ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Transporte Ilegal de Mercúrio Interceptado pela PRF em Vitória da Conquista

Beto Bonelly declara apoio a Fabrício Abrantes na disputa pela Prefeitura de Brumado

Última etapa de campanha para vacinação contra aftosa na Bahia começa nesta segunda

Incêndio atinge fábrica de produtos artesanais em Guanambi

Feriado de Páscoa promete ser chuvoso na para Bahia, aponta Inmet

Bahia tem 2º maior no número de divórcios no Brasil; números de casamentos caem

Aracatu: PM recupera veículo com restrição de roubo

Brumado: Pai ameaça filho de 13 anos com pedaço de pau e é detido pela PM

Inscrições para a 25ª edição da Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas já estão abertas

Escritório Malaquias Advogacia e Assessoria Jurídica estará em novo endereço a partir de abril; confira

Brumado: Após decisão da Justiça, quase 50 beneficiados com prisão domiciliar vão cumprir pena em casa por tempo integral

Familiares de presos protestam contra suspensão de visitas e apontam opressão no Conjunto Penal de Brumado

Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria

Brumado: Homem acumula embalagens de remédios há 30 anos em sua residência

Suspeito de liderar organização criminosa na Bahia é preso em Minas Gerais

Empresária morre vítima de latrocínio em Cândido Sales; ela estava no sítio da família

Moradores do Bairro Novo Brumado enfrentam há 30 anos problemáticas com galeria pluvial

Vacinas contra dengue vencem em 30 de abril, mas encalham nos postos de saúde

Após polêmica com o recém chegado diretor do Conjunto Penal de Brumado, Seap designa policial penal para o cargo interinamente

Março Azul Marinho - Coloproctologista da Clínica Mais Vida alerta sobre a importância da prevenção contra o câncer colorretal



BUSCA PELO ARQUIVO "09/2018"

Após AVC, cartunista Ziraldo é internado em estado grave

(Foto: Divulgação)

O cartunista Ziraldo foi internado nesta quarta-feira, 26, no Hospital Pró-Cardíaco, no bairro de Botafogo, no Rio. Segundo boletim médico, ele tinha quadro de acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico. “O paciente encontra-se internado no Centro de Terapia Intensiva (CTI) da unidade e seu estado de saúde é grave”, diz a nota do hospital. Em 2013, o autor sofreu um enfarte leve na Feira do Livro de Frankfurt, e depois foi submetido a um cateterismo. Em 2014, foi internado no mesmo hospital no Rio para passar por exames.



Eleições 2018: Supremo começa a decidir se eleitor que não fez biometria pode votar

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Supremo Tribunal Federal (STF) começou a julgar na tarde desta quarta-feira (26) a ação protocolada pelo PSB para evitar o cancelamento dos títulos de eleitores que não realizaram o cadastramento por biometria em todo o país. O relator do caso é o ministro Luís Roberto Barroso. De acordo com a Justiça Eleitoral cerca de 3,3 milhões eleitores se enquadram na situação. Segundo a legenda, as resoluções do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que disciplinaram o cancelamento do título como penalidade ao eleitor que não realizou o cadastro biométrico obrigatório dentro do prazo são inconstitucionais, porque resultaram no indevido cerceamento do direito de votar. Na avaliação do partido, “tudo indica que a maioria dos eleitores privados do direito ao voto é de cidadãos humildes” e que não tiveram acesso à informação para cumprir a formalidade. No processo, a Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestou contra a ação por entender que para ter direito ao voto, preceito fundamental previsto na Constituição, o alistamento dos eleitores deve ser obrigatório. “O sufrágio universal depende tanto do voto universal quanto do alistamento eleitoral hígido. Não se pode relativizar um propósito de permitir o outro sem lesar o sufrágio universal, a democracia e a Constituição”, argumentou a PGR.



Brumado recebe capacitação e a alegria da Caravana do Lazer

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A equipe técnica da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), encontra-se no município de Brumado, com o projeto itinerante Caravana do Lazer. Nesta terça (26) e quarta-feira (27), os agentes de lazer recebem a capacitação teórica do projeto com aulas nas dependências do Clube do Sindicato dos Mineradores, no bairro do Norberto Marinho. Já as ações do Dia de Lazer, que integra o quadro de atividades recreativas do projeto Caravana do Lazer, acontecem no domingo (30), das 8h às 12h, na Praça Coronel Zeca Leite. 



Brumado: 1ª Feijoada beneficente da APDEMB acontece em outubro

Foto: Divulgação

A Associação das Pessoas com deficiência do Município de Brumado e Região (APDEMB) é uma entidade sem fins lucrativos que há dez anos desenvolve atividades sociais, esportivas, culturais e de qualificação profissional voltada para as pessoas com deficiência. No momento, a associação está sem recursos financeiros para dar seguimento a construção de sua sede própria, no entanto estamos realizando a 1ª Feijoada Beneficente a qual, iremos arrecadar recursos no intuito de alcançarmos os nossos objetivos e assim oferecer um melhor atendimento e espaço para realização de projetos vindouros. A APDEMB vem empenhando pela garantia dos direitos das pessoas com deficiência, pela acessibilidade e, sobretudo pela inclusão social e no mercado de trabalho, valorizando o bem estar, que proporciona uma elevação da autoestima, e assim ganhar maior produtividade e qualidade de vida. A associação realiza e participa de encontros regionais de pessoas com deficiência, os quais desenvolvem relações interpessoais, informações e trocas de experiência, realiza e participa de campeonatos regionais de futsal de surdos, propondo a pratica de esportes como um meio de socialização. Para alcançarmos o sucesso pretendido, necessitamos da estimável colaboração dos irmãos de boa fé na compra de nossos bilhetes, que para cada um de vocês é um valor simbólico e para nós é a realização de um grande projeto. Que Deus abençoe a todos! Informações 77 99969-9101 (Whatsapp).



Sem água há cerca de 20 dias, moradores do Dr. Juracy exigem solução por parte da Embasa

Sucessivos problemas na logística da distribuição por parte da Embasa vêm ocorrendo, prejudicando o abastecimento, principalmente de bairros mais carentes (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Já não bastasse o crescimento constante do déficit no abastecimento no meio rural, onde famílias já estão tendo que “disputar a unha” a água distribuída pelos carros-pipas, agora, um novo quadro se agrava, desta feita na zona urbana, onde vários bairros começam a apresentar vários problemas nesse sentido. Um dos mais atingidos nesse momento é o Bairro Dr. Juracy, mais especificamente a Rua Ferreira e Silva, onde os moradores relatam que já tem cerca de 20 dias que a água distribuída pela Embasa não chega aos reservatórios. Cansados de esperar, eles se uniram e foram a sede da Embasa nesta quarta-feira (26) protestar, já que, em algumas residências não existe mais água nem para cozinhar. Segundo eles a direção local da empresa não sabe explicar os reais motivos da interrupção no abastecimento, o que está sendo julgado pelos mesmos como um total descaso. Outra reclamação é que em várias casas as caixas estão começando a rachar, já que com vários dias secas e com o calor, a tendência é acontecer isso. O 97NEWS tentou apurar os reais motivos desses sucessivos problemas no abastecimento por parte da Embasa e os relatos apurados, inclusive de funcionários, é que foi efetuada a troca de um grande número de funcionários e, os que entraram, os quais passaram no concurso, ainda estão sem o devido conhecimento técnico de toda a logística que envolve a distribuição e, por isso, várias falhas vêm ocorrendo.



Após identificação de veículo que participou do roubo de R$ 450 mil em joias, suspeito é preso pela Polícia

As investigações da Polícia Civil levaram a prisão do primeiro suspeito do roubo das joias (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Comprovando o seu alto grau de resolutividade na solução de crimes, a 20ª Coorpin prendeu nesta quarta-feira (26) um dos suspeitos de ter participado do assalto realizado em uma residência do Bairro do Hospital, onde dois elementos invadiram a casa, renderam dois moradores e levaram a quantia de R$ 450 mil em joias. Segundo as informações colhidas junto à Polícia Civil, o suspeito é pedreiro e teve o seu veículo identificado pelas câmeras de segurança, numa nítida participação do crime. A investigação está em andamento o segundo suspeito está sendo procurado e a previsão é que ele seja preso em breve. A participação de outras pessoas, especialmente na informação da rotina dos moradores da residência que foi alvo da dupla, também está sendo averiguada. A Polícia não divulgou se joias foram recuperadas.



Capacitação dos servidores públicos da área de licitação e compras da Prefeitura de Brumado

Os servidores ficaram muito satisfeitos com a capacitação (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Foi realizada na Sala do Empreendedor na manhã desta quarta-feira (26) uma capacitação especial para os servidores públicos municipais de Brumado. A ação foi realizada em duas vertentes, uma para os servidores que atuam na área de licitação e a outra na área de compras estatégicas. A ministração ficou a cargo da consultora do Sebrae, Dra. Lícia Menezes que explicou que “essa capacitação é muito importante para o desenvolvimento local, porque é direcionada ao comércio local, ou seja, ao invés de a prefeitura ficar comprado produtos de outros municípios da região, com a participação e fomentação da agricultura familiar que é produzido no município, os preços, além de ficarem mais baixos, se gera capital na economia local, o que pode gerar renda e emprego que é uma das principais demandas da população”. Ela ainda citou que “dois setores foram o foco, a agricultura familiar e o comércio, para que venham a participar mais das licitações, já que isso não vem acontecendo como poderia”. Essas ações são muito importantes, pois, além desses benefícios já citados, tem um forte conteúdo social, pois combatem a insegurança alimentar e evitam o êxodo rural”. Os servidores ficaram muito satisfeitos com a capacitação e garantiram que irão se empenhar ao máximo para que todo os ensinamentos sejam colocados em prática com o máximo de amplitude.

A ministração ficou a cargo da consultora Dra. Lícia Menezes (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


6 criminosos mortos em megaoperação da Polícia contra o crime organizado que atua na Bahia

A ação foi fulminante e evitou que o roubo ao avião fosse efetuado (Foto: whatsapp 97NEWS)

Uma investigação muito bem coordenada pela Polícia Federal, que vem sendo realizada há certa de 3 anos teve o seu desfecho nesta quarta-feira (26), onde uma megaoperação comandada pela PF e pela CIPE Caatinga evitaram um roubo a um avião de transporte da valores no Aeroporto de Salgueiro/PE. A ação foi contumaz e, até o momento, já foram confirmadas 6 mortes, inclusive, segundo informações de autoridades, 2 eram policiais militares; além da apreensão de 06 fuzis AK 47 e uma metraladora .50. Diligências continuam no intuito de desarticular uma das quadrilhas mais organizadas e perigosas que atuam na divisa com a Bahia, que já realizou assaltos em Bom Jesus da Lapa, Jacobina e Petrolina, além de várias ações contra carros-fortes, como as que aconteceram recentemente em Boa Nova.

O bando estava armado com uma metralhadora Ponto 50 (Foto: Whatsapp 97NEWS)


Brumado: Homem é detido por 'Importunação Sexual' à mulher dentro de ônibus interestadual

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Um homem foi detido na madrugada desta quarta-feira (26), por "Importunação Sexual" à uma mulher dentro de um ônibus. A agente penitenciária que não teve a identidade revelada deteve o homem até a chegada da polícia, na garagem da empresa, no bairro São Felix. O caso foi registrado na Delegacia de Brumado. O ônibus fazia a linha Conquista a Brumado no momento do crime. Segundo a agente penitenciária, ela percebeu a aproximação do homem a sua poltrona. Em seguida, a vítima relatou em depoimento que o acusado teria pegado em seus seios e outras partes íntimas. O suspeito foi identificado como Paulo Paiva Portugal. O homem assinou um termo circunstanciado por importunação e foi liberado. Com a entrada da lei em vigor, o crime de Importunação Sexual (Prática de ato libidinoso) na presença de alguém, sem que essa pessoa dê o consentimento, a punição é de 1 a 5 anos de prisão.

 



Quase 2 mil urnas eletrônicas vão atender os 21 municípios compactuados com a 90ª Zona Eleitoral de Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Fórum Eleitoral de Brumado já está com uma leva de urnas eletrônicas em seu depósito prontas para serem distribuídas nas 21 cidades compactuadas com a 90ª Zona Eleitoral. O transporte para os municípios mais distantes terá início na próxima semana. Na última sexta-feira (21), foi realizada a preparação das urnas, com a geração das mídias, cargas e lacres para, posteriormente, destiná-las aos municípios que compõem o polo. Segundo o chefe de cartório, Igor Araújo, após toda checagem do equipamento, o envio é feito via terrestre para os municípios da região. “Começaremos o envio das urnas para os municípios compactuados nos dias que antecedem as eleições. Hoje 90ª Zona totaliza 1.500 urnas, além das urnas reservas, que é para o caso de emergência. Uma vez preparadas, as urnas serão encaminhadas para os locais de votação um dia antes da votação, que acontece no dia 7 de outubro, obedecendo a um cronograma elaborado pelo tribunal. Em caso de segundo turno, as urnas seguirão para os locais de votação no dia 27 de outubro, lá permanecendo até o final do pleito. Para as próximas eleições de outubro, onde serão escolhidos o novo presidente, governador do estado, senadores, além de deputados federais e estaduais, os eleitores já vão usar as novas tecnologias disponíveis como: a biometria e o aplicativo e-título. Em entrevista ao 97NEWS o Juiz Eleitoral, Rodrigo Britto relatou que as urnas passaram por rigorosos testes durante o ano inteiro. "As eleições acontecem na próxima semana, mas é bom salientar que a 90ª Zona Eleitoral realiza incansáveis testes com os equipamentos. Nos últimos meses que antecede o período eleitoral, essa atividade aumenta, tanto que o Fórum possui um técnico fixo. Mas durante o pleito eleitoral, nós contratamos mais profissionais para realizar vistorias até o dia das eleições, no intuito de comprovar a confiabilidade e eficiência dos equipamentos", comenta. 



Sudoeste Baiano: Por conta da seca Governo decreta situação de emergência em Brumado e outras cidades do estado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Governo da Bahia decretou nesta terça-feira (25) situação de emergência de seca em várias cidades do Sudoeste. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado. De acordo com o decreto, o governo considera que a irregularidade das chuvas e o registro de elevadas temperaturas comprometem ''o armazenamento de água, causando sérios problemas ao abastecimento para o consumo humano e animal, diminuindo o padrão de qualidade de vida da população''. A Situação de Emergência atinge os municípios de Guanambi, Brumado, Caetité, Livramento de Nossa Senhora, Rio do Antônio, Dom Basílio, Contendas do Sincorá, Ibiassucê, Ituaçu, Lagoa Real, Jussiape, Macaúbas, Rio de Contas, Rio do Pires, Tanque Novo, Malhada de Pedras, Érico Cardoso, Caturama e Botuporã. Conforme o documento, fica autorizada a mobilização de todos os órgãos estaduais, no âmbito das suas competências, para envidar esforços no intuito de apoiar as ações de resposta ao desastre, reabilitação do cenário e reconstrução.



Visando dar maior dinamismo e segurança ao trânsito de Brumado, SMTT estuda a implantação de radares na cidade

O SMTT já está testando alguns equipamentos (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Os projetos visando à evolução contínua do trânsito em Brumado vêm sendo desenvolvidos pela administração municipal e o mais novo deles é a implantação de radares, os quais, apesar da resistência inicial, irão trazer vários benefícios aos pedestres e condutores, já que, principalmente, se evitaram os acidentes. A informação foi dada pelo superintendente interino do órgão responsável, a SMTT, João Nolasco, que citou ao 97NEWS que um estudo de viabilidade para a implantação dos populares “pardais” na cidade já está sendo feito. “Desde o ano passado estamos fazendo esse planejamento, tanto que já tivemos até contatos com empresas especializadas, sendo que uma delas já fez o devido mapeamento dos locais estratégicos para que os radares possam ser instalados”, explicou. Ele ainda declarou que “segundo dados comprovados, os quebra-molas, que seriam instrumentos importantes para a redução da velocidade dos veículos em locais de grande movimentação, não atingiram o objetivo, então surgiu essa alternativa que já está indo para o início de sua concretização”. E concluiu dizendo que “infelizmente a história no Brasil, mostra que somente com a penalização é que os motoristas aprendem a respeitar a velocidade permitida”. Ele não deu data para que os equipamentos sejam instalados, mas, provavelmente isso deverá acontecer somente no ano que vem.



Itapetinga: frigorífico é proibido de confinar jumentos acima da capacidade

Foto: Divulgação l Adab

A Justiça proibiu que o Frigorífico Regional Sudoeste, responsável pelo abate dos jumentos em Itapetinga, adquira e confina os animais em quantidade superior à capacidade de abate do estabelecimento. No início de setembro, 200 animais morreram em decorrência de maus-tratos, na fazenda de criação da empresa. Ainda com base na determinação judicial, o frigorífico não pode transportar ou receber os equinos que estejam sem a Guia de Trânsito Animal (GTA), devidamente emitida pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab). Além disso, tanto o frigorífico quanto a Cuifeng Lin, empresa à qual pertencem os jumentos, devem providenciar o bem-estar dos animais, disponibilizando alimentação, hidratação e acompanhamento médico-veterinário. Os animais que sejam recusados ao abate por fiscais do Ministério da Pecuária, Agricultura e Abastecimento (Mapa) deverão ser presos em local adequado, com tratamento de acordo com as normas sanitárias, até que eles sejam liberados, seja para abate ou para outra destinação apropriada. Segundo a Justiça, em caso de descumprimento das determinações as empresas podem ter suas atividades suspensas. 



Brumado: 'Oficina de Artesanato' do CAPS mostra evolução terapêutica dos pacientes

A renda dos produtos vendidos são aplicadas na compra de novos materiais (Foto: Luciano Santos l 97NEWS)

A arte é uma das formas mais positivas de trazer a alegria para os que convivem com momentos adversos, seja por meio da música, da dança, da dramaturgia ou das artes plásticas. Essa vertente vem sendo cada vez mais utilizada no tratamento psicoterapêutico e, um grande exemplo dessa tendência positiva pode ser encontrado no CAPS Monsenhor Fagundes que desenvolve com muito sucesso uma Oficina de Artesanato que tem uma produção muito interessante. A equipe do 97NEWS esteve no local e pode constatar a grande gama de produtos produzidos como bonecas, panos decorativos, chaveiros, lembranças e tantas outras criações. Uma das professoras, Ofélia Castro explicou que “recebemos um grande número de doações de produtos, principalmente materiais recicláveis, que são utilizados aqui na oficina que vem explorando de forma muito positiva as mãos talentosas dos assistidos”. Ela ainda exaltou que “esse trabalho tem ajudado um grande número de pacientes, não só de Brumado mais como de toda a região, pois por meio desta interatividade lúdica, quadros depressivos vêm apresentando uma grande evolução”.

Os pacientes participam todos os dias das oficinas (Foto: Luciano Santos l 97NEWS)

Quem tiver interesse de conhecer pode se dirigir à seda da entidade que fica na Rua Oswaldo Cruz, 13, bem no centro da cidade, para conhecer de perto o bazar que é aberto ao público, onde todos os produtos podem ser adquiridos por um preço bem em conta, inclusive muito abaixo do mercado. O dinheiro adquirido com as vendas é utilizado na compra de materiais mais inacessíveis e que dão um acabamento muito interessante aos produtos criados como pode ser verificado na foto abaixo.  

 

Os materiais podem ser adquiridos por um preço abaixo do mercado (Foto: Luciano Santos l 97NEWS)


Caetité: Duas adolescentes são baleadas em tentativa de homicídio

Foto: Jorge Santana.

Uma tentativa de homicídio foi registrada na noite de segunda-feira (24), na cidade de Caetité, a 100 km de Brumado. Segundo a polícia, as duas garotas menores de idade, identificadas com as iniciais "C" e "G", foram surpreendidas por dois elementos em uma moto no bairro Santo Antônio. De acordo com a polícia, o alvo dos meliantes era um rapaz que estava próximo as vítimas. Testemunhas afirmaram que os suspeitos chegaram atirando. As vítimas foram atingidas por dois disparos. Uma delas foi atingida na boca e outra nas costas. Ambas foram socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) e encaminhadas a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24hs) do município. A atingida nas costas permaneceu por cerca de 12h em observação na referida unidade, mas foi transferida para o Hospital Regional de Guanambi (HRG) após não apresentar sensibilidade nas pernas. Segundo o boletim médico o estado da adolescente é delicado e ela pode perder os movimentos dos membros inferiores. O estado de saúde da outra adolescente não foi divulgado. Os motivos que levaram a tentativa de homicídio estão sendo investigadas pela polícia civil. A PM, executou rondas pela região, na tentativa de prender os autores. O crime pode ter relação com desavenças do tráco de drogas no bairro. 

 



Eleições 2018: Aplicativo 'Pardal' registra mais de 10 mil reclamações de propaganda irregular

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Lançado há um mês, o Pardal, aplicativo da Justiça Eleitoral para recebimento de denúncias de irregularidades cometidas na campanha eleitoral, já registrou mais de 10 mil reclamações no Brasil. O Ministério Público Eleitoral e a Justiça Eleitoral são os responsáveis por apurar as infrações relatadas pelos usuários. A maioria dos registros, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), tem a ver com propaganda política nas ruas (6.839 notificações), seguido de crimes eleitorais (1.376 notificações), outros crimes (921 notificações), compras de votos (238 notificações) e doações e gastos eleitorais (89 notificações). O levantamento parcial aponta ainda que os maiores denunciados são candidatos a deputado estadual (2.805), deputado federal (1.798) e governadores (674). Supostas irregularidades na propaganda eleitoral veiculada nas emissoras de TV ou rádio e na internet, bem como notícias de infrações relacionadas a candidatos aos cargos de presidente e vice-presidente da República, não são processadas pelo Pardal. Nesses casos, o eleitor deverá encaminhar as eventuais denúncias pelos meios tradicionais, como o MPE. A versão 2018 do aplicativo pode ser baixada gratuitamente em smartphones e tabletsnas lojas virtuais Apple Store e Google Play. O objetivo da ferramenta é incentivar os cidadãos a atuar como fiscais da eleição no combate à corrupção eleitoral. Até o momento, o aplicativo foi instalado em 31.652 dispositivos móveis, entre celulares e tablets. Nas denúncias feitas pelo aplicativo, devem constar o nome e o CPF do cidadão que as encaminhou, além de elementos que indiquem a existência do fato, como vídeos, fotos ou áudios. Além do aplicativo móvel, o Pardal também pode ser acessado nos sites dos Tribunais Regionais Eleitorais para envio e acompanhamento das notícias de irregularidades.



Brumado: Mais de uma tonelada de drogas é incinerada pela Polícia nesta terça-feira (25)

Foto: Divulgação l 20ª Coorpin

Evitar a expansão do tráfico de drogas em toda a região sudoeste vem sendo um dos grandes desafios da Polícia e das autoridades judiciais, já que com a solidificação do crime organizado, o número de registros nesse sentido aumentou significativamente nos últimos anos. Nesta terça-feira (25) uma ação específica comandada pela Polícia Civil de Brumado veio comprovar essa tendência. Segundo informações da própria PC, foram incinerados 1.300 kg de drogas, entre maconha e cocaína, as quais foram resultados de recentes operações de combate ao tráfico nas cidades de Brumado, Tanhaçu e Livramento de Nossa Senhora. A ação ocorreu na área de fornos de uma empresa mineradora local e contou com a presença de representantes do Ministério Público e da Vigilância Sanitária Municipal.

Foto: Divulgação l 20ª Coorpin


Livramento: Prisões de donos de fazenda onde foi encontrada grande quantidade de drogas foram revogadas

A Polícia esteve novamente no local na manhã de hoje (25) | Foto: Divulgação SSP/BA

Os últimos episódios envolvendo o município de Livramento de Nossa Senhora, que é considerado o Portal da Chapada Diamantina, ganharam uma grande repercussão, tendo sido confirmada a presença de componentes de uma quadrilha especializada, muito bem armada e disposta a ações bem elaboradas, como o assalto ao carro-forte na cidade de Boa Nova. Com uma ação cirúrgica e implacável da Polícia, a quadrilha foi desarticulada, sendo encontrada uma grande quantidade de drogas enterrada. As investigações tiveram sequência e foram expedidas pela Justiça, dois mandados de prisão contra os proprietários da fazenda, identificados como Nelson Ricardo Aguiar Leal e Roberto Tadeu Osório Pimentel Leal, tendo ainda um terceiro acusado que não teve a identidade revelada. Na manhã desta terça-feira (25), equipes do Draco e da 20a Coorpin/DEPIN realizaram uma ação específica em Livramento de Nossa Senhora para o cumprimento de mandados de prisão e de busca e apreensão expedidos em desfavor dos acusados, mas os mesmos não foram encontrados, sendo considerados foragidos. Na residência de um dos acusados foi apreendida uma arma de fogo e dois tonéis com resíduos de maconha. Segundo as últimas informações, uma liminar foi expedida revogando os mandados de prisão, a qual foi publicada hoje, quase ao mesmo tempo em que os policiais estavam tentando encontrar os acusados.



Evento marca a culminância da Semana Nacional do Trânsito em Brumado

Foto: Luciano Santos | 97NEWS

Com uma programação muito extensa, tendo um foco especial na área educacional, as comemorações e ações referentes à Semana Nacional do Trânsito em Brumado tiveram a sua culminância nesta terça-feira (25) num grande evento com a presença dos alunos das escolas da rede municipal, o qual foi realizado no auditório do SEMAC. Estiveram presentes várias autoridades das mais diversas áreas, as quais participaram intensamente do evento que foi comandado pelo superintendente da SMTT, João Nolasco e apoio do coordenador, Jansen Ricardo. As palestras tiveram um conteúdo muito pertinente e serviram para sedimentar todo o trabalho realizado durante a semana. Na oportunidade, Jansen Ricardo, citou ao 97NEWS que “as atividades foram muito intensas e é dessa forma que gostamos de trabalhar, com no máximo, pois só assim conseguiremos obter os resultados almejados”. Questionado sobre uma possível continuidade da campanha, ele foi claro ao afirmar que “sim ela terá continuidade até o final do ano, pois eu farei questão de continuar conduzindo este trabalho”.

Um grande número de alunos esteve presente ao evento (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Dupla é presa com mais de 13 mil litros de cerveja e 440 kg de carnes transportados irregularmente

Mais de 13 mil litros de cerveja foram apreendidos — Foto: Divulgação/PRF

Dois homens foram presos na BR-116, na cidade de Jequié, sudoeste da Bahia, pelo transporte irregular de mais de 13 mil litros de cerveja e 400 kg de carne. As mercadorias foram encontradas na noite de segunda-feira (24), durante uma fiscalização da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Na mesma operação, durante a manhã de segunda, um homem foi preso com 44 kg de cocaína dentro de um carro. A droga estava embalada em fita adesiva com imagem de Pablo Escobar, narcotraficante colombiano morto em 1993. O primeiro motorista tentou fugir dos policiais e foi alcançado pouco depois do bloqueio. Segundo a PRF, ele tem 48 anos e levava 13.635 litros de cerveja para a cidade de São Paulo (SP), mas não possuía nota fiscal dos produtos. Com o segundo motorista, de 59 anos, a PRF apreendeu 440 kg de carnes em caixas de papelão. A carga estava sem refrigeração adequada e fora das precauções de ordem sanitária. Aos policiais, ele informou que levava o produto para revender a restaurantes e churrascarias de Salvador. Os dois foram conduzidos para a delegacia de Jequié. As bebidas foram encaminhadas para a Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia e as carnes levadas para a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB).