ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Transporte Ilegal de Mercúrio Interceptado pela PRF em Vitória da Conquista

Beto Bonelly declara apoio a Fabrício Abrantes na disputa pela Prefeitura de Brumado

Última etapa de campanha para vacinação contra aftosa na Bahia começa nesta segunda

Incêndio atinge fábrica de produtos artesanais em Guanambi

Feriado de Páscoa promete ser chuvoso na para Bahia, aponta Inmet

Bahia tem 2º maior no número de divórcios no Brasil; números de casamentos caem

Aracatu: PM recupera veículo com restrição de roubo

Brumado: Pai ameaça filho de 13 anos com pedaço de pau e é detido pela PM

Inscrições para a 25ª edição da Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas já estão abertas

Escritório Malaquias Advogacia e Assessoria Jurídica estará em novo endereço a partir de abril; confira

Brumado: Após decisão da Justiça, quase 50 beneficiados com prisão domiciliar vão cumprir pena em casa por tempo integral

Familiares de presos protestam contra suspensão de visitas e apontam opressão no Conjunto Penal de Brumado

Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria

Brumado: Homem acumula embalagens de remédios há 30 anos em sua residência

Suspeito de liderar organização criminosa na Bahia é preso em Minas Gerais

Empresária morre vítima de latrocínio em Cândido Sales; ela estava no sítio da família

Moradores do Bairro Novo Brumado enfrentam há 30 anos problemáticas com galeria pluvial

Vacinas contra dengue vencem em 30 de abril, mas encalham nos postos de saúde

Após polêmica com o recém chegado diretor do Conjunto Penal de Brumado, Seap designa policial penal para o cargo interinamente

Março Azul Marinho - Coloproctologista da Clínica Mais Vida alerta sobre a importância da prevenção contra o câncer colorretal



BUSCA PELO ARQUIVO "09/2013"

Médicas cubanas chegam a Macaúbas

Foto: Divulgação

Recém-chegadas a Macaúbas,  as médicas cubanas Dunia Broche, 40, e Dorys Cristina del Rosário, 52, terão uma vida de contrastes nos próximos três anos. Nos momentos de folga, elas terão uma vida de luxo para os padrões locais. As cubanas vão dividir uma casa com piscina, pomar, jardim, churrasqueira, salão de jogos, ampla garagem e quatro dormitórios, sendo um deles com banheira de hidromassagem. O aluguel da casa, de R$ 1.200, será pago pela prefeitura. Já no dia a dia de trabalho a vida não será tranquila. Todas as manhãs, as médicas farão uma pequena viagem de cerca de uma hora entre a casa, na zona urbana, e os postos de saúde da zona rural onde irão atuar.

Os postos para os quais foram escaladas para trabalhar pelo programa Mais Médicos, do governo federal, ficam em povoados a 30 km e a 40 km do centro da cidade. As opções de trajeto são precárias estradas de terra.

No povoado de Lagoa Clara, o posto de saúde está com os sanitários interditados ao público. Apenas o banheiro do consultório funciona. Já a unidade de saúde do povoado de Lagoa do Maurício nem sequer está pronta. Faltam equipamentos, que devem chegar em duas semanas, segundo a prefeitura. “Espero que resolvam logo esses problemas. Mas já vi isso na Venezuela. Tudo bem, vamos trabalhar e ajudar da mesma forma”, disse Dorys.

A demanda diária desses postos é de 20 a 30 atendimentos. E nenhum deles tem médico fixo atualmente. 



Arthur Maia aponta ‘dificuldade de convivência' por apoiar governo como motivo de saída do PMDB

Foto: Divulgação

As brigas internas entre o PMDB e o governo federal, com sinalizações nos estados – entre eles à Bahia – de apoio a oposição foram o motivo cabal para a saída do deputado federal Arthur Maia da sigla para ingressar no novíssimo Partido Solidariedade. Em entrevista ao Bahia Notícias, ele relatou que decidiu sair do partido presidido na Bahia por Geddel Vieira Lima por “dificuldade de convivência política”, mas ressaltou que não tem rusgas com os irmãos Vieira Lima. “Não é de hoje que venho apresentando publicamente dificuldades de convivência política dentro do partido. Não tenho problema pessoal com Lúcio e Geddel. Mas, a política é feito de ciclos. Esse se encerra e outro se inicia. Estou olhando para frente com uma tarefa enorme de fortalecer o Solidariedade”, resumiu Maia. Questionado pelo Bahia Notícias se saiu do PMDB para continuar com a presidente Dilma Rousseff, o deputado foi taxativo: “Sem dúvida”. “Na Bahia já existe uma definição. Geddel, na última visita de Aécio Neves [senador mineiro e pré-candidato à Presidência pelo PSDB], expressou de maneira clara a tendência deles [PMDB da Bahia] de apoiar Aécio. Por uma questão de dar continuidade ao que vinha fazenda na Câmara, há três anos [decidi trocar de partido]. Sempre apoiei o governo e tive tratamento recíproco”, pontuou o novo integrante do Solidariedade. Arthur Maia ainda negou a que ficaria mais difícil se reeleger no PMDB, por ter de bater de frente com o governo estadual petista na Bahia, mas ressaltou que enxergou uma “janela de oportunidade” no Solidariedade, deixando claro que acredita na ideologia da nova legenda "Não existe como esconder, por que ninguém é besta, que muitas vezes um partido obtém maior numero de filiados por conta da oportunidade de mudar", pontuou. O deputado entra na terceira legenda, tendo começado a trajetória política em 1988, eleito vereador na cidade de Guanambi-BA, pelo PSDB. 



Em protesto contra Mais Médicos, presidente do CRM-PR renuncia ao cargo

O presidente do Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR), Alexandre Bley, renunciou ao cargo na noite desta segunda (23) por insatisfação com as regras do programa federal Mais Médicos. O médico é contra a determinação de impor aos conselhos regionais o registro de profissionais formados no exterior sem a devida revalidação do diploma. O CRM-PR liberou apenas nesta terça (24) o primeiro lote de liberações provisórias de atuação para 8 médicos intercambistas. O agora ex-prexidente da entidade abriu mão do cargo justamente para não ter de assinar os documentos, em protesto à condução do programa pelo governo federal. Ele entende que a medida é eleitoreira. “Confesso que prefiro a vergonha da renúncia a ter que conviver com a vergonha de ter traído a minha consciência, pois quando um indivíduo abre mão de suas convicções, perde sua identidade e o significado de sua existência”, defendeu, em sua carta de renúncia. Os registros do primeiro grupo de profissionais do Mais Médicos no Paraná foram assinados pelo secretário-geral do CRM-PR, Hélcio Bertolozzi Soares, que prevê a emissão de outros 12 até segunda (30), já que persistem falhas documentais. Na Bahia, 30 médicos já receberam o documento para atuar através do programa federal, mas ainda faltam dados como os nomes de tutores e supervisores técnicos, que precisam ser informados pelo Ministério da Saúde (MS)  em 15 dias, sob pena de suspensão dos registros. Informações do Estadão.



Tiro de Guerra de Brumado faz apresentação em Cavalgada da Independência de Ibitira

No último domingo (22/9) o Tiro de Guerra 006/024, de Brumado, participou da 6ª cavalgada da Independência no distrito de Ibitira, município de Rio do Antônio. O Tiro de Guerra deu início a cavalgada com desfile da tropa, a frente dos cavaleiros, e fez uma demonstração de lutas com fuzil para o público presente.



Ipea: Lei Maria da Penha não reduz homicídios

Um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgado nesta quarta-feira, 25, mostrou que a Lei Maria da Penha não diminuiu as taxas de mortalidade das mulheres por agressão no Brasil. O levantamento revela que a proporção de feminicídios por 100 mil mulheres em 2011 (5,43) superou o patamar visto em 2001 (5,41). A lei, de agosto de 2006, criou uma série de medidas de proteção e tornou mais rigorosa a punição contra a violência doméstica.

Comparando a taxa de mortes por agressão nos períodos anteriores e posteriores à lei, a pesquisa do Ipea também constatou um retrocesso. De 2001 a 2006, foi verificada uma taxa de 5,28 feminicídios por 100 mil mulheres, praticamente a mesma encontrada entre 2007 e 2011, de 5,22.

O Ipea estima que no período de 2001 a 2011 ocorreram mais de 50 mil feminicídios no Brasil, o que equivale a, aproximadamente, 5 mil mortes por ano. Acredita-se que grande parte desses óbitos foram decorrentes de violência doméstica e familiar contra a mulher, uma vez que aproximadamente um terço deles tiveram o domicílio como local de ocorrência.

A entidade defende a aprovação de projetos de lei apresentados no relatório da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da Violência contra a Mulher, em agosto. Entre as principais medidas, está a tipificação do feminicídio como qualificador do crime de homicídio, agravante que aumentaria a pena do agressor. 



Parceria entre Tim e Vivo prejudica consumidor, segundo Anantel

Se concretizada, a fusão das duas maiores operadoras do Brasil  – Vivo e TIM – será prejudicial ao bolso dos consumidores. A avaliação é do conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Marcelo Bechara. "A operação não foi submetida ainda e temos que analisar, mas acho danoso para o consumidor que as duas maiores empresas do mercado se consolidem", opinou nesta quarta-feira (25), durante seminário organizado pela Telecomp. Nesta terça (24), o Ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, já havia se posicionado contra a transação. “Isso representaria uma concentração muito grande na mão de um grupo e diminuiria a concorrência no mercado, o que é uma coisa muito negativa”, analisou, em entrevista à Folha de São Paulo.   



Juiz de Guanambi manda ciganos a júri popular

Os advogados de defesa já engressaram com recurso contra decisão do magistrado - Foto: Iguanambi

Onze ciganos envolvidos em uma chacina ocorrida no bairro Brasília em 2007, onde o Tenente da Polícia Militar Gilson Santiago e o comerciante Paulo Sérgio, foram vítimas, irão a júri popular. A decisão foi proferida pelo juiz Roberto Paulo Prohmann Wolff.

Foi decretada a prisão dos ciganos Adarci de Oliveira, João Celino de Oliveira e Carlos de Oliveira porque não compareceram durante os atos do processo quando estavam em liberdade. 

Os advogados dos ciganos, criminalistas José Alberto Daltro Coelho, João de Melo Cruz, Francisco Rigaud Amorim e Igor Huady Cerqueira Ribeiro já ingressaram com o recurso contra a decisão do magistrado, afirmando inocência de seus clientes.

O recurso interposto pelos advogados suspende a realização do Júri, que só poderá ocorrer após o julgamento pelo Tribunal de Justiça da Bahia.



Greve dos bancários entra no sétimo dia

A greve nacional dos bancários segue e já entra no sétimo dia de paralisação. Para avaliar o movimento e definir as próximas estratégias da greve o Comando Nacional dos Bancários vai se reunir nesta quinta-feira (26), às 14 horas, em São Paulo.

Os números demonstram crescente adesão dos bancários ao movimento grevista: 766 agências foram fechadas na Bahia nesta terça-feira (24).

 Até o momento a Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN), não se posicionou.



MP abre vagas de estágio para Vitória da Conquista e cidades vizinhas

O Ministério Público do Estado da Bahia abre a partir desta quarta-feira (25) a seleção para estagiário do curso de direito que visa o preenchimento de três vagas para a Sede da Promotoria de Justiça Regional de Vitória da Conquista e 01 uma para as demais Promotorias da Regional: Anagé, Barra do Choça, Belo Campo, Boa Nova, Cândido Sales, Condeúba, Encruzilhada, Itambé, Planalto, Poções e Tremedal.

O edital encontra-se no site do Ministério Público, e fixados nas instituições de ensino do curso de direito, bem como nos Órgãos Jurídicos: Fórum, Defensoria Pública, Justiça Federal, Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal.

Inscrições:

Data: 25/09/13 a 11/10/13 – Horário: 14 às 18h

Local: Sede da Promotoria Regional de Vitória da Conquista, Rua Sinhazinha Santos, n. 295, Centro.

Valor: R$ 30,00

Prova:

Data: 20/10/2013 (domingo)



Wagner anuncia abertura de edital para ampliação do Aeroporto de Vitória da Conquista

Foto: Divulgação

O governador da Bahia, Jaques Wagner, anunciou, nesta terça-feira (24), que já abriu um edital para escolha das empresas que vão operar as obras de ampliação do Aeroporto de Vitória da Conquista, município do sudoeste da Bahia. Segundo ele, a demora no lançamento da concorrência se deu por conta da “democracia”, que teria emperrado o processo.

“Finalmente conseguimos tirar do papel. Eu tenho conversado com a Anac [Agência Nacional de Aviação Civil] para poder superar as dificuldades”, divulgou. Sobre a reforma no terminal aéreo de Salvador, o gestor se mostrou otimista em relação ao andamento dos trabalhos. “A nova torre está em fase de conclusão. Já estamos ultimando os trabalhos para a segunda pista do aeroporto”, afirmou.

Por: Bahia Notícias



Brumado: Prefeitura recolhe animais de grande e médio porte das vias públicas

Com a estiagem que está acontecendo em nossa região, os cavalos ficam sem pastos e saem para procurar comida nos lixos que ficam nas calçadas, e isto estava causando pânico na população, pois o risco de acidente é eminente.

 Nesta segunda-feira (23/9), a Secretaria de Infraestrutura de Brumado, e o Departamento de Trânsito (DTTU), numa parceria com o Derba (Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia), começaram a capturar os animais de grande e médio porte das vias públicas de Brumado. Os donos dos animais recolhidos devem procurar a Secretaria de Infraestrutura para o resgate do mesmo. No primeiro dia da operação foram capturados oito animais, que estão sendo levados para uma área do Parque de Exposições.  



Brumado: Moto com placa e chassi adulterados é apreendida pela PM

Foto: Marcos Paulo/97NEWS

A Polícia Militar apreendeu no final da tarde desta terça-feira (24/9) uma motocicleta Honda na cor preta com placa e chassi adulterados, no Bairro Malhada Branca.

A PM fazia patrulhamento pela Rua Sabino Lourenço de Carvalho, quando percebeu um mototaxista em atitude suspeita. Ao pesquisar a placa, os policiais constataram que a mesma pertencia a uma Honda Bros. Segundo informações da polícia, um celular foi esquecido durante um assalto a uma farmácia no centro da cidade, e nele havia fotos do mototaxista exibindo uma arma. A moto foi apreendida e recolhida ao pátio da 20ª COORPIN.O homem está preso à disposição da justiça. 



UFBA fará concurso para preencher 122 vagas, com remuneração entre R$1.547 e R$3.138

Os aprovados irão trabalhar nos campi de Salvador, Vitória da Conquista e da Universidade Federal do Oeste da Bahia - Foto:Divulgação

A Universidade Federal da Bahia (UFBA) deve publicar o edital do concurso público com 122 vagas para cargos de todos os níveis de escolaridade e salários de R$1.547, R$1.912 e R$3.138.

A revisão é de que haja 10 vagas para a função de auxiliar administrativo, que exige ensino fundamental completo, e cerca de 50 para assistente administrativo, para quem concluiu o ensino médio, além de oportunidades para contador, psicólogo, secretário executivo, nutricionista, bibliotecário, analista de TI, farmacêutico, engenheiro, médico, administrador, entre outros.

A previsão é que período de inscrições comecem no dia 1º de outubro e siga até o dia 23 do mesmo mês. A taxa será de R$40 para fundamental, R$50 para médio e R$70 para graduados. O processo seletivo será composto de provas escritas, com data de aplicação prevista para 24 de novembro, e prova prática somente para alguns cargos. Os aprovados irão trabalhar nos campi de Salvador, Vitória da Conquista e da Universidade Federal do Oeste da Bahia.

Por: Folha Bahia



Contas da Prefeitura de Itiruçu são rejeitadas por irregularidades

O Tribunal de Contas dos Municípios, na sessão desta terça-feira (24), consideradas as irregularidades e ilegalidades apontadas, reveladoras de agressão às normas constitucionais, votou pela rejeição, porque irregulares, das contas da Prefeitura de Itiruçu, da responsabilidade do Carlos Roberto Martinelli Lervese, referentes ao exercício financeiro de 2012.  O Conselheiro José Alfredo Rocha Dias, relator do parecer, determinou ao ex-prefeito representação de formulação ao Ministério Público Estadual, aplicando ainda multa no valor de R$ 8.000,00 e os ressarcimentos, com recursos pessoais do gestor, no valor total de R$ 427.582,73, a seguir listados: R$ 20.182,86 relativos a multas e juros por atraso no cumprimento de obrigações; R$ 306.114,16 referentes a ausência de comprovação de despesa, nos meses de abril (R$ 8.500,00), julho (R$ 57.200,00), agosto (R$ 94.740,69), novembro (R$ 106.361,42) e dezembro (R$ 39.312,05); R$ 53.014,71 por conta de saída de numerário da conta bancária do FUNDEB sem suporte em documento de despesa nos meses de março e abril; R$ 43.500,00 pela não comprovação da veiculação ou publicação de matérias publicitárias pagas; e R$ 4.771,00 devido a comprovação de despesa em cópia, no mês de dezembro.

 

Diante de tantas irregularidades citadas, o gestor também investiu na saúde abaixo do índice recomendado, apenas 12,74% dos recurso, sendo o mínimo exigido 15%. A análise técnica informa que há pendências de restituições relativas a exercícios anteriores em face de desvio de finalidade na aplicação de recursos do FUNDEF/FUNDEB, configurando-se descumprimento a legislação vigente.
A Prefeitura ultrapassou o limite definido no art. 20, inciso III, alínea ‘b’, da Lei Complementar nº 101/00 – LRF, aplicando o percentual de 55,37% da Receita Corrente Líquida em gastos com pessoal. Quanto aos recursos aplicados na educação (25,22%), na remuneração dos profissionais do magistério (65,66%) e no pagamento de subsídios a agente públicos, foram cumpridas as determinações legais. A receita arrecadada em 2012 alcançou o valor total de R$ 18.378.703,25, enquanto a despesa importou no montante de R$ 18.723.139,52, resultando em um déficit de R$ 344.436,27. Ainda cabe recurso da decisão.

CONTINUE LENDO


Água e sabão podem livrar homens do câncer de pênis

Foto: Divulgação

Higiene pode ser a receita simples, mas eficaz, para evitar que os homens sofram com uma doença que, além de incapacitá-los fisicamente, pode terminar aniquilando a sua vida em termos psicológicos. Para prevenir a doença, a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) promove de 27 a 29 deste mês a Campanha de Câncer de Pênis Zero, em parceria com o Instituto Lado a Lado pela Vida.

O padrinho da campanha é o ex-jogador de futebol Zico, atual técnico do Al Gharafa, do Qatar, que se ofereceu como voluntário. As ações ocorrerão nas cidades de João Pessoa, na Paraíba, Recife e Garanhuns, em Pernambuco; Fortaleza e Reriutaba, no Ceará, além de Teresina, no Piauí. Na próxima semana, cidades da Bahia serão incorporadas à campanha.



Brumado: "Blog" da Biblioteca Municipal

Foto: Divulgação

Já está funcionando o bloghttp://www.bibliotecamunicipaldebrumado.blogspot.com.br/ , um exemplo do esforço de levar ao conhecimento da população brumadense e principalmente, o seu público alvo: professores, alunos, artista e intelectuais. Oferecendo informações, sobre o desenvolvimento das ações culturais que estão sendo aplicadas no intercambio educacional e cultural para os brumadenses.

Desenvolvido pela Secretaria de Educação Municipal – SEMEC e, tendo á frente, o corpo de Diretores da Biblioteca Municipal Paulo Freire, se propõe informar á população sobre diversas atividades pedagógicas desenvolvidas pela SEMEC. É sem dúvida uma iniciativa altamente importante. O “Blog da Biblioteca Municipal” é um veículo de comunicação que objetiva o desenvolvimento e entrosamento entre aqueles que atuam na área intelectual, não só no município de Brumado como também para a região.

Informações sobre obras universais e brasileiras, dados biográficos de seus autores a importância dessas obras na formação da população brasileira e universal. Dados únicos sobre importantes obras, sobre o tema que cada uma apresenta e até a quantidade de exemplares vendidos. E, oferece ainda, informações e análises sobre obras contemporâneas. Os “Best Sellers” que estão nas relações das obras mais vendidas,nas principais livrarias das grandes cidades brasileiras.

Por: PMB

 



Polícia faz apreensão de carros roubados em Malhada de Pedras

Foto: Marcos Paulo/97NEWS

Um total de seis carros foi apreendido nesta terça-feira (24/9), em Malhada de Pedras, numa operação conjunta das polícias civil e militar. Segundo informações do delegado Romilson Dourado, uma denúncia foi feita, de que estava circulando pela cidade alguns veículos de origem suspeita, depois de algumas investigações a polícia chegou até “Zé Brito”, que tinha em sua propriedade quatro carros roubados, e um que ele já havia vendido. O acusado informou que tais carros foram comprados na feira do rolo em Ribeirão Preto, interior de São Paulo e trazidos para serem vendidos em Malhada de Pedras. Outro homem conhecido como Zé Galinha, que já tem passagens pela delegacia, foi preso com um carro, que ainda não foi constatado se é um carro roubado, porém consta uma restrição administrativa. Esta foi a maior apreensão de carros roubados destes últimos anos na região.

 



Criança de seis anos é hospitalizada após ser espancada pela mãe em São Sebastião do Passé

Uma criança de seis anos, do sexo masculino, ficou inconsciente e teve que ser hospitalizada após ser agredida pela própria mãe, na noite desta segunda-feira (23), em São Sebastião do Passé, município da Região Metropolitana de Salvador. De acordo com informações do posto policial do Hospital Geral do Estado, a agressão ocorreu quando a vítima tentava pegar um pote de açúcar, o que teria irritado a suspeita, Mabele Teixeira Miranda. O caso aconteceu na Rua Roberto Bispo dos Santos. Segundo a tia da criança, a mãe chegou a arremessar o menino contra a parede. Após bater a cabeça e cair desacordado, ele foi encaminhado ao hospital municipal da cidade, de onde foi transferido para Salvador na manhã desta terça (24). O Conselho Tutelar foi notificado sobre a ocorrência. Informações do Correio.



Brumado: Mulher é presa com dois quilos e meio de maconha

Foto: Marcos Paulo/97NEWS

Maria Sonia Fagundes Feitosa, 42 anos, natural e moradora de Paramirim, foi presa nesta tarde de terça-feira (24/9), enquanto esperava transporte num ponto de ôniobus na Rua Exupério Pinheiro Canguçu, saída para Livramento de Nossa Senhora. A delegada de Paramirim, Maria Helena Tenório, que por um acaso, estava passando em frente ao local onde a mulher aguardava o transporte, quando viu um moto-taxi entregando uma mochila preta para Maria Sonia, como ela já estava sendo investigada por tráfico de drogas na referida cidade, a delegada acionou a polícia que rapidamente chegou ao local e fez a apreensão de dois quilos e meio de maconha e levou a mulher para delegacia, onde está detida. De acordo informações da delegada de Paramirim, a acusada mora no Conjunto Habitacional Santo Antônio, e por lá é intenso o tráfico de entorpecentes.



Espionagem: discurso de Dilma na ONU vai agravar divergências entre Brasil e Estados Unidos

Foto: Divulgação

A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta terça-feira (24), em seu discurso de abertura da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York, que as denúncias de espionagem do governo americano ao Brasil são um exemplo de violação grave dos direitos humanos. "Estamos diante de um caso grave de violação dos direitos humanos e das liberdades civis", declarou. "Sem o direito à privacidade, não há verdadeira liberdade de opinião, e não há democracia", afirmou a gestora, ao dirigir-se ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. A presidente afirmou ainda que a espionagem de um país a outro "fere o direito internacional e afronta os princípios que devem reger as relações entre eles". "Jamais pode uma soberania firmar-se em detrimento de outra soberania", disse Dilma. "Pior ainda quando empresas privadas estão sustentando esta espionagem." Dilma Rousseff ainda demonstrou indignação com justificativas de que a espionagem teria ocorrido por motivos de segurança. "Não se sustentam argumentos de que a interceptação destina-se a proteger as nações contra o terrorismo. O Brasil, senhor presidente, sabe se proteger. O Brasil não dá abrigo a grupos terroristas", disse. "Vivemos em paz com nossos vizinhos há mais de 140 anos. Já lutei contra a censura, não posso deixar de defender o direito à privacidade dos indivíduos e a soberania do meu país", discursou. "Não podemos permitir que ações ilegais recorrentes tenham curso como se fossem normais, elas são inadmissíveis", completou, ao informar que o governo brasileiro fará "o que estiver ao seu alcance" para defender os direitos humanos.