ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Transporte Ilegal de Mercúrio Interceptado pela PRF em Vitória da Conquista

Beto Bonelly declara apoio a Fabrício Abrantes na disputa pela Prefeitura de Brumado

Última etapa de campanha para vacinação contra aftosa na Bahia começa nesta segunda

Incêndio atinge fábrica de produtos artesanais em Guanambi

Feriado de Páscoa promete ser chuvoso na para Bahia, aponta Inmet

Bahia tem 2º maior no número de divórcios no Brasil; números de casamentos caem

Aracatu: PM recupera veículo com restrição de roubo

Brumado: Pai ameaça filho de 13 anos com pedaço de pau e é detido pela PM

Inscrições para a 25ª edição da Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas já estão abertas

Escritório Malaquias Advogacia e Assessoria Jurídica estará em novo endereço a partir de abril; confira

Brumado: Após decisão da Justiça, quase 50 beneficiados com prisão domiciliar vão cumprir pena em casa por tempo integral

Familiares de presos protestam contra suspensão de visitas e apontam opressão no Conjunto Penal de Brumado

Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria

Brumado: Homem acumula embalagens de remédios há 30 anos em sua residência

Suspeito de liderar organização criminosa na Bahia é preso em Minas Gerais

Empresária morre vítima de latrocínio em Cândido Sales; ela estava no sítio da família

Moradores do Bairro Novo Brumado enfrentam há 30 anos problemáticas com galeria pluvial

Vacinas contra dengue vencem em 30 de abril, mas encalham nos postos de saúde

Após polêmica com o recém chegado diretor do Conjunto Penal de Brumado, Seap designa policial penal para o cargo interinamente

Março Azul Marinho - Coloproctologista da Clínica Mais Vida alerta sobre a importância da prevenção contra o câncer colorretal



BUSCA PELO ARQUIVO "09/2013"

Brumado: Já estão sendo pintadas as faixas de segurança da Pça. Sr. do Bonfim

O trânsito da Pça. Sr. do Bonfim, foi interditado por um tempo, para a pintura das faixas de segurança - Foto: Marcos Paulo/97NEWS

Na praça Senhor do Bonfim, as faixas de segurança onde foram instalados semáforos, já estão sendo pintadas.  Conforme o responsável pelo serviço, primeiramente serão pintadas as faixas, e assim que chegarem os controladores de tempo, o semáforo será ligado. Acredita-se que final desta semana já esteja em funcionamento. Assim que esta etapa estiver concluída, será a vez do cruzamento da Av. Otávio Mangabeira com a Rua rio de Contas. Existem também outros pontos críticos na cidade, que precisam de sinalização vertical, segundo o Departamento de Trânsito e Transportes Urbanos (DTTU) estudos já estão sendo feitos para este fim. 



Brumado: Homem confessa fazer furtos para trocar por entorpecentes e entrega "ponto de drogas"

Na madrugada desta terça-feira (03) policiais militares foram acionados para uma ocorrência de arrombamento de residência no Bairro do Esconço, quando chegaram ao local, encontraram Antônio Marcos Moreira , que confessou ter  furtado um botijão de gás, uma televisão , e um aparelho de som,  no mesmo bairro no dia anterior. Antônio Marcos confessou também que fazia a troca do material furtado por drogas e indicou onde seria a “boca de fumo de Paulinho” e que este aceita qualquer coisa como troca. Os policiais se dirigiram à casa de Paulo da Silva Ferreira, o “Paulinho” e lá foram encontrados 19 papelotes de cocaína, uma porção de maconha e vários sacos plásticos utilizados para embalar a droga, uma pedra aparentando ser crack, oito relógios de marcas variadas, quatro celulares, quatro gaiolas contendo pássaros diversos. Os dois elementos foram levados para 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin) – Brumado, e estão à disposição da justiça.



Homem é morto a tiros nesta manhã de terça-feira em Guanambi

Foi assassinado com vários tiros, na manhã desta terça-feira (03), em Guanambi, um homem de nome  Jorlando Aguiar Leite que residia no Bairro Beija Flor.Conforme informações de testemunhas, dois indivíduos se aproximaram e atiraram na vítima, que provavelmente estava de saída do trabalho, já que este usava capacete. A moto de Jorlando foi levada, e no local ficaram 14 cápsulas de arma de fogo e algumas marcas na parede de uma casa. A vítima havia chegado a pouco tempo de São Paulo.



Brumado: Casal é furtado enquanto fazia depósito em caixa eletrônico do Bradesco

Por volta das 18h00min desta segunda-feira, um casal foi furtado na agência  do Bradesco enquanto fazia um depósito no caixa eletrônico. Segundo informações do homem, no momento em que  ele preenchia o envelope onde seria colocado o valor de R$540,00, a esposa se distraiu e colocou o dinheiro em cima do balcão.” Foi muito rápida a ação do indivíduo que se aproximou e pegou o dinheiro sem ser percebido” diz o esposo.  O gerente da agência foi comunicado e prometeu olhar as imagens do circuito interno de segurança, para identificar o meliante.



SUS oferece vacinação contra catapora a partir deste mês

Foto: divulgação

A partir deste mês o Sistema Único de Saúde (SUS) passa a oferecer a vacina contra catapora no calendário nacional de vacinação. Crianças de 15 meses que já tenham recebido a primeira dose da tríplice viral vão passar a ser vacinadas também contra catapora, incluída na vacina tetra viral, que protege ainda contra a rubéola, caxumba e sarampo. A nova vacina (injetável) substitui a segunda dose da tríplice viral.

Até hoje, a imunização gratuita contra a doença era feita apenas em casos de surto. Uma dose na rede particular de saúde custa, em média, R$ 150.

Com a inclusão, a idéia é reduzir em 80% as internações pela doença. Por ano, cerca de 9 mil pessoas são internadas e mais de 100 morrem por causa da catapora. A vacina tetra viral tem 97% de eficácia e raramente causa reações alérgicas. A previsão do ministério é que a vacina esteja disponível em todos os 34 mil pontos de vacinação até o final do mês.

De acordo com o Ministério da Saúde, as doses já foram repassadas para as secretarias estaduais de Saúde, mas estado e município definem como e quando será feita a imunização. A pasta recomenda que os pais ou responsáveis se informem no posto de saúde mais próximo de casa.



Holofotes da Câmara Municipal foram voltados para o reajuste salarial de 8,68% para os professores

Presidente Alessandro Lôbo tenta conter os ânimos dos preofessores -Foto: Marcos Paulo/97NEWS

A Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Brumado, desta segunda-feira (02) foi marcada pela manifestação dos professores da rede municipal, que estavam contra o Projeto de Lei Nº 019/2013, encaminhado pelo Poder Executivo que propõe um reajuste salarial de 8,68%, pois este reajuste fica bem aquém do piso salarial da categoria. Durante a votação, os professores tiveram seus ânimos exaltados, quando o vereador José Santos (PTC) conhecido também como Santinho, teve a infelicidade de tratá-los como uma meia dúzia que não poderia falar em nome da categoria. Os educadores reagiram com vaias e muita gritaria. A sessão foi interrompida por cinco minutos e o presidente da Casa Legislativa, Alessandro Lôbo (PSL) veio até onde os  professores  estavam para tentar acalmar os ânimos  destes, que estavam indignados. Foi dada continuidade a votação, que teve aprovação do projeto com 07 votos da situação contra  06 da oposição. Vale lembrar que esta é a primeira votação do Projeto.

Mesmo com a promessa do Legislativo, de se estudar uma forma de chegar ao piso salarial que a categoria almeja, os professores deixaram o local reclamando do resultado. Ainda em frente à Câmara, os professores discutiram com o advogado Lucas Santos, que estava representando o SINDSEMB, por ter expressado na Tribuna Livre da Casa Legislativa sua opinião, quando esta opinião não favorecia a categoria. 



Barroso suspende efeitos da sessão da Câmara que manteve mandato de Donadon

Foto: divulgação

O ministro Luiz Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (SFT), suspendeu nesta segunda-feira a decisão do plenário da Câmara que manteve o mandato do deputado Natan Donadon (sem partido-RO). O ministro não cassou o mandato do deputado presidiário, mas definiu, após longa explanação, que é da Mesa da Câmara a decisão pela perda automática do mandato do condenado em regime fechado, e não do plenário.

Barroso atendeu pedido feito em mandado de segurança do deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP). Na avaliação do ministro, todo condenado em regime fechado que tenha que permanecer detido sob esse regime, por prazo superior ao que lhe resta de mandato, não pode exercer o cargo político. Por isso, a decisão da Câmara que manteve o mandato de Donadon seria inaplicável.

“ Suspendo os efeitos da deliberação do Plenário da Câmara dos Deputados acerca da Representação nº 20, de 21 de agosto de 2013, até o julgamento definitivo do presente mandado de segurança pelo Plenário do Supremo Tribunal Federal. Esclareço que a presente decisão não produz a perda automática do mandato, cuja declaração - ainda quando constitua ato vinculado - é de atribuição da Mesa da Câmara”, diz a decisão

Na decisão, o ministro justifica que o parlamentar terá que cumprir uma pena com duração superior ao seu mandato.

Por:G1



 



Brumado: Tomou posse a nova Executiva do Diretório do Partido dos Trabalhadores (PT)

A nova direção executiva do PT de Brumado tomou posse no último dia 29 de agosto, na sede do Partido dos Trabalhadores, ao final da reunião do Diretório que elegeu os membros para ocuparem as vagas remanescentes da atual gestão.

Cumprindo com o disposto no art. 35 do Estatuto do Partido dos Trabalhadores, a reunião de Diretório foi convocada tendo em vista o falecimento de Washington Franco, que ocupava a Presidência do PT, e do afastamento de Leandra Pires, Vice-Presidente do PT de Brumado. Participaram da eleição os membros efetivos do Diretório do PT de Brumado. Para o cargo de Presidente foi eleito o então Secretário-Geral do Partido, Luiz Frederico Rêgo (Fredinho), para o cargo de Vice-Presidente a companheira Vera Lúcia Muniz Ramos (Vera da Reciclagem) e para o cargo de Secretário-Geral o companheiro Luís Henrique Reis Martins. A executiva continua a contar com  Jorge Valério Rocha Gomes, na condição de Secretário de Formação Política, Márcio Aguiar dos Santos, no cargo de Secretário de Organização, Maria das Graças Silva Marinho no cargo de Tesoureira e Abetino Novais Ribeiro Marinho (Beto do PT) na função de Secretário de Comunicação.

A atual Executiva Municipal do PT de Brumado tem mandato até o final de dezembro. Em novembro o PT realiza em todo o país o PED (Processo de Eleições Diretas), um mecanismo no qual cada filiado do Partido participa para renovar as instâncias de direção a nível municipal, estadual e nacional e escolhe, por meio de voto direto e secreto, os respectivos presidentes dessas instâncias. Os dirigentes escolhidos neste processo conduzirão o Partido a partir de 2014.



CESTA DO POVO COMEÇA A VENDER PRODUTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR

16 cooperativas da Agricultura Familiar fornecerão diversos produtos para lojas da Cesta do Povo

A partir desta segunda-feira (02), os clientes das 289 lojas da Cesta do Povo,  poderão comprar produtos oriundos da agricultura familiar.

A compra dos produtos da agricultura familiar e sua colocação na rede Cesta do Povo é resultado de uma parceria celebrada entre o governo do Estado, através da Seagri, por meio de sua Superintendência da Agricultura Familiar (Suaf), e da Empresa Baiana de Alimentos, com a União das Cooperativas da Agricultura Familiar da Bahia (Unicafes/Bahia), no âmbito do Programa Vida Melhor.

As geleias de umbu, o maracujá da caatinga, o biscoito avoador, a cachaça de Abaíra, o achocolatado de Ilhéus, sequilhos diversos, camarão seco, mel, leite em pó e açúcar mascavo produzidos pela agricultura familiar baiana, são alguns dos 40 produtos que serão vendidos nas lojas da Cesta do Povo.



Vitória da Conquista está entre as piores do Brasil em Educação, Saúde e Segurança

Uma reportagem especial da revista Exame, edição 1048, que chegou às bancas nessa segunda-feira (2), traz um estudo inédito e apresenta o que há de melhor e de pior nos serviços públicos brasileiros. A grande surpresa fica para Vitória da Conquista, cidade administra pelo Partido dos Trabalhadores há quase duas décadas. Em cinco itens  a Capital do Sudoeste Baiano foi classificada entre as piores em três das cem maiores cidades do Brasil: Saúde (98º), Segurança (97º) e Educação (98º). 

Por: Blog do Anderson

Foto: divulgação


Brumado: Mulher fica sozinha dentro de ônibus e sofre uma tentativa de assalto

Nesta manhã de segunda-feira (02), uma senhora sofreu uma tentativa de assalto, enquanto aguardava o motorista do ônibus em que ela estava. Segundo informações obtidas pelo 97NEWS a senhora havia ficado sozinha dentro de um ônibus que veio do distrito de Ubiraçaba. Um indivíduo entrou no veículo para fazer um assalto, desesperada a mulher começou a gritar, o indivíduo fugiu do local. Momentos depois a senhora reconheceu o assaltante que estava numa fila dentro de uma farmácia no centro da cidade.. O motorista do ônibus deteve o homem e acionou a polícia que o encaminhou para a delegacia. Com ele foram encontrados vários celulares, caixinhas de som, biscoitos, provavelmente advindos de roubos. O homem se identificou como Carlos Alberto e está na delegacia à disposição da justiça. 



Mais uma vez a Corrida Ecológica é um sucesso

Foto: Divulgação

A 15ª Corrida Ecológica aconteceu neste domingo(1), o evento começou com uma largada simbólica em frente ao Ginásio de Esportes Antônio Alves Ribeiro, os atletas, organização, federação, apoios e imprensa, percorreram as principais ruas de Brumado em direção à saída de Livramento e em seguida foi dada a largada oficial separada por categorias. Segundo informações da organização, durante o trajeto houve distribuição de água para os atletas e acompanhamento de ambulâncias com enfermeiros, policiais militares, rodoviários e oficiais do tiro de guerra.

Os atletas que conseguiram finalizar a prova receberam um troféu de participação, e os primeiros lugares além do troféu participação receberam também uma quantia em dinheiro.

Depois de 06 meses de trabalho exaustivo, a 15ª Corrida Ecológica foi um verdadeiro sucesso. O fundador e organizador do evento, Alecarlos Pires, está muito feliz e agradece a todos os envolvidos nesta edição da corrida.



Brumado: Menor de 13 anos é violentada por dois homens

Na noite de sábado (31) por volta das 21:00 uma menor de 13 anos, enquanto se encaminhava para casa da avó, foi detida por dois indivíduos  em uma moto e forçada a acompanhá-los. A menor foi levada para um matagal próximo a cascalheira do bairro Olhos D’água. Usando de muita violência a dupla abusou sexualmente a jovem e a abandonou no local. A polícia está investigando para chegar aos autores do crime de estupro.  



Brumado: Marcha para Jesus foi um sucesso

Milhares de Cristãos estavam reunidos na noite deste sábado(31) para participar da 2ª Marcha para Jesus, em Brumado. Os fiéis desceram da Av. Centenário, passaram pela Pça. Armindo Azevedo e subiram para Pça. Zeca Leite ao som de música gospel e orações. A marcha teve início às 17h00min, quando os evangélicos se concentraram na Av. Centenário. Não foi possível trazer o Trio Oásis Como havia sido anunciado, segundo a organização do evento, não teve recursos financeiros para trazer o Oásis. Ainda assim, a festa foi muito boa, um show de animação dos fiéis. Além do show de outras bandas muito boas, Pierre Onássis completou o espetáculo com um verdadeiro agito. A marcha para Jesus começou na Inglaterra, em 1980. Atualmente, o evento ocorre em diversas cidades brasileiras, e em Brumado já é uma das festas mais esperadas pela população.



Documentos da NSA apontam que Dilma Roussef foi alvo de espionagem

Foto: divulgação

Documentos classificados como ultrassecretos, que fazem parte de uma apresentação interna da Agência de Segurança Nacional (NSA), na sigla em inglês) dos Estados Unidos, obtidos com exclusividade pelo Fantástico, neste domingo (1), mostram a presidente Dilma Rousseff, e o que seriam seus principais assessores, como alvo direto de espionagem da NSA. Um código indica isso. O jornalista Glenn Greenwald, coautor desta reportagem, foi quem recebeu os papéis das mãos de Edward Snowden – o ex-analista da NSA que deixou os EUA com documentos da agência com a intenção de divulgar o sistema de espionagem americano no mundo. Glenn afirmou que recebeu o documento na primeira semana de junho, quando esteve com Snowden em Hong Kong.“Ele me deu esses documentos com todos os outros documentos no pacote original”. Informações do G1.