ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Homem ateia fogo no próprio corpo em frente ao tribunal onde Donald Trump está sendo julgado

Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso

Bahia: Homem é preso por tentar esfaquear ex e sequestrar filho da vítima

Anvisa decide nesta sexta se mantém proibição a venda de cigarros eletrônicos

STF retoma julgamento para definir se decisão judicial pode bloquear aplicativo de mensagens

Resolução autoriza detentas trans e travestir podem escolher entre presidio feminino ou masculino

Livramento de Nossa Senhora: Jovem é alvejado e morto por dois indivíduos

Brumado: PRE apreende picape com documentação adulterada

Polícia prende homem acusado de manter tio idoso em cárcere privado na Bahia

Justiça determina prisão preventiva para mulher que levou idoso morto para fazer empréstimo em banco

Plantação que renderia 1 tonelada de maconha é erradicada no interior da Bahia

Falso advogado abre banco no Oeste da Bahia e é acusado de golpe pelos clientes

Justiça autoriza estudante com questões de saúde mental a cultivar maconha medicinal na Bahia

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Baixa procura por mamografias preocupa autoridades de saúde em Brumado

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga

Polícia Civil apreende maquinário avaliado em mais de meio milhão em Vitória da Conquista



BUSCA PELO ARQUIVO "07/2019"

Brumado: Atiradores do Tiro de Guerra passam por treinamento para campanha de vaticinação antirrábica

Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica Municipal (Vigep) começa os preparativos para a Campanha Nacional de Vacinação antirrábica. Atiradores do Tiro de Guerra 06-024 de Brumado, receberam esta semana treinamento e orientação para atuar na campanha. A capacitação ministrada pela Vigep apresentou aos soldados normas e procedimentos de segurança a serem seguidos para que a imunização dos cães e gatos seja eficaz e segura. Contenção de animais, controle de temperatura, descarte do material foram alguns dos assuntos abordados. Na oportunidade, foi esclarecido a todos que os animais não podem ser conduzidos por crianças, tendo em vista o risco delas se machucarem no procedimento, como também informou que é proibido entregar aos donos dos bichinhos doses de vacinas para que os mesmos apliquem a vacina em casa. A campanha de vacinação antirrábica animal será realizada no próximo sábado. Todos os cães e gatos a partir dos três meses de idade devem ser vacinados nos seguintes pontos: Postos de Saúde, Sindicato dos Mineradores e no Tiro de Guerra.



Brumado: PM recupera motocicleta adulterada no Bairro Esconso

Foto: Divulgação l Polícia Militar

Na quinta-feira (25), em rondas pelo bairro Esconso, na rua Cleóbulo Meira Leite, a Polícia Militar apreendeu uma motocicleta com o chassi suprimido. Segundo informou a PM ao 97NEWS, o Pelotão de EMprego Tático Operacional (PETO) se deslocava pela via quando se deparou com uma motocicleta, placa policial HIN-8403, e ao fazer consulta às características do veículo, se verificou não ser a correta. Diante disso o condutor foi interpelado. A guarnição encaminhou o condutor e a motocicleta para a Delegacia para que as medidas cabíveis fossem adotadas.



Ministério da saúde incorpora ao SUS medicamento para câncer de próstata

Foto: Reprodução

O Ministério da Saúde anunciou, por meio do Diário Oficial da União de quinta-feira (25), que vai incorporar a abiraterona ao Sistema Único de Saúde (SUS). O medicamento auxilia no tratamento do câncer de próstata metastático, e vai servir para os pacientes em que a doença é resistente à castração, de acordo com a Assistência Oncológica no SUS. A castração no tratamento do câncer de próstata hormonal foi criada para substituir a castração cirúrgica. Nela, é utilizado o uso de agonistas do hormônio liberador de hormônio luteinizante (LH-RH), e os paciente são submetidos a uma terapia de privação androgênica. O medicamento serve para ser utilizado caso essa terapia falhe. O medicamento foi testado em três estudos, e, em comparação com o tratamento convencional, o número de óbitos e de casos de progressão da doença diminuiu consideravelmente. O câncer de próstata, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca) é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Em 2018, o número de casos, segundo o instituto, foi de aproximadamente 68 mil. Em 2017, o número de mortes, de acordo com dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), foi de 15.391. De acordo com a portaria publicada pelo Diário, o prazo máximo para efetivar a oferta do medicamento ao SUS é de 180 dias a partir desta quinta-feira (25). 



Duas inaugurações: Wagner diz que Rui fará novo ato para saudar aeroporto em Conquista

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Após não comparecer em ato de inauguração do novo aeroporto Glauber Rocha em Vitória da Conquista no último dia 23 deste mês, o governador Rui Costa poderá realizar um segundo ato no mês de agosto. As declarações foram feitas pelo senador Jaques Wagner (PT) durante visita ao ex-presidente Lula, na sede da Superintendência da Polícia Federal de Curitiba. “No dia 1º de agosto, o governador vai inaugurar a Policlínica e vamos fazer uma grande festa popular, como o povo de Conquista merece, para saudar o aeroporto. Infelizmente estamos vivendo um governo que vive da truculência”, disse, se referindo a Bolsonaro. Segundo Wagner, o evento acontecerá no mesmo dia da inauguração da Policlínica da cidade. O senador falou ainda que Rui fez o correto ao convidar o presidente  para a inauguração do último dia 23. “Como ele [Bolsonaro] já tinha dado a mancada de tratar nós nordestinos de uma forma desrespeitosa, ele quiser ir pra lá. O problema é que ele quis tomar conta da festa. Com a redução do pessoal e a tentativa de fazer um palanque político-partidário, nós não fomos”, justificou. 



Brumado: Durante celebração de São Cristóvão, membro da igreja faz críticas a prefeitura por negar manutenção em praça

Foto: Reprodução l Vídeo

O dia de São Cristóvão, padroeiro dos motoristas e protetor dos viajantes, foi festejado com missa nesta quinta-feira (25), em Brumado. A celebração religiosa ocorreu na única paróquia dedicada ao santo na Capital do Minério, localizada no bairro Novo Brumado, na Avenida Centenário. Uma celebração que como todos os anos acontecia dentro dos padrões, foi quebrada na noite de quinta, quando um membro da comunidade que se identificou como José Xavier dos Santos, no momento dos agradecimentos finais da celebração, criticou a atuação da prefeitura em não realizar a iluminação da praça em que aconteceu a missa. "Senhor prefeito, senhor prefeito, a nossa praça ficou aqui praticamente quase todos os dias sem luz. Nós temos que socorrer com pessoas pequenas, porque não tinha funcionário da prefeitura para poder iluminar nossa praça", cobrou José Xavier que ainda continuou, "senhor prefeito, tenha piedade", criticou o membro da comunidade que em seguida foi aplaudido pelos fiéis. Segundo apurou o 97NEWS, a comissão organizadora do evento solicitou da empresa terceirizada a manutenção da iluminação na praça, mas a empresa não respondeu ao pedido. Conforme o colaborador da igreja, empresários do comércio local fizeram a doação de lâmpadas e manutenção no equipamento. A prefeitura ainda não se manifestou sobre as declarações da Paróquia Nossa Senhora Aparecida e São Cristóvão. Veja:



Caetité: Identificado um dos funcionários mortos na queda de torre de transmissão

Foto: Reprodução l WhatsApp l 97NEWS

Na quinta-feira (25), um grave acidente aconteceu no campo de obras da construção de  uma linha de transmissão na comunidade de Lagoa de Felix Pereira, zona rural de Caetité. Segundo apurou o 97NEWS, operários de uma empresa do setor energético, trabalhavam no local quando uma das torres apresentou problemas na  estrutura, vindo ao solo logo em seguida. Dois operários estavam na torre na hora do acidente, não conseguiram descer e morreram com a queda do equipamento. Outros funcionários também ficaram feridos e foram encaminhados para o Hospital da cidade com ferimentos. Uma das vítimas é o piauiense Izael Passos de Sousa, natural da cidade de Brasileira. Izael era casado e deixa dois lhos. A segunda vítima da cidade do Paraná, não teve o nome revelado. O Departamento de Polícia Técnica de Guanambi foi acionado e efetuou o levantamento cadavérico. Os corpos foram levados ao IML de Guanambi.



Acidente em construção de linha de transmissão tira a vida de dois operários em Caetité

Foto: Whatsapp l 97NEWS

Na manhã desta quinta-feira(25), por volta das 9h40, um grave acidente aconteceu no campo de obras da construção de  uma linha de transmissão na comunidade de Lagoa de Feliz Pereira, zona rural de Caetité. Segundo as primeiras informações, operários de uma empresa do setor energético, trabalhavam no local quando uma das torres apresentou problemas na  estrutura, vindo ao chão logo em seguida. Dois operários estavam na torre na hora do acidente, não conseguiram descer e morreram com a queda do equipamento. A polícia militar foi acionada e isolou a área do acidente. Peritos do IML investigam a causa real do acidente. A empresa ainda não se manifestou sobre o acidente.

Foto: Whatsapp l 97NEWS


Quadrilha fortemente armada com carros clonados da PF, leva 750 kg de ouro do aeroporto de Cumbica

Foto: Divulgação l Polícia

Um grupo de homens fortemente armados disfarçado de policiais federais invadiu o terminal de cargas do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, por volta das 14h30 desta quinta-feira (25), e roubou cerca de 750 quilos de ouro, carga avaliada em US$ 30 milhões (cerca R$ 113 milhões). Segundo o site G1, eles entraram no aeroporto com duas viaturas clonadas da Polícia Federal, sem placas, uma modelo Triton e a outra, uma Pajero Dakar. No terminal, roubaram um carro-forte da Brink's com ouro. Os quatro homens estavam com roupas de policiais federais, distintivos, encapuzados, com pistolas, fuzil e carabinas. 

Foto: Divulgação l Polícia

O grupo rendeu o chefe da logística, colocou a carga no carro e levou o refém. De acordo com informações iniciais da Polícia Rodoviária Federal, os bandidos mantiveram a família do supervisor da logística refém na noite anterior e tiveram acesso a informações privilegiadas. Câmeras de segurança registraram a ação dentro do terminal. Depois, as viaturas clonadas foram abandonadas na Zona Leste de São Paulo, os ladrões entraram em uma camionete S-10 e em uma ambulância com a carga roubada. O helicóptero da polícia não pode sobrevoar a região do aeroporto, o que dificulta as buscas. A carga estava indo para Zurique, na Suíça, e Nova York, nos Estados Unidos. 



Sem tolerância, motoristas de Brumado reclamam das notificações da Área Azul

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Após um mês da instalação do estacionamento rotativo em Brumado, a Área Azul, o sistema que começou a ser cobrado na última segunda-feira (22), já tem causado muita revolta entre os motoristas. Entre elas, quem depende da cobrança eletrônica, reclama que o aplicativo tem falhas na hora de digitar a numeração da vaga e também da falta de tolerância. A vereadora Ilka diz que enviará projeto à Câmara para que se tenha tempo tolerância para regularizar a área azul. Antônio Carlos é vendedor e diz que já presenciou vários transtornos. “Um cliente entrou na loja rapidinho e pagou uma nota, tudo em menos de dez minutos. Quando chegou na rua já tinha uma notificação no valor de R$ 20 no parabrisa do carro.” Segundo ele, além da falta de tolerância com quem está procurando tíquetes, os próprios vendedores estão aplicando multas. “Os vendedores estão aplicando as notificações, enquanto que em Conquista, Caetité e Gunambi, a notificação só pode ser emitida após os 15 minutos ou na presença de uma autoridade de trânsito e poucas pessoas sabem disso.” A motorista Mariana Coqueiro conta que já recebeu a notificação enquanto entrou no banco para sacar um valor. “Estava pegando o celular para digitar a vaga no aplicativo e, quando percebi, já estava com a notificação no limpador do vidro.” Para tentar resolver os problemas, Mariana diz que não sabe onde resolver o problema. “É difícil isso porque nós não achamos vendedores e não tem tolerância. Se você desce para ir numa loja e não encontra o vendedor, na volta vai ter uma notificação no seu carro”, finaliza.



Livramento de Nossa Senhora: 'Operação Elemento 79' prende suspeitos de roubo à joalheria

Foto: Whatsapp l 97NEWS

Em uma ação conjunta, as policias Civil e Militar, cumpriram na manhã desta quinta-feira (25), mandados de prisão, busca e apreensão, nos Bairros Benito Gama, Taquari, e Rua do Fogo, em Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado. Segundo a Polícia, o alvo da operação eram os suspeitos do furto a uma joalheria na Praça 6 de Outubro, centro da Cidade, fato ocorrido na madrugada do dia 24 de Junho. A operação resultou na prisão de um suspeito e três pessoas conduzidas. Conforme a Polícia, durante a ação, um individuo conseguiu fugir. Investigadores da 20ª Coorpin de Brumado, que coordena as ações da Policia Civil em Livramento de Nossa Senhora, também participaram da operação que foi denominada de “Elemento 79”, nome muito usado pela Policia quando se trata de comercialização de ouro, fazendo referência ao número atômico, termo usado na física e na química, para designar o número de prótons, encontrados no núcleo de um átomo.



Bahia gerou mais de 2,3 mil postos de trabalho em junho deste ano

Foto: Reprodução

A Bahia gerou 2.362 postos de trabalho com carteira assinada em junho de 2019. O resultado decorre da diferença entre 46.922 admissões e 44.560 desligamentos. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), sistematizadas pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais do estado (SEI). Setorialmente, em junho, sete segmentos contabilizaram saldos positivos: Construção Civil (+1.563 postos), Serviços (+934 postos), Comércio (+470 postos), Indústria de Transformação (+194 postos), Extrativa Mineral (+67 postos), Serviços Industriais de Utilidade Pública (+25 postos) e Administração Pública (+9 postos). Por outro lado, apenas a Agropecuária (-900 postos) registrou saldo negativo. No primeiro semestre, sete setores de atividade registraram saldos positivos: Construção Civil (+10.055 postos), Serviços (+8.830 postos), Agropecuária (+7.706 postos), Indústria de Transformação (+3.754 postos), Extrativa Mineral (+526 postos), Administração Pública (+417 postos) e Serviços Industriais de Utilidade Pública (+252 postos). Em contrapartida, Comércio (-2.134 postos) apresentou saldo negativo. Em relação ao saldo de postos de trabalho, a Bahia (+2.362 postos) ocupou a primeira posição dentre os estados nordestinos e a quarta dentre os estados brasileiros em junho de 2019. 



Brumado: Para atrair clientes, comércio oferece taxa de estacionamento como desconto na compra

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na hora de ir às compras, não ter onde estacionar o veículo é um problema que causa irritação para boa parte dos consumidores. E muitos proprietários de veículos desistem de comprar algo por não conseguir estacionar o carro ou a moto próximo ao comércio. Com a implantação da Área Azul no município, muitos questionamentos foram levantados sobre a possível evasão dos clientes ao comércio local. Mas como já foi dito aqui pelo próprio secretário de Administração que "toda mudança é um processo de adaptação", parece que os comerciantes aprenderam cedo como isso acontece. Bastou ser implantada na cidade, a Área Azul passou a ser motivo de descontos na hora da compra, como à exemplo, uma hortifrúti do centro de Brumado resolveu presentear os clientes com a taxa do estacionamento rotativo por cerca de uma hora. Segundo o dono do empreendimento, "na compra de R$ 40, o cliente ganha a taxa da Área Azul referente a uma hora", ou seja, a cada compra no valor anunciado, o cliente terá o desconto de R$ 2. Para o empresário, essa é uma medida de atrair clientes e manter o comércio aquecido. "Estamos numa área comercial da cidade, muitos precisam estacionar, então para não perder a clientela, oferecemos o desconto. Nada mais justo aos nossos clientes", relatou o empresário. 



Brumado: Alunas do curso de direito da UNEB usam como tema de TCC, prática restaurativa aplicada pelo CEJUSC

Foto: Divulgação

Duas alunas do curso de Direito da Universidade Estadual da Bahia (UNEB), Campus XX de Brumado, estiveram no Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos (CEJUSC) para realizar pesquisas sobre como funciona os Círculos de Construção de Paz (CCP), uma prática restaurativa realizada pelo CEJUSC/Brumado como instrumento de acesso à Justiça Penal. As alunas, Joyce Kelly Vieira Fialho e Mariana Leite Muniz decidiram usar a prática aplicada pelo órgão como tema do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), diante do sucesso que tem sido o CCP no município. Sua aplicação busca uma conexão entre as partes de forma igualitária, em um espaço seguro e respeitoso. Diferente do que acontece na mediação, o método circular promove o envolvimento também dos mediadores na busca pela solução do conflito. Com o intuito de conhecer esses profissionais, as alunas da UNEB foram orientadas pela docente Sheila Marta Carregosa e coorientadas pela docente Ana Paula Sotero, para entrevista com o coordenador desse serviço e facilitador dos Círculos de Construção de Paz, Luís Antônio Meira, para melhor compreender como ocorre o procedimento restaurativo, desde a chegada dos interessados ao serviço, perpassando os pré-círculos, o círculo e o pós círculo. Para o CEJUSC foi uma honra receber as discentes de Direito. "Nos sentimos honrados e esperamos que com a apresentação do TCC não só os alunos, mas a sociedade Brumadense como um todo tenha a oportunidade de melhor compreender e analisar a prática restaurativa aplicada através do CCP, por este CEJUSC, uma vez que, o acesso a Justiça penal é um assunto de grande relevância social". Por fim, o CEJUSC ainda acrescentou que "as discentes deixarão para a Academia e a população uma grande contribuição bibliográfica por ser o primeiro TCC do curso de Direito da UNEB, Campus XX, a abordar essa temática", disse.



Nome de Glauber Rocha é ignorado em discurso de Bolsonaro na inauguração do novo aeroporto em Conquista

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Durante os discursos oficiais que fez na inauguração do aeroporto em Vitória da Conquista, nas falas para convidados e uma direcionada ao público, o presidente Jair Bolsonaro (PSL)não mencionou o cineasta conquistense Glauber Rocha. Na terça-feira (23), as duas filhas de Glauber se manifestaram nas redes sociais sobre a inauguração do terminal que leva o nome do pai delas. “Nesse momento de perda da memoria, de retrocesso, onde a cultura e todo o âmbito da dignidade humana é atravessado por uma consciência sórdida, nesse ano que Glauber faria 80 anos e é homenageado no aeroporto de sua terra Vitoria da Conquista, faz-se necessário não transformar o uso indevido de seu nome para propósitos políticos e ideologistas, de um homem que não mais está aqui, e sim celebrar e reincendiar sua visão de um Brasil liberto, que deve estar ao lado dos que sonham e lutam, com a coragem e a entrega que ele manifestou em vida”, escreveu Ava Rocha. Segundo Paloma Rocha, outra filha de Glauber, não há o que comemorar sobre o uso do nome do cineasta neste momento. Elas criticaram o modo como a cultura tem sido encarada pelo novo governo, situação que não seria celebrada pelo pai. 



Brasil Profissional oferta cursos para Brumado!

Foto: Divulgação

O Instituto Brasil Profissional convida você para fazer  os cursos de: atendente de farmácia, atendente de laboratório, agente de saúde, cuidador de idosos e primeiros socorros (horários das 8h às 10h); Designer de sobrancelhas, depilação profissional e manicure/pedicure (horários das 10h às 12h); Cabeleireira, maquiagem profissional e massagem relaxante (horários das 13h às 15h); Administração, vendas, gerente de loja, operador de caixa e recepcionista (horários das 15h às 17h). Cursos somente aos sábados e com duração de três meses. Inscrições em horário comercial na Escola Nossa Senhora de Fátima (ENSF) por apenas R$ 10 reais e mensalidade promocional de R$ 50 até sexta-feira, dia 26 de julho. Não perca tempo, vagas limitadas! Para participar, basta ter a partir de 13 anos e a escolaridade é livre. Os documentos necessários são: cópias de RG e CPF. Aula inicial no próximo sábado, dia 27 de julho. Os participantes terão benefícios como: taxa de emissão do certificado de 40 horas de curso, válido, registrado e reconhecido em todo país. Dê um Upgrade no seu currículo, acesse www.brasilprofissional.com.br e conheça mais.



Brumado: Agentes de trânsito orientam novas sinalizações no bairro Santa Tereza

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

As mudanças no trânsito de uma cidade são necessárias na medida em que seu fluxo de veículos aumenta. E uma dessas principais mudanças é na sinalização de ruas, onde de acordo com a necessidade, a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) realiza de maneira gradativa para melhorar a trafegabilidade no meio urbano. Uma dessas mudanças está gerando confusão entre os motoristas no bairro Santa Tereza com a proibição do acesso entre a Rua Ápio Cardoso da Paixão com a Rua Antônio F. da Silva, que passou a ser contramão para quem vem sentido antigo "Bar de Zira" à "Rua da Máxima". Para orientar a nova sinalização, agentes de trânsito foram direcionados para trabalhar na via. De acordo com o agente de trânsito Franco, a cerca de trinta dias a placa foi implantada. “Nesse momento nós vamos orientar os condutores de forma educativa, não vamos notificar. Essa mudança foi necessária por conta do perigo que a via oferecia ao condutor que vinha da Rua F. da Silva sentido Ápio Cardoso da Paixão, por conta do local não oferecer visibilidade”, afirma o agente. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Além da orientação, o agente passa o dia na via para ver o comportamento dos motoristas com a modificação do trânsito. “Eu acredito que em alguns meses a população se acostume e vai ser bom para todo mundo”, diz. O motorista Paulino disse que a via é um acesso fácil para ele, mas se há mudanças, ele tem que aceitar. “Essa rua sempre foi meu acesso, mas agora tenho que descer por outra via mais abaixo para ir a minha casa”, comenta. A sinalização foi implantada a cerca de quarenta dias, mas segundo os condutores, devido ao local em que ela foi implantada, dificulta a visibilidade do condutor. "Como eu já estou acostumado passar por aqui ha 20 anos, praticamente fica na mente a rota, mas o que dificulta aqui é enxergar essa placa de longe, porque ela fica em um ponto cego da via", relatou Joaquim Lisboa, outro motorista que foi orientado pelos agentes da SMTT.



O grupo 'Arte na Praça' convida você e sua família para a 2ª Feira de Artes em Brumado

Foto: Divulgação

O grupo Arte na Praça realiza mais um evento em Brumado com artesanatos na Praça do Jurema, onde haverá apresentação e exposição de trabalhos artesanais feitos por artesãos da cidade, comidas gourmet e culinária da região. O evento será realizado na próxima sexta-feira, dia 02 de Agosto, a partir das 17h. Esperamos por vocês!



Homem é morto a tiros e outro é baleado na mesma noite em Brumado

Foto: 97NEWS

Um homem morreu e outro foi baleado durante a noite desta quarta-feira (24) em Brumado, no Sudoeste da Bahia. Segundo a Polícia Militar, o homicídio aconteceu no bairro Malhada Branca. Charles Alves Paixão, 27 anos, foi encontrado com disparo de arma de fogo, na Rua Cassemiro Meira Sertão. A vítima veio a óbito no local. A tentativa de homicídio aconteceu na Rua Pedro e Serra, no bairro São Jorge. A vítima foi identificada como Danilo Damasceno Silva, 18 anos. Ele foi baleado e levado para o Hospital Municipal Professor Magalhães Neto. Não há informações sobre o seu estado de saúde. Ainda segundo a PM, as guarnições ainda estão em operação para identificar e deter os autores dos disparos. Os crimes foram registrados na Delegacia de Brumado. Até o momento, ninguém foi preso.

Foto: 97NEWS


Tio é preso suspeito de estuprar sobrinha de 5 anos em Riacho de Santana

Foto: Divulgação l Polícia Civil

Um homem de 33 anos foi preso na tarde de quarta-feira (24), suspeito de praticar estupro de vulnerável contra a sua própria sobrinha de 5 anos, no município de Riacho de Santana. Segundo a Polícia, Manoel Alves de Oliveira, em abril deste ano, o Conselho Tutelar encaminhou um relatório denunciando o estupro contra a menor. Ao ser ouvida, a vítima confirmou a denúncia e relatou com detalhes como os abusos ocorriam. Em seguida, a menor foi submetida a exame de corpo delito e o laudo pericial confirmou a materialidade do crime. Diante disso, a Polícia prendeu Manoel e encaminhou o acusado a Delegacia de Riacho de Santana, onde permanece preso à disposição da justiça. 



Paciente do DF recebe transplante de coração vindo de Vitória da Conquista

Foto: Divulgação l FAB

Uma paciente de 46 anos, internada no Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF), recebeu na tarde da última terça-feira (23) um novo coração doado em Vitória da Conquista. Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) e um helicóptero do Corpo de Bombeiros do DF auxiliaram no transporte do órgão. O trajeto de quase 800 quilômetros foi feito em duas horas e meia. O tempo máximo que um coração pode ficar fora de peito, até ser transplantado, é de quatro horas. O doador sofreu um acidente de trânsito em Conquista e não resistiu aos ferimentos. A mulher que recebeu o órgão passa bem. De acordo com a Central Nacional de Transplantes, quando há doação e o estado não tem condições de fazer o transplante -- por não ter receptor, ou não ter logística viável -- é feito um estudo para saber qual localidade tem melhores condições de receber o órgão. Segundo a Central Estadual de Transplantes do DF, "a escolha do DF ocorreu porque a paciente estava classificada como grave e urgente. Além disso, era o local que teria condições de fazer o transporte do órgão com maior agilidade".