ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Homem é baleado em tentativa de assalto na BA-148, próximo à entrada de Pedra Preta

Homem se afoga após pedido de casamento debaixo d'água

Homem é detido transportando mais de cem celulares sem nota fiscal em Jacobina

Moradora de Guajeru relata susto com roda de ônibus escolar que se soltou enquanto transportava alunos da zona rural

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Livramento de Nossa Senhora: Polícia investiga casos de clonagem de números de telefone na cidade

Brumado: Despesas com saúde pública chega aos 34% com vítimas do trânsito

Vitória da Conquista receberá o maior evento Fitness da Bahia, o 'Confit Evolution'

Bahia: Queimadas aumentam 58% em comparação ao ano passado

Brumado: Nesse final de semana tem mais uma rodada do Campeonato de Futebol de Veteranos no 'Gilbertão'

Guanambi: Ajudante de pedreiro acerta na Lotofácil e ganha prêmio de R$ 309 mil

Brumado: Um jovem de 19 anos e três adolescentes são conduzidos à Delegacia por tráfico de drogas

Brumado: OAB, MP, CDL, Legislativo e sociedade civil organizada definem mudanças na Zona Azul

Brumado: Moradores do bairro São Jorge denunciam vazamento de esgoto em 'estação de tratamento'

Vereador diz que parlamentares que não votam em projetos do prefeito, ficam marcados em Brumado

Bahia: Cerca de mil latas de tinta falsificada são apreendidas; carga seria vendida no interior

Nutricionista da Clínica Mais Vida esclarece sobre tipos de leite e suas diferenças

Drogas e dinheiro são encontrados com traficante na cidade de Macaúbas

Incêndio atinge 'Serra das Almas' na cidade de Livramento de Nossa Senhora

Mulher é atingida por nove tiros e sobrevive na cidade de LEM



BUSCA PELO ARQUIVO "08/2015"

Brumado: Creche do Irmã Dulce, que não foi ainda nem inaugurada, já está abandonada

A situação da creche do Irmã Dulce é realmente bem preocupante (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

A severa crise econômica que se instalou no país, acabou sendo reconhecida pela presidenta Dilma na manhã desta terça-feira (25), onde ela fez uma manifestação pública sobre o assunto garantindo que irá desativar 10 ministérios e exonerar milhares de cargos comissionados ligados ao Palácio do Planalto. Essa crise que se agiganta é a principal responsável pela paralisação de inúmeras obras pelo país e, em Brumado, temos várias provas disso e a equipe de jornalismo online do 97NEWS esteve visitando uma delas na manhã de hoje, a qual fica no Bairro Irmã Dulce (antigo Loteamento Malhada Branca). A obra é de grande importância para a área social, já que se trata de uma creche que iria atender centenas de crianças, mas, o que era para ser motivo de alegria para os moradores, acabou se tornando objeto de revolta, já que a obra depois de concluída a sua área estrutural, já está em total abandono. Segundo informações colhidas pelo 97NEWS, o empreiteiro responsável entregou as obras para a Caixa Econômica Federal, que as recebeu, só que não liberou o dinheiro do mobiliário, o que impediu que a obra fosse inaugurada, então, o resultado desse impasse é a deterioração precoce do importante equipamento comunitário, que segundo alguns moradores já está com sua estrutura afundando. Segundo a moradora do local, Creuza dos Santos, uma das mais indignadas “a situação é extremamente preocupante, pois as mães têm que procurar outras creches em lugares distantes, tendo uma do lado de sua casa”. Ela ainda acrescentou que “se a creche estivesse em funcionamento, além da praticidade para as mães, estariam sendo gerados novos empregos, além das crianças terem à sua disposição tratamento médico e pedagógico, mas, infelizmente, isso parece ainda muito distante”. 



Livramento: Suspeito de tráfico de drogas é preso pela Polícia

(Foto: Divulgação Polícia Cívil)

Em cumprimento a um mandado de busca e apreensão foi preso, em flagrante, o indivíduo Edpo Carvalho Ribeiro, de 27 anos, sendo encontrados no interior da sua residência: 20 g de cocaína, 130 g de maconha, balança de precisão,  R$ 97,00 em espécie, vários comprovantes de depósitos bancários, embalagens e caderno de contabilidade. O suspeito foi levado para a Depol e já está à disposição da Justiça. O tráfico de drogas em Livramento aumentou consideravelmente nos últimos anos, mas, a Polícia, vem conseguindo realizar um ótimo trabalho de combate, eliminando inúmeros focos de distribuição de entorpecentes e fazendo valer a lei. 



Brumado: Modera participa de reunião no Ministério Público sobre a destinação do lixo

(Foto: Divulgação)

Tendo como finalidade, discutir a destinação final do lixo de Brumado, a Promotoria de Justiça da Comarca daquele Município realizou reunião em sua sede, no último dia 19 de agosto, contando com a participação de representantes da Prefeitura e do MODERA. A reunião teve as presenças da Promotora Lívia Sampaio Pereira, do Prefeito Aguiberto Lima Dias, do Procurador Municipal Acioli Viana, do Secretário de Infraestrutura André Cardoso, do Secretário de Meio Ambiente Frederico Neves e dos Coordenadores do MODERA, Henrique Rocha, Aurino Ferreira e Jorge Valério Gomes. Na oportunidade, os Coordenadores do MODERA apresentaram um relatório sobre o aterro de Lagoa Dentro, anexado a um abaixo-assinado dos moradores daquela Comunidade, o qual foi protocolado na Promotoria no ano de 2012. No relatório foram descritos impactos ambientais do aterro, sob forma de contaminação do solo, poluição visual, bem como potenciais poluição hídrica e proliferação de vetores de doenças. O aterro de Lagoa de Dentro recebe todo o lixo do Município de Brumado. Em seguida a Promotora explicou a necessidade de implantação do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, ao que o Procurador Acioli Viana informou que o Município de Brumado já tem um procedimento licitatório em andamento, referente à elaboração do Plano Municipal de Saneamento, que incluirá a gestão daqueles resíduos. No sentido de constatar as condições de funcionamento do aterro de Lagoa de Dentro, foi agendada pela Promotoria, Prefeitura e MODERA uma visita in loco no próximo dia 03 de setembro, a partir das 09:00 horas. Da reunião ainda saíram encaminhamentos importantes como a elaboração de um plano de coleta seletiva pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente; a possibilidade de se incluir no contrato da Prefeitura de Brumado com a empresa de limpeza urbana, pontos referentes ao plano de gestão de resíduos sólidos previsto em Lei; a sugestão da Promotoria de se obrigar os proprietários de obras a fazer a destinação consequente do entulho, quando for expedido o alvará de construção; o engajamento da Secretaria Municipal de Educação na gestão dos resíduos sólidos, por meio de campanha educativa nas escolas e a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta – TAC pelo Município, sem caráter impositivo, mas de solucionar os problemas gerados pela produção de lixo.



Polícia Militar apreende 96 bananas de dinamites em Jequié

O material estava numa casa em construção. (Foto: Reprodução)

Por volta das 20h desta segunda-feira(24), policias militares do Grupamento de Ações de Buscas Táticas e Repressivas (ABUTRES), da 6ª CIA PM, do 19° BPM, conseguiram localizar, no Bairro do Km 4, 96 bananas de dinamite, escondidas em uma casa em construção. Segundo relatório de serviço, os militares do Grupamento dos ABUTRES, realizavam ope’ações de Combate aos Crimes Violentos letais e Intencionais(CVLI), quando nas imediações da Rua Ulisses Coelho Lima, no Bairro do Km 4, flagraram alguns indivíduos, em atitude suspeita, defronte a uma casa em construção. Durante a aproximação e a consequente abordagem, os meliantes conseguiram escapar. No interior da casa, foram encontradas 96 bananas de dinamite, prontas para uso. O Setor de Comunicação Social do 19° BPM, que as dinamites foram entregues na Delegacia de Polícia, onde foram apresentadas à autoridade judiciária competente, para as providencias legais.



Incrível: Mais uma morte envolvendo a linha do trem, desta feita foi de um motociclista de 50 anos

O corpo foi trazido para o IML (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

A linha do trem vem sendo protagonista de várias tragédias nos últimos dias em Brumado e região, com o registro de vários óbitos. Depois de mais uma ocorrência deste gênero na madrugada do último sábado, dia 22, onde um homem, após dormir com parte do corpo sobre a linha do trem, teve uma de suas pernas decepadas pela locomotiva, já, no domingo à tarde, por volta das 14h, desta feita na comunidade de Barra do Marcela, na zona rural, que fica localizada entre os municípios de Brumado e Tanhaçu, outro homem acabou falecendo após ter se chocado com a linha do trem. Segundo informações José dos Santos Teixeira, de 50 anos, estava conduzido uma motocicleta e teve uma queda brusca após o contato, morrendo já no local. Populares tentaram acionar a Polícia Técnica para vir buscar o corpo, mas, pelo fato de lá não existir telefone, tiveram que trazer o corpo diretamente para o necrotério de Brumado, onde foi realizado levantamento cadavérico. As causas do acidente ainda são desconhecidas, mas a morte, provavelmente foi causada por um forte traumatismo craniano. 



Papo de Especialistas: A nova Série de Rádio do Sebrae na Alternativa FM

A abordagem coach foca comportamentos, atitudes e compromissos exemplificada em casos reais e sintetizada em soluções práticas

A Rádio Alternativa FM estreiou hoje(24) em sua grade de programação a série “Papo de Especialistas” que será direcionada a donos de Empresas de Pequeno Porte (EPPs), aquelas que faturam entre 360 mil e 3,6 milhões de reais brutos por ano. Atualmente o Brasil registra quase um milhão de EPPs, responsáveis por mais de dez milhões de empregos formais. Os donos e diretores dessas empresas são o público alvo primordial, um segmento de milhões de pessoas. Para eles foram desenvolvidos – e testados em grupos focais – os conteúdos, a linguagem, a performance do apresentador e os canais de integração transmídia. É o nosso público alvo, mas não único. Porque acreditamos que o setor ao qual se vincula o sistema atendido pelo Sebrae (microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte), que hoje representa 98% da atividade econômica do país, deve ganhar ainda mais força com a reorganização da economia, dos mercados e dos modelos de negócios que vão suceder à crise econômica. É esse universo de mais de 15 milhões pessoas que o Sebrae quer atrair para dialogar. A apresentação é de Cazé Pecini, que imprime um tom mais informal sem comprometer a credibilidade do programa, assegurada pela marca Sebrae. O programa será sempre exibido de Segunda a Sexta-feira ás 07h55 da manhã.



Brumado: Bandidos invadem residência na Rua Ceará na noite deste sábado (22)

(Foto: 97NEWS Conteúdo)

Um velho costume de ficar na porta das residências “prosando” já está ficando cada vez mais coisa do passado, porque, atualmente, quem está se arriscando a fazer isso corre um grande risco de ser assaltado, já que o policiamento ostensivo na cidade é muito deficitário, devido à falta de contingente policial na cidade. Na noite do último sábado, dia 22, um família residente na Rua Ceará, no Bairro Jardim Brasil, acabou tendo a sua residência invadida por um assaltante armado e perigoso, que aproveitou quando um dos membros da família estava entrando na casa e já chegou ameaçando atirar caso não se lhe entregassem celulares e alguns outros bens. O marginal era alto e magro e estava na companhia de um comparsa que o esperou em uma motocicleta vermelha para logo se evadirem do local. Um senhor de idade que estava na sala assistindo televisão acabou passando momentos de aflição, já que o bandido queria o celular e o mesmo não tinha. 



Pela décima sexta vez consecutiva, Alternativa FM é destaque na premiação Melhores do Ano

O coordenador técnico da Alternativa FM, Luciano Santos, recebendo o certificado de Melhores do Ano, representando o diretor Emanoel Araújo (Foto: Divulgação)

O realizar de um sonho se faz por meio de muito trabalho, fé e dedicação ao extremo, esses são exatamente os componentes que fundamentaram as ações do diretor da Fundação Rádio Educativa Brumas FM, Emanoel Araújo “Manelão” e toda uma grande equipe, para que a 97FM viesse a se tornar uma realidade. Passados 16 anos, a Alternativa FM se tornou um patrimônio cultural de Brumado e região, promovendo diversão, entretenimento e informação de qualidade para os seus milhares de ouvintes. Na noite do último sábado, dia 22, a Alternativa FM, pela 16ª vez consecutiva recebeu o prêmio Melhores do Ano, que é oferecido pela TPP Publicidade. A cerimônia de pompa aconteceu no salão de eventos da AABB e o coordenador técnico da emissora, Luciano Santos, recebeu o prêmio em nome do diretor Emanoel Araújo. Na oportunidade ele destacou que “é mais um reconhecimento pelo grande trabalho que a Alternativa FM vem realizando ao longo dessas quase duas décadas. Agradecemos a todos que votaram e nos elegeram mais uma vez como melhor emissora de rádio do ano”. 



Pela 11ª vez consecutiva, Carlos Silva recebe o prêmio Melhores do Ano da TPP Publicidade

Carlos Silva recebendo o certificado das mãos da diretora da TPP Iracy Nascimento (Foto: Luciano Santos / 97NEWS)

Foi um trabalho que começou com um grande desafio, porque na época, no ano de 1994, poucas pessoas acreditaram no potencial do então iniciante na área de radiojornalismo, Carlos Silva, que, como um grande homem de fé que sempre foi, acabou enfrentando os céticos e iniciando uma carreira que foi se consolidando ao longo dos anos no comando do Jornal da Alternativa 1ª Edição. Passados 11 anos, Carlos Silva, o popular “Kaká” é considerado o “papa” do radiojornalismo brumadense, sendo considerado uma celebridade, tendo inúmeros fãs espalhados por Brumado, pela Bahia e pelo Brasil. Neste sábado, dia 22, Carlos Silva foi um dos grandes destaques da premiação da TPP Publicidade, na festa de entrega dos Melhores do Ano, que aconteceu no salão de eventos da AABB de Brumado. Muito satisfeito ele, ao receber o prêmio de Destaque por 11 anos seguidos, das mãos da diretora Iracy Nascimento, fez questão de agradecer a todos que sempre acreditaram no seu potencial. “Primeiramente eu quero agradecer ao meu Senhor que me capacitou para exercer essa função. Apesar de alguns não acreditarem, hoje, passados 11 anos, estou aqui para receber mais uma vez o prêmio de melhores do ano. Obrigado a todos e vamos em frente sempre buscando melhorar sempre e trazer a informação do jeito que ela é, pois sabemos da grande responsabilidade em comandar o Jornal da Alternativa”. 



Mesmo com segundo tempo irregular, Brumado vence Igaporã por 1X0

(Foto: Luciano Santos / 97NEWS)

Depois de iniciar com uma forte pressão e um primeiro tempo que teve o goleiro Canecão de Igaporã como destaque, o time de Brumado voltou diferente para o segundo tempo, com uma atuação irregular, com alguns jogadores com fraca atuação, dando espaços para que o adversário oferecesse perigo. Seguindo a escrita que “futebol é uma caixinha de surpresa”, o jogador mais criticado, Everton, recebeu um grande lançamento do capitão Kita (eleito o melhor do jogo) e fez o primeiro gol de Brumado no Intermunicipal 2015. Daí em diante Brumado buscou segurou o placar, tendo o goleiro Raí como destaque desta feita, fazendo boas defesas. Mesmo sem uma grande atuação Brumado venceu e agora vai buscar a classificação fora de casa enfrentando novamente a equipe de Igaporã. 



Apesar da forte pressão, Seleção de Brumado não consegue marcar contra Igaporã no 1º tempo

Brumado pressionou mas não conseguiu marcar no primeiro tempo (Foto: Luciano Santos / 97NEWS)

A torcida compareceu em grande número, tanto que as primeiras previsões apontam um público de cerca de 3 mil pessoas, mas, aqueles que esperavam ver uma chuva de gols, acabaram vendo uma boa atuação do goleiro Canecão de Igaporã que conseguiu evitar as melhores oportunidades criadas por uma forte pressão do time brumadense. Aos 18 minutos o centro avante Boca se contundiu tendo que ser substituído, o que fez com que a seleção de Brumado tivesse uma queda de rendimento, já que Boca era homem de referência. A partir daí Igaporã “tirou as manguinhas de fora” e foi para cima, mas sem muito perigo para o bom goleiro Raí. Um dos fatos que chamou a atenção foi que o sistema de irrigação acabou ligando bem no meio do jogo, fazendo a partida ser interrompida por alguns minutos até que os funcionários do estádio achassem onde era o botão que desligava o sistema. Brumado precisa da vitória, o que projeta um segundo tempo de fortes emoções. Carlos Silva “Kaká” foi mais uma vez um espetáculo a parte e analisou positivamente a atuação do time brumadense, mas segundo ele está faltando atitude para a equipe que tem que vencer a todo custo para continuar no Intermunicipal. 



Pompílio e Venâncio recebem prêmio Melhores do Ano como melhor programa humorístico

A dupla no momento da premiação (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Alegrando as primeiras horas da manhã de toda a região há muitos, a dupla Pompílio e Venâncio é um dos patrimônios culturais de Brumado. Com um enorme senso de humor, a dupla vem divertindo os milhares de ouvintes de segunda à sexta-feira, das 06h às 08h, sempre trazendo novidades e mesclando humor com música e brincadeiras. Na noite deste sábado, dia 22, Pompílio e Venâncio receberam, por mais uma vez, a consagração pública por meio da premiação dos Melhores do Ano que é oferecido pela TPP Publicidade. Muito felizes eles agradeceram o reconhecimento do seu trabalho e prometeram continuar alegrando as manhãs dos brumadenses e dos ouvintes de toda a região por muitos anos ainda. 



Merecido: Marcos Paulo recebe o prêmio de melhor repórter do ano da TPP Publicidade

O repórter Marcos Paulo, ao lado de sua esposa Nilda Moreira e seu filho recém nascido, no momento da premiação entregue pela diretora da TPP (Foto: 97NEWS)

Com uma longa carreira no ramo do radialismo, o incansável Marcos Paulo, iniciou a cerca de 2 anos atrás a função de repórter, primeiramente no site de notícias 97NEWS e também, agora, como repórter do Jornal da Alternativa IIª Edição, onde ele vem desempenhando um ótimo trabalho, tendo já conquistado, em pouco tempo o reconhecimento público pelo seu desempenho surpreendente. Na noite deste sábado, dia 22, Marcos Paulo foi uma das grandes e positivas novidades do Prêmio Melhores do Ano realizado pela TPP Publicidade. A cerimônia que aconteceu no salão de eventos da AABB Comunidade teve vários integrantes da equipe Alternativa sendo agraciados, sendo que a emissora ganhou mais uma vez a premiação de destaque do ano. Muito emocionado Marcos Paulo, que estava com sua esposa Nilda Moreira, no momento da premiação entregue pela diretora de TPP Iracy Nascimento agradeceu aos que sempre acreditaram no seu potencial e prometeu se dedicar ainda mais à carreira de repórter. “agradeço primeiramente a Deus por me dar forças para superar as adversidades do caminho e obter grandes conquistas como esse prêmio que é um grande estímulo à minha carreira de repórter”, citou emocionado e ainda destacou que “também deixa a minha gratidão a todos que acreditaram em mim, em especial à minha esposa e ao diretor da Alternativa Emanoel Araújo que sempre estão nos incentivado a melhorar sempre”. Confira abaixo o repórter Marcos Paulo em ação durante a partida comemorativa de inauguração do novo Prazeres poucas horas antes de receber a premiação. 

(Foto: 97NEWS)


Presidente da LBF convoca torcida para comparecer em peso aos Prazeres na tarde deste domingo (23)

O presidente da LBF, Manelão (à direita) ao lado do diretor do 97NEWS Micon Sheneyder (Foto: 97NEWS)

Passada a cerimônia de reinauguração do Estádio dos Prazeres (Gilbertão), que aconteceu na tarde deste sábado (22), onde foi realizado um jogo comemorativo entre a Seleção de Brumado e o Sub-20 do Vitória, o time da Capital do Minério, vai ter um grande desafio pela frente já na tarde deste domingo, a partir das 15h, onde irá enfrentar pelo Intermunicipal 2015 a equipe de Igaporã. O presidente da Liga Brumadense de Futebol, Emanoel Araújo “Manelão” que participou da cerimônia de inauguração, aproveita o momento festivo para convocar, mais uma vez, a torcida brumadense para novamente lotar as arquibancas e torcer pela sua seleção. “É um momento histórico para o nosso futebol, pois, após muitos anos afastada de atuar em casa, a nossa seleção volta a jogar em seus domínios” ressaltou e ainda destacou que “agora temos um estádio a altura e poderemos desempenhar o nosso futebol da melhor forma possível”. Manelão ainda fez questão de dizer que “então a presença da torcida é fundamental, por isso convoco a cada torcedor para lotar mais uma vez as arquibancadas dos Prazeres para torcer pelo nosso time. O jogo é decisivo e precisamos sair com a vitória”. 



Membro da Família Alternativa, promoter Beto Bonelly é destaque do ano em premiação da TPP

Beto Bonelly exibindo a sua premiação (Foto: Divulgação)

A Rádio Alternativa FM sempre teve a honra em ter em sua equipe profissionais do mais alto nível, os quais contribuem de forma decisiva para que o padrão de excelência possa ser mantido. Na noite deste sábado, dia 22, isso ficou mais uma vez comprovado no evento "Os Melhores do Ano, da TPP Publicidade, que aconteceu no salão de festas da AABB de Brumado. Mais uma vez a Alternativa FM recebeu o reconhecimento público por seu grande trabalho e vários profissionais que atuam na emissora também foram destaques na premiação. Um deles foi o promoter Beto Bonelly que recebeu pelo sexto ano consecutivo o prêmio na categoria destaques do ano. Ele que é membro da família Alternativa, comandando um programa de grande sucesso que vai ao ar de segunda à sexta-feira, das 14h às 16h, foi muito aplaudido. Em sua fala de agradecimento ele declarou que “todo aquele que faz o que gosta com amor respeito e DEUS a frente de tudo, sempre será um destaque, por isso quero agradecer a todos por mais esse momento especial de minha carreira, pois o sucesso só é conquistado por meio de muita determinação. Quero dividir esse prêmio com meu amigo e parceiro Gilson Porto, da Só Legal Produções, com o qual venho trabalhando há muitos anos”. E finalizou dizendo “Obrigado Brumado pelo reconhecimento de nosso trabalho e que possamos continuar sempre a sermos destaques”.



Equipe da Alternativa FM dá show de transmissão na reinauguração dos Prazeres

Com casa cheia a equipe da Alterativa deu um show de transmissão (Fotos. Luciano Santos)

Mais uma vez a Alternativa FM comprovou a competência de sua equipe esportiva, desta feita num evento histórico, a reinauguração do Estádio dos Prazeres. Com um público recorde de cerca de 5 mil pessoas que compareceram para prestigiar a Seleção Brumadense de Futebol que iria enfrentar a forte equipe do Sub-20 do Vitória Esporte Clube. Com a locução do atômico Carlos Silva (Kaká) e reportagens de André Luiz, Marquito Gomes, Marcos Paulo e Micon Scheneyder, capitaneados na técnica pelo experiente Luciano Santos, a equipe da 97FM deu um show de transmissão na vitória maiúscula da equipe do Vitória que venceu por 6X1 com belos gols e comprovando porque está na final do brasileiro. O presidente da Liga Brumadense de Futebol, Emanoel Araújo “Manelão”, fez parte dos homenageados e fez parte da foto histórica da equipe brumadense (foto abaixo) e foi muito aplaudido pela torcida que reconhece os seus esforços pelo futebol local. Em uma de suas entrevistas ele garantiu que o projeto de profissionalização da seleção brumadense será efetivado em 2016 e que o novo estádio é realmente um marco para a história do futebol da Capital do Minério. 

(Foto: 97NEWS)


Prefeito de Rio do Antônio pede reforço policial para Ibitira ao Governo do Estado

O prefeito Humberto Guimarães e a comitiva de vereadores na reunião com o secretário de Segurança Pública da Bahia, Maurício Barbosa (Foto: Divulgação)

O Distrito de Ibitira, que pertence ao município de Rio do Antônio, virou manchete na mídia nacional, devido à tentativa de assalto que aconteceu nestes dias, que resultou na morte de um assaltante que entrou em confronto com a Polícia. O fato serviu para comprovar que o distrito, que hoje tem mais de 5 mil moradores, se tornou um dos alvos preferidos dos assaltantes de toda a região, sendo que o número desse tipo de delito é muito alto, tendo até registros de até 5 assaltos num único dia. Buscando minimizar essa situação preocupante, o prefeito Humberto Célio Guimarães, juntamente com uma comitiva de vereadores, esteve reunido nessa semana com o secretário estadual de Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, onde foi solicitado o aumento do efetivo da PM para Ibitira, como também a instalação de um posto policial. Segundo o secretário de obras municipal, Márcio Guimarães, a reunião foi produtiva e o secretário se comprometeu em atender da melhor forma possível a solicitação. Um dos fatos que atraí as quadrilhas de bandidos é que o Distrito de Ibitira, que hoje é maior que a sede, fica localizado às margens da BR-030, tendo uma boa renda per capta, além do que facilita a fuga. A população também está muito preocupada e espera que o Governo do Estado, que é responsável pela segurança pública venha agir com urgência para combater os criminosos.

 



Itaquaraí irá sediar o Primeiro Encontro dos Produtores de Maracujá do Sertão Produtivo

(Divulgação)

Nos dias 02 e 03 de outubro será realizado O PRIMEIRO ENCONTRO DOS PRODUTORES DE MARACUJÁ, DA REGIÃO SERTÃO PRODUTIVO. Para quem conhece e já o saboreou, o maracujá, fruto do maracujazeiro, de aroma e sabor inconfundível, é uma planta trepadeira da família das Passifloráceas, originária da América Tropical.  Segundo o IBGE (2010), a Bahia é o maior produtor da fruta no Brasil, com uma contribuição expressiva das cidades, Livramento de Nossa Senhora, Dom Basílio e Brumado, responsáveis por cerca de 30% da produção nacional. O evento contará com uma importante participação de palestrantes que virão abrilhanta-lo, sendo eles: o Engenheiro Agrônomo Udelson Nunes com o tema Fertilizantes Foliares; o Engenheiro Agrônomo Marco Túlio com o tema Adubação; o bacharelando em Eng. Agronômica (9º Sem) Ramon Saraiva com o tema Controle de Pragas; e o bacharelando em Eng. Agronômica (10º Sem) Breno Neves com o tema Manejo e Condução. Também haverá o Concurso do Maracujá, em que, será premiado o Maracujá com aptidão para indústria (mais pesado), o  Maracujá com maior relação polpa/casca (mais polpa e menos casca), e o maior Maracujá (em diâmetro equatorial), será premiado os três primeiros colocados de cada categoria. O evento está marcado para as 18h no espaço Lobos Bar em itaquaraí, acontecerá ainda sorteio de brindes dos apoiadores do evento. Faça sua inscrição em itaquaraí na Nutre Mais, ou em Dom Basílio com Adelino Frutas na fazendo Rio São João.



Catadora paga faculdade de medicina do filho, recolhendo papelão em Conceição do Coité

Da Bahia, Evanildes Silveira mantém filho em Aracaju, capital de Sergipe. Jovem de 22 anos foi aprovado em universidade privada por meio do Prouni (foto: Reprodução)

“O que uma mãe não faria por um filho?”, questiona Evanildes Maria da Silveira, de 48 anos. Dedicada, iniciou há cinco anos um trabalho de coleta de papelão pelas ruas e empresas do município de Conceição do Coité, a 200 quilômetros de Salvador. Os materiais recolhidos são comercializados para reciclagem. O dinheiro obtido é usado para manter os estudos do filho, um jovem de 22 anos que cursa medicina na cidade de Aracaju, capital de Sergipe. Evanildes trabalha como merendeira em uma escola pública de Coité. Funcionária terceirizada, enfrenta constantes atrasos nos salários. Ela diz que já chegou a ficar seis meses sem remunerações. “Por conta disso, a dificuldade é maior. Com meu filho estudando, eu precisava me programar”, explica. Por meio do conselho de uma colega de trabalho, que já atuava em reciclagem, foi às ruas atrás de um complemento na renda. “Não é muita coisa, mas já é uma ajudinha”, conta sobre os esforços.



Secretário de Administração de Itapebi é preso por falsidade ideológica

Secretário usava documentos do irmão já tinha morrido (Foto: Reprodução)

A Polícia Federal prendeu, na tarde desta sexta-feira (21), o secretário de Administração do município de Itapebi, no Extremo-Sul da Bahia, Silva Nunes, por falsidade ideológica. O gestor utilizava os documentos do irmão mais velho, Florisvaldo Silva Nunes, desde os 17 anos, após falecimento do parente, para poder dirigir. Atualmente, Nunes, como é conhecido, tem 37 anos, é funcionário público e já foi vereador do município pelo PSDB. O preso ficará à disposição do Juiz Federal da Subseção Judiciária da cidade de Eunápolis. Nunes já presidiu a Câmara de Vereadores do município e chegou a ser alvo do Tribunal de Contas do Municípios (TCM) por gastos excessivos com diárias, sem comprovação e pagamento indevido de hospedagens de vereadores em hotel, durante o exercício de 2009.