ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso

Bahia: Homem é preso por tentar esfaquear ex e sequestrar filho da vítima

Anvisa decide nesta sexta se mantém proibição a venda de cigarros eletrônicos

STF retoma julgamento para definir se decisão judicial pode bloquear aplicativo de mensagens

Resolução autoriza detentas trans e travestir podem escolher entre presidio feminino ou masculino

Livramento de Nossa Senhora: Jovem é alvejado e morto por dois indivíduos

Brumado: PRE apreende picape com documentação adulterada

Polícia prende homem acusado de manter tio idoso em cárcere privado na Bahia

Justiça determina prisão preventiva para mulher que levou idoso morto para fazer empréstimo em banco

Plantação que renderia 1 tonelada de maconha é erradicada no interior da Bahia

Falso advogado abre banco no Oeste da Bahia e é acusado de golpe pelos clientes

Justiça autoriza estudante com questões de saúde mental a cultivar maconha medicinal na Bahia

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Baixa procura por mamografias preocupa autoridades de saúde em Brumado

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga

Polícia Civil apreende maquinário avaliado em mais de meio milhão em Vitória da Conquista

Brumado: Jogos da 1ª Copa Brahma de Futsal terão início hoje (18)



BUSCA PELO ARQUIVO "07/2018"

Como as ferramentas de análises de dados podem ajudar na previsão do resultado das eleições

(Imagem Ilustrativa)

As eleições presidenciais estão se aproximando e o cenário brasileiro ainda é muito incerto. Essa é a época em que os institutos de pesquisa trabalham a todo o vapor para tentar prever os resultados, mas o cenário do processo desse ano no Brasil é um desafio. Com muitos candidatos na disputa e a confiança do eleitor brasileiro abalada, as intenções ficam pulverizadas e difíceis de prever com as pesquisas tradicionais. As pesquisas de opinião fazem sucesso por aqui. Nas eleições para presidente de 2014, segundo o Tribunal Superior Eleitoral, foram registradas em torno de 2.429 pesquisas de intenção de voto e boca de urna de vários institutos. No Brasil, poucas vezes os resultados das eleições não seguiram as tendências apontadas nas consultas ao público. Porém, olhando para a última eleição presidencial dos Estados Unidos – quando, aparentemente as pesquisas apontavam a vitória de Hilary Clinton – vemos que cada vez mais, o eleitor está pulverizado em muitas opiniões sobre diversas frente de trabalho dos candidatos. Em um artigo de Hu Yoshida, CTO Global da Hitachi Vantara, sobre o que os dados tinham a dizer sobre as eleições presidenciais dos EUA, ele chega a dizer que, na verdade, o que estava errado naquelas ditas predições era que os dados foram coletados e interpretados com um envolvimento emotivo.

 

 

Fato é que, muitas vezes as pesquisas têm falhado ao apontar os vencedores das eleições, ou até mesmo um cenário confiável para realizações de novos turnos pois os dados estão sendo interpretados de forma independente – sendo que, com a inteligência de análises de dados atual deveria juntar pesquisas pró e contra determinados candidatos, para efetivamente interpretar um resultado. Vide a última eleição para a Prefeitura de São Paulo, em que todos os prognósticos apontavam o segundo turno entre o então atual prefeito e o candidato que acabou sendo eleito. Só que no primeiro turno, com larga margem. Diante disso surge a pergunta: será que os métodos utilizados são superficiais e não mostram a verdadeira intenção das pessoas? Se sim, como é possível realizar pesquisas mais acuradas e conseguir previsões melhores? Uma boa solução pode ser não apenas perguntar em quem as pessoas irão votar, mas analisar seus comportamentos e reações a diferentes abordagens. Uma pessoa com tendências progressistas, por exemplo, não receberia bem uma notícia sobre privatizações. Ao explorar essas respostas, é possível entender bem mais sobre o comportamento do eleitor do que por uma simples enquete. Há um outro ponto importante. Além das pesquisas terem de ser melhor analisadas, a Lei Geral de Proteção de Dados, aprovada pelo Senado, obrigará os pesquisadores a repensar suas estratégias para chegar aos resultados. Com ela, para utilizar dados coletados em pesquisa, é necessária a permissão das pessoas envolvidas, por meio de um termo de adesão no qual concordam em fornecer as informações. Mais do que nunca, então, a tecnologia passa a ter um papel importante - ela estará presente na coleta de diferentes informações – especialmente autorizações para uso de dados - e também agilizará os métodos de pesquisa, organizando e estruturando os dados coletados de diferentes plataformas, e, consequentemente, criando uma amostragem mais precisa. Ferramentas de integração e análise de dados já existentes no mercado, como o Pentaho, da Hitachi Vantara, são bons exemplos de soluções que permitem entender além do que é dito. Com elas, já é possível compreender o comportamento do eleitor de forma mais precisa, especialmente em momentos políticos como os de hoje, difíceis e instáveis. Nesse cenário, a tecnologia nos ajudará a não somente a prever, mas também a antecipar comportamentos e entender as necessidades do eleitor, contribuindo para a o exercício da democracia do nosso país.

CONTINUE LENDO


Brumado: Motorista atropela ciclista e foge sem dar socorro

O ajudante de pedreiro teve ferimentos no rosto e ainda continua sentindo dores no corpo (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A nova Legislação de Trânsito no Brasil vem endurecendo contra os motoristas infratores, tanto que hoje dirigir embriagado e causar um acidente com vítimas pode incorrer na prática de homicídio doloso. Essa rigidez é resultado de inúmeros atos de irresponsabilidade por parte dos condutores que muitas vezes ceifam vidas inocentes, causando dor e tristeza aos familiares das vítimas. Na noite desta terça-feira (24), um brumadense, Maxuel Silva (29), que trabalha como ajudante de pedreiro poderia ter entrado para estas tristes estatísticas, já que acabou sendo vítima de um atropelamento. O fato ocorreu por volta das 19h, na Praça Armindo Azevedo, no centro da cidade bem em frente à sede do CDL, aonde um veículo que veio em alta velocidade acabou atropelando a sua bicicleta e o lançando a alguns metros de distância. Vale ressaltar que andar de bicicleta em Brumado hoje em dia com o trânsito caótico que existe é uma verdadeira aventura. O motorista, segundo a vítima, não parou para dar socorro, fugindo rapidamente do local do acidente. Em contato com o 97NEWS, Maxuel explicou que “eu fui comprar remédio para meu filho recém-nascido, quando, de repente eu me vi lançado ao chão, foi tudo muito rápido”. Questionado se ele visualizou a marca ou placa do veículo, ele respondeu que “como eu disse, foi uma fração de segundos, não deu para ver nada”. O ajudante de pedreiro ficou inconsciente devido ao choque com o solo e teve que ser levado pela equipe do SAMU192 para o Hospital Magalhães Neto. Ele foi medicado e, por sorte, a princípio, só teve escoriações leves e hoje já teve alta, mas ele afirmou que ainda sente muitas dores e não conseguiu trabalhar hoje, o que trouxe prejuízos para a sua família. Ele registrou uma queixa na DP e o caso pode ser desvendado com a ajuda de câmeras de videomonitoramento que podem levar a identificação do autor do atropelamento.



Brumado: ‘A catarata me deixou cego e agora não quero que minha filha fique também’, clama pai desesperado

O pai clama por ajuda para que sua filha também não perca a visão (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A perda da visão é uma das piores coisas que pode acontecer com o ser humano, que, privado de ver o mundo como ele é, acaba entrando muitas vezes num quadro depressivo. Isso ocorreu com o brumadense Hermelino de Oliveira Souza (43), que nasceu com catarata congênita e, devido a isso, já que com 11 teve uma das vistas perdida. Ele não baixou a cabeça e, como ambulante, foi tocando a sua vida, só que, em 2007, a doença se agravou e ele acabou perdendo a visão por completo. Casado ele tem uma filha de 07 anos, Maria de Fátima, que acabou herdando a doença. Ela que já fez uma cirurgia no olho direito, agora, está com a doença em estágio avançado e, caso não venha a realizar o procedimento cirúrgico com rapidez, corre o risco de perder a visão por completo como seu pai. Então diante dessa eminência, Hermelino está iniciando uma campanha de doações para a realização da cirurgia que está orçada em cerca de R$ 12 mil. Ele falou com o 97NEWS e clamou que “eu não querer ver a milha filha sofrer o que eu sofro, então me ajudem, pois ela é somente uma criança cheia de sonhos e não quero que esses sonhos sejam destruídos”. Então quem quiser contribuir com essa nobre causa pode entrar em contato pelo celular: (77) 9.9915-6396  ou pelo whatsapp (77) 9.9847-4797.



‘A vinda do Grupamento do Corpo de Bombeiros é uma luta dos filhos de Brumado’, reafirma presidente do Legislativo

A audiência aconteceu em junho na sede do Corpo de Bombeiros da Bahia (Foto: 97NEWS Conteúdo)

Um incêndio ocorrido na tarde dia 10 de maio em uma oficina de Brumado, o qual teve uma grande repercussão na mídia, acabou disparando o gatilho para que o município viesse a ter a sua tão esperada unidade operacional do Corpo de Bombeiros, seja ela brigada ou sub- brigada. Por uma feliz coincidência, na noite do mesmo dia o presidente do Poder Legislativo de Brumado, vereador Léo Vasconcelos estava numa cerimônia em Salvador na qual estava presente o comandante do Corpo de Bombeiros na Bahia, coronel Francisco Luiz Telles de Macêdo. Não deixando de desperdiçar a oportunidade, ele mostrou a matéria do incêndio e ressaltou a grande urgência em Brumado receber um grupamento do Corpo de Bombeiros. O comandante foi muito receptivo e deu o “start” para que o processo se iniciasse. No dia 12 de junho, o presidente da Câmara, juntamente com o prefeito Eduardo Vasconcelos, estiveram reunidos em uma audiência no Comando Geral do Corpo de Bombeiros da Bahia, onde foram recebidos pelo major Valdir Ferreira Júnior (foto acima) que agendou uma visita a Brumado para conhecer as condições do município e também escolher o local para abrigar a unidade.

O incêndio ocorrido em uma oficina da cidade voltou a chamar a atenção para a urgência da vinda de um grupamento do Corpo de Bombeiros para Brumado (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Nesta segunda-feira (24), o referido major esteve em Brumado e, juntamente com o prefeito, avaliou alguns possíveis locais para que a unidade fosse instalada. Nos corredores da política local vários comentários e críticas apontavam que políticos que dizem representar Brumado não se moveram nesse sentido, mas conseguiram êxito em levar um grupamento para Guanambi. O 97NEWS entrou em contato com Léo Vasconcelos, o qual reafirmou que “a nossa luta para trazer um grupamento do Corpo de Bombeiros para Brumado está cada vez mais firme e, possivelmente, a unidade poderá ser instalada ainda este ano” e continuou argumentando que “o processo de implantação continua em andamento, tanto que, ontem, o major Vadir Ferreira Júnior esteve em Brumado para escolher o local para abrigar a unidade”. E fez questão de exaltar que “essa é uma luta conjunta do Executivo e do Legislativo, dos verdadeiros filhos de Brumado, pois sabemos que a cidade hoje teve um desenvolvimento muito significativo e, diante disso, se faz necessária uma unidade do Corpo de Bombeiros na cidade”.  



Preocupante: População da Bahia deverá começar a diminuir a partir de 2035, diz IBGE

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, nesta quarta-feira (25), os resultados da Projeção da População, revisada em 2018, até o ano de 2060. Segundo o instituto, as estimativas da Projeção da População levam em conta o histórico das componentes demográficas (nascimentos, mortes e migração) e traçam hipóteses para o futuro. Elas são constantemente monitoradas e periodicamente revistas para garantir sua máxima aderência à realidade. Em 2018, pela primeira vez, o IBGE revisou a projeção usando os dados do registro civil de nascidos vivos, para os anos de 2001 a 2016. A pesquisa revela que a maior redução no número de nascimentos do país, por um lado, e a manutenção da maior migração de saída dentre os estados, por outro, deverão fazer a população baiana começar a diminuir daqui a menos de 20 anos. A Bahia deverá ser o segundo estado brasileiro a iniciar o processo de decréscimo populacional, a partir de 2035, depois apenas do Piauí, que deverá ver sua população começar a diminuir em 2032. A redução da população baiana, a ser iniciada em 2035, deverá levar o estado a ter, em 2060, 13.825.958 de moradores, 6,7% ou 986.659 pessoas menos do que se estima que tenha hoje, em 2018 (14.812.617 pessoas).

O gráfico mostra a projeção de queda na Bahia até 2035 (Foto: Reprodução)

Além de ser a segunda a começar a diminuir, a queda percentual da população da Bahia até 2060 (-6,7%) será também a segunda mais profunda, menor apenas que a redução populacional projetada para o Piauí (-9,8%). Comparando-se os extremos do período considerado (2018 e 2060), somente outros dois estados terão saldo populacional negativo: Rio Grande do Sul (-3,4%) e Alagoas (-2,8%). Mesmo perdendo população, a Bahia deverá se manter, ao longo de todo o período 2018/ 2060, como o quarto estado mais populoso do país. Continuará abaixo de São Paulo (que deverá ter aumento de 11,1% na população, comparando-se 2060 com 2018), Minas Gerais (+0,6%) e Rio de Janeiro (+2,8%) e acima do Paraná (+8,8%). A queda da natalidade é um dos fatores determinantes para a projeção de redução populacional na Bahia. Entre 2018 e 2060, o estado deverá ter o maior recuo percentual no número de crianças nascidas do país: -43,8%, passando de 211.097 para 118.648 nascimentos nesse período. O percentual de redução é o mesmo esperado para o Piauí. A migração de saída é também um fator decisivo para a redução da população na Bahia. Ainda que se projete uma redução de 20,5% no volume de migrações entre os estados até 2060, a Bahia deverá manter o saldo migratório mais negativo do país. A partir de 2030, estima-se que, em média, 34.692 pessoas deverão deixar o estado por ano, frente a uma estimativa, em 2018, de saída anual de 43.613 pessoas.



Eleições 2018: Período de convenções partidárias vai até 5 de agosto

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Vai até 5 de agosto a fase das convenções partidárias. Esse é o momento em que os 35 partidos brasileiros devem reunir seus filiados para decidirem eventuais coligações com outras legendas e, principalmente, escolherem os nomes para os cargos eletivos. Na eleição deste ano, os partidos poderão ter candidatos para preencher oito vagas: presidente e vice-presidente da República, governador e vice-governador, além de duas para senador, uma para deputado federal e uma para deputado estadual (ou distrital, no caso do DF). Quando se chega a esse período, muitas dessas decisões – se teremos candidatos próprios ou se apoiaremos alguém – já estão praticamente definidas por aqueles que têm maior peso na legenda, que são os dirigentes partidários. Os filiados têm um peso relativamente pequeno. Existem partidos que dão determinado peso se você é membro da executiva do partido, se você acumula essa função com um cargo de governador ou senador. Então, na verdade, quem controla é um pequeno grupo e essa decisão acaba sendo imposta à grande maioria dos filiados do partido. 

Para que as demandas da sociedade se reflitam mais diretamente nessas escolhas partidárias, é necessária uma mudança cultural do eleitor a fim de que se interesse e participe mais do cotidiano partidário e da vida política em geral. A Justiça Eleitoral acompanha, a distância, a realização das convenções partidárias. A relação desses candidatos tem que ser, necessariamente, encaminhada para a Justiça Eleitoral até 15 de agosto. Aí, sim, a Justiça Eleitoral vai receber esses pedidos de registro, fazer a análise de um a um e verificar se os candidatos preenchem as chamadas condições de elegibilidade e se nenhum desses candidatos incide em alguma inelegibilidade, ou seja, aquilo que tornaria o candidato um ficha limpa ou ficha suja. De acordo com a legislação, a Justiça Eleitoral tem até 18 de agosto para publicar o edital dos pedidos de registro de candidatos apresentados pelos partidos políticos ou convenções.



Projeto alternativo que valoriza o lazer e o meio ambiente transforma cenário do Bairro Apertado do Morro

O projeto promoveu uma transformação visual muito positiva na entrada do bairro (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A falta de ações mais abrangentes, especialmente na área de infraestrutura, faz com que muitos bairros periféricos de Brumado acabem no esquecimento e isso vem provocando uma onda de sucessivas reinvindicações ao poder público para que essa situação negativa seja revertida. Enquanto isso ainda não se estabelece, alguns exemplos começam a aparecer e mostrar que, mesmo sem apoio, é possível revitalizar os espações. No bairro Apertado do Morro, um dos que mais sofre com a falta de ações mais impactantes, um grande exemplo disso está ganhando notabilidade. Tudo começou com a iniciativa do morador Josemar dos Santos Oliveira, o popular “Bolacha”, o qual, após observar de forma mais criteriosa que a sua comunidade vinha reclamando por causa do lixo acumulado na entrada do bairro, ele decidiu reverter a situação e tornar a entrada do bairro muito mais bonita e agradável. Com pneus velhos e descartados na natureza, ele realizou uma grande atualização artística, tendo um enfoque muito interessante no quesito jardinagem, onde foram colocados vários tipos de plantas, o que tornou o ambiente muito mais agradável e atraente. A ideia agradou tanto, que outros moradores começaram a participar da iniciativa, e resolveram montar um parquinho para crianças. Com a participação da coletividade foi montado um balanço, uma gangorra e o jardim. O ambiente entre os moradores ficou muito melhor, tanto que outras pessoas de outros bairros da cidade já disseram que vão copiar a ideia, e levar a projeto de Josemar para praças abandonadas e terrenos que são usados como lixão. Então fica aí a prova que quando a comunidade se une, mesmo sem apoio do poder público, é possível criar espaços alternativos e fazer com que os locais se tornem áreas de lazer e entretenimento para os moradores.

O parquinho criou um espaço de lazer muito interessante para as crianças (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Brumado: Acontece entre os dias 10 a 12 de agosto o Congresso Regional das Testemunhas de Jeová 2018

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Acontece entre os dias 10 a 12 de agosto no Ginásio de Esportes Antônio Alves Ribeiro em Brumado, o Congresso Regional das Testemunhas de Jeová, com o tema “Tenha Coragem!". Serão três dias de palestras, entrevistas, apresentações em áudio e vídeo. O evento será aberto ao público e sem fins lucrativos, onde haverá a instrução da bíblica, além de educar e orientar as famílias para que tenham uma conduta correta e, consequentemente, sejam melhores cidadãos. Conforme o tema do congresso, se destacará  maneiras práticas de mostrar coragem ao lidar com os problemas de hoje e com os que ainda virão. O evento contará com uma assistência de aproximadamente 1960 pessoas e incluirá a participação de várias cidades da região. Simutaneamente ocorrerá vários congressos pelo Brasil, nos idiomas em Português, Alemão, Árabe, Chinês, Coreano, Espanhol, Francês, Guarani, Crioulo Haitiano, Hunsrik, Inglês, Italiano, Japonês, Libras e Talian. Toda a comunidade está convidada a participar. 



TRE-BA realiza pesquisa com a sociedade visando escolha das metas da Justiça Eleitoral para 2019

Foto: Divulgação

A Coordenadoria de Planejamento, Estratégia e Gestão (COPEG) disponibilizou a sociedade consulta pública para escolha das metas da Justiça Eleitoral no ano de 2019. Após pesquisa realizada com servidores e magistrados de todos os Tribunais Eleitorais do País, foram selecionadas cinco propostas de metas específicas da Justiça Eleitoral para 2019, dentre as quais uma será escolhida pela sociedade para vigorar a partir de 2019. Nesta 2ª etapa, é muito importante a participação de todos os servidores e magistrados do TRE-BA. A pesquisa está sendo realizada mediante questionário eletrônico disponível na internet até 31 de julho, e pode ser acessada na página do TRE-BA (Clique Aqui) e, também, nas redes sociais. O questionário foi preparado nos termos previstos pela Resolução CNJ nº 221/2016, que institui princípios de Gestão Participativa e Democrática na elaboração das metas nacionais e específicas, por todos os Tribunais do país. As metas constituem um passo indispensável para a oferta de uma prestação jurisdicional efetiva, célere, segura e democrática. Esta é a segunda ação do TRE-BA na implementação da Gestão Participativa 2018.



Projeto obriga divulgação na internet de estoques de medicamentos de farmácia pública

(Foto: 97NEWS Conteúdo)

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 9300/17, que obriga as instâncias gestoras do Sistema Único de Saúde (SUS) a disponibilizar nas respectivas páginas eletrônicas na internet os estoques de medicamentos presentes nas farmácias públicas que estiverem sob sua gestão, com atualização diária. Apresentado pelo deputado Eduardo Cury (PSDB-SP), a proposta inclui a obrigação na Lei Orgânica da Saúde (8.080/90). Pelo texto, a informação deverá ser divulgada de forma acessível ao cidadão comum. Segundo Cury, o projeto foi inspirado em iniciativa da prefeitura de São José dos Campos (SP), que desde 2017 divulga, por meio da internet, os estoques diários dos medicamentos disponibilizados para a população. “Muitas pessoas vão em busca de um medicamento que lhe foi receitado nas unidades de dispensação, mas são surpreendidos pela inexistência do produto, fato que pode se repetir diversas vezes”, afirma o deputado. “Pacientes perdem tempo e dinheiro nas visitas constantes às farmácias e não conseguem obter o remédio indicado”, completa.



Em preparação para o Intermunicipal 2018, Seleção de Brumado goleia equipe de Dom Basílio

Os últimos ajustes estão sendo feitos pela comissão técnica para que o time possa estrear com um bom nível de entrosamento (Foto: Divulgação)

Na noite desta terça – feira, 24, no Estádio Gilbertão, a Seleção de Brumado, em mais um jogo treino preparativo para a estreia no Intermunicipal no próximo dia 12 de agosto, goleou a equipe de Dom Basílio pelo placar de 6 a 1. Para o técnico Fernando Santos, o popular Fezinho, a partida serviu para observar os atletas e corrigir alguns posicionamentos da equipe, principalmente nas finalizações. Segundo ele, os treinos serão intensificados nas próximas duas semanas, principalmente na parte física e espera que a comissão que comanda a seleção garanta pelo menos mais dois jogos amistosos para que na estreia no intermunicipal a equipe esteja entrosada e possa representar bem o município neste que é o maior campeonato amador do mundo.



Jogo de Empurra: Avenida Lindolfo Azevedo Brito na BA-148 causa dor de cabeça a comerciantes e motoristas: 'Falta de respeito'

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A falta de manutenção na entrada da BA-148, na Avenida Lindolfo Azevedo Brito, em Brumado, está causando dor de cabeça aos moradores do local e a quem passa por ali. Há cerca de sete meses, nossa reportagem vem acompanhando a situação daquela via, que está parcialmente destruída. O asfalto foi destruído devido a falta de drenagem no local, nas últimas chuvas. Segundo um comerciante que preferiu não se identificar, os clientes já deixaram de comprar nas lojas que ali se localizam. “Como o local está quase intransitável, os clientes preferem ir para outras lojas, do que virem para cá. Os únicos veículos que por aqui passam são os das cidades vizinhas”. Segundo o pintor Daniel Santos, de 36 anos, vários veículos se acidentam no local. “Uma moça ontem passou com o carro e acabou se acidentando. Ela ficou nervosa e nós que fomos socorrer. Outro dia um motoqueiro caiu aí também”, contou. Segundo Daniel, além de veículos, todo dia alguém cai no local. Daniel lembra ainda que uma empresa terceirizada pelo governo chegou a visitar o local, realizando medições, mas até hoje a obra não começou. “Veio uma equipe aí e falaram que iriam começar a reforma. Sumiram. A prefeitura já sabe do problema, mas disseram que não é com eles”. Além dos acidentes, a falta de manutenção na avenida deixa uma das principais entradas da cidade com a cara feia, dando a impressão que o restante da cidade segue no mesmo padrão de infraestrutura.

Uma empresa terceirizada chegou a tampar os buracos e medir a via para a reforma (Foto: Luciano Santos l 97NEWS)

Moradores que acessam os bairros São José, Santa Tereza e Loteamento Santa Inês reclamam do problema, que segundo eles, o município poderia resolver. "Uma falta de respeito, conta Jean Clei. Usamos aquela avenida todos os dias para entrar no bairro São José, já perdi dois pneus ali, até quando vamos ficar nesse jogo de empurra empurra", questionou o motorista. Em seu programa semanal de rádio, o Prefeito Eduardo Vasconcelos disse que não vai assumir uma bronca, que é do Governo do Estado, e que não tem verba disponível para ficar gastando em problemas que não pertence ao município. "Brumado está pagando várias contas que seria do estado, pagamos todos os meses cerca de R$ 500 mil para bancar despesas na UTI, e não vamos tirar recursos do nosso município para pagar mais uma conta do estado", comentou. Subindo o tom ainda mais em sua fala no programa institucional, o gestor fez questão de frisar, "aquela saída ali é a BA-148, é da competência do estado, não está sobrando dinheiro para isso não." Finalizou.

Os buracos causam prejuízos aos motoristas (Foto: Luciano Santos l 97NEWS)


Celular se torna a principal forma de acesso à internet no Brasil

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A  conexão à internet somente pelo celular se tornou a forma mais comum de navegar na web no Brasil. A conclusão é da pesquisa TIC Domicílios 2017, produzida pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (CETIC.Br), vinculado às Nações Unidas e ao Comitê Gestor da Internet no Brasil. O levantamento divulgado hoje (24) é um dos mais importantes do país sobre o tema. Em 2017, 49% dos lares brasileiros dependiam de um celular para acessar a rede mundial de computadores. O índice foi pela primeira vez superior aos domicílios que usam tanto dispositivos móveis quanto computadores de mesa (os chamados desktops) para se conectarem. Dos lares pesquisados, 19% acessavam a internet mas não possuíam computador. A exclusividade da conexão móvel está mais presente nas classes de menor renda. Enquanto na classe A o índice de domicílios com acesso à web e computador é de 98%, nas classes D e E esse índice é de apenas 7%. Entre os usuários deste segmento, 80% dependem de um celular pra navegar. Essa prevalência se manifesta também nas áreas rurais (72%) e no recorte de gênero, estando presente mais entre mulheres (53%) do que entre homens (45%). 



Cantor Lulu Santos assume namoro com jovem guanambiense de 26 anos

Foto: Reprodução l Redes Sociais

O coração de Lulu Santos aterrissou em Minas, tudo indica que para uma longa escala, pelo menos é o que sugere um post publicado no perfill do cantor de 65 anos na terça-feira (24). Na publicação, Lulu divulgou seu namoro com o piloto Clebson Teixeira, de 26 anos, que é natural de Guanambi, mas vive atualmente em Belo Horizonte. Mas a confirmação do namoro só veio mesmo por meio dos comentários do próprio himaker no post. A união já recebeu as bênçãos da diva do axé e colega de júri do Programa The Voice Brasil, Ivete Sangalo, que curtiu a postagem e comentou: “Beijo de dinda!”. Fernanda Gentil, que namora a jornalista mineira Priscila Montandon, Tiago Leifert, Ana Furtado, Michel Teló e Fátima Bernardes também curtiram a publicação do cantor. Nas redes sociais, Clebson aparenta ter uma vida longe dos holofotes. O guanambiense, é formado em sistemas de informação pela Faculdade Pitágoras, desde dezembro de 2016. Ele largou a cidade natal no ano de 1992 e já morou em Riolândia (SP), Prata (MG) e Arujá (SP). Além do interesse por Lulu e pelo mundo da tecnologia de informação, ele se mostra bastante preocupado com a saúde. Em seu perl no Instagram, tem várias publicações suas correndo. Inclusive, Clebson subiu ao pódio dos campeões no Circuito das Estações 2018, na terceira colocação. 



Brumado: Mototaxistas prometem grande ato de protesto nesta quarta-feira (25)

A classe que é tida como desunidade, acabou se unindo em torno dos protestos (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

As sucessivas crises econômicas que fizeram que a frágil geração de renda e emprego em Brumado ficasse cada vez mais moribunda, fizeram com que a atividade de mototáxi fosse uma das grandes alternativas para que, principalmente, os jovens, não ficassem na ociosidade. Com o passar dos anos o crescimento do setor foi muito alto, tanto que alguns arriscam a dizer que são cerca de 2mil pessoas em Brumado que sobrevive deste serviço. Com os aumentos sucessivos da gasolina, o preço praticado durante anos de R$ 3,00 teve que ser deixado de lado e, agora, o valor da corrida em praticamente toda a cidade é de R$ 4,00. A categoria que ainda não é regulamentada e vive ainda meio aos “trancos e barrancos” já que não se respeitam os direitos trabalhistas e até dos usuários em caso de acidente, além de não pagar impostos; nunca foi tida como unida, atuando ao melhor estilo “cada um por si”, só que nesta terça-feira (24), foi dado um “pisão no calo coletivo”, já que uma locadora fez uma promoção de inauguração colocando o preço a R$ 3,00. A reação foi em cadeia e se espalhou com muita velocidade por meio das redes sociais, onde um movimento de protesto composto por vários mototaxistas rapidamente foi ao local intimidar a novo locadora, dizendo que seria uma traição à categoria. Indignados, já que outra locadora também resolveu fazer uma promoção do mesmo gênero, os mototaxistas começaram a organizar um ato de protesto que terá uma grande motocarreata, que deverá ganhar as ruas de Brumado nesta quarta-feira (15). Eles farão um protesto na frente da prefeitura municipal, já que acusam o poder público de fechar os olhos para a situação e também irão à Câmara de Vereadores de Brumado, entregar um manifesto em forma de documento solicitando que a regulamentação dos serviços possa ser efetivada o quanto antes, já que, até hoje, foram só feitos ensaios nesse sentido. A questão divide opiniões já que têm os que defendem que o preço de R$ 4,00 é caro demais e fora da realidade de Brumado. Já na outra extremidade existem os que alegam que o litro da gasolina custa R$ 5,00, então seria impossível trabalhar com um preço menor que 4 reais.



Cantora Demi Lovato é internada após sofrer overdose, diz site dos EUA

Demi Lovato já tinha sido internada em clínica de recuperação para dependentes químicos (Foto: Reprodução)

A cantora americana Demi Lovato foi internada hoje (24) após sofrer uma overdose. A informação foi divulgada pelo site TMZ. A artista de 25 anos deu entrada em hospital em Los Angeles, nos Estados Unidos. De acordo com o portal, Demi sofreu "o que parece ser uma overdose de heroína". Ela estava em casa, em Hollywood Hills, e saiu em direção ao centro médico. 



Suspeita de fraude, ex-prefeita de cidade baiana eleva patrimônio em 426%

Conhecida como "Minininha" a ex-prefeito é alvo de investigação (Foto: Reprodução)

A ex-prefeita de Maiquinique, no sudoeste baiano, Maria Aparecida Lacerda Campos (PSD), suspeita de envolvimento direto num suposto esquema de corrupção que, segundo a Polícia Federal, causou prejuízo de R$ 1,5 milhão aos cofres públicos, elevou seu patrimônio em 426% durante a gestão 2013-2016. Nas eleições de 2012, Minininha, como é conhecida a ex-gestora, registrou como patrimônio no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apenas uma picape Strada ano 2008 avaliada em R$ 38 mil. No cargo de prefeita, com salário de pouco mais de R$ 10 mil, passou o veículo adiante e comprou outro do mesmo tipo, só que ano 2014/2015, por R$ 38 mil e a Fazenda Duas Irmãs (85 hectares) por R$ 200 mil.

 

O novo veículo e a propriedade rural, localizada numa área de grande criação de gado de corte e leite, foram registradas por Menininha na declaração de bens das eleições de 2016, quando ela tentou se reeleger, mas foi derrotada pelo atual prefeito Jesulino de Souza Porto (DEM). O quadriênio 2013-2016 em que Minininha ficou no poder, elevando o patrimônio de R$ 38 mil para R$ 238 mil, é quando ocorreram desvios de verba do Ministério das Cidades para calçamento de ruas, informa a Polícia Federal, que nesta terça-feira (24) realizou a operação Ciranda de Pedra para dar fim ao suposto esquema. Da operação participaram 60 policiais federais, acompanhados de nove auditores da Controladoria Geral da União (CGU) e que cumpriram 20 mandados de busca e apreensão e catorze mandados de intimação em Maiquinique, Macarani, Itapetinga, Itamaraju, Teixeira de Freitas, Jequié, Mirante e Vitória da Conquista. Nas outras cidades, os alvos da operação são os envolvidos no suposto grupo criminoso, que, segundo a CGU, incluía Minininha. O grupo “atuava no direcionamento de processos licitatórios para empresas específicas”, afirma a CGU. A ex-gestora não foi localizada pelo CORREIO para comentar o caso. A CGU informa que a fraude consistia também na inexecução ou execução parcial dos objetos dos convênios firmados com o Ministério das Cidades, em pagamento por serviços não realizados e repasse de valores a funcionários públicos municipais ou pessoas a eles relacionadas. A alguns casos, diz a CGU, acrescentava-se o seguinte modus operandi: rescisão contratual por inexecução do objeto e realização de nova licitação para contratação de outra empresa do esquema, com vistas à execução dos mesmos serviços. Algumas das empresas serviam apenas de “fachada” e eram compostas por sócios “laranjas”. As empresas receberam, entre 2012 e 2017, o valor de R$ 3.428.183,03, com potencial prejuízo ao erário de R$ 1.587.619,76 – o montante desviado ainda será calculado. Também foi determinado o afastamento de sigilo bancário e fiscal dos principais envolvidos e o arresto de bens com valor acima de R$ 5 mil. Irregularidades na gestão de Minininha são apontadas também pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), que rejeitou as contas de 2014, 2015 e 2016 da ex-gestora por razões como gasto excessivo com pessoal e uso irregular de verba do Ministério da Educação. No total, as multas somam R$ 96.900. O TCM determinou ainda que ela devolva aos cofres públicos R$ 124.344,96.

CONTINUE LENDO


Mototaxistas fazem protesto contra locadora que colocou preço promocional de inauguração; proprietária se defende

O protesto dos mototaxistas chamou a atenção da vizinhança (Foto: Whatsapp 97NEWS)

Na tarde desta terça-feira (24), um grupo de mototaxistas  realizou uma espécie de protesto contra uma locadora recém-inaugurada, a qual fica localizada na Rua Coronel Fidelcino Santos, no Bairro das Flores. O mote do movimento foi o preço da corrida cobrado pela referida locadora, que fez uma promoção de inauguração no valor da corrida de R$ 3,00, sendo que o preço praticado em praticamente toda a cidade é de R$ 4,00. Em contato com nossa redação, a proprietária da referida locadora, que mostrou uma visão empreendedora relatou que “simplesmente quis abrir o meu próprio negócio, então é meu direito estabelecer o valor dos seus serviços que eu achar melhor, já que vivemos num mercado de livre concorrência”. Ela ainda fez questão de destacar que “é uma questão fácil de ser compreendida, já que é preço promocional de inauguração, ou seja, é temporário. Isso é muito comum nos dias de hoje, então não há motivos para protestos ou coisas assim”. Segundo os vizinhos, devido ao barulho e algazarra da movimentação, a Polícia tomou conhecimento do fato e não irá permitir novos protestos desse gênero. Mesmo assim, os mototaxistas insatisfeitos prometem novas manifestações, inclusive com uma grande motocarreata que poderá ser realizada nesta quarta-feira (25) com o intuito de chamar a atenção das autoridades.



Mucugê: Chefe de quadrilha de tráfico de drogas e comparsa são presos

Foto: Divulgação l SSP/BA

Uma quadrilha de tráfico de drogas foi desmontada e dois homens foram presos na cidade de Mucugê, na Chapada Diamantina. Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), na tarde de segunda-feira (23) também foram apreendidos drogas, dinheiro, balança, celulares e uma caderneta com anotações. De acordo com a SSP, a quadrilha era chefiada por um homem identificado como Jean Carlos Pereira de Souza, que é cadeirante. Em uma rede social, o suspeito aparece como marido da secretária de Saúde de Mucugê, Henriette Xavier Pina. Jean e um comparsa, que não teve a identidade divulgada, foram presos por policiais da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Chapada na Rua 2ª Travessa Antônio Pina Medrado, onde, segundo a polícia, o esquema funcionava. Os dois suspeitos foram levados para a Delegacia de Mucugê.



Neymar está fora da lista dos 10 jogadores que concorrem ao prêmio de melhor do mundo

Foto: Divulgação l CBF

O atacante Neymar está fora da lista dos 10 jogadores que concorrem ao prêmio de melhor do mundo da Fifa. A entidade máxima do futebol anunciou os indicados nesta terça-feira (24). Terceiro colocado nos anos de 2015 e 2017, o brasileiro teve a temporada europeia interrompida por uma lesão. Além disso, ele atuou na Copa do Mundo abaixo do esperado. Fora da disputa, Neymar assistirá Cristiano Ronaldo defender o título de melhor jogador do mundo contra Kevin De Bruyne (Manchester City), Antoine Griezmann (Atletico de Madrid), Eden Hazard (Chelsea), Harry Kane (Tottenham), Kylian Mbappé (PSG), Lionel Messi (Barcelona), Luka Modric (Real Madrid), Mohamed Salah (Liverpool) e Raphael Varane (Real Madrid). Os candidatos ao prêmio tiveram seus desempenhos analisados no período entre 3 de julho de 2017 e 15 de julho de 2018. As indicações dos 10 jogadores candidatos ao prêmio de melhor do mundo teve entre os jurados dois brasileiros, os ex-jogadores Ronaldo e Carlos Alberto Torres. A votação para a escolha do vencedor será feita por jornalistas selecionados pela Fifa, treinadores e capitães das seleções e por torcedores. No começo de setembro serão anunciados os nomes dos três finalistas. A festa de premiação está marcada para o dia 24 de setembro, em Londres.