ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Beto Bonelly declara apoio a Fabrício Abrantes na disputa pela Prefeitura de Brumado

Última etapa de campanha para vacinação contra aftosa na Bahia começa nesta segunda

Incêndio atinge fábrica de produtos artesanais em Guanambi

Feriado de Páscoa promete ser chuvoso na para Bahia, aponta Inmet

Bahia tem 2º maior no número de divórcios no Brasil; números de casamentos caem

Aracatu: PM recupera veículo com restrição de roubo

Brumado: Pai ameaça filho de 13 anos com pedaço de pau e é detido pela PM

Inscrições para a 25ª edição da Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas já estão abertas

Escritório Malaquias Advogacia e Assessoria Jurídica estará em novo endereço a partir de abril; confira

Brumado: Após decisão da Justiça, quase 50 beneficiados com prisão domiciliar vão cumprir pena em casa por tempo integral

Familiares de presos protestam contra suspensão de visitas e apontam opressão no Conjunto Penal de Brumado

Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria

Brumado: Homem acumula embalagens de remédios há 30 anos em sua residência

Suspeito de liderar organização criminosa na Bahia é preso em Minas Gerais

Empresária morre vítima de latrocínio em Cândido Sales; ela estava no sítio da família

Moradores do Bairro Novo Brumado enfrentam há 30 anos problemáticas com galeria pluvial

Vacinas contra dengue vencem em 30 de abril, mas encalham nos postos de saúde

Após polêmica com o recém chegado diretor do Conjunto Penal de Brumado, Seap designa policial penal para o cargo interinamente

Março Azul Marinho - Coloproctologista da Clínica Mais Vida alerta sobre a importância da prevenção contra o câncer colorretal

Mulheres ganham 17,3% a menos que homens na Bahia, aponta Relatório



BUSCA PELO ARQUIVO "08/2015"

Brumado: Com a paciência esgotada SindGuardas busca reunião decisiva com o prefeito municipal

Os membros do SindGuardas e da Força Sindical querem uma reunião urgente com o prefeito para resolver a crise que se estabeleceu entre as partes (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

O impasse entre a Prefeitura Municipal e o SindGuardas que representa a categoria dos guardas municipais está ganhando contornos já de conflito, pois o prazo estipulado para que fosse encontrada uma solução para a crise se esgotou na manhã desta quinta-feira, dia 13, então, diante disso representantes do sindicato, da Força Sindical e membros da GCM estão nesse momento em frente à Prefeitura Municipal para ter uma reunião imediata com o chefe do executivo. A crise está se agigantando após o sindicato dizer que a escala é assassina e que os guardas ainda estão muito longe de terem todos os seus direitos atendidos. Eles afirmaram à reportagem do 97NEWS que, caso não sejam recebidos pelo gestor, irão realizar uma assembleia extraordinária ainda hoje com a forte possibilidade de deflagração de uma greve, já que afirmam que estão com a paciência esgotada. 



Casas no Olhos dÁgua estão rachando devido às constantes explosões de pedreira que fica no bairro

A moradora Adriana Silveira mostrando as rachaduras (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Se a situação dos moradores da Rua Silvino Lôbo no bairro do Olhos d’Água já era ruim, com a poeira tomando conta das ruas, com esgoto a céu aberto e escuridão total devido à falta de iluminação, agora, o caos se instalou, já que as casas estão começando a rachar devido às explosões constantes de uma pedreira que fica nas proximidades. Segundo a moradora Adriana Silveira, que foi ouvida pela reportagem do 97NEWS, a situação é realmente muito preocupante. Em visita à sua casa ela mostrou as paredes do quintal com várias rachaduras bem visíveis (foto abaixo), o que seria efeito direto das explosões. “Pode perguntar a todos os moradores que quando são feitas as detonações as casas tremem todas e as rachaduras começam a aparecer”, relatou a moradora que ainda destacou que “até quando vamos ter que conviver com uma situação dessa, de descaso, de abando e, agora, com o risco da estrutura de nossas casas ser destruída. Cadê a fiscalização, não é possível que estamos numa terra de ninguém, ou estamos e eu não estou sabendo?”. 

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)


Deputados aprovam projeto antiterrorismo e excluem crime por ideologia

(Foto: Reprodução)

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (12) o texto-base do projeto de Lei 2016/15 que trata do antiterrorismo. Pelo projeto, usar, ameaçar, transportar e guardar explosivos e gases tóxico, conteúdos químicos e nucleares são situações que podem ser tipificadas como atos de terrorismo, mas excluiu a ideologia das motivações do crime e consequente punição. Também se enquadram neste tipo de crime: incendiar, depredar meios de transporte públicos ou privados ou qualquer bem público, bem como sabotar sistemas de informática, o funcionamento de meios de comunicação ou de transporte, portos, aeroportos, estações ferroviárias ou rodoviárias, hospitais e locais onde funcionam serviços públicos. O texto apresentado pelo relator do projeto, Arthur Maia (SD-BA) tipificava como terrorismo crimes motivados por “ideologia, xenofobia, religião, discriminação ou preconceito de raça, cor ou etnia” e praticados com o objetivo de intimidar o Estado, organização internacional, pessoa jurídica e provocar terror generalizado na ordem social, com penas que vão de 12 a 30 anos. Porém, emenda aprovada por 362 votos contra 85 e 3 abstenções retirou a palavra “ideologia” do texto porque poderia abrir margem para criminalizar manifestações políticas. Segundo a Agência Brasil, o texto também pune quem prestar auxílio para organizações terroristas com pena que varia de cinco a oito anos e deixa a cargo do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República a coordenação dos trabalhos de prevenção e combate à prática de terrorismo.





Mais de 7 mil usuários baixam novo aplicativo do Detran

(Foto: Reprodução)

O aplicativo (APP) do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), lançado nesta terça-feira, 11, teve grande procura. De acordo com a assessoria do órgão, mais de 7,2 mil pessoas baixaram o app entre às 15 horas desta terça e 10 horas desta quarta, 12. O Detran-BA Mobile permite que o cidadão consulte os pontos da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), pode saber a situação do licenciamento anual do seu veículos, conferir eventuais multas e ser alertado sobre prazos de vencimento da carteira. O aplicativo também é útil para quem está tirando a CNH, já que é possível fazer simulados e acompanhar resultados de exames. Não são apenas os serviços do Detran que estão disponíveis na ferramenta. O motorista também pode se organizar em relação as informações do seu veículo, como programar renovação de seguros, revisões, vencimentos do extintor, checagem de pneus e baterias e trocas de óleo. A previsão é ampliar o número de serviços disponíveis pelo recurso.O aplicativo está disponível para dispositivos Android e iOS. Para baixar, é necessário cadastrar e-mail e senha. Além disso, também é necessário informar o número do CNH, do CPF e Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavan) para ter acesso as informações.



Suiça do Sertão: Vitória da Conquista tem mínima de 7ºC, a mais baixa há mais de 45 anos

(Foto: Reprodução TV Bahia)

Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, tem registrado temperaturas médias mais baixas dos últimos 45 anos, segundo informações de Rosalvi Lucas Marcelino, geógrafo e professor do Departamento de Geografia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. De acordo com ele, as mínimas apontam 7º e as máximas chegam a 26º, o que não é normal para o mês de agosto. A temperatura média na cidade fica em 14ºC. "As temperaturas estão muito diferentes das normais. Esse fenômeno não acontece há muito tempo. Há mais de 45 anos. Normalmente as temperturas variam entre 11º (mínima) e 30º (máxima). A massa de ar quente que passa pelo interior do Brasil está impedindo que a massa de ar frio entre. Era para vir no mês de julho, mas veio em agosto, reduzindo a intensidade", explicou o professor ao G1. Conforme Rosalvi Lucas, a Estação de Meteorologia foi implantada há cerca de 20 anos na universidade. Porém, de acordo com o professor, ela já funcionava em outro local desde 1934.



Com Tudo em Cima: Aos 36 anos, Taís Araújo posa nua para revista

(Foto: Reprodução)

Taís Araújo é a aposta da edição de agosto da revista "Trip". Aos 36 anos e mãe de dois filhos com o ator baiano Lázaro Ramos, ela posou apenas com um lençol enrolado em seu corpo para as lentes do fotógrafo J.R. Duran. Em entrevista à publicação, a atriz contou que seu padrão de corpo perfeito é diferente. "A idade me fez gostar de ter bunda e detestar ser magrela", revelou. Primeira protagonista negra da televisão brasileira, na novela "Da Cor do Pecado", em 2004, Taís comentou a questão racial no país. "Fui conquistando meu espaço com diplomacia. E sem essa de coitadinha. Eu sou negra, tinha consciência do país onde nasci", declarou. Vale lembrar também, que Taís também foi a primeira atriz negra a interpretar uma Helena das novelas do autor Manoel Carlos, em "Viver a Vida".



Jovem conta como teve faca cravada na cabeça na BA; raio-x mostra objeto

(Foto: Reprodução)

A vendedora que levou uma facada na cabeça por ciúmes contou como foi o ataque sofrido na cidade de Ilhéus, no sul da Bahia. Gilvânia Ferreira, de 23 anos, relatou que estava a caminho da escola do filho quando foi surpreendida por uma mulher. “Ela me chamou pelo nome e quando eu virei, ela me empurrou. Tentou dar uma [facada] primeira, eu segurei a mão dela, mas aí ela foi e deu uma segunda (facada). Eu só pensava nos meus filhos, o desespero”, relembra a vendedora. O crime ocorreu na segunda-feira (10). A jovem teve alta na manhã desta quarta-feira (12) e aguarda familiares no hospital para buscá-la. Gilvânia foi socorrida e levada para o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, que fica em Itabuna. O raio-x feito na unidade de saúde mostra que por pouco a faca não atingiu a estrutura do globo ocular, o que poderia comprometer a visão. A jovem não precisou passar por cirurgia, o que surpreendeu a equipe médica e a própria paciente. “Ela não retirou o objeto estranho, isso foi importante para sobrevida dela. E aqui no hospital, no atendimento, foi retirado junto com a equipe de neurocirurgiões, anestesista.

(Foto: Reprodução)


Tiro de Guerra 06/024: Instrução de Combate a Incêndio

(Foto: Divulgação)

Nesta quarta-feira, 12 de agosto, os integrantes do Tiro de Guerra 06/024 participaram de uma instrução de Prevenção e Combate a Incêndio, ministrada pelo Bombeiro Civil, Sr. Rogério Leite Soares, ex-atirador do Tiro de Guerra, durante a qual, os atiradores aprenderam medidas preventivas, classes de incêndios, métodos e processos de extinção de incêndio e a utilização dos equipamentos adequados a cada classe de incêndio. O Subtenente Paulo Souza, Chefe de Instrução do Tiro de Guerra, disse que essa é mais uma das instruções de grande importância para os atiradores, pois sabemos que ninguém está livre de acidentes domésticos e com os conhecimentos adquiridos nessa instrução os atiradores podem, a partir de hoje, salvar vidas em situações que envolvam esse tipo de incidente.



Candiba: Jovem que já recebeu vários prêmios educacionais é encontrado morto no Distrito de Pilões

Elismar era considerado um jovem exemplar (Foto: Divulgação)

O Distrito de Pilões, município de Candiba foi palco de uma tragédia familiar na madrugada desta quarta-feira 12. Elismar Ferreira, 22 anos, foi encontrado por familiares agonizando com um frasco de Veneno ao lado. De acordo informações obtidas no local, o jovem estaria passando por "Problemas Pessoais " o mesmo em sua pagina do Facebook teria postado frases antes de cometer o ato. Elismar chegou a ser socorrido e levado ao Hospital Maternidade de Candiba porém não resistiu e veio a óbito. O corpo de Elismar será velado na residência de sua mãe na Vila Neves e o seu sepultamento acontecerá na tarde de hoje (12) no cemitério do distrito de Pilões. Elismar era um jovem bastante dedicado aos estudos, premiado em vários eventos e já estava se preparando para mais um que acontecerá nesse mês.



Bola Oito é preso, acusado de explodir terminal do BB de Palmas de Monte Alto

(Foto: Divulgação Polícia Civil)

Durante toda esta terça-feira, dia 11, equipes do SI de Guanambi e do Draco/Vitória da Conquista, realizaram uma ampla investigação à explosão dos terminais do Banco do Brasil de Palmas de Monte Alto ocorrida durante a madrugada, e, após algumas confirmações, localizaram e prenderam em uma fazenda da zona rural, localizada no limite dos municípios de Monte Alto e Guanambi, o indivíduo Marcos Aurélio Pedroso Alvarenga, que é conhecido no mundo do crime como Bola Oito. Em seu poder, as equipes apreenderam uma espingarda cal. 12 de repetição, uma pistola cal 380, um Revólver cal 38 e uma grande quantidade de munições.

 

 



TCM determina que ex-prefeito de Ilhéus devolva dinheiro aos cofres públicos

(Foto: Reprodução)

O ex-gestor da cidade de Ilhéus, no Litoral Sul da Bahia, Newton Lima Silva, foi multado nesta terça-feira (11) pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) em R$ 10.000,00 e condenado a ressarcir ao erário público a quantia de R$ 180.000,00, com recursos próprios, por contratar de forma irregular o escritório Resende & Silva – Sociedade de Advogados. Segundo a corte, “a forma de remuneração pactuada caracterizava um contrato de risco”. A ação destaca, ainda, que a empresa foi contratada com dispensa de licitação sem a comprovação de especialidade suficiente para justificar o caráter de exceção. Ainda segundo a decisão, “como o pagamento ocorreu sem a demonstração de qualquer indício de cumprimento ao menos parcial do contrato, foi determinado o ressarcimento da quantia em virtude da ausência de prestação de serviços”. O político poderá recorrer da decisão. 



Campo Seco: Polícia procura ‘Pedófilo do Celta Branco’

O Pedófilo do Celta Branca ataca muito nas proximidades da ponte do Campo Seco (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Em Brumado ultimamente tem acontecido de tudo, sendo que os maníacos começam a ganhar um lugar especial nas bizarrices cotidianas que movimentam a capital do minério. O mais novo caso agora é o “Pedófilo do Celta Branco” que vem apavorando meninos e adolescentes moradores próximos da ponte do Campo Seco, zona rural de Brumado. O fato que foi constatado pelo repórter investigativo do 97NEWS, Marcos Paulo, que foi até o local, está ganhando força na região, onde inúmeras mães e avós relataram e confirmaram o caso a ele na tarde desta terça-feira, dia 11. Algumas, mostrando medo e apreensão, disseram que o homem que aparenta ter uns 30 anos, oferece primeiramente uma carona e, dentro do carro, fornece doces e guloseimas aos meninos e bebidas aos adolescentes e depois expõe o seu órgão genital ereto, pedindo para ser acariciado. Elas também relataram que quando são mulheres que passam ele abaixa as calças e mostra as nádegas. Ele fica em vários pontos da região, mas a ponte é o seu principal e quando as crianças e adolescentes fogem ele joga o carro para cima de suas vítimas, tanto que um adolescente se machucou ao cair de sua bicicleta nesses dias. A Polícia já foi acionada e já iniciou as investigações e espera prender o maníaco o mais rápido possível. Segundo algumas mães de vítimas ele é conhecido e mora na região central da cidade de Brumado. Confira abaixo entrevista com as mães e parentes das vítimas: 



Ilhéus: Jovem de 23 anos tem faca cravada na cabeça durante briga e sobrevive

Jovem de 23 anos teve faca cravada na cabeça (Foto: Site Reclame Boca)

Uma jovem de 23 anos foi encaminhada para o Hospital de Base de Itabuna, no sul da Bahia, com uma faca cravada na cabeça. De acordo com a direção da unidade médica, a vítima foi internada na noite de segunda-feira (10), após ter sido transferida do Hospital Regional Luís Viana Filho, em Ilhéus, cidade onde ela sofreu uma tentativa de homicídio. A transferência foi realizada logo após o crime. De acordo com Paulo Bicalho, diretor do Hospital Base de Itabuna, nenhuma área nobre do cérebro da vítima foi atingida pelo objeto, que foi retirado sem a necessidade de cirurgia. A jovem passou por tomografia computadoriza no crânio nesta terça-feira (11). "Está bem e sem problemas", afirmou. Em relato à unidade médica, a jovem contou que foi atingida pela faca por uma mulher, que estaria com ciúmes do ex-namorado dela. Para o diretor da unidade médica, a vítima escapou por pouco. "Ela teve sorte. Se tivesse atingido alguma área nobre, poderia ter ficado com alguma sequela na parte motora ou em algum sentido do corpo, como a visão, por exemplo", relatou. De acordo com o delegadro André Aragão, da 7ª Coordenaria de Polícia do Interior (Coorpin/Itabuna), a mulher suspeita do crime foi presa nesta terça-feira. Ela vai responder por tentativa de homicídio e, segundo o delegado, deve ser encaminhada para o Conjunto Penal de Itabuna.

Fonte: G1 Bahia



Violência Desenfreada: Sargento da PM é alvo de atentado e morre próximo ao Makro da BR-324

(Foto: Leitor via Whatsapp)

Um Sargento da Polícia Militar identificado como Welington Guimarães, foi baleado na manhã desta terça-feira, dia 11, na BR-324, próximo ao supermercado Makro. Segundo informações do Blog do Adelson Carvalho,um veículo modelo Mitsubish, de cor prata, teria efetuado os disparos contra o veículo do PM. Ainda segundo informações, populares saquearam o veículo do policial. O PM, que pertencia a companhia Oeste, na cidade de Barreiras, foi socorrido mas não resistiu aos ferimentos e morreu.



Brumado: Antes de assaltar açougue, bandidos tinham levado moto de cabeleireiro no Apertado do Morro

O cabeleireiro espera ter a sua moto recuperada (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Um cabeleireiro, morador do Bairro Apertado do Morro, foi mais uma vítima dos assaltantes na noite desta segunda-feira, dia 10. Ele que estava com sua moto Bros levando seu filho na garupa, acabou sendo interceptado por dois marginais, que com arma em punho, deram voz de assalto exigindo que as vítimas olhassem para o chão. Em seguida eles saíram em louca disparada com destino ao seu próximo assalto, um açougue localizado na Av. Mestre Eufrásio (veja matéria abaixo). O cabeleireiro disse à reportagem do 97NEWS que os elementos pareciam perigosos e dispostos a tudo. A motocicleta ainda não foi encontrada pela Polícia. 



Brumado: Açougue é assaltado na noite desta segunda (10) e atendente teve que ser hospitazada

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Na noite desta segunda-feira, dia 10, por volta 19h30m mais um assalto aconteceu a um estabelecimento comercial em Brumado. Desta feita o alvo foi um açougue localizado na Av. Mestre Eufrásio, onde um elemento usando capacete fechado veio andando pela rua em direção ao estabelecimento já com revólver em punho e assim que entrou foi empurrando a esposa do atendente e dizendo que era um assalto, como não tinha muito dinheiro na hora o elemento começou a pegar pacotes de coxinha da asa e filé de frango. O elemento saiu a pé e logo encontrou o seu comparsa que estava esperando numa moto Honda Bros. A esposa do atendente teve que ser levada para o hospital, porque teve uma forte crise nervosa e começou a passar mal.



Palmas de Monte Alto: Bandidos explodem terminal do Banco do Brasil na madrugada de hoje (11)

O terminal ficou destruído com a ação implacável (Foto: Leitor Whatsapp)

A cidade de Palmas de Monte Alto, mais especificamente a Praça da Bandeira, foi palco de mais uma ação no “novo cangaço”. Segundo informações colhidas pela equipe de reportagem do 97NEWS, cerca de 08 elementos com armas de grosso calibre chegaram por volta das 02h20m desta madrugada (11) em dois veículos, uma Parati e um Fiat Palio, efetuando vários disparos, inclusive contra a delegacia da cidade, atingindo uma viatura que estava na porta.. Eles fizeram a sua operação com foco no terminal do Banco do Brasil, que foi explodido. Os bandidos levaram uma quantia em dinheiro não revelada e, na hora da fuga, efetuaram novos disparos, desta feita contra um escritório de advocacia e uma viatura que estava no local. Eles fugiram em direção de Sebastião Laranjeira e várias equipes da CIPE – Sudoeste foram no encalço da quadrilha. 

(Foto: Leitor Whatsapp)


Aneel diz que cenário ainda não é de retirar bandeira vermelha na conta de luz

(foto: Reprodução)

O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Romeu Rufino, disse nesta segunda-feira, 10, que não vê, no curto prazo, a mudança da bandeira vermelha nas contas de energia elétrica para amarela, mesmo com a decisão do governo de desligar as usinas térmicas com custo variável único (CVU) acima de R$ 600/MWh. "A bandeira só muda para amarela quando a geração de energia de custo variável unitário abaixo de R$ 388/MWh for desligada. E este não é o cenário provável", declarou a jornalistas, na audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) sobre o desenvolvimento e o uso da energia solar fotovoltaica, a proposta de implantação da agência estadual de energia elétrica e o aumento da conta de energia dos irrigantes do Estado. Entretanto, Rufino admitiu que há perspectivas de redução de tarifas, já que o setor conta com economias de R$ 5,5 bilhões até o final do ano. "A decisão impacta custo de geração e, consequentemente, tarifas. E ainda estamos fazendo os estudos de quanto será essa redução", declarou.



F. de Santana: Polícia apreende mais de 300 Kg de drogas e R$ 74 mil

(Foto: Divulgação PC)

A Polícia Civil prendeu quatro suspeitos de tráfico de drogas e apreendeu mais de 300 kg de drogas e R$ 74 mil em espécie no sábado, 8, no município de Feira de Santana (a 109 Km de Salvador). A informação foi divulgada pela polícia em coletiva nesta segunda-feira, 10. Conforme a Polícia Civil, foram apreendidos 303 Kg de maconha, mais porções de crack e cocaína equivalentes a 5 Kg, uma pistola calibre 38, uma balança de precisão e material utlizado para o refino das drogas, quando eram transportados dentro do freezer de um caminhão que vinha da cidade Goiânia, estado de Goiás. A delegada Klaudine Passos, titular da DTE de Feira de Santana, informou através de nota da polícia, que a quadrilha já vinha sendo investigada há um mês, após denúncias informando que uma casa na localidade de Sítio Matias, em Feira, funcionava como ponto de venda de drogas. A quadrilha também atuava nos bairros de Cidade Nova, Papagaio e Fraga Maia, onde neste último, a polícia estourou um laboratório de refino de drogas. Ainda conforme a polícia, um dos suspeitos Diego Gomes Viana, 27, motorista do caminhão, informou à delegada que a droga era fornecida por um homem de pré-nome Laércio.