ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga

Polícia Civil apreende maquinário avaliado em mais de meio milhão em Vitória da Conquista

Brumado: Jogos da 1ª Copa Brahma de Futsal terão início hoje (18)

Deputado Vitor Bonfim assume a presidência do Conselho de Ética da AL-BA

Subsecretária de Saúde de Vitória da Conquista, Jamile Gusmão morre por complicações da dengue

Brumado: Homem será solto após passar 7 dias preso por suposto homicídio em Camaçari; família diz que lavrador é inocente

Governo vai melhorar proposta a servidores da Educação, diz ministro da Educação

Baiano 'Davi' é o homem mais jovem a vencer o BBB24

Lava Jato atuou de forma irregular para direcionar R$ 2,5 bilhões a uma fundação privada, aponta CNJ

Vigep confirma primeira morte por dengue em Brumado

Número de casos de dengue cresce 667% em relação ao ano passado na Bahia

Cobrando por reajustes, professores de universidades baianas paralisam nesta quinta

Brumado: Filha procura por pai de 45 anos que desapareceu ao sair para visitar parentes

Senado inicia votação de PEC das Drogas nesta terça-feira (16)

Sede da Academia de Letras da Bahia é arrombada e prejuízo ultrapassa R$ 8 mil em roubos

Defasagem no preço da gasolina no Brasil subiu 19% devido a conflito no Oriente Médio



BUSCA PELO ARQUIVO "10/2018"

Veículo funcional de vidraçaria é furtado na madrugada de hoje (18) em Brumado

O veículo, uma F-350 foi levado na madrugada desta quinta (Foto: 97NEWS)

Os furtos de veículos voltam com mais intensidade à cena policial em Brumado, tendo com maior frequência algumas ocorrências sendo registradas. A última teve a Rua Miguel Arcanjo, Bairro do Hospital, como palco, onde, segundo informações dos proprietários, um veículo funcional de uma vidraçaria da cidade acabou sendo furtado por elementos desconhecidos. Eles solicitaram para quem tiver informações do veículo, uma Ford F-350 de placa policial JOX-4456 - Brumado, de cor verde, fazer o contato com o CICOM por meio do 190.



Cliente apaixonado é levado pela polícia após assediar garota de programa

O fato ocorreu na noite desta quarta-feira (18) na Rua Dr. Antônio Pinheiro Canguçu (Foto: Google Maps)

Os serviços na área do prazer em Brumado teriam ainda uma oferta abaixo da demanda, pois em poucos locais eles estariam disponíveis, ao contrário de outras cidades da região como Vitória da Conquista, mas, mesmo assim existem alguns estabelecimentos velados que oferecem essa possibilidade. Foi justamente num deles, localizado na Rua Dr. Antônio Pinheiro Canguçu que um assédio feito a uma garota de programa acabou em caso de Polícia. Segundo os relatos das autoridades, o homem, que seria morador de Vitória da Conquista, estava no bar e assediou a garota, que pelas informações era dona de uma grande beleza. Ao melhor estilo apaixonado , ele forçou uma relação sexual, mas recebeu uma resposta negativa. Não satisfeito ele insistiu e acabou sendo aceito segundo relatos da garota, só que, após a conclusão dos momentos de prazer, ele não quis pagar os serviços, o que acabou tendo a intervenção da Polícia Militar que levou os dois para a delegacia. Chegando a lá, a garota que chamou a atenção novamente pela sua beleza, afirmou que o homem era cliente e que não quis pagar o programa sob a alegação que queria levá-la para morar com ele em Vitória da Conquista.



Livramento: Homem fratura pênis durante relação sexual

Foto: Reprodução

Um livramentense, passou por momentos difíceis ao sentir seu pênis fraturou durante relação sexual com sua companheira. Ele conta que ouviu um estalo e perdeu a ereção no mesmo momento. Além do barulho, o homem viu sangue sair de seu órgão pelo canal urinário, de acordo com o Hospital Municipal de Livramento de Nossa Senhora, Sudoeste da Bahia. O homem que não teve a identidade revelada, relatou aos médicos que no último dia 6 de outubro, mantinha relações com sua parceira, e levou um baita susto quando o fato aconteceu. De imediato, ele procurou o Hospital da cidade, mas como o caso era grave, o mesmo foi transferido para a cidade de Salvador, onde passou por procedimentos cirúrgicos para corrigir a fratura. Segundo as informações, a vítima segue repouso recomendado pelos médicos. Médicos afirmam que uma das consequências de uma lesão como essa é a disfunção erétil, isso acontece porque o corpo forma um tipo de cicatriz dentro do pênis, para curar a contusão. Os médicos também disseram que é possível que o pênis fique torto, por causar dano aos nervos genitais. 



Árbitra baiana denuncia assédio sexual por instrutor da FBF; CBF vai apurar o caso

Foto: Ilustrativa

A Associação Nacional de Árbitros de Futebol (Anaf) pediu à Corregedoria da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) que apure a grave denúncia da árbitra baiana Patrícia do Reis, do quadro nacional, que segundo ela, foi por diversas vezes, assediada sexualmente pelo instrutor de arbitragem da Federação Baiana de Futebol, Belmiro da Silva, ex-árbitro e integrante da Comissão Estadual de Arbitragem da FBF. De acordo com o pedido feito pela advogada Ester Reis, OAB/RJ, o fato gerou repercussão extremamente negativa nos meios esportivos,  foi confirmada pela vítima e deve ser apurado com rigidez pela gravidade. Ainda conforme o pedido entregue ao corregedor Edson Rezende, o documento foi encaminhado à Comissão de Ética e, se confirmado o relato, sejam adotadas as medidas que o caso exige.



Brumado: Projeto Cidadão do Futuro atende crianças e adolescentes da Vila Presidente Vargas

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O projeto Cidadão do Futuro desenvolvido na comunidade da Vila Presidente Vargas leva até as crianças carentes aulas de atividade esportiva como: judô e natação. Há cinco anos implantado na comunidade, em uma parceria RHI Magnesita e SESI de Vitória da Conquista, o projeto trabalha com o Esporte como elemento motivador. Isso ocorre graças ao potencial que as atividades esportivas têm de educar. Um projeto pioneiro que reúne colaboradores, a empresa e moradores e, que já começa a dar bons resultados na Vila Presidente Vargas, Campo Seco I e II e adjacências. O Cidadão do Futuro atende hoje cerca de 150 alunos de baixa renda, onde ambos tem a oportunidade de participar gratuitamente de aulas teóricas e práticas. "Esse projeto atende a crianças e adolescentes de 06 a 17 anos com o objetivo de fortalecer esse vínculo de relação com os moradores", comenta Lucila de Souza, responsável pela comunicação social da empresa. Ela destaca ainda que os objetivos do projeto são melhorar o desempenho escolar, combater o risco social e tornar mais fácil o relacionamento das crianças e jovens, tanto na escola quanto em suas famílias. 

 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

"Já passaram cerca de 1.200 crianças e adolescentes pelo projeto, e atualmente atendemos à 150 pessoas com aulas de futebol, Judô e natação", ressalta. A ideia é promover a integração das crianças e jovens em situação de risco social, criando um ambiente saudável para eles usarem seu tempo livre, e melhorando suas aptidões físicas, de saúde e de convívio social. "Cada um dos inscritos participa das atividades esportivas. As turmas são divididas por faixa etária, por sexo e por horário de estudo. As aulas são teóricas e práticas", destaca. Para a porta voz social do projeto, os trabalhos estão indo tão bem que sentiram a necessidade de envolver as mães dos alunos à alguma atividade e, dai saiu a ideia de convoca-las para aulas de hidroginástica. "Além das crianças, cerca de 40 mães realizam atividade física e, uma delas é a hidroginástica, que tem atraído cada vez mais participantes". O projeto Cidadão do Futuro funciona no Gremag, o Grêmio da empresa, que fica localizado na Vila Catiboaba e, as aulas acontecem no Clube privado da empresa, também situado na Vila de Catiboaba.



Crescem as especulações sobre a privatização da Embasa em novo governo de Rui Costa

Rui Costa teria acenado com a possibilidade da privatização da Embasa segundo a imprensa baiana (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), prepara um pacote de concessões para o seu segundo governo e, entre elas, existe uma projeção de que uma delas estaria destinada a privatização integral da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), ou, a celebração de uma parceria público-privada (PPP). Segundo informações veiculadas na mídia estadual não estaria descartada a hipótese de abrir o capital da estatal e vender ações na Bolsa. Reeleito com uma ampla maioria de votos, Rui estuda fechar contratos de PPP com a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e a Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb), que presta serviços de processamento eletrônico de dados aos órgãos e entidades da administração pública.



Brumado: Escola CMEAS conquista 1º lugar no concurso nacional ´Geração Sustentável´

Foto: Divulgação

O Centro Municipal de Educação Agamenon Santana (CMEAS) vem participando de concursos educativos, a nível nacional, há vários anos. Dentre esses, o concurso “Geração Sustentável”, promovido pelo Instituto InterCement, que teve como subtema: “Movimento chega de doença! Juntos pela proteção da natureza e o combate às doenças transmitidas por mosquitos”. A questão das doenças transmitidas por mosquitos é hoje um dos principais problemas ambientais que afetam o Brasil. O concurso trouxe como desafio, desenvolver diagnósticos sobre a realidade socioambiental em que os estudantes estão inseridos e planejar uma ação junto à comunidade local, visando sensibilizá-la e mobilizá-la para uma solução referente ao tema. Para conclusão do concurso, os jovens deveriam produzir um vídeo com duração entre 3 a 5 minutos que mostrasse as causas do problema e, principalmente, as soluções que cada um pode dar com mudanças simples nos hábitos do dia a dia. O trabalho foi desenvolvido por uma equipe com cinco integrantes: a professora Sirlene da Silva Hora (Sika) e quatro mais alunas: Letícia Gabriele da Silva Santos, Narane Vale Erdes, Joanny Vitória Meira Alves e Sabrina Sibelle Gomes Pereira. O CMEAS conquistou a 1ª colocação em âmbito municipal e também nacional! A Premiação aconteceu na última segunda-feira (15), na própria escola, onde cada um dos vencedores recebeu um smartphone acompanhado de um kit escolar. 



Saúde Pública: Município de Dom Basílio obtém 'ótima' avaliação na atenção básica da saúde bucal

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A qualidade da Atenção Básica à Saúde é avaliada a partir da presença e extensão dos atributos essenciais e derivados. O estudo avalia esses atributos na estratégia da Saúde da Família. No encontro regional da saúde bucal promovida pela Sesab, na última terça-feira (16), o município de Dom Basílio foi revelado como destaque na atenção básica. Das 74 cidades da região sudoeste, o município foi o único que teve a classificação "ótima" na Saúde Bucal. Para o coordenador da Saúde Bucal de Dom Basílio, César Augusto, isso é fruto de um trabalho que vem sendo feito há alguns anos. "Dom Basílio tem orgulho de dizer hoje que tem profissionais no serviço público por meio de concurso. E todos são compromissados com o Sistema Único de Saúde e as políticas de saúde pública". O odontologista relatou ainda que os resultados positivos se deve a investimentos no setor público. "Quando se há investimentos na área pública, temos uma saúde de qualidade, e hoje Dom Basílio vive esta realidade".



Empresário baiano descobre província de minério nível pré-sal no Sudoeste da Bahia

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O minerador e empresário João Carlos Cavalcanti, descobriu no sudoeste da bahia uma província mineral com valor comparável ao pré-sal brasileiro. A descoberta foi oficializada no dia 4 de setembro. Com reservas de minério de ferro, maganês, zinco, cobre, bauxita, fosfato, grafeno e outros minerais, a província está concentrada em mais de 32 municípios e se estende por uma área superior a 12 mil km². O Ministério de Minas e Energia realizará analise os estudos na nova província e, se comprovada, será providenciada as permissões para exploração. O minerador não citou as cidades que foram feitas as pesquisas. Mas informações passadas ao 97NEWS dão conta de que algumas cidades da região estão inclusas na lista como: Brumado, Caetité, Lagoa Real e Paramirim. Cavalcanti foi responsável pela descoberta da jazida ferrífera de Caetité, considerada a maior do século XXI. Ele também descobriu uma reserva de neodímio na cidade de Serra do Ramalho, única no Brasil, inicialmente estimada em oito bilhões de dólares. Na última semana, o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) anulou a decisão que havia condenado JC a pagar uma indenização de 295 mil reais a Paulo Souto (DEM). A decisão favorável ao ex-governador, que se sentiu ofendido com uma declaração do empresário, foi do juiz Paulo Albiani, da 10ª Vara cível e Comercial de Salvador. Anulada, a ação volta agora à estaca zero.



Universidade do Estado da Bahia prorroga período de inscrição para Vestibular UNEB 2019

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A UNEB prorrogou o período de inscrições, até o dia 21 de outubro, para o Vestibular 2019. Os interessados devem se inscrever, exclusivamente, pelo site da UNEB. Estão sendo disponibilizadas 4.074 vagas, distribuídas em cursos de graduação presencial oferecidos nos campi de Brumado, além de outras 24 cidades baianas. A taxa é de R$ 90. Haverá reserva de 40% das vagas para negros e 5% de sobrevagas para indígenas, quilombolas, ciganos, transexuais, travestis, transgêneros, pessoas com deficiência, com transtorno do espectro autista e com altas habilidades. Cada grupo contará com essa porcentagem em todos os cursos. Os optantes pelo sistema de reserva de vagas precisarão, no ato da matrícula, apresentar os comprovantes de escolaridade dos Ensinos Fundamental II e Médio em instituição das redes públicas de Educação, conforme prevê o edital de seleção. As provas estão previstas para serem aplicadas nos dias 2 e 3 de dezembro. A relação de cursos, quadro de vagas, provas, normas e cronograma da seleção constam no edital do Vestibular UNEB 2019. 

 



Facebook começa a avisar brasileiros que tiveram dados roubados

Foto: Divulgação

O Facebook começou a enviar mensagens a usuários brasileiros informando sobre perfis da rede social que foram invadidos. Em setembro passado, hackers roubaram o acesso de cerca de 30 milhões de pessoas e tiveram acesso ao nome e detalhes de contato dos usuários. O período da invasão foi entre 14 e 27 de setembro. De acordo com a empresa, os invasores usaram os tokens de acesso para obter certas informações de contas. Desde então, esses tokens de acesso foram invalidados, o que impediria qualquer acesso posterior às informações de contas. A empresa informou no dia 28 de setembro que os hackers haviam roubado códigos de acesso digital, permitindo o acesso a quase 50 milhões de contas de usuários, mas não confirmou, na época, se as informações haviam sido realmente roubadas. Depois, no dia 12 de outubro, confirmou que os dados de cerca de 30 milhões de pessoas foram acessados indevidamente. Para checar se sua conta foi afetada acesse a Central de Ajuda do Facebook. A mensagem enviada pelo Facebook aos usuários diz: "Temos mais informações sobre o incidente de segurança que descobrimos em 25 de setembro de 2018. Algumas das suas informações foram acessadas por um terceiro não autorizado, incluindo o seu nome, endereço de e-mail, número de telefone e outras informações como sua data de nascimento e localizações recentes onde você fez check-in ou foi marcado. Agimos rapidamente para proteger o site e a sua conta, e estamos trabalhando em estreita colaboração com as autoridades para lidar com o incidente. Saiba mais sobre como a sua conta foi afetada e o que você pode fazer na Central de Ajuda."



'Manelão’ agradece os eleitores e garantiu estar com o sentimento do dever cumprido

'Manelão' afirmou que o povo de Brumado perdeu a chance de ter um representante na Câmara Federal (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Em entrevista ao radialista Carlos Silva, âncora do Jornal da Alternativa, o empresário do ramo de comunicação, Emanoel Araújo Lima, o “Manelão” disse estar feliz com o resultado das urnas, principalmente por ter exercido uma campanha, mesmo que não tenha atingido os objetivos de conquistar uma cadeira no Congresso Nacional, mas, pela receptividade recebida, especialmente em Brumado. “A campanha foi vitoriosa por si mesmo, pois sabíamos que já existia aqui uma estrutura de candidatos de fora, mas, mesmo assim, fomos vitoriosos” e continuou argumentando que “infelizmente os filhos da terra não foram valorizados, mas, no fundo, quem perdeu foi Brumado, que irá ficar sem representante no cenário federal”. E ainda observou que “nós tínhamos sim condições de se eleger, mas, esse não foi o entendimento dos eleitores, que preferiram escolher representantes de fora, as vezes, infelizmente, por falta de consciência, pois pensaram de forma individual e não coletiva”. E ainda esclareceu que “deixei de lado todas as divergências políticas em prol de um projeto para Brumado. Eu assumi a candidatura pelo Patriota, mas não fui partidário, pois o meu projeto era para o povo de Brumado, diferente de todos os grupos, inclusive do atual gestor, pois não tive compromisso com ele e vice-e-versa, apesar de participamos do mesmo palanque”. E finalizou observando que “uma coisa que lamentamos foi a postura dos vereadores de Brumado que acabaram não demostrando compromisso com a sua terra, mas mesmo assim saímos com o triplo de votos dos outros candidatos”.



Mineradores ampliam a mobilização da campanha salarial 2018

Mobilização realizada em Catiboaba (Foto: Ascom | Sindmine)

Em campanha salarial, cuja data – base é 1° de outubro, os mineradores coordenados pela diretoria do Sindmine, no decorrer desta semana, intensificaram a mobilização na busca de melhores salários e condições de trabalho. Na segunda e terça e feira (16,17), respectivamente, nas portarias da RHI Magnesita, em Catiboaba e Pedra Preta, o Sindicato fez reuniões com os trabalhadores tendo como objetivo aumentar a pressão na busca de uma nova proposta que atenda os anseios dos trabalhadores, vez que a empresa apresentou apenas reposição da inflação do período que gira em torno de 3,64%, extensivo ao ticket alimentação. Esta proposta foi rejeitada pelos trabalhadores em assembleia. A diretoria do Sindmine, com o apoio dos trabalhadores fechou questão e não defenderá nenhuma proposta que não contemple aumento real, abono salarial, melhoria no valor do ticket alimentação, bem como o fim do banco de horas. “Não tem sentido ser a maior empresa de refratários do mundo se esta magnitude tão propalada em prosa e versos não significar também melhores condições de vida para os seus trabalhadores”, alfineta o presidente do Sindmine, Édio Pereira. As empresas Ibar Nordeste e Xilolite, ainda não se manifestaram sobre as reivindicações dos seus trabalhadores. A partir desta quinta – feira, 18, a diretoria do Sindmine, começa a fazer reuniões nas portarias destas empresas, não descartando a realização de atrasos e paralizações relâmpagos, caso elas não se manifestem sobre os pleitos dos trabalhadores.

Mobilização realizada na Vila de Pedra Preta (Foto: Ascom | Sindimine)


Brumado: Secretário de Planejamento garante que projeto Caminho da Escola está dentro das normas

O secretário de planejamento municipal, André Cardoso, explicou detalhes do projeto (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A fiscalização do MPF - Ministério Público Federal baseada em uma denúncia da AUCIB de que verbas federais estariam sendo utilizadas de forma que não condizia com os critérios adotados pela MEC, já que os recursos eram oriundos do FUNDEF, originou uma série de veiculações na mídia brumadense. Então, buscando ouvir a administração municipal sobre essa situação, ouvimos o secretário municipal de Planejamento, engenheiro André Cardoso, o qual iniciou explicando que “primeiramente fomos comunicados da visita pelo MPF e acompanhamos toda a fiscalização que foi feito por 3 técnicos especializados, os quais tiveram acesso todo o processo de licitação da pavimentação do projeto Caminho da Escola, o qual, inclusive, teve como base o projeto federal de transporte escolar”. Ele continuou argumentando que “o projeto foi totalmente elaborada visando a ampliação e atualização do nosso sistema de ensino, que iria facilitar a mobilidade dos alunos no acesso as escolas municipais, não somente nas ruas em redor das escolas, mas também em todas as vias que fizessem parte dos respectivos trajetos”. Ele continuou narrando que “foram 6 escolas escolhidas, todas devidamente mostradas, o que gerará um relatório do procurador federal”. Ele ainda citou que “o projeto que é orçado em R$ 25 milhões, contemplará a pavimentação de 137 vias públicas, não somente da zona urbana, como também do meio rural, num macro projeto de expansão urbana que está sendo desenvolvido pela administração municipal”. E encerrou dizendo que “estamos tranquilos, pois o projeto tem o aval da justiça”.



Homem é preso após ameaçar mulher com arma de fogo em Aracatu

Foto: Divulgação l PM

Um homem foi preso por porte ilegal de arma na tarde desta terça-feira (16) em Aracatu, a 35 km de Brumado. Ele teria ameaçado de morte sua companheira e a Polícia Militar encontrou a arma na casa dele. Segundo a PM, a apreensão aconteceu por volta das 17. A mulher acionou a polícia alegando que o homem estava fazendo ameaças. Ao chegar ao local, os policiais abordaram o suspeito que confessou que tinha uma arma. Na residência dele foi apreendido um revólver calibre 32 e seis munições. O suspeito foi encaminhado a Delegacia de Brumado.



Brumado: Centro Educacional Monteiro Lobato promoverá 'Gincana Estudantíl'

Foto: Divulgação

Nos dias 19 e 20 de outubro acontecerá a XX Gincana Estudantil do Centro Educacional Monteiro Lobato. Com o tema "Imigrantes no Brasil: Unindo nações num único lugar", a equipe "Lusitanos" convida toda a população brumadense para que prestigie as belíssimas apresentações e o cumprimento das demais provas. Na sexta-feira (19) a partir das 19 horas, a entrada será 1 kg de alimento não perecível + convite e no sábado (20) às 8 horas, a entrada é franca. Contamos com a presença e torcida de todos!



Paramirim: Incêndio destrói parte da vegetação na Serra de Maria Roxa; brigadistas trabalharam 24h no combate

Foto: 97NEWS

Um incêndio que começou na manhã da última segunda-feira (15) na Serra de Maria Roxa, na cidade de Paramirim destruiu boa parte da vegetação do local. Ainda no mesmo dia, no início da noite, equipes de brigadistas da Chapada Diamantina se deslocaram ao local atingido para analisar os danos e posteriormente traçar as estratégias de combate às chamas. Os bombeiros receberam o auxílio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Guarda Municipal. Uma equipe do INEMA também esteve no local. Já no fim do dia de terça-feira (16), os Bombeiros informaram que o incêndio na serra Maria Roxa estava controlado. Segundo a equipe, foram extintos sete pontos quentes que ofereciam risco de novos focos. As atividades de vigilância, combate e rescaldo continuam na amanhã desta quarta-feira (17), para se ter a certeza da extinção do incêndio.

Foto: 97NEWS


Brumado: A inclusão da odontologia no programa saúde da família é uma realidade, mas ainda precisa melhorar; diz categoria

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Programa de Saúde da Família (PSF) constitui uma estratégia de reorganização do sistema de atenção à saúde para a população brasileira. De acordo com as bases do programa, suas ações prioriza a proteção e promoção à saúde dos indivíduos, das famílias e das comunidades de forma integral e continua. Com o tema voltado para a "Saúde Bucal", apesar de está incluso neste momento, a odontologia nem sempre esteve presente desde o início na saúde básica dos municípios. E mesmo assim, nesse momento o governo promete reduzir a demanda nas verbas federais, diminuindo a implementação de recursos no setor. O atendimento estendido ainda depende de profissionais, que já têm déficit, e gera críticas da categoria. A Apoiadora Institucional da Atenção Básica de Saúde de Brumado (antiga Dires), Verônica Batista, em entrevista ao 97NEWS falou sobre a procura da população nos postos de saúde. "Agente sabe que a procura é muito maior, mas muitas vezes a demanda fica reprimida por eles não darem conta de atender esse aumento que existe". Segundo Verônica, a velocidade da migração depende dos recursos humanos existentes e da consequente necessidade de ampliação do quadro. "Esses profissionais trabalham mais com a parte de restauração. E agente precisa alertar a população com relação a necessidade de trabalhar também com a prevenção". A promessa é que os postos tenham maior número de equipes na área da saúde bucal. "Uma boa parte da população ainda está lá esquecida, sem dar o valor para a sua qualificação da saúde bucal. Mas, mesmo assim, os que procuram ainda não tem o acesso garantido com relação aos serviços". Ainda segundo Batista, o encontro regional que aconteceu no auditório do IFBA na terça-feira (16) em Brumado, serve para esclarecer os gestores municipais, a buscarem mais recursos ou abrirem novas vagas para o setor e, aumentar a demanda da saúde bucal. "Esse tipo de encontro regional visa isso, trabalhar com os profissionais para que os gestores possam qualificar os serviços dos seus municípios".



Feira: Câmara de Vereadores vota projeto de empréstimo do Executivo no valor de R$ 130 milhões

O empréstimo será votado na Câmara de Vereadores nesta quarta-feira, 17 (Foto: Reprodução)

A Casa Legislativa de Feira de Santana irá votar hoje (17) um empréstimo de R$ 130 milhões a pedido do Executivo. Segundo informações declaradas à imprensa o montante virá de recursos a serem contraídos via Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal e que será destinado à obras de pavimentação e limpeza pública, similarmente como aconteceu em Brumado essa semana, onde um projeto similar, também de autoria da prefeitura, solicitou o empréstimo de R$ 20 milhões à Caixa Econômica Federal. Visando a aprovação do projeto, o prefeito Colbert Martins realizou uma reunião com vereadores neste terça-feira (16). Ainda segundo informações, assim como aconteceu em Brumado, o projeto deverá ser aprovado. 



Com o tema ‘Ciência para a redução das desigualdades sociais’, IFBA de Brumado realiza Semana da Ciência e Tecnologia

O diretor de ensino IFBA, Gilmar Viera Freitas, ressalta a importância do evento (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Com o tema "Ciência para a Redução das Desigualdades” o IFBA de Brumado está realizando a XV edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) e VI SECITEC, a qual ocorrerá nos próximos dias 23 e 24 de outubro de 2018. A motivação para escolha baseia-se na Agenda 2030, estabelecida pela Organização das Nações Unidas – ONU, e seus 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS, em particular o ODS 10 – Redução das Desigualdades. O tema da SECITEC 2018, segundo o diretor de ensino, Gilmar Viera Freitas, que foi ouvido pelo 97NEWS, “irá permitir tornar público o debate acerca da contribuição das Ciências Sociais e Humanas para a redução das desigualdades no Brasil. Fomentar os usos sociais da ciência e da tecnologia permitirá ampliar as possibilidades de se combater a desigualdade social por meio da popularização e da divulgação da ciência e da tecnologia”. Ele ainda abordou que “a utilização de resultados de pesquisas e de artefatos das Tecnologias Sociais e Assistivas, por exemplo, pode pavimentar um caminho robusto para reduzir a distância entre o conhecimento produzido e sua aplicação para melhoria da qualidade de vida”. Neste contexto a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que contou em 2017 com mais de 1.300 municípios participantes, poderá contribuir para a disseminação e popularização de soluções para problemas cotidianos que impactam sobremaneira a vida da maioria da população brasileira, como por exemplo: metodologias simplificadas para armazenamento e reciclagem de água; células fotovoltaicas adesivas para geração de energia solar; tecnologias para habitação popular com material reciclado; cadeiras de rodas e jogos interativos adaptáveis; análise para gestão de conflitos urbanos, entre outras. A interdisciplinaridade e a transversalidade na abordagem do tema da SNCT 2018 podem ser o diferencial para um projeto com grande impacto na sociedade brasileira, demonstrando que a popularização da ciência pode ser, de fato, utilizada como ferramenta para o alcance da melhoria de vida e do empoderamento da população. Ainda segundo ele serão realizados vários meses de debates, minicursos, palestras e exposições que serão abertas ao público no projeto de extensão do campus do IFBA de Brumado.