ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Acidente grave entre carro e carretas deixa dois feridos em Vitória da Conquista

Perícia em local de crime na cidade de Guanambi é tema de artigo em Revista Científica Internacional

Unidade móvel do TRE-BA inicia atendimento em Malhada de Pedras

Câmera escondida em casa alugada registrava banhos dos moradores

Gusttavo Lima leva cavalo ao palco durante show e divide opiniões nas redes sociais

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe

Novo tratamento para gordura no fígado 'avançada'

Caravana Bahia Sem Fogo realiza semana intensa de prevenção e educação ambiental na Chapada Diamantina

Ciclista morre após acidente envolvendo motocicleta na BA-938 em Guanambi

Campanha usa título de eleitor gigante para chamar jovens para votar

Brasil atinge 1,6 mil mortes confirmadas por dengue

Belo chora em show após anunciar fim de casamento com Gracyanne

Brasil registra primeiro caso local de cólera em 18 anos; paciente é da Bahia

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Gasolina chega a R$ 6,29 em Brumado, após reajuste das distribuidoras

Homem ateia fogo no próprio corpo em frente ao tribunal onde Donald Trump está sendo julgado



BUSCA PELO ARQUIVO "10/2018"

Incertezas: Iniciada em 2011 construção da Fiol continua parada até concessão

Foto: Luciano Santos l 97News

Iniciativa do Governo Federal, a construção da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) – que irá escoar minérios e grãos do oeste da Bahia – começou em 2011, mas continua se arrastando sem ser concluída. Atualmente, continuam em operação apenas as atividades de manutenção de canteiros, sob responsabilidade da Valec, empresa vinculada ao Ministério dos Transportes. De acordo com o Governo da Bahia, as obras desaceleraram devido à restrição orçamentária da União. Também estão estão pendentes duas audiências públicas como parte do processo para realização da concessão, a serem realizadas em Ilhéus e Brasília. Essas mesmas sessões chegaram a ser publicadas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) no Diário Oficial da União (DOU), agendando os encontros para os dias 21 (Ilhéus) e 25 (Brasília) de setembro deste ano. Mas nunca ocorreram. O trecho da Fiol, de Ilhéus a Caetité, está inserido na primeira rodada de licitações a serem realizadas pelo Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) da União, que está 70% concluído. Ao todo, já foram investidos mais de R$ 3,3 bilhões em toda a extensão da ferrovia no território da Bahia. Com a inscrição da Fiol no PPI, em setembro de 2016, o Governo Federal acordou com o Governo da Bahia que fosse contratado, pelo Executivo estadual, a elaboração de um Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica (EVTE) da Fiol.



SP: Escola tem urnas destruídas por vândalos que deixaram mensagem ‘Vão para o inferno’

Foto: Divulgação l Guarda Municipal

Vândalos invadiram uma escola estadual em Sorocaba (SP) e, depredaram 10 das 15 urnas eletrônicas que estavam prontas para o 2° turno das eleições, neste domingo (28). As equipes que chegaram pela manhã encontraram várias salas reviradas e um bilhete com a frase: “Vão para o inferno”. A suspeita é que a ação aconteceu durante a madrugada. Os vândalos arrombaram salas, destruíram maçanetas, tiraram as urnas de lugar e até arrancaram os cabos de energia dos equipamentos. O material usado pelos mesários, como pastas e papéis, também ficou espalhado nas salas da 271ª zona eleitoral. A Polícia Militar foi acionada e as urnas começaram a ser trocadas antes das 8h e a votação não atrasou. Os equipamentos vandalizados foram levados ao cartório eleitoral. De acordo com a Guarda Civil Municipal, de Sorocaba, dois guardas passaram a noite fazendo a segurança na escola. Mas por volta das 21h viram um homem pulando o muro para fugir. “Eles atiraram, mas o homem não foi atingido e fugiu correndo”, afirmou. A ação não prejudicou a votação, pois as urnas eletrônicas possuem uma bateria interna com autonomia de oito horas. A ousadia dos vândalos foram tanta que deixaram uma mensagem escrita. "Vão para o inferno". A polícia vai usar o bilhete para chegar nos autores do crime.

Foto: Divulgação l Guarda Municipal


BA-262: Colisão frontal entre veículo de passeio e carreta deixa vítima fatal entre Aracatu e Vila Mariana

Foto: Whatsapp l 97News

Na noite deste sábado (27), uma colisão frontal envolvendo uma carreta e um veículo de passeio causou a morte de um homem na rodovia BA-262, trecho entre a cidade de Aracatu e Vila Mariana. De acordo com informações, o acidente aconteceu por volta das 21h próximo ao povoado de Patos -- ha 10 km de Aracatu. Ainda de acordo com informações passadas ao 97NEWS, a vítima identificado apenas por Roberto veio a óbito no local e, outras duas vítimas identificadas como Mário e Ivan foram socorridos por uma equipe do SAMU 192 com ferimentos graves. Os dois foram encaminhados para o Hospital Municipal Professor Magalhães Neto em Brumado. Uma equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT) da 20ª Coorpin foi acionada e realizou o levantamento cadavérico e encaminhou o corpo para o Instituto Médico Legal (IML) de Brumado. O condutor da carreta não sofreu ferimentos.

 



Alerta: Casos de sífilis entre os jovens vêm aumentando na região sudoeste

(Foto: Reprodução)

A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) causada por uma bactéria e era muito comum no início do século passado. Ela pode ser transmitida por relação sexual sem camisinha com uma pessoa infectada, ou da mãe infectada para a criança durante a gestação ou o parto. O uso correto e regular da camisinha masculina ou feminina é uma medida importante de prevenção da sífilis. O acompanhamento da gestante durante o pré-natal contribui para o controle da sífilis congênita. Com várias manifestações clínicas e diferentes estágios, a enfermidade vem voltando à cena da saúde pública na região sudoeste. No município de Vitória da Conquista, os casos da doença vêm apresentando um crescimento preocupante. Até o mês de outubro de 2018 já foram confirmados 359 novos casos de sífilis só em Conquista. Outro dado relacionado à doença que chama a atenção é que a maioria dos casos está entre jovens de idade com 15 a 35 anos. Em Brumado a Secretaria Municipal de Saúde não apresentou dados recentes, mas, segundo informações, existe também um crescimento da doença no município.



Intermunicipal 2018: Após derrota por 4X2 para Itamaraju, classificação de Brumado fica mais distante

Com fraca presença da torcida, a equipe de Brumado não resistiu ao melhor futebol de Seleção de Itamaraju e acabou sendo derrotada dentro de casa (Foto: Edmilson Leite)

A Seleção de Brumado acabou tendo um forte revés na tarde deste sábado (27), ao ser derrotado pela forte equipe de Itamaraju que é, inclusive, uma das postulantes ao título do Intermunicipal 2018. Num jogo de altos e baixos, a equipe brumadense acabou sendo derrotada pelo placar de 4X2, o que tornou a classificação para as quartas-de-final da referida competição, para muitos, uma “missão impossível”. A torcida não compareceu em peso e o time de Itamaraju mostrou um ataque fulminante e logo aos 20m do primeiro tempo o meia-atacante Kaká abriu o placar para o adversário. Já aos 28m, após boa trama, Robinho fez o segundo gol, mostrando que o segundo tempo a vantagem poderia ser maior e, foi o que, aconteceu logo de cara, onde por meio de Natan e Kaká, Itamaraju fez um sonoro 4X0. Mas, Brumado buscou forças e com dois gols, um de Leozinho e outro de Zé Márcio, aproveitou a “zona de conforto” do adversário, dando uma esperança ainda para a torcida brumadense. A partida decisiva acontecerá no próximo domingo (04), Dia de Finados, lá em Itamaraju e Brumado, se quiser se classificar tem que vencer por 3 gols de diferença.



Conquista: 2 jovens mortos e 3 feridos em noite violenta

A Polícia chegou logo ao local e iniciou as investigações (Foto: Divulgação Polícia Militar)

O município de Vitória da Conquista, considerado a capital da região sudoeste da Bahia, teve mais uma noite violenta neste sábado (27), dia da véspera do segundo turno das eleições. Segundo informações, uma tentativa de chacina ocorreu num local conhecido como quadra da baixada do Jurema, onde estava acontecendo um campeonato de futebol. Informações dos moradores deram conta que as cenas foram de muita tensão e terror, aonde, atiradores chegaram em uma moto, desembarcaram e começaram a atirar de forma frenética. 2 jovens, ainda não identificados morreram ainda no local, e outros 3 foram alvejados e encaminhados para o Hospital de Base pela equipe do SAMU 192. Após o levantamento cadavérico, os corpos foram encaminhados para o Instituto Médico Legal, onde passaram por necropsia. A equipe do Delegacia de Homicídios esteve no local e já deu início as investigações.



Irritados com a modernização da Zona Azul, guardadores ameaçam motoristas em Salvador

Foto : Tácio Moreira/Metropress

Na teoria, a ideia é sensacional: aplicativos gratuitos que permitem que os motoristas de Salvador peguem pelo estacionamento da Zona Azul sem os inúmeros transtornos das cartelas. Mas o problema é que a prática é bem mais complexa. Desde a implantação do sistema, no último dia 15 de outubro, motoristas têm procurado a Metrópole para reclamar de posturas inadequadas por parte dos guardadores de carro. Apesar da digitalização, o sistema ainda funciona de forma compartilhada com o antigo método, onde as cartelas são vendidas presencialmente. E as reclamações já chegaram até a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador). Para tentar acalmar os ânimos, a  pasta se reuniu com representantes do Sindicato dos Guardadores e Lavadores de Veículos do Estado da Bahia (Sindguarda). No primeiro dia de funcionamento do sistema na capital, as irregularidades na operação do app Zul Digital, que ofereceu “desconto” no pagamento do estacionamento, o que é proibido pelo edital. Desde estão, a Transalvador segue apurando a irregularidade. “O jurídico abriu procedimento e está seguindo normal. A empresa foi notificada, vai apresentar as contrarrazões. Temos que seguir o trâmite normal, nada sumário”, afirmou o chefe do órgão. 



Malhada de Pedras: Mulher morre em colisão na BA-026

Luciene Gonçalves da Silva não resistiu aos ferimentos e veio a falecer no hospital de Malhada de Pedras (Foto: 97NEWS)

Uma colisão, ocorrida por volta das 17h desta sexta-feira (26), envolvendo uma motocicleta Honda 150 CG preta, placa HEK-6062 e uma D-10 Chevrolet, placa GMK-8457, que ocorreu no km 462, da BA-026, zona rural do Município de Malhada de Pedras, acabou tendo uma vítima fatal. Segundo informações colhidas pelo 97NEWS a motocicleta estava sendo conduzida por uma mulher identificada como Luciene Gonçalves da Silva, de 35 anos, a qual acabou indo a óbito, por volta das 20h, após ter sido encaminhada pela equipe do SAMU 192 ao hospital local, onde passou por procedimentos médicos. A D-10 estava sendo conduzida por Sebastião Guimarães de Souza, que também foi encaminhado para o hospital, mas não teria tido ferimentos graves. Não se sabe ainda a causa da colisão e nem da morte da motociclista.



Após atitudes suspeitas, dupla é pega no Bairro São Jorge após dispensar invólucro contendo substância análoga à cocaína

O invólucro recuperado pela Polícia (Foto: Divulgação 34ª CIPM)

O consumo de tóxicos pela juventude de Brumado, que estaria numa curva ascendente, vem preocupando as famílias e as autoridades, já que a dependência química, especialmente do crack e da cocaína, vem apresentando índices cada vez mais altos. Nesse contexto, a Polícia vem exercendo um importante papel, executando um combate ao tráfico de entorpecentes muito eficaz. Nesse sentido, dando continuidade às suas ações, a equipe da PETO, por volta das 23h30m desta sexta-feira (26), realizando rondas no Bairro São Jorge se deparou com dois jovens em atitude suspeita que estavam em uma motocicleta. Ao perceberem que iriam ser abordados pelos policiais, o garupa dispensou um invólucro contendo 5 porções de uma substância análoga à cocaína. Diante desta evidência, o jovem que se livrou do invólucro foi conduzido para a 20ª Coorpin, onde ficou à disposição da justiça.



Homem descumpre medida protetiva e ameaça ex-companheira; ele foi preso em flagrante

O homem foi levado para a delegacia, sendo preso em flagrante (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Os casos de violência doméstica continuam apresentando uma elevação em Brumado, principalmente nos finais de semana. Na noite desta sexta-feira (26), por volta das 20h30m, uma nova ocorrência dessa natureza foi registrada, a qual aconteceu no Bairro Urbis II. Segundo informações da Polícia Militar, um homem descumpriu uma medida protetiva em ficar afastado do lar e ainda ameaçou a sua ex-companheira dizendo que estava com uma faca. Diante disso, a mulher acionou o radiopatrulhamento que chegou rápido ao local e levou o homem para a DPT, onde foi lavrado o auto de prisão em flagrante em seu desfavor.



Olimpíada de Matemática aplica prova para 1,5 milhão de estudantes

(Foto: Divulgação)

Na próxima terça-feira (30), 1,5 milhão de estudantes das 4ª e 5ª séries do ensino fundamental de 20 mil escolas públicas de todo o país farão a prova da 1ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – Nível A (Obmep Nível A 2018). A informação é do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa). A nova categoria da Obmep foi criada em setembro deste ano pelo Impa, que organiza a competição tradicional desde 2005, voltada para alunos do 6º ao 9º anos do ensino fundamental e para estudantes dos três anos do ensino médio. Desde o ano passado, a Obmep inclui alunos de escolas particulares. A 1ª Obmep Nível A tem apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e dos ministérios da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações eda Educação. A participação de alunos de escolas privadas na Obmep Nível A deve ocorrer apenas em 2019 ou 2020. Segundo o diretor adjunto do Impa e coordenador-geral da olimpíada, Claudio Landim, a expectativa é muito grande, porque é aí que está "o gargalo da matemática no Brasil". Lando, dosse que é preciso estimular alunos nessa faixa a estudar e curtir matemática. "A adesão foi muito grande; por isso, é grande a expectativa.” De acordo com Landim, a Obmep de Nível A faz parte de um programa de formação. “Nós criamos um portal de matemática para o ensino fundamental 1, que já está no ar, disponível. E esperamos, com isso, estimular os professores a usar o portal e a preparar seus alunos, dentro dessa ideia de resolução de problemas.” O diretor do Impa destacou que a grande virtude da prova é  identificar os jovens que gostam e têm facilidade para a matemática, “que é uma área tão importante e necessária para o desenvolvimento do país”.



Roger Waters quer visitar Lula na prisão antes de deixar Brasil

(Foto: Divulgação)

O ex-líder do Pink Floyd, Roger Waters, quer visitar Lula na prisão antes de deixar o Brasil, no domingo (28). A informação foi divulgada hoje (26) pela coluna da Folha da jornalista Mônica Bergamo. De acordo com Bergamo, Waters entrou com pedido na Justiça para conhecer o ex-presidente na superintendência da Polícia Federal, em Curitiba, onde Lula está preso desde abril. Os advogados responsáveis pela petição alegam que Waters é uma personalidade de reputação mundial na defesa dos direitos humanos e citam as "Regras de Mandela", tratado adotado pela Organização das Nações Unidas (ONU) que garante a todo e qualquer custodiado contato com o mundo exterior. Também foi solicitada a presença de um tradutor para estabelecer a comunicação entre o músico que "não fala a língua portuguesa", assim como Lula não domina a língua inglesa. Os shows do artista britânico no país ficaram marcados pelos protestos no palco. Ele associou o candidato à  Presidência pelo PSL, Jair Bolsonaro, ao “novo fascismo” e exibiu o #elenão, expressão do movimento contra a eleição do deputado federal. 



Brumado: Evento 'Dia do Empreendedor' vai movimentar a cidade neste fim de semana

A estrutura já está sendo montada para receber o evento neste sábado (27) | Foto: Luciano Santos | 97NEWS

Vivendo um ciclo virtuoso, o empreendedorismo em Brumado vem tendo um grande salto qualitativo, numa projeção muito positiva para o município. Com a instalação da Sala do Empreendedor, o setor vem se oxigenando e promovendo um clima de otimismo na cidade. Dentro deste contexto, um evento marcará esses novos tempos que será a 1ª edição do "Dia do Empreendedor", que acontecerá na Praça Armindo Azevedo, neste sábado (27), com início às 16h e término às 23h. O evento oferecerá uma gama muito interessante de serviços, como a consulta gratuita ao SPC/Serasa, medição de pressão arterial e glicemia, formalização e orientação aos mototaxistas que vão passar por um período de regulamentação e, diversos outros serviços.  A cultura não ficou de fora, onde se apresentarão várias atrações musicais, bem como a gastronomia, onde duas praças de alimentação, estarão a disposição dos visitantes. A área agrícola também estará sendo representada por um estande mostrando todo ciclo de produção da mandioca, inclusive com direito a degustação, distribuição de mudas de plantas ornamentais e da vegetação nativa, bem como vários outros expositores. A gestora do Sebrae em Brumado, Jéssica Lopes, falou sobre a programação de um evento especial que está sendo preparado pelo órgão na cidade observando que "a ideia é que o evento seja fixado no calendário do município e, no próximo ano, possa ser feito algo ainda maior, com a participação de vários empresários” e complementou dizendo que “será realmente de grande expressividade para o município”.



Contrariando a tendência, Brumado terá Lei Seca no segundo turno das eleições 2018

A Lei Seca vai vigorar no segundo turno das eleições em Brumado (Foto: 97NEWS Conteúdo)

Criado na década de 1960, inicialmente o Código Eleitoral proibia, de forma contumaz, o comércio e o consumo de bebidas alcoólicas em todo o território nacional. Com o tempo, a restrição foi flexibilizada, porque no entendimento de alguns magistrados, isso não é fator fundamental para que a ordem seja mantida. Atualmente as Secretarias de Segurança dos Estados e a Justiça Eleitoral são os responsáveis por determinar a aplicação da Lei Seca. Em vários estados da federação, São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, Pernambuco, Distrito Federal, Mato Grosso, Paraíba, Espírito Santo, Rondônia e a própria Bahia, liberaram o consumo de bebidas alcoólicas no pleito. Em Brumado, que tem sobre si o estigma de “andar na contra mão da história”, essa tendência nacional e estadual, será contrariada já que a Comarca de Justiça da 90ª Zona Eleitoral, que compreende, além de Brumado, os municípios de Aracatu e Malhada de Pedras, determinou, por meio da Portaria 07/2018, assinada pelo juiz eleitoral, Dr. Rodrigo Souza Britto, que está terminantemente proibida a comercialização e a distribuição de bebidas alcoólicas das 0h até as 20h do próximo domingo (28). Um outro exemplo que poderia servir de parâmetro foi o de Vitória da Conquista, que não adotou a Lei Seca durante essas eleições. A decisão não agradou os amantes daquela velha e boa cervejinha gelada, ainda mais com o calor que anda fazendo esses dias, mas, no fundo todos acabaram compreendendo, já que decisão judicial é para ser acatada e não contestada. Teve gente que argumentou ainda que como a eleição é no âmbito nacional, não teria problemas se liberar o consumo de bebidas, já que não terá uma forte rivalidade, como acontece nas eleições municipais, onde, aí sim, se justifica a medida. 



Secretário de infraestrutura esclarece dúvidas sobre as obras de pavimentação asfáltica da estrada que liga a BR-030 ao Distrito de Ubiraçaba

Em alguns locais os serviços estavam em ritmo intenso, mas devido à falta de material, eles foram temporariamente paralisados (Foto: 97NEWS)

Devido a certos questionamentos referentes ao ritmo das obras de pavimentação asfáltica da estrada que liga a BR-030 ao Distrito de Ubiraçaba, o 97NEWS ouviu o secretário municipal de infraestrutura, engenheiro Douglas Darlan, o qual prestou alguns esclarecimentos importantes. Primeiramente ele explicou que o trecho inicial está com as obras mais lentas pelo fato de que está se fazendo a elevação da Barragem do Caveira, mas que deve retornar com maior intensidade. Ele também fez questão de dizer que “as obras foram iniciadas no dia 3 de julho e estão sendo feitos por uma empresa que venceu outras licitações, então, como a demanda de material é alta, às vezes o trabalho tem uma paralisação, mas, a obra continua sendo executada”. Proporcionado por meio de um convênio com o Ministério da Integração Nacional, por meio da Sudene, a obra será feita em duas etapas, a primeira até a Comunidade de Samambaia e a segunda até o Distrito de Ubiraçaba, perfazendo um total de cerca de 20 km. O secretário ainda informou que “em outros locais já foi feita a terraplanagem e drenagem da pista e as frentes de serviços retornarão nos próximos dias, sendo que a primeira etapa até Samambaia deverá ficar pronta em meados de março do ano que vem” e continuou observando que “já a parte até Ubiraçaba deve começar só em janeiro, já que tem que ser observado o período eleitoral que reza que não podem ser executadas obras 90 dias antes e 90 dias depois do pleito eleitoral”. E encerrou fazendo questão de dizer que "o município vem fiscalizando as obras com o maior rigor possível, pois somos corresponsáveis, então a população daquela região pode se tranquilizar que os serviços vão continuar e os prazos deverão ser cumpridos, caso não tenhamos um alto índice de chuvas nos referidos locais, o que pode, inevitavelmente, atrasar o trabalho". 

Segundo o secretário, o ritmo das obras será intensificado (Foto: 97NEWS)


Estudo aponta que uma em cada quatro mulheres brasileiras não tem acesso a saneamento básico

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Instituto Trata Brasil, em parceria com a BRK Ambiental, fez um estudo inédito chamado “O Saneamento e a Vida da Mulher Brasileira”. De acordo com o levantamento, uma em cada quatro mulheres brasileiras não têm acesso à água tratada, coleta e tratamento de esgoto. Ou seja, 27 milhões de mulheres não têm acesso adequado à infraestrutura sanitária e ao saneamento básico. O estudo também aponta que a universalização dos serviços de água e esgoto tiraria, imediatamente, 635 mil mulheres da pobreza. Além disso, o estudo concluiu que as mulheres sem acesso ao saneamento têm o aprendizado escolar prejudicado e a tendência é que elas ocupem cargos menos relevantes no mercado de trabalho. Os números também mostram que a falta de acesso à água tratada e ao esgotamento sanitário é uma das principais causas de incidência de doenças diarreicas, que levam as mulheres a se afastarem 3,5 dias por ano, em média, de suas atividades rotineiras. O afastamento por esses problemas de saúde afeta principalmente o tempo destinado a descanso, lazer e atividades pessoais. Segundo o Instituto Trata Brasil, apenas 45% do esgoto gerado no país passa por tratamento. Os outros 55% são jogados na natureza, o que corresponde a quase 6 mil piscinas olímpicas de esgoto por dia. Para se ter uma ideia, dois anos atrás, em 2016, mais de 83% da população era abastecida com água potável. Hoje em dia, 17% – ou seja, 35 milhões de pessoas – ainda não têm acesso ao serviço. O Plano Nacional de Saneamento Básico (PLANSAB), lançado em 2013 pelo Governo Federal, prevê alcançar a universalização do abastecimento de água e da coleta e tratamento de esgoto até 2033, mas o país não tem conseguido investir o suficiente nos últimos 11 anos. Para cumprir esta meta, estudos do setor mostram que o Brasil precisaria de investimentos da ordem de R$ 20 bilhões por ano contra os R$ 11,5 bilhões investidos em 2016.



Conquista: PRF prende homem que levava 100 kg de maconha dentro de ônibus

Foto: Divulgação l PRF

Cerca de 100 quilos de maconha foram apreendidos na noite desta quinta-feira (25) em um trecho da BR-116 de Vitória da Conquista. Na ação, um homem, que levava a droga de São Paulo para Caruaru (PE), foi preso em flagrante. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF-BA), a apreensão ocorreu em uma fiscalização a um ônibus na altura do km 830, da BR-116, por volta das 23h. Ao fiscalizar o compartimento de bagagens, os PRFs encontraram 83 tabletes de maconha, com cerca de 100 kg, dentro de duas malas e uma sacola. Com o passageiro acusado, foram encontrados 11 pinos vazios, frascos utilizados para o comércio de cocaína. Aos policiais, o acusado disse que receberia dinheiro em troca do transporte da droga. Preso em flagrante, o homem foi levado para uma delegacia de Vitória da Conquista. Ele responderá por tráfico de drogas com pena prevista de até 15 anos de prisão. A PRF informou que neste ano já apreendeu mais 1,3 toneladas de drogas. 



Projeto para a realização de Carnaval Autossustentável em Brumado deverá ser entregue ao prefeito até dezembro

O Carnaval de Brumado é uma das tradições culturais mais fortes do município, tendo sido considerado o melhor do interior da Bahia (Imagem: Eldon Nascimento)

Intensificaram-se nos últimos dias as especulações para o retorno da maior festa popular de Brumado, o Carnaval, que é uma das grandes paixões do povo da capital do minério. Os rumores de bastidores estão cada vez mais fortes e, diante disso, o 97NEWS consultou algumas fontes que confirmaram essa possibilidade. Segundo elas um projeto para a realização do festejo momesco num modelo autossustentável está sendo finalizado para ser entregue ao prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB). Vale ressaltar que outro ponto fundamental do projeto autossustentável é que a festa teria um baixo custo para o município, facilitando assim a sua viabilidade, pois o país ainda atravessa um momento de crise econômica. A entrega do projeto será feita até dezembro e, pelas informações colhidas, a parceria com os mais diversos setores da economia local é a base de sustentação. As informações ainda são muito restritas, mas a possibilidade é cada vez mais forte, o que poderia atender os fortes clamores populares para resgatar o Carnaval de Brumado, que já teve o status de ser o melhor do interior da Bahia.



Mesmo sem filiação partidária, Girsom Ledo é empossado como vereador da Casa Legislativa de Brumado

Girson Ledo não escondeu a sua alegria em poder tomar posse como vereador brumadense (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Acatando a decisão judicial, a Câmara de Vereadores de Brumado, por meio do presidente Leonardo Vasconcelos, realizou, na manhã desta sexta-feira (26), por meio de uma sessão solene, a cerimônia de posse do suplente de vereador Girsom Ledo (sem partido). Com a presença de familiares, amigos e correligionários, Ledo tomou posse prometendo cumprir da melhor forma possível a sua missão parlamentar. Girsom tomou posse sem partido, já que teria sido expulso do PSDB, mas, amparado na decisão judicial, ele disse estar tranquilo, pois já ingressou com uma representação na Justiça Eleitoral, alegando abuso de poder por parte do responsável pela legenda em Brumado, Marcos Porto. Com isso a continuidade de sua permanência na Câmara de Vereadores estaria em risco, além do que o dono da vaga, o vereador Dudu Vasconcelos (PSDB), que está afastado do cargo para tratamento de saúde, já estaria também entrando com uma ação para retomada do mandato. Caso isso venha se confirmar, Girsom Ledo pode ter uma das trajetórias mais curtas da Casa Legislativa de Brumado.



‘Nem a Justiça fez nada por mim’, afirma moradora do Brisa I que está há 4 anos recebendo contas altas e acabou tendo a água cortada pela Embasa

A conta do mês de outubro da moradora veio no valor de R$ 245,77 (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

O número de brumadenses insatisfeitos com a Embasa é cada vez maior o que seria uma comprovação que os serviços prestados pela referida empresa estão deixando a desejar. As reclamações são constantes e, a nossa redação recebeu uma que chamou a atenção, na qual a moradora do Brisa I , Sandra Sampaio (58), que, de forma desesperada, fez o seu relato dizendo que “já tem 4 anos que venho recebendo contas altíssimas da Embasa, que chegam até R$ 300. Eu já fui lá várias vezes e nunca resolveram, o que eles fizeram é mandar funcionários aqui ameaçar que vão cortar o serviço, como realmente aconteceu, porque eu não consegui dinheiro para pagar”. Ela ainda citou que “esse ano eu tive que pagar 3 contas atrasadas que deu certo de R$ 900. Isso é um absurdo porque aqui na rua, todos os vizinhos recebem as contas na média dos R$ 30,00 e só a minha casa que vem esse valor abusivo”. E subindo o tom do seu desespero ela disparou que “procurei a justiça e, nem a justiça fez nada por mim. Realmente me sinto abandonada, pois eu e meu marido estamos desempregados e temos que escolher entre comer ou pagar a água”. E finalizou indignada dizendo que “agora na eleição veio um candidato aqui e pegou meus talões para pagar as contas só que ele não pagou e minha água foi cortada. Então estou apelando para a imprensa, para ver se meu problema pode ser solucionado por alguém”.