ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso

Bahia: Homem é preso por tentar esfaquear ex e sequestrar filho da vítima

Anvisa decide nesta sexta se mantém proibição a venda de cigarros eletrônicos

STF retoma julgamento para definir se decisão judicial pode bloquear aplicativo de mensagens

Resolução autoriza detentas trans e travestir podem escolher entre presidio feminino ou masculino

Livramento de Nossa Senhora: Jovem é alvejado e morto por dois indivíduos

Brumado: PRE apreende picape com documentação adulterada

Polícia prende homem acusado de manter tio idoso em cárcere privado na Bahia

Justiça determina prisão preventiva para mulher que levou idoso morto para fazer empréstimo em banco

Plantação que renderia 1 tonelada de maconha é erradicada no interior da Bahia

Falso advogado abre banco no Oeste da Bahia e é acusado de golpe pelos clientes

Justiça autoriza estudante com questões de saúde mental a cultivar maconha medicinal na Bahia

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Baixa procura por mamografias preocupa autoridades de saúde em Brumado

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga

Polícia Civil apreende maquinário avaliado em mais de meio milhão em Vitória da Conquista

Brumado: Jogos da 1ª Copa Brahma de Futsal terão início hoje (18)



BUSCA PELO ARQUIVO "08/2013"

Brumado: Jovem de 22 anos sofre tentativa de homicídio

Na noite deste domingo, 18 de agosto por volta das 21h50min dois homens armados em uma moto, na Rua Anita Garibaldi, Bairro Malhada Branca, deflagraram dois tiros contra Marcos Antônio de 22 anos, também conhecido como “Índio”. Os tiros não atingiram o jovem, mas na tentativa de fuga “Índio” acabou caindo da moto, o que levou os bandidos a acreditarem que ele teria morrido. Não satisfeitos vieram em direção ao jovem e passaram por cima da perna do mesmo com uma moto. A equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) fez os primeiros atendimentos no local, e com apoio do PETO e CAESG, Marcos Antônio foi encaminhado ao Hospital Municipal Professor Magalhães Neto. Segundo informações colhidas pelo 97NEWS, o moço já havia recebido ameaças de morte. Apesar da busca incessante da polícia, os indivíduos ainda não foram encontrados.



Fiocruz-BA testará vacina contra dengue e fará estudos de diagnóstico da leishmaniose

Foto:divulgaçaõ

A Fiocruz-Bahia pretende iniciar ainda este ano um estudo para desenvolver vacinas contra a Dengue e potencializar o controle sobre a leishmaniose. Segundo o diretor e pesquisador, Manoel Barral Neto, a pesquisa sobre a dengue "tentará descobrir para depois ter uma vacina eficiente", disse ao A Tarde. Sobre a leishmaniose, doença que tem vários casos na Bahia, com o Nordeste com o maior foco no Brasil (que representa mais de 90% dos casos na América Latina), o desenvolvimento de uma prevenção rápida é essencial para o controle da doença. "Esta pesquisa da vacina é bastante importante, pois seguimos uma abordagem diversificada: a saliva do mosquito transmissor ajuda a transmitir a leishmaniose. Caso o protozoário causador seja injetado sem a saliva do mosquito tem muito menos a capacidade de sobrevivência. De tal maneira que, se neutralizarmos os efeitos da saliva, então poderemos potencializar a vacina" relatou. Informações do A Tarde.



Livramento de Nossa Senhora é contemplada com o Programa Mais Médicos

Bahia é um dos estados com maior número de médicos no Programa Mais Médicos - Foto:divulgação

No Programa Mais Médico do Governo Federal, o município de Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste do estado, foi mais um contemplado. A cidade contará  com uma profissional inscrita no projeto, criado para equilibrar o quadro da rede de atenção básica no país. Está prevista para setembro a chegada da médica estrangeira, Reyli Maria Cubillo Obregon para atender a comunidade.

Após chegada ao Brasil, esses profissionais devem iniciar o primeiro módulo da especialização em Atenção Básica em instituições de ensino do Brasil. Serão três semanas de aulas, em que passarão por avaliação e curso sobre a rede pública de saúde e língua portuguesa. Em caso de reprovação, o médico será imediatamente desligado do programa.

As prefeituras têm até 25 de agosto para indicar ao Ministério da Saúde como será feito o deslocamento do profissional, e qual será a moradia oferecida ao participante ou se optará por pagar auxílio moradia. Além de ajuda de custo, para compensar eventuais despesas de instalação, o médico receberá também auxílio do município para alimentação.



Brumado: Vereador José Carlos chama a atenção para a falta de limpeza nas aguadas

Vereador do PT José Carlos de Jonas Foto:divulgaçaõ

O vereador José Carlos de Jonas (PT) em entrevista à equipe do 97News cobra uma ação do Secretário de Recursos Hídricos, Sr. Frederico Neves. Segundo o Edil o povo na zona rural está sofrendo muito com a estiagem, e é necessário que se faça limpeza nas aguadas, pois setembro está chegando e se cair um pouco de chuva fica inviável tal ação. Ainda segundo José Carlos, o Vereador Romar Pereira (PSB) já entrou com indicação pedindo urgência no tratamento da Lagoa do Izidório, na região de Ubiraçaba, que quando consegue encher, leva até dez anos para ficar seca, caso não haja chuva. O vereador José Carlos também fez uma reclamação em relação a um poço que seria aberto na comunidade de Lagoa do São João, e não foi possível por falta de acessibilidade para a máquina. Foi solicitada à Secretaria de Recursos Hídricos uma retroescavadeira que não foi disponibilizada.

“O Secretário Frederico Neves deve se esforçar para atender às necessidades das comunidades, pois uma oportunidade desta não se deve perder”, disse o vereador.



Seleção de Brumado estréia com vitória no Intermunicpal edição 2013

Seleção de Brumado

Jogando um futebol envolvente, Brumado estreia com uma bela vitória de 4 a 2 contra Tremedal. Sob o comando do Técnico Paulo Sérgio, Brumado lidera grupo 15 da competição.

O jogo aconteceu no estádio municipal de Ituaçu, O Muritão, na tarde deste domingo (18), a Seleção de Brumado abre o placar no primeiro tempo com belo gol de Edson. A dupla de atacantes de Brumado, Edson e Boca, foram os destaques do jogo, cada um com dois gols. Num cruzamento da direita, o zagueiro Bacana da Seleção brumadense tenta afastar a bola e faz um gol contra.

Tremedal teve boa chance de diminuir o marcador numa penalidade, mas acabou desperdiçando, com uma bela defesa do goleiro Debilora de Brumado.

Próximo domingo Seleção de Brumado viaja para enfrentar Seleção de Macaúbas.

Seleção Tremedal


Brumado: Campeonato do Bairro São Félix

Campeão São José

Jogo sensacional entre SãoJosé e Umburanas na manhã de domingo(18) no Campo Bela Vista no Bairro são Félix em Brumado, onde o São José venceu Umburanas pelo placar de 2 a 1.

Com o resultado o time do presidente Zuíte conquista o tri campeonato.

Com boa presença de torcedores fazendo a festa, empurrando suas equipes, São José e Umburanas fizeram uma excelente partida de futebol. Desde o início, tendo boas atuações de seus jogadores, o São José abriu o placar aos 15 minutos da primeira etapa com  o jogador Gande, a resposta do umburanas veio logo no início da segunda etapa com Buiú fazendo o gol de empate. O gol do título do São José surgiu aos 35 minutos do segundo tempo, com o centroavante Chico. 

Vice-campeão Umburanas


Brumado: Casal embriagado depois de horas de amor, quer deixar motel sem pagar a conta

Um caso inédito aconteceu na madrugada desta segunda-feira- (19) ás 02h50min a polícia foi acionada pelos funcionários de um motel que por conta de um casal ter permanecido por três horas, no interior do mesmo consumindo muita bebida alcoólica e na hora de fazer o pagamento os dois não tinham dinheiro. Foi preciso interferência da polícia, pois a dupla altamente embriagada causou tumulto no local. Segundo informações a mulher de tão bêbada, esqueceu que o policial estava em serviço e acabou flertando-o. Para deixar o estabelecimento foi preciso deixar um celular penhorado garantido que voltariam para quitar a dívida no dia seguinte.



Brumado: Polícia em trabalho ostensivo detém dois elementos com pistola 380

Foto: Marcos Paulo-97News

Neste domingo por volta das 13h00min numa ronda de rotina realizada em conjunto pela Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), PETO e CAESG foram abordados dois homens suspeitos, Dionata Nascimento, vulgo “Pi” 19 anos e Ailton Santos de Jesus, 19,  que estavam parados dentro de um carro na rua conhecida como "das pedrinhas" no Bairro do Mercado. Com os indivíduos foram encontradas diversas bijuterias, um TV LCD 22 polegadas, uma quantia de R$ 282,00, uma pistola 380, que eles tentaram dispensar ao avistar a polícia, 12 munições e uma moto que também estava de posse dos elementos. A polícia acredita que a arma encontrada, possa ser a mesma usada em vários assaltos no comércio local.

Esta operação contou com 15 policiais.

 



Brumado: Supermercado assaltado no Bairro Baraúnas

Bandidos assaltam supermercado e fogem de moto em alta velocidade - Foto: Marcos Paulo/97News

Mesmo com o trabalho intenso da polícia, os marginais continuam aterrorizando nossa cidade. Na tarde deste sábado, (17), por volta das 13h30min mais um supermercado foi assaltado. Dois indivíduos portando arma de fogo adentraram o estabelecimento situado à Rua Marquês de Caravelas, que no momento estava muito movimentado, anunciaram o assalto para funcionária que estava no caixa e conseguiram levar R$ 400,00. Foi uma ação rápida dos bandidos que fugiram em alta velocidade numa moto de placa policial OKG 1051 com destino ignorado.

 



Bandidos levam dinheiro de lotéricas em três cidades baianas neste sábado

Pelo menos três lotéricas foram invadidas neste sábado (17) na Bahia. Durante a madrugada, a lotérica de Itamaraju, na região sul, teve cerca de R$ 30 mil levados. Os suspeitos fugiram e são procurados pela polícia. Na ação, uma parede que dá acesso à sala do cofre da lotérica foi quebrada, o que levou a polícia a investigar a possível relação de funcionários com o crime.

Já na região sudoeste, outras duas lotéricas foram invadidas. Durante a manhã, bandidos assaltaram estabelecimentos nas cidades de Rio do Antônio e Paramirim.

Em ambos os casos de assalto os suspeitos chegaram em motocicletas. Em Paramirim, um dos homens entrou na casa lotérica, enquanto um comparsa aguardou do lado de fora. Ele conseguiu levar dinheiro do estabelecimento e fugiu na motocicleta. A dupla chegou a ser perseguida pela polícia, mas conseguiu fugir por um matagal já fora da cidade, deixando o veículo para trás. Segundo o coordenador da polícia Leonardo Fabiani, os autores do crime já foram identificados, mas as buscas continuam.

Em Rio do Antônio, os criminosos também conseguiram levar dinheiro e até as 18h não tinham sido detidos pela polícia. Leonardo Fabiani diz que a polícia não acredita que haja relação entre os autores dos dois crimes. As quantias roubadas não foram divulgadas.

Por: G1BA



Joalheria é assaltada no centro de Brumado

Bandido é alvejado pela polícia durante assalto - Foto: Marcos Paulo

Uma joalheria foi assaltada na manhã deste sábado (17) na região central de Brumado. De acordo o chefe do Serviço de Inteligência da Polícia civil de Brumado, José Guimarães, a polícia há 3 dias já havia recebido denúncia de que haveria  um assalto em uma joalheria da cidade. Policiais civis e Militares ficaram disfarçados em vigilância obsevando as pessoas que entravam na loja, durante estes três dias, quando hoje pela manhã dois suspeitos entraram no estabelecimento e anunciaram o assalto fazendo disparos com armas de fogo, em seguida a polícia entrou dando voz de prisão, e os bandidos reagiram, atirando contra os policiais, houve uma troca de tiros e um meliante veio a óbito e o outro foi detido pela guarnição. Duas menores que davam apoio aos indivíduos do lado de fora da loja também foram detidas.

Esta operação contou com 06 policiais disfarçados e viaturas descaracterizadas.

 O corpo de José Almeida de Souza foi encaminhado ao Instituto Médico Legal de Brumado (IML).

A polícia acredita que este era  o bando  que vinha aterrorizando os comerciantes da cidade.

“Um dos donos da joalheria foi alvejado com um tiro direcionado ao coração e felizmente pegou no braço, estando ele sem risco de morte e o outro proprietário recebeu coronhadas na cabeça e passa bem”, disse José Guimarães.

A polícia foi ovacionada pela população que clama por justiça.



Câncer de próstata: 'Um toque, um drible' objetiva alertar sobre a importância da prevenção

Campanha incentiva realização do exame de toque retal na Bahia

O Instituto Lado a Lado promove a campanha "Um toque, um drible" com o objetivo de alertar sobre a importância do exame preventivo do câncer de próstata. A prevenção é realizada através do exame de toque retal, que deve ser feito por homens a partir de 45 anos. Somente este ano, já foram registrados 2.930 casos de câncer de próstata na Bahia. Na capital,
foram 650 casos. O receio de realizar o exame está entre as principais causas apontadas pelos médicos para o número de casos da doença.

Segundo uma pesquisa realizada no mês de maio pela Sociedade Brasileira de Urologia com 5 mil homens, 47% dos homens com mais de 45 anos nunca fez o exame de toque retal para detectar o câncer de próstata. A doença atinge todos os anos no Brasil cerca de 60 mil homens.



Brumado: 7ª Etapa do Campeonato Baiano de Jiu-Jitsu

Foto: divulgação

Brumado sediará a 7ª Etapa do Campeonato Baiano de Jiu-jitsu 2013, o evento será realizado no próximo dia 25 de agosto no Ginásio de Esportes  Antonio Alves Ribeiro às 8:00. É a primeira vez que nossa cidade recebe o Campeonato Baiano de Jiu-Jitsu.

O Sensei Humberto Tavares – Presidente da Federação Baiana de Jiu-jitsu , e Paulo César, professor da Academia  Aranha Team  em Brumado, são os organizadores.



Presos dois homens acusados de assalto a bancos em Barra da Estiva

Presos são suspeitos de uma série de assalto a bancos no interior da Bahia. -Foto: Aldo Marcos/Acorda cidade

Foram presos nesta sexta-feira (16) no distrito de Humildes, em Feira de Santana, acusados de integrar uma quadrilha de assaltos a bancos em cidades do interior do estado. Com os indivíduos a polícia fez apreensão de R$ 40 mil reais, armas de grosso calibre e uma farta munição. Gilvando Lima dos Santos, vulgo “Vando” morador no distrito de Humildes, já agiu nas cidades de amargosa, Castro Alves, Ituberá, recentemente assaltou as agências do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal de Barra da Estiva. "Vando" é apontado como chefe da quadrilha, segundo a delegada Dra. Márcia Xavier.

Também acusado de integrar o bando, Marcos Lavrador Souza, proprietário de um antiquário na BR- 324 e acusado de furtar imagens sacras dos distritos de Bonfim de Feira, Jaguara e da cidade de Muritba, as imagens seriam levadas para o exterior.

A prisão dos dois acusados foi realizada por policiais da 1ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin) e do Garcif, que desde o início do ano vem investigando a ação da quadrilha.

As armas foram encontradas nas casas dos dois acusados  e de um terceiro envolvido identificado como Rogerinho, que conseguiu fugir.

No arsenal estavam um fuzil M4, arma usada pelos marines americanos e um fuzil Hk-47/756 utilizado pelo exército russo, além de espingarda calibre 20 e pistolas 9 milímetros, todas de uso restritos e que entraram no país de forma ilegal.

Foi apreendido fardamento semelhante ao do Exércit


Justiça proíbe prazo de validade para créditos pré-pagos

Créditos não poderão ter prazo de validade Foto: Marcos Paulo

Nesta quinta-feira (15) a Justiça proibiu que as operadoras de telefonia móvel estabeleçam prazo de validade para créditos de celulares pré-pagos. A decisão foi tomada pela 5ª Turma do TRF da 1ª Região e é válida para todo o território nacional. Ainda cabe recurso da decisão, que é válida a partir da notificação de todas as partes citadas no processo. Para o Ministério Público, essas cláusulas são abusivas e “manifestam afronta ao direito de propriedade e caracterização de enriquecimento ilícito por parte das operadoras”. 



Brumado: Embasa tenta solucionar problema na barragem de Cristalândia

Consumo de água em Brumado deve ser racional - Foto: Marcos paulo

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (EMBASA) pede a compreensão dos moradores de Brumado, pois nesta sexta-feira (16) continua o trabalho de correção no sistema elétrico localizado na captação da barragem de Cristalândia e avisa que o abastecimento ao longo do dia irá normalizar. A Embasa comunica à população que é sempre prudente em épocas de longa estiagem um consumo racional e sem desperdício. 



Brumado: Pipeiros contratados para Operação Carro-pipa, queimam pneus em protestos

Pipeiros reclamam da redução de viagens diárias - Foto: Marcos Paulo

Os motoristas contratados para a Operação Carro-pipa do Exército Brasileiro, que consiste em levar água potável para a população situada nas regiões afetadas pela seca ou estiagem, nesta sexta-feira (16), fazem protesto e queimam pneus em frente à subestação de tratamento da Empresa Baiana de Água e Saneamento (EMBASA). O motivo do manifesto é a redução na liberação da água que deve ser levada às comunidades que sofrem com a falta de chuva. Segundo o Sr. Edelson Amorim, também pipeiro, existe uma cota de liberação para cinco viagens diárias, por carro, esta cota foi reduzida para 03, e hoje o fornecimento foi cancelado. Conforme informação dos motoristas são 30 carros atendendo a região de Brumado, com metas para cumprir. Os mesmos avisam que só deixarão o local depois de ser atendido por um representante da companhia.



Brumado: Incêndio em barracos atinge Loja da Cesta do Povo

Foto: Marcos Paulo/97News

Incêndio destrói barracos que ficavam ao fundo da Cesta do Povo, nesta sexta-feira (16). O fogo teve início por volta das 6:00h, e logo se alastrou por conta do material reciclável que os moradores do local guardavam, que é de fácil combustão. As chamas chegaram a atingir o telhado da Cesta do Povo, muitos curiosos se aglomeravam, todos muito apavorados tentando apagar o incêndio com baldes de água quando uma guarnição da Polícia Militar chegou e logo acionou carros pipas da prefeitura,  e empresas locais para controlar as chamas.

Ainda não se sabe a causa do incêndio, segundo informações há uma possibilidade de ter sido criminoso, pois o local era ponto fixo para usuários de drogas, prostituição e moradores de rua. Como todos sabemos esta foi uma “tragédia anunciada”.



Brumado: Mais duas padarias são alvos de bandidos

Foto: Marcos Paulo/97News

Duas padarias foram vítimas de roubo nesta quinta-feira(15), a primeira ocorrência registrada pela Polícia Militar foi às 19:00 na Rua Miguel Mirante. A Padaria Bom Jesus foi alvo de bandidos pela 5ª vez, os indivíduos chegaram armados anunciando o assalto, inclusive eles aterrorizaram duas vizinhas da padaria que estavam na porta, obrigando-as a entrarem no estabelecimento. A segunda ocorrência se deu por volta das 19h20min, pouco tempo depois do assalto à Padaria Bom Jesus, quando o alvo foi a Padaria Pão & Cia na Av. Mestre Eufrásio. Os assaltantes conseguiram levar das duas padarias o valor de R$ 200,00. Os suspeitos foram identificados pela polícia e estão sendo procurados. 

Foto: Marcos Paulo/97News


Brumado: Prefeito Aguiberto fala sobre reajuste dos professores municipais

Reivindicação dos professores é inviável - Foto: Marcos Paulo/97news

O prefeito de Brumado, Aguiberto Lima Dias, falou  com a nossa reportagem sobre o reajuste dos professores municipais. Ele cita que o percentual de 24% pedido pelos professores, é impossível de ser concedido. “Seria uma irresponsabilidade da nossa parte, na condição de gestor, de dar um reajuste desse”. Ele cita ainda que os professores já receberam, na gestão do então Prefeito Eduardo Vasconcelos, um reajuste de 4,9%, que somados ao percentual oferecido de 8,5%, retroativo ao mês de maio,  chegaria a um reajuste de 14%.           
            Aguiberto diz  ainda que, mesmo com o reajuste de 8,5%, estaria aplicando na folha de pagamento dos professores, 75% dos recursos do FUNDEB - Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, quando o percentual exigido pelo FUNDEB seria de 60%. Restaria, portanto, 25% para investimentos,  (ampliações, construções, reformas de escolas, etc.). Se continuar concedendo o mesmo patamar, no próximo ano estaria elevando a folha para 85%, e no ano seguinte, estaria zerado, ou seja, 100% dos recursos do FUNDEB com folha de pagamento. “Então realmente isso é impossível”; “A gente tem que administrar com responsabilidade”. Eu não posso engessar o orçamento do município apenas com a folha de pagamento da educação”, concluiu o Prefeito.”