ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Homem é preso após invadir a casa da ex-mulher com uma faca

Ovo de Páscoa está 10% mais caro em Brumado mas vendas disparam na cidade

Bahia deve ter clima chuvoso e temperaturas mais baixas ao longo do mês de abril, aponta Inmet

Três pessoas morrem após acidente entre caminhonete e caminhão em Ibotirama

População enfrenta fila para receber doação de peixes em Maetinga

Ônibus do TFD da cidade de Morro do Chapéu solta a roda na BR-324 entre Feira de Santana e Salvador

Fisioterapeuta da Clínica Mais Vida explica o que é esporão do calcâneo

Guilherme Bonfim se reúne com governador para discutir investimentos para Brumado

Transporte Ilegal de Mercúrio Interceptado pela PRF em Vitória da Conquista

Beto Bonelly declara apoio a Fabrício Abrantes na disputa pela Prefeitura de Brumado

Última etapa de campanha para vacinação contra aftosa na Bahia começa nesta segunda

Incêndio atinge fábrica de produtos artesanais em Guanambi

Feriado de Páscoa promete ser chuvoso na para Bahia, aponta Inmet

Bahia tem 2º maior no número de divórcios no Brasil; números de casamentos caem

Aracatu: PM recupera veículo com restrição de roubo

Brumado: Pai ameaça filho de 13 anos com pedaço de pau e é detido pela PM

Inscrições para a 25ª edição da Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas já estão abertas

Escritório Malaquias Advogacia e Assessoria Jurídica estará em novo endereço a partir de abril; confira

Brumado: Após decisão da Justiça, quase 50 beneficiados com prisão domiciliar vão cumprir pena em casa por tempo integral

Familiares de presos protestam contra suspensão de visitas e apontam opressão no Conjunto Penal de Brumado



BUSCA PELO ARQUIVO "09/2017"

Brumado: GCM esclarece que não participou do Desfile de 07 de Setembro porque o fardamento novo não chegou a tempo

Os guardas municipais de Brumado fizeram muitos ensaios para participar do desfile (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Quem foi ao Desfile de 07 de Setembro nesta quinta-feira em Brumado, notou que a Guarda Municipal não desfilou, o que acabou deixando uma lacuna, pois, em todos os anos a GCM sempre fez bonito na avenida, com evoluções dinâmicas, além de uma sonora fanfarra que dava um tom diferenciado às apresentações. Neste ano, os guardas municipais se preparam muito, com diversos ensaios como foi noticiado pelo 97NEWS, mas, infelizmente, eles não puderam participar do desfile, já que o fardamento novo não chegou a tempo. Segundo contatos feitos com a direção de GCM a empresa M.J.S Representações que foi a vencedora do processo licitatório que aconteceu há cerca de 40 dias não entregou o fardamento no prazo, causando uma grande decepção nos guardas, já que eles queriam muito participar do evento.



Ótima Oportunidade: Kombi furgão em ótimo estado de conservação com um preço excelente

A Kombi está muito bem conservada como pode ser comprovado na foto (Divulgação)

Com o "boom" dos "Foods Trucks", ou numa tradução mais contemporânea um "restaurante sobre rodas", muita gente conseguiu abrir o seu próprio negócio e, ainda por cima, ter uma renda bem interessante. O negócio que vem se mostrando um grande instrumento para se driblar a crise, também vem crescendo na região, então, estamos disponibilizando uma grande oportunidade nesse sentido para quem sempre pensou em trabalhar por conta própria ou mesmo dar uma incrementada na renda. Vende-se uma Kombi Furgão ano/modelo 93/94 toda revisada, com todos os pneus novos, inclusive, o estepe, chaparia e pintura recentemente feita. Ou seja, pronta para uso imediato e por um preço excelente. Ligue agora para o fone (77) 9-9959-2550 e agende uma visita. Veja o vídeo abaixo e conheça uma das muitas histórias de sucesso dos "foods trucks": 



Poder Legislativo de Brumado emite Nota de Pesar pelo falecimento de Eduardo Ataíde

A Câmara Municipal de Vereadores de Brumado, em nome de todos os parlamentares que compõem a Casa Legislativa, vem nesse momento de grande consternação emitir Nota de Pesar em virtude do falecimento de Eduardo Castro Ataíde, aos 41 anos de idade, ocorrido na última quinta-feira, 07 de setembro de 2017.

Filho de José Luiz Alves Ataíde e Edna Castro Ataíde, Dudu como era carinhosamente conhecido por todos, foi funcionária da Câmara de Vereadores de Brumado, prestando relevantes serviços. No ano de 2004 seguindo as veias políticas do pai foi candidato a vereador, mas não conseguiu se eleger, atuou também no SAC – Serviço de Atendimento ao Cidadão.

Seu falecimento de forma tão inesperada, enluta não somente seus familiares e amigos, mas a todos os brumadenses.

Aos familiares, principalmente aos pais e irmãos, as sinceras condolências reiterando que a Câmara de Vereadores não poderia deixar de unificar ao pesar da família. Manifesta assim o mais profundo respeito rogando a Deus que traga conforto aos corações enlutados.

Que a força da fé reine no meio de todos. Descanse em paz.



Malhada de Pedras: Motociclista morre ao colidir contra caminhão de distribuidora da cidade de Brumado

Foto: Composição l 97NEWS

Um acidente ocorrido por volta das 13h30 da tarde desta sexta-feira (9), na BA-026, próximo a cidade de Malhada de Pedras resultou na morte do jovem Raimundo Souza Guimarães, morador da Fazenda Bastião, zona rural de Malhada. De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o acidente aconteceu a cerca de 2 Km da cidade, próximo a uma cerâmica. Raimundo pilotava um moto CG 150, de cor vinho e, segundo testemunhas, ele teria perdido o controle do veículo e acabou se chocando contra a lateral do caminhão da distribuidora de bebidas, que pertence à uma empresa de Brumado. A força impacto foi muito grande, tanto que Raimundo não resistiu aos ferimentos e veio a óbito já no local. A Polícia Militar foi acionada e fez o isolamento da área até a chegada da equipe do Departameto de Polícia Técnica (DPT) de Brumado, que realizou perícia no local. O corpo da vítima foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Brumado, onde passará por necrópsia e ainda hoje será liberado a família. As causas do acidente vão ser investigadas pelos peritos. 



Desfile Cívico de 07 de Setembro em Brumado; veja fotos

(Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

O Desfile Cívico de 07 de Setembro em Brumado neste ano de 2017 teve menos intensidade do que nos anos anteriores, mas foi bem organizado e pontual, tendo a nebulosidade como aliada, já que o sol forte que sempre se fez presente, desta feita, não radiou. Iniciado pelo Tiro de Guerra, que, não realizou a tradicional salva de tiros, talvez pelo fato que as munições estão muito caras; a cerimônia foi sequenciada pela 34ª CIPM e por entidades e escolas municipais, tendo como ponto alto as fanfarras que fizeram bonito na avenida com suas evoluções dinâmicas e cheias de criatividade. A parte final teve no Grito dos Excluídos que proclamou a independência por meio da Agricultura Familiar e da Educação, tendo, inclusive, um desafio feito por parte da diretora da APLB de Brumado, professora Vanusia Lobo que solicitou da administração municipal um tratamento mais amplo para os professores. Veja as fotos do desfile: 



Eduardo Ataíde, filho de ex-vice-prefeito de Brumado, é encontrado morto dentro de sua residência

Foto: Divulgação

A cidade de Brumado amanheceu com a triste notícia do falecimento de Eduardo Castro Ataíde, de 41 anos, filho do ex-vice-prefeito José Luiz Alves Ataíde (PT). O fato ocorreu na noite desta quinta-feira (7), na Rua Manoel Lima Dias, bairro Monsenhor Fagundes. A família alega que Eduardo foi encontrado sem vida em um quarto na casa dos pais. Ainda segundo parentes, o técnico de segurança pode ter morrido por um infarto fulminante - um relatório médico poderá apontar a causa da morte. Na manhã de hoje (8) dia seguinte, a família deu a informação de que ele havia morrido. “Assim que chegamos no quarto encontramos ele já sem vida, a mãe dele entrou em desespero. Quando chegou ao quarto, Eduardo estava deitado na cama”, disse a cunhada. O 97NEWS obteve informações de que, José Luiz Ataíde, pai de Eduardo, estava em Vitória da Conquista, e tinha acabadode passar por um procedimento cirúrgico. Após saber do fato, Zé Luiz se deslocou para Brumado. Como o pai, Eduardo tentou ingressar na vida política, em 2004, disputou uma cadeira no legislativo brumadense, mas não conseguiu se eleger. Eduardo era solteiro e não tinha filhos. O velório acontecerá na residência da família na Rua Manoel Lima Dias, Bairro Monsenhor Fagundes. 

 



Vereadores participam do Desfile Cívico de 07 de Setembro em Brumado

Os vereadores presentes nas comemorações do Dia da Pátria em Brumado (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

As comemorações do Dia da Pátria em Brumado sempre foram um dos eventos mais notáveis, onde a população comparece em peso para presenciar o Desfile Cívico. A presença de autoridades também é muito concorrida, e, como em todos os anos, vários vereadores se fizeram presentes às comemorações. Comandados pelo presidente do Legislativo, Léo Vasconcelos, os parlamentares Elias Piau, Rei de Domingão, Santinho, Lia Teixeira, Glaudson Dias, Vanderlei Nem e Palito marcaram presença no palanque ao lado do vice-prefeito Édio Pereira. Num clima festivo, os vereadores exaltaram a importância do amor à Pátria e da valorização da Civismo, ainda mais em tempos tão conturbados como o atual, onde o Brasil atravessa uma forte crise moral. Eles se fizeram presentes em grande parte do desfile e enalteceram a organização do evento.

 



Bahia: Geddel é levado pela PF em cumprimento de pedido de prisão preventiva

Foto:Reprodução / TV Bahia

O ex-ministro Geddel Vieira Lima foi levado pela Polícia Federal por volta das 7h desta sexta-feira (8), de seu apartamento situado no Jardim Apipema, em Salvador, onde cumpria prisão domiciliar. A medida se deu em cumprimento a pedido de prisão preventiva apresentado pelo Ministério Público Federal (MPF) após a PF apreender mais de R$ 51 milhões em um apartamento que estava sendo usado por Geddel a pretexto de guardar documentos do pai, que morreu no ano passado. De acordo com informações da TV Bahia, sete policiais em duas viaturas estavam no Edifício Pedra do Vale, onde o peemedebista reside, desde as 5h37.



Público é de todos, privado é de alguns: Prefeitura dá continuidade a obra de pavimentação da rua Antônio Pinheiro Ganguçu; Empresário diz que município quebrou acordo

Foto: 97NEWS

Na manhã desta quinta-feira (7), a equipe do 97NEWS voltou ao local das obras de pavimentação da Rua Antônio Pinheiro Canguçu (próximo a UNEB e o SAC), centro de Brumado, e constatou o descumprimento, pela prefeitura municipal, de sua parte no acordo feito verbalmente com o empresário Vanderlito Souza na manhã da última quarta (6). Segundo o empresário, que é dono do imóvel onde hoje funciona a distribuidora de cerveja AMBEV, ao fim do impasse na quarta, ficou acordado verbalmente entre os representantes que ali estavam, que o município iria parar a obra, até que tudo fosse resolvido judicialmente. A principal reclamação diz respeito a presença de funcionários no local, colocando meios fios - provando que a obra não foi paralisada. Ainda na quarta-feira, diante da presença do advogado do empresário, Givanei Lima, do assessor jurídico da gestão municipal, Dr. Igor Marinho e da Polícia Militar, foi feito um acordo verbal, para garantir que a obra ficasse paralisada. 

Acordo

Com a quebra no acordo verbal, o empresário promete já na manhã desta sexta-feira (8) acionar os meios legais para impedir que a obra continue, que segundo ele, é truculenta. Enquanto isso, a prefeitura deu continuidade à obra, e instalou meios fios, deixando uma distância de 1,50 para construção da calçada, ou seja invadindo a área, que segundo Vanderlito Souza pertence a sua propriedade. Ainda segundo o empresário, no local existia uma antiga passarela de transbordo, que funcionou por cerca de 40 anos. O 97NEWS falou com alguns funcionários que estavam no local e não quiseram se identificar, os mesmos disseram que o retorno da obra foi autorizado pelo próprio prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB). Por conta do feriado, a nossa reportagem não conseguiu falar com a Secretaria de Infraestrutura. 



Amazônia: Projetos liberam 5 milhões de hectares de florestas à mineração

Foto: Reprodução

Muito além do imbróglio em torno da extinção da Reserva Nacional de Cobre e seus Associados (Renca), há um amplo interesse de mineradoras em explorar áreas protegidas no Brasil. E projetos de lei apresentados ao Congresso, se aprovados, poderiam liberar essa exploração, hoje proibida, em pelo menos 5 milhões de hectares nos próximos oito anos - um aumento de 13 vezes em relação à área hoje usada pela mineração em áreas protegidas. É o que estima um estudo que cruzou as liberações previstas nesses projetos com cerca de 2.400 pedidos de empresas feitos ao Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) nos últimos anos para autorização de lavra em áreas onde hoje a exploração é proibida. O trabalho de pesquisadores da Universidade Federal de Goiás, do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) levou em consideração os PLs 37/2011 (que propõe liberar mineração em todas as unidades de conservação de uso sustentável); 3682/2012 (que permite converter 10% das áreas de proteção integral para mineração); e 1610/1996 (que libera a mineração em terras indígenas sem restrições). Só o último está em tramitação, mas os autores decidiram incluir os outros dois na análise "dado o cenário de instabilidade política", conforme escreveram no trabalho, publicado na revista Environmental Conservation. O Ministério de Minas e Energia disse, por meio de nota, que requerimentos que se sobreponham a Unidades de Conservação com restrição total à mineração ou a terras indígenas são "inócuos" e serão indeferidos pelo DNPM. A reportagem também questionou se a pasta apoia os projetos de lei avaliados no estudo. "Nenhum dos projetos de lei citados no artigo atentam ou interferem com a legislação ambiental", respondeu a pasta. O Instituto Brasileiro de Mineração não atendeu à reportagem.



Sudoeste: Helicóptero que seguia para Brasília com quatro pessoas faz pouso forçado na cidade de Tanhaçu

Foto: 97NEWS

Um helicóptero que transportava quatro passageiros, fez um pouso de emergência as margens da BA-142 no município de Tanhaçu, no sudoeste do estado, na tarde desta quinta-feira (7). De acordo com informações da Polícia Civil, a parada foi provocada pelo mau funcionamento do motor da aeronave. Em contato com o 97NEWS, o morador da localidade, Edivaldo Ribeiro relatou, "foi prevenção, pois um mecânico que estava no helicóptero ficou preocupado com a aproximação da cidade, então mandou o piloto pousar ao lado da pista", disse. Ninguém ficou ferido. Segundo os moradores, o helicóptero da empresa Lug Táxi aéreo de prefixo PP-MJL passou por cima da cidade em voo rasante, o que acabou assustando a população. Conforme a polícia, o helicóptero parou entre os municípios de Tanhaçu e Ituaçu por volta das 17h. A aeronave passou por manutenção, e partiu para Brasília no fim da tarde. Segundo a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o pouso não atrapalhou o tráfego na rodovia, porque a aeronave ficou distante da BA. 



Morte de macacos `Saguis´ em área rural deixa Livramento de Nossa Senhora em alerta

Foto: Divulgação

A confirmação da morte de oito macacos "Saguis" em Livramento de Nossa Senhora, sudoeste do estado deixou os moradores da região em alerta. Segundo informações do Núcleo Regional de Saúde (NRS) de Brumado, ainda não se sabe as causas da morte dos animais. No entanto, o laudo que vai apontar as causas só deve sair em até 30 dias. Segundo a Vigilância Sanitária de Livramento, os macacos foram encontrados mortos no povoado de Valérios, zona rural do município, as margens da BA-148. Uma amostra de sangue foi recolhida de um dos macacos para realização de exames no LACEN em Salvador. De acordo com especialistas, quando um grupo de animais são encontrados mortos, as suspeitas são de doenças como: febre amarela, herpes vírus, de raiva, ou, eventualmente má intenção da populaçãoa, de envenenamento. "É importante que os moradores avisem quando encontrarem macacos nessa situação para que a gente faça a coleta do material." Ressalta a Vigilância Sanitária. Os macacos foram encontrados mortos entre segunda e terça-feira (5) dentro de uma chácara, no limite entre os municípios de Livramento e Rio de Contas. Representantes do município afirmam que há anos monitoraram esses animais e que nunca, neste período, foi detectado febre amarela na população de macacos da cidade. Por isso, a Vigilância Sanitária afirma que não há motivo para alarde sobre a situação.



Brumado: Carro cai em vala de esgoto no bairro Dr. Juracy

Foto: André Santos l 97News

Uma vala de esgoto aberta pela prefeitura quase provoca um acidente sério no bairro Dr. Juracy, no final da tarde dessa quinta-feira, feriado de 7 de setembro. O acidente aconteceu por volta das 17h na Rua Manoel Liobino da Silva, próximo a praça João Romão. De acordo com o condutor do Fox prata, ele seguia sentido bairro São Jorge e não percebeu que havia uma vala no fim da rua, pois faltava sinalização. O veículo acabou caindo de uma altura de quase dois metros. O acidente assustou os vizinhos que moram próximo ao local. “Minha sorte é que estava com o cinto e não havia nenhum passageiro comigo, quando percebi já estava dentro do buraco”, contou o condutor identificado como Marciel Araújo, de 32 anos. Populares após verem o acidente, ajudou retirar o motorista de dentro do carro. Ainda segundo Marciel, ele não visualizou nenhum tipo de cone ou faixa zebra, outro fator que acabou causando o acidente, foi a diferença de altitude de nível da rua, por isso ele caiu dentro da galeria ainda em construção. "Agora, só tenho a lamentar, porquê fiquei com um prejuízo alto. E agora quem vai pagar esta conta? O município!" Finalizou Marciel. A Polícia Militar foi acionada para registrar um boletim de ocorrência.

Foto: André Santos l 97News


Após voltar da China, Rui Costa cumprirá agenda em Belo Campo nesta sexta-feira (08)

(Foto: Divulgação)

Após missão internacional na China, o governador Rui Costa retorna ao solo baiano com a mesma disposição e correria de sempre. Prova disto é a viagem para o interior do estado já nesta sexta-feira (8). Durante a manhã, por volta das 10h, o município de Belo Campo, na região sudoeste recebe o governador para cumprir diversos compromissos. O primeiro deles é a reunião com prefeitos do consórcio da região, a ser realizado no salão de eventos Frei Adriano, na Avenida Domingos, no centro da cidade. Ainda no município, às 14h, Rui autoriza para a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) a celebrar quatro convênios no âmbito do Programa Bahia Produtiva para o cultivo de mandioca e na área socioambiental.



INTERVENÇÃO MILITAR? Em dia de celebração, comandante do Exército descarta a possibilidade

Foto: Leow Lopes/Aratu Online

O sistema político brasileiro vive uma das suas mais profundas crises. Do dinheiro escondido na cueca, até os R$ 51 milhões encontrados em um apartamento localizado em bairro nobre da capital baiana, passamos por avião recheado de cocaína, delações explosivas e áudios que comprometeram presidentes e ex-presidentes da República, e postulantes ao cargo eletivo mais importante do país. Limpar a sujeira escondida por décadas tem o seu custo, e ele não é pequeno. A desilusão provocada por este cenário faz com que alguns clamem pela volta do regime militar, que imperou no Brasil entre os anos de 1964 e 1985. No dia 7 de setembro, quando é comemorada a independência do país, essa reivindicação, ainda que pontual, ganha simbologia diferente. O general Joarez Alves Pereira Junior, comandante da 6ª Região Militar, responsável pelos estados da Bahia e Sergipe foi categórico ao descartar a possibilidade de uma intervenção. Para ele, isso é reflexo do momento que o país atravessa, associado à credibilidade que a instituição tem junto a setores da sociedade. “Eu não vejo espaço hoje pra essa conversa de intervenção no Brasil. Acho que, mesmo com toda essa crise que estamos vivendo, as nossas instituições estão se fortalecendo. Como costuma dizer também o nosso Comandante [General Eduardo Villas Bôas, Comandante Geral do Exército. Veja vídeo], o Brasil não precisa mais de um tutor, de alguém que precise agir como um moderador”.

General Joarez Alves Junior – comandante da 6ª RM. Foto: Reprodução

Segundo ele, as Forças Armadas têm as suas funções claramente definidas e não deve ser vista como solução para os problemas criados ao longo do regime democrático. “O Exército não será fator de instabilidade e atuará sempre dentro da legalidade e a legalidade que nos dá suporte é a Constituição Federal. Ela prevê, no seu artigo 142, qual é o papel das Forças Armadas: a defesa da pátria e por iniciativa de algum dos poderes, a garantia da lei e da ordem”. O distanciamento histórico do que foi o regime militar também pode ter papel significativo nesse processo, mas, na opinião do general, também ajuda a avaliar de forma mais justa o que de fato ocorreu no país de 64 a 85. “Quanto mais nós nos afastarmos da época em que aconteceram os fatos, mas eu acho que a análise será justa dentro desse perfil histórico. Eu acho que há distorções em algumas análises feitas sobre o que ocorreu, por conjunturas sociais de quem analisa. Mas acho que quando esse foco for analisado a partir da história, haverá um entendimento mais equilibrado do que aconteceu no Brasil nesse período. De quem por um lado ou por outro viveu esse período”. Neste 7 de setembro, a reflexão que deve ser feita por todo o país, passando pelas Forças Armadas, vai muito além das improváveis soluções que já se mostraram não só ineficazes, mas também extremamente traumáticas no passado. Aprender com os erros e escrever novos capítulos, que tenham como alicerces ares de liberdade, respeito às individualidades e ao contraditório, são parte do processo de aprendizagem de uma nação que almeje ser, de fato, independente.



Professor foi morto por três travestis porque não quis pagar 'programa', diz delegado

(Fotos: Reprodução)

Duas travestis foram presas e uma adolescente, também travesti, apreendida na madrugada desta quarta-feira, 6. Elas são suspeitas de envolvimento na morte de um professor de inglês no município de Barreiras, ocorrido no último sábado, 2. Segundo o titular da 1ª Delegacia Territorial, José Romero, Wanderson Evangelista dos Santos, conhecido como “Soraia ou Paôla”, confessou que teria matado Tallis Silva Bastos, 38 anos, depois que ele não quis pagar uma dívida de um suposto programa. “Eles entraram em luta corporal ainda dentro do carro. Quando Soraia saiu, Igor Mariano dos Santos Silva, (conhecido como a travesti) ‘Mirele’, e o menor identificado pelo nome social ‘Lórem’, que estavam próximos ao local, correram e ajudaram, segurando Tallis”, disse Romero.O professor foi apunhalado no peito por Soraia com uma faca de cozinha. Depois do crime, ela jogou a arma dentro de um bueiro. Após ser esfaqueado, Tallis ainda conseguiu dirigir por alguns metros para procurar ajuda, mas acabou batendo o carro em uma grade. Uma equipe do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) tentou prestar os primeiros socorros, mas ele não resistiu. De acordo com o delegado, Soraia e Mirele estão detidas na 1ª Delegacia Territorial, aguardando o parecer judicial para determinar a prisão preventiva delas. Já o adolescente foi ouvido e solto, mas, conforme Romero, um pedido de internação será feito para o rapaz.



Palocci incrimina Lula em ação sobre propinas da Odebrecht

O ex-ministro Antonio Palocci (fazenda/Casa Civil - Governos Lula e Dilma) incriminou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em ação sobre propinas da Odebrecht. Palocci prestou depoimento nesta quarta-feira, 6, perante o juiz federal Sérgio Moro, em Curitiba, base da Operação Lava Jato. Nesta ação, Lula é acusado de corrupção passiva e lavagem de dinheiro sobre contratos entre a Odebrecht e a Petrobras. "No jantar ocorrido no apartamento do presidente Lula, em que participaram todas essas pessoas, o ex-ministro Palocci os convenceu e os dissuadiu no sentido de que essa operação era escandalosa e que poderia expor demais essa situação. Ficou clara toda a participação do ex-presidente Lula", afirmou o advogado Adriano Bretas, que defende Palocci. Antonio Palocci confessou ter praticados crimes na Petrobras. Ouvido como réu em um processo criminal da Operação Lava Jato, o petista citou R$ 300 milhões da Odebrecht para o esquema do partido. Durante duas horas, Palocci afirmou que está negociando um acordo de delação premiada com a força-tarefa da Lava Jato, mas que colaboraria com a Justiça de forma espontânea. O Ministério Público Federal aponta que propinas pagas pela empreiteira chegaram a R$ 75 milhões em oito contratos com a estatal. Este montante, segundo a força-tarefa da Lava Jato, inclui um terreno de R$ 12,5 milhões para Instituto Lula e cobertura vizinha à residência de Lula em São Bernardo de R$ 504 mil. Além do ex-presidente, também respondem ao processo o ex-ministro Antonio Palocci (Fazenda e Casa Civil/Governos Lula e Dilma), seu ex-assessor Branislav Kontic, o advogado Roberto Teixeira, compadre de Lula, o empreiteiro Marcelo Odebrecht e outros três investigados.



MEC libera R$ 1 bilhão para universidades e institutos federais

(Foto: Reprodução)

O Ministério da Educação (MEC) autorizou hoje (6) a liberação de R$ 1 bilhão para universidades e institutos federais do país. Desse total, R$ 558,69 milhões são referentes a recursos financeiros discricionários e R$ 449,6 milhões referem-se a um acréscimo de 5 pontos percentuais no limite para empenho do orçamento para custeio e para investimento.Com isso, a liberação de limite para empenho para custeio e para investimento aumenta de 75% para 80%. No mês passado, o MEC já havia aumentado em cinco pontos o limite de custeio, passando de 70% para 75%. Do total de R$ 1 bilhão, as universidades federais receberão R$ 718 milhões, dos quais R$ 406 milhões em recursos financeiros discricionários, o que corresponde a 100% do valor liquidado até o momento, e o restante corresponde a R$ 312 milhões de limite para empenho do orçamento. Já os institutos federais serão contemplados com R$ 290,3 milhões, sendo que R$ 152,2 milhões são de recursos financeiros discricionários e R$ 137,6 milhões a mais de limite para empenho do orçamento. Segundo o MEC, desde o início do ano foram repassados para as instituições federais de ensino R$ 5,27 bilhões em recursos financeiros e R$ 7,1 bilhões de limite para empenho do orçamento, ambos discricionários. Nos últimos meses, diversas universidades federais vêm relatando dificuldades financeiras, especialmente com despesas de custeio.

 



Moradores da Deoclides Ferreira Neves clamam por ações urgentes para a reestruturação na rua

A situação da referida via é cada vez mai precária (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

O Bairro Baraúnas é um dos que mais vem recebendo reclamações quanto ao setor de infraestrutura e, novamente, moradores, desta feita da Rua Deoclides Ferreira Neves, procuraram a redação do 97NEWS para relatar a insatisfação, que, segundo eles, já vem há um bom tempo, em relação à situação estrutural da via. Segundo o morador José Cândido (53), a situação é cada vez mais precária, tanto que eles têm agido por conta própria para tapar os buracos que se multiplicam. Outra situação que vem incomodando demais é a poeira, pois, na rua moram algumas pessoas doentes que vêm tendo a saúde muito prejudicada. "A revolta é cada vez maior, pois o nosso bairro está entregue às traças e a poeira" relatou. Ele ainda citou que "estamos nos reunindo e iremos, caso nada seja feito com urgência, realizar um protesto pacífico, pois a nossa paciência já se esgotou". Segundo o secretário de infraestrutura André Cardoso, o Bairro Baraúnas será um dos primeiros no planejamento municipal de recuperação das vias públicas da cidade, o que, pressupõe que ainda esse ano as obras deverão ser realizadas.

Os moradores esperam que as obras de recuperação comecem com urgência (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Brumado: Homem é preso suspeito de furtar produtos em rede de loja varejista

Foto: Luciano Santos l 97News

Um homem de 29 anos foi detido ao tentar roubar produtos de uma loja que pertence a uma rede varejista. O fato aconteceu no início da tarde desta quarta-feira (6), por volta de 12h10, na Rua Dr. Mário Meira, centro comercial de Brumado. Um funcionário do estabelecimento viu o momento em que o alarme da loja acionou quando o suspeito tentou sair com vários produtos dentro de uma sacola plástica. Após o roubo, o gerente acionou a Policia Militar (PM). Conforme boletim de ocorrência, o funcionário da loja contou a PM que o rapaz entrou no estabelecimento e passou vários minutos observando os produtos. Logo depois testemunhas viram que o homem pegou alguns produtos e colocou dentro de uma sacola, de cor laranja. O funcionário foi avisado pelo sistema de alarme que confere os códigos de barra dos produtos, e ao verificar no sistema, foi comprovado o furto.

 

Foto: Luciano Santos l 97News

De acordo com o registro policial, o gerente acionou a PM depois que o suspeito saiu da loja. Uma guanição que estava em rondas no centro foi até a loja em que o homem estava e, após uma conversa, o suspeito confirmou que havia subtraído produtos do mostruário da loja. E informou ainda que ao sair da loja varejista ficou bastante nervoso próximo do estabelecimento. O gerente mostrou à PM, através do sistema interno, que os produtos em que o homem teria pegado não tinha sido vendido. Foi dado voz de prisão ao suspeita, que em seguida acabou sendo levado para a Delegacia de Polícia.