ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga

Polícia Civil apreende maquinário avaliado em mais de meio milhão em Vitória da Conquista

Brumado: Jogos da 1ª Copa Brahma de Futsal terão início hoje (18)

Deputado Vitor Bonfim assume a presidência do Conselho de Ética da AL-BA

Subsecretária de Saúde de Vitória da Conquista, Jamile Gusmão morre por complicações da dengue

Brumado: Homem será solto após passar 7 dias preso por suposto homicídio em Camaçari; família diz que lavrador é inocente

Governo vai melhorar proposta a servidores da Educação, diz ministro da Educação

Baiano 'Davi' é o homem mais jovem a vencer o BBB24

Lava Jato atuou de forma irregular para direcionar R$ 2,5 bilhões a uma fundação privada, aponta CNJ

Vigep confirma primeira morte por dengue em Brumado

Número de casos de dengue cresce 667% em relação ao ano passado na Bahia

Cobrando por reajustes, professores de universidades baianas paralisam nesta quinta

Brumado: Filha procura por pai de 45 anos que desapareceu ao sair para visitar parentes

Senado inicia votação de PEC das Drogas nesta terça-feira (16)

Sede da Academia de Letras da Bahia é arrombada e prejuízo ultrapassa R$ 8 mil em roubos

Defasagem no preço da gasolina no Brasil subiu 19% devido a conflito no Oriente Médio



BUSCA PELO ARQUIVO "10/2013"

Vitória da Conquista: Socorrista do Samu acusado de estupro é encontrado morto

Robert de Almeida

Um homem foi encontrado morto, com um tiro na cabeça, num quatro do Master Motel, em Vitória da Conquista, na tarde deste domingo (13). De acordo com informações que chegaram ao Blog do Anderson, a vitima foi identificada como Robert de Almeida Prates, conhecido como Robinho, de 35 anos, motorista do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), acusado de uma série de abusos sexuais na Capital do Sudoeste Baiano.Na noite de 6ª feira (11), ele teria ligado para alguém da família e avisado que iria praticar suicídio. Ele teria chegado ao estabelecimento desde a última sexta-feira (11).

Nesse sábado (12), a titular da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM) de Vitória da Conquista, Rosilene Correia, falou sobre as investigações e acusações. “Os crimes eram praticados em estradas vicinais e a violência acontecia, muitas vezes, na frente dos namorados. Ele filmava o ato. A maioria das abordagens aconteciam na saída de festas da cidade”, explica. Ainda segundo a polícia, Robert quase se tornou policial, mas foi flagrado com drogas e não conseguiu a formatura. Na casa do acusado a polícia encontrou munições, touca, câmera filmadora, cartões de garotas de programa e um HD externo. As investigações estão em curso. O corpo foi levado ao Instituto Médico Legal (IML).

 Neste exato momento, os  familiares de Robert estão inconsolados no local.

Informações via Blog do Anderson.



Mãe e filha morrem em acidente na BA-265, entre Itapetinga e Caatiba

Foto: Bahia Urgente

Mãe e filha morreram  num grave  acidente automobilístico na BA-265, entre Itapetinga e Caatiba, no Sudoeste Baiano, na tarde desse sábado (12). Os corpos de Tatiane Carvalho Nascimento, de 26 anos, e da mãe, Eloisa Carvalho Nascimento, de 49 anos, foram lançados para fora do veículo durante o capotamento, provocado após colisão com um Gol, que vinha no sentido contrário. O Fiat Uno ficou parcialmente destruído, já o Gol  teve a lataria da parte dianteira amassada e ninguém se feriu.  Além de Tatiane e Eloisa outras três pessoas da mesma família  estavam no veículo. Elas foram socorridas e levadas para hospitais de Caatiba e Itapetinga. Os sobreviventes não correm risco de morrer. Os cadáveres foram levados para o Instituto Médico Legal (IML), em Vitória da Conquista. 



Acidente mata motociclista e mulher em Iaçu, região da Chapada Diamantina

Foto: Divulgação

Um acidente matou um motociclista e uma jovem que o acompanhava no veículo na madrugada deste domingo, na cidade de Iaçu, na região da Chapada Diamantina. Washington Sergio Souza dos Santos, 33 anos, morava em Minas Gerais e foi para a cidade participar do Encontro Nacional de Motociclistas, que começou na última sexta-feira (11). De acordo com a Polícia Militar da cidade, localizada à cerca de 222 quilômetros de Salvador, testemunhas informaram que o acidente aconteceu por volta de 2h30. A moto estaria em alta velocidade, e Washington perdeu o controle do veículo, caindo de uma ribanceira. Ele foi encontrado morto. Brenda Tatiele de Jesus Santos, 18 anos, ainda foi vista com vida, mas não foi resgatada a tempo. Ainda segundo a Polícia Militar as últimas atividades do Encontro Nacional de Motociclistas aconteceriam na manhã deste domingo, mas foram canceladas por conta do acidente. Washington havia nascido em Iaçu mas se mudou para Minas Gerais há cerca de 20 anos, segundo informações da delegacida da cidade. A moto que era pilotada no acidente tinha placa da cidade mineira de Prata. Brenda ainda morava na cidade onde aconteceu o acidente.



Ministério Público pede anulação de dois itens do exame da OAB

O Ministério Público Federal (MPF) no Distrito Federal entrou com uma ação civil pública para anular itens da prova prática de direito penal da segunda fase do exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A prova foi aplicada no dia 16 de junho. O MPF entendeu que alguns itens controversos prejudicaram os candidatos. Na petição enviada à Justiça Federal, o procurador Peterson de Paula Pereira pediu a anulação dos itens 4 e 6.1 do 10º Exame Unificado de OAB e que os candidatos recebam os pontos das questões. “O enunciado descreve situação fática que aponta para prática de conduta criminosa consistente em furto qualificado de veículo automotor transportado para outro estado ou para o exterior. Contudo, de maneira erroneamente grosseira, a ré FGV, banca responsável pela elaboração do exame unificado, considerou como quesitos a serem pontuados pelo examinador a tese argumentativa de desclassificação para o furto simples”, disse. O MPF entrou com a ação após receber representações e abaixo-assinados de candidatos que se sentiram lesados. Segundo, o procurador Peterson de Paula Pereira, os fatos geraram prejuízos psicológicos e financeiros aos candidatos. “Ao agir assim, a banca incorreu em erro grosseiro na estipulação de tal tese para pontuação. Como é cediço, o crime de furto com transporte de veículo automotor previsto no Inciso 5º do Artigo 155 do Código Penal, não restringe a sua prática à transposição da fronteira internacional, havendo a possibilidade de sua prática se dar pelo transporte interestadual”, declarou. 



Prefeito de Irecê decreta situação de emergência por conta da estiagem

Foto: Divulgação

O prefeito de Irecê, Luizinho Sobral (PTN), decretou situação de emergência nas áreas afetadas pela prolongada estiagem que afeta o município desde janeiro deste ano.  O Decreto nº 872/2013, publicado na quinta-feira (10), justifica que a seca vem causando prejuízos na produção agrícola de sequeiro, de forragem, e na produção pecuária; além da redução de água para consumo humano e dessedentação de animais na zona rural. O documento autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem junto à Coordenação Municipal de Defesa Civil (Comdec), nas ações de resposta ao desastre, com campanhas de arrecadação dar assistência à população afetada. Com o documento, a prefeitura pode realizar contratos, com licença de licitação, para aquisição de bens necessários às atividades, de prestação de serviços e de obras relacionadas com a reabilitação dos cenários dos desastres.



Restituição do quinto lote do IR será depositada na terça-feira (15/10)

A Receita Federal libera na próxima terça-feira (15) o dinheiro do quinto e antepenúltimo lote de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física 2013. Os contribuintes que não entraram nas listas divulgadas até o momento e detectaram problemas com a declaração do imposto devem corrigir as informações para sairem da malha fina. Projeções da Receita mostram que todos os anos entre 2% e 3% dos contribuintes acabam na malha por erros e omissões nas declarações. Pelos cálculos do supervisor Nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, em 2013, o número passa de 500 mil contribuintes. “Mas quem fizer a correção tem chance de entrar nos lotes até dezembro, porque a gente ainda está em outubro”, disse à Agência Brasil. Se o contribuinte deixar para retificar a declaração depois, informou, ficará para os lotes residuais que serão liberados a partir do próximo ano.  (Agência Brasil)



Tubo de torre eólica que seguia para Caetité cai na BA-262

Foto: Divulgação

Parte do tubo de uma torre eólica caiu da carroceria de uma carreta no sábado (12), na BA-262, entre os municípios de Anagé e Vitória da conquista, no sudoeste do estado. Em depoimento, o condutor informou que o equipamento se desprendeu da carreta após uma curva. O material estava sendo levado a Caetité.

Segundo informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o transito ficou lento no local, mas logo foi controlado por agentes da PRE. Apesar do susto, ninguém se feriu.



Brumado: 2ª etapa de revitalização da Pça. Cel. Zeca Leite foi inaugurada nesta sexta-feira (11/10)

Foto: Marcos Paulo/97NEWS

A Prefeitura Municipal de Brumado inaugurou nesta sexta-feira, (11/10) a segunda etapa da reforma na Praça Coronel Zeca Leite. Uma das regiões mais representativas da nossa cidade, passou por um projeto de revitalização. O parque infantil, bastante prestigiado pelos pequenos, principalmente nos finais de semana, passou por obra de recuperação, com a realização de manutenção e melhorias nos equipamentos, além de novos brinquedos.

Com a finalidade de proporcionar mais conforto e segurança à comunidade que frequenta a praça, o prefeito Aguiberto Lima Dias (PSL), informou que até o final do ano a praça estará toda reformada, pois no parquinho faltam alguns ajustes nos brinquedos e o piso será trocado por emborrachado para amortecer o impacto. A data de inauguração foi providencial, já que no dia 12 de outubro é comemorado o Dia das Crianças. A criançada esteve na praça e fez a festa, algodão doce e pipoca foram distribuídos à vontade.

O ex-prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB), esteve presente e falou da importância do trabalho que vem sendo desenvolvido pelo prefeito em prol da comunidade.

O evento foi prestigiado por populares e lideranças políticas do município.



Conselheiro do CNJ teve assinatura fraudada para criação do Sustentabilidade

As fraudes nas assinaturas de apoio à criação do partido Solidariedade, liderado pelo deputado Paulinho da Força (PDT-SP), atingiram uma autoridade do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A vítima foi Bruno Dantas, conselheiro até agosto deste ano. Como a ficha foi apresentada ao cartório em julho, Bruno ainda exercia a função no CNJ. Bruno é servidor do Senado e acabou com a sua assinatura falsificada pela equipe recrutada pelo Solidariedade para alcançar as 492 mil rubricas de apoio necessárias à criação da legenda. A falsificação tenta se aproximar à assinatura original. Ao averiguar a ficha de apoio à criação do partido Solidariedade, o conselheiro confirmou ser vítima da fraude. O promotor Mauro Faria pediu à Polícia Federal, em setembro, abertura de inquérito para apuração das fraudes na formação do projeto de partido. Uma denúncia apontou o uso de assinaturas falsas, já certificadas, nas fichas de adesão. A suspeita da PF é de que cerca de dois mil cidadãos, do cadastro de sócios do Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo (Sindilegis), foram parar na lista de “fundadores” do partido. 

Por: O Globo



Mais de 40 mil adolescentes foram pais em 2012 na Bahia

Foto: Divulgação

Dados da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) revelam que, somente na Bahia, 40.350 adolescentes com idades entre 10 e 19 anos tiveram o primeiro filho em 2012. Os dados se referem apenas a crianças nascidas vivas. Embora os dados ainda sejam expressivos, estados e municípios brasileiros registram uma queda do número de casos de gravidez na adolescência. Na Bahia, por exemplo, o percentual de adolescentes grávidas reduziu de 46.611, em 2011, para 40.350, em 2012. Segundo o A Tarde, no Brasil, de acordo com levantamento do Ministério da Saúde, o número de mulheres grávidas nesta faixa etária passou de 673.045, em 2003; para 561.088, em 2011. Segundo o órgão, a redução está diretamente associada à ampliação do acesso a métodos contraceptivos na rede pública e nas drogarias conveniadas do programa Aqui Tem Farmácia Popular, assim como ao fortalecimento das ações de prevenção e planejamento familiar. Outro problema é que, embora os resultados sejam positivos em boa parte dos municípios baianos, em outros a situação ainda é bastante preocupante. Em alguns deles, a média de mães adolescentes ultrapassa os 35%. É o caso das cidades situadas no extremo sul da Bahia, região do estado que apresenta a maior proporção de mães entre 10 e 19 anos, a exemplo de Aurelino Leal (40,50%), Arataca (39,04%) e Itaju da Colônia (36,92%). Em Salvador, o percentual é de 15,44%. A psicóloga da Sesab Ana Paula Torres afirma que questões sociais e culturais podem influenciar diretamente no número de casos. "Nas regiões mais carentes, o trabalho de conscientização junto aos pais e adolescentes se torna mais difícil. Em muitos lugares, falar de sexo na escola ou com o médico ainda é um tabu, embora muitas jovens e rapazes iniciem a vida sexual cedo", reflete. Segundo ela, em alguns municípios, por exemplo, os pais não aprovaram a caderneta de saúde do adolescente, distribuída pelo Ministério da Saúde, que contém informações sobre menstruação, estágios do desenvolvimento da mama e pelos pubianos, vacinas, além de orientações sobre como se proteger durante a relação sexual. "Muitos pais acham que a caderneta vai estimular os jovens ao sexo e o objetivo é apenas orientá-los para evitar uma gravidez precoce ou até mesmo um aborto no futuro", diz Ana Paula.



Carne com Cerveja Preta

Gente, esta receita é simples, fácil e muuuuuito gostosa, além do tempo que você gasta para fazer é muito rápido e basta servir com arroz e batata palha.

ingredientes

  • 100 ml de azeite
  • 1 cebola picada em cubinhos
  • 2 dentes de alho amassados
  • 1 kg e meio de carne (miolo de alcatra)
  • 4 colheres (sopa) de molho shoyo
  • 1 lata de cerveja preta (não doce)
  • 1 caixinha de molho de tomate
  • 1 pacote de sopa de cebola dissolvido em 200 ml de água fria
  • 300 g de champignon cortados ao meio

modo de preparo

Numa panela de pressão em fogo médio coloque o azeite e doure a cebola e o alho. Acrescente a carne e doure. Junte o molho shoyo, a cerveja preta, o molho de tomate e a sopa de cebola.

Tampe a panela e deixe cozinhar de 30 a 40 minutos.

Abra a tampa e misture o champignon.



Homenagem da 97NEWS a você criança

Você criança, que vive a correr, é a promessa que vai acontecer... é a esperança do que poderíamos ser... é a inocência que deveríamos ter... 

Você criança, de qualquer idade, vivendo entre o sonho e a realidade espargem pelas ruas da cidade, suas lições de amor e de simplicidade!/ Criança que brinca, corre, pula e grita mostra ao mundo, como se deve viver cada momento, feliz, como quem acredita em um mundo melhor que ainda vai haver! / Você é como uma raio de luz a iluminar os nossos caminhos, assemelhando-se ao Menino Jesus, encanta-nos com todo teu carinho! Você é a criança, que um dia vai crescer! / É a promessa, que vai se realizar!  / É a esperança da humanidade se entender!  / É a realidade que o adulto precisa ver... / e também aprender a ser...



Bancários do Banco do Brasil decidem por fim da greve

Foto: Divulgação

Em assembleia realizada na noite desta sexta-feira (11), os bancários baianos da rede privada e do Banco do Brasil decidiram terminar a greve, enquanto os empregados da Caixa e do BNB votaram pela manutenção da paralisação. Sendo assim, as agências dos dois bancos seguem fechadas, mas as unidades da outras instituições voltam a funcionar normalmente na segunda-feira (14). Os trabalhadores do BB e da rede privada voltam ao trabalho depois de 23 dias de greve e após o sindicato nacional da categoria fechar um acordo com a Federação Nacional dos Bancos, que prevê reajuste salarial de 8% e de 8,5% de reajuste no piso. A greve deste ano foi a mais longa desde 2004, quando o movimento durou 30 dias. Nesta sexta, o sindicato afirma que 828 agência permaneciam fechadas. Os empregados da Caixa e o BNB voltam a se reunir em assembleia na segunda-feira (14), às 18h30.



Brumado: Loja Maçônica faz doação de brinquedos para alunos da Escola Oscarlina

Foto: Divulgação

Integrantes da Loja Maçônica Manoel Carvalho realizaram nesta sexta-feira (11/10) uma ação social em comemoração ao dia das crianças junto aos alunos da Escola em Tempo Integral Oscarlina Silva. “As crianças tiveram um dia movimentado, cheio de presentes, mas o maior presente recebemos nós com o sorriso de agradecimento na face de cada criança”, diz feliz um dos membros.



Mexicano obriga namorada a usar cadeado no jeans para evitar traição

Foto: Divulgação

Uma jovem de 25 anos foi obrigada pelo namorado a usar um cadeado na calça jeans. O homem, 15 anos mais velho que ela, pretendia evitar que fosse traído. A mulher procurou autoridades de Veracruz, no México, após sentir fortes dores por ficar horas sem ir ao banheiro. O namorado admitiu o feito e foi preso pela polícia local, mas foi logo liberado porque a jovem não quis registra a ocorrência. Mesmo solto, o homem foi obrigado a assinar uma declaração em que prometia não voltar a colocar o cadeado na namorada e a entregar as chaves aos policiais.  De acordo com a rede CNN em espanhol, a mulher contou que era obrigada a usar o cadeado há 12 anos e tinha medo da reação do namorado se retirasse o objeto.



Fim da greve nos bancos privados. Continua no BB, CEF e BNB

Foto: Divulgação

Os bancários dos bancos privados (HSBC, Bradesco, Santander e Itaú) de Conquista e Região aprovaram, em assembléia realizada hoje (11), o fim da paralisação, após 23 dias de greve nacional.

Nesse caso, as atividades serão retomadas a partir da próxima segunda-feira (14), nas agências do Itaú, Bradesco, Santander e HSBC, nos 45 municípios que compõem a base do Sindicato.

Os funcionários dos bancos privados asseguraram reajuste de 8% no salário base e demais verbas, mais acréscimo de 8,5% no piso salarial.

“Mesmo considerando a proposta da Fenaban como aquém das expectativas, os bancários dos bancos privados, por ampla maioria, deliberaram pelo fim da greve”, esclarece o Diretor de Imprensa, Eduardo Moraes.

A greve será mantida apenas no Banco do Nordeste, Caixa e Banco do Brasil, pois as propostas das três instituições foram rejeitadas pelos bancários de Conquista e região. 

Novas assembleias serão realizadas na próxima segunda-feira (14), às 17h, para nova avaliação do movimento. 

A greve nacional dos bancários foi iniciada em 19 setembro e paralisou  quase 13 mil agências nesta sexta-feira (11), tendo sido considerada uma das mais longas desde 2004.



Motoristas de transportes alternativos de Poções interditam BR

Motoristas do transporte alternativo de vans, táxis e ligeirinhos do município de Poções, no Sudoeste baiano, interditaram os dois sentidos da Rodovia Santos Dumont – BR-116, na manhã desta sexta-feira (11), para protestar contra as condições impostas pela Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia(AGERBA) nas rodovias que cortam o município.

Eles acusam perseguição da AGERBA, que tem multado os motoristas de transportes alternativos que trabalham há décadas no município e estão revoltados com a situação. Durante os protestos, eles fizeram uma barreira humana e atearam fogo em pneus para impedir a passagem de veículos na rodovia.

Eles acusam perseguição da AGERBA, que tem multado os motoristas de transportes alternativos que trabalham há décadas no município e estão revoltados com a situação. Durante os protestos, eles fizeram uma barreira humana e atearam fogo em pneus para impedir a passagem de veículos na rodovia.

 

O congestionamento na BR chegou a alcançar cerca de 20 km em cada sentidos. A Polícia Rodoviária Federal e a Polícia Militar estiveram no local para tentar a desobstrução da pista, mas os manifestantes só permitiram a passagem de ambulâncias. A manifestação começou por volta das 7h e terminou às 10h da manhã, após a presença da imprensa. A AGERBA informou que o motorista que tiver o veículo apreendido ou multado tem até 15 dias para recorrer.

CONTINUE LENDO


Brumado: Colisão entre motos deixa dois feridos na Vila Presidente Vargas

Foto: Marcos Paulo/97NEWS

Uma colisão entre duas motocicletas deixa dois rapazes gravemente feridos na noite desta quinta-feira (10/10), na Vila Presidente Vargas. Segundo informações de uma testemunha, um dos jovens estava vindo de Brumado e o outro ia em sentido contrário, quando um deles fez uma ultrapassagem perigosa e houve a colisão. Os dois foram atendidos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU 192, e encaminhados ao Hospital Professor Magalhães Neto.

De acordo informações de algumas pessoas que estavam no local, as motos foram tiradas do lugar e ocultadas antes da chegada da polícia, por estarem com irregularidades. 



Brumado: Internautas continuam a reclamar do Serviço de Atendimento ao Cidadão -SAC

Foto: Marcos Paulo/97NEWS

A queixa permanente da população de Brumado é com o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), pois as senhas distribuídas são poucas para atender Brumado e região, e isto tem causado inúmeros transtornos. A necessidade de conseguir uma senha faz com que o cidadão passe a noite ou a madrugada na rua, correndo risco de pegar um resfriado ou pior, sofrer com a violência urbana.

Leitores do 97NEWS, enviaram email à redação, relatando que “para conseguir a emissão de documentos ou qualquer tipo de serviço disponibilizado pela unidade de Brumado é preciso dormir na porta da sua sede, no Centro. Indignados, eles garantem que para piorar a situação, os primeiros a conseguir as fichas vendem por 20 reais. “Será que o governo do estado tem conhecimento desses acontecimentos?”, indagam.

Vale lembrar que o governo da Bahia criou os SACs para  oferecer serviços públicos de qualidade e dar maior agilidade no atendimento, além de evitar que o cidadão tenha que retornar diversas vezes às unidades para obter o serviço desejado. Infelizmente esta não é a realidade, pois não só Brumado, mas vários lugares acontecem da mesma forma ou pior.

Aos internautas interessados, o SAC Móvel estará em Aracatu nos dias 23 e 24 de outubro.

 



Abastecimento de água em Malhada de Pedras estará afetado nesta sexta-feira

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informa que, em decorrência de  serviços de manutenção na Estação de Tratamento de Água (ETA) para correção de vazamentos, o abastecimento de água na cidade de Malhada de Pedras estará afetado durante esta sexta-feira, 11.

Os moradores que possuem reservatório com capacidade de armazenamento suficiente para o atendimento das necessidades diárias não sentirão os efeitos da interrupção, mas é importante que toda a população economize. O sistema de distribuição voltará a operar no início da noite desta sexta e o abastecimento será normalizado gradativamente ao longo das próximas horas.