ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Transporte Ilegal de Mercúrio Interceptado pela PRF em Vitória da Conquista

Beto Bonelly declara apoio a Fabrício Abrantes na disputa pela Prefeitura de Brumado

Última etapa de campanha para vacinação contra aftosa na Bahia começa nesta segunda

Incêndio atinge fábrica de produtos artesanais em Guanambi

Feriado de Páscoa promete ser chuvoso na para Bahia, aponta Inmet

Bahia tem 2º maior no número de divórcios no Brasil; números de casamentos caem

Aracatu: PM recupera veículo com restrição de roubo

Brumado: Pai ameaça filho de 13 anos com pedaço de pau e é detido pela PM

Inscrições para a 25ª edição da Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas já estão abertas

Escritório Malaquias Advogacia e Assessoria Jurídica estará em novo endereço a partir de abril; confira

Brumado: Após decisão da Justiça, quase 50 beneficiados com prisão domiciliar vão cumprir pena em casa por tempo integral

Familiares de presos protestam contra suspensão de visitas e apontam opressão no Conjunto Penal de Brumado

Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria

Brumado: Homem acumula embalagens de remédios há 30 anos em sua residência

Suspeito de liderar organização criminosa na Bahia é preso em Minas Gerais

Empresária morre vítima de latrocínio em Cândido Sales; ela estava no sítio da família

Moradores do Bairro Novo Brumado enfrentam há 30 anos problemáticas com galeria pluvial

Vacinas contra dengue vencem em 30 de abril, mas encalham nos postos de saúde

Após polêmica com o recém chegado diretor do Conjunto Penal de Brumado, Seap designa policial penal para o cargo interinamente

Março Azul Marinho - Coloproctologista da Clínica Mais Vida alerta sobre a importância da prevenção contra o câncer colorretal



BUSCA PELO ARQUIVO "08/2018"

Na contramão da história: impasse sobre Presídio de Brumado continua

O Presídio de Brumado ainda não entrou em operação, sendo que já tem cerca de dois anos que as obras foram concluídas (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

O crescimento assustador da violência no Brasil foi fomentado por uma série de fatores, sendo, dentre eles, o desajuste familiar, com jovens entrando para o mundo do crime e do narcotráfico; a latente vulnerabilidade social, a crise financeira, moral e democrática e, por fim, a globalização. O reflexo direto foi uma sociedade muito temerosa, que está cada vez mais a mercê dos bandidos, que muitas vezes estão à solta pelas ruas, quando deveriam estar encarcerados. Neste contexto desafiador, a situação dos presídios brasileiros, é outro fator que acaba favorecendo o crime, pois, além de, na sua grande maioria estarem num alto déficit estrutural, muitas vezes, como é o caso de Brumado, estão barrados pela justiça.Com cerca de dois anos pronto, o Presídio de Brumado ainda não entrou em operação, devido a um impasse entre o governo do estado e a justiça do trabalho, que conseguiu impedir, até o momento, a contratação de funcionários terceirizados, alegando que existem concursados para ocupar as vagas. O Brasil hoje tem a terceira população carcerária do mundo, de cerca de 750 mil presos, além de 300 mandados de prisão em aberto, o que daria 1 milhão de pessoas. Brumado acompanha esta tendência, pois o Setor de Carceragem da 20ª Coorpin vem tendo uma superlotação histórica, abrigando custodiados de toda a região. Então, infelizmente, mais uma vez Brumado está na contramão da história, tendo vencido a forte resistência popular para a construção da unidade prisional e, quando ela fica pronta, acaba se tornando um “elefante branco”. Para encerrar, usando a analogia do reino animal, muitos dizem que aqui “tem um caveira de burro enterrada”, mas isso é um elemento abstrato, mas, no sólido terreno da realidade, o que existe em Brumado é realmente falta de representatividade política.



Guajeru: Paciente e motorista tem ferimentos leves após ambulância bater em barranco

Foto: 97NEWS

Paciente e o motorista de uma ambulância tiveram ferimentos leves após o veículo bater em um barranco na Rodovia BA-148, na madrugada de sábado (25), em Guajeru. Segundo a Polícia, o motorista contou que por volta das 4h da manhã ele cochilou ao volante quando perdeu o controle da direção e bateu em um barranco. Com o impacto da batida, paciente, acompanhantes e o motorista sofreram ferimentos leves. Eles foram socorridos e encaminhados ao Hospital da cidade. Ainda segundo a polícia, eles seguiam de Brumado com destino a Guajeru. Todos passaram por exames e foram liberados. A Prefeitura não se manifestou sobre o acidente. Um guincho foi chamado e a ambulância foi levada para manutenção. As causas do acidente serão investigadas.

Foto: 97NEWS


Neurologista Drª Maiara Teixeira é na Clínica Master

Foto: Divulgação

Na CLÍNICA MASTER você encontra a competente médica neurologista Drª Maiara Teixeira, para avaliação tratamento das doenças do sistema nervoso, como acidente vascular cerebral, esclerose múltipla, dores de cabeça, doença (mal) de Alzheimer, transtorno do sono, doença (mal) Parkinson e doenças da junção do nervo com o músculo (placa motora), doenças neuro-degenerativas, dentre outras. A CLÍNICA MASTER fica situada na rua Donizete Alves Lima, 225, Bairro Nobre (em frente à Dimak Malhas). Agende já a sua consulta (77) 3441-5396, (77) 9 9991-5396 e (77) 9 9126-1903. CLÍNICA MASTER, PRAZER EM CUIDAR DE VOCÊ!



Genivaldo Azevedo tem candidatura a deputado federal deferida pelo TSE

Genivaldo Azevedo disputa as eleições pela Rede de Sustentabilidade (Foto: 97NEWS Conteúdo)

O deferimento das candidaturas já está sendo divulgado pela Justiça Eleitoral, isso quer dizer, trocando em miúdos, que os candidatos que preencherem esse perfil estão aptos para a disputa do pleito, tendo todos os seus votos registrados e computados. Em contato com o 97NEWS, o candidato pela Rede de Sustentabilidade Genivaldo Azevedo, informou que ele foi o primeiro brumadense a ter o deferimento do registro de sua candidatura. Genivaldo disputou as eleições municipais de 2018 e, agora, busca uma vaga na Câmara Federal. “O deferimento de minha candidatura vem atestar que estamos completamente em ordem perante a justiça eleitoral”, destacou o candidato que ainda citou que “agora iremos intensificar a nossa campanha, levando as nossas propostas aos eleitores”.



Brumado: zona rural cada vez mais próxima do colapso no abastecimento

A distribuição por meio dos carros pipas, mesmo que de forma limitada, ainda vem contornando a situação (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A previsibilidade de que neste ano de 2018 a zona rural de Brumado iria passar por uma série crise hídrica era factível, tanto que várias situações já apontam que os cerca de 20 mil habitantes estão à beira de um colapso no abastecimento. Várias mensagens vêm sendo enviadas à redação do 97NEWS nesse sentido, algumas num tom dramático, onde os relatos trazem uma forte inquietação. “Estamos tendo que andar vários quilômetros para trazer água para casa, pois os caminhões do exército não estão mais enchendo as caixas de nossas casas”, desabafou a moradora da Fazenda Jacaré, Graça Ferreira Porto (52). A crise está ficando cada vez mais intensa, tanto que agora os alunos da zona rural, em várias localidades, estão privados de tomar banho pela falta d´água, o que vem obrigando as mães a terem que passar toalhas úmidas em seus filhos. Caso não chova nos próximos 45 dias e as autoridades não venham a tomar medidas urgentes, o colapso vai se instalar e as famílias terão que abandonar as suas casas e vir para a cidade. “Ao invés dos candidatos virem aqui só fazer promessa, eles deveriam, antes de tudo, é resolver essa nossa situação, pois temos informações dos próprios pipeiros que a Embasa não está mais permitindo pegar água dos seus reservatórios para nos trazer, Então, a gente já decidiu, se não tiver água, não terá voto, esse será o nosso protesto”, esbravejou o aposentado Acelino Dias. 

O morador da Comunidade de Roça de Baixo, Acelino Dias, indignado com a situação (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Líder do grupo 11 Brumado faz 3 x 1 em São Desidério pelo Intermunicipal

Foto: Edimilson Leite

O Intermunicipal já virou sinônimo de gol. Neste domingo (26), foi dia de mais uma chuva de gols na maior competição de futebol amador do país. Pela 3ª rodada, as redes foram balançadas 64 vezes em todo o Estado. O destaque, novamente foi a Seleção de Brumado. A vítima desta vez, foi São Desidério, que levou 3 a 1 da líder invicta do Grupo 11, com nove pontos ganhos e 100% de aproveitamento no campeonato. Euclides da Cunha, Conceição da Feira, Santo Amaro, Cachoeira e Itajuípe também venceram todos os seus jogos até aqui. Com um público razoavelmente bom, o time brumadense partiu pra cima logo no primeiro tempo, e teve duas oportunidades de gol. 

Foto: Luciano Santos l 97News

Mas a oportunidade só veio no início do segundo tempo, Walison Sermão em cobrança de pênalti, marcou o primeiro. Mas São Desidério não se intimidou e após cobrança de escanteio empatou. Ainda no segundo tempo, o técnico "Fezinho" substituiu Bult por Leozinho, o time ganhou velocidade. Já na primeira oportunidade Leozinho chutou forte, e marcou o segundo de Brumado. O terceiro gol do selecionado brumadense veio já no finzinho da segunda etapa em um lance polêmico com o zagueiro de São Desidério tirando a bola de dentro do gol. Com um jogador a menos, expulso por uma entrada por trás, São Desidério acabou levando uma derrota amarga para casa, com  esperança de mudar o placar no jogo de volta, que acontece no próximo domingo dia 02 de setembro, em São Desidério. O jogo foi transmitido ao vivo pela TVE para todo o estado. 



Pesquisa: Ibope expõe fraquezas de candidatos

(Foto: Reprodução)

Jair Bolsonaro (PSL) enfrenta forte resistência no eleitorado feminino. Marina Silva (Rede) patina entre os homens. Ciro Gomes (PDT) não convence os evangélicos. Geraldo Alckmin (PSDB) não atrai os mais jovens. Fernando Haddad (PT), provável substituto de Luiz Inácio Lula da Silva, tem desempenho pífio no interior. Além de mostrar quem lidera a corrida eleitoral, a pesquisa Ibope/Estado/TV Globo expôs os segmentos do eleitorado em que os candidatos têm desempenho mais fraco que a média. É provável que esse quadro se mantenha, em um primeiro momento: as equipes de campanha dos principais concorrentes não planejam fazer agora esforços para conquistar eleitores mais resistentes. Pelo contrário, a estratégia é reforçar os laços com eleitores de perfil mais afeito ao discurso de cada um.

Apenas um terço do eleitorado de Bolsonaro é formado por mulheres - sendo que as eleitoras são 53% do eleitorado nacional O deputado, que costuma obter alto engajamento de seguidores nas redes sociais, também enfrenta resistências no eleitorado mais velho e menos conectado à internet.

Eliane Souza, que vive em Teresina, no Piauí, é contundente ao explicar os motivos que a levam não cogitar o candidato do PSL nas eleições. "Ele entra em polêmicas sobre racismo, mulheres, homofobia... Não acho que ele tenha condições de governar o nosso país", afirmou.

Moradora da periferia de Salvador, a aposentada Maria José dos Santos, de 76 anos, não possui celular nem para fazer ligações e não usa aplicativos como WhatsApp ou se conecta em redes sociais "Não sei quem é esse cara, nunca ouvi falar", disse ela, ao ser questionada sobre a candidatura de Bolsonaro, que concentra simpatizantes no segmento mais escolarizado e de maior renda. No outro extremo, é escasso o apoio entre os mais pobres e que estudaram até a quarta série.

"Quem quiser que vote nele, eu não", disse Maria José, surpresa ao saber que lidera as sondagens eleitorais quando o ex-presidente Lula não é incluído entre os candidatos.

Se dois terços do eleitorado de Bolsonaro é masculino, com o contingente que apoia Marina ocorre o contrário. Segundo o Ibope, somente 37% dos eleitores da candidata da Rede ao Planalto são homens. Ela também tem desempenho abaixo da média nacional entre os eleitores mais velhos, brancos, de renda alta e do interior.

"Ah, não dá, Marina tem um sério problema de confiabilidade governamental", disse Rinaldo Gomes da Silva, de Pitangueiras, cidade na região de Ribeirão Preto, em São Paulo. Do Paraná vem mais um "não" para Marina. "Ela não me inspira confiança. Tem que ter pulso firme, tem que ter a última palavra e nos discursos ela não demonstra isso", afirmou Paulo Juliano Choma, da cidade de Mallet. 

Mulher, branca, evangélica e moradora da região Centro-Oeste, a radialista Yara Galvão, de Aparecida de Goiânia (GO), é representante de vários segmentos nos quais Ciro tem desempenho ruim. Para ela, o "histórico político" do representante do PDT "desabona o candidato".

Lucas Morais, de 26 anos, morador de Fortaleza, considera Alckmin um candidato dos "empresários sulistas", o que afasta qualquer possibilidade de votar no ex-governador. Morais encarna, ao mesmo tempo, dois segmentos em que o tucano tem desempenho inferior à média: nordestinos e jovens. 

Na divisão das intenções de voto por gênero e por religião, porém, a distribuição dos simpatizantes de Alckmin espelha exatamente a composição do eleitorado do País.

Haddad ainda nem se apresenta como possível candidato, apesar de o PT apostar nele como "plano B" para quando Lula for declarado inelegível por problemas legais - o ex-presidente foi condenado em segunda instância na Lava Jato e está preso desde o dia 7 de abril.

Pouco conhecido no País, Haddad é ainda mais ignorado fora das capitais. "É um cara que não se destaca", disse Gilmar Baioto, 51 anos, comerciante de Porto Belo (SC). "Não conheço o trabalho dele", afirmou em discurso parecido ao de Rosângela Souza, de Florianópolis. 

'Convertidos'

Para o cientista político Glauco Peres, da USP, a fragmentação das candidaturas faz com que as campanhas deem prioridade a preservar o eleitorado mais convertido, evitando avançar com tanta avidez nas parcelas da população em que são mais desconhecidos ou rejeitados. "É muito custoso avançar (em outras parcelas) e ter o risco de perder o seu eleitorado. Tem sido uma estratégia conservadora nas duas lógicas: de não avançar e de não perder o seu", disse. Segundo ele, o candidato Jair Bolsonaro (PSL) é quem aplica esse artifício com mais clareza.

Segundo Peres, que vê a possibilidade de um candidato ir ao segundo turno com votação entre 15% e 20%, o tempo curto de campanha reforça essa lógica. "Se tivesse mais tempo, seria muito arriscado ficar parado. O ideal seria ir angariando mais votos aos poucos, pelas bordas."

A diminuição de recursos financeiros, com a proibição da doação empresarial, é outro fator responsável por evitar deslocamentos que podem se mostrar inúteis. Bolsonaro, por exemplo, é de um partido nanico, que não tem uma máquina consolidada nos Estados e municípios Brasil afora. "Ele vai lá (a cidades em que não tem muitos votos) fazer o quê? Não dá para ir a furadas. É uma eleição de muito cuidado", afirmou Peres.

Por outro lado, quem está em situação delicada é Geraldo Alckmin (PSDB). Para chegar ao segundo turno, o candidato que mais tem tempo de TV no horário eleitoral gratuito se vê obrigado a tirar votos de Bolsonaro, que tem sido uma pedra no sapato do tucano até em São Paulo, Estado que governou por quatro vezes e é o principal reduto político da legenda. "Alckmin precisa ser muito mais incisivo contra o Bolsonaro. Está perdendo voto para ele e precisa reverter isso muito rápido", avaliou Peres.

No entanto, a estratégia de pregar para convertidos tem seus riscos. Ao avançar para o segundo turno, o candidato precisa moderar o discurso a fim de atrair os eleitores "mais difíceis", avaliou o cientista político Cláudio Couto, da FGV-SP. "Existem momentos para cada coisa: o foco prioritário nesse momento do primeiro turno pode ser os eleitores 'garantidos'", disse Couto, lembrando que a opção de Alckmin pela gaúcha Ana Amélia (PP-RS) como vice foi certeira ao focar no Sul, onde tem grandes chances de angariar votos na campanha.

Couto vê a necessidade de Bolsonaro investir no eleitorado feminino, considerado pelo professor questão indispensável. "O desprestígio do Alckmin no Nordeste não é comparável ao desprestígio do Bolsonaro com as mulheres, que é muito ligado às posições históricas que ele já tomou, de discurso", disse. "O candidato não pode priorizar o eleitorado mais difícil, mas também não pode abandonar esse eleitorado. O ponto é saber dosar isso, modular o discurso."

CONTINUE LENDO


Brumado: Solenidade no Tiro de Guerra 06/024 celebrou o 'Dia do Soldado'

Foto: Luciano Santos l 97News

O Tiro de Guerra 06/024 de Brumado celebrou na manhã de sábado (25) o dia do soldado. A solenidade contou com a presença de autoridades de Brumado como o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos, do juiz Dr. Genivaldo Alves Guimarães, entre outras autoridades e vereadores. Durante a solenidade, houve apresentação e passagem da tropa em frente ao palanque das autoridades, bem como o cumprimento ao Pavilhão Nacional, ao som do Hino Nacional. Ainda durante a cerimônia, o prefeito Eduardo Vasconcelos e o juiz Genivaldo Alves Guimarães receberam réplicas em miniatura de soldados das forças armadas e da brigada paraquedista, em seguida os familiares fizeram a condecoração simbólica dos atiradores como novos “Boinas Verdes”, defensores das fronteiras nacionais. O Subtenente Edmundo de Souza Rocha, agradeceu a presença de todos e ao fim do evento foi servido um coquetel aos convidados.



Servidor público é preso por forjar roubo de carro para receber valor do seguro

Foto: Divulgação l SSP/BA

Um servidor público municipal identificado como Carlos Augusto, da cidade de Brotas de Macaúbas, foi preso em flagrante, na sexta-feira (24), ao conduzir um veículo com restrição de roubo forjada para receber indenização do seguro do carro. De acordo com o Bahia Notícias, Carlos Augusto, dirigia o veículo quando foi parado em um bloqueio. No local, agentes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Chapada constataram que o carro que Carlos conduzia estava no nome dele, mas constava no sistema como roubado. O homem foi conduzido Delegacia Territorial da cidade e confessou que prestou uma queixa de roubo do carro, pois queria receber o dinheiro da indenização do seguro. Carlos foi detido e está à disposição da Justiça.



Irmão Lázaro chama atenção por 'ocultar' campanha eleitoral em perfis oficiais nas redes

(Foto: Reprodução)

Diferentemente dos correligionários, o candidato ao Senado na Bahia, Irmão Lázaro (PSC), mantém uma postura incomum nas redes sociais. Quem acompanha os perfis oficiais do deputado federal no Facebook e Instagram têm a ligeira impressão de que ele nem sequer é o postulante do grupo do candidato José Ronaldo (DEM). Lázaro é considerado o político mais popular do Facebook no Brasil, com mais de 8,5 milhões de seguidores - número maior do que o do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL), que acumula 5,5 milhões. O ex-vocalista do Olodum segue com postagens relacionadas à carreira de cantor gospel e pastor evangélico. Ele publica fotos de shows e panfletos divulgando apresentações de cunho religioso pelo interior da Bahia.  Conforme já informou, Lázaro tem sido isolado em eventos que participa com os correligionários de Zé Ronaldo. Nas redes sociais, o prefeito ACM Neto (DEM), considerado o maior cabo eleitoral do grupo, também não tem citado o deputado. Procurado pela imprensa, Lázaro afirma que utiliza perfis alternativos para fazer a campanha. "Em relação às redes sociais, tenho um Facebook em que a gente fala da palavra de Deus, com os assuntos à respeito da Bíblia e da nossa fé, e eu tenho o Facebook de deputado em que tenho divulgado nossas caminhadas", explica. "Chegando mais próximo das eleições, a gente vai estar apenas comunicando que estamos fazendo parte do pleito e pedindo oração no nosso Facebook, que tem um número maior de seguidores", completa. Em entrevista à revista Piauí, em maio, ele já havia comentado sobre a popularidade nas redes. "Meu Face não é político. [...] A política anda sem credibilidade, as pessoas entram na página dos políticos pra brigar, é uma gritaria. Outro dia entrei na página do [senador] Magno Malta e tinha xingamento que eu nem conhecia. Eu uso o Face para levantar minhas bandeiras, que são a defesa da família e das escrituras sagradas, e essa é minha forma de dar meu recado político", afirmou, na época.



Bahia: Tetraplégico é preso apontado por chefiar tráfico de drogas; R$ 17 mil foram apreendidos na operação

Foto: Divulgação l SSP/BA

A polícia prendeu neste sábado (25) um homem tetraplégico suspeito de chefiar o tráfico de drogas em Senhor do Bonfim na Bahia. Com Lucas dos Santos Andrade, de 24 anos, e outras quatro pessoas foram encontrados drogas e mais de R$ 17 mil, em espécie. Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), as quatro pessoas também foram presas suspeitas de envolvimento com tráfico de drogas. Dos quatro, três foram flagrados pela polícia na casa Lucas auxiliando ele na venda das drogas. Conforme as investigações, mesmo com a mobilidade reduzida por ser tetraplégico, Lucas comandava a venda e distribuição das drogas na cidade e fornecia os entorpecentes para outros traficantes revenderem. Os investigadores detalharam que além dos R$ 17. 433 mil em espécie, foram apreendidos com Lucas e as quatro pessoas, 30 pedras de crack, três porções da mesma droga pesando 22,5 gramas, 12 porções de maconha, uma munição de arma de fogo e uma balança de precisão. As investigações apontam ainda que Lucas já foi preso por tráfico de drogas. O grupo foi autuado por tráfico de drogas e associação ao tráfico.

Foto: Divulgação l SSP/BA


Baiano Robson Conceição vence 9ª luta e segue invicto

Foto: Getty Images

O baiano Robson Conceição segue invicto no boxe profissional. Na noite deste sábado, o pugilista brasileiro derrotou o norte-americano Edgar Cantu por decisão unânime dos árbitros em combate realizado em Glendale, no Arizona, nos Estados Unidos, em luta válida pelo peso superpena (58,97kg). Medalhista de ouro na Olimpíada do Rio, em 2016, Robson passa a somar em seu cartel nove vitórias, sendo cinco delas por nocaute, o que não ocorreu neste sábado. O brasileiro, que possui contrato com a empresa Top Rank, tem como meta disputar o título mundial no primeiro semestre de 2019.  Quatro anos mais velho do que o seu rival neste sábado, Robson não teve muitos problemas para obter a vitória. Cantu sofreu a quarta derrota consecutiva, passando a ostentar sete vitórias, cinco reveses e dois empates no seu modesto cartel.  A vitória deste sábado foi por decisão unânime dos juízes, que apontaram o placar de 80 a 71 para Robson após a disputa de oito rounds, o que significa que ele venceu todos os assaltos. O brasileiro dominou o combate e pouco foi atingido pelo rival norte-americano, que chegou a ir à lona.  Esse momento ocorreu no sexto round, quando Robson acertou o queixo do seu rival. Cantu caiu, mas se levantou rapidamente, resistindo até o final da luta. Mas não conseguiu evitar a vitória do invicto brasileiro, que agora venceu o seu nono combate entre os profissionais, depois de brilhar na Olimpíada do Rio.



Operação de combate ao feminicídio acaba com 2.627 prisões de adultos e 341 de adolescentes

Foto: Divulgação / Polícia Civil

A Polícia Civil prendeu 2.627 adultos e a deteve 341 adolescentes como parte da Operação Cronos, contra autores de homicídios e feminicídios. A operação, realizada na sexta-feira (24), em 16 Estados e no Distrito Federal, teve o apoio do Ministério da Segurança Pública e foi coordenada pelo Conselho Nacional dos Chefes de Polícias Civis (CONCPC). Na Bahia foram presos 55 suspeitos adultos e um adolescente. Os mandados de prisão, busca e apreensão foram cumpridos em mais de 250 municípios do estado, além de Salvador e região metropolitana. Dentre as prisões, 42 foram pela prática de feminicídio, 404 por homicídio e 289 por crimes relacionados à Lei Maria da Penha. Além disso, ocorrerem 640 autuações em flagrante por posse ou porte irregular de arma de fogo, tráfico de drogas e outros crimes; e 1.252 pessoas foram detidas em decorrência de mandados de prisão expedidos por outros delitos.



Itapetinga: Polícia Militar acaba com festa regada a drogas e álcool

Foto: Divulgação l PM/BA

Uma feta regada à alcool e drogas acabou na condução de 30 adolescentes para delegacia de Itapetinga na noite deste sábado (25). Após uma denúncia anónima, por volta das 21h, a Polícia Militar se deslocou até o bairro Nova Itapetinga e flagrou vários adolescentes dentro de uma casa com som alto, bebidas e drogas. Como a quantidade de adolescentes era grande, a guarnição solicitou reforço. Na ação foram apreendidos aparelhos de som, maconha, cocaína e diversas garrafas de bebidas alcoólicas. 

Foto: Divulgação l PM/BA

Todo o material foi apresentado na delegacia para registrar o flagrante, inclusive, a dona da casa. À polícia, ela disse que tinha conhecimento da festa, mas não sabia que o evento tinha drogas e álcool. Já na delegacia e devidamente identificados pela polícia, os pais dos adolescentes foram solicitados para comparecerem ao Complexo Policial, assinando um termo de declaração, que será juntado a um Termo Circunstanciado, em seguida, todos foram liberados.



Prefeito de Ribeira do Pombal é denunciado ao MPE

Ricardo Maia Chaves de Souza, prefeito de Ribeira do Pombal | Foto: Marcos Frahm

O Tribunal de Contas dos Municípios, na sessão desta terça-feira (21), julgou parcialmente procedente a denúncia formulada pelos vereadores Sérgio Oliveira Rocha, Pedro Alexandre Nascimento e José de Deus Conceição Neto, do município de Ribeira do Pombal, contra o prefeito Ricardo Maia Chaves de Souza por irregularidades na contratação direta de escritório de advocacia, no exercício de 2017. O conselheiro, relator José Alfredo Dias, determinou a formulação de representação ao Ministério Público Estadual para que seja apurada a eventual prática de ato de improbidade administrativa. O gestor ainda foi multado em R$5 mil. Também foi determinada a remessa desta decisão ao Ministério Público Federal para ciência e adoção de providências cabíveis no caso concreto. 

O contrato era no valor de R$200 mil, por meio do qual o escritório Caymmi Dourado Marques Moreira e Costa Advogados se comprometia à obtenção de decisão judicial que reconheça a desvinculação dos valores vinculados do precatório do Fundeb, possibilitando à prefeitura a utilização dos recursos de forma livre, “vez que sua natureza seria de caráter indenizatório”. O gestor, não comprovou a notória especialização da empresa contratada, nem a natureza singular dos serviços prestados, – que são requisitos indispensáveis à inexigibilidade de licitação. Segundo a relatoria, esses requisitos devem ser demonstrados objetivamente nos respectivos processos administrativos, e não apenas através de mera arguição retórica. Além disso, a relatoria questionou a legalidade do objeto contratual, tendo em vista que, segundo entendimento já consolidado no TCM e em consonância com decisão do próprio Superior Tribunal de Justiça, a verba recebida a título de precatório por diferenças oriundas do FUNDEF, tem destinação vinculada à educação.

CONTINUE LENDO


Governo Rui Costa autoriza ordem de serviço para esgotamento sanitário em Jacaraci

(Foto: Manu Dias | Secom)

O Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (Sihs), autorizou ordem de serviço, na manhã desta sexta-feira (24/08/2018), para implantação de Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) em Jacaraci, no sudoeste da Bahia. Serão investidos R$ 3,6 milhões, com recursos do PAC 2, pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) e Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Com o SES, cerca de cinco mil habitantes de Jacaraci serão beneficiados. A obra do sistema consiste em rede coletora com 5.187 metros, ramal predial com 4.478 metros, uma estação elevatória, linha de recalque com 42 metros, uma estação de tratamento, emissário final com 300 metros e extravasor com 227,69 metros. A assinatura da ordem de serviço foi realizada pelo secretário de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, Cássio Peixoto, acompanhado do presidente da Embasa, Rogério Cedraz, e do prefeito de Jacaraci, Antônio Carlos Freire.



Brumado: Foi dada a largada para a 'Meia Maratona do Terrão' no Campo Seco

Foto: Luciano Santos l 97News

Já foi dada a largada para a Meia Maratona do Terrão, com percursos de 10 e 21 quilômetros entre Campo Seco a Terra Vermelha. A disputa teve início às 8h, no distrito de Campo Seco, em Brumado, com a largada de todas as categorias. A prova é dividida entre as categorias juvenil e adulto. E a caminhada de 5 km para os não atletas, inclusive crianças. Os melhores colocados recebem troféu e prêmios. O percurso conta com estradas de terra e a exuberante beleza da caatinga do sudoeste. Segundo a organização, foram mais de 200 atletas inscritos de Brumado e mais 23 cidades da região. Ainda segundo os organizadores, todos os atletas estão sendo monitorados eletronicamente por um chip para resguardar a saúde dos participantes. A prova termina na comunidade de Terra Vermelha.



Conselheira tutelar é presa por tráfico de drogas

Foto: Divulgação l Polícia Civil

Policiais civis prenderam a Conselheira Tutelar Naiana de Souza Prado, na sexta-feira (24), em uma residência do bairro Vila Rica, na cidade de Barreiras. Segundo a polícia, Naiana estava foragida desde o mês de maio, quando foi flagrada portando maconha e cocaína, junto com o seu marido, que foi preso na ocasião. De acordo com a polícia, uma cunhada da mulher também foi flagrada no momento da prisão pesando cocaína para a venda. Desde o dia da fuga, Naiana foi afastada das suas funções como servidora municipal. A polícia informou, ainda, que as buscas continuam para capturar o restante da quadrilha. 



Empresário é preso com dezenas de comprimidos de ecstasy; droga seria vendida em Festival de Inverno, diz polícia

Drogas e relógios sem nota fiscal foram apreendidos com empresário (Foto: Divulgação/Polícia Civil)

Um empresário de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, foi preso em flagrante com dezenas de comprimidos de ecstasy, na manhã deste sábado (25). De acordo com a Polícia Civil, a droga seria vendida no Festival de Inverno da cidade. Glauber Menezes de Oliveira, conhecido como Binho, tem 32 anos e é dono de um restaurante, onde ele foi encontrado com a droga. A polícia informou que o estabelecimento do suspeito possui um quiosque no festival, onde os comprimidos seriam comercializados. Ainda segundo a polícia, no apartamento de Glauber foram encontrados também uma pequena porção de maconha, um carro que era usado para levar as drogas comercializadas e uma coleção de relógios de grife, sem notas fiscais. Levado para a delegacia, Glauber confessou ser dono das drogas. Ele prestou depoimento e foi levado para o Conjunto Penal de Conquista, onde ficará à disposição da Justiça. Ele deve responder pelo crime de tráfico.



'Fiz para o meu amor', declara Lulu Santos antes de cantar música 'Orgulho e Preconceito' no segundo dia de FIB

Lulu Santos tirou suspiros da plateia na madrugada deste domingo (26), durante o segundo dia do Festival de Inverno Bahia, realizado em Vitória da Conquista. O público vibrou quando o cantor anunciou a música "Orgulho e Preconceito" no palco. Ao revelar que é o autor da música que tem o verso: "Esta canção é pra você nunca mais ter que sussurrar quando diz que me ama", Lulu revelou para quem escreveu a canção: "Fiz para o meu amor, que está aqui hoje, em Vitória da Conquista. E, se depender de mim, tá sempre". Lulu, no entanto, não revelou se o rapaz estava no palco ou em outro espaço da festa. Ao final da canção, o cantor não perdeu a oportunidade de reafirmar o amor pelo parceiro. "Eu te amo", diz o trecho da música, e o artista completou: "E eu a você, Clebson". O namorado de Lulu Santos, Clebson Teixeira, é baiano e natural da cidade de Guanambi. O cantor assumiu o relacionamento com o rapaz, nas redes sociais, em julho deste ano. Daí em diante, o artista já fez diversas declarações públicas ao rapaz, que é 39 anos mais novo que ele, inclusive durante o programa da TV Globo, The Voice Brasil, do qual é técnico.