ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Masha e o Urso: Espetáculo acontece nesta quinta dia 19 em Brumado

STF desmembra investigações sobre Geddel e Lúcio Vieira Lima

Imagens mostram garota recebendo revelação divina antes de ser morta em Simões Filho

Empresários brumadenses participaram do 20° Congresso dos Corretores de Seguros e do 4° Congresso Brasileiro de Saúde Suplementar em Goiânia

Operação de limpeza da areia e de entulhos das ruas de Brumado é iniciada nesta terça-feira (17)

Forte rajada de vento destrói porta de vidro ao lado da Uneb de Brumado e causa susto em universitários

AUCIB lança Edital de Convocação para criação de núcleo em Malhada de Pedras

Nota de Esclarecimento da Embasa

Zé Carlos de Jonas acompanha visita do governador em Dom Basílio e destaca sua satisfação com anúncio de inauguração da UTI e outras benefícios para Brumado

Mudanças aprovadas no Congresso vão impactar eleitores, candidatos e partidos

Membro da GCM de Brumado participa do XXVII Congresso Nacional de Guardas Municipais realizado no Paraná

Semana da Conciliação se iniciará no dia 20 de novembro

Vereador Elias Piau volta confiante de mais uma viagem a Salvador; Infraestrutura, Esporte e Abastecimento no topo da pauta

Brumado: Por falta de abastecimento da Embasa, Central de Marcação quase teve o atendimento prejudicado

Vitória joga bem, mas acaba cedendo o empate contra o Santos

'Nude' de procurador municipal no Whatsapp constrange prefeito de Ibirapitanga

Brasil: Número de mulheres presas é oito vezes maior em 16 anos

Violência: Casal é morto a tiros na tarde de hoje (16) em Vitória da Conquista

Brumado: Queda de sistema suspende cadastro de biometria do TRE e eleitores sofrem em fila

Brumado: Família procura por Edinha que está desaparecida desde a última quinta-feira (12)



BUSCA PELO ARQUIVO "11/2015"

‘Não vou abaixar a cabeça para ninguém’, afirma administrador do mercado municipal de Brumado

O administrador Manoel Patinha disse não ter medo das ameaças (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

O administrador do Mercado Municipal, Manoel “Patinha” Gonsalves, perdeu a paciência com a situação da violência no local e, na tarde desta segunda-feira (30), acabou indo à 20ª Coorpin registrar uma queixa de ameaça de morte. Conhecedor da Filosofia, ele começou citando a frase de Che Guevara “prefiro morrer de pé do que viver ajoelhado” e foi mais além ao relatar que “o medo não faz parte da minha vida e não vou abaixar a cabeça para ninguém”. As referências são parte de uma narrativa que se iniciou na sexta-feira (27), onde um homem foi violentamente agredido dentro do banheiro do mercado, tendo sido levados todos os seus pertences e dinheiro. Patinha ao defender o homem, teria acabado se envolvendo na história ao levá-lo para a delegacia, tendo sido ameaçado pela família de um dos acusados. As ameaças se tornaram mais intensas, então, visando a sua segurança o administrador foi à delegacia para tentar resolver a situação. Ele afirmou à reportagem do 97NEWS que “a situação da violência dentro do mercado está incontrolável, então, do jeito que vai, se ninguém fizer alguma coisa, poderemos ter até morte lá dentro”. Sob as ameaças de morte, ele argumentou que “morrer, todo mundo vai morrer, pode morrer até com a picada do mosquito da dengue, mas a palavra medo não tem no meu dicionário”. E finalizou falando que “quem planta limão, não pode colher laranja, então cada é um é penalizado pelo que faz na mesma intensidade. Enquanto eu estiver na direção do mercado a postura será a mesma, pois a ordem tem que imperar”. 



Cavalo da raça Mangalarga, ganhador de 70 prêmios, morre eletrocutado em baia da Fenagro

Proprietário do haras postou mensagem indignada nas redes sociais, dizendo que não há segurança no evento. Organização minimizou dizendo ser “fato isolado”. (Foto: Reprodução)

Um cavalo da raça Mangalarga Marchador morreu neste domingo, 29, após ser eletrocutado em uma das baias da Feira Internacional da Agropecuária (Fenagro), realizada no Parque de Exposições de Salvador. O cavalo Forró do Cardeal, de 14 anos, era um dos principais animais do haras Caraíbas, em Pirajá, e acumula mais de 70 prêmios, entre eles o de campeão nacional Master/maior de marcha (2011) e master de macha (2009). A coordenação da Fenagro afirmou que está apurando a situação para identificar as causas da descarga elétrica que causou a morte do cavalo. “A feira assegura que o problema pontual já foi solucionado e que tanto animais quanto público estão em perfeita segurança durante o evento, que acontece até o próximo domingo, dia 6 de dezembro”, informou em nota.



Conceituado salão de beleza masculino é arrombado na madrugada desta segunda-feira (30)

A Polícia foi ao local coletar provas (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Mesmo em meio aos avanços do monitoramento eletrônico e dos sistemas de alarme, os arrombamentos são uma das práticas criminosas mais efetuadas em Brumado. Na madrugada desta segunda-feira (30) um conceituado salão de beleza masculino foi vítima de arrombadores, os quais entraram pela janela dos fundos e levaram uma televisão, um home theater e vários cosméticos. A Polícia esteve no local e já coletou algumas provas que podem levar aos autores do furto. O proprietário muito indignado com o fato postou uma mensagem nas redes sociais insinuando que a ação teria sido planejada e o ladrão poderia ter frequentado o salão antes de efetuar o furto. Confira: 

(Reprodução)


Reconhecida a identidade da vítima do homicídio deste domingo (29)

(Foto: Reprodução)

O oitavo homicídio do ano em Brumado, que ainda estava meio misterioso, começou a ser desvendado pelo Polícia. A vítima foi reconhecida e é Ramon de Souza Soares (18). Ele foi alvejado com vários tiros na cabeça, ficando praticamente irreconhecível. Um dos parentes da vítima esteve no IML nesta segunda-feira (30) e fez o reconhecimento do corpo. Ramon estava em Salvador internado em um centro de recuperação para toxicômanos e, nos últimos dias estava em São Paulo fazendo exames e teria vindo para Brumado, onde acabou sendo morto. A morte deste jovem vem comprovar o alto índice de jovens que se viciam no crack e depois pagam com a própria vida.  



Brumado: Homem é encontrado com vários tiros na cabeça em matagal na tarde de hoje (29)

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Aconteceu na tarde deste domingo (29) mais um homicídio em Brumado, mostrando que a violência nesse final de ano na cidade está numa crescente. Segundo informações colhidas pela equipe do 97NEWS, um homem, de cerca de 30 anos, foi encontrado em um matagal próximo da Cascalheira com vários tiros na cabeça, num novo ato de execução. Não se sabe ainda a sua identidade e nem a sua origem, já que o mesmo estava sem documentos. Este é o oitavo homicídio do ano em Brumado, valendo lembrar que é o segundo em apenas 48 horas. O corpo foi trazido para o IML e as investigações foram iniciadas que podem revelar a identidade da vítima e os motivos da execução. 



Crise financeira faz cachês dos maiores cantores despencarem. Axé foi o mais afetado

Cachê de Ivete despencou de R$500 mil para R$ 300 mil em menos de 6 meses (Foto: Reprodução)

Fim do ano é hora de fazer um balanço financeiro dos 12 meses que se passaram. E a música brasileira sofreu diretamente os efeitos da crise econômica que assola o país.Em média, segundo empresários ouvidos pela coluna, a queda foi de cerca de 30% do valor dos preços cobrados há um ano. Alguns ritmos musicais sofreram mais o efeito da crise do que outros. O axé music foi, disparado, o ritmo musical mais afetado. Ivete Sangalo é a única que ainda consegue se sobressair em meio à crise na Bahia. E o sertanejo continua tendo os cachês mais altos do mercado e levando mais público aos shows. Eles dominam as rádios e os empresários do meio sertanejo são muito unidos, o que mantém intacta a força da música do interior do país. Inevitavelmente, quem sofreu diretamente com a queda dos cachês foram os músicos e bailarinos. Todos (todos mesmo) os cantores cortaram, nos últimos meses, alguns componentes de suas bandas, até mesmo para diminuir os custos de transporte e hospedagem.



Morre Jorginho, ex-jogador do Serrano

Foto: Blog do Anderson

Faleceu na manhã deste domingo (29), Jorgenaldo Pereira Chagas (51), mais conhecido com Jorginho Tuchê.  Na semana passada sentiu-se mal quando jogava futebol na AABB, e após parada cardíaca foi reanimado. Jorginho estava aguardando uma intervenção cirúrgica, mas veio a óbito às 5 horas da manhã de hoje. Jorginho foi atleta de futebol profissional e atuou no Serrano Sport Club. Vascaíno de coração,  foi também  um grande incentivador da cultura. Um dos criadores do Grupo Independente que é comandado por Romilson Filho. O corpo está sendo velado na Capela do Hospital São Vicente. O sepultamento será às 17 horas.



'Vaqueiro Taradão' que apalpou bumbuns de mulheres em Itapetinga, acaba sendo detido pela GCM

Foto: Blog Tarugão.

Um vaqueiro de 44 anos de idade foi detido por uma equipe da Guarda Civil Municipal e levado para a delegacia de Itapetinga acusado de entrar em via de fato com um segundo suspeito, que acabou fugindo. O fato aconteceu por volta das 17 horas deste sábado (28) na Central de Abastecimento, no Bairro São Francisco de Assis. De acordo com os guardas municipais, o homem foi identificado como Vitoriano Gomes da Silva e aparentava sinais visíveis de embriaguez. Ainda segundo informações registradas na polícia, ele também estava apalpando as nádegas das mulheres em via pública. O vaqueiro ficou à disposição do delegado de plantão para as medidas cabíveis. 



Prefeito Ceará vai recepcionar secretário Vilas-Boas e esquece de tirar a etiqueta do sapato novo

A etiqueta no sapato novo do prefeito Ceará foi motivo de chacota (Foto: Carlos Silva | 97NEWS)

O prefeito de Malhada de Pedras, Valdecir Alves Bezerra, o popular “Ceará”, sempre fez questão de andar elegante, mas, na manhã deste sábado (28), o gestor acabou “pagando um mico”, pois, ao chegar ao Aeroporto da Magnesita, em Brumado, para recepcionar o secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas, ele estava como sempre “no estilo”, fazendo questão de mostrar um sapato novo que estava no pé, mas se esqueceu de um detalhe, tirar a etiqueta. Muitos políticos que estavam presentes perceberam e começaram a “caçoar” sem sussurros, frases do tipo: “Ceará acabou de comprar o sapato, pois nem tirar a etiqueta tirou”; “o prefeito se esqueceu de tirar a etiqueta do seu sapato novo”. Um dos assessores que estava com ele, percebeu a “zombaria” e acabou tirando a etiqueta discretamente. O apresentador do Jornal da Alternativa, Carlos Silva, acabou registrando a cena, que vem marcar o final da gestão do prefeito Ceará com um toque de humor. 



Manchetes do dia

- A Tarde: Saúde fecha o cerco e evita desperdício de R$ 300 milhões

- Correio*: A vez de Cajazeiras

- Folha de S. Paulo: Para Brasileiros, corrupção é o maior problema do país

- Estadão: Prisão de Delcídio acelera investigação sobre o Planalto

- O Globo: Minha Casa é alvo de mais de 300 inquéritos



Bom Velhinho:‘Papai Noel’ rouba helicóptero na zona norte de São Paulo

(Foto: Reprodução)

Um homem vestido de Papai Noel roubou um helicóptero na tarde desta sexta-feira, 27. Segundo a polícia, o criminoso contratou o serviço de táxi aéreo da empresa Vortex, no Campo de Marte, na zona norte de São Paulo, alegando que faria uma surpresa de Natal. Mas durante o voo, ele rendeu o piloto e os dois seguiram para um sítio em Mairinque. Lá, outro comparsa esperava por eles. O piloto foi amarrado e deixado no local, enquanto os dois fugiram com a aeronave. Ainda segundo a polícia, a vítima conseguiu se soltar e pediu ajuda para uma moradora da cidade, que o levou até uma base da Polícia Militar, em Itu. A aeronave, modelo Robinson 44, prefixo PR-DSF, ainda não foi localizado e ninguém foi preso.



Brumado: Radialista Carlos Silva coloca secretário estadual de Saúde em ‘saia-justa’

Sob os olhares do prefeito municipal, o radialista Carlos Silva colocou o secretário estadual de saúde na parede (Foto: 97NEWS)

A visita do secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas a Brumado, aconteceu sob forte clima de pressão, já que o setor vem recebendo uma avalanche de críticas, devido ao déficit em sua resolutividade. Recepcionado por lideranças políticas locais, o secretário acabou dando uma entrevista coletiva no próprio aeroporto e recebeu uma pergunta fulminante do radialista Carlos Silva, apresentador do Jornal da Alternativa 1ª Edição, o qual o colocou na parede com o seguinte questionamento: “secretário a situação é crítica na área de saúde, então, diante disso o que podemos esperar de real do governo do estado para ajudar Brumado, já que a população está cansada de promessas e quer mesmo é ação, pois a situação é cada vez mais crítica, com pessoas morrendo enquanto se espera uma UTI que já era para estar instalada?”. O secretário acabou sendo evasivo e não confirmou a instalação da UTI e nem melhorias na área de saúde, somente se limitando a dizer que “o governador nos pediu para virmos a Brumado para conhecermos melhor a situação, para depois analisarmos o que poderemos fazer, mas, nesse primeiro momento não posso fazer nenhuma afirmação além do que faremos o máximo para que a UTI seja instalada”. A resposta foi avaliada como não convincente pelo radialista, que esperava uma confirmação oficial da instalação da Unidade de Terapia Intensiva de Brumado, já que vem lutando muito ao lado da população para que isso aconteça. 



Sérgio Malandro: Se o Japa da PF bater na sua porta às 6 da manhã, você está f...

(Reprodução: Facebook)

Newton Ishii, agente da Polícia Federal presente em grande parte das prisões da Operação Lava Jato, já foi expulso da coorporação por estar arrolado a um processo de corrupção. De acordo com a coluna Expresso, da Época, o agente sofrou um baque em 2003. Segundo a publicação, foi preso pela própria PF durante a Operação Sucuri, suspeito de integrar uma quadrilha que realizava contrabando na fronteira do Brasil com o Paraguai. Acusado de corrupção, chegou a ser expulso da PF. Ishii responde a processos criminal e civil, além de uma sindicância. Reintegrado, a Polícia Federal diz que Ishii goza de confiança da direção e é um excelente profissional.

(Fotos: Reprodução)


E agora José?: Dilma vai bloquear R$ 10 bi do orçamento federal, diz Planalto

(Foto: Reprodução)

A presidente Dilma Rousseff (PT) vai editar um decreto para contingenciar mais de R$ 10 bilhões do Orçamento da União na próxima segunda-feira (30). De acordo com a Secretaria de Comunicação Social da Presidência, a medida acontece em razão do Congresso Nacional não ter votado ainda a alteração da meta fiscal para este ano. Os gastos afetados pelos cortes ainda não foram divulgados, mas um relatório de receitas e despesas do Orçamento, enviado no último dia 20 pelo governo ao Congresso, alertava para o risco de "graves consequências para a sociedade", como a interrupção de serviços públicos em caso de um novo contingenciamento de despesas, de acordo com o G1. A situação pode ser revertida se o Congresso aprovar a mudança da meta fiscal para um déficit de até R$ 119,9 bilhões. A expectativa do governo era que isso acontecesse na quarta-feira (25), mas a prisão do senador Delcídio do Amaral (PT-MS) e do banqueiro André Esteves impediu a votação da matéria. De acordo com um posicionamento do Tribunal de Contas da União (TCU), se o Congresso Nacional não aprovar a revisão da meta fiscal, o Executivo fica a obrigado a bloquear as verbas discricionárias - não obrigatórias. O governo espera que o Legislativo analise a revisão na próxima semana. O Planalto informou que uma nota técnica será divulgada pelo governo na próxima segunda com as explicações e detalhes do novo contingenciamento no Orçamento. Segundo o Ministério do Planejamento, o corte consiste em retardar ou inexecutar parte da programação de despesas previstas na Lei Orçamentária.



Homens superam constrangimento e lotam Curso de Aperfeiçoamento Sexual em Salvador

Foto: Kleber Mascarenhas /Divulgação

A 1ª edição do Curso de Aperfeiçoamento Sexual para Homens aconteceu na última quarta-feira (25), na Associação Baiana de Medicina, em Salvador. Um dos auditórios do prédio recebeu o evento, que contou com a presença cerca de 60 homens, lotando o local, superando as expectativas dos organizadores do evento. O curso se iniciou com cada homem recebendo uma cartilha, explicando o passo a passo para uma boa relação sexual.  No entanto, o objetivo já se mostrava muito claro nas instruções. “O objetivo da apostila é guiar o aluno do I Curso de Sexo Oral para Homens da Bahia e fazê-los relembrar das técnicas conhecidas e aprendidas em sala de aula”.



Delcídio diz à PF que Dilma o consultou sobre nomeação de Cerveró

Delcídio diz à PF que Dilma o consultou em 2003 sobre nomeação de Cerveró na Petrobrás (Foto: Reprodução)

O senador Delcídio do Amaral (PT/MS) disse à Polícia Federal que em 2003 foi consultado pela então ministra de Minas e Energia Dilma Roussef ‘acerca da possível nomeação’ de Nestor Cerveró para a Diretoria Internacional da Petrobrás, mas ressaltou que a petista já tinha uma relação com o executivo. No depoimento, Delcídio confirmou que tratou com o banqueiro André Esteves sobre a situação de Cerveró, que está preso desde janeiro na Operação Lava Jato, contradizendo o banqueiro que em depoimento afirmou que os dois só conversaram sobre conjuntura macroecnômica. A PF questionou ‘se a conversa narrada no diálogo supostamente havido com Esteves realmente ocorreu’. Delcídio respondeu laconicamente que ‘sim’. O diálogo a que se refere a PF foi gravado por Bernardo Cerveró, filho do ex-diretor da área Internacional da Petrobrás Nestor Cerveró.



Confira as manchetes do dia:

- A Tarde: Dilma corta mais de R$ 10 bi e serviços são paralisados

- Correio*: Proposta para compra do Espanhol em 60 dias

- Tribuna: Dilma vai bloquear gastos e máquina federal pode parar

- Folha de S. Paulo: Andrade Gutierrez confessa propina e aceita parar R$ 1 bi

 - Estadão: Empreiteira pagará R$ 1 bi de multa e citará dois senadores em delação

- O Globo: Governo vai parar



Policial rodoviário vai atender acidente na BR-364 e encontra a própria família morta

(Foto: Reprodução)

Cinco pessoas morreram em um acidente de trânsito envolvendo dois veículos, no final da tarde desta quinta-feira (26), na BR-364, em Cacoal (RO).Conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF), quatro das cinco vítimas, incluindo duas crianças, eram parentes de um policial rodoviário federal de Pimenta Bueno (RO), que estava de plantão.Ao descobrir que os mortos eram seus familiares, o PRF entrou em estado de choque e foi amparado por colegas de trabalho. Segundo a PRF, o carro em que as vítimas estavam seguia no sentido de Cacoal, quando bateu de frente com uma a carreta que seguia no sentido contrário. Com a batida, os dois veículos foram parar no acostamento da rodovia, sendo que a carreta acabou passando por cima do automóvel da família. O veículo ficou completamente destruído.



Dupla armada assalta comércio de carnes no início da noite desta sexta-feira (27)

Já não é a primeira vez que o referido comércio é assaltado (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Os assaltos continuam acontecendo em Brumado, onde os bandidos, cada vez mais implacáveis, aproveitam da fragilidade do sistema de segurança pública, para fazer o seu “serviço”, trazendo temor e incertezas para os comerciantes locais. Mesmo com a superação do baixo contingente da Polícia, que tirou de circulação nos últimos dias uma série de criminosos, esses tipos de delitos continuam acontecendo com muita intensidade, mostrando que uma espécie de “exército do crime” foi arregimentado nas trincheiras dos “guetos dos esquecidos”. No início da noite desta sexta-feira (27), por volta das 18h40m, uma dupla armada assaltou um comércio de carnes na Av. Coronel Santos, no Bairro São Félix, levando uma quantia não revelada, fugindo em seguida. O comerciante disse que não é a primeira vez que é vítima de assalto e que está cada vez mais difícil se manter um comércio em Brumado, já que, além de desafiar a forte crise econômica, têm-se que ficar à mercê dos assaltantes que continuam agindo com muita intensidade, levando o “ganha pão” em segundos dos que trabalharam um dia inteiro. 



Baiana que foi vítima da tragédia em Mariana e perdeu pais e irmãs passa por Brumado pedindo ajuda

A itambeense, Nilda Rodrigues disse que sua história ficou enterrada na lama de Mariana (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

A baiana Nilda Rodrigues de Souza (46), natural de Itambé, que foi morar na cidade de Mariana há cerca de 6 anos, foi uma das vítimas da maior tragédia ambiental do país. Ele está em Brumado para tentar a vida novamente, já que perdeu tudo o que tinha na catástrofe. Aos prantos ela falou à reportagem do 97NEWS os momentos de pavor que passou relatando que “estávamos em casa quando, de repente, ouvimos um barulho terrível, como se fosse um terremoto e quando fomos ver era só lama. Procurei minha família e só consegui escapar com meu marido, perdendo meu pai, minha mãe e duas irmãs que acabaram sendo levados pela força da correnteza”.  Ela, que era dona de uma bomboniere em Mariana, descreveu que veio de lá para Montes Claros, recebendo ajuda das empresas de ônibus e ao chegar à Bahia recebeu o apoio da Viação Novo Horizonte, e está de passagem por Brumado pedindo ajuda, já que vai para Itapetinga para morar na casa de um parente de seu esposo. O relato chama a atenção, já que ela perdeu 4 entes queridos nessa tragédia que abalou o Brasil. “A vida perdeu o sentido para mim, não faço mais questão de grandes coisas na minha vida, pois tudo que eu tinha ficou soterrado na lama de Mariana”, finalizou.