ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Transporte Ilegal de Mercúrio Interceptado pela PRF em Vitória da Conquista

Beto Bonelly declara apoio a Fabrício Abrantes na disputa pela Prefeitura de Brumado

Última etapa de campanha para vacinação contra aftosa na Bahia começa nesta segunda

Incêndio atinge fábrica de produtos artesanais em Guanambi

Feriado de Páscoa promete ser chuvoso na para Bahia, aponta Inmet

Bahia tem 2º maior no número de divórcios no Brasil; números de casamentos caem

Aracatu: PM recupera veículo com restrição de roubo

Brumado: Pai ameaça filho de 13 anos com pedaço de pau e é detido pela PM

Inscrições para a 25ª edição da Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas já estão abertas

Escritório Malaquias Advogacia e Assessoria Jurídica estará em novo endereço a partir de abril; confira

Brumado: Após decisão da Justiça, quase 50 beneficiados com prisão domiciliar vão cumprir pena em casa por tempo integral

Familiares de presos protestam contra suspensão de visitas e apontam opressão no Conjunto Penal de Brumado

Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria

Brumado: Homem acumula embalagens de remédios há 30 anos em sua residência

Suspeito de liderar organização criminosa na Bahia é preso em Minas Gerais

Empresária morre vítima de latrocínio em Cândido Sales; ela estava no sítio da família

Moradores do Bairro Novo Brumado enfrentam há 30 anos problemáticas com galeria pluvial

Vacinas contra dengue vencem em 30 de abril, mas encalham nos postos de saúde

Após polêmica com o recém chegado diretor do Conjunto Penal de Brumado, Seap designa policial penal para o cargo interinamente

Março Azul Marinho - Coloproctologista da Clínica Mais Vida alerta sobre a importância da prevenção contra o câncer colorretal



BUSCA PELO ARQUIVO "08/2013"

Brumado: Catadora de recicláveis é morta a tiros no Bairro Baraúnas

Madrugada violenta em Brumado nesta segunda-feira, 12-08. Uma senhora de 69 anos foi encontrada morta depois de levar dois tiros nas costas no Bairro Baraúnas. D. Lucidalva Ramos Pires, 69 anos, era catadora de material reciclável, e tinha costume de sair nas madrugadas para catar latinhas. Durante uma ronda, policiais ouviram tiros e chegando a Rua Marquês de Caravelas encontraram a catadora já sem vida. A polícia ainda não sabe o que motivou o crime.



‘Saúde Não Tem Preço’ beneficiou 16,4 milhões de pessoas, diz governo

Foto: reprodução

A presidente Dilma Rousseff anunciou nesta segunda-feira (12) que o Programa Saúde Não Tem Preço (que oferece remédios gratuitos à população) beneficiou 16,4 milhões de brasileiros. De acordo com a presidente, só em medicamentos para asma, 781 mil pessoas em todo o país tiveram acesso a remédios indicados para o tratamento. Esse fato teria contribuído para redução de internações relacionadas à enfermidade em16% no Sistema Único de Saúde (SUS) no período de um ano. Dilma Rousseff ainda enfatizou que o Saúde Não Tem Preço também distribui sem custo para a população remédios para hipertensão e diabetes. Os medicamentos ficam disponíveis nas farmácias da rede Aqui Tem Farmácia Popular e para as pessoas terem acesso a eles, precisam apresentar a carteira de identidade, CPF e receita médica dentro do prazo de validade. O programa Farmácia Popular também oferece remédios com 90% de desconto. O pronunciamento da presidente ocorreu no começo da manhã desta segunda no programa semanal Café com a Presidenta. Informações da Agência Brasil.



Ituaçu: Vítima de bala perdida

Foto: divulgação

Ituaçu viveu uma história triste neste domingo 11 de agosto com a morte de uma senhora  que foi alvejada por um tiro quando estava na porta de casa. Segundo informações colhidas pelo 97news durante a perseguição de policiais lotados na 34ª Companhia Independente de Polícia Militar de Brumado (34ª CIPM), e a fuga de Willian Alves, 23 anos, foragido da Delegacia de Barra da Estiva, o criminoso começou a atirar contra a polícia, neste momento começou a troca de tiros que fez uma vítima de bala perdida. A bala atingiu a veia femoral que levou a senhora a óbito. Teste de balística será feito pela Polícia  Técnica para identificar de qual arma saiu o projétil. Willian Alves está a disposição da justiça.



Brumado: presos dois criminosos que sequestraram empresário

Bandidos fizeram terrorismo com uma família brumadense neste sábado, 10.08. No momento que chegava em casa com um filho, bandidos renderam o empresário e já começaram a sessão de tortura, entraram na casa do mesmo fazendo ameaças quebrando móveis revirando tudo e exigindo dinheiro. Eles não tiveram pressa em libertar a família feita refém, saíram dando voltas de carro pela cidade, passando em frente a casa de familiares demonstrando que estavam bem informados sobre a família. Tocando terror os bandidos foram até a fazenda do empresário onde conseguiram subtrair uma espingarda calibre 12 e um revólver. No momento de ir embora amarraram os reféns e jogaram óleo diesel em volta, abandonaram o local levando um membro da família e o deixaram perto do Aeroporto Sócrates Mariani Bittencourt e fugiram em outro carro.  

No domingo 11.08 a Polícia Militar durante uma ronda pelo Bairro Baraúnas suspeitaram de dois elementos que ao avistar os policiais tentaram fugir em duas motocicletas, a ação da polícia foi brilhante e logo a dupla foi detida. No momento da abordagem o celular do bandido tocou e era um terceiro cobrando as joias que foram roubadas na casa do empresário. Encaminhados à Delegacia foram interrogados pelo Delegado Dr. Romilson Dourado. Logo os reféns chegaram à delegacia e reconheceram os dois que fizeram parte do assalto. Um dos criminosos é menor e o outro é João Paulo de Oliveira já com 18 anos. Os dois estão detidos, e a polícia está na busca de outros dois.



Tanhaçu: jovem forja próprio sequestro

Chega ao fim na noite desta sexta-feira 09 de agosto, o falso sequestro de Aurenísia, jovem de Tanhçu-Ba,que teria forjado o próprio sequestro. A polícia foi informada que a moça se encontrava no Posto da PRE de Brumado, a mesma foi encaminhada para a Delegacia de Tanhaçu.  Depois de um trabalho exaustivo de investigação da Policia Militar e Polícia Civil de Tanhaçu-Ba, a polícia começou a desconfiar de que poderia ser uma farsa depois do pedido de resgate, a proposta  seria do irmão de  Aurenísia reatar com uma ex-namorada. A jovem diz ter sido induzida por um rapaz, que ela diz não saber quem é, pois tudo aconteceu através de mensagens e algumas ligações restritas, pedindo que o irmão se afastasse da atual namorada. 



Brumado: Trio assalta mercadinho no Bairro Malhada Branca

Por volta das 18h00min deste sábado, três homens armados invadiram um mercadinho no Bairro Malhada Branca e anunciaram o assalto. No momento o dono do estabelecimento estava fazendo pagamento a um fornecedor de cachaça, e eles avançaram tomando o dinheiro e os documentos que estavam no bolso do mesmo. Insatisfeitos se dirigiram ao caixa pegando todo o dinheiro que havia ali. Antes de deixar o local um deles disparou um tiro deixando todos muito assustados, no momento o mercadinho estava bastante movimentado.  Apesar do susto, ninguém ficou ferido. Os elementos fugiram a pé em direção ao Loteamento Malhada Branca. A Polícia Militar foi acionada minutos depois do assalto. Rondas foram realizadas, mas até o fechamento desta edição ninguém havia sido detido.



Homem é morto a tiros na URBIS II

Na madrugada deste sábado, 10 de agosto um homem foi morto a tiros na URBIS II. De acordo a Polícia Militar, foi feito uma denúncia de troca de tiros no fundo da empresa Disbel. Não encontrando movimento suspeito a guarnição se deslocou para ronda que é de costume. Passando por uma Rua da URBIS II encontraram o corpo de Adelmar dos Santos Silva de 20 anos que foi alvejado com três tiros, um na cabeça, um nas costas e outro na barriga. O jovem era funcionário da Lig-lixo. Até o momento não se sabe o motivo do homicídio, a polícia acredita em acerto de contas, pois dinheiro e um celular foram encontrados junto ao corpo. A mãe de Adelmar no momento que recebeu a notícia tentou contra a própria vida e foi impedida de tal ato pela polícia.



Tanhaçu: jovem de 19 anos está desaparecida desde o últmo dia 07

foto:divulgação

Em Tanhaçu, Uma jovem de 19 anos pode ter sido sequestrada. Segundo a família, há algum tempo o irmão desta jovem estava recebendo ameaças através de ligações anônimas pedindo que se afastasse da namorada, ou sua irmã seria sequestrada e morta. Os pais da jovem estão muito preocupados e em contato com o 97news disseram que ela é muito tranquila, nunca teve problemas com ninguém, frequentadora de uma igreja evangélica e uma ótima aluna.  A mesma foi vista pela última vez na quarta-feira, 07 de agosto nas proximidades do Terminal Rodoviário de Tanhaçu, por volta das 19h30min. A família está fazendo divulgação da foto como forma de ajudar a polícia a encontrar pistas que levem ao paradeiro da adolescente. 

A família pede a quem souber de seu paradeiro que entre em contato pelo telefone (77)9837-3730.



Livramento: Adolescente morre prensado por elevador

foto:L12

Adolescente morre em acidente de elevador na cidade de Livramento de Nossa Senhora. O acidente ocorreu nas dependencias de um supermercado por volta do meio dia desta sexta-feira, 09 de agosto. Segundo informaçãoes colhidas pelo 97news o adolescente Gabriel Teixeira e mais alguns colegas do Colégio Polivalente de Livramento, teriam ido assistir um filme no cinema do supermercado, dando sequencia a um roteiro que já vinha acontecendo no colégio toda quarta, quinta e sexta-feira.

Segundo testemunhas, o estudante teria se descuidado no momento em que o elevador subia do subsolo ao térreo, tendo sua cabeça prensada contra o mecanismo. A tensão é geral entre a população. 

A administração do supermercado foi procurada, mas não prestou esclarecimentos.

 


 



Brumado: Polícia Militar e Operação Entardecer

Uma operação foi realizada pela polícia militar no início da noite desta quinta-feira, operação denominada entardecer, o Major Sérgio Berlink diz que a polícia está atuante contra a criminalidade.  As diligências devem acontecer nos locais da cidade que apresentam maior índice de criminalidade, a operação conta com 12 viaturas fazendo ronda pelos bairros. A polícia militar  pede a colaboração da população para que façam denúncias através do telefone 190 e o sigilo da denúncia é garantida.



Acidente com vítima fatal na BR-030

Na manhã desta quinta-feira um grave acidente na BR-030, nas proximidades de Pancadão, deixa um morto e dois feridos. Segundo informações o condutor de uma Hillux, tentou desviar de um caminhão que estava vindo em sua direção e acabou colidindo com uma moto. No momento da batida um rapaz que estava na moto morreu na hora, e o outro ficou gravemente ferido, o condutor do carro teve escoriações leves, e logo foram encaminhados ao hospital mais próximo e o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal- IML para necrópsia. O motociclista e o carona estavam se dirigindo ao canteiro de obras da Ferrovia de Integração Oeste Leste-FIOL em Ibiassucê. 



Alerta sobre os riscos ao empinar pipas

foto:google

Começou a temporada das ventanias e com ela o retorno do antigo costume de soltar pipas, conhecida também como papagaio. Por trás de uma inocente brincadeira se esconde uma temível ameaça aos pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas de carros conversíveis: infelizmente, muitos ainda fazem uso do cerol. Feito de uma mistura de barbante com cola e vidro (ou limalha de ferro) com a intenção de cortar a linha de outras pipas, mas muitas vezes as linhas de cerol trazem riscos para as pessoas e para a vida selvagem (em especial pássaros), risco este que pode levar a morte.  Pensando na segurança de todos, a 2ª Companhia Independente de Polícia Rodoviária orienta os ciclistas e motociclistas a se protegerem e aos pais e responsáveis a proibirem seus filhos de fazerem uso do cerol, por que acredita que a prevenção é o melhor caminho e a conscientização é muito importante.

Existe no mercado as antenas anti-cerol e os protetores de pescoço que não são muito caros.

Veja alguns cuidados que devem ser tomados ao empinar pipas

- Se a pipa enroscar nos fios da rede elétrica, não tente tirar.  Ao puxar a pipa, os fios podem se tocar, provocando curto-circuito e rompimento de cabos. Isso ocasiona falta de energia e pode causar graves acidentes.

- Não use cerol na linha das pipas, que, além de ser proibido, constitui um grande risco para as pessoas, podendo cortar a rede elétrica e provocar acidentes graves com ciclistas e motociclistas;

- Não tente retirar as pipas, rabiolas engatados na rede elétrica. Esse tipo de situação é responsável por boa parte das interrupções no fornecimento de energia elétrica no mês de agosto e podem causar acidentes fatais.

- Não solte pipas perto da rede e da fiação elétrica, prefira os campos abertos ou parques;

- Não solte pipas em dias com chuva ou relâmpagos. Você corre o risco de levar uma descarga elétrica;



Brumado: Roubo de motocicleta em fábrica de lajes

Foto: Marcos Paulo

Mais um roubo de moto é registrado em Brumado. O fato que chamou a atenção dos brumadenses aconteceu na madrugada do dia 07 de agosto no deposito de uma fabrica de lajes conhecida na cidade, o curioso é que onde aconteceu o arrombamento é muito movimentado, a fábrica fica na Avenida Centenário. Os meliantes conseguiram arrebentar os cadeados e subtraíram  uma moto FAN de placa policial JPX 7797 do interior sem chamar a atenção. A Polícia Civil está investigando o caso.



Bahia: Programa Mais Médicos

 

A Bahia é um dos estados que receberá maior número de médicos do programa do governo federal - Programa Mais Médicos. Os médicos brasileiros selecionados no primeiro mês de inscrição no programa vão trabalhar em regiões onde há extrema pobreza e nas periferias de grandes cidades, no atendimento básico de saúde para a população. Dos 317 municípios baianos inscritos no programa, por enquanto apenas 41 cidades serão atendidas.

Municípios que serão atendidos pelo programa: Andorinha, Angical, Bom Jesus da Lapa, Camaçari, Camamu, Casa Nova, Conde, Dias D’Ávila, Entre Rios, Esplanada, Feira de Santana, Filadélfia, Gongogi, Heliópolis, Ibititá, Itaparica, Juazeiro, Jussara, Lençóis, Madre Deus, Monte Santo, Nova Canaã, Novo Triunfo, Paratinga, Pedrão, Piatã, Pindobaçu, Poções, Presidente Jânio Quadros, Salvador, Santa Bárbara, São Gabriel, São José da Vitória, Sátiro Dias, Saubara, Simões Filho, Sobradinho, Tapiramutá, Ubaíra, Vitória da Conquista, Wanderley.

Redação/97news



Brumado: carro desgovernado invade loja

Um acidente foi registrado na tarde desta quarta-feira 07 de agosto onde um carro VECTRA GLS de placa policial DWR 8282, acabou invadindo uma loja de eletrônicos na Av. Centenário. Testemunhas relatam que o condutor do veículo ao tentar desviar de dois carros, acabou entrando na loja. No momento só havia o proprietário, senhor Aécio Paixão, que fisicamente não sofreu nenhum dano e ainda não sabe estimar o valor do prejuízo. Não se sabe o nome e mais detalhes do condutor porque no momento ele saiu sem nada dizer. 



Novos semáforos

foto:Marcos Paulo

Em breve, Brumado contará com mais dois semáforos, que estão sendo instalados nos cruzamentos da Pça. Senhor do Bonfim com Av. Guilherme Dias e na Av. Otávio Mangabeira com Rua Rio de Contas. O número de acidentes nestes locais é muito grande, envolvendo condutores de veículos e também pedestres. Com os novos equipamentos instalados, Brumado contará com seis sinais luminosos.

Segundo o Secretário Administrativo senhor Miguel Dias até sexta-feira, 09 de agosto,  os semáforos estarão funcionando e garantindo melhor  fluidez ao trânsito de Brumado.



BRUMADO: AS FRONDES DE UM JEQUITIBÁ

Foto:divulgação

Pretendia-se acender as luzes deste site com um editorial em que se mesclassem desculpas pelo tempo fora do ar com a alegria de  entregar à comunidade brumadense um veículo de utilidade pública, com notícias, entretenimentos e outras ferramentas capazes de amenizar o estio do dia a dia, tornando-se  compatível com a grandeza de Brumado.   

Mas como a História foge, muita vez, da previsibilidade, abrem-se nossas cortinas para uma homenagem:  é que,  ontem, às 03h00, despede-se da vida um grande brumadense, não só na esfera  física, mas, sobretudo, na estatura moral de cidadão ilibado. Na verdade, poder-se-ia iniciar dizendo que um jacarandá, dos mais frondosos, cumpre seu ciclo terreal, para verdejar outros níveis de vida.

Trata-se do querido senhor Agnelo Santos  Azevedo. Tudo que se falar sobre ele corre o risco de descambar para o chavão, clichê, redundância, ou mera repetição. Que nasceu de uma família com 11 irmãos, todos influentes e assaz  queridos na cidade;  do  casamento com D. Celina, lavoura de afetos eternos de onde brotaram seus dez  filhos;  da dignidade que sempre norteou seus atos e mais uma ampla soma de  atributos que lhe reservaram destaque na grande família brumadense.

Preferimos, outrossim, a metáfora de uma árvore forte e frondosa:  o jequitibá. Analogamente ao significado em tupi para o nome, “gigante da floresta”, seu Agnelo Azevedo foi esse gigante em tamanho e exemplo de homem e  digno cidadão. Não menos que esta árvore de copas largas e acolhedoras, esse brumadense, desde a antiga Bom Jesus dos Meiras à atual Brumado, escreveu uma história de vida frondosa, calcada nos mais nobres  ideais, abrindo uma senda de atitudes politicamente corretas, mesmo quando tal conotação ainda não estava em voga.

Não tombou o jacarandá, não se derreou, não se vergou. Fez sua viagem última como alguém que viveu sempre a verticalidade dos fortes, daqueles dotados de hombridade e coragem, grande homem que foi, cujo nome goza  das mais cobiçadas referências e dos mais largos elogios.

Assim, há que se afirmar: não morre quem acendeu, na vida, uma tocha luminosa, quem mitigou uma dor, quem educou uma criança, quem ofereceu o pão, quem se deixou escancarar para a fraternidade, quem chorou com uma injustiça, quem ofereceu o ombro, quem estendeu a mão, quem colocou, sobre o alicerce, a pedra angular de um exemplo a ser seguido.

Sendo assim, este site não se despede de seu Agnelo, mas se posta ao seu lado como a tomar-lhe de empréstimo a força, a garra, o ímpeto construtivo de um cidadão que não se deixou aprisionar, senão pelos ideais de justiça e de retidão.  Sua história singular e bela não permite espaço para lamentação, mas faculta o regozijo ante a altivez com que encarou a vida e fez história.

Enfim,  dizer de coração aberto:  - Seu Agnelo, na loja deste site,  gostaríamos de oferecer aos leitores  o tecido incorruptível de seu exemplo em nobreza, dignidade e honradez.