ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Advogado e professor Jorge Malaquias abre nova turma para Curso de Oratória

Professora da Bahia denuncia ex por golpe sentimental após perder R$ 160 mil

Começa neste final de semana o Campeonato Brumadense de Futebol

Vitória da Conquista: Sheila Lemos, pré-candidata a prefeita terá de remover postagens de autopromoção na redes sociais

Brumado: Chuva de gols e boa organização na primeira rodada da copa Brahma de Futsal

Brumado: Caçamba desgovernada derruba árvore e poste, assustando moradores do Bairro Cidade das Esmeraldas

Mãe e filha morrem atropeladas quando atravessavam rodovia em Guanambi

Estado e municípios trabalham para que vacinas contra dengue sejam todas utilizadas

Mais de 40% dos contribuintes entregaram declaração do IR

Justiça condena ex-prefeito de Caetité a 5 anos de prisão

Servidora da Justiça de Brumado, Idália Pires, morre aos 79 anos

UNEB realiza em maio a Feira de Trabalho, Emprego e Renda, no Campus de Brumado

Brumado: Sesoc, Semec e PM promovem ação contra ‘Bullying’ nas escolas

CDL de Brumado convoca associados para Assembleia Geral para discutir 'Campanha de São João 2024'

Faleceu em Vitória da Conquista a ex-diretora do Campus XX da UNEB de Brumado

Sete em cada dez bancos adotam biometria facial

Onebra Brasil - Inovação em Apostas Online

Homem é preso em flagrante dentro de universidade na Bahia após se passar por professor

Marília Mendonça é a primeira artista brasileira a bater a marcar de 10 bilhões de streams no Spotify

Colisão entre dois helicópteros mata dez pessoas na Malásia



BUSCA PELO ARQUIVO "11/2015"

Lula insinua que Deus é o culpado pelo petrolão

(Foto: Reprodução)

Citado nominalmente por Lula na entrevista que deu ao repórter Roberto D’Ávila nesta quarta-feira, Deus deveria ser intimado pelo juiz Sérgio Moro a prestar depoimento. É preciso que Ele confirme se tem mesmo algum envolvimento na formação do conluio que juntou burocratas, políticos e empreiteiros no esquema que assaltou a Petrobras, como insinuou Lula. “Eu espero que um dia Deus, vendo tudo que está acontecendo no Brasil, carimbe na testa das pessoas o que ele vai ser quando ele tiver um emprego —se vai ser ladrão, se vai ser honesto ou não”, declarou Lula, como a queixar-se da omissão do Todo-Poderoso. “Você sabe que muitas vezes aquele cara que parece que é um santo, na verdade é um bandido. O que parece bandido é um santo.” O entrevistador perguntou a Lula se ele tomou um susto quando a Lava Jato desmascarou a quadrilha que se instalara na Petrobras. Patrono das nomeações dos petrogatunos, o morubixaba do PT respondeu que o espanto foi planetário. “Acho que foi um susto para mim. E foi um susto para o mundo.” Foi nesse ponto que Lula lamentou a omissão de Deus, que se absteve de carimbar “ladrão” na testa dos diretores da Petrobras. O depoimento de Deus tornou-se  indispensável. Ainda mais nesse clima de suspeição generalizada em que a simples menção de um nome pode afetar uma reputação que, às vezes, levou muito tempo para ser construída, como a do Todo-Poderoso. Deus, obviamente, seria dispensado pelo doutor Moro de prestar qualquer tipo de juramento. Com divina paciência, Ele recordaria as bênçãos que concedeu a Lula. Golpeado por Collor abaixo da linha da cintura na campanha presidencial de 1989, Lula recebeu a graça de participar da cruzada pelo impeachment. Nessa época, chamava Collor de “ladrão”. O Padre Eterno dirá ao juiz Moro: “Anos depois, com a graça de Deus, digo, com a Minha graça, Lula elegeu-se presidente da República. Incorporou aquele que chamava de larápio à sua base de apoiadores. Em 2009, premiou Collor com duas diretorias de uma subsidiária da Petrobras, a BR Distribuidora. Agora diga, meu filho, acha mesmo que alguém que é incapaz de perceber que Fernando Collor é Fernando Collor merece ajuda?” Sérgio Moro, mãos postas, encerrara o depoimento de Deus. E intimará Lula.



TSE mantém Herzem Gusmão no mandato de deputado e disputa pela Prefeitura é autorizada

Ministra Luciana Christina Guimarães Lóssio neutralizou alegações que exigiam sua inelegibilidade, por suposta propaganda antecipada. (Foto:Reprodução)

Embora ainda caiba recurso, a ministra Luciana Christina Guimarães Lóssio, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em decisão monocrática, deu provimento ao recurso especial de Herzem Gusmão Pereira, referente às Eleições de 2012, afastando qualquer tipo de inelegibilidade. CLIQUE AQUI para ver a íntegra da decisão. “Com relação às falas proferidas já no segundo semestre de 2011, observo que, em duas delas, o recorrente menciona sua pré-candidatura, destacando sua vontade de chegar ao Executivo de Vitória da Conquista e suas qualidades para o exercício do cargo. Todavia, conquanto tais trechos pudessem, em tese, configurar propaganda antecipada, tenho que seu enquadramento como uso indevido dos meios de comunicação merece ser olhado com cautela. Isso porque está em jogo a anulação da soberania popular…



Brumado: Após ter levado 2 facadas, mototaxista dá pedradas em assaltante e coloca ele para correr

As marcas das perfurações das facadas (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

As ocorrências policiais em Brumado continuam surpreendendo, mostrando que os bandidos estão cada vez mais ousados, apavorando a população e os comerciantes. Um novo fato que aconteceu no início da tarde desta quarta-feira (18), numa estrada vicinal próxima da Vila Presidente Vargas, mostrou a coragem de um mototaxista, que enfrentou o bandido e conseguiu ainda colocar ele para correr. Após pegar o passageiro/assaltante na Cesta do Povo, o mototaxista saiu em sentido Fazendo Boa Sorte, quando na metade do caminho o meliante mandou parar a moto e anunciou o assalto, desferindo um golpe de faca e, em seguida, mais um. O mototaxista não se deu por vencido e, aproveitando que no local tinha muitas pedras, começou a atirar várias delas no ladrão, que vendo que iria ser atingido correu desesperado para o mato em sentido Magnesita. Apavorado o mototaxista pegou a moto e pensou que o bandido estava lhe esperando de tocaia, mas isso não aconteceu. Ele ligou para a Polícia, mas foi comunicado que não tinha viaturas no momento, já que estava sendo feita uma operação no Bairro Irmã Dulce. Em relato ao repórter Marcos Paulo ele descreveu que “foi Deus que me livrou, foi Deus que me livrou, porque eu pensei que ia morrer. Só tenho essa moto para o ganha pão da minha família, por isso eu resisti. Ainda bem que a faca era de mesa, ou se não, não estaria aqui para contar a história”. 



Brumado: Gatuno da Escada age novamente no Bairro Jardim Brasil

O funcionário registrou queixa e disse que terá que arcar com o prejuízo da escada (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

A bandidagem está cada vez mais implacável em Brumado, onde não está se perdoando nada, tudo que for objeto que possa dar algum lucro corre o risco de ser levado. Desta feita, na manhã desta quarta-feira (18), no Bairro Jardim Brasil, um funcionário de uma empresa de telecomunicações foi vítima do “Gatuno da Escada”, que levou o objeto de trabalho na Rua Sebastião Viana Cardoso. Em seu relato à Polícia o funcionário descreveu que deixou a escada no poste para olhar outra caixa telefônica em outro local e quando retornou a escada havia desaparecido. Ele estava muito preocupado, já que terá que arcar com o prejuízo, cerca de 800 reais. Fica o alerta de que o gatuno poderá tentar revender a escada na praça, mas a mesma tem um número de controle fixado, então prestar atenção para não comprar o objeto que é produto de furto. Já não é o primeiro caso desse gênero no Bairro Jardim Brasil, já que recentemente, um outro funcionário, desta feita de um provedor de internet, teve também a escada surrupiado por um larápio de plantão, que provavelmente possa ser o mesmo do caso de hoje. 



Brumado: Pelancas causam atrito entre barraqueiros da Feira Livre e confusão vira caso de Polícia

A vítima foi agredida e acabou tendo o seu pé machucado (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

O clima de atrito dentro da área do Mercado Municipal de Brumado é constante e, nesta terça-feira o 97NEWS registrou mais um deles, só que desta feita o fato virou caso de Polícia. Segundo a vítima, João Costa, que possui uma barraca, onde ele vende CDs e outros aparelhos, a situação chegou ao limite, já que ele disse não suportar mais o fato de serem lançadas todos os dias pelancas e restos de animais nas proximidades e no telhado de sua barraca, o que tem atraído gatos e muita sujeira, prejudicando o seu comércio. Ele abriu uma queixa contra outro barraqueiro, que ele nominou como “Tozin Açougueiro”, o qual teria lhe agredido, inclusive machucando o seu pé. João Costa relatou que “eu fui falar com ele para parar com essa atitude e ele veio me agredir, empurrando, onde machuquei o meu pé, aí não me restou alternativa senão vir à delegacia e abrir uma queixa, pois já não aguento mais essa situação. Sou um homem trabalhador que vive do trabalho para casa e me sinto injustiçado”. Ele também fez reclamações à direção do mercado falando que “eu já solicitei da direção que resolvesse o problema, que consertasse o telhado, mas não fui atendido. Infelizmente ninguém fez nada e a situação lá só piora, pois os riscos de arrombamento são constantes, além de que a limpeza do local deixam a desejar”. 



Brasil encerra 2015 com vitória sem sustos, novo esquema e gols de novos titulares

Reservas contra a Argentina, Douglas Costa e Renato Augusto ganham chance contra o Peru e decidem vitória na Arena Fonte Nova. Filipe Luís fecha a conta em triunfo tranquilo. (Foto: GE)

Uma atuação segura, uma vitória sem sustos, um novo titular e um esquema tático diferente. Assim terminou o irregular ano de 2015 da seleção brasileira. Renato Augusto e o 4-1-4-1, dois elementos vistos no Corinthians campeão brasileiro, entraram e colaboraram para o triunfo de 3 a 0 sobre o Peru. O meia fez o segundo, Douglas Costa (outro que ganhou chance nesta terça) e Filipe Luís os outros. O Brasil não encantou, mas mostrou larga evolução: mais compacto, uma transição mais rápida, com tentativas de triangulações e de uma posse de bola menos inútil, mais impositiva. Willian e Douglas Costa, com arrancadas e dribles, destruíram o Peru, que teve uma chance no início com Guerrero, e depois assistiu sem pagar ingresso.



Dupla do Revólver Prata: Os dois são menores e foram autuados em flagrante pela Polícia de Brumado

O revólver prata foi encontrada (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

A Polícia deu uma resposta rápida e autuou em flagrante a “Dupla do Revólver Prata”, a qual estava zombando das autoridades e praticando dezenas de assaltos na cidade. Composta por dois menores de idade, eles foram autuados logo após terem assaltado um mercadinho no Bairro Baraúnas, onde levaram a quantia de R$ 28,00 e duas garrafas de vinho. O vacilo da dupla é que eles utilizavam sempre capacete rosa e um revólver prata, o que contribuiu para o trabalho da Polícia, que mostrou o seu valor, atuando com grande competência e tirando das ruas dois dos maiores assaltantes da cidade.Eles resistiram ao momento da autuação, sendo que o carona da moto atirou o capacete em um dos policiais da equipe Carcará. Eles deverão passar por medidas socioeducativas e serem transferidos para uma unidade em Salvador. 



Trio de pintores que iam de Campina Grande para São Paulo colidem com caminhão na BA-030

O veículo ficou impossibilitado de seguir viagem (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Um trio de pintores que estava a caminho de São e que vinham de Campina Grande na Paraíba acabou tendo uma colisão com um caminhão no final da manhã desta terça-feira (17) na Rodovia BA-030, trecho Brumado a Sussuarana. Segundo informações colhidas pelo repórter Marcos Paulo, o trio tinha terminado uma obra de um shopping em Campina Grande e voltava para São Pulo quando teve a viagem interrompida pela colisão, que foi dinamizada por um reboque pesado, o qual continha muitos materiais de construção, que, na hora da freada, acabou indo para a frente ocasionado a batida. O carro, um gol prata de placa FKU - 0240 - Oswaldo Cruz - SP, ficou danificado e precisou ser guinchado, já os ocupantes não se feriram. 



Brumado: Casal é detido pela Caesg com 86 pinos de cocaína no final da manhã desta terça-feira (17)

Os pinos apreendidos na ação (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Em uma ação coordenada pela Cipe/Sudoeste na manhã desta terça-feira (17) no Loteamento Malhada Branca um casal foi detido com 86 pinos, os quais continham cocaína. Os dois, ao avistarem a guarnição, correram para dentro de uma residência e esconderam os pinos dentro de uma fralda descartável em um saco de embalar geladinho, mas os policiais conseguiram encontrar a droga. Também foram encontrados com o casal a quantia de RS 60,00 e dois aparelhos celulares. Os dois foram detidos e levados para a 20ª Coorpin, onde estão à disposição da Justiça, sendo que deverão responder pelo crime de tráfico de entorpecentes. 

A droga, o dinheiro e os celulares apreendidos (Fo


Show de Bola: Agricultor constrói com recursos próprios quadra de futebol society em M. de Pedras

O produtor rural Louro Neto diz que o seu sonho foi realizado (Foto: Luciano Santos / 97NEWS)

O amor ao Esporte, em especial ao Futebol, vem produzindo ações dignas de reconhecimento da sociedade, já que mostram a força, a determinação e a criatividade do povo brasileiro. A reportagem do 97NEWS registrou, no município de Malhada de Pedras, localizado na região sudoeste da Bahia, uma dessas histórias de amor e dedicação, tendo como protagonista o agricultor Lorivaldo Aquilinho da Silva (70), o popular “Louro Neto”, que conseguiu, por meio de recursos próprios, contando com a ajuda da mão de obra da comunidade, construir uma moderna quadra de futebol society na Comunidade de Poço Dantas, Distrito Rural do referido município, a qual teve a sua pré-inauguração no último final de semana, com a realização de um torneio. Ele, que é nascido em Brumado, declarou ao 97NEWS que “cansados de esperar a boa vontade do município, que sempre apresentava uma desculpa, o que nos deixou muito incomodados”. Louro Neto ainda descreveu que “como sou um amante dos esportes desde infância resolvi agir por conta própria e com a ajuda da comunidade conseguimos construir uma quadra de futebol society que hoje é a alegria do Poço Dantas, onde, constantemente, são realizados eventos esportivos, promovendo a Cidadania e o Lazer”. Ele falou um pouco da história ao colaborador Luciano Santos dizendo que “meu amor pelo futebol é muito grande, que nasceu quando eu jogava com bola de meia. Depois joguei no Magnesita, no Santos e minha paixão pelo futebol cresceu muito, então decidi, depois de cansar de promessas de políticos, construir essa estrutura para minha comunidade e estou muito feliz por realizar o meu sonho, só faltando gramar o campo e instalar os refletores, que tenho fé que vou conseguir”. Ele ainda citou que está aceitando doações nesse sentido, pois a juventude do Poço Dantas necessita desta ação.



UPB: Mais de 80 cidades da Bahia já demitiram este ano para cortar custos, diz Quitéria

Com os cortes, a expectativa é que em 2016 aconteça uma “chuva” de reprovação de contas dos gestores no TCM (Foto: Reprodução)

Mais de 80 municípios na Bahia já demitiram servidores, este ano, para cortas gastos. A estimativa é da presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Maria Quitéria (PSB). Para Quitéria, o número pode aumentar com a chegada do 13º salário – que representa um gasto a mais para as pequenas cidades. “Não queríamos estar passando por essa situação, muitos municípios demitiram gente. Isso acaba tornando os prefeitos impopulares”, constatou. Para a presidente, 2015 é “o pior ano fiscal para os municípios”. “Os gastos só aumentam, com os aumentos de salários, mas os repasses do governo federal diminuem. Ou a gente reconquista essa ajuda do governo federal ou não tem como se manter até o final do ano”, previu. Em agosto deste ano, ainda segundo a presidente da UPB, os municípios perderam 38% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).



Mistério: Morador da Zona Rural de Brumado acha revólver prata e ao manuseá-lo acaba se ferindo

A arma pode ter sido utilizada em vários assaltos em Brumado (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

O mistério da “Gangue do Revólver Prateado” pode estar começando a ser decifrado de uma forma inusitada, já que, na noite desta segunda-feira (16), por volta das 20h, nas proximidades da Fazenda Canal, zona rural de Brumado, um homem que passava na estrada vicinal, acabou tendo a sua atenção chamada por um brilho prateado e, ao verificar o que era, percebeu que se tratava de um revólver. Ele, que estava com seu psicológico alterado por uma dosagem alcoólica acima do normal, foi tentar manuseá-lo e acabou sendo atingido no braço. Ele foi socorrido por parentes, sendo trazido ao Hospital Magalhães Neto, onde recebeu cuidados médicos. A arma está sendo investigada pela Polícia e pode ser a que estava sendo utilizada em inúmeros assaltos na cidade. Essa possibilidade é real, já que o revólver prata estava muito visado e os bandidos podem ter feito a “desova” para não serem incriminados. 



Parceria Sólida: Sindicato dos Comerciários realiza visitas à empresas parceiras

Visita feita na Autoescola Modelo (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

O Sindicato dos Comerciários de Brumado e região vem ampliando o seu portfólio de ações, consolidando as parcerias e mostrando uma interface extremamente positiva, o que vem promovendo uma expectativa de otimismo no comércio local. Dentre as várias ações a visita às empresas parceiras vem fortalecendo os laços e permitindo uma troca de informações muito salutar. Dentro desta agenda de visitas, o presidente da instituição, Joilson Pereira, juntamente com sua equipe estiveram visitando mais duas empresas parceiras, a Bêda Auto Elétrica e a Autoescola Modelo. A receptividade foi muito grande, sendo que durante a visita foram discutidas novas estratégias que poderão ser adotadas para fortificar ainda mais a parceria. “Fomos muito bem recepcionados e o clima foi de muita positividade”, exaltou o presidente Joilson Pereira que ainda destacou que “a Bêda Auto Elétrica e a Autoescola Modelo são dois parceiros fortes que já mostraram total sintonia com os ideais de nosso sindicato, o que nos deixa muito satisfeitos”. As visitas irão continuar e o 97NEWS sempre estará presente cobrindo as ações do Sindicato dos Comerciários de Brumado e Região, que vem mostrando um grande trabalho para fazer do comércio regional ainda mais forte. 

Visita na Beda Auto Elétrica (Foto: Marcos Paulo /


Conquista: Após assaltos, loja da Claro fecha as portas

Franqueada teve mais de cinquenta celulares levados pelos bandidos. Sem ter como se recuperar, empresário optou por encerrar a atividade. (Foto: Blog do Anderson)

Assaltos a estabelecimentos comerciais são um dos desafios para autoridades policiais e mais ainda para empresários que tem ficado com muitos prejuízos em Vitória da Conquista. Apesar da presença da Polícia Militar os bandidos têm agido no Comércio da Capital do Sudoeste Baiano em plena luz do dia. Após dois ataques, quando os ladrões levaram cerca de cinquenta aparelhos celulares, uma franqueada da Claro encerrou suas atividades na Suíça Baiana. De acordo com o diretor da loja, Claudir Roth, a descapitalização com os roubos foi o principal fator de sua saída prematura do Comércio Conquistense.



Homem sob perturbação é flagrado correndo nu pelas ruas de Ipiaú, e preso. Assista

Uma ocorrência foi registrada, acusando o homem de ter quebrado vidraças de uma residência no centro da cidade. (A Tarde)

Um homem, com aparência de 55 anos, foi flagrado correndo nu pela cidade Ipiaú (a 353 quilômetros de Salvador), no sul da Bahia, neste domingo, 15. A cena inusitada, em poucas horas viralizou pelas redes sociais. Logo após avistarem o idoso, moradores da cidade acionaram a polícia, no entanto, ele não foi encontrado. O homem foi visto rodando a Praça do Cinquentenário, próximo à rua Senhor do Bonfim. Uma ocorrência foi registrada, acusando o homem de ter quebrado vidraças de uma residência no centro da cidade. Há suspeita de que o homem sofre de distúrbios mentais e mora em Jequié. Veja: 



Brumado: Madrasta sofre sequestro relâmpago de enteada

Foto: Ilustrativa

Brumado vem sendo alvo de muitos meliantes, realizando assaltos e amedrontando as famílias, mas neste final de semana um acontecimento acabou chamando a atenção na página policial. De acordo com a polícia civil, uma mulher que não foi identificada para não atrapalhar as investigações , estava em um estabelecimento comercial na Praça do Jurema no último sábado (14) e sua enteada lhe pediu para que a levasse à uma lanchonete no Bairro do Tanque, ao chegar no local, a enteada mandou parar o veículo e dois comparsas entraram. Um dos homens armado deu voz de assalto, e pediram para que a madrasta dirigisse até a saída de Livramento de Nossa Senhora. Cerca de 5 km depois na BA-148 roubaram uma quantia de 2 mil reais e cartões de créditos. Segundo informações passadas a nossa reportagem, a vítima sofreu várias agressões, chutes, ponta pés e socos. Os dois meliantes e a enteada fugiram em outro veículo, deixando a vítima próximo a rodovia. A polícia está investigando o caso.



Bandido assalta mercado na Av. João Paulo I na tarde de hoje (16) e ainda por cima zomba da Polícia

O momento em que o representante de vendas é rendido pelo bandido (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Um mercado localizado na Av. João Paulo I, nas proximidades já da Av. Centenário, foi novamente vítima de um assalto na tarde desta segunda-feira (16), onde um bandido demonstrando muita tranquilidade entrou no estabelecimento e ainda teve a pachorra de escolher o que iria levar. Após ter rejeitado levar uma moto Bizz de uma das atendentes, ele foi para cima de um representante comercial que teve que entregar as chaves da sua moto e todos os bens que estavam com ele na hora. Em seguida o bandido que estava com uma camisa azul foi para o caixa, levou mais dinheiro e aparelhos celulares e saiu tranquilamente como se nada tivesse acontecido, levando a moto do representante comercial. Os bandidos estão cada vez mais zombando das autoridades  dizendo que em Brumado a Polícia é que tem medo dos bandidos, que agem como se fosse uma terra sem lei. Em alguns relatos alguns policiais vêm mesmo demonstrando certo temor pela ação dos bandidos, sendo que alguns pediram transferências para cidades mais calmas. Mesmo que as autoridades teimem em dizer que Brumado é uma cidade pacata, com índices de violência bem abaixo da média, vale ressaltar que dois dos maiores chefões do tráfico na Bahia são de Brumado e que eles controlam a ação dos bandidos, inclusive em caráter regional, então, a teoria de que Brumado é uma cidade pacata é uma afirmação esdrúxula e totalmente fora da realidade.  

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)


NOTA PÚBLICA: Reitoria da UNEB informa sobre situação do Campus XX – Brumado

(Divulgação)

A Reitoria da UNEB lamenta o que vem ocorrendo no Campus XX da Universidade, em Brumado, em especial o processo de judicialização das questões conflitantes – sem que se busque, antes, recorrer às instâncias internas desta instituição –, embora reconheça o direito de qualquer pessoa física ou jurídica de valer-se da Justiça para dirimir litígios. A Reitoria e setores envolvidos têm acompanhado a situação desde o começo e atuado decididamente visando, acima de tudo, assegurar a continuidade de todas as atividades acadêmicas e administrativas, a fim de evitar prejuízos à comunidade do campus. Com esse propósito de buscar o entendimento entre as partes e a normalização da situação, a Reitoria constituiu uma Comissão Especial de Acompanhamento, composta por membros da comunidade e gestores, e coordenada pela Assessoria Especial da Reitoria, a qual tem trabalhado com constância no próprio campus e em outras instâncias decisórias. Vale destacar também a atuação da Procuradoria Jurídica (PROJUR) da Universidade, respondendo aos trâmites judiciais com a agilidade necessária, a fim de evitar prejuízo aos procedimentos administrativos. Durante este período, todo o esforço foi e está sendo envidado no sentido de garantir que não haja qualquer descontinuidade nas atividades do Campus XX, a exemplo do fluxo regular de processos acadêmicos docentes e discentes. Ressalte-se o contínuo apoio nesse processo oferecido pelo Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT) do Campus XIX, em Camaçari, o qual muito tem contribuído para o construção participativa e consolidação do projeto político-pedagógico do Curso de Direito em Brumado. A comunidade do Curso de Direito realizou recentemente, por exemplo, a Jornada Jurídica do Sertão e o Curso de Capacitação em Mediação e Consolidação, destinado a preparar os discentes para melhor atuação no Núcleo de Práticas Jurídicas do campus, que atende à comunidade externa. Outras ações, neste período, voltadas para melhorar a qualidade do ensino e a vida da comunidade acadêmica foram a aquisição de novo acervo bibliográfico para os cursos em funcionamento na unidade e a iminente mudança de endereço do Campus XX, que deve se realizar até o final deste ano. A nova sede, que ocupará ampla área construída em localização privilegiada do município, vai oferecer melhores instalações para os docentes, discentes e técnicos administrativos, possibilitando a expansão das atividades do campus nas áreas do ensino, da pesquisa e da extensão universitária. Por fim, para gáudio da comunidade acadêmica, o Conselho Universitário (CONSU) da UNEB aprovou, no último dia 10 de novembro, a criação de novo Curso de Direito com sede no próprio Campus XX, consolidando definitivamente essa área na unidade de Brumado.

Reitoria da Universidade do Estado da Bahia - UNEB



Brumado: Veja o momento em que os professores decidem pelo fim da greve

Com as mãos levantadas os professores decidiram pela volta ao trabalho (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Após mais de um mês de paralisação, os professores municipais de Brumado decidiram em assembleia realizada na manhã desta segunda-feira (16) pelo fim da greve. A decisão se baseou numa medida liminar da Justiça que julgou a greve ilegal, pedindo para o pronto retorno dos docentes à sala de aula, sob pena de multas diárias no valor de R$ 2 mil. Os professores vão em buscar de derrubar a liminar e, caso isso aconteça, eles devem voltar a cruzar os braços. Veja o vídeo feito pelo repórter Marcos Paulo que acompanhou o desfecho da assembleia: 



Apocalíptico: Bebê com duas cabeças nasce em Bangladesh

Foto: Daily Mail

Médicos de um hospital de Bangladesh estão prestando atendimento a uma menina que nasceu com duas cabeças esta semana. O bebê nasceu na na última quarta-feira (11) à noite e está recebendo tratamento por dificuldades respiratórias, depois de ser transferida para a unidade de terapia intensiva do maior hospital do país, em Dacca. "Quando eu vi minha filha, eu fiquei espantado. Ela tem duas cabeças totalmente desenvolvidas. Ela está comendo com duas bocas e respirando com dois narizes", disse o pai, Jamal Mia. Abu Kawsar, proprietário do 'Standard Hospital of Total Healthcare', onde a menina nasceu em um parto por cesárea, afirmou que os exames iniciais apontam que ela tem apenas um conjunto de órgãos vitais. Milhares de pessoas seguiram para o hospital em Brahmanbaria, local do parto, depois que a notícia foi divulgada. Com a presença da multidão, os médicos optaram pela transferência para a capital. Uma criança também nasceu com duas cabeças em Bangladesh em 2008, mas não resistiu e faleceu pouco depois.