ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CDL de Brumado convoca associados para Assembleia Geral para discutir 'Campanha de São João 2024'

Faleceu em Vitória da Conquista a ex-diretora do Campus XX da UNEB de Brumado

Sete em cada dez bancos adotam biometria facial

Onebra Brasil - Inovação em Apostas Online

Homem é preso em flagrante dentro de universidade na Bahia após se passar por professor

Marília Mendonça é a primeira artista brasileira a bater a marcar de 10 bilhões de streams no Spotify

Colisão entre dois helicópteros mata dez pessoas na Malásia

Feira Agropecuária de Morro do Chapéu reúne mais de 95 mil pessoas e movimenta R$7,5 milhões

Brasil não deve 'depender eternamente' de Bolsa Família, diz Governo

Motorista evita acidente após ônibus perder freios em avenida de Guanambi

Escritor Paulo Esdras lançará livro de poemas durante a Bienal do Livro Bahia

Acidente grave entre carro e carretas deixa dois feridos em Vitória da Conquista

Perícia em local de crime na cidade de Guanambi é tema de artigo em Revista Científica Internacional

Unidade móvel do TRE-BA inicia atendimento em Malhada de Pedras

Câmera escondida em casa alugada registrava banhos dos moradores

Gusttavo Lima leva cavalo ao palco durante show e divide opiniões nas redes sociais

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe

Novo tratamento para gordura no fígado 'avançada'

Caravana Bahia Sem Fogo realiza semana intensa de prevenção e educação ambiental na Chapada Diamantina

Ciclista morre após acidente envolvendo motocicleta na BA-938 em Guanambi



BUSCA PELO ARQUIVO "10/2018"

LBV proporciona dia de cinema para crianças atendidas pela instituição

A série de desenhos educativos,'Tadinha' foi a atração (Foto: Ingrid Alves | LBV)

As crianças atendidas pela Legião da Boa Vontade (LBV) tiveram uma programação especial no último sábado (27). A convite da TV Educativa assistiram ao filme “Tadinha”, no cinema Cinemark, localizado no Salvador Shopping. “Tadinha” é uma série animada, criada por Ducca Rios e Ana Claudia Caldas e é uma das mais de cem produções nacionais e internacionais, entre curtas e longas, que serão exibidos pelo Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI) até o dia 4 de novembro Antes de assistir ao filme, os pequenos conheceram a estrutura do shopping. Já na entrada para o cinema, era possível observar os olhinhos de alegria e emoção, pois para a maioria dos meninos e meninos era a primeira vez que iam assistir um filme no cinema. Júlia, de 7 anos, fez questão de falar o que achou do passeio. “Eu amei tudo. Nunca tinha vindo no cinema. Adorei aquela televisão gigante”. João Vitor, de 7 anos, também adorou o passeio e ainda pontuou o que mais gostou. "Gostei de tudo, mas adorei a pipoca e o refrigerante que a gente ganhou". O objetivo da visita foi proporcionar para eles novas experiências. “Hoje foi um dia de grande satisfação para nós da Legião da Boa Vontade. Observar nos olhos deles a emoção de estarem aqui foi gratificante”, ressaltou a gestora social da LBV, Patrícia Silva. “Além da diversão, buscamos mostrar para eles que o cinema, além de ser um espaço de lazer, pode ser também um ambiente capaz de proporcionar cultura e conhecimento”, completou.

 

 



Girsom Ledo afirma que está entrando com ação na justiça contra o PSDB de Brumado

Girsom Ledo afirmou que a Justiça que irá decidir sobre a continuidade do seu mandato (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

O suplente de vereador pelo PSDB, Girsom Ledo, o qual foi empossado na última sexta-feira (26) na Câmara de Vereadores de Brumado, já que o titular da vaga, Dudu Vasconcelos, está afastado para tratamento de saúde, já deixou claro que irá se empenhar ao máximo para continuar exercendo a função até que Dudu tenha a liberação médica para voltar a exercer a vereança. Ledo que está, temporariamente, sem partido, já que teria sido excluído dos quadros do “tucanato” local, o que criou um impasse sobre a sua continuidade na Casa Legislativa. O 97NEWS questionou o vereador sobre essa possibilidade, o qual, de forma muito segura, afirmou que “eu como representante do Bairro Olhos D'água obtive 873 votos, o que garantiu ser o primeiro suplente do PSDB, partido que eu sou membro há cerca de 20 anos” e continuou argumentando que “agora, fui surpreendido com um comunicado dizendo que eu tinha sido expulso da legenda. Isso está parecendo um ato de má fé, já que não foi somente eu, mas os outros 2 suplentes também foram expulsos, o que dá margens a se imaginar que alguém quer se beneficiar dessa situação”. E, subindo o tom destacou que “todos nós concordamos que foi uma ação orquestrada, então, diante disso, meu advogado já está entrando com uma ação contra o partido, pois, no meu entender existiu, no mínimo, um ato de total arbitrariedade”. E finalizou dizendo que “a questão está nas mãos da justiça, então, enquanto isso vou exercer o cargo, pois, quem me conhece sabe que não tenho rabo preso com ninguém, quero o bem do povo, esse é o meu objetivo”. Tentamos, por várias vezes, entrar em contato com o representante do PSDB de Brumado, Marcos Porto (Conan), o qual preferiu não se manifestar nesse momento, mas deixou a entender que também irá buscar a justiça para que a situação seja resolvida.



Mulher é agredida com socos e puxões de cabelo pelo filho do namorado em Livramento de Nossa Senhora

Foto: 97NEWS

A Lei Maria da Penha (nº 11.340/2006) é a principal legislação brasileira para a enfrentar a violência contra a mulher. A norma é reconhecida pela ONU como uma das três melhores legislações do mundo no enfrentamento à violência de gênero. Mas o que poucos sabem é que a violência doméstica vai muito além da agressão física. A Lei Maria da Penha classifica os tipos de abuso contra a mulher nas seguintes categorias: violência patrimonial, violência sexual, violência física, violência moral e violência psicológica. E mais um caso de violência, neste caso física, foi registrado na noite do último domingo (28), na cidade de Livramento de Nossa Senhora. De acordo com a polícia, a vítima identificada como Jaíne Oliveira Caires, relatou que foi surpreendida pelo filho de seu namorado na Avenida Dr. Edilson Pontes, quando a mesma foi visitar seu namorado, que estava hospitalizado em uma unidade de saúde particular. De acordo com o Boletim de Ocorrência, a vítima descia do veículo, quando foi surpreendida e puxada pelos cabelos, em seguida o agressor desferiu golpes em seu rosto. Segundo Jaíne, o filho de seu namorado não aceitava a relação com o seu pai e pediu para a mesma que devolvesse uma volta de ouro e a chave do carro que a mesma conduzia. A Polícia Militar foi acionada e conduziu a vítima para a Delegacia de Livramento, para registrar um boletim de ocorrência, em seguida, Jaíne fez exame de corpo delito. A Polícia Civil investiga o caso. Após as agressões, o suspeito fugiu do local. 



Brumado: Município fortalece parceria com o CICOM e entrega 6 novas câmeras para o órgão

O registro do ato de entrega das câmeras à 34ª CIPM por parte da prefeitura de Brumado (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Estabelecer parcerias na área da segurança pública vem sendo uma das ações mais efetivas no combate à violência, então, dentro deste novo conceito, o município de Brumado vem apresentando avanços importantes, ainda mais agora, com a implantação do CICOM – Centro Integrado de Comunicações de Brumado, que é considerado um marco para o setor. Na tarde desta segunda-feira (29), dentro desta linha de parcerias, foi feita a doação, por meio do prefeito Eduardo Vasconcelos, de 6 câmeras “speed dome”, que são consideras as mais avançadas do mercado. O ato de entrega ocorreu na sede da 34ª CIPM às 15h, onde compareceram a coordenadora do CICOM, major Leila Silva; o comandante da companhia, major Adriano Souza, além de vários oficiais e representantes do Conselho Municipal de Segurança. Segundo a major Leila Silva, a parceria com a prefeitura municipal e com outros segmentos da sociedade vem apresentando resultados muito significativos, já que vem potencializando o sistema de monitoramento da cidade. “Receber mais 6 câmeras dessa qualidade é uma satisfação, já que elas vêm se somar às 11 que já tínhamos, ou seja, agora estaremos com 17 câmeras capturando as imagens, o que irá ampliar a nossa cobertura”, destacou. Ouvimos também o major Adriano Souza, que observou que “o projeto contempla 30 câmeras e, agora, já passamos da metade, então, nesse ritmo acredito que, talvez, no primeiro semestre de 2019 essa etapa estará cumprida e poderemos estender a instalação para novos locais. Agradecemos a atitude do poder público municipal que também vem fazendo a sua parte para dar ainda mais qualidade ao setor de segurança de Brumado”. 

A ampliação do sistema de monitoramento do CICOM em Brumado irá contribuir ainda mais para a melhoria dos serviços (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Por fim, o prefeito Eduardo Vasconcelos declarou que “a atitude cidadã tem que ser tomada por todos, pois somente através dela que iremos ter uma sociedade mais justa e harmoniosa. A prefeitura de Brumado vem fazendo a sua parte e, nesse momento, estamos doando 6 câmeras de alta qualidade para serem integradas ao sistema do CICOM, dando assim a nossa contribuição cidadã para o monitoramento da nossa cidade. Caso a meta das 30 câmeras não seja alcançada, iremos fazer uma nova doação, mas acredito que a CDL e os empresários em geral, que são os maiores beneficiados, irão também fazer a sua parte”. E finalizou argumentando que “para a prefeitura o monitoramento contribuiu muito para a melhoria da mobilidade urbana, pois irá proporcionar um estudo da movimentação do fluxo de veículos na cidade, especialmente na região central”. No final os representantes da Polícia Militar agradeceram ao prefeito pela doação e ressaltaram que a parceria entre município e estado é vital para que a população possa ter uma segurança ainda mais efetiva.



Laboratório itinerante de informática do IFBA foi uma das grandes atrações do evento Dia do Empreendedor em Brumado

O micro-ônibus chamou a atenção dos visitantes (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Convidado pela direção do Dia do Empreendedor de Brumado, que ocorreu no último sábado (27), a equipe do campus do IFBA, esteve presente por meio do micro-ônibus do Laboratório Itinerante de Informática, que foi um dos grandes destaques do evento. Segundo o diretor Rui Santana, um dos grandes objetivos de levar o laboratório itinerante, foi, além de dar a visibilidade à instituição, era fazer uma pesquisa com os participantes para saber qual o curso que mais interessa não somente a Brumado, mas também a região. Os visitantes puderam conhecer a estrutura do micro-ônibus que é dotada dos avanços oferecidos pela tecnologia. Segundo o professor do curso de informática, Claudio Ribeiro de Souza, “o campus do IFBA de Brumado está com a oferta de cursos ainda baixa, então, nada melhor do que fazer uma consulta para saber qual é a demanda regional”. Ele também observou que “hoje nós temos a necessidade de um Curso Superior na Área de Informática, e uma das opções é o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, que capacita os alunos a atuar num mercado cada vez mais atraente, inclusive no setor de elaboração de games e aplicativos que vêm se mostrando muito rentáveis”. A consulta é feita por meio de um formulário do Google ou QR Code e irá até novembro, onde o curso mais solicitado começará o seu processo de implantação, que passa, necessariamente, primeiramente por um processo seletivo.

A estrutura é dotada dos avanços oferecidos pela tecnologia (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Maetinga: Homem é pego em ônibus interestadual com mochila contendo pacote de substância análoga à cocaína

O suspeito foi levado para a delegacia de Jânio Quadros (Foto: 97NEWS)

Em uma abordagem a um ônibus interestadual, uma guarnição da 34ª CIPM, que atua nas cidades de Maetinga e Presidente Jânio Quadros, deteve, nas margens da BA-263, um passageiro que estava com uma mochila, na qual foram encontrados 492 papelotes de uma substância análoga à cocaína. O suspeito, identificado como Marcos Bento Cruz, o homem foi apresentado na Delegacia de Polícia de Jânio Quadros, onde ficou à disposição da Justiça. Segundo dados das autoridades, um dos meios que mais são utilizados pelos traficantes da região é a obtenção de drogas que vêm de outros estados trazidos por pessoas, que são denominadas de “mulas”, as quais fazem os transporte dos entorpecentes nos ônibus interestaduais.



Em audiência com o secretário de Recursos Hídricos, Prefeito de Brumado agradece a obra de extensão da rede de água para Ubiraçaba

O prefeito de Brumado em audiência com o secretário estadual de Recursos Hídricos Cássio Peixoto (Foto: 97NEWS)

Diz a sabedoria popular que a dúvida paira no ar enquanto a verdade não aparece, então, dentro dessa lógica secular, algumas situações acabam gerando impasse, mas um dia tudo é esclarecido. Foi justamente dentro deste condão, que o prefeito de Brumado, o engenheiro Eduardo Vasconcelos (PSB), acompanhado do deputado federal Daniel Almeida (PC do B), teve, na última sexta-feira (26) em Salvador, uma importante audiência com o secretário estadual de Recursos Hídricos, Cássio Peixoto. Na oportunidade, o chefe do executivo brumadense aproveitou para esclarecer toda a situação que envolveu a obra de extensão de rede da Adutora do Algodão para a região do Distrito de Ubiraçaba, a qual beneficiará cerca de 5 mil pessoas. O gestor brumadense argumenta que “a mentira sobrevive enquanto a verdade não chega” e complementou destacando que “fizemos questão de esclarecer o fato, já que alguns, de forma equivocada, quiserem assumir a paternidade da obra, que foi obtida pela nossa insistência com o governador Rui Costa, como explanei na reunião com o secretário Cássio Peixoto, onde também fiz questão de agradecer por mais essa importante conquista para Brumado”. Confira o vídeo abaixo, onde o prefeito faz todos os esclarecimentos ao referido secretário:



Magno Malta garante que Congresso Nacional vai aprovar posse de arma de fogo em 2019

Foto: Reprodução l Agencia Senado

Magno Malta (PR), senador que não conseguiu ser reeleito no Espírito Santo, garantiu neste domingo (28) que a partir de janeiro do ano que vem o Congresso Nacional aprovará a posse de arma de fogo para o cidadão comum no país. Parte da base de apoio de Jair Bolsonaro (PSL), Malta fez a declaração no alto de um trio elétrico instalado em frente ao condomínio do presidente eleito, no Rio de Janeiro. Ainda em discurso, o pastor afirmou ainda que não passarão no país propostas em direção a descriminalização das drogas ou do aborto já que o Brasil é formado por “católicos, evangélicos, judeus, homens e mulheres”. Segundo o Bahia Notícias, o parlamentar ainda mandou um recado para a ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que classificou como falsa e proibiu a campanha de Bolsonaro difundir a informação que o kit anti-homofobia tinha como objetivo “ensinar homossexualismo para crianças de 6 anos”. “Não é fake news não, senhora [ministra] Rosa Weber”, declarou. 



Mais de 98 mil baianos ainda não sacaram abono salarial referente a 2016

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Mais de 98 mil trabalhadores ainda não sacaram o abono salarial ano-base 2016 na Bahia. O valor que deveria ter sido repassado e está parado nas agências bancárias chega a R$ 74,8 milhões. De acordo com o Ministério do Trabalho (MTE), o saque deve ser realizado até o dia 28 de dezembro deste ano. Após a data, não haverá prorrogação. O dinheiro que não for sacado retornará ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). Segundo o G1, em toda a região Nordeste, 317 mil trabalhadores ainda têm, no total, R$ 243 milhões a receber. O valor disponível em todo o Brasil chega a R$ 1,36 bilhão. São 1,85 milhão de trabalhadores que ainda não sacaram o benefício no país, o que corresponde a 7,56% do total das pessoas com direito ao abono de 2016. Pode receber o abono salarial ano-base 2016 quem estava inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos, trabalhou formalmente por, pelo menos, 30 dias em 2016 com remuneração mensal média de até dois salários mínimos (R$ 1.908) e teve seus dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS). A quantia destinada a cada trabalhador depende do tempo que ele trabalhou formalmente em 2016. A consulta pode ser feita pessoalmente, no site do banco, ou pelo telefone 0800-726 02 07.

 



Brumado: Após prefeitura acionar Embasa no Ministério Público, promotoria vai apurar abastecimento de água na cidade

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Ministério Público do Estado da Bahia (MP/BA) informa que ajuizou na última sexta-feira (26), procedimento preparatório para "Inquérito Civil" contra a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) para apurar a falta de fornecimento de água no município de Brumado. De acordo com o órgão, o objetivo do inquérito, é que a empresa prove se o abastecimento de água na cidade estaria sendo suficiente, ou seja, se respeita os 40 litros/dia por habitante, conforme recomendado pela Organização Mundial de Saúde. Nos últimos meses, a Embasa tem deixado de fornecer água em algumas escolas do município, tanto na zona urbana, como na zona rural. Bairros da cidade chegaram a ficar sem água por até uma semana. Por meio de notas, a Embasa informou as manutenções e, boa parte delas aconteceram nas bombas da barragem de Cristalândia, mas a reclamação da população é que, estes problemas tem sido constantes nos últimos dias. As reclamações dos consumidores começaram a aparecer desde o mês de agosto, mas nos últimos meses, a situação se agravou e, algumas escolas chegaram a ficar sem água, como é o caso do Centro Assistência Integral à Criança (CAIC) no bairro Urbis 2. De acordo com a prefeitura, o CAIC possui uma cozinha industrial que fornece alimentação para as escolas de Tempo Integral do município e, com o abastecimento irregular, a cozinha poderia parar e, comprometer as aulas em várias escolas de Brumado. O promotor Millen Castro, responsável pelo caso, solicitou que a Gerente do Escritório Regional da Embasa deverá informar quais as medidas adotadas e previstas para evitar o desabastecimento de água na cidade, se a distribuição atual respeita o recomendado e se a rede de abastecimento existente é adequada à prestação do serviço ou necessita de reformas. As secretarias municipais de educação e saúde também deverão relatar as ocorrências de prejuízos à prestação do serviço nas escolas e nos postos de saúde em função da falta de água, que segundo as pastas, desde 2017 o problema vem acontecendo.



Coordenadora regional do Sebrae comenta o atual momento econômico da Bahia; ‘empreender é preciso’, afirmou

A coordenadora regional do Sebrae, Josinete Viana, destacou a importância do empreendedorismo para superar a crise (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Ações estratégicas acontecem nos momentos de dificuldade, como diz o dito popular que é na crise que surgem as grandes oportunidades. Dentro desta égide, um segmento vem se estabelecendo como um das vertentes mais positivas neste cenário desafiador pelo qual passa o país, que é o empreendedorismo. Brumado vem vivendo uma espécie de “boom” do setor, o qual foi disparado após a instalação da Sala do Empreendedor, que já criou uma nova dinâmica, se estabelecendo, inclusive, como referência regional. Dentro deste contexto, o 97NEWS falou com a coordenadora regional do Sebrae, Josinete Viana, que, iniciou explanando que “o Brasil vive um momento econômico difícil, com desemprego crescente e muitas incertezas, mas, em meio a isso, o empreendedorismo vem surgindo como um grande condão, como uma alternativa muito viável para as famílias que buscam o sustento”. Ela continuou destacando que “então, arriscar faz parte do processo, pois ficar parado olhando para o céu não vai resolver, por isso que o crescimento do empreendedorismo individual é cada vez maior, tanto que na Bahia os índices são altamente promissores, o que nos deixa otimistas”. Se referindo a Brumado, ela exaltou que “aqui é um dos grandes exemplos dessa nova postura, pois, com o ingresso da Sala do Empreendedor, o setor ganhou fôlego e começou a mostrar a sua força, tanto que já é referência regional”. E finalizou afirmando que “então, nesse momento desafiador fica cada vez mais evidente que empreender é preciso”.



Juiz Rodrigo Britto faz balanço positivo de sua gestão à frente do Juizado Especial Cível e Criminal de Brumado

Dr. Rodrigo Britto também está à frente da Justiça Eleitoral (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

O Juizado Especial Cível e Criminal de Brumado, que, outrora, tinha um andamento que não era o ideal, já que não tinha um juiz titular, mas, a partir de fevereiro deste ano, com a nomeação do juiz Dr. Rodrigo Britto como titular, o órgão passou a ter um dinamismo muito maior, sendo hoje, cerca de 9 meses depois, um dos que têm um dos melhores índices de resolutividade da Bahia. Segundo informações passadas pelo próprio magistrado, atualmente o Juizado está totalmente saneado, pois dos 4.700 processos, 3.700 estavam no gabinete, sendo que alguns deles tinham mais de 10 anos. “Hoje temos apenas 75 processos no gabinete, comprovando os ótimos resultados da celeridade”, destacou o juiz. Questionado sobre as insatisfações de alguns advogados que alegam que a pressa estaria sendo inimiga da perfeição, ele foi taxativo ao afirmar que “o papel da justiça não é deixar todo mundo satisfeito, pois, no final, uns ganham e outros perdem. Nunca vai se ter 100% de satisfação. A lei é fria, e, como as divergências existem, são necessários os juízes”. E finalizou destacando que “por isso eu defendo as práticas autopropositivas, pois um acordo é sempre melhor, onde as partes entram num consenso”.



Brumado: Evento marcou o 'Dia do Idoso' no CRAS Imã Dulce

Foto: Divulgação

A equipe do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Irmã Dulce, realizou no último dia 25, no período da manhã, um momento festivo em alusão ao "Dia do Idoso", em Brumado. O momento contou com a participação dos grupos de idosos “Idade da Sabedoria” que fazem parte dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do referido Centro e do CRAS Ester Trindade Serra. O Evento teve como tema: Manhã Tropical, e promoveu um dia especial, onde os participantes se emocionaram, cantaram, dançaram e viveram momentos inesquecíveis, embalados pela voz e violão do cantor Everton Ferreira. “Cuidar dos idosos é respeitar o futuro, pois vamos envelhecer também. Temos incentivado as ações em prol dos idosos e contribuído com o fortalecimento dos grupos que atuam com a terceira idade em nosso município”, ressaltou a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, Maria Niceia Almeida. Denise Alves, coordenadora do Programa de Aquisição de Alimentos, conta que a questão social é bastante valorizada pelo grupo e não apenas as atividades físicas ou recreativas. “É muito importante eles interagirem com outras pessoas, em outros locais, pois eles se sentem importantes. Isso melhora a autoestima, traz alegria, ajuda melhorar a saúde e previne até mesmo doenças”, comentou.



Brumadenses vão às ruas para comemorar a vitória de Bolsonaro

Foto: Reprodução l Redes Sociais

Milhares de eleitores saíram às ruas de Brumado, na noite deste domingo (28), para festejar a vitória de Jair Bolsonaro (PSL), eleito o novo presidente do Brasil. O ponto de concentração é foi Praça Coronel Zeca Leite (Praça da Prefeitura). De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Bolsonaro teve 55,1% dos votos, que representam 57.797.456 de votos. Já Fernando Haddad (PT) teve 44,9% dos votos, totalizando 47.040.820 votos. Em comemoração, os eleitores fecharam à Praça da Prefeitura, onde soltam fogos de artifício e carros de som puxavam os gritos de “Mito” e tocavam o hino nacional. Além disso, os eleitores empunham as bandeiras do Brasil, além de camisetas verde, amarela ou estampada com o rosto do presidenciável. “O Brasil mostra que atravessa para uma nova era. Cansamos da velha política tradicional e demos o recado nas urnas. Tivemos vários exemplos em várias cidades e concluímos isso mostrando que é possível fazer diferente. Jair Bolsonaro é um exemplo da nova política”, disse Thaís Lima, eleitora de Bolsonaro. Em razão da comemoração, o trânsito nas proximidades do local ficou congestionado e muitos veículos fizeram um buzinaço. A Polícia Militar acompanha a movimentação. Segundo a PM não foi registrada nenhuma ocorrência.



Brumado: Esgoto provoca mau cheiro na Vila Presidente Vargas

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Um esgoto estourado na Avenida Saldino Lopes, na Vila Presidente Vargas, em Brumado, está causando transtornos na área. Quem passa pelas proximidades sente o odor fétido que corre a céu aberto, incomodando dia e noite. Quem reside na área reclama que a água escorre intermitentemente. Os moradores tapam o nariz para não sentir o mau cheiro. “É inadmissível você ver um problema de saneamento básico como esse esperando tanto tempo para ser resolvido, pois essa água escorre há uma semana. Nós pagamos impostos e merecemos uma solução adequada e rápida. Todos estão se sentindo incomodados com esse mau cheiro insuportável”, disse o morador José Luiz. O morador ainda lamenta e diz que não pode mais usar o banheiro de sua casa. “Impressionante como nem mesmo em um período próximo de eleições você consegue conscientizar as autoridades de que é preciso trabalhar com seriedade e comprometimento. São essas falhas que deixam a cidade como está”, questionou. Outra situação grave no local é que, o buraco feito para tentar desentupir o esgoto fica as margens da rodovia BR-030, que corta a Vila, podendo causar um acidente. Segundo os moradores, o setor de infraestrutura já foi avisado sobre o problema. "Já fui lá avisei do problema, o setor informou que iria mandar uma equipe e, até o momento ninguém apareceu aqui. Esse buraco é um perigo para os motoristas", destacou José Luiz. Ainda segundo outra moradora da localidade, a bacia de decantação da Vila está cheia e precisa de uma limpesa. "A situação aqui não é só na Saldino Lopes, a rua Beira Rio também sofre o mesmo problema, tudo entupido", comentou a moradora Eliane Souza. O vice-presidente da Associação de Moradores da Vila, João Mendes, ressaltou que as problemáticas com o esgoto da Vila vem se arrastando há anos e, pouco se tem feito para o setor na comunidade. "Agora que tá nublado a situação ameniza um pouco, mas quando esquenta, o mau cheiro é insuportável, temos que cobrir o buraco para não sentir esse odor tão forte", lamenta Mendes. Ele ainda faz um apelo as autoridades, e pede que a situação seja resolvida o mais rápido possível. "Gostaríamos que os representantes do bairro olhassem por nós moradores e, buscasse uma solução, não aguentamos mais", pediu o vice-presidente da associação.



Dia do Empreendedor: Evento supera expectativas e marca um novo tempo para o setor

A equipe da Sala do Empreendedor não escondeu a alegria pelos resultados tão positivos do evento (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Numa visão simplificada, pode-se afirmar que empreendedor é aquele que inicia algo novo, que vê o que ninguém vê, enfim, aquele que realiza antes, aquele que sai da área do sonho, do desejo, e parte para a ação. Ser empreendedor significa, acima de tudo, ser um realizador que produz novas ideias através da congruência entre criatividade e imaginação. Foi exatamente dentro dessa lógica que a equipe da Sala do Empreendedor em Brumado, que iniciou os seus trabalhos em abril deste ano, resolveu “botar a mão na massa” e fazer a teoria se transformar em prática. Neste sábado (27), um evento, que teve a participação do SEBRAE, CDL, Prefeitura Municipal, CrediAmigo, marcou esse novo tempo do empreendedorismo local, que foi o Iº Dia do Empreendedor, que foi realizado na Praça Armindo Azevedo. O arrojo da equipe da Sala do Empreendendor foi coroado num evento significativo, que mesclou cultura, gastronomia, agricultura, música e diversas atividades alusivas à economia. O evento superou as expectativas e já é considerado um marco para o setor que ganhou um novo fôlego, projetando assim bons tempos para o comércio local que entra em um novo ciclo virtuoso. A população participou, visitou os stands e elogiou o trabalho, mostrando que está sincronia pode dar resultados muito positivos para o setor de serviços em Brumado.

A população participou e aprovou (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Estudo aponta que 7 em cada 10 brasileiros só leem os títulos da notícias

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Um estudo exclusivo feito pela DNPontoCom de Curitiba, revela que 7 a cada 10 brasileiros da geração Z – ou seja, aquelas pessoas nascidas no fim da década de 1990 até 2010 – leem apenas os títulos das notícias e não prestam atenção no contexto apresentado. Agora no que se refere a geração X, que são as pessoas que nasceram entre 1960 e 1982: o estudo aponta que 6 a cada 10 tem mais paciência em ler uma notícia no portal, mas mesmo assim ainda tem dificuldades em reconhecer sites de credibilidade. E por fim, 6 a cada 10 da geração Y – que é constituída por pessoas que nasceram entre 1980 e 1990 – pesquisam em mais de uma fonte a mesma notícia. O levantamento foi feito com base nos dados coletados da internet, onde foram analisados mais de 23.400 perfis de redes sociais.



Conquista: Passageiros de picape ficam feridos após veículo bater em carro e capotar

Foto: Reprodução l Blog do Anderson

Na noite do último sábado (27), motorista e passageiros que estavam em uma picape Saveiro ficaram feridas depois que o veículo bateu em um carro e capotou na Avenida Gilenilda Alves, em Vitória da Conquista. De acordo com a polícia, o acidente ocorreu no bairro Boa Vista. Não há informações sobre a quantidade de passageiros da picape. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e prestou os primeiros socorros. As vítimas foram levadas para o hospital. Não há informações sobre o hospital e nem do estado de saúde dos feridos. As causas do acidentes são investigadas. A Polícia Militar registrou a ocorrência.



Eleições 2018: Bolsonaro venceu em apenas quatro cidades da Bahia

Foto: Reprodução l TV Globo

O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) formou maioria de votos em apenas quatro municípios da Bahia: Luís Eduardo Magalhães, Teixeira de Freitas, Itapetinga e Buerarema. Nas outras 413 cidades Fernando Haddad (PT) venceu nas urnas, na maioria com mais de 60% dos votos válidos. Segundo o Bahia Notícias, na cidade do oeste baiano, Bolsonaro teve 58,8% dos votos. Para 41,20% dos eleitores de Luís Eduardo Magalhães, o petista deveria governar o país. Em Itapetinga, o percentual foi menor. Em Buerarema, o novo presidente da República recebeu votos de 55,26% dos eleitores, contra 44,74% do petista. O candidato do PSL foi opção para 53,69% dos itapetinguenses, enquanto 46,31% dos munícipes votaram em Haddad. Em Teixeira de Freitas, a disputa foi acirrada. A diferença entre o presidente eleito e o candidato derrotado foi de pouco mais de 1.300 eleitores. Bolsonaro ficou com 50,97% dos votos válidos e Haddad com 49,03%. Nas quatro cidades, o capitão reformado também venceu no primeiro turno. No entanto, duas cidades que registraram a vitória de Bolsonaro na primeira fase das eleições mudaram o placar. Itabuna deu 51,31% para Haddad neste domingo (28) e Ilhéus ultrapassou o percentual de 60% de apoio ao petista.

Foto: Reprodução


Presidente: Bolsonaro diz que fará um governo 'defensor da Constituição, da democracia e da liberdade'

Foto: Divulgação

O presidente da República eleito Jair Bolsonaro (PSL) afirmou neste domingo (28), ao ler o discurso da vitória na porta da casa dele, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, que o novo governo será um "defensor da Constituição, da democracia e da liberdade". Jair Bolsonaro derrotou Fernando Haddad (PT) no segundo turno e tomará posse como presidente da República em 1º de janeiro de 2019. De acordo com a apuração do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com 96,27% das urnas apuradas, ele havia recebido 56,1 milhões de votos (55,49%). "Faço de vocês minhas testemunhas de que esse governo será um defensor da Constituição, da democracia e da liberdade. Isso é uma promessa, não de um partido, não é a palavra vã de um homem, é um juramento a Deus", afirmou. Bolsonaro afirmou no discurso que assumiu o compromisso de fazer um “governo decente”, formado por pessoas com o propósito de transformar o Brasil em uma “grande, próspera, livre e grande nação”. Ao G1, Bolsonaro declarou que a “liberdade é um princípio fundamental” e citou como exemplos a liberdade de ir e vir, político e religiosa, de informar e de ter opinião e de fazer escolhas. Antes do discurso da vitória, Bolsonaro fez uma transmissão ao vivo pelo Facebook na qual disse que pretende "resgatar o Brasil". "Estou muito feliz, e missão não se escolhe nem se discute, se cumpre. Nós juntos cumpriremos a missão de resgatar o nosso Brasil", declarou o presidente eleito. Depois da transmissão no Facebook, Bolsonaro participou de uma corrente de oração conduzida pelo senador Magno Malta, na porta da casa dele. Jair Bolsonaro (PSL) ora com apoiadores para agradecer vitória nas eleições Central das Eleições 2018.