ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Ovo de Páscoa está 10% mais caro em Brumado mas vendas disparam na cidade

Bahia deve ter clima chuvoso e temperaturas mais baixas ao longo do mês de abril, aponta Inmet

Três pessoas morrem após acidente entre caminhonete e caminhão em Ibotirama

População enfrenta fila para receber doação de peixes em Maetinga

Ônibus do TFD da cidade de Morro do Chapéu solta a roda na BR-324 entre Feira de Santana e Salvador

Fisioterapeuta da Clínica Mais Vida explica o que é esporão do calcâneo

Guilherme Bonfim se reúne com governador para discutir investimentos para Brumado

Transporte Ilegal de Mercúrio Interceptado pela PRF em Vitória da Conquista

Beto Bonelly declara apoio a Fabrício Abrantes na disputa pela Prefeitura de Brumado

Última etapa de campanha para vacinação contra aftosa na Bahia começa nesta segunda

Incêndio atinge fábrica de produtos artesanais em Guanambi

Feriado de Páscoa promete ser chuvoso na para Bahia, aponta Inmet

Bahia tem 2º maior no número de divórcios no Brasil; números de casamentos caem

Aracatu: PM recupera veículo com restrição de roubo

Brumado: Pai ameaça filho de 13 anos com pedaço de pau e é detido pela PM

Inscrições para a 25ª edição da Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas já estão abertas

Escritório Malaquias Advogacia e Assessoria Jurídica estará em novo endereço a partir de abril; confira

Brumado: Após decisão da Justiça, quase 50 beneficiados com prisão domiciliar vão cumprir pena em casa por tempo integral

Familiares de presos protestam contra suspensão de visitas e apontam opressão no Conjunto Penal de Brumado

Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria



BUSCA PELO ARQUIVO "10/2018"

Brumado: Associação de Moradores do Bairro São José realiza festa em alusão ao Dia das Crianças

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Associação de Moradores do Bairro São José promoveu no último sábado (20), festa em alusão ao Dia das Crianças na Praça Edimundo Dantas Coelho, em Brumado. Foi uma noite de lazer, brincadeiras e diversão. Um animador fez diversas brincadeiras com a criançada, além da distribuição de brinquedos e guloseimas. Para o presidente da associação, Ivan Oliveira, “é importante a interação entre associação e moradores. O sábado foi uma data para renovar os laços de afetividade de caráter familiar e a associação sentiu-se no dever de oferecer aos moradores um dia de lazer, onde seus filhos fossem bem assistidos e pudessem brincar e interagir com as demais crianças num ambiente descontraído”. A festa foi muito animada e as crianças não pararam um minuto. Uma noite só delas com direito a todas as brincadeiras de criança e alegria. "A noite foi de muito amor com distribuição de cachorro-quente, algodão doce e, é claro muito brinquedo", destacou Oliveira. Ivan comentou ainda que é de extrema importância a realização, divulgação e manutenção de eventos que enalteçam o convívio familiar entre os moradores para que sejam sempre preservados os bons princípios sociais. "Aqui moram famílias que todos os anos participam ativamente de vários eventos promovidos pela associação e, numa data como esta não podemos deixar passar em branco, obrigado a todos do bairro São José".

Foto: Luciano Santos l 97NEWS


Sala do Empreendedor de Brumado será modelo para a implantação na cidade de Dom Basílio

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A secretária de Agricultura e Comércio, Zorizete Oliveira, da cidade de Dom Basílio esteve na última semana em Brumado para conhecer a Sala do Empreendedor. O projeto, que já é destaque e referência na Capital do Minério, já começa a atrair olhares de outros municípios. No encontro, o coordenador da Sala do Empreendedor de Brumado, Jansen Ricardo apresentou aos presentes a história da Sala do Empreendedor e, esclareceu sobre o funcionamento, atendimento, serviços oferecidos e metodologias de trabalho. Além disso, a equipe também trocou experiências sobre futuras parcerias. Modelo reconhecido em pouco tempo de inauguração, a Sala do Empreendedor alcançou excelência no atendimento ao público, de acordo com o Sebrae. Já foram regulamentadas várias empresas a nível local, que também gerou interesse de diversos municípios da região . O Agente de Desenvolvimento, Jansen Ricardo pontuou que o reconhecimento e a busca de informações pelos municípios da região é uma importante realização para Brumado. “A Sala do Empreendedor é um local onde procuramos desburocratizar a ação de todos os micro e pequenos empreendedores, que procuram agilidade. E ficamos muito felizes porque municípios vizinhos estão procurando a Sala Brumadense do Empreendedor. Nosso modelo virou referência na região, tanto que no dia 27 de outubro, vamos realizar em Brumado um grande evento e, vários municípios fizeram adesão ao projeto”, revela Jansen. Em entrevista ao 97NEWS, a secretária Zorizete Oliveira destacou que a visita teve a finalidade de estudar o trabalho que vem sendo feito em Brumado para o empreendedor, além de sentir na prática, como funciona a Sala do Empreendedor para, futuramente usar como modelo em Dom Basílio. “A gente veio nesta missão técnica conhecer a Sala do Empreendedor de Brumado, que é uma referência, justamente para buscar o melhor meio de implantar em Dom Basílio. Queremos atender nossa demanda com a maior qualidade e a inteligência na aplicação dos serviços, como está sendo aplicado aqui em Brumado”. A secretária informou ainda que a Sala de Dom Basílio já está sendo construída e, gerará desenvolvimento e oportunidades aos empreendedores locais. “Acredito que será um grande passo para levarmos e alavancarmos em Dom Basílio essa conquista”, disse.



Mesmo com derrota, Brumado se classifica para as oitavas de final do Intermunicipal 2018

Brumado resistiu bem e conseguiu a classificação apesar de ter sido derrotado (Foto: 97NEWS)

Após uma partida dura, com estádio lotado e torcida empurrando o adversário até o último minuto, a Seleção de Brumado conseguiu obter, por meio de muita superação de seus atletas, a classificação para as oitavas de final do Intermunicipal 2018. O confronto aconteceu no Estádio “Ferreirão” em Uruçuca, onde o time brumadense acabou perdendo a partida pelo placar de 3X2, mas na soma dos resultados dos 180 minutos, ficou com saldo positivo de um gol, já que tinha vencido em casa por 3X0. Um dos destaques da equipe foi o goleiro Raí, que marcou mais uma vez de falta e fez defesas importantes que garantiram Brumado na próxima fase. O adversário será a forte equipe de Itamaraju, que já conquistou o título do torneio e nesse ano de 2018 vem forte na busca de mais um triunfo. A primeira partida ainda não está definida, mas deverá ser neste sábado (27), já que domingo é o segundo turno das eleições. A decisão será novamente fora de casa, no maior desafio do time da capital do minério até aqui. A presença da torcida lotando as dependências do “Gilbertão” é importante para que Brumado consiga um resultado elástico como obteve com Uruçuca, para que possa ir para as quartas de final. 



Portaria redefine sessões do legislativo brumadense devido a feriados de novembro

(Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

A Portaria de nº 51/2018 expedida no último dia 19 de novembro redefine as datas das sessões ordinárias da Câmara Municipal de Vereadores de Brumado em razão de feriados existentes no mês de novembro. Sendo assim a Casa resolve antecipar a sessão ordinária do dia 02 de novembro, para o dia 1º de novembro, quinta-feira, às 08h. A sessão do dia 16 de novembro, devido ao feriado de 15 de novembro, será antecipada para 13 de novembro, terça-feira, às 08h.



Brumado: mulher é presa com substância análoga à cocaína em residência no Bairro Baraúnas

Segundo a Polícia 36 gramas de uma substância análoga à cocaína foram encontradas na residência (Foto: Luciano Santos l 97NEWS)

A página policial foi muito movimentada nesse final de semana em Brumado, especificamente em ações de combate ao tráfico de entorpecentes, sendo que vários ocorrências exitosas ocorreram em vários locais da cidade. Tendo na ação do cão farejador “Zeus” um grande diferencial, a Polícia conseguiu desmontar vários possíveis esquemas de comercialização de drogas. Uma delas aconteceu no Bairro Baraúnas, onde após informações passadas pelo CICOM, guarnições da Cipe Sudoeste 04 e PETO 3410, foram até uma residência localizada na Av. Manoel Joaquim dos Santos, tendo uma mulher permitido a entrada dos policiais ao recinto, tendo o destaque para a ação do cão farejador que acabou encontrando 22 “petecas” de uma substância análoga à cocaína, as quais, segundo o relato policial, chegariam a quantidade de 36 gramas. Também foram encontradas várias sacolas para acondicionamento de entorpecentes e uma pequena quantidade em dinheiro. Diante dos fatos foi dada a voz de prisão à mulher que foi conduzida até a DP junto com o material, onde foi lavrado flagrante em seu desfavor.



Colisão entre moto e ônibus causa a morte de jovem motociclista em Paramirim

Foto: WhatsApp l 97NEWS

Um jovem de 24 anos morreu após colidir com um ônibus da empresa Novo Horizonte na tarde deste domingo (21), em Paramirim. O acidente ocorreu no fim da tarde e, de acordo com a Polícia, o jovem identificado como Cássio Silva morreu após a moto em que ele estava como passageiro colidir violentamente contra o ônibus. Ainda segundo a PM, o condutor identificado como Daniel, perdeu o controle da direção, vindo a cair com o veículo. No acidente, ambos foram arremessados ao chão. A força do impacto causou graves lesões e a morte da vítima foi instantânea. Daniel sofreu fratura em um dos braços e foi socorrido por profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levado ao hospital da cidade. A Polícia Militar registrou a ocorrência e fez a proteção do local para os trabalhos da Polícia Técnica, que fez o levantamento cadavérico. O motorista do ônibus e os passageiros não tiveram ferimentos. O corpo da vítima foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML), de Brumado.



Presidente do Legislativo de Brumado comemora as grandes conquistas para Samambaia e região

O presidente do Poder Legislativo de Brumado fez questão de comemorar as grandes conquistas obtidas para a Comunidade de Ubiraçaba (Foto: Divulgação)

Considerado um dos representantes mais ativos da nova safra de políticos brumadenses, o atual presidente da Câmara de Vereadores de Brumado, vereador Leonardo Vasconcelos (PDT), vem comprovando a sua dinâmica, não só pelas mudanças que vêm efetuando na Casa Legislativa, como a ampla reforma estrutural que está em andamento, mas também em suas ações em prol da população, em especial em prol das várias comunidades que ele representa. Neste contexto, ele aproveitou para comemorar duas grandes conquistas para a Comunidade de Samambaia, que fica na região do Distrito de Ubiraçaba, a qual, já recebeu uma obra muito esperada que está em andamento que é a pavimentação asfáltica da estrada que faz a ligação com a BR-030. Na última sexta-feira (19), outra boa notícia fez com que as comemorações fossem ainda mais amplas, já que, o governo do estado confirmou a extensão da Adutora do Algodão para Samambaia e Pé do Morro, uma obra orçada em cerca de R$ 4 milhões, tendo o prazo de conclusão até agosto de 2019. Porta-voz da boa nova, o vereador Léo Vasconcelos, juntamente com a comunidade, comemorou muito a nova conquista, já que esse era um antigo sonho dos moradores, que vêm sofrendo muito com o déficit hídrico histórico. Para coroar o ciclo virtuoso, a sede da comunidade está recebendo obras de calçamento realizadas pela gestão municipal, comprovando a eficiência das solicitações do presidente do legislativo.  

Juntamente com líderes da comunidade, ele acompanhou as obras de calçamento (Foto: Divulgação)


Fim da reeleição e união do pleito pode fazer com que mandatos de prefeitos e vereadores sejam prolongados até 2022

A reforma política no Brasil pode ter novos capítulos, sendo que o fim da reeleição é cada vez mais provável (Foto: Divulgação)

Diz o antigo ditado que “política é como nuvem”, ou seja, que a cada dia está de um jeito, só que agora, com o resultado das urnas deste primeiro turno, que mostrou uma nova postura dos eleitores brasileiros, essa nuvem estaria ainda mais susceptível a mudanças, sendo que, uma das mais prováveis seria a continuidade da reforma política, que já trouxe novidades, como a redução do tempo de propaganda, a proibição de carros de som e o “confinamento” dos candidatos ao ambiente das redes sociais, que está sendo o grande diferencial dos pleitos anteriores. A nível da Câmara Federal a renovação foi de cerca de 50%, um número expressivo que pode fazer com que as mudanças sejam ainda mais substanciais, pois existiria a possibilidade de que o projeto volte à pauta, e, desta feita, pontos como a reeleição e a junção do pleito, ou seja,  - as eleições serem realizadas de forma simultânea no âmbito municipal, estadual e federal, gerando assim uma grande economia aos cofres públicos -, possam ser aprovadas como o “último suspiro de vingança” dos que não conseguiram a recondução dos seus mandatos. Existem correntes que apostam “todas as fichas” nessa possibilidade, mas, o mais provável é que o novo congresso, caso se confirmem as previsões das pesquisas eleitorais, que apontam uma possível vitória do candidato Jair Bolsonaro (PSL), venha a dar materialidade a essas mudanças, que comprovariam que a consolidação democrática está avançando no país, já que a reeleição se mostrou muito nefasta, criando políticos profissionais, que se preocupam muito mais com o subjetivo do que com o coletivo, além, principalmente, de azeitar a máquina da corrupção, já que o sistema fica vicioso e facilmente corrompível. Caso isso venha a ocorrer, o mandato de cinco anos sem reeleição se mostra mais encaixado na nova moldura democrática, pois propiciaria a renovação de mandatários e a oxigenação das estruturas governativas. Agora, é cada vez mais vigorosa a possibilidade de que, para ajustar os “ponteiros do relógio” da política nacional, os atuais mandatos de prefeitos e vereadores podem se estendidos até 2022, ou seja, eles teriam mais dois anos em seus cargos, sem direito à reeleição é claro. É esperar para ver, mas isso hoje não é mais visto como utópico, pois além da grande economia, faria com que as eleições realmente fossem gerais, inclusive num turno só, pois ficou evidente que apesar de que os brasileiros continuam mais torcedores do que eleitores, a mentalidade do eleitorado não tolera mais os abusos do poder, com políticos se perpetuando em seus cargos, tanto que o resultado das urnas comprovou já isso, com uma grande renovação na câmara e no senado. Confira as principais mudanças propostas nesse momento no gráfico abaixo: 

(Divulgação)


Homem natural de Caetité ganha R$ 500 mil na Tele Sena

Foto: Reprodução

Muita gente passa anos tentando melhorar de vida através das loterias. Mas para Alírio, que é residente em Caetité esse acontecimento chegou e, mesmo depois da aposentadoria ele ganhou R$ 500 mil na Tele-Sena. O ganhador, de 70 anos, que é aposentado e ganha um pouco menos de dois salários mínimos no mês, mora com a família em uma casa própria, comprou a Tele Sena na lotérica de Caetité, raspou o cupom em casa e, veio a surpresa, ele estava premiado. Acompanhe o momento da entrega abaixo.



Cão farejador ‘Zeus’ é o novo símbolo do combate ao tráfico em Brumado e região; em nova ação 2kg de substâncias possivelmente entorpecentes foram apreendidos

O cão farejador 'Zeus' (Foto: Divulgação)

O combate ao tráfico de entorpecentes em Brumado e região tem um novo símbolo, o cão farejador “Zeus” que vem sendo um integrante importante no trabalho que vem sendo realizado pela Polícia, que vem apresentando índices ainda mais positivos nesse quesito. Neste sábado (21), “Zeus”, juntamente com os destacamentos da CIPE Sudoeste e PETO, após terem sido acionados pelo CICOM, se deslocaram em sentido ao Bairro São José, onde, segundo denúncias estaria existindo um flagrante e intenso tráfico de drogas próximo a um bar. Chegando ao local, um suspeito após a abordagem, foi encontrado com certa quantidade de uma substância semelhante à maconha. Diante disso, ele, após questionamentos dos policiais, disse que tinha adquirido a droga com um homem de prenome Mateus. Ato contínuo, as guarnições rumaram ao local, onde, após adentrarem na residência localizada no Caminho 28, foram encontrados várias sacolas contendo vários pedaços de tabletes de substância semelhante à maconha, somando aproximadamente 01 Kg, uma balança de precisão, uma capa de colete balísticos, uma espingarda cartucheira de calibre 32, marca CBC, n° 228447, modelo 651, 08 (oito) cartuchos de calibre 32,  diversas embalagens plásticas, um rolo de fita de PVC e dois aparelhos celulares. Mas a ação teve continuidade, já que o suspeito informou à Polícia que toda a droga tinha sido adquirida junto a um homem conhecido como “rato branco”, sendo que, com mais uma ação exitosa de “Zeus”, foi encontrado dentro de um veículo que estava na residência um tablete de aproximadamente 1kg de uma erva prensada análoga à maconha. Diante dos fatos foi dada voz de prisão, os quais foram conduzidos até a Delegacia com todo o material encontrado onde foi lavrado flagrante em desfavor dos três infratores. Com o sucesso da ação dos cães farejadores, novos animais já estão sendo treinados para se somarem às tropas da 34ª CIPM e Cipe Sudoeste, o que deve dar uma dinâmica ainda maior as ações de combate ao tráfico de drogas.



Brumado: Homem tenta agredir companheira, mas acaba levando uma facada; caso ocorreu no centro da cidade

O casal foi levado para a delegacia de Brumado (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Os casos de violência doméstica em Brumado continuam acontecendo num índice preocupante nos finais de semana. Os dados nesse sentido vêm sendo constantes, os quais podem ter a motivação do uso exagerado de bebidas alcóolicas, que acabariam potencializando o ímpeto dos agressores. Um novo episódio nesse sentido ocorreu no centro da cidade, por volta das 22h do sábado (21), onde um indivíduo um homem, após uma tentativa de agressão à sua companheira, acabou recebendo um golpe de faca, o qual não teve maior gravidade, tanto que ele, segundo informações dos policiais nem precisou ser levado para o HMPMN. A Polícia chegou ao local e levou o casal para a DPT, onde eles ficaram à disposição da Justiça.A identidade dos envolvidos não foi revelada. 



Brumado: Previsão aponta semana com sol e algumas nuvens; não chove

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O tempo deve permanecer instável nesta semana em Brumado, mas a massa de ar frio que chegou nesse fim de semana, deixa a Capital do Minério durante a semana. A previsão aponta maioria dos dias com céu nublado e tempo abafado. Segundo a previsão, a mínima chega na casa dos 18 graus, já a máxima atinge pico de 25 graus. No resto da semana, a mínima chega aos 20 graus e a máxima, na casa dos 35 graus na sexta-feira (26). Veja mais detalhes da previsão o tempo para Brumado (clique aqui).



Sistema de monitoramento impede arrombamento de residência no Bairro Monsenhor Fagundes

A tentativa de arrombamento teve que ser abortada devido ao sistema de monitoramento eletrônico (Foto: Reprodução l Vídeo)

Item cada vez obrigatório para garantir a segurança do cidadão, o sistema de monitoramento eletrônico vem comprovando a sua eficácia, contribuindo para a resolução de crimes e mantendo famílias mais tranquilas em suas casas. Empresas do ramo vêm crescendo e oferecendo serviços cada vez mais complexos, inclusive contribuindo para as ações policiais, que por meio de parceria com a SIEPS fornece o monitoramento de vários locais da cidade. Em um novo caso ocorrido na madrugada desta segunda-feira (22) um possível arrombamento a uma residência foi impedido devido ao sistema de monitoramento ter flagrado a ação do bandido que acabou empreendendo fuga do local, já que a Polícia foi acionada, inclusive realizando buscas na localidade, mas não conseguiu encontrar o elemento.



Quando devo procurar um Endocrinologista Pediatra?

Foto: Divulgação

Segundo a especialista, Dra. Aruze Tanajura. "Em casos de  baixa curva de crescimento, ou com baixa velocidade de crescimento". E ainda:
–Diagnosticada com Diabetes tipo I (diabetes juvenil);
–Encontrar-se em sobrepeso com  risco de obesidade ou complicações,  níveis elevados de colesterol, triglicérides, alterações da glicemia;
–Apresentar hipoatividade ou hiperatividade; alterações no desenvolvimento escolar, aumento do volume do pescoço (tireoide);
–Sinais de puberdade precoce (crescimento de mamas ou testículos, aparecimento de pelos pubianos, odor) antes dos 8 anos na menina e antes dos 9 anos no menino." Caso aparente algum destes sinais procure o Centro Médico São Gabriel que conta com a especialista em  Endocrinologia Pediátrica Dra. Aruze Tanajura. Agenda sua consulta: (77) 3441-1502 / 99925-8807(WhatsApp)

 



Brumado: Polícia apreende homem por tráfico de drogas no bairro São Felix

Foto: Divulgação l PM/BA

Por volta das 13h deste domingo (21), as Guarnições da Cipe Sudoeste, juntamente com o PETO da 34ª CIPM, receberam informações que um indivíduo estava traficando entorpecentes em sua residência situada na rua Aracatu, Bairro São Félix em Brumado. Desta forma, se deslocaram até o local informado onde foram atendidos por um homem e uma mulher que lhes franquearam a entrada. Com o uso de um cão farejador, foi localizada uma pedra grande de cocaína e um pequeno tablete de maconha. Em buscas mais apuradas, foram encontradas ainda, mais petecas de cocaína, sacos de geladinho para acondicionamento de entorpecentes e uma quantia em dinheiro. Diante dos fatos foi dada a voz de prisão ao indivíduo identificado como J. S. R, que foi conduzido até a Delegacia junto com o material, onde foi lavrado flagrante em seu desfavor por Tráfico de Entorpecentes.



Conquista: Três são presos em aeronave usada no transporte de drogas; pistola e R$ 7 mil são achados

Foto: Divulgação l SSP/BA

No último sábado (20), três homens foram presos, em Vitória da Conqusita, em uma aeronave usada no transporte interestadual de drogas. Segundo a polícia, a quadrilha era monitorada há cerca de um ano e meio. O trio foi capturado no povoado de Baixa do Cocá, a 37 km de Conquista, após equipes da Polícia Civil identificarem uma pista clandestina na Fazenda. Ainda de acordo com a polícia, a quadrilha buscava pasta base de cocaína, na Bolívia, passava pelo Pará e depois distribuía para outros estados brasileiros, entre eles a Bahia. Os presos são os paraenses Diogo Túlio Pereira Dionísio (piloto) e Francisco Cleiton Passos de Oliveira, além do baiano Lázaro Santos Sacerdote. Com os suspeitos, foram apreendidos o avião monomotor, pouco mais de R$ 7 mil em espécie, uma pistola calibre 9 mm e uma caminhonete de luxo. Os três foram autuados por associação criminosa, porte ilegal de arma e resistência devido a tentativa de fuga. Os três estão à disposição da Justiça.



Rui Costa critica fala do filho de Bolsonaro sobre STF: 'desqualificado'

(Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

O governador reeleito Rui Costa (PT) criticou a fala do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL) - filho do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) - sobre fechar o Supremo Tribunal Federal.  Ao comentar as reportagens que circularam no Twitter, Rui Costa escreveu: "Imagine... que gente desqualificada". Em vídeo que circula na internet, Eduardo Bolsonaro diz que para fechar o STF "basta um soldado e um cabo". "Se quiser fechar o STF você não manda nem um jipe. Manda um soldado e um cabo, sem querer", afirmou.



Decisão judicial empossará suplente Girsom Ledo como vereador em Brumado

Pela decisão judicial, Girsom Ledo (direita) assumirá a vaga de Dudu Vasconcelos (Fotocomposição: 97NEWS)

Afastado para um tratamento de saúde, o vereador Dudu Vasconcelos (PSDB), que é filho do prefeito de Brumado, Eduardo Vasconcelos, teria um prazo de 120 dias para retornar as suas atividades parlamentares, tendo se iniciado em agosto deste ano. Como já existiam outros pedidos de afastamento, os quais teriam sido extrapolados, o primeiro suplente da coligação, Girson Ledo Silva (PSDB), impetrou um mandado de segurança, com pedido de liminar, que acabou sendo acatada pela Comarca da Justiça Brumado, por meio de uma decisão da juíza Adriana Pastorele da Silva Quirino Couto (confira a decisão na íntegra). Segundo a publicação do TJBA publicada na sexta-feira (19), “o direito pleiteado, como já visto, encontra-se amparado pela Lei Orgânica Municipal e pelo Regimento Interno do Poder Legislativo de Brumado e documentos que atestam a efetiva licença do Vereador, tendo Eduardo Cunha Vasconcelos, se afastado para tratamento de saúde, estando presente a plausibilidade jurídica do pedido” e continuou atestando que “defiro o pedido liminar deduzido pela via do mandamus, determinando à autoridade Impetrada, ou quem lhe substituir legalmente, que emposse o impetrante no cargo de Vereador de Brumado, no prazo de 48 horas, em decorrência da licença do titular, com fundamento no Art. 48 da Lei Orgânica do Município de Brumado, e dos Arts. 76 e 77 do Regimento Interno do Poder Legislativo correspondente, bem como no Art. 7º, III da Lei 12.016 e art 300, CPC”. Tentamos contato com o presidente da Câmara de Vereadores de Brumado, vereador Leonardo Vasconcelos (PDT) , mas não conseguimos êxito. Como a decisão liminar foi publicada na última sexta-feira (19), o prazo de 48 horas projeta que o suplente seja empossado na próxima sexta-feira (26), substituindo assim Dudu Vasconcelos. Alguns já arriscam que ele integrará a base de oposição, mas isso não foi confirmado.Vale ressaltar que Dudu Vasconcelos não foi afastado definitivamente do cargo, pois tem o direito conquistado pelo voto, tanto que, na hora que ele pedir o seu retorno retornará imediatamente ao cargo. 



Ouvidoria do TRE-BA e MP Eleitoral promovem debate sobre fake news na próxima terça-feira (23)

(Divulgação)

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), por meio da Ouvidoria, realizará na próxima terça-feira, 23 de outubro, a terceira edição do debate “Eleições limpas passam pelas nossas mãos”. Dessa vez, o encontro propõe uma análise quanto ao impacto das fake news no primeiro turno das eleições. O evento será no auditório da Faculdade Social da Bahia (FSBA), no campus de Ondina, a partir das 19h, e contará, ainda, com a parceria do Ministério Público Eleitoral, com a participação do Procurador Regional Eleitoral, Cláudio Alberto Gusmão Cunha. Organizado pela Ouvidoria do TRE-BA com o apoio da Coordenação do Curso de Jornalismo da FSBA, esta edição do projeto tem como público-alvo os estudantes dos cursos de Jornalismo, que lidam com a produção e transmissão de notícias, e de Direito, que podem se interessar pelos aspectos legais relacionados ao tema. O Juiz Ouvidor do TRE-BA, Rui Barata Filho, que fará a abertura do evento, destaca que "a Ouvidoria, desde o início do processo eleitoral, demonstrou preocupação em debater o tema com a sociedade e apontar soluções. A sociedade civil é parte vital desse contexto e deve ter voz ativa. A Justiça Eleitoral, junto com o Ministério Público, está qualificando essa discussão tão importante para o país". A coordenadora dos cursos de Comunicação da FSBA, Bárbara Souza, será a mediadora do debate. Os convidados serão Jaime Barreiros, professor de Direito da UFBA e analista judiciário do Eleitoral baiano; Victor Xavier, coordenador de assuntos jurídicos e correcionais da Corregedoria do TRE-BA; e Cláudia Cardozo, jornalista do site Bahia Notícias.

 

Programa Ouvidoria Viva – O projeto “Eleições limpas passam pelas nossas mãos” é uma das ações do Programa Ouvidoria Viva e tem o objetivo de informar e estimular os eleitores a ajudarem no combate às notícias falsas veiculadas nas redes sociais. O programa, iniciado em maio deste ano por meio de postagens nas redes sociais oficiais do Regional baiano, é fruto da parceria entre a Ouvidoria e a Corregedoria Regional Eleitoral da Bahia e também conta com o apoio da Seção de Atenção ao Cliente do TRE baiano.

Nas duas primeiras edições do debate, realizadas no mês de setembro, o foco da discussão foi a possibilidade de interferência negativa das fake news no processo eleitoral, tendo como exemplo as experiências eleitorais recentes nos Estados Unidos, em 2016, e na França, em 2017.

No debate de terça-feira, será analisado o impacto das fake news no primeiro turno das Eleições 2018 e quais medidas a Justiça Eleitoral tem adotado para coibir essa prática, a exemplo da página criada pelo TSE para esclarecimento de notícias falsas.

“O objetivo é também envolver os alunos nas discussões como usuários das redes sociais, uma vez que esse é um dos principais meios de propagação das fake news”, destaca Barata Filho.

CONTINUE LENDO


'Tenho certeza de que o Brasil vai ter saudade', diz Marun sobre Temer

Foto : Valter Campanato/Agência Brasil

O ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, fez uma avaliação do panorama do MDB após as eleições de outubro e considerou como um fiasco o desempenho da legenda nas urnas. Em entrevista ao jornal Estado de S. Paulo, o emedebista já se prepara para deixar o Planalto. "O MDB agora está no segundo time", disse o ministro.  Marun é responsável por comandar a transição do atual governo para o próximo. Ele carrega consigo um documento, batizado de “Ações já executadas e as que serão executadas até o final de 2018”, que será entregue à equipe de Fernando Haddad (PT) ou Jair Bolsonaro (PSL) ao final do segundo turno. "Tenho certeza de que o Brasil vai ter saudade do governo Temer", afirma Marun, que classifica o indiciamento do presidente pela Polícia Federal, no inquérito dos Portos, como “festival de ilações”.