ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CDL de Brumado convoca associados para Assembleia Geral para discutir 'Campanha de São João 2024'

Faleceu em Vitória da Conquista a ex-diretora do Campus XX da UNEB de Brumado

Sete em cada dez bancos adotam biometria facial

Onebra Brasil - Inovação em Apostas Online

Homem é preso em flagrante dentro de universidade na Bahia após se passar por professor

Marília Mendonça é a primeira artista brasileira a bater a marcar de 10 bilhões de streams no Spotify

Colisão entre dois helicópteros mata dez pessoas na Malásia

Feira Agropecuária de Morro do Chapéu reúne mais de 95 mil pessoas e movimenta R$7,5 milhões

Brasil não deve 'depender eternamente' de Bolsa Família, diz Governo

Motorista evita acidente após ônibus perder freios em avenida de Guanambi

Escritor Paulo Esdras lançará livro de poemas durante a Bienal do Livro Bahia

Acidente grave entre carro e carretas deixa dois feridos em Vitória da Conquista

Perícia em local de crime na cidade de Guanambi é tema de artigo em Revista Científica Internacional

Unidade móvel do TRE-BA inicia atendimento em Malhada de Pedras

Câmera escondida em casa alugada registrava banhos dos moradores

Gusttavo Lima leva cavalo ao palco durante show e divide opiniões nas redes sociais

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe

Novo tratamento para gordura no fígado 'avançada'

Caravana Bahia Sem Fogo realiza semana intensa de prevenção e educação ambiental na Chapada Diamantina

Ciclista morre após acidente envolvendo motocicleta na BA-938 em Guanambi



BUSCA PELO ARQUIVO "08/2019"

Brumadense fratura as pernas em acidente na cidade de Vitória da Conquista

Foto: Whatsapp l 97NEWS

Na tarde de domingo (25), um acidente com um brumadense foi registrado na cidade de Vitória da Conquista. Segundo informações, Erisvaldo Silva fraturou as duas pernas ao sofrer uma colisão entre as Avenidas Otávio Santos e Vivando Mentes, no Bairro Recreio. O brumadense foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhado para o Hospital IBR. Ainda conforma as informações, Erisvaldo passará por procedimentos cirúrgicos nos próximos dias.



Operação apreende carne comercializada irregularmente no Mercado Municipal de Livramento

Foto: Reprodução l 88 FM

Na sexta-feira (23), uma operação da Adab com apoio da Vigilância Sanitária e da Polícia Militar, resultou na apreensão de vários quilos de carne que estavam sendo comercializadas no Mercado Municipal de Livramento de Nossa Senhora. Segundo o veterinário e fiscal agropecuário da Abab, Clemente Fernandes, o órgão já havia fiscalizado o local, mas os comerciantes continuaram com a ilegalidade. “Nós tentamos de tudo. Conversamos e alertamos a todos os comerciantes. Infelizmente tivemos que chegar a esse ponto de apreender carne comercializada ao ar livre”, disse o veterinário. Conforme a Abab, todo carne apreendida na operação será incinerado. Não foi informado a quantidade de carne apreendida.



Suspeito de agredir idoso em rua é preso após se apresentar em fórum

Foto: Reprodução

O homem suspeito de agredir o idoso de 83 anos em uma rua de Feira de Santana, foi preso na noite de sexta-feira (23) após se apresentar no Fórum Filinto Bastos. Segundo a Polícia Civil, o mandado de prisão de Tarcísio de Oliveira Batista, de 33 anos, foi cumprido pela juíza Márcia Simões. O suspeito foi levado para o Complexo de Delegacias do Sobradinho, em Feira de Santana e será transferido para Conjunto Penal. De acordo com a família, a vítima, identificada como Jaime da Rocha Silva, segue em coma na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital particular no município, 11 dias após o crime ter ocorrido. O caso aconteceu no dia 12 de agosto, dia do aniversário da vítima. Conforme a Polícia, Tarcísio chegou a ser ouvido e liberado, mas o caso seguiu sob investigação e a prisão preventiva dele foi solicitada. Ainda segundo a Polícia, o homem já teve envolvimento em outros casos parecidos na cidade. A família dele apresentou um relatório médico atestando problemas mentais. Jaime Rocha de Luz foi agredido no bairro Capuchinhos, a caminho de uma delicatessen, quando ia comprar um ingrediente para o bolo de aniversário dele. Nas imagens, é possível ver o idoso caminhando na rua e, ao lado dele, passa um homem em uma bicicleta, no sentido oposto. Sem parar, o suspeito dá um soco na vítima e segue como se nada tivesse acontecido. Após a agressão, Jaime cai no chão desacordado. Ele foi socorrido por pessoas que passavam no local.



Provas do Encceja acontece neste domingo (25)

Foto: Divulgação

O Ministério da Educação (MEC) disse na sexta-feira (23) que os candidatos inscritos no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) que tiveram problemas em acessar a página para consultar os locais de prova devem ligar para o número 0800 616161. A edição de 2019 ocorre neste domingo (25) em todo o país. Candidatos têm relatado problemas para acessar a página do participante, onde é possível imprimir o comprovante de inscrição e também saber o local da prova. A assessoria do ministério disse estar ciente de eventuais instabilidade nos portais da pasta e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame. Segundo a assessoria, o ministério tem trabalhado para reforçar a estabilidade dos portais. Caso o candidato ainda tenha dificuldade de acessar a páginas, o MEC recomenda ligar para o 0800.

 



Feira: Cerca de 100 kg de maconha são apreendidos pela PRF

Foto: Divulgação l PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu aproximadamente 95kg de maconha na noite de sexta-feira (23), em Feira de Santana. O flagrante aconteceu no KM 429 da BR 116. Os ocupantes estavam levando a droga para Pombal, na Paraíba. Durante patrulhamento rodoviário, os PRFs abordaram o veículo e perceberam que os ocupantes estavam nervosos. Quando o automóvel, um Gol, foi averiguado, 140 tabletes de maconha foram encontrados enrolados em fita adesiva. A droga, segundo os acusados, dois homens de 37 e 30 anos, seria levada de Mundo Novo (MS) para Pombal (PB). Eles foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Judiciária local.



Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Foto: Divulgação

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com as datas de atendimento dos especialistas e procedimentos. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868. A nossa matriz está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265 (Próximo a Biblioteca) e nossa filial na Rua Coronel Paulino Chaves, 160, Centro.



Projeto de Lei que retira direito de votação para o cargo de diretor em escolas municipais é aprovado na Câmara sob protestos

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Câmara de Vereadores de Brumado aprovou na manhã desta sexta-feira (23) o projeto de lei do Executivo que acaba com o direito de escolha através de votação para os cargos de diretores nas escolas municipais. O projeto de Lei 26/2019, de caráter de urgência urgentíssima, busca dar uma nova redação e revogar dispositivos da Lei Municipal 1.780, de 22 de setembro de 2016 -- Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos Profissionais do Magistério do Município de Brumado. Com a presença de membros da APLB, a sessão acabou tendo um clima de pressão sobre os vereadores de situação. Com aplausos e vaias aos parlamentares, a categoria lamentou e disse que a escolha dos diretores deve ser democrática e não uma imposição do prefeito municipal. O projeto foi votado e aprovado por 7 votos favoráveis. Já o vereador Girson Ledo se absteve e os vereadores Zé Ribeiro, Ilka Abreu e Lek Cabeleireiro votaram contra. Com a aprovação do projeto, o cargo de diretores nas escolas municipais continua sendo indicada pelo prefeito Eduardo Lima Vasconcelos. Após a votação da PL, os professores se retiraram do plenário com vaias.

 

A Câmara ficou vazia após votação do projeto de Lei 26/2019 - Foto: Luciano Santos l 97NEWS


Brumado: Feirantes não aderem à movimento e manifestação tem poucos participantes

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Um protesto marcado nas redes sociais para acontecer na manhã desta sexta-feira (23) no estacionamento do Mercado Municipal, em Brumado, acabou não tendo muita participação dos feirantes. A equipe do 97NEWS esteve no local e permaneceu por cerca de duas horas, entre as 08h e 11h, e o que pode se observar foi a chegada de um carro de som, alguns mototaxistas que já permaneciam no estacionamento realizando corridas aos seus clientes e curiosos. A reportagem tentou falar com alguns líderes da manifestação, mas fomos informados que ninguém havia chegado. Falamos ainda com um comerciante do local, mas o mesmo preferiu não gravar com a reportagem, apenas disse que estava decepcionado com a situação e lamentava que poucas pessoas compareceu ao que seria um protesto. Ainda no local, por volta das 10h40, mototaxistas se aglomeraram próximo ao carro de som e explanaram sobre os prejuízos causado pelo estacionamento rotativo. "Eles querem implantar a área azul em toda cidade, nós não podemos aceitar isso, o prefeito acha que é dono da cidade", disse um dos mototaxistas. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Nossa equipe também flagrou uma pequena discussão entre populares e pré-candidatos que estavam no local. "Nosso movimento é em prol ao comércio e a população, não queremos politicagem aqui", comentou um homem que estava no local. O movimento desta manhã seria contrário ao estacionamento rotativo que foi implantado na região da Feira Livre. Segundo os feirantes, com a área do mercado coberta pela Área Azul, as vendas na feira livre que já vinha caindo, ficou ainda pior. Por fim, os participantes desocuparam o local e alguns mototaxistas acompanharam o carro de som pelas ruas do centro da cidade.



Governo Federal suspende recursos para vigilância em Saúde de 9 cidades baianas

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Nove municípios baianos terão suspensos repasses para a área de vigilância em saúde já no próximo mês. A informação foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (23). Segundo o site Bahia Notícias, os repasses são destinados a ações de vigilância, prevenção e controle de doenças, como dengue, zika e chikungunya. Segundo a portaria do Ministério da Saúde estão na lista as cidades de Capim Grosso, Catu, Itaberaba, Jeremoabo, Luís Eduardo Magalhães, Rio Real, São Sebastião do Passé, Serra do Ramalho, Simões Filho. A alegação para suspender os recursos foi de que as prefeituras não atualizaram os sistemas de informação para Agravos de Notificação (Sinan), para Nascidos Vivos (Sinasc) e para Mortalidade (SIM). Um monitoramento feito neste mês teria constatado as irregularidades. As áreas com os repasses suspensos são: Piso Fixo de Vigilância em Saúde (PFVS) e Piso Variável de Vigilância em Saúde (PVVS). A suspensão também atinge cidades de vários estados, como Alagoas, Amazonas, Ceará, Maranhão, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, São Paulo e Rio de Janeiro.



Comerciantes debatem sobre impactos do estacionamento rotativo, em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A implementação do sistema de estacionamento rotativo Área Azul foi tema de um debate realizado na última quarta-feira (21) no auditório da 21ª Subseção da OAB, em Brumado. Empresários e membros da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) debateram sobre alguns assuntos, entre eles, valores cobrados, número de vagas e multas aplicadas pelos monitores. Segundo eles, após implantação do projeto, o número de clientes no comércio do Centro diminuíram cerca de 50%. Durante o encontro, os empresários questionaram o impacto que a mudança causará no comércio enquanto os motoristas se adaptam ao novo sistema de estacionamento. "E a nossa posição com relação a área azul, é que ela na verdade nos prejudicou bastante. Para se ter uma ideia, na primeira semana da implantação as nossas vendas caíram em média 50%. Esse impacto ao meu ver foi muito grande, na segunda semana nossas vendas foram para 40%. Hoje as vendas estão com 30%, menor do que era antes, comparando com os meses anteriores e o ano anterior de 2018", disse Wanderley Souza. De acordo com o empresário, a proposta inicial seria de melhorias como ele mesmo pensava. "A gente pensava em crescimento, a gente pensava que as nossas vendas com os espaços para estacionar iriam melhorar, na verdade houve um decréscimo. A nossa preocupação é muito grande e já se faz trinta dias da implantação em Brumado, e a gente fica triste quando saio na porta da minha loja, olho para a rua e não vejo ninguém", comentou o empresário que há 45 anos está no ramo de móveis no comércio local. 

 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Com cerca de 60 monitores fiscalizando o perímetro comercial e residencial do centro da cidade, a Área Azul de Brumado contempla cerca de duas mil vagas, o que segundo os comerciantes, é um número muito alto para um município que possui cerca de 64 mil habitantes e uma frota de veículos com cerca de 12 mil carros e 15 mil motocicletas. Ainda segundo os empresários, o valor cobrado em Brumado, não condiz com a realidade de outros municípios, com população cinco vezes maior que a de Brumado, à exemplo da cidade vizinha de Vitória da Conquista, que possui uma população estimada em 306 mil habitantes, de acordo com o último censo do IBGE. Em Vitória da Conquista, a 130 km da Capital do Minério, o estacionamento rotativo cobra por cerca de duas horas, o valor de R$ 1,75, sendo que em Brumado, com um número menor em população, se aplica o valor de R$ 2 por uma hora, sendo o condutor obrigado a mudar de vaga a cada duas horas locada. A Ordem dos Advogados do Brasil também vem se engajando diante dos apelos da comunidade e mediante uma comissão que está apurando a legalidade dos efeitos do estacionamento rotativo da cidade. A advogada Ingrid Freire, membro da comissão investigativa da OAB conta que a Ordem abriu uma representação no Ministério Público contra o modelo de implantação do projeto no município. "Nesse momento nós apresentamos os pontos que nós achávamos irregulares, e o promotor nos pediu para que a gente levasse para ele toda essa documentação que a gente tinha conseguido, e fizesse a representação. Já protocolamos essa representação a cerca de quinze dias, e nos pontos da representação existem situações na qual, como a licitação foi feita, até pelo fato da empresa está em recuperação judicial, tem a situação também de como estão sendo feitas as infrações de trânsito, porque o monitor não pode aplicar, e isso se cabe ao agente de trânsito", afirmou a advogada. 

 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Já a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) encaminhou um ofício a administração, no intuito de se conseguir uma audiencia para tratar do possível reordenamento no zoneamento da cidade. Sem êxito, o presidente da CDL, Manoel Messias relatou que a prefeitura não respondeu ao oficio, e diante de uma nova negativa, a CDL declarou que irá elaborar um novo ofício que será encaminhado tanto ao Ministério Público, quanto a OAB. "É cultural nosso, tá mudando, mas bem a passos lentos essa questão de participar do problema antes dele acontecer. A gente enxerga que será um problema, mas a participação é muito pouca. Isso eu vejo na sociedade de Brumado, dentro da entidade a qual eu estou a frente, então a gente tem que ter perseverança, paciência e sempre está chamando a atenção, dando um puxão de orelha por todo comércio, a gente não pode deixar a boma estourar para depois correr atrás para tentar apagar o fogo. Nós vamos tomar nota desse evento para gerar um novo documento e mandar para administração pública e para o Ministério Público, então, a opinião das entidades e da sociedade organizada ela faz a pujança desse documento e, se mais uma vez não tivermos resposta em tempo hábil, ai agora vamos para a casa do povo chamando toda população para se manifestar", disse Messias.

 



Operadora Vivo deixa milhares de clientes sem sinal em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Clientes da operadora de telefonia Vivo enfrentaram problemas para fazer ligações durante todo o dia da quinta-feira (22) em Brumado. Internautas criticaram a falha no serviço também nas redes sociais. O empresário Aloísio Rocha afirma não ter sido a primeira vez. "Uso o celular como instrumento de trabalho. Esses 'caladões' me prejudicam muito. Essa não é a primeira vez que isso acontece". Segundo apurou o site 97NEWS, os clientes podem ter encontrado dificuldades para completar ligações devido a uma falha em equipamentos de rede da empresa localizados na Serra das Éguas, que apresentaram indisponibilidade momentânea. Em contato com a nossa Redação, clientes relataram instabilidade também na cidade de Livramento de Nossa Senhora. Em Brumado, o serviço se encontra normalizado nesta sexta-feira (23). Nos últimos dias, a operadora tem sido alvo de muitas críticas de seus usuários. A população espera que a instabilidade seja resolvida e que o sinal possa ser melhorado na cidade. 



Policiais Militares da 34ª CIPM participam de palestra sobre funções militares

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Políciais Militares que pertecem a 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (34ª CIPM) participaram na quinta-feira (22) no Auditório da OAB, em Brumado, de uma palestra sobre o exercício das funções policiais. A palestra foi ministrada pelo promotor Marcos David. Além da palestra, foram tratadas questões administrativas da 34ª CIPM e divulgados os procedimentos que serão implementados para a participação da unidade no desfile do dia 07 de setembro. Diversas autoridades marcaram presença no evento. O Major Mário Cabral, comandante da unidade, agradeceu ao promotor e reafirmou a necessidade da continuidade do ciclo de palestras aos policiais militares, uma das premissas de sua gestão.

 



ONGs preveem onda de ações na Justiça contra Bolsonaro por queimadas

Foto: Reprodução

Após enviar carta aberta com críticas ao presidente Bolsonaro pela condução da questão das queimadas, um grupo de 52 ONGs prevê uma onda de ações na Justiça. De acordo com a coluna Painel S.A, da Folha, Ricardo Martins, coordenador do Pacto pela Democracia, que organiza a iniciativa, as ações estão sendo estudadas. Entre as signatárias da carta divulgada nesta quinta (22) há organizações de diversas áreas, desde o Idec (de defesa do consumidor) até o Instituto Luisa Mell, de proteção aos animais.



Homenagens marcam cerimônia da Semana do Soldado em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Soldados são considerados a base da Defesa nacional. Vão ao combate, lutam, defendem e protegem com propriedade o bem maior do País que é a nação brasileira. Ser soldado vai além da primeira formação na instituição militar. Todos aqueles que servem à  Pátria são considerados eternos soldados. As solenidades da Semana do Soldado e do Desfile de 07 de Setembro sempre foram um dos pontos altos das ações do Exército em Brumado, que é muito bem representado pelo Tiro de Guerra, o qual é um dos mais modernos e bem equipados da região. Visando a programação da Semana, o diretor da unidade, tenente Edmundo de Souza Rocha convida a população brumadense para a Solenidade Militar em alusão da Semana do Soldado ocorrerá nesta sexta-feira (23) às 19h na sede do TG 06-024, que fica localizada na Av. Ana Lídia Cardoso, 386, bairro Parque Alvorada.



Motociclista fura bloqueio da PM em Livramento de Nossa Senhora e sofre acidente

Foto: Conteúdo l 97NEWS

Um motociclista e o garupa foram presos na noite de quarta-feira (21) após a dupla furar um bloqueio montado pela Polícia Militar em uma operação que teve como objetivo o combate ao tráfico de drogas e porte ilegal de armas no povoado da Barrinha, zona rural de Livramento de Nossa Senhora. Segundo a PM, a localidade é alvo de meliantes que estão causando terror aos moradores. Conforme a Polícia, na ação a dupla não respeitou a ordem de parada e saíram em alta velocida com destino a cidade. Durante a perseguição, segundo informou a PM, os dois suspeitos caíram do veículo. Sendo feito revista em ambos, foi constatado que o condutor não portava documentos obrigatórios e a motocicleta estava com a documentação irregular e constava no sistema como produto de estelionato. O fato foi registrado na Delegacia de Livramento, e o veículo entregue à autoridade policial. Os dois suspeitos foram atendidos na UPA 24h, e posteriormente liberados pela Polícia.



Privacidade de dados pessoais dos brasileiros pode ter sido violada pelo Google; diz Senacom

Foto: Reprodução l Reuters

O maior site de buscas do mundo, o Google, pode ter violado a privacidade e violado dados pessoais de de brasileiros no país. Nesta quinta-feira (22), a Secretaria do Consumidor (Senacom) notificou o conglomerado sobre o início das investigações sobre o caso. De acordo com a Agência Brasil, os técnicos da secretaria querem avaliar uma "possível captura indevida de dados de usuários sobre geolocalização". A investigação acontecerá no intuito de descobrir se a coleta dos registros das localizações e dos deslocamentos dos usuários de serviços do Google ocorreu sem o consentimento das pessoas, o que caracteriza, segundo o Ministério da Justiça, uma violação aos direitos de personalidade. Em 2018, uma agência de notícias dos Estados Unidos (EUA), a Associated Press, apontou que o Google rastreava a movimentação dos usuários, mesmo quando estes desligavam os aplicativos de localização, como o Google Maps e o Waze, ambos possuídos pela empresa. Agora, o Google tem 10 dias para apresentar na justiça os esclarecimentos e comentários sobre os questionamentos da Secretaria. Ainda segundo a Agência Brasil, a empresa afirmou, por meio de sua assessoria, que "prestará os devidos esclarecimentos em resposta à notificação extraída da averiguação preliminar enviada pela Secretaria Nacional do Consumidor”.



Idoso morre após ser agredido com golpes de facão depois de discussão com enteado

Foto: Divulgação

Um idoso de 66 anos foi morto com golpes de facão na cidade de Medeiros Neto, no sul da Bahia, na noite de quarta-feira (21). O suspeito do crime é o enteado dele, que é procurado pela polícia nesta quinta (22). De acordo com a Polícia Civil, onde o caso foi registrado, a vítima foi identificada como Antônio de Oliveira Costa. O suspeito, Jesuíno Alves de Brito --enteado da vítima --, golpeou Antônio após uma discussão. A polícia ainda não tem informações do que pode ter motivado a discussão e o crime. Jesuíno fugiu logo em seguida. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou a ser acionado, mas a vítima já foi encontrada morta. O corpo foi levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Teixeira de Freitas. 



O grupo 'Arte na Praça' convida você e sua família para a 3ª Feira de Artes em Brumado

Foto: Divulgação

O grupo Arte na Praça realiza mais um evento em Brumado com artesanatos na Praça do Jurema, onde haverá apresentação e exposição de trabalhos artesanais feitos por artesãos da cidade, comidas gourmet e culinária da região. O evento será realizado na sexta-feira, dia 06 de setembro, a partir das 17h. Esperamos por vocês!



Bahia: Operação desarticula esquema que sonegou R$ 25 milhões em ICMS

Foto: Reprodução

Na manhã desta quinta-feira (22), uma força tarefa que reúniu o Ministério Público da Bahia (MP-BA), a Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA) e a Polícia Civil, pretende desarticular um esquema de sonegação no setor atacadista de alimentos que chega aos R$ 25 milhões aos cofres estaduais. Denominada de "Operação Pé de Coelho", estão sendo cumpridos mandados de prisão e nove de busca e apreensão, em Salvador, Itaparica e Lauro de Freitas. As investigações foram iniciadas depois da constatação de sonegação fiscal praticado pelas empresas HJ Distribuidora e Pier Marin Distribuidora. A força-tarefa identificou uso de laranjas na composição dos quadros societários das empresas, e ainda lavagem de dinheiro e outros crimes correlatos, cometidos com a intenção de burlar o fisco estadual. Os crimes, de acordo com a força-tarefa, contribuíram para desestabilizar o mercado mediante prática de concorrência desleal, e permitiram aos envolvidos acumular patrimônio de forma irregular. As condutas podem ser enquadradas na Lei Federal nº 8.137/90, que define os crimes contra a ordem tributária. Os mandados de prisão e de busca e apreensão, visando à coleta dos documentos, foram expedidos pela 1ª Vara Criminal Especializada da Comarca de Salvador.



Uso do biodigestor muda a vida das famílias de produtores rurais em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O aproveitamento do biogás promoveu uma virada nas contas da família do senhor Aparecido e da dona Marlene, na comunidade de Piabanha, zona rural de Brumado. O produtor zerou a despesa com a compra do gás de cozinha. Somando os ganhos, a redução do gasto com o GLP e a economia gerada pelo biodigestor estão trazendo melhoria de renda para a família na ordem de R$ 840 por ano. O agricultor conta que resolveu apostar no aproveitamento sustentável dos dejetos após conhecer o projeto na Divina Providência, que inclusive forneceu o biodigestor para eles. "A partir de 2014, assim que recebemos a cisterna, começamos a cultivar hortaliças em nossa propriedade, e ai nasceu o interesse um ter um biodigestor, quem também fornece adubo para a horta", conta dona Marlene. A propriedade conta com um biodigestor grande em atividade, que é alimentado todos os dias com um balde de esterco fornecido pelo gado da propriedade, e acrescenta-se um balde de água, formando assim o biogás. "Esse gás ele vai do biodigestor direto para o fogão de casa. É um gás limpo, não tem cheiro e tem uma chama mais potente", disse ao 97NEWS Aparecido. Quando o nível do reservatório chega ao seu limite máximo, a família ainda reaproveita a sobra, que é considerada como biofertilizante. As hortas irrigadas com o fertilizante natural são destinadas ao cultivo do coentro, alface, que serve para a própria família. Com isso, a propriedade também reduziu os gastos com adubo e ficou mais produtiva. "Nossa hortaliça é 100% orgânica, não usamos nenhum agrotóxico", comenta Marlene. Segundo a família, apostar no aproveitamento sustentável dos dejetos foi uma decisão acertada. A mudança garantiu redução de custos e vantagens para o meio ambiente, uma maneira de colaborar com o que recebem da terra.