ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Inscrições para a 25ª edição da Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas já estão abertas

Escritório Malaquias Advogacia e Assessoria Jurídica estará em novo endereço a partir de abril; confira

Brumado: Após decisão da Justiça, quase 50 beneficiados com prisão domiciliar vão cumprir pena em casa por tempo integral

Familiares de presos protestam contra suspensão de visitas e apontam opressão no Conjunto Penal de Brumado

Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria

Brumado: Homem acumula embalagens de remédios há 30 anos em sua residência

Suspeito de liderar organização criminosa na Bahia é preso em Minas Gerais

Empresária morre vítima de latrocínio em Cândido Sales; ela estava no sítio da família

Moradores do Bairro Novo Brumado enfrentam há 30 anos problemáticas com galeria pluvial

Vacinas contra dengue vencem em 30 de abril, mas encalham nos postos de saúde

Após polêmica com o recém chegado diretor do Conjunto Penal de Brumado, Seap designa policial penal para o cargo interinamente

Março Azul Marinho - Coloproctologista da Clínica Mais Vida alerta sobre a importância da prevenção contra o câncer colorretal

Mulheres ganham 17,3% a menos que homens na Bahia, aponta Relatório

Ponte desaba nos EUA após ser atingida por navio com destino ao Sri Lanka

Jovem é morto com golpes de faca em cavalgada no município de Planalto

Ex-vereador é internado em estado grave após sofrer atropelamento em Vitória da Conquista

Integrantes das polícias Civil e Técnica aprovam nova reestruturação salarial

Brumado: Vereador Amarildo Bomfim desiste da sua pré-candidatura a prefeito e declara apoio à Fabrício Abrantes

Governo do Estado entrega ambulâncias e equipamentos de saúde para mais de 180 municípios da Bahia

Casal gay é condenado por matar e ocultar corpo de amiga no sudoeste da Bahia



BUSCA PELO ARQUIVO "10/2017"

Goiânia: Filho de PM que sofria `Bullying´ atira em colegas dentro de escola e deixa dois mortos e feridos

Foto: Sílvio Túlio / G1

Um tiroteio ocorreu no fim da manhã desta sexta-feira (20) no Colégio Goyases, escola particular de ensino infantil e fundamental, em Goiânia. De acordo com o Corpo de Bombeiros e com a Polícia Militar, dois estudantes morreram e outros quatro ficaram feridos na unidade. O tiroteio ocorreu por volta das 11hs. O suspeito pelos disparos é um adolescente, estudante do 8º ano do colégio, que está apreendido. Ele é filho de militares, segundo confirmou o coronel da Polícia Militar Anésio Barbosa da Cruz. “Informações preliminares dão conta que ele estaria sofrendo bullying, se revoltou contra isso, pegou a arma em casa e efetuou os disparos”, disse. Um estudante de 15 anos, que estava na sala no momento do tiroteio, também contou que o adolescente era vítima de chacotas. "Ele sofria bullying, o pessoal chamava ele de fedorento pois não usa desodorante. No intervalo da aula, ele sacou a arma da mochila e começou a atirar. Ele não escolheu alvo. Aí todo mundo saiu correndo", relatou. Os baleados foram socorridos pelo Corpo de Bombeiros. Segundo o órgão, um dos feridos foi atendido e levado para o Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo). Outros quatro, segundo a corporação, foram levados a unidades de saúde por terceiros. O Instituto Médico Legal (IML) informou que, até as 12h, os corpos dos dois estudantes não tinham sido identificados e seguiam na escola. O suspeito pelos tiros foi levado à sede da Delegacia de Polícia de Apuração de Atos Infracionais (Depai) e, em seguida, encaminhado para o IML para os exames de corpo de delito. 



Cientistas Sociais e Geógrafos serão incluídos nos quadros da Assembleia Legislativa

Foto: Divulgação

Emenda do deputado estadual Zé Raimundo (PT), ao de projeto de lei aprovado no último dia 17, instituindo o Plano de Carreiras, Cargos e Vencimentos dos Servidores da Assembleia Legislativa da Bahia, inclui vagas para os cientistas sociais e geógrafos nos quadros da Casa. As vagas para estes especialistas serão preenchidas através dos próximos concursos públicos, assim como as demais categorias que fazem parte do efetivo de servidores do legislativo baiano. “Sendo esta uma casa política, há uma necessidade do olhar e da importante contribuição do cientista social e do geógrafo”, defendeu Zé Raimundo na emenda acatada ao projeto que visa a modernizar os quadros funcionais do Legislativo e adequar as carreiras às necessidades atuais do Parlamento.  O PL 22.476/17 foi fruto da ampla negociação entre parlamentares, representantes dos servidores, da administração da ALBA e de prepostos do Poder Executivo. Foi aprovado por unanimidade entre os 59 deputados presentes.



Descaso do Estado: Veículos apreendidos viram alvo de vândalos em frente à sede da 20ª Coorpin

Foto: Luciano Santos l 97News

Com o pátio da delegacia abarrotado de carros, os veículos que estão sendo apreendidos acabam sendo estacionados na rua e muitas vezes poluindo visualmente a frente das residências do local. Essa situação é decorrente da falta de um espaço físico e devidamente adequado para os carros irregulares detidos pela Polícia em Brumado. O problema em resolver a questão vem sendo discutida entre a Coordenadoria da 20ª Coorpin, a 18ª Ciretran e o Judiciário para que sejam realizados novos leilões, tempo este que está refletindo na segurança do município. Leonardo Rabelo, responsável pelo comando da 20ª Coorpin, explica que quando os veículos usados em práticas criminosas são apreendidos, ficam de mãos atadas por não terem onde deixá-los. Sem um pátio, eles estacionam o automóvel, na via, em frente à delegacia, lembrando que estes automóveis muitas vezes foram usados em roubos e tráfico de drogas. O debate sobre a oferta de um pátio municipal é uma pauta antiga. 

Foto: Luciano Santos l 97News

A questão já é discutida há anos, e ao que tudo indica, o projeto ainda vai demorar para sair do papel. No encontro entre autoridades policiais e judiciário, o tema foi novamente destacado. Mas com o descaso com o Governo do Estado a situação pode ficar ainda mais agravante. O coordenador e vários delegados da DP até tentaram retirar vários veículos de dentro da delegacia, mas situação essa, que não alterou a oferta de veículos presos. A equipe do 97NEWS registrou cerca de dez veículos danificados, muitos deles foram apedrejados, e peças foram saqueadas. Nos resta agora aguardar o bom senso do Estado em buscar novas soluções, para que a situação não fique ainda pior.

Foto: Luciano Santos l 97News


Brumado: Em coletiva de imprensa, superintendência do SMTT garante que órgão será ainda mais atuante

O superintendente interino do SMTT garantiu a normalidade funcional do órgão, mas não negou que existiram atritos internos (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Devido a alguns fatores que foram considerados dentro da normalidade, mas que acabaram sendo objeto de veiculação na imprensa, a superintendência do SMTT, por meio do engenheiro André Cardoso, o qual está responsável interinamente pela pasta, realizou na tarde desta quinta-feira (19) uma coletiva de imprensa. Muito sereno, como é de costume, o engenheiro fez uma ampla explanação sobre as mudanças estruturais que estão sendo realizadas, já que houve a transferência para uma nova sede, que fica localizada ao lado do SEMAC. "O SMTT terá uma nova sede, muito mais equipada e pronta a realizar o trabalho proposto com uma resolutividade ainda maior, destacou Cardoso que ainda abordou que "sabemos da grande complexidade e dos desafios que o trânsito em Brumado nos impõe, mas toda a equipe dará o melhor de si para que novos avanços sejam efetivados". Questionado sobre os conflitos internos que estariam acontecendo, ele explicou que "como em todos os setores, existem sim os atritos, que acabaram ganhando uma dimensão inexistente, já que somente uma minoria veio se contrapor. Tudo já está sendo equalizado e o órgão seguirá firme em sua missão". Sobre a efetivação do cargo de superintendente, o engenheiro se limitou a dizer que "estamos aqui cumprindo uma determinação da gestão, mas essa questão também será logo resolvida, pois já existem nomes que estão sendo sondados para assumir oficialmente a SMTT". Sobre a confusão da sinalização que acabou virando motivo de chacota nas redes sociais, ele explicou que ""realmente as placas estão causando confusão, mas, quero deixar bem claro, que não existe nenhuma responsabilidade dessas ações do SMTT. A empresa responsável é ligada ao DNIT e está executando um projeto que está desatualizado, pois já tem mais de 3 anos e, de lá para cá, muitas mudanças viárias ocorreram na cidade" e ainda fez questão de declarar que "nós entramos em contato com o engenheiro responsável pela obra questionando as ações que foram efetuadas de madrugada, daí a impossibilidade de podermos acompanhar o trabalho. Ele nos informou que tudo será normalizado nos próximos dias, onde as placas que estão em desajuste serão retiradas e reaproveitadas em outros locais. Vale frisar que isso não acarretará nenhum custo ao município, que somente irá fazer as indicações". Sobre os boatos da extinção do órgão, ele foi taxativo ao afirmar que “isso nunca existiu, são intrigas plantadas para querer prejudicar o trabalho. Que fique claro que Brumado tem o seu trânsito municipalizado e essa foi uma grande conquista da população”.



Candidatos já podem ter acesso ao local da prova no processo seletivo do IFBA 2018

Foto: Reprodução

Já podem ser  consultados os locais de prova do Processo Seletivo 2018 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia. Os candidatos que tiveram inscrições homologadas já podem ver a lista de locais de provas (Clique aqui). A seleção acontece no próximo domingo, 22, das 8h às 12h30. Os portões abrirão às 7h20 e fecharão às 7h50, de acordo com o horário local. O acesso à sala só será possível mediante a apresentação do mesmo documento oficial de identificação (original) informado no ato da inscrição. Apenas canetas esferográficas de tinta azul ou preta são permitidas. A prova da forma integrada consiste em 36 questões objetivas - nas áreas de geografia, história, língua portuguesa e matemática - além da redação. Já a dos cursos subsequentes, contam com 40 questões, com as mesmas disciplinas citadas acima, ao lado de física, química, biologia, língua estrangeira (inglês ou espanhol) e redação.

 
 

 



Caso Raro: Gatos nascem grudados e chamam atenção de moradores da cidade de Palmas de Monte Alto

Foto: Reprodução

O nascimento de dois gatinhos no município de Palmas de Monte Alto, chamou a atenção de vizinhos e curiosos que viram os animais de perto. Em fotos divulgada nas redes sociais, os felinos estavam grudados por parte do tronco e da cabeça. Devido o tamanho e a junção não foi possível identificar a quantidade de olhos, bocas e narizes. Dona Nita, proprietária da gata, relatou que, ‘Pretinha’ como chama o animal de estimação, já havia dado à luz dois filhotes normais, e no dia seguinte, os outros nasceram mortos com má formação genética. A aposentada ressaltou, que alguns minutos após, outro filhote nasceu normalmente, somando-se três gatinhos vivos. “Eles e a mãe estão saudáveis e alimentando muito bem”, disse Nita. Procurado pela reportagem, o veterinário especialista em gatos, Waldemar Fonseca, esclareceu que diante da análise das imagens, é possível afirmar que esta deformidade possa ser em decorrência da consanguinidade (cruzamento com integrantes da mesma família), de alguma alteração genética ou até mesmo um teratoma de algum medicamento que o animal pode ter tomado.  “Isso sempre é um fato raro. É difícil que os animais sobrevivam, mas, através de uma cirurgia, se os dois tiverem todos os órgãos, é possível fazer a separação dos troncos. Neste caso, conforme nota-se nas imagens apresentadas, possivelmente os dois compartilhavam os mesmos órgãos e nem mesmo cirurgia poderia salvá-los” explicou. Ainda de acordo com o especialista, a gestação dos gatos até o parto dura, normalmente, entre 57 e 63 dias, acontecendo sempre em torno de 60 dias. Com 4 anos de idade, este foi o segundo parto da gata de Dona Nita. 



Zé Carlos de Jonas agradece administração municipal por obra de tapa-buracos na Vila Presidente Vargas

O vereador Zé Carlos de Jonas fez questão de acompanhar a realização dos serviços (Foto: Assessoria Parlamentar)

Conquistar obras de beneficiamento para as localidades rurais têm sido uma preocupação constante do mandato do vereador José Carlos de Jonas, que tem efetivado várias proposições neste sentido. O índice de efetivação das solicitações tem demonstrado o empenho e a responsabilidade do parlamentar para que asa comunidades obtenham suas reivindicações, que representam a melhoria da qualidade de vida para todos os moradores. Jonas desta feita agradece ao prefeito municipal, que através da secretaria municipal de infraestrutura iniciou o serviço de tapa-buracos na localidade, que atende um pedido seu realizado pessoalmente ao gestor. 

O vereador Zé Carlos de Jonas acompanhado do secretário municipal de infraestrutura André Cardoso (Foto: Assessoria Parlamentar)

“Agradeço ao prefeito e ao secretário por terem atendido o meu pedido, que retrata uma necessidade da comunidade da Vila Presidente Vargas. O trabalho em conjunto tem sido uma grande demonstração que com união e harmonia conquistamos o desenvolvimento e o progresso da cidade”, destacou Jonas.  E finalizou dizendo que "iremos continuar desenvolvendo a nossa agenda parlamentar sempre na busca de novas conquistas para o município, tendo um foco especial para o meio rural, pois conhecemos de perto as necessidades e anseios dos moradores que residem no interior do município". 

As obras estão num ritmo acelerado (Foto: Assessoria Parlamentar)


Enem: Candidatos podem consultar local onde farão a prova a partir desta sexta (20)

Foto: Divulgação

Os candidatos que vão participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem consultar o local onde farão as provas a partir de hoje (20). O acesso ao cartão de confirmação da inscrição será liberado às 10h e estará disponível na Página do Participante e também no aplicativo do Enem, nas plataformas Android e iOS. Para acessar o Cartão basta fornecer o número do CFP e a senha cadastrada na inscrição. Além do local de prova, o documento também informa o número de inscrição, a data e a hora das provas, a opção de língua estrangeira escolhida e os atendimentos específicos e/ou especializados, caso tenham sido solicitados. Para aqueles participantes que esqueceram a senha, mas lembram o e-mail cadastrado, será enviada uma nova senha. Já o participante que não se lembra da senha, nem do e-mail, mas se lembra do telefone cadastrado, pode receber a nova senha por SMS. Antes de acessar as informações, os participantes deverão ler um aviso sobre a declaração de comparecimento. A partir desta edição do Enem, o participante que precisar comprovar sua presença na prova deverá imprimir e levar a declaração personalizada, disponível na Página do Participante. No dia da prova, ele deverá apenas colher a assinatura do coordenador de local de prova. A recomendação é que, após conhecer o lugar onde fará a prova, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) recomenda que todos façam o trajeto antes do dia do Enem e verifiquem a distância, o tempo gasto e a melhor forma de chegar ao seu local de prova, para evitar atrasos no dia da aplicação. Apesar de não ser obrigatório, o Inep recomenda que os candidatos levem o cartão de confirmação no dia da prova para para facilitar o acesso às informações de sua inscrição. Neste ano, a prova do Enem será realizada em dois domingos. Em 5 de novembro, serão aplicadas as provas de linguagens, códigos, redação e ciências humanas. No dia 12 de novembro será a vez das provas de ciências da natureza e matemática. O exame será aplicado em 1.724 municípios, para 6.731.203 inscritos.



Brumado: Eleição dos membros do Grupo Operativo da Ouvidoria tem uma grande participação da sociedade

A estudante de Direito, Maria Aparecida foi eleita titular do Grupo Operativo da Ouvidoria Cidadã de Brumado e o sacerdote Dionata de Xangô, o suplente (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Atendendo ao edital de convocação proposto nos Diálogos Municipais da Ouvidoria Cidadã, a eleição dos dois membros que irão representar Brumado no Grupo Operativo Estadual, aconteceu nesta quinta-feira (19), no auditório do SEMAC. O Grupo Operativo irá ser composto de organizações sociais do município, tendo a Defensoria Pública do Estado e o Ministério Público como órgãos reguladores. O objetivo é aproximar a sociedade da Defensoria Pública, onde os cidadãos têm acesso a informações acerca de seus direitos e deveres. A Ouvidoria Externa da Defensoria Pública da Bahia é a segunda no país com esse caráter, porém a primeira a desenvolver uma metodologia que prima pela aproximação das pessoas no seu processo de tomada de decisão, instituindo um grupo de aconselhamento oriundo de representações com atuação comprovada no seio do movimento social. Inúmeras organizações sociais estiveram presentes, com destaque para os membros do candomblé, especialmente do Centro Cultural Alto de Xangô, já que o sacerdote da entidade, Dionata de Xangô, que é também bacharel em Direito, concorreu a eleição para o Grupo Operativo da Ouvidoria.

Membros de várias entidades ligadas ao Candomblé estiveram presentes ao evento (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A reportagem do 97NEWS esteve presente ao evento e falou com a escolhida, que destacou que "para mim foi uma honra ter sido eleito com essa quantidade de votos. Agora vamos lutar para que a conexão entre a Ouvidoria Pública de Brumado e a Defensoria Pública Estadual seja ainda mais atuante" e ainda falou que "apesar de estarmos no século XXI ainda convivemos com muitas desigualdades e retrocessos, então temos que buscar reverter esse quadro e iremos dar o melhor para que o trabalho venha atingir plenamente os objetivos propostos". Também foi ouvida a socióloga e professora universitária Vilma Reis, ouvidora geral da Defensoria Pública da Bahia, que esteve presente ao evento e fez questão de salientar que "a eleição do Grupo Operativo é muito importante para a construção de uma Defensoria muito mais participativa e atuante com um conselho construtivo bem atuante, já que ele será o responsável para fazer o link entre a sociedade e o órgão, na busca de soluções para os problemas que envolvem a área criminal; a violência doméstica; o déficit na saúde; o exame de paternidade, o fomento para a propagação das manifestações culturais, como o candomblé, onde, presenciamos aqui a presença de inúmeros terreiros, o que nos deixou muito satisfeita, pois eles são ainda alvos da intolerância religiosa". A eleição foi muito participativa e a estudante de Direito, Maria Aparecida Souza foi eleita com 51 votos, ficando como suplente o sacerdote Dionata de Xangô com 29. Os dois irão nos próximos dias para Salvador para serem empossados como membros oficiais do Grupo Operativo da Ouvidoria Cidadã da Bahia.

a socióloga e professora universitária Vilma Reis, ouvidora geral da Defensoria Pública da Bahia, ressaltou a importância do Grupo Operativo da Ouvidoria no fortalecimento da DPE (Foto: Luciano Santos


Depois de 36 dias de greve, trabalhadores da Itaguarana voltam ao trabalho

O fim da greve foi decidido em assembleia realizada na portaria da empresa (Foto: Sindimine)

Em assembleia geral realizada na manhã desta quinta – feira,19, na portaria da Unidade Industrial, em Ituaçu, os trabalhadores da fábrica de cimento do grupo Nassau, decidiram, pôr fim a greve que já durava 36 dias por conta de atraso no pagamento dos salários e outras verbas trabalhistas. A decisão foi tomada em função de uma acordo formatado em uma audiência realizada na Justiça do Trabalho aqui  na cidade na última quarta – feira, dia 18. Pelo acordo, que foi avalizado pelo Ministério Público do Trabalho, os salários e demais verbas em atraso serão quitados de forma escalonada, sendo que os dias de paralisação serão abonados pela empresa. Para o presidente do Sindmineradores, Édio Pereira, "a proposta formatada pela Justiça do Trabalho e referendada pelo Ministério Público do Trabalho, não garantiu o pagamento imediato das pendências da empresa para com os trabalhadores, mas levando em consideração as dificuldades financeiras da empresa e a grave crise política e econômica que o País atravessa, a proposta apresentada pela Justiça do Trabalho é factível, motivo pelo qual o Sindmine defendeu a sua aprovação pelos trabalhadores".Estiveram presentes também na assembleia os assessores jurídicos do Sindimine, Dr. Acioli Viana e Dr. João Narvaes, que muito contribuiram para a celebração do acordo.  "Mesmo concordando com a proposta, os trabalhadores aprovaram também a manutenção de assembleia permanente, bem como o estado de greve, vez que caso a empresa não cumpra o que fora acordado a greve será retomada imediatamente", finalizou o diretor sindical Caio Pereira. 

As discussões foram comandadas pelo Sindmine e seu corpo jurídico (Foto: Sindmine)


MMA: Minotouro é flagrado em doping e tem luta contra Jared Cannonier cancelada no UFC

Lutador conquistense explicou que nunca precisou tomar diurético nem teve dificuldade alguma para perder peso. Isso, em função do processo de dieta e treinos (Foto: Reprodução)

O lutador Antonio Minotouro anunciou nas redes sociais nesta quinta-feira que foi surpreendido com a notícia de que um exame antidoping constatou a presença de uma substância diurética proibida em seu sangue. Com isso, a luta do brasileiro no UFC Winnipeg foi cancelada. Ele enfrentaria Jared Cannonier em dezembro. Em postagem no Instagram, Minotouro destacou que ele e a equipe vão “investigar a fundo a situação” e se disse confiante na sua inocência. “Vamos descobrir de fato o que aconteceu, e me defender na hora oportuna”, frisou. O brasileiro argumentou que sempre quis “dar o exemplo para os mais novos que se espelham” na carreira e garantiu que jamais se envolveria com algo ilícito para melhorar a performance ou ganhar vantagem.



Salvador: Mãe queima genitália do filho e é presa em flagrante

Foto: Divulgação l Polícia Civil

A Clebia dos Santos Costa, 43 anos, pode pegar até 15 anos de prisão por torturar o próprio filho de 8 anos. Clebia é acusada de queimar a ponta do pênis da criança com um isqueiro. Em depoimento aos agentes, o filho comoveu os presentes ao descrever que a mãe sempre batia nele. “Ela me bate sempre”. R.C.M ainda mostrou as marcas dos espancamentos na boca, costas e queimadura na genitália. Chorando, Clebia ouviu a criança completar “Agora eu sei que você é uma verdadeira criminosa, que só queria me ver morto”. Clebia foi presa, no final da tarde desta quinta-feira (19), por policiais da 19ª Companhia Independente, por agressão ao filho. Ela foi autuada em flagrante pela Delegacia Especializada de Repressão a Crime contra Criança e Adolescente (Derca). As penas para os crimes contra crianças apesar de ser uma violência continuada, de deixar sequelas na vítima para o resto da vida dela e de ser equiparado a crime hediondo, pela legislação, a tortura é menos grave e tem pena menor do que em caso de estupro, por exemplo. Já o crime de maus-tratos, como a exposição a perigo da vida ou da saúde de pessoa sob a autoridade, guarda ou vigilância, quer privando-a de alimentação ou cuidados indispensáveis, quer sujeitando-a trabalho excessivo ou inadequado, quer abusando de meios de correção ou disciplina. A Pena é de seis meses a dois anos. Se o crime for tortura, como constranger alguém com emprego de violência ou grave ameaça, causando-lhe sofrimento físico ou mental, a pena varia entre dois e oito anos.



Honestidade: Menino devolve R$ 2 e emociona eletricista que foi cortar luz de casa por falta de pagamento

Foto: Reprodução

A ação de um menino de Santo Antônio da Platina, no norte do Paraná, está emocionando a internet.  Um funcionário da Companhia Paranaense de Energia (Copel) contou que foi abordado por uma criança pedindo R$ 1 quando foi até a casa de uma família de baixa renda para cortar a luz por falta de pagamento, fazer o que chama de "atividade desagradável". No último dia 9, João Cândido da Silva Neto, de 57 anos, deu ao menino a única cédula que tinha, de R$ 5, e falou para ele dividir o dinheiro com a irmã e a prima. Quando retornou no fim do dia, para religar a energia da casa torta de madeira, foi surpreendido pelo garoto que queria devolver o dinheiro. “Ainda bem que você veio!”, exclamou a criança, entregando R$ 2 para o eletricista. “Naquele instante, ao me devolver 2 reais a criança estava me mostrando o maior exemplo de honestidade e responsabilidade que eu já tinha visto na vida”, relatou. João Cândido, postou a foto e o relato em sua página da rede social, e surpreendeu-se com o alcance do texto, que já foi compartilhado mais de 70 mil vezes. Após a repercussão da história, muita gente está mandando mensagens para Neto dizendo que quer ajudar a família. Por isso, na manhã desta quinta-feira (19), ele fez uma nova visita e voltou a se emocionar. “O pai disse que não precisa levar nada para eles, que tem gente que precisa mais”, disse o eletricista. No entanto, segundo Neto, a situação da família não é fácil, já que o casal está desempregado. “Não são só duas contas de luz atrasadas”. O pai tem problemas cardíacos e não pode fazer muito esforço, e a mãe também está doente, conforme o eletricista. De acordo com Neto, funcionários da Copel estão organizando uma forma para que doações cheguem até a família. “Eu estou muito feliz, estou transbordando de felicidade”.



Casa da Tapioca: Valorizando a saúde e a qualidade; venha comprovar

A Casa da Tapioca é uma referência em Brumado à alimentação de qualidade e também de delícias e iguarias que são típicas da região, como as deliciosas tapiocas dos mais diversos sabores, bem como uma grande variedade de açaís, mas não para por aí, pois, agora, a clientela poder degustar uma grande novidade que são as pizzas das mais variadas. Então, bateu aquela vontade de comer algo gostoso e saudável, não pense duas vezes, vá agora mesmo à Casa da Tapioca, ou faça o seu pedido pelo celular ou whatsapp: (77)  9.9953-2215. 

- Mais de 36 tipos de lanches e nosso famoso - Hambúrguer caseiro ( 140g ) de puro sabor.
- Mais de 50 tipos de tapiocas doce e salgada.
- 34 tipos de pizzas tradicionais, especiais e doces.
- Uma variedade de açaí cremosinho no copo ou tigela.
- Entregas 99953-2215 ou whatsapp.
- Fica localizado em frente a portaria da prefeitura.



Brumado: Homem é surpreendido ao tentar jogar drogas para dentro de cadeia; após a fuga sofre acidente

Foto: 97NEWS

Um homem de identidade ainda não revelada foi preso em Brumado, suspeito de tentar jogar drogas para dentro da cadeia da cidade, situada na 20ª Coorpin. O caso ocorreu no fim da tarde desta quinta-feira (19). Segundo a Polícia Civil, a ação, foi contida após investigadores perceberem o movimento do suspeito. De acordo com a polícia, investigadores receberam denúncia de que um homem passaria entorpecentes pelo teto da delegacia. Após a denúncia, policiais ficaram de campana e no momento em que o suspeito tentou jogar as drogas, foi surpreendido, e na fuga acabou colidindo com outro motociclista, próximo ao Bairro do Hospital, vindo a colidir com o solo, ficando bastante machucado, sendo levado ao Hospital Municipal Professor Magalhães Neto. O outro motociclista também ficou ferido, mas passa bem. O suspeito estava com uma motocicleta na cor vermelha e placa PKG-8867, de Brumado. Não foi divulgado a quantidade de intorpecentes encontrado com o jovem. Após atendimento, o jovem foi encaminhado para a DP e ficará a disposição da Justiça. De acordo com dados da delegacia de Brumado, várias pessoas já foram presas tentando praticar o mesmo ato ilícito.



Campanha Azul Marinho: GCM´s preparam brinquedos para doações à crianças carentes neste sábado (21)

Foto: Luciano Santos l 97News

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Brumado está engajada na campanha até sexta-feira (20). Os agentes já receberam cerca de 1.700 doações de brinquedos que serão entregues a crianças carentes do município. A campanha Azul Marinho tem como tema “Doe brinquedos! Ganhe sorrisos” e o objetivo de proporcionar momentos de alegria durante o mês das crianças. Os itens serão distribuídos em algumas escolas públicas e na Praça Capitão Francisco de Souza Meira (Praça da Matriz), onde será montada uma estrutura com aparelhos recreativos. Quem quiser colaborar, ainda da tempo, é só levar à sede da GCM, localizada ao lado do Fórum Especial de Pequenas Causas, na Rua Dr. Mário Meira, centro. Os munícipes também podem entrar em contato pelos telefones (77) 99999-5149, 99999-7374 ou para 99999-3117.

Foto: Luciano Santos l 97News


Operador de máquinas morre após ser atingido por pedra de 14 toneladas em Caturama

Foto: 97NEWS

No final da tarde de ontem quarta-feira (18), por volta das 16h, um homem identificado como Fabrício Oliveira, de 27 anos, morreu em uma pedreira no povoado de Gonçalo no município de Caturama. De acordo com a polícia, Fabrício operava uma máquina quando uma pedra de aproximadamente 14 toneladas soltou e caiu sobre ele. Uma equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Brumado foi acionada e realizou a perícia técnica. O corpo de Fabrício foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Brumado e já foi liberado para os familiares realizarem o velório.



Caso Telexfree: Brumadense preso com milhões de dólares em colchão se declara culpado nos EUA

Foto: Reprodução

O brumadense Cleber Rene Rizerio Rocha, cuja a prisão levou as autoridades a descobrirem 17 milhões de dólares escondidos dentro de um colchão, se declarou culpado em uma audiência realizada no último dia 11 de outubro em Massachusetts/EUA. Rocha enfrenta acusações de lavagem de dinheiro em um dos maiores esquemas de pirâmide financeira no mundo, a TelexFree. Os promotores alegam que Cleber tentou ajudar o, também brasileiro, Carlos Wanzeler também integrante da TelexFree, a recuperar milhões de dólares deixado para trás quando fugiu para o Brasil. Rocha, que enfrenta acusações de conspiração e lavagem de dinheiro, ficou detido sem direito a fiança desde a sua prisão, em janeiro. O advogado de defesa não quis comentar o assunto.  A prisão de Rocha é fruto de uma investigação sobre a TelexFree, uma empresa com sede em Marlborough (MA), que vendia serviços de telefonia VOIP e foi fundada pelo americano James Merrill e o brasileiro Carlos Wanzeler. Os promotores afirmam que a TelexFree funcionava como um esquema de pirâmide financeira, e quase não lucrava com as vendas do sistema de telefonia, mas arrecadou milhões de dólares de milhares de pessoas que eram recrutadas sob a promessa de que ganhariam muito mais com o investimento. Em 2014 a empresa entrou em colapso, gerando mais de 3 bilhões de dólares em prejuízos para quase dois milhões de pessoas em todo o mundo. Em 2015, Leonardo Casula Francisco, seu sobrinho, pediu para uma pessoa que se tornou testemunha cooperante, para ajudar a transferir dinheiro escondido para fora dos Estados Unidos, relata a acusação. Com o acordo alguém seria enviado aos Estados Unidos para entregar o dinheiro em à testemunha, que o enviaria para contas em Hong Kong e depois seria transferido para o Brasil. Em dezembro, Casula enviou Rocha aos Estados Unidos para entregar dinheiro à testemunha, disse uma acusação. Os promotores relataram que, após uma reunião em 4 de janeiro, em um estacionamento, o brumadense deu a testemunha a quantia de $2,2 milhões, em uma mala. Agentes federais seguiram Cleber até um complexo de apartamentos em Westborough (MA), onde o prenderam. Depois que Rocha foi preso, ele ajudou os agentes a localizar, em seu apartamento, a quantia de $17 milhões escondidos sob um colchão. Ainda não ficou definida a data da próxima audiência e o fato de ele cooperar com a Justiça poderá atenuar a sua pena. 



Convite: Câmara Municipal de Brumado

(Divulgação)

A Câmara Municipal de Vereadores de Brumado convida a todos os advogados que atuam na 21ª Subseção OAB – Brumado para a Sessão Solene de Entrega de Título de Cidadão Brumadense ao Desembargador Lourival Trindade. O evento acontecerá nesta sexta-feira, 20 de outubro, às 19h00, no plenário da Casa Legislativa. O convite é extensivo à toda população brumadense para que também possam prestigiar esse importante momento.



Brumado: Babilônia na sinalização de trânsito promovida pelo DNIT vira motivo de piada nas redes sociais

Situações de difícil compreensão foram causadas pela sinalização efetuada pelo DNIT (Fotos: Whatsapp 97NEWS)

O Trânsito em Brumado já se tornou, há um bom tempo, "habitué" das manchetes da imprensa brumadense, as quais retratam, muitas vezes, situações conflitantes e até enfrentamentos ideológicos com a população. Nos últimos dias o setor responsável pelo trânsito, a SMTT, voltou à cena midiática, só que desta feita, por uma situação inusitada, da qual ela não é a promotora, ou seja, não tem a culpa, mas acabou "pagando o pato", pois não houve um comunicado oficial do órgão informando que a ação de sinalização está sendo executada por uma empresa prestadora de serviços ao DNIT, que realizou recentemente a recuperação asfáltica de várias ruas e avenidas do centro da cidade que fazem a ligação com a BR-030. Até aí tudo estaria normal se não fosse a forma como os serviços estão sendo executados, já que, segundo informações a sinalização está sendo feita sem que houvesse um diálogo com o SMTT, pois, como é um trecho que faz a ligação à uma BR, o mesmo seria, segundo representantes da empresa, de competência exclusiva do DNIT, o que não deixa de causar estranheza já que é dentro do perímetro urbano da cidade. Aí estaria o primeiro ponto que provoca um "paradoxo", mas, a questão vai muito mais além, já que em alguns locais foram colocadas placas no meio do passeio público e outras com altura que já causou acidentes com pedestres, além das que proíbem conversões que são completamente antagônicas ao atual projeto municipal de trânsito. A situação ganhou as redes sociais e virou motivo de piada, pois até placas indicavas de "contramão" foram colocadas em locais totalmente fora de propósito. 

Um dos casos mais contestados foi no início da Tibério Meira, onde foi colocada uma faixa contínua, sendo que existe o estacionamento em 45º (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A reportagem do 97NEWS esteve visitando vários locais da cidade que foram objeto das denúncias dos leitores. Um dos exemplos mais notáveis foi na Rua Coronel Tibério Meira, a qual recebeu uma  faixa longitudinal contínua, dividindo a via, porém, em um dos lados há o estacionamento em ângulo de 45°, o que obriga os condutores a invadir a mão contrária. A situação é considerada uma infração de trânsito, visto que, na sinalização continuada, não são permitidas ultrapassagens e nem o deslocamento para o outro lado da via. Existem locais que foram colocadas duas placas iguais, uma muito próximo da outra, em outros casos, as placas foram colocadas no meio da calçada, o que acabou disparando uma série de críticas e até de piadas nas redes sociais. Visando esclarecer essa situação "babilônica", o 97NEWS ouviu o engenheiro André Cardoso no final da manhã desta quinta-feira (19), que assumiu o setor interinamente, o qual explicou que "realmente as placas estão causando confusão, mas, quero deixar bem claro, que não existe nenhuma responsabilidade dessas ações do SMTT. A empresa responsável é ligada ao DNIT e está executando um projeto que está desatualizado, pois já tem mais de 3 anos e, de lá para cá, muitas mudanças viárias ocorreram na cidade" e ainda fez questão de declarar que "nós entramos em contato com o engenheiro responsável pela obra questionando as ações que foram efetuadas de madrugada, daí a impossibilidade de podermos acompanhar o trabalho. Ele nos informou que tudo será normalizado a partir desta quinta-feira, onde as placas que estão em desajuste serão retiradas e reaproveitadas em outros locais. Vale frisar que isso não acarretará nenhum custo ao município, que somente irá fazer as indicações".Confira abaixo alguns registros fotográficos de autoria de Luciano Santos, os quais ilustram ainda mais a situação: