ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

População enfrenta fila para receber doação de peixes em Maetinga

Ônibus do TFD da cidade de Morro do Chapéu solta a roda na BR-324 entre Feira de Santana e Salvador

Fisioterapeuta da Clínica Mais Vida explica o que é esporão do calcâneo

Transporte Ilegal de Mercúrio Interceptado pela PRF em Vitória da Conquista

Beto Bonelly declara apoio a Fabrício Abrantes na disputa pela Prefeitura de Brumado

Última etapa de campanha para vacinação contra aftosa na Bahia começa nesta segunda

Incêndio atinge fábrica de produtos artesanais em Guanambi

Feriado de Páscoa promete ser chuvoso na para Bahia, aponta Inmet

Bahia tem 2º maior no número de divórcios no Brasil; números de casamentos caem

Aracatu: PM recupera veículo com restrição de roubo

Brumado: Pai ameaça filho de 13 anos com pedaço de pau e é detido pela PM

Inscrições para a 25ª edição da Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas já estão abertas

Escritório Malaquias Advogacia e Assessoria Jurídica estará em novo endereço a partir de abril; confira

Brumado: Após decisão da Justiça, quase 50 beneficiados com prisão domiciliar vão cumprir pena em casa por tempo integral

Familiares de presos protestam contra suspensão de visitas e apontam opressão no Conjunto Penal de Brumado

Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria

Brumado: Homem acumula embalagens de remédios há 30 anos em sua residência

Suspeito de liderar organização criminosa na Bahia é preso em Minas Gerais

Empresária morre vítima de latrocínio em Cândido Sales; ela estava no sítio da família

Moradores do Bairro Novo Brumado enfrentam há 30 anos problemáticas com galeria pluvial



BUSCA PELO ARQUIVO "11/2013"

Eike Batista venderá sua parte no Rock In Rio

Foto: Reprodução/Alisson Gontijo/O Tempo

Ainda na maré de azar, o ex-homem mais rico do Brasil, Eike Batista, agora, em uma tentativa de se desatolar das dívidas, resolveu vender sua parte no Rock in Rio. Segundo Lauro Jardim, colunista da Veja, o empresário colocou à venda sua participação de 50% no maior festival do país. O pacote de ações será comercializado para um fundo americano que é focado no mundo do entretenimento. Roberto Medina é dono da outra metade dos direitos do festival.



Brumado: Visitas aos cemitérios marcam o Dia de Finados

Dia de Finados é considerado pela Igreja Católica como dia de celebração da Vida Eterna, dos entes queridos que faleceram. É o Dia do Amor, porque amar é sentir que o outro não morrerá nunca.

Os dois cemitérios de Brumado, Jardim Santa Inês e Senhor do Bonfim foram preparados pela Prefeitura Municipal,  para o Dia de Finados, neste sábado (02/11). Os reparos são para receber as famílias que vão visitar o local onde estão sepultados os entes queridos.

Durante todo dia a movimentação de visitantes nos cemitérios foi intensa, milhares de pessoas compareceram para visitação aos túmulos, o que é uma questão cultural do brasileiro.

A dona de casa Vanessa dos santos, relatou à equipe do 97 NEWS, que ela sempre vai ao cemitério para cuidar do túmulo do marido, morto há três anos, porém na semana que antecede o feriado, ela percebe que o movimento aumenta por conta de familiares que procuram o local para limpar e arrumar os túmulos para o Dia de Finados.

Nesta data os ambulantes aproveitam para ganhar um dinheiro extra, com venda de flores, vela e água para beber. 



A cada dia, 20 mil jovens com menos de 18 anos dão à luz em países em desenvolvimento

Foto: Divulgação

Todos os dias 20 mil adolescentes com menos de 18 anos dão à luz em países em desenvolvimento. Isso representa 7,3 milhões de novas mães por ano nesses países. O número é mais do que dez vezes a quantidade de partos de adolescentes nos países desenvolvidos, 680 mil. Os dados foram divulgados esta semana no relatório anual Situação da População Mundial 2013 do Fundo de População das Nações Unidas (Unfpa), organismo da Organização das Nações Unidas (ONU).  Neste ano, o tema é Maternidade Precoce: Enfrentando o Desafio da Gravidez na Adolescência. O estudo mostra que a maior parte dos adolescentes (88%) do mundo está em países em desenvolvimento e que aproximadamente 19% das jovens engravidam antes dos 18 anos. Muitas delas, dois milhões, engravidam antes mesmo dos 15 anos. Segundo a Agência Brasil, o documento aponta que se persistirem as tendências atuais, o número de novas mães antes dos 15 anos pode chegar a três milhões em 2030. O relatório apresenta os desafios da gravidez precoce em termos de educação, de saúde e de oportunidades de emprego e faz recomendações aos países. O levantamento mostra que as gestações, principalmente entre adolescentes com menos de 15 anos, não são resultado de uma escolha deliberada, mas sim da ausência de escolhas e de circunstâncias além do controle das jovens. "A gravidez precoce reflete a falta de poder, a pobreza e as pressões por parte dos parceiros, dos colegas, das famílias e das comunidades. E, em muitos casos, é resultado de violência ou coação sexual", diz o texto.



Prefeitura amplia Movimento Salvador Vai de Bike

Foto: Agecom

O Movimento Salvador Vai de Bike será ampliado a partir deste domingo (3) com novas estações de bicicletas compartilhadas. Na primeira fase do programa, foram implantadas cinco e agora serão 20. Além das estações do Campo Grande, Praça da Piedade, Praça Castro Alves, Porto da Barra e Jardim de Apipema, agora terão também estações de compartilhamento de bicicletas as regiões da Avenida Centenário, Corredor da Vitória, Praça Bahia Sol, Parque Cruz Aguiar, Largo da Mariquita, Amaralina, Rua Ceará, Praça Marconi, Praça Nossa Senhora da Luz, Parque Costa Azul, Jardim de Alah, Boca do Rio, Praia de Patamares, Avenida Pinto de Aguiar e Imbuí. Será inaugurada ainda uma ciclofaixa no Comércio a partir do feriado deste sábado (2), começando em frente à Bahia Marina, passando pelo Mercado Modelo e seguindo até os Fuzileiros Navais, das 7h às 16h. Essa ciclofaixa passará a funcionar regularmente aos domingos e demais feriados, sendo, portanto, um segundo circuito na cidade. Também por conta do feriado, a ciclofaixa do Campo Grande ao Centro Histórico funcionará no sábado, das 7h às 16h, contando com sinalização e monitoramento, garantindo segurança aos condutores. Quem não tiver bicicletas contará com duas tendas de compartilhamento, uma na praça do Campo Grande e outra em frente ao Mercado Modelo, nas quais será possível realizar credenciamento no programa para compartilhamento das bikes.



População de Maiquinique apedreja q queima vivo homem que matou esposa e bebê

Foto: Divulgação

Populares fazem justiça com as próprias mãos, povo revoltado espanca e queima corpo do bandido até a morte.
Odair José de Oliveira Santos, apelidado de “Dai”, 36 anos, natural de Maiquinique, Bahia, porteiro da Câmara de Vereadores local, matou a ex-mulher por volta das 16 horas de segunda-feira, 28 de outubro. Ele chamou a ex-esposa, Débora Santos Lima, 19 anos, para uma conversa na casa da vítima, no bairro Tiradentes, em Maiquinique.

Ao adentrar a residência, o indivíduo começou a agredi-la. Ela correu para o banheiro e ele começou a bater a sua cabeça contra o chão até que a matou. Após o crime, Odair pegou o seu filho de apenas 8 meses, Erick de Oliveira Lima, e também o matou, lançando-o por várias vezes contra o chão. Depois de matar a mulher e o filho tentou se matar tomando o veneno conhecido como “chumbinho”.

Sem o imediato efeito do veneno, ele tentou sair da residência e, cambaleando, foi socorrido por um popular que o levou ao Hospital da cidade, que ficava próximo a casa de Débora. Chegando ao hospital, o assassino contou para uma enfermeira o ocorrido.
A notícia se espalhou pela cidade e a população, extremamente revoltada, quebrou as grades do hospital, invadindo o ambulatório e retirando o bandido para fora do local. Na ânsia de fazer justiça pelos crimes cometidos contra uma mãe e seu filho, o povo enfurecido espancou e apedrejou o bandido, e com ele ainda vivo atearam fogo ao seu corpo.
A Polícia Militar foi acionada, porém, a população revoltada não deixou que os policiais se aproximassem, foi então pedido reforço ao PETO de Itapetinga, no entanto, ao chegar à cidade já não havia o que ser feito, pois o bandido já se encontrava morto.



Prefeitura de Tanhaçu recebe caçamba do PAC 2

Foto: Divulgação

O prefeito de Tanhaçu, João Francisco Santos (PT), esteve na última quarta-feira (30), em uma concessionária em Vitória da Conquista para receber mais um veículo doado pelos Governos Federal e Estadual, através do PAC 2. O veículo, uma caçamba, irá reforçar a frota da Prefeitura, que hoje conta com 63 veículos e máquinas. “Esses equipamentos ajudam a atender com qualidade e dignidade aos nossos munícipes, recuperar as estradas vicinais, fazer abertura das cacimbas no Rio de Contas, abertura e limpeza de aguadas para amenizar o sofrimento do homem da zona rural que vem sofrendo nos últimos anos com a seca prolongada que castiga a nossa região”, comentou o prefeito.

Por: Blog do Anderson



Homem tenta invadir loja em Uberaba-MG, e acaba preso nas grades da janela

Foto: Divulgação

Um homem ficou preso na grade de uma janela na madrugada desta sexta-feira (01), depois de tentar invadir uma loja em Uberaba, no Triângulo Mineiro. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a vítima estava consciente e apresentava um corte de três centímetros na região dorsal. A maior parte do corpo dele já estava no interior da loja e ele estava preso apenas pela cabeça. Os militares tiveram que erguer a prancha e imobilizar o homem no ar para conseguir retirá-lo das grades.  Após o resgate, o homem foi encaminhado para uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e, depois de receber atendimento médico, foi escoltado por policiais militares.

Por:R7



IFBA abre inscrições para processo seletivo do Proeja

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) está com inscrições abertas, até o dia 2 de dezembro, para o processo seletivo 2014 Proeja dos cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio na Forma Integrada na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos. São 220 vagas distribuídas entre os campi de Barreiras, Salvador, Santo Amaro eVitória da Conquista. Os interessados devem fazer a inscrição pela internet. A taxa é de R$ 30. Candidatos que estudaram em escola pública podem pedir isenção parcial da taxa de inscrição até o dia 20 de novembro, também pelo site do IFBA, www.selecao.ifba.edu.br. Os cursos do Proeja são voltados para estudantes com idade a partir de 18 anos e que concluíram Ensino Fundamental (8ª série/9º ano). Eles têm duração de 4 anos e oferecem formação profissional juntamente com o Ensino Médio. O estudante cursará todas as disciplinas do Ensino Médio, além das disciplinas da formação profissional específica. O processo seletivo do Proeja não é feito com apilicação de prova tradicional. Na seleção, os candidatos preenchem um questionário socioeducativo, assistem uma palestra informativa, fazem uma redação e participam de uma entrevista para definição do perfil socio-econômico e pedagógico. 

Por: G1



Acontece nesse domingo (03/10) uma eclipse solar parcial

No próximo domingo, (3) vaia acontecer um eclipse solar parcial, visível em parte considerável do território nacional, nas regiões Norte e Nordeste. “As melhores condições são no litoral norte, do Amapá até o Rio Grande do Norte.   Nessas regiões, até 30% da superfície do Sol será coberta pela Lua”,  afirma Gustavo Rojas, astrônomo da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Um eclipse solar acontece quando a Lua e o Sol se alinham no céu, de forma que a primeira bloqueia a luz da segunda.  Eles existem em três tipos básicos: parciais (a Lua recobre só uma parte do disco solar), totais (a Lua se sobrepõe completamente ao disco solar) e anulares (a Lua está afastada a ponto de seu disco não aparecer grande o suficiente para tampar completamente o Sol, deixando um anel ainda visível). Como em toda observação solar, não se deve olhar diretamente para o Sol”, afirma Rojas. “O método mais seguro é fazer uma projeção com uma luneta ou binóculo.” Aponte o instrumento para o Sol sem olhar diretamente e projete a imagem num anteparo de papel.

Por: Folha



Após dois anos em coma mulher ouve a voz de seu filho e acorda

Foto: Divulgação

A chinesa Zhang Rongxiang estava grávida quando sofreu um grave acidente de carro na província de Jiangsu, na China, há três anos. E em decorrência do acidente ela entrou em coma, seu marido foi alertado pelos médicos que ela jamais acordaria. Enquanto estava em coma Zhang deu a luz ao seu bebê que havia sobrevivido por cinco meses em seu útero. E por meio de uma cesárea nasceu Gao Qianbo. A criança conviveu com a mãe em estado vegetativo desde os primeiros momentos de sua vida. O marido cuidava dela e do bebê.  Neste ano a mãe acordou ao ouvir a voz do seu pequeno filho de dois anos, os médicos não conseguem explicar o que aconteceu. O garotinho mastiga os alimentos e colocá-os direto na boca de sua mãe que não consegue mastigá-los.  A família está sobrevivendo com auxílios do governo e ajuda de familiares e amigos.

Por: UOL Notícias



‘Perder a virilidade é ainda maior problema’, diz oncologista sobre temor ao exame de próstata

Foto: Divulgação

Homem que é homem faz exame de próstata. Essa sentença poderia ser rebatida por algum baiano resistente: “Aonde!”. Pois é, aí é que mora o perigo, a ignorância e, pior, o tumor. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é o segundo mais mortífero entre o público masculino brasileiro, atrás apenas do de pele. Dados do Ministério da Saúde (MS) apontam mais de 50 mil casos novos por ano no país, com mais de 12 mil mortes no período. No mundo, a neoplasia é a sexta mais comum e a mais prevalente em homens, e representa 10% do total de cânceres espalhados internacionalmente. Para tentar frear esses índices, o Novembro Azul, evento internacional em defesa da saúde do homem, será permeado de ações para informar a necessidade do diagnóstico precoce do câncer de próstata, responsável pela redução em até 80% dos riscos da doença. Segundo especialistas, o maior inimigo do homem é a ideia que ele tem dele mesmo. “O preconceito em perder a virilidade ainda é o maior problema”, diz o oncologista baiano Alberto Nogueira, do Instituto de Hematologia e Oncologia da Bahia (Ihoba). Caso o tumor de próstata seja descoberto depois de algum tempo, as chances são reduzidas a zero e o temor da perda da virilidade fica mais radical. “Se o homem não fizer o tratamento preventivo aí é que pode ter essa preocupação aumentada. 

Quando o câncer de próstata estiver avançado o tratamento indicado é a castração”, explicou o médico. O perigo da descoberta tardia é que o tumor pode se expandir para órgãos vizinhos como reto, bexiga e vesículas seminais. Dificuldade de urinar, frequência urinária alterada, ou diminuição do jato da urina são sintomas do tumor. O diagnóstico precoce pode ser feito através de exames de sangue, como o teste do PSA (sigla em inglês para antígeno prostático específico). A idade recomendada para adotar o procedimento anualmente é a partir dos 45 anos, porém casos na família podem exigir o controle antes de se completar 40 anos. De acordo com Nogueira, o procedimento pode ser feito tanto em clínicas como postos de saúde. “Basta ter um médico, uma luva e xilocaína [anestésico]”, relatou.  Os fatores de risco da doença incluem, além de idade avançada (acima de 50 anos), histórico familiar, fatores hormonais e ambientais, e hábitos alimentares, como alimentação gordurosa; além de sedentarismo e excesso de peso. Outro problema alertado pelo médico é o câncer de pênis. Apesar de ser menos incidente que o de próstata, ocorre com mais frequencia no Nordeste. Nogueira diz que o procedimento para evitar a neoplasia é simples, como uso de água e sabão. “Basta puxar a pele e lavar internamente o órgão”, orienta. O Novembro Azul teve foi na Austrália, em 2003, dentro das comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado dia 17 de novembro.

CONTINUE LENDO


Brumado: Pastoral Carcerária visita os detentos da 20ª COORPIN

Foto: Marcos Paulo/97NEWS

A cada quinze dias um grupo religioso da Pastoral Carcerária, unidade da Igreja Católica de Brumado, faz visitas aos detentos da carceragem da 20ª COORPIN. Nesta quinta-feira (31/10) o 97NEWS esteve com o grupo e conversou com um dos coordenadores da pastoral, Jorge Alberto Meira, onde ele relata a necessidade que o ser humano e neste caso o detento, tem de ouvir uma palavra de conforto e a importância que cada um tem para Deus.

A Pastoral Carcerária tem como missão promover e desenvolver a cidadania dos presos, seus familiares e egressos do sistema prisional. Tem como objetivo principal levar o Evangelho de Jesus Cristo aos cárceres e colaborar para que os direitos humanos sejam garantidos. Para isso, incentiva a denúncia de abusos e propõem medidas de conciliação e paz. Na sociedade, a Pastoral faz o trabalho de conscientização sobre a situação do sistema prisional, promove a dignidade humana e motiva a criação de políticas públicas para as áreas prisionais. 



Em Juiz de Fora- MG, detento é flagrado com celular no ânus

Um jovem de 18 anos, detento do Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp), em Juiz de Fora, na Zona da Mata em Minas Gerais, foi flagrado com um celular no ânus.  Segundo a Suapi (Subsecretaria de Administração Prisional), o setor de inteligência da unidade desconfiou da atitude do rapaz. A suspeita foi confirmada por exames realizados no Hospital Pronto-Socorro de Juiz de Fora, nessa quarta-feira (30). Conforme a Suapi, o caso será avaliado pela Comissão Disciplinar do Ceresp e o detento poderá ser punido com até 30 dias sem receber visitas e sem banho de sol. A unidade instaurou um procedimento interno para apurar as circunstâncias do ocorrido. 

Por: R7



Homem mora com amigo morto em túmulo

Foto: Divulgação

A história tem um enredo digno de um livro. Afinal, muitas teorias e lendas exageradas podem surgir a partir da vida de um homem que mora em um túmulo de um cemitério há 13 anos. Mas essa história já existe e é incrivelmente simples: Fábio Beraldo Rigol, de 47 anos, mora – e divide espaço com um cadáver – em um túmulo do cemitério de Brotas, bairro de Santa Isabel (SP). Não mora ali porque cultiva um gosto duvidoso ou qualquer coisa do gênero. Virou andarilho por causa do uso de drogas e achou, no túmulo de um amigo, um abrigo contra o frio e a chuva, quando os dias de vivência na rua se tornam mais sofridos. Sua estrutura física dá indícios da alimentação irregular. É magro, alto, calvo, repleto de tatuagens – entre elas uma teia de aranha no pescoço e o apelido “Popó” entre os dedos da mão esquerda – sem falar na barba relativamente grande. Usa roupas sujas (de terra, a propósito), surradas e que foram doadas por alguma “alma boa e generosa”, como descreve. Caminha pelos morros do cemitério com a ajuda de um pedaço de madeira, que encontrou ali mesmo, no chão. E mesmo sem pegar em um livro ou manter conversas que durem mais de 10 minutos com uma pessoa viva há anos, fala o Português de maneira impecável. Herança do que aprendeu em sala de aula, na 7º série, quando se formou e dos dizeres rebuscados dos  processos que acompanhava enquanto era despachante.

E apesar de todas as características peculiares, Popó é praticamente um fantasma. Mora na pacata cidade de Santa Isabel, que tem 50.453 habitantes, fica a 57 quilômetros da Capital e possui 11.955 domicílios, segundo o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O que os dados não mostram é que um habitante mora numa residência nada convencional para alguém vivo: um túmulo. Mas Fábio Beraldo Rigol, está vivo.  A vida na rua começou com uma briga de família. “Nasci em Santa Isabel, tenho família na cidade. Eu era despachante, tinha um escritório que faliu. Comecei a usar drogas e fui expulso de casa, ai fiquei perambulando pelas ruas, até chegar aqui.” Parece ironia, mas, Popó encontrou na casa dos mortos, uma forma de manter-se vivo. “Já estava de noite, chovendo muito. Lembro de pouca coisa, mas quando acordei, já estava aqui”. Escolheu um túmulo grande. Tem espaço para seis sepultamentos, mas só uma das prateleiras foi usada. Um amigo de Popó está enterrado no local há mais de dez anos. “Pedi permissão para entrar, afinal, ninguém invade a casa do outro assim”. E o morador do cemitério fala um ditado popular com conhecimento de causa: “Não tenho medo dos mortos, só dos vivos”, afirma. O homem disse nunca ter visto um fantasma e confessou que se sente um pouco solitário, apesar de ser avesso à conduta sociável.  Não passa o dia todo no cemitério. Nem mesmo os espíritos mais calmos aguentariam tamanho silêncio, ele diz. “Durante o dia saio, vou até o centro da cidade conseguir comida. Só em dias de muita chuva que fico recolhido. Sempre alguém me doa algo, Deus não deixa ninguém morrer de fome”, considera.  Toma banho em abrigos, ganha roupas, comida e vai tocando. “Às vezes saio para usar droga, ainda sou viciado. Mas uso lá fora, dentro de casa não. Eu sei que é errado, mas estou vivo né? (sic). Acho que posso pecar”, considera.  E o homem que conhece o cemitério como a palma da mão, já testemunhou vários conhecidos sendo enterrados. “Não gosto de ver. Prefiro lembrar das pessoas que gosto vivas e felizes”, diz Popó. Outra ironia: o homem que não se importa em dormir dividindo um espaço escuro e sombrio com um cadáver, não pode ver sangue que desmaia. “Passo mal mesmo. Outro dia eu tive que ir até o hospital, fiquei internado três dias e, nossa, não aguentava ver nem um pingo de sangue que saía da agulha”, comentou. E apesar de ter chegado na frente no repouso final de todo ser humano, Popó não pretende permanecer no local até a sua hora. “Quero sair daqui com vida. Quero ter uma casinha, nem que for um quarto com banheiro. Quero voltar a trabalhar se tiver chance. A vida ainda não acabou”, planeja.

Por: G1

CONTINUE LENDO