ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Coordenador da 20ª Coorpin esclarece que incêndio causado por minerador na Chapada Diamantina 'pode não ter sido proposital'

Brumado: Funcionários relatam possíveis férias coletivas na Vix Logística, terceirizada da RHI Magnesita

Mais uma turma de motoristas de Brumado terminam curso do transporte coletivo de passageiros

Bolsonaro anuncia saída do PSL e criação da Aliança pelo Brasil

Medida Provisória permite que agências abram aos sábados e carga horária de bancários sobe

BR-101: Veículo com placas de Brumado se envolve em grave acidente na região de Laje

Livramento de Nossa Senhora: Polícia prende homem suspeito de iniciar focos de incêndio na Chapada Diamantina

Saúde do Coração - Clínica Mais Vida oferece exame de eletrocardiograma

Brumado: Enfermeira fala da importância da prevenção do câncer em trabalhadores e profissionais

Novembro Azul: Como anda a saúde dos homens? 97NEWS vais as ruas e ouve brumadenses

Prefeitura de Brumado lança campanha de descontos no REFIS 2019

Brumado: Motorista passa mal e capota veículo na Av. João Paulo I

Homem é preso suspeito de estuprar enteada de 14 anos em Contendas do Sincorá

Bolsonaro assina medida provisória que extingue o DPVAT a partir de 2020

Eleições 2020: Fabrício Abrantes visita comunidades na zona rural de Brumado

Brumado: Botijões de gás são flagrados sendo transportados irregularmente

PRF resgata aves silvestres transportadas irregularmente em bagageiro na BR-116 de ônibus

Conquista: Manifestantes lotam frente do Fórum da cidade e pedem justiça pela morte do estudante e motorista de aplicativo

Brumado: Superintendente de Trânsito desmente situação de 'bullying' na SMTT

Brumado: Moradores da Vila Presidente Vargas denunciam envenenamento de gatos



BUSCA PELO ARQUIVO "10/2013"

Assembleias em todo o país rejeitam proposta e mantêm greve

As assembleias da categoria realizadas nesta segunda-feira (07), seguindo orientação do Comando Nacional dos Bancários, rejeitaram a proposta apresentada pela Fenaban na sexta-feira e decidiram continuar a greve em todo o país. A paralisação continua crescendo e segundo a Serasa Experian já afeta a captação de crédito no país.

"Os bancários deixaram claro mais uma vez aos banqueiros que não aceitam uma proposta rebaixada, absolutamente incompatível com a rentabilidade do sistema financeiro, com o aumento da produtividade dos trabalhadores do setor e com o lucro astronômico dos bancos, que ultrapassou R$ 60 bilhões nos últimos 12 meses", afirma Carlos Cordeiro, coordenador do Comando Nacional. 

A proposta dos bancos, de elevar de 6,1% para 7,1% (ganho real de 0,97%), foi apresentada na sexta-feira 4, depois de um mês de silêncio. No mesmo dia foi rejeitada pelo Comando Nacional, que enviou ofício à Fenaban reafirmando "a necessidade de os bancos apresentarem uma nova proposta que de fato atenda às reivindicações econômicas e sociais dos bancários". 

"Apesar das práticas antissindicais dos bancos, como os interditos proibitórios, ameaças a grevistas e contingenciamentos, a greve vem crescendo dia após dia", acrescenta Carlos Cordeiro. 

No 19º dia da paralisação, os bancários mantiveram fechadas 11.717 agências e centros administrativos de bancos privados e públicos em todos os 26 estados e no Distrito Federal - o que representa um crescimento do movimento de 90,6% em relação ao primeiro dia, quando 6.145 estabelecimentos financeiros foram parados.

 



Médicos baianos fazem manifestação nesta terça-feira em Ondina

Foto: Divulgação

A Federação Nacional dos Médicos (FENAM) convocou todos os médicos brasileiros para a realização do Dia Nacional de Protestos nesta terça-feira (8). Estão previstas manifestações em todo o país contra a precariedade da saúde pública e do trabalho médico, agravados, segundo a FENAM, pelas contradições da MP 621, que trata do programa Mais Médicos. 
Na Bahia, está marcada uma manifestação pública às 16h em Ondina, na praça das Gordinhas. Segundo o presidente do Sindicato dos Médicos do Estado da Bahia (Sindimed-BA), Francisco Magalhães, a entidade nacional passou a orientação de paralisar as atividades, porém como não houve um processo de deflagração em assembleia, o sindicato não seguiu esse indicativo de fazer uma paralisação. 
A orientação, de acordo com Francisco, é de que os médicos que sentirem que têm condições de parar em seu serviço paralisem as atividades. Já aqueles que não puderem fazer a paralisação, realizem um protesto, como trabalhar com roupa ou tarja preta. 



Em Itabuna, filho mata pai após ser flagrado fazendo sexo em casa

Um jovem de 25 anos espancou o próprio pai no último domingo (06/10) após ser flagrado fazendo sexo com a namorada dentro de casa, em Itabuna, a cerca de 450 quilômetros de Salvador. Rosivaldo Bispo dos Santos, 52 anos, foi encaminhado para um hopital, mas não resistiu aos ferimentos e morreu durante a madrugada.
De acordo com a delegacia da cidade, Danilo de Jesus Santos, 25 anos, estava fazendo sexo na sala da casa da família com sua namorada, identificada como Valéria, quando foi visto pelos pais do jovem, que recriminaram a ação.
Pai e filho começaram a discutir e Danilo começou a dar socos por todo o corpo de Rosivaldo, deixando-o gravemente ferido. Enquando o namorado espancava a vítima, Valéria agarrou a mãe para impedir que ela ajudasse o marido.
Rosivaldo foi socorrido em casa por vizinhos, na rua Ana Nery, no bairro de Mangabinha, e foi encaminhado para o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães. No entanto, ele sofreu uma parada cardiorespiratória e morreu por volta de 0h30.
Ainda segundo a delegacia de Itabuna, Danilo era usuário de drogas e há a suspeita que Valéria é moradora de rua. Eles fugiram após o jovem espancar o pai e seguem procurados pela polícia.
 



Brumado: Prefeito tem mandato cassado, mas ainda cabe recurso

Foto: 97NEWS

Nesta segunda-feira (07/10), o juiz Genivaldo Alves Guimarães, da 90ª Zonal Eleitoral de Brumado, cassou os mandatos do prefeito Aguiberto Lima Dias (PSL) e a vice Cristina Gondim (PSDB). A ação de investigação judicial eleitoral foi proposta  pela candidata Marizete Pereira (PT), segunda colocada na última disputa eleitoral, e o vice Marlúcio Abreu (PP), a ação foi movida dois dias depois de Dias assumir a prefeitura, sob alegação de que houve fraude, corrupção e abuso de poder econômico, havendo assim comprometimento no resultado das eleições. “Aplico aos representados Aguiberto Lima Dias e Isabel Cristina Santana Gondim a pena de inelegibilidade para a eleição na qual foram diplomados, bem como para aquelas a serem realizadas nos oito anos subsequentes”, determinou o juiz na sentença. O processo cabe recurso e o prefeito e a vice podem aguardar sem renunciarem ao cargo. 



Brumado: Vereadora Liu Vasconcelos articula implantação do Orçamento Impositivo

Foto: Divulgação

Um dos assuntos em pauta no debate da sessão da Câmara de vereadores de Brumado, nesta segunda-feira (07/10),  é a adoção do chamado Orçamento Impositivo, que, em poucas palavras, visa obrigar o Poder Executivo a executar a programação orçamentária aprovada pelo Poder Legislativo.

O projeto propondo a criação do Orçamento Impositivo para Brumado será apresentado pela vereadora, mas anteriormente a esta apresentação Liu Vasconcelos (PCdoB) juntamente com os vereadores Weliton Lopes (PR) e Édio da Silva Pereira (PCdoB) apresentará nesta segunda-feira o requerimento solicitando do presidente da Casa a criação de uma comissão especial para fazer estudo sobre as viabilidades do novo modelo de Orçamento.

A vereadora salienta que com a aprovação de Orçamento Impositivo Municipal o parlamento de Brumado passará a ser mais forte e independente, pois as emendas individuais dos vereadores incluídas no orçamento municipal teriam de ser obrigatoriamente executadas.



Em Ibiassucê, sudoeste da Bahia, recém nascido é encontrado dentro de saco plástico

Foto: Divulgação/Google

De acordo com informações da Polícia Civil uma mulher de aproximadamente 30 anos, moradora da zona rural do município de Ibiassucê, teve um parto doméstico e tentou matar sua própria filha logo após o nascimento. O fato teria acontecido na manhã de sábado (5). A criança foi encontrada dentro de um saco plástico e em seguida encaminhada para o Hospital Municipal de Ibiassucê onde recebeu os primeiros atendimentos.

 

O bebê foi encaminhado para Vitória da Conquista e está internado no Hospital Esaú Matos. Depois de exames mais detalhados constatou-se uma fratura no osso da face. A criança segue em acompanhamento, mas o seu quadro é estável.

 

Segundo a polícia, a mãe permanece internada no Hospital Municipal de Ibiassucê e nesta segunda-feira, 07, o delegado titular deverá pedir sua prisão preventiva e indiciada por tentativa de homicídio com o agravante de o crime ter sido cometido contra um incapaz. Familiares disseram que a mãe é solteira, já tem um filho e escondeu a gravidez da família.



Dilma Roussef cancela visita à Vitória da Conquista

Foto: Divulgação

A presidente Dilma Rousseff cancelou a viagem que faria a cidade de Vitória da Conquista para entrega de casas do Programa Minha Casa Minha Vida, nesta 4ª feira (9). Os futuros moradores que foram contemplados já estão no local, perto do Miro Cairo,  reclamando a entrega das casas. O clima é de tensão nos conjuntos habitacionais Pau Brasil, Acácias, Jequitibá e Ipê. “Não dependemos de Dilma para mudar. Depois ela vem e pede os votos dela”, disse uma futura moradora que não quis ser identificada.  A notícia da decisão de Marina Silva em ter se filiado ao PSB de Eduardo Campos, Governador de Pernambuco, pode ter sido o motivo do cancelamento da visita presidencial.  O humor no PT mudou após o anuncio que Marina será a vice na chapa de Campos.

Por: Blog da Resenha Geral



Sindicato dos Comerciários informa sobre a 1º parcela do 13º

Instituída no governo de João Goulart por meio da Lei 4.090, de 13/07/1962,  o Décimo Terceiro é direito do trabalhador devendo ser paga ao empregado em duas parcelas até o final do ano no valor correspondente a 1/12 (um doze avos) da remuneração para cada mês trabalhado.

A Lei 4.749, de 12/08/1965, que dispõe sobre o pagamento do Décimo Terceiro, determina que o adiantamento da 1ª parcela, correspondente a metade da remuneração devida ao empregado no mês anterior, sendo paga entre os meses de fevereiro até o último dia do mês de novembro (30 de novembro). Já a 2ª parcela deve ser quitada até o dia 20 de dezembro, tendo como base de cálculo a remuneração deste mês, descontado o adiantamento da 1ª parcela.

Se seus Direitos não são Cumpridos, Denuncie Ligando para o 0800 095 3270 ou Acesse nosso site www.sindcomerciarioba.com.br e tenha mais informações.

Lembrando que você não está só, denuncie qualquer irregularidade contra o direito do trabalhador do Comércio.



Candidatura de Lídice ao Palácio de Ondina já é dada como “inevitável”

Foto: Divulgação

Apesar de a senadora Lídice da Mata, presidente estadual do PSB, ter declarado que ainda é “cedo para avaliar” o cenário para o partido em âmbito local, após a aliança da ex-senadora Marina Silva com o governador pernambucano Eduardo Campos (PSB), nos bastidores da sigla a sua candidatura ao governo da Bahia é considerada agora como “inevitável”.

A coligação do Partido Rede Sustentabilidade – idealizado por Marina, mas que foi inviabilizado pela Justiça Eleitoral – com o PSB demonstraria que o gestor de Pernambuco não quer apenas demarcar espaço para 2018, mas disputar de verdade a cadeira à Presidência da República, em 2014. Como consequência, conforme lideranças, a postulação de Lídice seria um caminho sem volta. Na Bahia, articuladores e militantes da Rede vão se filiar ao PSB.

O ingresso na agremiação seria uma orientação dos líderes nacionais da Rede. Como consequência deve haver um “casamento” de ideias entre os partidos. A própria Lídice, após a notícia que surpreendeu o meio político, confirmou a entrada de membros da Rede no seio socialista. “Estamos concentrados nisso”. O deputado estadual Capitão Tadeu (PSB) disse que será possível os militantes da Rede conservarem a própria identidade ao se filiarem ao PSB.

Por: Tribuna da Bahia



Brumado: Professores da rede estadual serão contemplados com tablet no Dia do Professor

Em comemoração ao Dia do Professor (15/10), a Secretaria da Educação do Estadoda Bahia promove a Ação de Valorização do Professor – todo professor merecere conhecimento.

A iniciativa contempla a entrega de 30 mil tablets educacionais para todos os docentes do ensino médio (efetivos e Reda) programados em sala deaula, além de projetores multimídia, lousa digital e tablets para todas as unidadesescolares da rede estadual. O investimento, em parceria com o Governo Federal, é da ordem de mais de R$ 12,5 milhões.

A solenidade de entrega simbólica dos tablets acontece nesta terça-feira (8/10), às 9h, na sala de Videoconferência do antigo modelo, com a presença da diretora regional da DIREC-19, Filomena Azevedo Leite. O evento, que acontece, simultaneamente, pelo sistema de videoconferência, contará com participação do secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto, em Salvador, que fará, ainda, o lançamento do Prêmio Professor e do Selo Gestão Escolar.

 



Brumado: Conselho Tutelar realiza conferência no Colégio Miriam Azevedo Gondim Meira

Foto: Divulgação

O Colégio Miriam Azevedo Gondim Meira e o Conselho Tutelar promoveram na última quinta feira (03/10), a " 1ª Conferência com o Conselho Tutelar" objetivando esclarecer e alertar os alunos daquele estabelecimento de ensino sobre os meios de defesa contra a vulnerabilidade que os jovens enfrentam, diante dos casos de abuso sexual, exploração sexual, bullyng e outros tipos de violência que ocorrem no meio escolar.

            As Conselheiras; Fernanda de Souza Matos, Consuelo Marques Sales, Juliana Nascimento Muniz e Adislei Trindade da Silva, proferiram palestras esclarecedoras de como devem agir os jovens, quando se sentirem ameaçados, diante dessas situações de vulnerabilidade. Distribuíram Cartilhas com informações de como procederem, os jovens e adolescentes e a inclusão desses, no desenvolvimento de um processo de socialização e educação, ressaltando o respeito e os direitos que lhes devem ser dispensados.  

Por: PMB



Termina em empate a partida entre Seleção de Brumado X Seleção de Macaúbas

A Seleção Brumadense conseguiu um bom resultado na tarde deste domingo (06/10) jogando em Macaúbas, com a Seleção local, empatando em 2 a 2 pela terceira fase da competição.

No próximo domingo (13/10) às 15h: 00m teremos a partida final desta fase, em Ituaçu. Caso aconteça um novo empate, a decisão será nos pênaltis e quem vencer por qualquer placar garante vaga nas oitavas de final.

Gols de Brumado: Rafael e Bau

Gols de Macaúbas: Tiago e Edu



Aconteceu neste sábado o 6º Festival Aberto de Canções Estudantis, e brumadense leva o 1º lugar

O brumadense Wander Luís ganhou com a canção "Venha! Vamos fazer"

Neste sábado (04/10), estudantes da rede estadual de ensino de Brumado e outras cidades que fazem parte da 19ª Diretoria Regional de Educação (DIREC 19) participaram do 6º Festival Aberto de Canções Estudantis (FACE),  do Projeto de Artes Literárias. Estudantes de quinze escolas de Brumado e região apresentaram suas músicas no Colégio Estadual de Brumado. Os campeões foram; o brumadense Wander Luís Carvalho, primeiro lugar, com a música, “Venha! Vamos fazer”, o segundo lugar foi para Joel Teixeira da cidade de Ibicoara, e Girlan Almeida da cidade de Tanhaçu ficou com o terceiro lugar.

Os vencedores vão representar a região na grande final que acontecerá em Salvador no mês de novembro.



Falsa grávida é presa com 4 kg de drogas escondidos em barriga na BR-116

Uma mulher foi presa domingo (6) após ser encontrada com uma barriga falsa de grávida, feita com drogas. A acompanhante dela também foi detida. O flagrante foi realizado na BR-116, próximo ao município de Cândido Sales,no sudoeste da Bahia.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), as mulheres são suspeitas de tráfico de drogas e viajaram de São Paulo para a Bahia transportando três quilos de crack, 1,5 kg de cocaína e quase 1 kg de pasta base de cocaína.

Ainda de acordo com a polícia, uma das mulheres já tinha sido presa ao ser flagrada entrando com drogas no Complexo Penal Lemos Brito, em Salvador. As mulheres foram presas em flagrante e levadas para a delegacia de Cândido Sales, onde permanecem custodiadas.



Brumado: I Simcont -Simpósio Contábil-Tributário Baiano

No dia 08 de outubro será realizado o Simpósio Contábil-Tributário Baiano – I Simcont, e terá como palestrante oficial a maior autoridade de Sped no Brasil, Roberto Dias Duarte. O evento acontecerá no auditório da OAB/BA- Brumado. As inscrições podem ser feitas através dos telefones: (77) 3422-4176/(77) 9132-0611/(77)8803-7860 ou pelo email [email protected]



Brumado: Show com Léo Magalhães e Renato Rocha, dia 18 de outubro

O cantor  Léo Magalhães estará de volta a Brumado, no próximo dia 18 de outubro, com o Show Noite do Arrocha, quem já viu, não vai perder, quem não viu, vai prá ver. O evento acontecerá no Planet Show em Brumado, localizada na Av. Centenário,nº1500.

Natural de Teófilo Otoni (MG), Léo Magalhães é conhecido em todo o país por músicas que trazem em sua composição letras românticas. Dentre os recentes sucessos do cantor, está o hit 'Alô', do último álbum. Para dar início à Noite do Arrocha, o sucesso que vem contagiando o Brasil, Renato Rocha, com sua voz romântica, falando de amor.



Acidente no anel rodoviário de Vitória da Conquista deixa quatro mortos

Famílias lotam IML de Vitória da Conquista em busca de informações - Foto: Divulgação

Quatro pessoas morreram após um grave acidente ocorrido na manhã deste domingo (06), no anel viário, em Vitória da Conquista.

A colisão frontal envolvendo um veículo corsa e um celta ocorreu na alça oeste do anel rodoviário, trecho entre a entrada de campinhos e a rotatória para Anagé.

Morreram neste acidente Edilton Fernandes de Freitas, 45 anos, conhecido como Marçal (foto), Everaldo de Jesus, 46 anos, Sondovaldo Matos Santos, funcionário da prefeitura de Conquista e Cristiano Teixeira Matos de 27 anos.



Renda do brasileiro cresce em 2012; Nordeste tem expansão média de 8,1%

O rendimento real do trabalho no Brasil cresceu em ritmo forte em 2012 e registrou número 5,8% superior em relação a 2011, descontada a inflação. O avanço aconteceu de forma desigual entre as regiões, em um cenário de carência de mão de obra qualificada e de expansão dos setores de comércio e de serviços. Segundo informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), o rendimento dos nordestinos subiu 8,1%, em média. A alta foi de 10,4% entre os 10% mais ricos, enquanto os 10% mais pobres experimentaram expansão de renda de apenas 1,9%, com remuneração média de R$ 107. A renda média da região ficou em R$ 1 mil, considerada a mais baixa do país. Segundo a gerente do IBGE Maria Lúcia Vieira, o aumento da renda do trabalho em 2012 em todo o Brasil foi superior a outros períodos por causa da expansão dos ganhos dos mais ricos. "Ocorreu um forte crescimento na faixa dos que têm maior renda, elevando o percentual médio", explicou à Folha. Uma das justificativas para o aumento da renda entre os mais abastados é a restrição de mão de obra qualificada. Mais empresas buscam profissionais especializados, há uma disputa por "talentos" e isso gera um ganho para quem já está no topo dos salários.



Regras para eleições de 2014 começam a valer neste sábado

As regras para as eleições do ano que vem começam a valer neste sábado (5), um ano antes do primeiro turno do próximo pleito. As normas estão previstas na Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997) e devem seguidas por candidatos, partidos e eleitores, sob pena de multa ou cassação do mandato.

Conforme o calendário eleitoral, este sábado é o último dia para que partidos que pretendem participar das eleições de 2014 estejam com o registro do estatuto aprovado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Neste sábado termina também o prazo para que candidatos transfiram o domicílio eleitoral para a cidade onde pretendem concorrer. Os candidatos também precisam estar com a ficha de filiação aprovada pelo partido.

As regras eleitorais para a administração pública começam a valer no dia 1º de janeiro de 2014. O governo fica proibido de distribuir bens, valores e benefícios, exceto em casos de calamidade pública e de programas sociais previstos em lei. A partir do dia 4 de abril, será proibido aumentar  salários de servidores públicos, bem como repor perdas causadas pela inflação.

Em maio, começam a valer os prazos para os eleitores: o dia 7 é o último para pedir transferência do título de eleitor para outra cidade, para alterar o endereço no cadastro eleitoral e para portadores de deficiência pedirem acesso a seções especiais de votação.

As convenções partidárias para escolha dos candidatos e definição das coligações estarão autorizadas de 10 a 30 de junho. Os partidos terão de definir seus representantes para concorrer aos cargos de presidente e vice-presidente da República, governador e vice-governador, senador e respectivos suplentes e deputados federal, estadual e distrital.

A propaganda eleitoral nas ruas e na internet será liberada no 6 de julho e a campanha no rádio e na televisão começará no dia 19 de agosto.

CONTINUE LENDO


Brumado: Novo Centro Cirúrgico amplia capacidade de atendimento

O prefeito de Brumado, Aguiberto Lima Dias (PSL), inaugurou nesta sexta-feira (04/10), às 19h30min, o novo Centro cirúrgico do Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, que será  uma das principais referências de atendimento da região.

As obras fazem parte da parceria entre a Prefeitura Municipal de Brumado e o Governo do Estado.  O Centro Cirúrgico conta com uma sala para cirurgia ortopédica, uma para cirurgias gerais, uma sala para parto cirúrgico e duas salas para parto normal. Juntamente com a nova estrutura física, o Centro está dotado da mais alta tecnologia, garantindo assim a realização de procedimentos com qualidade e segurança. Foram gastos aproximadamente  R$ 1,5 milhão dentre aquisição de equipamentos e construção. 

O nome da nova ala é uma  homenagem a um médico,  que dedicou sua vida profissional à população mais carente, Dr. Wanderlei Antunes, morto em agosto do ano passado.

O evento reuniu lideranças políticas municipais e estaduais, entre eles o deputado estadual João Bonfim (PDT) e Dr. Alfredo Boa Sorte, Superintendente da SAFTEC- Superintendência de Assistência Farmacêutica Ciência e Tecnologia em Saúde, imprensa e populares.