ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Ovo de Páscoa está 10% mais caro em Brumado mas vendas disparam na cidade

Bahia deve ter clima chuvoso e temperaturas mais baixas ao longo do mês de abril, aponta Inmet

Três pessoas morrem após acidente entre caminhonete e caminhão em Ibotirama

População enfrenta fila para receber doação de peixes em Maetinga

Ônibus do TFD da cidade de Morro do Chapéu solta a roda na BR-324 entre Feira de Santana e Salvador

Fisioterapeuta da Clínica Mais Vida explica o que é esporão do calcâneo

Guilherme Bonfim se reúne com governador para discutir investimentos para Brumado

Transporte Ilegal de Mercúrio Interceptado pela PRF em Vitória da Conquista

Beto Bonelly declara apoio a Fabrício Abrantes na disputa pela Prefeitura de Brumado

Última etapa de campanha para vacinação contra aftosa na Bahia começa nesta segunda

Incêndio atinge fábrica de produtos artesanais em Guanambi

Feriado de Páscoa promete ser chuvoso na para Bahia, aponta Inmet

Bahia tem 2º maior no número de divórcios no Brasil; números de casamentos caem

Aracatu: PM recupera veículo com restrição de roubo

Brumado: Pai ameaça filho de 13 anos com pedaço de pau e é detido pela PM

Inscrições para a 25ª edição da Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas já estão abertas

Escritório Malaquias Advogacia e Assessoria Jurídica estará em novo endereço a partir de abril; confira

Brumado: Após decisão da Justiça, quase 50 beneficiados com prisão domiciliar vão cumprir pena em casa por tempo integral

Familiares de presos protestam contra suspensão de visitas e apontam opressão no Conjunto Penal de Brumado

Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria



BUSCA PELO ARQUIVO "10/2017"

Brasil registra o maior número de assassinatos da história em 2016; 7 pessoas foram mortas por hora no país

(Foto: Reprodução)

Brasil registrou 61.619 mortes violentas em 2016, o maior número de homicídios da história, de acordo com dados divulgados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública na manhã desta segunda-feira (30). Sete pessoas foram assassinadas por hora no ano passado, aumento de 3,8% em relação a 2015. A taxa de homicídios para cada 100 mil habitantes ficou em 29,9 no país. Os mais de 61,5 mil assassinatos cometidos em 2016 no Brasil equivalem, em números, às mortes provocadas pela explosão da bomba nuclear que dizimou a cidade de Nagasaki, no Japão, em 1945, durante a Segunda Guerra Mundial. Sergipe registrou a maior taxa de mortes violentas por 100 mil habitantes: 64, seguido de Rio Grande do Norte, com 56,9, e Alagoas, com 55,9 --todos estados do Nordeste. As capitais com maiores taxas de assassinatos por 100 mil habitantes são Aracaju, com 66,7, Belém, com 64, e Porto Alegre, com 64,1. De acordo com o diretor do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Renato Sérgio de Lima, os números registrados no país são, “no mínimo, obscenos”. “A violência se espraiou para todos os estados. Não é exclusividade só de um, apesar de haver uma vítima preferencial”, afirmou Lima. Apesar disso, os governos gastaram 2,6% a menos com políticas de segurança pública em 2016: R$ 81 milhões. A maior redução foi observada nos gastos do governo federal: 10,3%. “Queda dos gastos chama a atenção. Passa a impressão de que o emprego da Força Nacional é hoje a única estratégia do governo federal na área da segurança. Tem mais efeito midiático do que prático", diz Arthur Trindade, integrante do Fórum. O 11º Anuário Brasileiro de Segurança Pública também trouxe, pela primeira vez, os dados de desaparecidos no Brasil. Como o G1 mostrou, foram registrados oito desaparecimentos por hora de 2007 a 2016 no país.



Fuzil e submetralhadoras são apreendidos após perseguição em Jequié

Material apreendido durante perseguição policial em Jequié. Foto: Divulgação SSP

Um fuzil e duas submetralhadoras foram apreendidos por guarnições do 19° Batalhão da Polícia Militar (Jequié), na madrugada desta segunda-feira (30/10), após perseguição contra criminosos. Durante blitz montada, na Rua da Itália, em Jequié, a 365 quilômetros de Salvador, um carro modelo Frontier, cor cinza, placa NYX-7366, tentou fugir da abordagem. O veículo seguiu pela Avenida Rio Branco, em direção ao Anel Viário, na BR-116, na contramão. Percebendo que seriam alcançados, o grupo abandonou o carro e se escondeu na mata. Dentro do veículo foram encontrados um fuzil calibre 762 e duas submetralhadoras, uma delas de fabricação norte americana, além de seis carregadores e 260 munições de diversos calibres. Equipes da Polícia Civil dão apoio em varreduras, na BR-116, com objetivo de capturar os criminosos que fugiram em direção a um matagal.



Programa ‘Brasil Visto de Cima’, da Globosat, mostra a história e cultura de Rio de Contas; veja vídeo

Cachoeira do Fraga é uma das atrações turísticas em Rio de Contas | FOTO: Arquivo/Caiã Pires |

O programa ‘Brasil Visto de Cima’, da Globosat, exibido em rede nacional de TV por assinatura, convida o telespectador a uma nova forma de ver o nosso país. Através de imagens aéreas, surgem novos ângulos, visões e reflexões sobre os encantos, as belezas, as curiosidades e as contradições de um país imenso e cheio de surpresas. Com a narração do ator Felipe Camargo, a nova atração da rede de televisão mostrou a história e belezas de Rio de Contas, cidade da Chapada Diamantina. Falou um pouco sobre o açude Brumado reservatório criado para projetos de irrigação agrícola, construído há 40 anos. Além de contar a história da cidade, que foi criada pela Coroa Portuguesa na Bahia. Rio de Contas foi também a primeira a ser planejada no país, com ruas amplas, praças, igrejas, tudo foi feito de acordo com um plano previamente traçado no papel para a exploração do ouro encontrado pelos bandeirantes. Confira um pouco das belas imagens que a Chapada Diamantina pode nos ofertar.Veja o vídeo: 



Chapada: Fogo na região entre Ibicoara e Itaetê continua sendo combatido, mas extinção é iminente

FOTO: Divulgação/PMI |

O fogo que consome a vegetação na região da Chapadinha, entre os municípios de Ibicoara e Itaetê, na Chapada Diamantina, há nove dias continua a ser monitorado e combatido nesta segunda-feira (30) pelos brigadistas coordenados pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). São mais de 80 pessoas na equipe, contando com o apoio de brigadistas voluntários e do PrevFogo/Ibama. O fogo não pode ser considerado extinto por ser subterrâneo, de turfas. Para a analista ambiental do ICMBio, Marcela Martins, o combate do último domingo (29) foi importante. “O fogo tem várias reignições, então ontem (domingo) teve sete áreas com reignição e nossas equipes estavam bem posicionadas e conseguiram impedir o aumento do fogo”, informou Marcela. Segundo ela esse tipo de fogo engana os combatentes. “Porque em determinado horário parece que não tem fogo, mas quando chega o período mais quente do dia ele reacende”, afirmou. Conforme o ICMBio as equipes permanecerão no local para acompanhar e impedir que o fogo retorne. Para isso eles estão utilizando moto-bomba para jogar água. “Como é fogo subterrâneo o solo tem que ficar bem encharcado”, concluiu Martins. Apesar de está uma fase favorável, ainda não se pode dizer que o fogo está sob controle.



Sessão da Câmara de Vereadores será realizada na quarta-feira, 01 de novembro

A sessão foi transferida para quarta-feira (01) (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

Em razão do feriado de Finados, no dia 02 de novembro, a sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Brumado que por um período experimental vem sendo realizada as sextas-feiras, acontecerá na quarta-feira, 01 de novembro, às 9h00. As sessões voltam a serem realizadas normalmente na próxima semana, no dia 10 de novembro.   

 



Previsão aponta para um Dia de Finados de muita chuva em Brumado

Os céus indicam que a chuva já está chegando em Brumado (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A tradição histórica de muita chuva no Dia de Finados, neste ano de 2017, segundo a previsão meteorológica, será mantida, ou melhor, será ampliada, já que os índices para o dia 02 são de 50mm, o que é muito significativo para Brumado, que tem um volume pluviométrico baixo, ainda mais nos últimos anos, onde os períodos de estiagem vêm sendo bem mais longos e intensos. Ainda segundo a previsão, o mês de novembro será chuvoso, com possibilidade de ultrapassar os 100 mm, o que, principalmente para os moradores da zona rural, é uma grande felicidade, já que, em várias localidades, o risco do desabastecimento é cada vez maior. Para esta segunda-feira (30), a previsão aponta uma pequena possibilidade de leves pancadas de chuva, mas, o clima na cidade está bem abafado e os brumadenses esperam que chova o quanto antes, pois o calor está muito forte. Então, para quem for visitar os cemitérios, desta feita, é bem possível que terá que ter a companhia de uma guarda-chuva. Confira abaixo a previsão: 

(Reprodução Seagri)


Foi Lindo: Promotores da Arena Safadão agradecem o grande público e os parceiros do evento

(Divulgação)

Foi uma festa linda, regada pela alegria e pela qualidade, com 3 shows fantásticos que marcaram a história dos eventos musicais em Brumado. Tendo como grande atração o maior fenômeno da música brasileira, o incrível Wesley Safadão que fez uma apresentação muito especial, que teve mais de 2 horas de duração, levando os milhares de fãs ao delírio. Na abertura as Donas do Bar já deram o tom do alto astral e, no final, Gabriel Diniz fechou em grande estilo o evento. Diante do grande sucesso, os promotores da Arena Safadão, Nacional Veículos, AllanBick Produções e Entretenimento, EdyShow Produções Artísticas, Só Legal, Ney Eventos e Empreendimentos e Beto Bonelly Produções agradecem o grande público e os apoiadores do evento que deixou saudades. "Foi lindo!, um espetáculo inesquecível, muito obrigado a todos", expressaram.



'As mudanças no Código Tributário são polêmicas e os aumentos são absurdos', afirma vereador Zé Ribeiro

O vereador Zé Ribeiro se absteve na primeira votação da Lei Complementar (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

A primeira votação da Lei Complementar 02/2017 que promove alterações no Código Tributário do Município de Brumado teve a postura de abstenção por parte do vereador Zé Ribeiro (PT) que fez um pronunciamento explicando os motivos que o levaram, neste primeiro momento, a tomar esse posicionamento. Segundo o parlamentar, o projeto é bastante polêmico e as alterações que estão sendo propostas pelo Poder Executivo não trarão benefícios para o município, já que as taxas ficarão muito altas. Em sua argumentação, Zé Ribeiro citou que "não podemos aceitar um Código Tributário que irá prejudicar o desenvolvimento de nossa cidade, com taxas tão elevadas que em alguns casos chegam a cerca de 450% de aumento como no caso da renovação de alvará" e continuou declarando que "do jeito que está esse código irá dificultar a vinda de empresas para o município, pois as cobranças são exorbitantes. Vale lembrar que recentemente uma indústria deixou de vir para Brumado e acabou indo para Anagé. Tínhamos que seguir o exemplo de Vitória da Conquista, que facilita a vinda de empresas e cria incentivos nesse sentido, mas, infelizmente, o que poderá acontecer é o caminho inverso". 

A Lei Complementar 02/2017 teve a aprovação em primeira votação (Foto: Assessoria Parlamentar)

O vereador ainda ressaltou que "uma das grandes urgências de nosso município é a geração de emprego e renda, então um dos meios mais eficazes nesse sentido seria facilitar a vinda de empresas e não dificultar, como está ocorrendo. Então, diante disso eu decidi por me abster na primeira votação e, caso não sejam feitas mudanças e os valores reduzidos, eu poderei até votar contrariamente à esta Lei Complementar que altera o Código Tributário do município". No final o vereador ainda falou que "outra questão importante é a área da construção civil que poderá ser também prejudicada, pois existem casos que os aumentos das taxas são bem altos, ou seja, ainda está muito confuso esse projeto que espero que seja modificado, porque, ou se não, a nossa população que será penalizada". Aprovado pela maioria dos vereadores em primeira votação, a Lei Complementar 02/2017 irá ter a sua segunda votação na próxima sessão do Legislativo, que deverá ter uma discussão mais ampla e intensa.

Em alguns casos os aumentos chegam a 450% como no caso da renovação de alvará (Foto: Assessoria Parlamentar)


Coordenadora do Planserv reconhece deficiência no atendimento em pequenos centros

(Foto: Reprodução)

A coordenadora-geral da Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado da Bahia (Planserv), Cristina Cardoso, foi entrevistada por José Eduardo, na Rádio Metrópole, na manhã desta segunda-feira (30), e voltou a falar sobre o maior rigor na prestação do benefício. Negando mais uma vez crise, ela explicou limites impostos para preservar o orçamento do plano. "Desde o começo do ano, nós vimos as despesas crescendo rapidamente, como gestora, numa medida de austeridade, fizemos maior controle do orçamento", disse. "A gente conseguiu melhorar a qualidade dos serviços. Foi uma transformação muito grande, mas como tudo, precisa melhorar em várias áreas. Hoje temos 506 mil beneficiários em toda a Bahia. Tem locais onde não há ofertas de serviços. A maior quantidade de beneficiários é na capital e nos grandes centros", acrescentou.  De acordo com a gestora, a intenção é "construir uma parceria" com os hospitais "de forma construtiva". "Houve uma nota que saiu a revelia da direção do Hospital Portugês, dizendo que haveria a suspensão do atendimento. Mas isso foi consertado, saiu outra nota, foi corrigido. Não interessa a ninguém que o Planserv entre em uma crise", concluiu.



Brasil registra 8 desaparecimentos por hora nos últimos 10 anos; dados da BA não foram informados

(Foto: Reprodução)

Foram registrados 693.076 boletins de ocorrência por desaparecimento no Brasil de 2007 a 2016, segundo dados inéditos compilados pelo 11º Fórum Brasileiro de Segurança Pública em estudo feito a pedido do Comitê internacional da Cruz Vermelha. Segundo a pesquisa, em média, 190 pessoas desapareceram por dia nos últimos dez anos, oito por hora. É a primeira vez que dados de desaparecimento estão presentes no anuário de violência do Fórum. Só no ano passado, 71.796 desaparecimentos foram registrados.Em números absolutos, São Paulo lidera as estatísticas, com 211.965 registros de desaparecimentos de 2007 a 2016, seguido por Rio Grande do Sul, com 75.214, e Minas Gerais, com 52.217. Acre, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná e Roraima não passaram os dados completos de todos os últimos dez anos. O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro e o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) assinaram, em agosto, um acordo de cooperação técnica para a implantação do Sistema Nacional de Localização e Identificação de Desaparecidos (Sinalid). Além de São Paulo e Rio de Janeiro, o Plid existe no Pará, Amazonas e Bahia e outros quatros estados manifestaram interesse em aderir.



Zé Carlos de Jonas recebe pela segunda vez a Medalha Tiradentes pela sua atuação parlamentar

O vereador Zé Carlos de Jonas recebendo a Medalha dos Inconfidentes (Foto: 97NEWS)

A Medalha Tiradentes é uma das chancelas mais honrosas da política brasileira, que vem premiando a atuação dos políticos que se destacam em suas regiões e municípios. Concedida pelo renomado Instituto Tiradentes, a comenda, ao longo dos anos, vem sendo objeto de desejo de agentes públicos, que buscam incansavelmente receber o prêmio. Neste contexto, o vereador brumadense Zé Carlos de Jonas (PT) foi apontado, pela segunda vez consecutiva, pelo referido Instituto, como o segundo vereador mais atuante do município de Brumado e, devido a isso, se colocou no patamar de receber a condecoração na qualidade de medalha de prata. A cerimônia ocorreu na última sexta-feira (27) no auditório do Victoria Marina, em Salvador, onde estiveram presentes centenas de prefeitos e vereadores dos estados da Bahia e Sergipe. Muito emocionado, o vereador Zé Carlos de Jonas, descreveu que “é um momento histórico para a minha carreira política, pois pela segunda vez consecutiva eu recebo essa importante premiação que vem coroar a minha luta em prol de Brumado". Ele ainda destacou que "esse prêmio é um estímulo a continuar a nossa jornada no Legislativo, buscando constantemente atender os anseios da nossa população, em especial das comunidades que representamos" e ainda fez questão de agradecer dizendo que "muito obrigado a todos pelo reconhecimento, vamos continuar dando o melhor pela nossa terra". Veja o vídeo do momento da entrega da medalha: 



Identificado casal que morreu em trágico acidente na rodovia BR-116 neste domingo

Veículo do casal se chocou com um ônibus repleto de evangélicos, que vinham de retiro espiritual. Os jovens tiveram morte instantânea (Fotos: Reprodução)

O grave acidente foi registrado durante a madrugada deste domingo (29), na BR-116, em uma serra, próximo à Inhapim. A colisão frontal envolveu um ônibus, que transportava 45 passageiros de um retiro em Caratinga, com destino à Governador Valadares, e um Fiat Uno, com placas de Inhapim, que seguia no sentido contrário.De acordo com o motorista do coletivo, o carro teria invadido a contramão de direção da pista e não teve como evitar o acidente. Jones de Lima Paiva, de 27 anos, e Gessica Marques Pereira, que estavam no Uno e são moradores de Inhapim, não resistiram aos ferimentos e morreram na hora presos às ferragens. Já no ônibus, três passageiros sofreram ferimentos leves. O Corpo de Bombeiros Militar esteve no local para prestar atendimentos às vítimas do ônibus e realizar a remoção do casal do carro que ficou completamente destruído. A Polícia Rodoviária Federal compareceu no acidente, registou uma ocorrência e ouviu versões de testemunhas. As causas do acidente seguem em apuração.

 



Psicologia na Clínica Master com Juhéli Cerqueira

Foto: Divulgação

Pessoas que apresentam uma doença psicológica não costumam exibir manifestações físicas aparentes. Chamadas mais comumente de distúrbios, disfunções, transtornos ou perturbações, muitas doenças psicológicas conhecidas atualmente são atribuídas ao estilo de vida, cultura e sociedade em que a pessoa vive. Na CLÍNICA MASTER, situada na rua Donizete Alves Lima, 225, Bairro Nobre (em frente à Dimak Malhas) você encontra a psicóloga Juhéli Cerqueira. Agende já a sua avaliação (77) 3441-5396, (77) 9 9991-5396 e (77) 9 9126-1903. Na CLÍNICA MASTER, você também encontra ultrassonografia, Doppler, punção de mama e de tireóide por agulha fina, eletrocardiograma, eletroencefalograma, audiometria, RX digital, laboratório de análises clínicas, teste do olhinho, espirometria, procedimentos ortopédicos, procedimentos estéticos (aplicação de botox, peeling), preventivo ginecológico, colposcopia, escleroterapia convencional e com espuma (tratamento de varizes) e muito mais para cuidar bem de sua saúde! Agende já a sua avaliação (77) 3441-5396, (77) 9 9991-5396 e (77) 9 9126-1903. CLÍNICA MASTER, PRAZER EM CUIDAR DE VOCÊ!



Vereador Elias Piau recebe a Comenda dos Inconfidentes como o terceiro vereador mais atuante de Brumado

Já em seu primeiro mandato, o vereador Elias Piau recebe o reconhecimento pela sua atuação (Foto: 97NEWS)

A "Medalha Alferes Tiradentes" é conferida aos políticos que tiveram aprovação em pesquisa de opinião e que possuam ilibada idoneidade moral e relevantes serviços prestados em prol da comunidade. Em Brumado vários políticos já foram agraciados com a comenda que vem premiar o trabalho feito em prol da comunidade. Na última sexta-feira (27), o vereador Elias Piau (PV) recebeu durante o 119º Seminário Brasileiro, a Medalha Tiradentes, em cerimônia realizada no auditório do Hotel Victoria Marina em Salvador. Em seu primeiro mandato parlamentar, Elias Piau vem se destacando e, devido a isso, foi condecorado com o "colar de bronze", como o terceiro vereador mais atuante de Brumado. Em contato com o 97NEWS ele citou que "em primeiro lugar agradeço ao grandioso Deus e, depois, a todos aqueles que confiaram no meu trabalho, depositando suas expectativas futuras. Fui premiado com a medalha de BRONZE por ser considerado, em uma pesquisa feita pelo Instituto Tiradentes, o terceiro vereador mais atuante em nossa cidade". Ele ainda destacou que "eu sou do povo, tenho incansavelmente buscado atender as reivindicações que me chegam. Sabemos que atravessamos um momento delicado em nosso país, onde quem não agrada ao povo não merece ser ouvido, mas não vou desistir, pois água mole em pedra dura, tanto bate que até fura". E finalizou declarando que "essa premiação é um grande estímulo para continuarmos desenvolvendo com todo o empenho a nossa missão de legislar e buscar sempre novas conquistas e avanços para a nossa cidade".



Lúcio Vieira Lima evita visitar Geddel na Papupa

(Foto: Reprodução)

O deputado federal Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA) ainda não foi visitar seu irmão, o ex-ministro Geddel Vieira Lima, na Papuda, de acordo com o colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo. Segundo a publicação, o parlamentar tem notícias apenas pelo advogado e pela família do irmão, que o visita as sextas-feiras. Após ser alvo de busca pela Polícia Federal (PF), Lúcio voltou à rotina na semana passada. Ele e Geddel Vieira Lima - preso em regime fechado desde 8 de setembro, três dias após a PF apreender R$ 51 milhões em um imóvel supostamente utilizado como "bunker" pelo peemedebista, em Salvador-, ainda não explicaram a origem da maior quantia já apreendida pela PF. A operação busca entender a relação entre Lúcio e os R$ 51 milhões. Os investigadores querem saber se ele poderia ser "destino" ou "origem" do dinheiro. A ação foi realizada pela Polícia Federal a pedido da Procuradoria Geral da República. Os mandados de busca e apreensão foram expedidos pelo ministro Luiz Edson Fachin, relator da Lava Jato no STF.



Luto: Morre o pastor Ailton Cardoso, durante tratamento de saúde em Vitória da Conquista

Figura bastante querida, homem de fé, Pastor Ailton era casado com Joana Darck, conhecida pela militância na política conquistense (Fotos: Reprodução)

É com profundo pesar que informamos o falecimento do Pastor Ailton Cardoso, vítima de uma parada cardiorespiratória na tarde deste domingo (29), no Hospital de Base de Vitória da Conquista. Figura bastante querida, homem de fé, Pastor Ailton era casado com Joana Darck, conhecida pela militância na política conquistense, atualmente prestando serviço para Empresa Municipal de Urbanização (Emurc). O local do velório e sepultamento ainda não foram divulgados. 



A crise hídrica castiga a Bahia de ponta a ponta

São seis anos consecutivos de chuvas poucas | Adilton Venegeroles | Ag. A TARDE

É consenso: a Bahia nunca viveu em tempos recentes uma crise hídrica como a atual. São seis anos consecutivos de chuvas poucas, Resulta que, de ponta a ponta do estado, a começar pelo grande São Francisco, até as barragens que estão no volume morto ou bem na beirinha, a um passo de chegar lá.

Tanhaçu, na região de Brumado, está com sérios problemas de abastecimento. A Barragem de Pedras Altas, em Capim Grosso, que abastece 22 municípios, só tem água para mais 60 dias, alerta já dado pelo presidente da Companhia Ambiental de Recursos Hídricos da Bahia (Cerb), Marcus Vinicius.

Evilásio Fraga, presidente do Comitê da Bacia do Paraguaçu e coordenador do agropolo de Mucugê e Ibicoara, grande produtor de batata do país, responsável por 55% do Nordeste com água da Barragem do Apertado, diz que estudos mostram que a crise é cíclica e que a atual exibe outro problema, a falta de habilidade do governo para fazer a gestão:

- Lógico que não é a mesma coisa que quando os rios estão cheios. Nós percebemos a crise desde 2012 e manejamos para segurar água. E agora o governo libera para gente que nunca se preocupou com isso.

No topo - Evilásio pontua que Salvador não corre risco, pelo menos no que depende de água. Pedra do Cavalo garante:

- Só se a Embasa não tiver condições de levar a água, mas água tem. Aliás, Salvador é a capital do Brasil de maior segurança hídrica. Não vejo nada parecido.

Ponto Novo e Pedras Altas - O governo está em vias de iniciar as obras da adutora que interliga as barragens de Ponto Novo e Pedras Altas, uma distância de 42 kms. Segundo Marcus Vinicius, da Cerb, a ideia é fazer um sistema de mão e contramão, com uma sempre podendo auxiliar a outra, a depender de onde tem água.



Internada em hospital de Salvador, Mãe Stella deixa UTI e é transferida para quarto

Mãe Stella tem 92 anos de idade (Foto: Alan Tiago Alves/G1)

A ialorixá baiana Maria Stella de Azevedo Santos, conhecida como Mãe Stella de Oxóssi, de 92 anos, deixou a UTI Cardiáca do Hospital da Bahia, em Salvador, e foi transferida para um dos quartos da unidade de saúde, na manhã deste domingo (29). Ela está internada no hospital desde a sexta-feira (27). De acordo com um boletim divuldado neste domingo pelo Hospital da Bahia, a transferência foi prescrita pelo médico e diretor do Serviço de Cardiologia do Hospital da Bahia (HBA), Jadelson Andrade, após Mãe Stella apresentar melhora no quadro clínico. Conforme o comunicado, o mal estar, a dor de cabeça e a desorientação que levaram à internação da ialorixá foram controladas, com uso de medicações específicas. Ainda segundo o boletim, Mãe Stella está lúcida, e respira sem dificuldades. No entanto, ainda não há previsão de alta. A religiosa comanda o terreiro Ilê Axé Opô Afonjá, em Salvador, e é uma das mais importantes mães de santo do país. No mês passado, lançou um canal no YouTube, onde faz vídeos com ensinamentos e referências da cultura iorubá, memórias, depoimentos e textos sobre a sua vida. Autora de 10 livros, sendo o último lançado no mesmo dia em que colocou o canal no YouTube no ar, Mãe Stella foi a primeira mãe de santo a escrever sobre religião. Defensora dos Direitos Humanos e referência no combate ao racismo e à intolerância religiosa, foi a primeira ialorixá a receber o título de "imortal" pela Academia de Letras da Bahia (ALB), onde ocupa a cadeira de número 33, que tem como patrono o poeta Castro Alves. É uma das maiores referências vivas do estudo da herança cultural africana no Brasil. Ela recebeu também o título de Doutora Honoris Causa, maior honraria concedida pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).



Vitória recebe o Atlético-GO no Barradão em busca de fugir da zona de rebaixamento

(Foto: Reprodução)

Há quatro jogos sem vencer na competição, e há seis jogos sem ganhar como mandante, o Vitória volta a campo às 17h (horário de Salvador) deste domingo (29), no Barradão, para enfrentar o Atlético-GO, que também não sabe o que é triunfar há quatro jogos. Lembrando que o Leão atualmente é o 17º colocado com 33 pontos, enquanto o Dragão é o lanterna da Série A, com apenas 26 pontos.Para esse duelo o técnico Vagner Mancini tem os retornos do zagueiro Kanu e do atacante Kieza, recuperados de lesão, mas os dois devem começar a partida no banco de reservas. O comandante também não poderá com o goleiro Fernando Miguel e com o volante Willian Farias, que seguem se recuperando de lesão.No lado do time goianiense, o técnico João Paulo Sanches não poderá contar com o lateral-direito Jonathan e o volante Ronaldo, que foram vetados dessa partida por conta de problemas musculares. No meio de campo, André Castro deve seguir como titular e na lateral-direita o volante Marcão Silva deve ser improvisado.



Brumado: IBGE está mapeando a produção agropecuária na microrregião da cidade

Foto: 97NEWS

O censo agropecuário 2017 já chegou na microregião do município de Brumado. O coordenador da pesquisa na região declarou que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) busca a atualização dos números da produção animal e agrícola nas comunidades rurais das regiões.  Ainda de acordo com a coordenação, a microrregião de Brumado, agrega ainda os municípios de Aracatu, Malhada de Pedras e Guajeru, Bo total, 30 recenseadores visitarão as propriedades rurais em busca da atualização dos dados. Só para Brumado serão 11 recenseadores, 07 supervisores e um coordenador. Embora o leite seja o carro chefe na linha de produção rural no município, o instituto já sabe que nos últimos anos foram feitos investimentos em plantações de manga, maracujá, mamão e melancia. As informações sobre o progresso desses investimentos só serão apresentadas após a conclusão do ciclo de coleta de dados. Apesar da seca, é grande a expectativa na produção de frutas, o que deverá apontar um aumento na renda da agricultura familiar no meio rural.