma Rousseff e alega que o governo federal não cumpriu os acordos feitos com a categoria na época - redução do preço do óleo diesel, o cancelamento das multas aplicadas a quem aderiu à greve e uma lei que regulamente a aposentadoria com 25 anos de trabalho. "As reivindicações não foram atendidas. Agora não queremos negociar, não aceitaremos acordo. Queremos a renúncia da presidente", afirmou o organizador da manifestação, Ivar Luiz Schmidt. Ele também foi o responsável por liderar a paralisação de fevereiro, que afetou a distribuição de combustível pelo país e fez com que o preço da gasolina chegasse a cinco reais o litro em algumas cidades. Apesar da articulação, a Federação dos Caminhoneiros Autônomos de Carga Geral do Estado de São Paulo, afirma que não vai aderir à greve. "Os sindicatos entendem que o governo federal tem dificuldades para cumprir todas as requisições, por isso não vamos aderir à greve", afirmou Norival de Almeida Silva.



Prefeitura de Simões Filho entrega mais de 300 títulos de posse

Foto: Simões Filho On Line

Município de Simões Filho entregou neste sábado(07) mais de 300 títulos de posse para moradores da cidade. O documento garante a posse da terra do local onde a pessoa tem a sua casa construída e, segundo a administração municipal, já foi concedido a cerca de 1.400 famílias gratuitamente desde o último ano, através do programa "Meu Sonho", da Secretaria de Planejamento. Para ser beneficiado com pelo projeto, o morador de Simões Filho precisa ocupar um terreno de até 400 metros quadrados, que seja usado para fins de moradia própria ou da sua família. A área do imóvel também deve pertencer ao município e fazer parte da área urbana. Além disso, o proprietário pode possuir ou  ser concessionário de outro imóvel urbano ou rural.



Assaltantes de joalheria em Livramento foram presos em Rio de Contas

Foto: Policia Militar

Na manhã deste sábado(07) uma joalheria de Livramento de Nossa Senhora, foi assaltada. Segundo as informações da polícia civil, dois indivíduos adentraram o estabelecimento e roubaram uma grande quantidade de joias e fugiram em uma picape Strada vermelha. e depois de realizarem um barreira policial em Rio de Contas, os bandidos tomaram outro carro de assalto e foram alcançados pela polícia em uma estrada vincinal próximo a cachoeira do fraga, ponto turistico da cidade. Os assaltantes foram encaminhados à delegacia de Rio de Contas, onde foram ouvidos. De acordo com o Major Irlando Lino Magalhães, um terceiro assaltante empreendeu fuga e estar com a arma utilizada no assalto.



PM deflagra 'Operação Pescaria' no final de semana prolongado, na zona rural de Conquista

Foram realizadas diversas abordagens nos distritos de José Gonçalves, Itapirema, São Sebastião e Lagoa das Flores. (Foto: Divulgação PM)

A 92ª CIPM desencadeou nesta sexta-feira, início do final de semana prolongado em Vitória da Conquista, a “Operação Pescaria”. A operação policial militar tem por objetivo a intensificação das abordagens nos principais distritos da área rural do município. Foram realizadas diversas abordagens nos distritos de José Gonçalves, Itapirema, São Sebastião e Lagoa das Flores. A referida operação conta com o apoio da CIPT-SO, (Rondesp) e visa precipuamente o combate aos crimes contra o patrimônio e a repressão ao tráfico de drogas.



Secretário estadual Jerônimo Rodrigues se comprometeu a buscar avanços para o meio rural de Brumado

O secretário se comprometeu a ajudar Brumado (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

O secretário estadual Jerônimo Rodrigues, titular da Sedur – Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, esteve em Brumado para participar da inauguração do Setag e, na oportunidade, participou do programa “Hora da Saudade”, que vai ao ar de segunda à sexta das 06h às 08h pela Alternativa FM. Sabatinado pelos “veios” Pompílio e Venâncio e entrevistado pelo repórter Marcos Paulo, o secretário falou da importância do Setaf para Brumado e região, onde estarão concentrados inúmeros órgãos que trabalham com o rural. Ele também falou da seca, citando que “a seca tem que ser tratada de duas formas, a primeira emergencial, pois quem tem sede tem pressa; e a segunda, de forma permanente, se criando cada vez mais mecanismos de se armazenar água”. Questionado sobre a questão da falta de segurança no meio rural de Brumado, com o crescimento assustador dos assaltos ele respondeu que “apesar de não ser minha área eu vou me comprometer a levar ao secretário Maurício Barbosa, secretário estadual de Segurança Pública essa questão para que sejam efetivadas ações de combate”. E no final ele ainda foi lembrado de uma usina de beneficiamento de mel que foi instalada pelo governo do estado na Fazenda Baixa da Baraúnas e que está abandonada, sendo que o secretário lamentou que “realmente ficamos tristes ao ouvir uma situação dessa, mas vamos buscar, a partir de agora, uma solução para a questão”. 



Secretário municipal de Rio do Antônio é alvo de denúncia de crime ambiental; assista

A denúncia aponta para a retirada de mata ciliar para ser usada em fazenda particular do próprio secretário (Foto: Reprodução Youtube)

Um vídeo enviado ao Grupo Alternativa de Comunicação por um morador do município de Rio do Antônio, localizado na região sudoeste da Bahia, traz uma grave denúncia de crime ambiental, o qual estaria sendo praticado pelo secretário municipal de obras Paulo Cesar Oliveira Prates. No vídeo se mostra o registro de uma possível retirada da mata ciliar da Lagoa do Cunha em benefício do próprio acusado, já que, segundo a denúncia, o secretário estaria levando os troncos de madeira para serem usados como cerca em sua fazenda. Segundo os denunciantes o caso é grave e precisa ser investigado pelas autoridades ambientais. a reportagem do 97NEWS buscou obter contato com o secretário Paulo César, a fim de que ele pudesse esclarecer a questão, mas não teve êxito. Assista o vídeo: 



Reportagem da TV Bahia mostra criatividade e superação do produtor rural brumadense

A cultura da palma é uma grande alternativa para manter o rebanho durante a seca (Foto: Reprodução Youtube)

A frase celebre do imortal Euclides da Cunha que bradou que “o sertanejo, antes de tudo, é um forte”, poderia ser tranquilamente parafraseada da seguinte forma “o sertanejo, em Brumado, além de forte é muito criativo”. Essa nova interpretação ficou comprovada em uma reportagem da TV Bahia, que veio a Brumado conhecer duas histórias que mostram esse perfil de superação. A primeira é a da Associação dos Pequenos Produtores de Leite de Brumado, que fundaram uma cooperativa que beneficia o produto gerando renda para inúmeras famílias. A segunda é a produção de palma, que é uma grande alternativa dos pecuaristas locais no enfrentamento à seca, conseguindo manter os seus rebanhos com baixo custo, já que a planta é de fácil cultivo e extremamente nutritiva. Confira abaixo a matéria onde fica comprovada a grande criatividade do sertanejo brumadense, que se mostra cada vez mais versátil e dinâmico em suas ações:

 

 



Brumado: PETO age rápido e prende dupla de assaltantes que levou moto de estudante do CEB

As motos da vítima e que estavam em poder dos assaltantes foram levadas para o pátio da 20ª Coorpin (Foto: Marcos Paulo / 20ª Coorpin)

Os assaltos a motociclistas em Brumado continuam acontecendo em larga escala, sempre tendo a ação de uma dupla de bandidos que aborda as suas vítimas muitas vezes simulando estarem armados. Um fato dessa natureza aconteceu na noite desta sexta-feira (06), onde um jovem, estudante do Colégio Estadual de Brumado, quando saia para a aula, no Bairro Esconso, foi abordado por uma dupla que estava numa moto Twister preta, que colocaram a mão por debaixo da camisa e levaram a moto. A PETO foi acionada e mostrou uma grande eficiência, já que em menos de 30 minutos conseguiu capturar a dupla em flagrante. Segundo as primeiras observações os dois são funcionários de uma empresa de coleta de lixo que tem sede no Esconso, onde aconteceu o assalto, o que mostraria um estudo anterior para que o assalto fosse efetuado. Os dois foram levados para a 20ª Coorpin e estão à disposição da Justiça. 



Resultado do IML pode apontar se assassino teve relações com dançarina após tê-la assassinado

Anderson Rodrigues Leitão contou que teve relações sexuais antes de ter matado Ana Carolina Vieira. Segundo delegado, ele disse ainda que assistiu um filme com a vítima (Foto: Divulgação)

Anderson Rodrigues Leitão, que confessou ter matado a ex-namorada Ana Carolina Vieira no apartamento em que ela vivia na Zona Sul de São Paulo, contou em depoimento à polícia que teve relação sexual com a vítima pouco antes de assassiná-la.Segundo o delegado Carlos Cesar Rodrigues, do 95º Distrito Policial, responsável pela investigação do caso, o ex-namorado afirmou ter visto um filme com a dançarina e comido juntos antes de uma discussão que teria terminado com a morte da jovem. O delegado espera receber o laudo do exame necroscópico do Instituto Médico Legal (IML) deve ser expedido até segunda-feira (9). Ana Carolina foi encontrada morta na manhã desta quarta-feira (4) no apartamento em que morava na Rua Vergueiro, no Sacomã, na Zona Sul de São Paulo.



Brumado: PETO recaptura criminoso que estava há mais de um ano foragido

O foragido estava de posse de dois aparelhos celulares e dinheiro (Foto: 97NEWS)

Gilmar Alves da Silva é considerado um dos bandidos mais perigosos e articulados de Brumado. Membro do grupo “Irmãos Metralha”, já que seus dois irmãos também são criminosos perigosos, ele é líder de um bando que vem aterrorizando Brumado e região. Ele que, segundo a Polícia, estava foragido há mais de um ano do Setor de Carceragem da 20ª Coorpin, acabou sendo recapturado na tarde desta sexta-feira (06), por volta das 15h50m, quando andava tranquilamente por uma rua do centro da cidade. Sendo reconhecido, foi feita uma denúncia anônima e uma equipe da PETO rapidamente se dirigiu ao local, fazendo facilmente o reconhecimento, já que ele é um velho conhecido da Polícia de Brumado. Gilmar resistiu à prisão e os policiais tiveram que usar a força para efetuar a prisão. Ele foi encaminhado à Depol, onde ficará à disposição da Justiça. Por ser considerado de grande periculosidade, ele deverá ser transferido para um presídio de Vitória da Conquista ou de Salvador. Ainda segundo informações, ele tinha sido preso em Bom Jesus da Lapa, mas conseguiu apresentar documentos falsos e acabou sendo solto. Existe a possibilidade que ele era quem estava no comando desta última onda de assaltos na cidade que aterrorizou a população nesta quinta-feira (05). 



Movimento de Mulheres Camponesas e ASFAB realiza 1º Seminário Estadual da Bahia

Foto: Divulgação

Debaixo de sol ardente e calor intenso mulheres camponesas com mochilas nas costas e bandeiras erguidas chegam a Riacho de Santana para o 1° Encontro Estadual do Movimento de Mulheres Camponesas da Bahia. Entre os dias 22 a 24 de outubro, 300 mulheres camponesa de todas as regiões do estado da Bahia e também do Distrito Federal, Goiás, Espirito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, se reuniram no Centro de Treinamento de Lideranças de Riacho de Santana para discutir o tema “mulheres camponesas produzindo alimentos saudáveis, promovendo saúde e soberania alimentar”.

 

Foto: Divulgação

A abertura do encontro se deu com a animação e a acolhida das delegações. Em seguida houve a mística de abertura com reflexões sobre a importância da auto-organização das mulheres para a libertação e quebra das correntes da opressão, da desigualdade e da violência contra a vida das mulheres e o papel das camponesas para a produção agroecológica. Dando continuidade, a mesa de abertura foi composta por representantes do MMC estadual e nacional, ASFAB,SDR além de lideranças parceiras e autoridades. Essa mesa, justamente com a análise de conjuntura reforçou a importância das mulheres se auto- organizarem. Para o coordenador de Projetos da ASFAB, Márcio Aguiar:“ esse momento de encontro fortalece os três eixos do nosso movimento, a formação, as lutas e a organização de base ”.para coordenadora nacional Catiani Cinelli aponta a necessidade de fortalecer e ampliar os grupos de base e o MMC na Bahia, um dos estados com maior numero de camponeses e camponesas do Brasil. Já para Rosângela Piovizani da coordenação nacional, temos dois modelos de agricultura em disputa no Brasil, o agronegócio e a agricultura camponesa agroecológica, os quais não podem conviver harmonicamente. Rosângela acrescentou também que “vivemos um momento de ofensiva aos direitos da classe trabalhadora, em especial o ataque à saúde pública e à previdência social”, ambas conquistas de longas lutas dos movimentos populares. Para impedir estes retrocessos devemos seguir mobilizados e nas ruas.

CONTINUE LENDO


Brumado: Previsão é que na semana que vem não se encontre combustível nos postos da cidade

O abastecimento nos postos da cidade ainda está normal (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

A crise no abastecimento na área dos combustíveis, que têm na paralisação nacional dos caminhoneiros o seu principal vetor, deverá fazer com que os postos de Brumado, a partir da próxima quarta-feira (11), tenham que paralisar o abastecimento aos seus clientes. Essa é a previsão dos proprietários e gerentes dos postos locais. A crise que já atinge municípios da região como Vitória da Conquista, Jequié e até Livramento de Nossa Senhora, ainda não chegou forte por aqui, já que, em um tour feito pela equipe de reportagem do 97NEWS, se verificou que na grande maioria dos postos da cidade os condutores de veículos ainda estão podendo encher o tanque tranquilamente. Então, diante disso, é bom todos aproveitarem e encherem mesmo o tanque, porque pelas informações na refinaria de Jequié já não se encontra mais combustível, tendo que se alongar a viagem até outras localidades mais distantes, o que pode encarecer os preços. 



Brumado: Bandido do revólver prata bate a moto roubada, mas ainda consegue fugir

(Fotomontagem: 97NEWS)

Os assaltos voltaram com força total em Brumado, sendo que uma nova tática dos criminosos ficou mais clara, que é atacar suas vítimas nas portas das residências, tanto que vários registros policiais foram feitos na 20ª Coorpin nesse sentido. Em desses registros chamou a atenção, já que as ações do bandido foram marcadas pelo azar e a sorte ao mesmo tempo. Azar porque, ele primeiramente roubou uma motocicleta e a mesma estava com o pneu furado, a qual foi abandonada em seguida. Daí ele, armado com um revólver prata e acompanhado de outro comparsa, abordou um motociclista que estava na Rua Luiz da Gama, no Bairro das Flores, na frente da casa de sua namorada, levando a sua motocicleta. Em seguida a vítima foi para a delegacia fazer o boletim da ocorrência, quando, policiais militares chegaram e relataram que houve um acidente próxima à linha férrea, a qual envolveu duas motos. Diante das explicações dos policias, o motociclista percebeu que era a sua moto que se envolveu no acidente. As declarações também confirmaram isso e ainda foi descrito que o motociclista que conduzia a moto, o assaltante, caiu ao chão, mas, na mesma hora passou outro motociclista e conseguiu resgatá-lo. Em suma, um relato de uma cidade onde os assaltos no período noturno são cada vez mais comuns, já que os bandidos têm a vida facilitada pelo baixo contingente policial. 



Terremoto de 3,16 graus na escala Richter atinge vários municípios do Sudoeste baiano

Segundo Defesa Civil, tremor foi sentido em 5 municípios na madrugada. Abalo, com epicentro em Iguaí, foi considerado de pequena intensidade (Foto: iBahia)

Um abalo sísmico natural foi sentido por moradores de cinco cidades da Bahia, durante a madrugada desta sexta-feira (6). O titular da Superintendência de Defesa Civil do Estado da Bahia (Sudec), Rodrigo Hita, informou que o tremor teve origem no município de Iguaí e foi sentido também nas cidades de Firmino Alves, Nova Canaã, Itoróró e Ibicuí. De acordo com a superintendência, o abalo teve magnitude de 3,16, considerada de pequena intensidade. A situação ocorreu por volta de 1h30 desta sexta-feira. Segundo o superintendente, há confirmação de que algumas residências sofreram rachaduras, mas não há registro de feridos. Segundo o controlador interno da prefeitura de Nova Canaã, Gilberto de Oliveira Santana, a administração municipal recebeu relatos de moradores da zona rural e do centro da cidade que presenciaram o abalo.



‘Vanzeiros’ bloqueiam rodovia e prometem ‘dia de caos’

Categoria cumpriu promessa e no momento fechou o tráfego em uma das saídas da rodovia de Conquista (Foto: Reprodução)

Uma manifestação de motoristas de lotação (vans), marcada para a madrugada dessa sexta-feira, 6, promete dificultar a vida de quem trafega pela BR-116,entre a divisa da Bahia com Minas Gerais até o entroncamento de Jaguaquara. O protesto, segundo fontes ligadas ao movimento, deve ocorrer no trecho urbano de Conquista, e é para chamar a atenção da comunidade a respeito das recorrentes apreensões de veículos pelos órgãos de trânsito e da Agerba (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia), autarquia vinculada à Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia. Os organizadores não detalharam como será feito o bloqueio, se com pneus, veículos atravessados na pista ou barreira humana. O proposito também é chamar as autoridades à mesa de negociação”. (Informações de Celino Souza)



Brumado: Assaltantes apavoram a população que não pode nem mais ficar na porta de casa

Assaltantes levaram a moto de uma mulher em frente de uma residência na Av. João Paulo I (foto: Reprodução Youtube)

Esta quinta-feira (05) voltou a mostrar a ousadia dos bandidos e a fragilidade do sistema de segurança pública na cidade, já que vários crimes aconteceram quase que simultaneamente e, no período da noite, ficou comprovado uma espécie de “toque de recolher” dos bandidos, já que muitos assaltos foram efetuados na frente das residências, já que, com esse calor, ainda é costume ficar “proseando” na frente da casa, só que, agora, fazer isso é “dar sopa par o azar”, porque o risco de aparecer um assaltante armado é muito grande. Várias ocorrências policiais comprovaram isso, onde bandidos armados, sempre em dupla e usando uma moto, chegam já com a arma apontada pedindo tudo o que as pessoas têm em seu poder. Dois delitos também chamam a atenção que são os arrombamentos e roubos a motociclistas, tanto que a imagem do dia foi a de um assalto que aconteceu na Av. João Paulo, por volta das 21h, onde uma mulher foi abordada por uma dupla de bandidos que tomaram a sua moto em menos de 30 segundos, o que vem mostrar que mulher sozinha saindo de moto à noite em Brumado é muito perigoso. Vejam a cena:  



Imagem de filas em postos de combustíveis começam a mostrar dimensão da greve

Greve dos petroleiros já causa sérios impactos no abastecimento em municípios do sudoeste baiano. (Foto: Reprodução)

O problema da falta de gasolina começou desde ontem quando já havia o boato de que a falta do produto poderia ocorrer a qualquer momento. A causa do problema advém de vários fatores que vão deste a precariedade de distribuição do produto na região e a possível alta que pode ocorrer a qualquer momento. Num dos postos da cidade, a chegada do álcool às bombas causou uma longa fila. Um internauta flagrou a cena e compartilhou numa rede social. Vale lembrar que foi apenas o álcool que chegou às bombas. Ainda falta gasolina. De acordo com um dos funcionários do posto onde a cena foi registrada, possivelmente gasolina, só talvez, a partir de amanhã. Itarantim é a cidade que possui o preço do combustível mais alto da região.