ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Advogado e professor Jorge Malaquias abre nova turma para Curso de Oratória

Professora da Bahia denuncia ex por golpe sentimental após perder R$ 160 mil

Começa neste final de semana o Campeonato Brumadense de Futebol

Vitória da Conquista: Sheila Lemos, pré-candidata a prefeita terá de remover postagens de autopromoção na redes sociais

Brumado: Chuva de gols e boa organização na primeira rodada da copa Brahma de Futsal

Brumado: Caçamba desgovernada derruba árvore e poste, assustando moradores do Bairro Cidade das Esmeraldas

Mãe e filha morrem atropeladas quando atravessavam rodovia em Guanambi

Estado e municípios trabalham para que vacinas contra dengue sejam todas utilizadas

Mais de 40% dos contribuintes entregaram declaração do IR

Justiça condena ex-prefeito de Caetité a 5 anos de prisão

Servidora da Justiça de Brumado, Idália Pires, morre aos 79 anos

UNEB realiza em maio a Feira de Trabalho, Emprego e Renda, no Campus de Brumado

Brumado: Sesoc, Semec e PM promovem ação contra ‘Bullying’ nas escolas

CDL de Brumado convoca associados para Assembleia Geral para discutir 'Campanha de São João 2024'

Faleceu em Vitória da Conquista a ex-diretora do Campus XX da UNEB de Brumado

Sete em cada dez bancos adotam biometria facial

Onebra Brasil - Inovação em Apostas Online

Homem é preso em flagrante dentro de universidade na Bahia após se passar por professor

Marília Mendonça é a primeira artista brasileira a bater a marcar de 10 bilhões de streams no Spotify

Colisão entre dois helicópteros mata dez pessoas na Malásia



BUSCA PELO ARQUIVO "09/2016"

Detenção de eleitores tem restrições a partir desta terça-feira (27)

O dia das eleições para eleger prefeitos e vereadores dos municípios já se aproxima. Faltam apenas cinco dias. E, a partir de hoje (27/9), nenhum eleitor poderá ser preso ou detido. A determinação segue até 48 horas após o encerramento da votação e obedece ao Código Eleitoral (Lei nº 4.737/1965). A medida também deixa claro que o eleitor poderá ser encaminhado à delegacia apenas em flagrante delito, em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável, ou, ainda, por desrespeito a salvo-conduto. Caso haja eleição em 2º turno, a proibição da prisão de eleitor passará a valer a partir do dia 25 de outubro e também vigorará até 48 horas depois do encerramento da votação, que ocorrerá – nos municípios que tenham 2º turno – em 30 de outubro. Para os candidatos, as restrições de prisão entraram em vigor desde o último dia 17 de setembro (sábado). No caso dos concorrentes às vagas de prefeitos e vereadores, a detenção somente poderá ocorrer em flagrante delito.



Eleições 2016: Termina quinta-feira (29) a propaganda eleitoral gratuita no Rádio e TV

Foto: Arquivo/97news

Nesta quinta-feira (29) termina a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV.  Segundo o TSE - Tribunal Superior Eleitoral é o último dia para reuniões públicas, comício e utilização de aparelhagens de sonorização fixa, nos horários das 8 horas até as 23h e 59 minutos. Também encerra o prazo para debates em rádio e TV. Ainda com relação aos horários, apenas comícios poderão ser prorrogados por mais duas horas, mas diante a oficio comunicando o TRE - Tribunal Regional Eleitoral de sua cidade. 



Justiça vai julgar pedido para anular certidão de óbito de Eliza Samudio e goleiro Bruno poderá ser solto

Caso a retirada do atestado de óbito seja aceita, o julgamento do goleiro Bruno Fernandes pode ser considerado nulo (Foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A Press)

Uma decisão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) aumenta a expectativa da defesa do ex-goleiro Bruno Fernandes para sua soltura. A 4ª Câmara Criminal acatou, na última quarta-feira (21), o pedido dos advogados do atleta para analisar um recurso contra a expedição da certidão de óbito de Eliza Samudio. A anulação já tinha sido pleiteada em 2013, porém, foi negada pela juíza de Contagem, Marixa Rodrigues. Caso a retirada do atestado de óbito seja aceita, o julgamento do atleta pode ser considerado nulo. O pedido foi feito pelo advogado Lúcio Adolfo há três anos, quando o atestado de óbito foi emitido pelo Cartório de Registro Civil de Vespasiano, na Grande BH, a pedido da juíza Marixa Fabiane Rodrigues, do Tribunal do Júri de Contagem. “O pedido foi feito pela juíza, mas ela não tinha competência para essa decisão. Hoje, o Tribunal reconheceu o que há três anos estamos questionando”, afirmou. Na certidão consta que Eliza morreu em 10 de julho de 2010. A causa apontada para o óbito é "emprego de violência aplicada na forma de asfixia mecânica (esganadura)". Outro dado que o documento traz com base no processo e no primeiro julgamento é o local da morte: Rua Araruama, nº 173, Bairro Santa Clara, em Vespasiano, residência do ex-policial civil Marcos Aparecido dos Santos, o Bola. Segundo o TJMG, em janeiro de 2013, a juíza determinou a expedição da certidão de óbito a pedido do promotor de Justiça Henry Vagner Vasconcelos de Castro e da mãe de Eliza. Na época, eles fundamentaram a solicitação no fato de que, no julgamento de Luiz Henrique Ferreira Romão, o Macarrão, o júri considerou que a jovem efetivamente foi assassinada. Ainda de acordo com o TJMG, a juíza concedeu o pedido sob o fundamento de que a sentença criminal pode ser executada no âmbito cível, para efeito da reparação de danos, ponderando também que o registro civil da morte resguarda os direitos do filho da vítima. A defesa entrou com recurso, mas o prosseguimento foi negado por Marixa. Em novo pedido de anular a certidão de óbito, que foi julgado na última quarta-feira (21), os desembargadores Doorgal Andrada, Corrêa Camargo e Eduardo Brum entenderam que o seguimento do recurso não poderia ter sido negado. Por isso, determinaram o processamento do recurso, que será julgado pela 4ª Câmara Criminal. O dia do novo julgamento não foi informado. 



Brumado: Lombofaixa é destruída pela terceira vez pelo SMTT

Os serviços de destruição da lombofaixa (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Realmente a saga de idas e vindas, encontros e desencontros por parte da SMTT – Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes de Brumado parece não ter vim. Um dos episódios marcantes desta “odisseia” foram as lombafaixas, mas, na tarde desta terça-feira (27), um “revival” acabou refrescando a memória dos brumadenses, já que, uma retroescavadeira destruiu, pela terceira vez a lombafaixa que ficava situada na Av. Guilherme Dias, bem em frente ao Colégio Estadual de Brumado. Os motivos desta nova ação ainda não são oficiais, mas, segundo informações colhidas pelo 97NEWS, houve uma falha técnica na construção da obra. Confira o vídeo abaixo: 



Novo CD de Fann Estourado terá participações da Vingadora, e Luizinho do Trio da Huanna

O cantor brumadense Fann Estourado está finalizando o seu novo CD

A gravação do novo CD do cantor brumadense Fann Estourado já está sendo finalizada, devendo agora sair dos estúdios para ir para a pós-produção. Muito mais maduro artisticamente e com uma pegada mais firme do que nunca, o “Baixinho dos Paredões” está muito empolgado, pois as primeiras impressões deste novo ciclo do seu trabalho são as melhores possíveis. A previsão de lançamento é para o início do mês de outubro, então pode ir se preparando porque você vai dançar a valer com os novos sucessos de Fan Estourado. O CD contará com as participações de Luizinho do Trio da Huanna que está numa fase maravilhosa da sua carreira; e de Tays Reis, da Banda Vingadora, que fez questão de participar das gravações. Então, está chegando a hora dos novos sucessos do verão com Fann Estourado, o “Baixinho dos Paredões”.



Bahia prevê Ensino Médio integral em 50% das escolas estaduais até 2022

(Foto: Reprodução)

O Governo da Bahia estima que, até 2022, 400 das 800 escolas de Ensino Médio do estado já estejam ofertando ensino integral, atingindo, assim, 50% da meta proposta pelo Ministério da Educação na Medida Provisória (MP) que reformula o antigo 2º grau. O documento federal determina que 100% das escolas adotem a carga horária de dois turnos. A previsão é do superintendente de Políticas da Educação Básica do Estado, Ney Jorge Campello. Segundo ele, a Bahia possui, atualmente, 66 escolas de Ensino Médio com modalidade integral, onde estão matriculados 3.518 alunos. O número de escolas já adaptadas aos dois turnos representa apenas 8,25% do total de escolas de Ensino Médio da Bahia. O desafio da gestão estadual com a proposta do Governo Federal de ampliar a carga horária em todas as unidades de ensino de 800h para 1400h anuais, é incluir os outros 435.572 estudantes baianos do Ensino Médio regular (que não é integral) no novo modelo. Os estudantes que hoje estão no Ensino Médio representam 55% do total de alunos no estado (900 mil). Já o número de escolas com Ensino Médio corresponde a 61% do total. Além da ampliação da carga horária, a MP prevê a flexibilização do currículo, que torna parte da grade de disciplina obrigatória para todos os estados e permite que a outra parte seja escolhida pelos alunos conforme suas áreas de interesse: linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas ou então dar ênfase ao ensino profissionalizante. Além disso, a MP também destaca que o Ensino Médio poderá ser organizado em módulos e adotar o sistema de créditos ou disciplinas. Assim, o aluno pode receber um diploma a cada etapa, e já poderá entrar no mercado de trabalho. Apesar de já estar em vigor, o documento precisa ser discutida e votada no Congresso em até 120 dias. Campello destaca que ainda não tem como dimensionar o impacto das mudanças propostas no orçamento da Educação na Bahia, que hoje é de R$ 3,4 bilhões (25% do orçamento do estado). Também não há uma previsão de quando o estado deve implantar o ensino integral em 100% das unidades. (G1)



Bancários entram em 4ª semana de greve; bancos voltam a renegociar nesta terça-feira (27)

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Depois de mais de 20 dias de greve, o Sindicato dos bancários e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) vão voltar à mesa de negociação nesta terça-feira (27), a partir das 14 horas, em São Paulo. Sem acordo até o momento, a greve dos bancários completou 21 dias nesta segunda-feira (26). A última proposta apresentada pelos bancos foi de reajuste de 7% para os salários e benefícios, mais abono de R$ 3.300 a ser pago até 10 dias após a assinatura do acordo. A proposta foi recusada pelos sindicatos. Os bancários querem reposição da inflação do período mais 5% de aumento real, valorização do piso salarial – no valor do salário mínimo calculado pelo Dieese (R$ 3.940,24 em junho) -, PLR de três salários mais R$ 8.317,90, além de outras reivindicações, como melhores condições de trabalho.



Hoje dia 26 de setembro, Dia Nacional dos Surdos

Foto: Divulgação

O Brasil comemora hoje, dia 26 de setembro o Dia Nacional dos Surdos. A data foi criada pela Lei nº 11.796/2008, há apenas dois anos. Está é uma data para refletirmos sobre a inclusão das pessoas com deficiência auditiva na sociedade brasileira. Uma das melhores formas de incluir os surdos na sociedade é tornando possível a comunicação deles com as demais pessoas. Para isso existe a Língua Brasileira de Sinais (Libras). É principalmente por meio da Libras, e também da leitura labial, que os surdos podem entender o que é dito ao seu redor. O Decreto 5.626/2005 torna obrigatórios o ensino da Língua Brasileira de Sinais nos cursos de formação de professores e a educação bilíngue nas escolas onde estejam matriculados alunos com deficiência auditiva. Ele também obriga os órgãos públicos a terem intérpretes de Libras para facilitar o atendimento aos cidadãos surdos. Nesta data, em Brumado, alunos e professores das Escolas públicas realizaram várias homenagens.



Brumado: Semana decisiva para as eleições 2016 começa com chuva e tempo fechado

A Serra das Éguas começou a ser encoberta pelas nuvens carregadas (Foto: Luciano Santos / 97NEWS)

A última semana que antecede as eleições municipais, que veio acompanhada da Primavera trouxe uma grande novidade muito bem vinda para os brumadenses, a chuva. Hoje (26), que já amanheceu com céu nebuloso, por volta das 15h30m, confirmou a precipitação que foi de leve a moderada por enquanto. Conforme a previsão do tempo, uma massa de ar frio, que atravessa a Bahia do Oeste ao extremo Sul, passando pelo Sudoeste e norte de Minas, está estacionada e só deve se dissipar na quarta-feira (28). Portanto, podem haver novas precipitações até lá, incluindo a noite. O Climatempo indica que nesta terça (27) poderão ocorrer chuvas na ordem dos 33mm com mínimas de 18ºC e 80% de umidade do ar. Já na quarta o tempo estará mais seco e, na quinta (29), o sol retorna com força. Mesmo rápida a chuva é bem vinda, além de poder ser a antecipação de um verão bastante chuvoso. 



Brumado: Água da Barragem de Cristalândia está sendo utilizada para molhar estradas

Foto: Reprodução/WhatsApp/97news

Moradores do distrito de Cristalândia, zona rural de Brumado, entraram em contato com a redação do 97NEWS, via Whatsapp, e enviou fotos, que denunciam o descaso por parte da Embasa - Empresa Baiana de Saneamento do Estado da Bahia que autorizou a sangria da adutora entre a barragem de Cristalândia e a estação de tratamento de água em Brumado. Segundos os próprios moradores,  milhões de litros de água bruta estão sendo retirados, diariamente, para molhar estradas que dão acesso ao parque eólico. “O que nos deixa ainda mais, revoltados com a situação, é que eles sempre alegaram que os moradores de Cristalândia não poderiam "sangrar" a encanação, porque afetaria o abastecimento em Brumado, e que está água não é tratada. E hoje o que vemos aqui é um desperdício total". Relatou Adalberto Pereira, morador da região.



Brumado: Caminhoneiro escapa com vida de grave acidente na manhã desta segunda-feira (26)

O impacto da colisão acabou com a frente do caminhão (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

O trecho da BR-030, entre a Vila Presidente Vargas e o Aeroporto Socrátes Marianne Bittencourt vem registrando graves acidentes nos últimos anos, muitos deles com vítimas fatais. Na manhã desta segunda-feira (26), um novo acidente ocorrido na região dos quebra-molas, próximo à linha do trem, por pouco, não teve outra fatalidade. Segundo informações preliminares colhidas pela equipe do 97NEWS, um caminhoneiro, de identidade ainda desconhecida, o qual estava conduzindo um caminhão boiadeiro, acabou colidindo com muita intensidade na traseira de outro caminhão. O fato ocorreu por volta das 07h e a colisão foi de alto impacto e, segundo testemunhas, foi provocado pelo desconhecimento do referido motorista do trecho com os quebra-molas, já que o caminhão da frente foi reduzir a velocidade e o caminhão boiadeiro continuou com o giro alto do motor. O impacto foi tão forte que o caminhão teve a sua parte frontal toda destruída. O motorista por sorte, foi retirado das ferragens com vida e levado às pressas para o Hospital Magalhães Neto. Novas informações a qualquer momento. 



Marcolino Moura: Carreteiro morre em acidente na BA-148

Antônio Caíres, que era conhecido como 'Carreirinha', morreu ainda no local (Foto: 97NEWS)

Um acidente acabou ceifando a vida do carreteiro Antônio Caires (33) na tarde deste domingo (25) na Rodovia BA-148, próximo a Marcolino Moura. Segundo informações colhidas pela equipe de reportagem do 97NEWS, ele estava bebendo com amigos por volta das 17h15m num quiosque às margens do Rio de Contas e, quando deu fé, percebeu que tinha esquecido os óculos em sua casa e resolveu ir buscar. Os amigos aconselharam ele para não ir, para evitar acidentes, já que ele teria feito uso de bebidas alcóolicas, mas, infelizmente ele não atendeu os apelos e entrou no seu Golf e foi para a estrada, quando, numa curva, ele teria perdido a direção do veículo e sido arremessado longe, morrendo ainda no local. Ele, ao que tudo indica, não estava usando cinto de segurança. Passageiros de um veículo que passou no local na hora foram tentar dar os primeiros socorros, mas ele já estava sem vida. Antônio deixa mulher e dois filhos pequenos. O corpo foi levado para o IML de Brumado para passar pelo procedimento de necropsia. 



Intermunicipal 2016: Brumado vence de virada e ganha fôlego novo para a nova fase eliminatória

(Foto: Luciano Santos / 97NEWS)

No Futebol, onde a bola pune de forma implacável, é necessário aprender com os erros e, ao que tudo indica, a Seleção de Brumado começou a aprender a lição, já que após errar de forma acentuada nos jogos anteriores, nesse domingo (25), em jogo decisivo contra Caetité, o time da “Terra do Minério” se mostrou mais compacto e com um esquema tático bem mais definido. O jogo que teve um primeiro tempo de bons lances, parecia mostrar que o “barco iria afundar”, já que Caetité abriu o placar e foi para os vestiários com o sentimento da vaga nas mãos. Mas, a boa surpresa foi que Brumado voltou jogando um futebol progressivo e objetivo e em lances bem construídos virou o placar e saiu com a classificação e a vitória em 2X1. Com fôlego renovado, Brumado agora vai para a fase eliminatória, onde irá enfrentar já no próximo sábado (01), a equipe de Itapetinga, em jogo que será realizado no “Gilbertão”. Já no próximo domingo (09), em Itapetinga as duas equipes voltam a se enfrentar para decidir a vaga. Então, é imprescindível um ótimo resultado dentro de casa, por isso a presença maciça da apaixonada torcida brumadense é fundamental. 



Bahia: Idosa de Medeiros Neto pode ser a mais velha do mundo e deter recorde de longevidade

Foto: Reprodução/TV Bahia

Uma idosa que mora em um abrigo no município de Medeiros Neto, na região sul da Bahia, pode ser a mulher mais velha do mundo. Maria Gonçalves dos Santos, está com 126 anos. Nascida em Salinas, cidade de Minas Gerais, no dia 24 de junho de 1890, ela foi deixada no abrigo por um filho adotivo há 20 anos. Maria tem dez anos a mais que a italiana Emma Morano, de 116 anos, que desde maio desse ano ocupa o cargo de mais velha do mundo, segundo o Guinness World Records (Livro dos Recordes). Emma, que nasceu em 29 de novembro de 1899, passou a ocupar o posto após a morte da americana Susannah Mushatt Jones, de 116 anos, que era moradora de Nova York e ostentava o título. Dona Maria convive no abrigo Lar dos Idosos São José e está acamada há mais de um ano, desde que perdeu a firmeza nas pernas, sua memória e lucidez também foram se perdendo ao longo do tempo. 

Foto: Reprodução/TV Bahia


Nova lei prevê desempenho mínimo nas urnas para candidato a vereador

(Divulgação)

Uma mudança na legislação aprovada pelo Congresso na reforma eleitoral do ano passado – e que será aplicada pela primeira vez na eleição deste ano – estipulou uma espécie de “nota de corte”, diferente em cada cidade, para um candidato a vereador se eleger. Pela nova regra, os candidatos a deputado federal, deputado estadual e vereador necessitarão obter, individualmente, um total de votos de pelo menos 10% do quociente eleitoral, que é calculado dividindo-se o número de votos válidos da eleição (sem brancos e nulos) pelo número de cadeiras disponíveis na Câmara dos Deputados, na Assembleia Legislativa ou na Câmara Municipal. Isso está fazendo com que, na campanha deste ano, partidos peçam aos seus eleitores para que abandonem a prática do voto de legenda (aquele em que o eleitor vota só no partido e não especificamente em um candidato) – leia mais abaixo. O voto de legenda se soma aos votos que os candidatos obtêm individualmente para fins de se calcular o quociente partidário, que determina o número de vagas na Câmara Municipal ao qual o partido (ou coligação) terá direito – para isso, divide-se o número de votos válidos que o partido ou coligação obteve pelo quociente eleitoral. Com a mudança introduzida pela reforma eleitoral do ano passado, o voto na legenda contribui para o quociente partidário, mas não ajuda os candidatos a vereador, individualmente, a alcançar os 10% do quociente eleitoral.



Intermunicipal 2016: Brumado tem jogo decisivo na tarde deste domingo (24)

(Foto: Luciano Santos / 97NEWS)

Com uma campanha irregular, a Seleção de Brumado, que vem, inclusive, jogando bem, mas perdendo partidas por falhas individuais e descuidos coletivos, joga, na tarde deste domingo (24), no Estádio “Gilbertão” a sua classificação para a próxima sábado contra o time de Caetité. Após o tropeço contra Dom Basílio e Vitória da Conquista, a classificação que parecia fácil, se tornou mais difícil, mas, basta somente um empate para a vaga ser conquistada. Como o confronto é em casa, a presença da torcida é fundamental para empurrar o time brumadense para a vitória. A partida terá transmissão exclusiva e especial por parte da Alternativa FM, então, você torcedor que não puder ir ao estádio, fique ligado a partir das 15h na 97FM, que a equipe campeão da Alternativa irá trazer todos os detalhes desse jogo decisivo. 



Malhada de Pedras: Policia Militar prende assaltantes armados

(Foto: Divulgação Polícia Militar)

Por volta das 23h, deste sábado 24/09, a guarnição da 34ª CIPM/Malhada de Pedras, juntamente com a guarnição da 34 CIPM/Guajeru, prenderam os indivíduos Maxuel da Silva Bastos, 24 anos e Marcos Mendes Pereira, 26 anos,  após terem, a bordos de uma motocicleta, efetuado dois assaltos, roubando três celulares e uma quantia de R$ 130,00 em espécie das vítimas. Um assalto ocorreu na Rua Gerôcio Azevedo e outro na Rua Diógenes Santos, em Malhada de Pedras. Os autores foram interceptados no KM 13 da BA 148. Após avistarem a viatura jogaram os celulares e o revólver calibre.32 no matagal às margens da rodovia, mas foram localizados. As guarnições conduziram os envolvidos e apresentou na Delegacia de Brumado.



Brumado: Policia Militar prende assaltante de mercado

(Foto: Divulgação Polícia Militar)

Por volta das 11h56m deste sábado (24), na Avenida João Paulo I, Bairro: Olhos Dágua, onde funciona um mercadinho,  o indivíduo por nome Gleisson anunciou o assalto e subtraiu um valor de R$ 300,00, utilizando um capacete para ocultar a sua identidade. Logo em seguida foi rendido por um policial militar que estava no local. O assaltante foi conduzido para a Delegacia, com a chegada da guarnição da 34 CIPM/ Brumado



Brumado: Policia Militar prende indivíduo que tentava roubar transeuntes

(Foto: Divulgação Polícia Militar)

Por volta das 13h deste sábado (24) foi preso e conduzido para a Delegacia, pela guarnição da 34 CIPM/ Brumado,  o indivíduo por nome Evanei Santana santos, vulgo "Nem Cocão", por tentativa de assalto a uma transeunte nas proximidades do Mercado Íris.



Após desabamento, autoridades realizam vistoria no Centro de Convenções de Salvador

Foto: Bahia Notícias / Júnior Moreira

Equipes do Corpo de bombeiros, Defesa Cívil, Policia Militar e representantes de órgãos do estado acompanharam na manhã deste sábado (24) uma vistoria no Centro de Convenções de Salvador, no bairro do Stiep, para coletar maiores detalhes do desmoronamento (entenda) de parte da fachada do prédio na noite da última sexta-feira (23). A realização da avaliação já havia sido adiantada pelo secretário de Turismo, José Alves. Um cordão de isolamento foi instalado nos arredores do local do desabamento para evitar que imprensa e curiosos se aproximem do local, que vinha passando por obras emergenciais e estava desativado (saiba detalhes). O episódio deixou duas pessoas feridas.