ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CDL de Brumado convoca associados para Assembleia Geral para discutir 'Campanha de São João 2024'

Faleceu em Vitória da Conquista a ex-diretora do Campus XX da UNEB de Brumado

Sete em cada dez bancos adotam biometria facial

Onebra Brasil - Inovação em Apostas Online

Homem é preso em flagrante dentro de universidade na Bahia após se passar por professor

Marília Mendonça é a primeira artista brasileira a bater a marcar de 10 bilhões de streams no Spotify

Colisão entre dois helicópteros mata dez pessoas na Malásia

Feira Agropecuária de Morro do Chapéu reúne mais de 95 mil pessoas e movimenta R$7,5 milhões

Brasil não deve 'depender eternamente' de Bolsa Família, diz Governo

Motorista evita acidente após ônibus perder freios em avenida de Guanambi

Escritor Paulo Esdras lançará livro de poemas durante a Bienal do Livro Bahia

Acidente grave entre carro e carretas deixa dois feridos em Vitória da Conquista

Perícia em local de crime na cidade de Guanambi é tema de artigo em Revista Científica Internacional

Unidade móvel do TRE-BA inicia atendimento em Malhada de Pedras

Câmera escondida em casa alugada registrava banhos dos moradores

Gusttavo Lima leva cavalo ao palco durante show e divide opiniões nas redes sociais

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe

Novo tratamento para gordura no fígado 'avançada'

Caravana Bahia Sem Fogo realiza semana intensa de prevenção e educação ambiental na Chapada Diamantina

Ciclista morre após acidente envolvendo motocicleta na BA-938 em Guanambi



BUSCA PELO ARQUIVO "10/2013"

MEC nega vazamento de gabarito do Enem; boato começou no Twiter

O Ministério da Educação afirmou na tarde desta quarta-feira (23) que é "totalmente improcedente e falsa" a suposta lista com o gabarito do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que começou a circular na noite de terça-feira (22) pela internet. Veja abaixo a íntegra do comunicado divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela elaboração e aplicação do Enem:

"É totalmente improcedente e falsa essa ilação. Trata-se de mais uma tentava de gerar um clima de insegurança, como ocorreu em outras oportunidades.

O sigilo do gabarito está totalmente preservado e só será divulgado após a realização do exame, conforme prevê o edital.

O caso foi encaminhado para a Polícia Federal para averiguação, podendo o responsável ser enquadrado no artigo 311 A do Código Penal."

A imagem de um gabarito contendo respostas para 45 questões de ciências humanas e 45 de ciências da natureza foi publicada em um perfil anônimo do Twitter por volta das 20h30 de terça. Segundo o perfil que as divulgou, as respostas seriam da prova de cor rosa do Enem. Os dados do documento, além de serem falsos, segundo o MEC, não correspondem às respostas da prova rosa do Enem 2012 e do Enem 2011, que estão disponíveis para consulta aberta no site do Inep. As respostas também não condizem com os gabaritos das provas das demais cores das duas últimas edições da prova do governo federal.



Brumado:Comunidade do Espinheiro e adjacências faz festa animada em comemoração ao Dia das Crianças

Foto: Divulgação

A comunidade do Espinheiro comemorou o Dia das Crianças, com muito presente, lanches refrigerantes e muita brincadeira ao som de DJ Pantera.

A festa é promovida por Mário Brasil e sua esposa Neide Lessa, que no decorrer do ano arrecada presentes para o Projeto Faça uma Criança Sorrir.

Este é o segundo ano que o projeto leva felicidade para as crianças do Espinheiro, Campo Seco Velho, Passagem de Pedra, Faz. Nova e Arrecifinho. A festa aconteceu na quadra de esportes do Espinheiro, e foram distribuídos mais de mil brinquedos. A garotada se divertiu com a Turma da Mônica e um palhaço que arrancou muitas risadas da criançada.



Brumado: Carro capota e pega fogo na BR-030, próximo a Vila Catiboaba

Foto: Marcos Paulo/97NEWS

Um carro pegou fogo e ficou destruído depois de capotar na rotatória do anel viário da BR-030, próximo a Vila Catiboaba.

Conforme informações do condutor do veículo ao 97NEWS, “ viemos de Vitória da Conquista e estávamos indo para Caetité, quando um carro vindo em sentido contrário com o farol alto, ofuscou minha visão e eu perdi o controle do carro e bati no canteiro da rotatória e ocasionou o capotamento” explicou o motorista.

Ainda segundo ele, foi o primeiro a sair do carro, em seguida auxiliou a esposa, segundos depois o carro pegou fogo. Com o impacto da batida e o capotamento, alguns objetos foram arremessados para fora do veículo.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192, fez os primeiros atendimentos e encaminhou o casal para o Hospital Geral Professor Magalhães Neto, com alguns arranhões.



PR realizará encontro regional em Caetité

Foto: Divulgação

O Partido da República da Bahia vai realizar o seu segundo encontro regional em Caetité, neste sábado, às 9h30, na Câmara Municipal. Segundo o presidente da legenda no Estado, deputado federal José Rocha, o evento deve alcançar o mesmo sucesso verificado em Teixeira de Freitas, onde lideranças do partido discutiram questões voltadas ao fortalecimento da sigla e também assuntos ligados ao desenvolvimento da região e da Bahia, nos quais o PR vem apoiando os governos estadual e federal. Estão confirmadas as presenças do ministro dos Transportes, César Borges, dos deputados republicanos João Carlos Bacelar (federal) e Reinaldo Braga (estadual), do vereador de Salvador Isnard Araújo entre outras lideranças locais e regionais do PR. Um dos pontos que será abordado pelo ministro é a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), que teve por parte do Tribunal de Contas da União (TCU) a liberação para que a Valec execute as obras do lote 5. Este trecho, de 162 quilômetros, vai do Riacho da Barroca, em Caetité, no sudoeste baiano, à ponte do Rio São Francisco. O trecho entre as cidades baianas de Caetité e Ilhéus, está em fase de terraplenagem e mantém o cronograma de conclusão da obra em dezembro de 2014. A obra emprega mais de 7100 trabalhadores e se aproxima dos 20% execução. O próximo passo é a instalação dos dormentes.



Lei obrigará bares e restaurantes a oferecer cardápios em braille

Foto: Divulgação

Restaurantes, bares e lanchonetes terão de ter pelo menos um cardápio em braille para os clientes. Caso não haja recurso para apreciação do projeto no plenário do Senado, o PLC 48/2011 - aprovado nesta quarta-feira, 23, pela Comissão de Direitos Humanos - vai direto à sanção presidencial.

Pelo texto, o estabelecimento que descumprir a exigência do cardápio em braile terá que pagar multa de R$ 100, reajustada com base no índice de correção dos tributos federais. Em caso de reincidência, será cobrado o dobro da multa.

Segundo a deputada Luiza Erundina (PSB-SP), autora da proposta, para que o acesso universal à informação previsto na Constituição Federal seja possível, é necessário legislar sobre questões simples e ao mesmo tempo fundamentais para o cotidiano das pessoas com deficiência.



Idosa morre atropelada na BA-262

Foto: Divulgação/Aprochego

Mais uma pessoa morre por atropelamento no Sudoeste Baiano. Dessa vez foi na BA-262, no trecho do povoado da Jiboia, entre Anagé e Aracatu. De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual, Diolina Soares Vieira, de 77 anos, foi atingida por um carro que trafegava na rodovia. O condutor Ely Ferreira Luis de Almeida, de 54 anos, não teve ferimentos. Ele foi ouvido na delegacia de Aracatu e posteriormente liberado. Este foi o segundo atropelamento com vítima fatal em menos de uma semana no mesmo local. Na última quarta-feira um garoto de 13 anos morreu atropelado no mesmo trecho. O corpo foi levado ao Instituto Médico Legal (IML), em Vitória da Conquista.



Brumado: Colisão entre motocicleta e carro no centro da cidade

Foto: Marcos Paulo/97NEWS

No início da tarde desta quarta-feira (23/10), houve uma colisão entre um Fiat Strada de placa policial ELX 9390, licença de Brumado, e uma motocicleta Honda 150, vermelha, com placa policial OUI 6466. Segundo informações, o motociclista trafegava na Rua Euclides da Cunha, centro, quando o condutor do carro invadiu a contramão para entrar num cruzamento. Com o impacto o condutor da moto, foi arremessado violentamente contra uma parede.

Na colisão o tanque da motocicleta foi perfurado e o motor aparentemente danificado, já o carro, teve o lado do motorista estragado e o pneu estourado.

A Polícia Militar esteve no local juntamente com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência –SAMU 192, que prestou os primeiros socorros e encaminhou o motociclista para o Hospital Geral Prof. Magalhães Neto.



Brumado: Prefeito Aguiberto Lima Dias fala o motivo de sua desfiliação do PSL

Foto: Marcos Paulo/97NEWS

Em entrevista com os departamentos de jornalismo da Rádio Alternativa e do  97NEWS, o prefeito Aguiberto Lima Dias, falou da sua desfiliação do PSL (Partido Social Liberal), e seu descontentamento com o partido. Segundo o prefeito, quando ele ingressou no partido “estava tudo irregular, inclusive com documentação atrasada, então nós regularizamos tudo e mandamos para Salvador, com os nomes das pessoas que iam compor a provisória do PSL, e eu inclusive estava como presidente nessa lista, para surpresa nossa, me tiraram da presidência e colocaram outro nome como presidente, e só liberou a lista para registro da candidatura no último dia e na última hora, então é um partido que não dá segurança” enfatizou o prefeito.

Outro motivo que levou à saída de Dias, foi o fato do responsável pelo partido em nossa cidade ser Maurício Trindade (PROS), e “ele não faz parte da base aliada do governo do estado, e eu estou na base do governo do estado”, declarou o prefeito.

De acordo informações de Aguiberto, dois partidos o Pros (Partido Republicano da Ordem Social) e o SDD (Partido da Solidariedade), fizeram o convite a ele para se filiar, e o mesmo optou por se filiar ao Partido da Solidariedade.

Ao ser indagado sobre as declarações do Presidente do PSL na Bahia, Toninho Olívio, que o chamou de mentiroso e “mandado” por Jaques Wagner, o prefeito de Brumado foi bem direto “ o que vem de baixo, não me atinge”.



Segunda CIPR recebe novo armamento

Foto: Divulgação

Informamos que a 2ª Companhia Independente de Polícia Rodoviária acaba de receber novo armamento e que os seus integrantes, sob supervisão do Comandante da unidade, o Sr. Major PM Souza Júnior, participaram durante esta terça-feira (22/10), de instruções, objetivando proporcionar segurança aos usuários das rodovias sob jurisdição desta unidade especializada, com eficiência e eficácia.

Fazem parte do novo armamento, submetralhadoras e pistolas de marca Taurus, ambas de calibre .40.

As instruções foram realizadas no stand de tiro da PM.



Brumado: Justiça decide soltar Lêda Cristina, acusada de fraude no DETRAN

Foto: Marcos Paulo/97NEWS

Foi libertada nesta terça-feira (22-10), Lêda Cristina dos Santos, acusada de facilitar aprovação nos exames para expedição de CNH – Carteira Nacional de Habilitação. Lêda foi presa no dia 15 de outubro em uma operação da polícia, denominada Operação BR-030, que desarticulou um esquema de fraude no Detran. A servidora pública estava custodiada na cidade de Presidente Jânio Quadros, à aproximadamente 80Km de Brumado, já que em nossa cidade não tem um presídio feminino e não tem espaço para mulheres na carceragem local. Por ser acusada de irregularidades em emissões de CNH, e não ter usado de violência ou ameaças a outras pessoas, a justiça decidiu pela soltura da servidora, que continuará respondendo a inquérito policial.



Brumado: Moradora do Bairro Olhos D'água recolhe cães e gatos abandonados nas ruas

Foto: Cláudio Ribas

A ativista da Causa Animal Kátia Rodrigues esteve no Bairro Olhos D`água  visitando a protetora de animais Sra. Edilene, que mantem sob sua guarda 10 (dez) cães e 08 (oito) gatos,  todos recolhidos das ruas, vitimas de acidentes, maus-tratos ou abandono.  Dona Edilene disse que recolhe os animais nas ruas para cuidar e depois soltá-los, mas com o tempo vem o amor e ela acaba ficando com todos eles.
A ativista falou que "fica feliz no momento em que se veem tantos maus tratos aos animais, encontrar pessoa como dona Edilene cuidar de vários animais com tamanha dedicação". Kátia disse também que irá doar ração e medicamentos para os animais.



Mega-Sena pode pagar prêmio de R$ 23 milhões nesta quarta-feira

O concurso número 1.541 da Mega-Sena pode pagar R$ 23 milhões, nesta quarta-feira (23). O sorteio acontece a partir das 20h25, em Osasco (SP). Com o início do horário de verão, os apostadores devem ficar atentos, porque será considerado o horário oficial de Brasília para o encerramento das apostas e para o sorteio. Caso algum apostador acerte sozinho as seis dezenas da sorte, pode comprar uma frota de 191 veículos de luxo, segundo estimativa da Caixa Econômica Federal. A aposta mínima custa R$ 2.



Pesquisa afirma que brasileiro ainda desconhece fatores de prevenção do diabetes

Foto: Divulgação

Cuidados como cuidar da alimentação, praticar atividade física ou parar de fumar ainda não foram incorporados por brasileiros como medidas para prevenir o diabetes tipo 2. Pesquisa divulgada nesta terça (22) pela Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) diz ainda que a maioria dos entrevistados acredita que evitar o açúcar é suficiente para afastar a doença. O levantamento ouviu 1,1 mil pessoas, de 18 a 60 anos, em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre e Recife, e inaugura a campanha “Diabetes: mude seus valores”. O objetivo é investigar como a população entende a doença. Segundo a SBD, 28% dos entrevistados relacionaram atividades esportivas ao controle da doença e 72% não associaram o tabagismo como fator de risco. A SBD informou que, entre 2000 e 2010, a enfermidade foi responsável pela morte de mais de 470 mil pessoas no país, conta que fez o Brasil ficar na quarta posição em número de casos no mundo. Atualmente, em escala mundial, são mais de 13,4 milhões de pessoas com diabetes do tipo 2, especialmente pessoas obesas acima de 40 anos. Nesse tipo de diabetes há insulina, mas a obesidade dificulta a ação.

Informações da Agência Brasil.



Incomparável, inconfundível, imperdível, Brumado Indoor 4ª edição

Como nos anos passados, nesta 4ª edição, a produção do Brumado Indoor 2013, na qualidade de Ney Eventos Empreendimentos, mais uma vez estará trazendo para nossa cidade nomes de peso como Saulo, Pablo, Torres da Lapa, DJ Pantera e o DJ Rafa Gouveia. Amantes do Brumado Indoor contarão com uma mega estrutura de som, iluminação de última geração, Boate ao ar livre, Camarote Open Bar e Boate, gente bonita e muita folia. O evento terá início às 16h no espaço de entretenimento  Planet show 2, a sua área top de eventos.

O primeiro lote de abadas será prioritário e limitado para os interessados em trocar o ingresso de Léo Magalhães para o Brumado Indoor, pagando a diferença do valor, caso não tenha interesse, poderá ser ressarcido em espécie, a partir de quarta-feira (23/10), ou trocar para o show de Léo Magalhães, no mês de janeiro 2014.  



Diretor da J. Abreu Corretora de Seguros participou de congresso no Rio de Janeiro

Foto: Divulgação

O Diretor da J. Abreu Corretora de Seguros, José Abreu e sua esposa Núbia Abreu participaram do 18º Congresso Brasileiro de Corretores e do 2º Congresso Brasileiro de Saúde Suplementar, este realizado em parceria com a FenaSaúde, segmento que vem apresentando expressivas taxas de crescimento, tendência que deve ser mantida nos próximos anos. O evento promovido pela Fenacor aconteceu no Rio de Janeiro, de 16 a 18 de outubro, no Pier Mauá, local onde foi realizado o Congresso. Seguindo o tema central “O mercado de seguros no Brasil do século XXI”, a organização do evento realizou discussões sobre assuntos atuais e relevantes para o corretor de seguros congressista.

 

J. Abreu Corretora de Seguros, 30 anos com você! Telefone (77) 3441-3311.



Brumado: Casa na Malhada Branca servia como ponto de venda de drogas

Foto: Marcos Paulo/97NEWS

A Polícia Civil encontrou nesta terça-feira (22/10), uma casa que funcionava como ponto de venda de drogas no bairro Malhada Branca. Na residência a polícia encontrou  três mulheres e um travesti  menor de idade, que no momento do flagrante faziam a pesagem das drogas. No local foram encontradas munições, uma lâmina, trezentas pedras de crack, aparelho celular e uma balança de precisão, que serão entregues na 20ª COORPIN.

De acordo informação do delegado Leonardo Rabelo, está sendo comum, na cidade, as mulheres assumirem os pontos de droga, já que na maioria das vezes, o responsável pelo comando do tráfico está preso ou foragido.

As acusadas foram encaminhadas para a delegacia e responderão pela conduta criminosa, o menor também foi conduzido à delegacia para averiguação  e será encaminhado ao Ministério público.

 



STF derruba liminar e Roberto Frank assume como desembargador na Bahia

Foto: Bocão News

Após uma liminar deferida pelo Supremo Tribunal Federal (STF), o advogado Roberto Maynard Frank assumiu, na noite desta segunda-feira (21), o cargo de desembargador da Bahia. A cerimônia aconteceu às 18h, no Tribunal de Justiça, em Salvador.  O documento foi deferido pelo ministro Ricardo Lewandowski do Supremo Tribunal Federal (STF) nesta segunda, devido a um mandado de segurança impetrado pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e pela Seccional da Bahia, (OAB/BA). Segundo a liminar, não há irregularidades que impessam o advogado de tomar posse.”O inquérito consta em aberto, sendo assim, qualquer um é inocente até que seja condenado.”, disse Paulo Fortes, assessor da OAB/BA. O advogado teve a posse suspensa pela manhã por uma liminar do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), onde indicava que ele responde a processo criminal, o que o impossibilitava de ocupar a vaga do Quinto Constitucional da Corte baiana, com o cargo de desembargador. No entendimento do Superior Tribunal Federal (STF), a liminar foi derrubada por não possuir fundamento legal.

Informações do G1.



Brumado: Projeto de Lei proíbe uso de capacete em estabelecimentos públicos e privados

Foto: 97NEWS

Foi aprovado por unanimidade, no plenário da câmara, na reunião ordinária desta segunda-feira (21/10), o Projeto de Lei Nº 029/2013, apresentado pelo Vereador Alessandro Lôbo e Silva (PSL), que dispõe sobre a proibição do ingresso ou permanência de pessoas utilizando capacete ou equipamento similar que dificulte a identificação nos estabelecimentos públicos ou privados na cidade de Brumado.

Conforme relatou o Vereador Alessandro Lôbo ao 97NEWS “A iniciativa prioriza a preocupação com a segurança dos cidadãos brumadenses numa tentativa de inibir a ação de meliantes que usam desta artimanha para cometerem crimes sem serem reconhecidos por suas vítimas, não podemos conter em definitivo os crimes cometidos desta forma, mas em se tornando lei no município a proibição, a insistência do uso do capacete em locais proibidos de longe denunciará uma atitude suspeita”.

A lei, que será encaminhada para a sanção do prefeito, prevê, ainda, que nos postos de combustíveis e estacionamentos o usuário de capacete ou equipamento similar deve retirá-lo imediatamente após parar o veículo.

Segundo o texto, os estabelecimentos comerciais e os órgãos públicos deverão fixar em local visível, placa informativa contendo os seguintes dizeres: "É PROIBIDA A ENTRADA DE PESSOA UTILIZANDO CAPACETE OU EQUIPAMENTO SIMILAR QUE DIFICULTE A IDENTIFICAÇÃO”.



Grupo invade fazenda no interior da Bahia e faz prefeito refém

Foto: Divulgação

O prefeito do município de Ribeira do Pombal, Ricardo Maia Chaves de Souza (PSD), de 37 anos, foi levado como refém após quatro homens armados invadirem a fazenda dele na madrugada desta segunda-feira (21).

As informações são do Batalhão de Polícia Militar da cidade. Segundo a PM, as vítimas foram soltas na manhã desta segunda, quando o caso foi informado à imprensa.

Em contato com o G1, a assessoria de comunicação da Prefeitura de Ribeira do Pombal informou que o prefeito não ficou ferido, mas está "muito abalado". O gestor foi levado para a residência dele na cidade.

De acordo com a PM, durante a ação, os assaltantes também levaram a madrasta do gestor municipal como refém.
"Os quatro elementos tinham feito um assalto em um posto de gasolina na cidade do Jorro. Aí nós montamos uma barreira na BR. Foi quando eles perceberam a barreira e entraram pela estrada até a fazenda dele. Chegando lá roubaram a fazenda e levaram os dois", relata o soldado Jairo.

A PM afirma que o grupo levou diversos pertences do prefeito, além de uma alta quantia em dinheiro. Segundo a polícia, as duas vítimas foram liberadas pelos assaltantes por volta das 7h desta segunda-feira (21/10), na região de Feira de Santana.  Até às 10h, os criminosos não tinham sido identificados e continuam sendo procurados.



Carro-pipa da embasa abastece piscina de condomínio do prefeito de Itaberaba

Foto: Ricardo Pimentel

Mais uma denúncia agita o município de Itaberaba, na Chapada Diamantina. Dessa vez, foi o vereador local Ricardo Pimentel (Pros) que publicou no último sábado (19), em suas redes sociais, fotos e vídeos de um carro-pipa abastecendo a piscina do condomínio de luxo “Brezza di Fiore”, de propriedade do atual prefeito João Almeida Mascarenhas Filho (PP). Até aí tudo bem, o problema é que a água era da Embasa e ainda por cima tratada. O edil filmou toda a ação, desde a captação da água para o carro-pipa de placa JLI 7910, na Estação de Tratamento de Água (ETA) da Embasa, até o momento em que entra no condomínio, no loteamento Bahia. Além da filmagem, o vereador Ricardo Pimentel assegurou testemunhas e fez registros fotográficos para provar junto aos órgãos fiscalizadores a denúncia.

Segundo Pimentel, Itaberaba está passando por uma grande seca e várias pessoas estão procurando a prefeitura para pedir água, por meio de carros-pipa. “Esse procedimento demora mais de 60 dias para sair e resolver a situação, enquanto isso o prefeito João Filho enche a sua piscina com mais de 20 carros-pipa de água tratada. É um verdadeiro absurdo”.

 De acordo com o parlamentar municipal, o ato é contrário às normas da Embasa, que proibiu o abastecimento de água tratada por meio de carros-pipa de residências na sede do município de Itaberaba. “É um verdadeiro acinte à sociedade, pelo simples fato do prefeito estar utilizando o seu prestígio político junto a Embasa para beneficiar um empreendimento particular. Enquanto isso, as rádios da cidade recebem diversas ligações, diariamente, reclamando da falta de água nos bairros e na zona rural”.

Por: Jornal da Chapada.

CONTINUE LENDO