ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Euclides da Cunha e Ubaitaba disputam hoje (18) vaga na semifinal do Campeonato Intermunicipal 2018

Porta de ferro de lotérica é arrancada por criminosos durante assalto

Com um a menos, Atlético-MG derrota o Bahia e se segura no G-6

Motorista que transportava gasolina morre após se chocar com barranco na Serra do Marçal

Namorada misteriosa do prefeito de Bom Jesus da Lapa pega o buquê e casamento deve acontecer em 2019

Suspeito de 20 homicídios, 'Marcos Capeta' morre em troca de tiros com PMs

Eleições da presidência da CMVC já estariam decididas a favor de Luciano Gomes

Cantor Neto Paixão cai de telhado e tem que ser hospitalizado; agenda de shows teve que ser cancelada

Polícia descarta latrocínio e investiga morte de assessor parlamentar da deputada Ivana Bastos

Ex-presidente do Vitória, Paulo Carneiro sofre mal-estar e é levado para hospital

Após colisão, veículo fica virado em avenida de Vitória da Conquista

‘Graças a Deus foi só um grande susto’, relata cantor Edson Lima sobre acidente ocorrido com o ônibus da banda Gatinha Manhosa

Dia 08 de dezembro acontece o Iº Miss Gay Brumado 2018

Idoso que foi atropelado em Caculé, acaba não resistindo vindo a falecer na manhã deste sábado (17) em Guanambi

Brumado: Mote da Hemodiálise extrapolou a área de saúde pública e foi para o campo do revanchismo político

Brasil Real: Aposentado busca renda extra para a família coletando material reciclável no anel viário de Brumado

Mais um acidente provocado por animal solto na pista na BA-148; 3 pessoas ficaram feridas

Em um ano de atividade, Policlínica de Teixeira de Freitas já realizou 76 mil exames e consultas

Silvio Santos será tema de série na Fox e já tem 2 temporadas confirmadas para 2020

Brumado: TG 06/024 recebeu visita de inspeção do chefe da 6ª Região Militar



BUSCA PELO ARQUIVO "07/2018"

Caetité: Moradores fazem protesto e bloqueiam pista no distrito de Brejinho das Ametistas; manifestantes reclamam da falta de emprego

Foto: Paulo Souza

Na manhã desta terça-feira (31) moradores de Brejinho das Ametistas bloquearam a BA-611, que dá acesso a cidade de Caetité ao distrito. Na manifestação, apenas veículos de empresas foram bloqueados pelos manifestantes. Na tarde ontem (30), um outro manifesto já havia acontecido, mas nenhum representante das empresas apareceu. Segundo os manifestantes, as empresas que estão instaladas na região de Brejinho não estão gerando empregos para a população local, trazendo de fora a mão de obra. O alvo principal da paralização, são as empresas Ferrovia Oeste Leste (FIOL) e Bahia Mineração. “Quando não tem a pessoa que não tem aquele curso adequado para a realização de determinado serviço, tudo bem, porque não é capacitado. Mas aqui eles estão trabalhando com mão de obra comum e mesmo assim, por exemplo, nós temos Técnico em Segurança do Trabalho e Armador e muitas pessoas que fizeram cursos e podem ocupar esses cargos. Não tem necessidade de trazer pessoas de fora de Brejinho das Ametistas”- disse um dos manifestantes. Ainda na parte da manhã, um representante da empresa que atua na ferrovia, apareceu e solicitou os currículos dos moradores e  fez o compromisso de analisa-los. Segundo os trabalhadores, ele se comprometeu ainda, demitir os funcionários que não são da localidade de Brejinho das Ametistas. A empresa Bahia Mineração, não se manifestou.



Balanço da Cipe Sudoeste mostra avanços na segurança e investimentos em corporações da Bahia

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Nos últimos anos a Polícia Militar da Bahia (PM/BA), vem contabilizando avanços positivos tanto no combate à criminalidade, quanto em investimentos que melhoram significativamente a estrutura administrativa e o capital humano da entidade. A começar pelo investimento em capacitação do efetivo, a Polícia Militar, por meio do apoio e viabilização de recursos do Governo do Estado, através da Secretaria de Segurança Pública, investiu maciçamente na realização de cursos de especialização nas diversas áreas policiais. Quanto às melhorias em ferramentas de trabalho e infraestrutura, foram adquiridos novos armamentos, dando maior poder de fogo aos policiais em operações especiais, além de novas viaturas. Na parte de informatização e inteligência, no últimos anos cresceu os investimentos, tanto que foram criados vários CICOM´s pela Bahia, dando mais agilidade à resolução de crimes e melhor atender a população. Os Centros Integrados de Comunicação (Cicom´s), instalados em cidades estratégicas cobre vários municípios ao mesmo tempo, reunindo chamadas telefônicas das polícias Civil e Militar, Departamento de Polícia Técnica e Corpo de Bombeiros, permitindo uma ação mais rápida e eficiente da polícia. Outro fator da grande relevância no policiamento, foi a criação da Cipe Sudoeste, a antiga "Caesg". 

Foto: Divulgação

Uma das corporações mais importantes da região, a Cipe Sudoeste, corporação de policiamento especializado, tem mostrado uma grande resolutividade na segurança pública. E mostrando essa alta resolução nos trabalhos, o comandante da Cipe Sudoeste em Vitória da Conquista, Major Edson Ramos Mascarenhas, divulgou o balanço do mês de julho deste ano. As ações e operações da Unidade Especializada resultaram na condução de 23 pessoas para a Delegacia de Polícia, pelo cometimento de diversos crimes: porte ilegal de arma, roubo e receptação, tráfico de drogas, dentre outros. Tiveram também várias operações de combate aos crimes, foram 17 armas apreendidas, 4 autos de resistência e 17 veículos recuperados. No combate a drogas, foram apreendidas 101 pedras de crack, 248 gramas de crack, 37 petecas de cocaína, 555 gramas de cocaína, 55 petecas de maconha, 454 gramas de maconha. Também foram apreendidas drogas sintéticas como; 39 comprimidos de ecstasy e 9 adesivos de LSD.



Jorge Solla acusa Rede Globo de atacar Bolsonaro para beneficiar Geraldo Alckmin

Foto: Conteúdo l 97NEWS

O deputado federal Jorge Solla (PT) acusou as revistas Época e Veja, além da Rede Globo, de arquitetarem um plano para desidratarem eleitoralmente Jair Bolsonaro (PSL), que lidera as pesquisas de intenção de voto presidenciais. Em seu Twitter, Solla disse que as empresas “partem para o ataque a Bolsonaro”. “Espírito democrático? Preocupado com o futuro da civilização? Que nada. Eles sabem que para Geraldo Alckmin ter chance, Bolsonaro precisa cair. É o programa ‘Meu Alckmin, minha agenda, minha vida'”, escreveu. Jorge Solla se referiu ao fato de pesquisas e estudiosos indicarem que Bolsonaro “rouba” os votos que sempre foram destinados a candidatos do PSDB nas eleições para o Palácio do Planalto.



Motorista brumadense se envolve em acidente na rodovia Fernão Dias em Minas Gerais

Foto: Whatsapp l 97NEWS

Um acidente com uma carreta carregada de soja interditou os dois sentidos da rodovia Fernão Dias, na cidade de Extrema (MG) na manhã desta terça-feira (31). A carreta de uma empresa brumadense seguia no sentido São Paulo quando tombou. A carga foi arremessada para o sentido Belo Horizonte (MG) da via. Durante parte da manhã, o trânsito ficou completamente parado. Por volta das 10h30, os carros começaram a ser liberados pelo acostamento. De acordo com a Autopista, o congestionamento no sentido Minas Gerais chegou a 4 quilômetros. No sentido São Paulo, o congestionamento foi de 8 quilômetros. O motorista da carreta, identificado apenas como "Mancha", que também é brumadense teve apenas ferimentos leves.



Barra da Estiva: Cipe Sudoeste apreende homens com R$ 6 mil em espécie e equipamentos de mineração

Foto: Divulgação l Cipe Sudoeste

Dois homens, identificados pela polícia apenas com as iniciais, M.J e E.P.R, foram presos em flagrante durante patrulhamento tático e ostensivo na cidade de Barra da Estiva, nessa terça-feira (31), na Praça Melquíades Caires, em frente ao Banco do Brasil. De acordo com a Cipe Sudoeste, os suspeitos estavam em um veículo Celta branco com placas MQH-0827. Após abordagem, foi encontrado com os indivíduos a quantia de aproximadamente R$ 6.097,00 (seis mil e noventa e sete reais) em espécie, além de equipamentos utilizados na manutenção de máquinas utilizadas no minério de pedras, algumas pedras extraídas da mineração, entre outros pertences. Ao serem questionados, os dois homens não souberam informar a origem do dinheiro e, após verificação em sistema de consulta de restrições policiais, foi constatado que havia em desfavor do indivíduo M.J. um Mandado de Prisão. A operação foi realizada pela guarnição da GAESG 07. Essa não é a primeira vez que a polícia apreende dinheiro e materiais usados no garimpo clandestino na cidade de Barra da Estiva. Os dois homens foram levados para a delegacia de Brumado e os materiais apreendidos foram entregues ao Departamento Técnico. A Polícia Civil dará continuidade as investigações.



Morreu nesta terça aos 96 anos, Hélio Bicudo um dos fundadores do PT

Foto: Reprodução l Estadão Conteúdo

O advogado Hélio Bicudo, fundador do Partido dos Trabalhadores (PT) e um dos autores do pedido de impeachment contra Dilma Rousseff, morreu nesta terça-feira (31), aos 96 anos. A saúde do advogado era frágil desde 2010, quando sofreu um AVC. Debilitou-se ainda mais em março deste ano, quando morreu sua mulher, Déa Pereira Wilken Bicudo, após 71 anos de casamento. Ele deixa sete filhos, netos e bisnetos. Ativista dos direitos humanos, Bicudo ganhou notoriedade nacional ao condenar integrantes do Esquadrão da Morte, organização paramilitar dos anos 1970. Na vida política, o advogado também foi deputado federal de São Paulo por dois mandatos consecutivos, de 1991 a 1999 e vice-prefeito de São Paulo, na gestão de Marta Suplicy (então PT). Em 1980, Bicudo ingressou no PT, tornando-se o primeiro-vice-presidente da seção paulista da agremiação. Em 1990, foi eleito deputado federal pelo partido com 100 mil votos, tendo sido reeleito quatro anos depois. Em 1996, o advogado se tornou presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados. Ele se tornou referência na luta contra a pena de morte no Brasil.



Homem é encontrado morto na zona rural de Barra da Estiva

Foto: Divulgação l PM

Um homem de 26 anos foi encontrado morto com sinais de violência e amordaçado na manhã desta terça-feira (31) na fazenda Bela Vista, zona rural de Barra da Estiva. A vítima foi identificada como Ismael Souza Caíres. Carreirinha, como era conhecido estava desaparecido desde domingo (29). Ainda não se sabe o motivo que levou a morte de Ismael. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Brumado esteve no local para realizar o levantamento cadavérico. O corpo foi encaminhado para o IML de Brumado.



Brumado: Ajax é o campeão do Campeonato Sub-16 do Bairro São Félix

O Ajax venceu nos pênaltis em um placar de 4x2 (Foto: Luciano Santos l 97NEWS)

Aconteceu no ultimo domingo (29) no Campo Bela Vista no Bairro São Félix, em Brumado, a final do Campeonato Sub-16. O evento que teve a participação de cinco equipes,  demonstrou o quanto o bairro investe na prática esportiva, em especial o futebol. A final foi disputada entre as equipes, Escolinha Ajax e Atletas do Bairro São Felix que chegaram invictas para disputa do titulo. A equipe do 97NEWS esteve no local o pôde perceber que foi um jogo muito equilibrado, onde a equipe Atletas do Bairro começou melhor na partida e abriu o placar, mas ainda na etapa inicial, o Ajax empatou o jogo terminou em 1 x 1. Já nos pênaltis, o Ajax levou vantagem, e terminou em 4 x 2, sagrando-se campeão do Sub-16 2018. Mas mesmo levando o troféu de vice-campeão, o time Atletas do Bairro, levou várias medalhas como: artilheiro da competição, o jogador Roberto Ribeiro, com dez gols; melhor jogador, Felipe Santos e melhor goleiro, Gilvan de Souza. Os Organizadores, Fredson Sodré, o Fequinho e Robson Wilson, o Galego parabenizaram o Ajax pelo titulo e agradeceram as equipes participantes, “que não deixem o esporte diminuir o seu ritmo de desenvolvimento”. Eles ainda deixaram bem claro que, "enquanto estiverem a frente do campeonato, não medirão esforços para que o esporte cresça cada vez mais no bairro São Felix".  

O Atletas do bairro levou a vice liderança e várias medalhas com melhores jogadores (Foto: Luciano Santos l 97NEWS)


‘Loucura’: Com carreira em ascensão, cantor brumadense faz sucesso no mercado musical de São Paulo

'Luu' vem se dedicando cada vez mais a sua carreira e o seu trabalho já está sendo bem avaliado pela crítica e pelo público (Foto: Lays Milanello)

“Um dia a musicalidade brumadense irá invadir o mundo e mostrar o talento de seus filhos”, essa profecia musical dita por um paulistano que vive em Brumado há 20 anos parece que começa a se cumprir, já que alguns artistas locais ousaram buscar novos mercados dando um tom de “made in Brumado” a matriz musical produzida na capital do minério. Dentre alguns nomes que começam a ganhar notoriedade está o do brumadense Luis Fernando Alves Pereira (24), o qual vem se destacando no mercado paulista com o nome artístico “Luu”. Ele que foi cursar a Faculdade de Publicidade na cidade de Cordeirópolis, próximo a Limeira e Campinas, hoje vem projetando a sua carreira levando o “bom tempero” da música baiana para as grandes metrópoles brasileiras. Em contato com o 97NEWS, a sua mãe Maria Selma Alves, que é filha de Zulmerinda e do saudoso brumadense Nelson Barbeiro, moradores do centro da cidade, declarou que “já estamos aqui em Cordeirópolis há 4 anos e, concomitante com o curso de publicidade, meu filho, que sempre foi apaixonado por música, desde os tempos que era membro da Igreja Batista dos Olhos d’Água, começou a valorizar o seu talento nato e aí surgiu o seu projeto musical que vem sendo muito bem avaliado aqui em São Paulo”. Com um estilo irreverente, tendo a boa e velha “cozinha rítmica” baiana para “apimentar” as suas melodias autorais que retratam as várias nuances da vida contemporânea, “Luu” é mais um artista que faz o nome de Brumado brilhar nos palcos da vida. O lançamento do seu clipe do seu single “Loucura”, o qual foi produzido e dirigido por Jean Furquim, que já trabalhou com bandas e cantores da nova geração como Haikaiss, Baco Exú do Blues, Síntese, Bivolt e Dalsin. Com uma energia carregada de positividade, alegria e de um doce swing, o clipe já deixa estampado o talento deste cantor que está em início de carreira, mas que deve alçar voos longínquos, já que, como foi dito, talento não lhe falta. Confira o clipe abaixo:



Jornalistas lançam Fato ou Fake, novo serviço de checagem de conteúdos suspeitos

Foto: Reprodução

Jornalistas de São Paulo e Rio de Janeiro lançaram na segunda-feira (30) a seção Fato ou Fake. O objetivo é alertar os brasileiros sobre conteúdos duvidosos disseminados na internet ou pelo celular, esclarecendo o que é notícia (fato) e o que é falso (fake). Os profissionais farão um monitoramento diário para identificar mensagens suspeitas muito compartilhadas nas redes sociais e por aplicativos como o WhatsApp. Cada veículo de comunicação poderá publicar as checagens feitas em conjunto. Ao juntar forças entre as diversas redações, será possível verificar mais – e mais rápido. Também haverá um "bot" (robô) no Facebook e no Twitter que responderá o que é falso ou verdadeiro, caso o assunto já tenha sido verificado pelos jornalistas. Além disso, por meio de um número de WhatsApp, usuários cadastrados poderão ver os links das checagens realizadas. Especialistas afirmam que a disseminação de conteúdos falsos é um dos principais desafios a serem enfrentados hoje, pois ela prejudica a tomada de decisões e coloca em risco a democracia. O fenômeno da desinformação, inicialmente conhecido como das "fake news", foi visto em eleições nos Estados Unidos, no Reino Unido, na França, na Alemanha e, mais recentemente, no México. Será também checado discursos de políticos, conferindo selos às declarações. O objetivo é confrontar as versões dadas como oficiais e impedir a difusão de rumores. O trabalho do grupo – que não se resumirá ao período eleitoral – é destinado a apurar fatos comprováveis. Não serão abordadas opiniões nem dados lastreados em observações de tendências ou previsão de acontecimentos futuros.



Pediatria é no Centro Médico São Gabriel com Dr. Thomás Caires

Foto: Divulgação

A pediatria é o ramo da medicina que se dedica ao cuidado de crianças e adolescentes, desde o nascimento até os 18 anos, em todos os aspectos, envolvendo a saúde, a prevenção e o tratamento de doenças como asma,rinite,dermatite atópica dentre outras enfermidades. Aleitamento materno, vacinas, prevenção de acidentes, acompanhamento do crescimento e orientação para o melhor desenvolvimento desses pacientes, são também algumas das atribuições de um pediatra. O Centro Médico São Gabriel traz para Brumado e região do Dr. Thomás Caires, atendimento aos sábados, agende sua consulta: (77) 3441-1502 / (77)99925-8807 (WhatsApp).



Bolsonaro colocou em dúvida a lisura das eleições deste ano

(Foto: 97NEWS Conteúdo)

O candidato do PSL à Presidência da República, Jair Bolsonaro, colocou em dúvida, ontem (30), a lisura do processo eleitoral de outubro.  "As eleições, de qualquer forma, estão sob suspeição", disse ele, durante entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura. O argumento, segundo ele, é que o sistema eletrônico de votação é suscetível a fraudes.  Entre outras coisas, o deputado afirmou duvidar da execução do jornalista Vladmir Herzog, durante a ditadura militar. "Suspeita-se que ele foi morto por ter sido encontrado enforcado a uma altura de um metro e 20. Mas duas operações recentes da Polícia Federal que levaram à prisão de um sequestrador de crianças... Ele foi preso e depois amanheceu enforcado numa cela", comparou. Bolsonaro disse ainda que, no século XVI, durante a escravidão, os negros eram entregues aos mercadores pelos próprios negros africanos. "Os portugueses nem pisavam na África, eram os próprios negros que entregavam os seus negros", afirmou. Sobre o fato de o Brasil ter ou não uma dívida com os negros por causa da escravidão, o candidato respondeu que não reconhece a existência dessa dívida: "Que dívida é essa, meu Deus do céu? Eu nunca escravizei ninguém na vida”.



Ministério Público Eleitoral vai pedir ressarcimento de dinheiro público usado por candidatos inelegíveis

(Foto: Reprodução)

A procuradora-geral Eleitoral, Raquel Dodge, afirmou que o Ministério Público vai cobrar o ressarcimento dos recursos do Fundo Partidário e do Fundo Especial de Campanha usados por candidatos com inelegibilidade reconhecida pela Justiça Eleitoral. A cobrança também vai incluir os gastos públicos com o custeio do horário eleitoral gratuito de rádio e televisão dedicado ao candidato. O entendimento foi firmado em conjunto com os integrantes do Grupo Executivo Nacional da Função Eleitoral (Genafe) e os procuradores regionais eleitorais, que se reuniram em Brasília, para alinhar a estratégia de atuação do MP Eleitoral na disputa deste ano. “O MPF pedirá o ressarcimento aos cofres públicos de financiamento a candidatura inelegível. Se houver a confirmação, todo centavo público que financiou uma campanha será ressarcido”, alertou Raquel Dodge. A interpretação a ser aplicada pelos procuradores eleitorais na disputa deste ano leva em consideração o novo modelo de financiamento de campanhas, que contará com maior aporte de recursos públicos. A PGE voltou a frisar que os protagonistas do processo eleitoral são os eleitores e os candidatos, devendo o MP Eleitoral atuar como fiscal do cumprimento das regras para conferir clareza e segurança jurídica às eleições. 

Raquel Dodge também anunciou que assinará instrução normativa com o posicionamento a ser adotado pelo MP Eleitoral em diversos temas a serem levados à Justiça Eleitoral, conforme definido na reunião. O documento vai orientar os procuradores a contestarem candidaturas de políticos condenados por órgão colegiado ou por decisão judicial transitada em julgado, segundo prevê a Lei da Ficha Limpa. O mesmo entendimento deve ser adotado para candidatos que estão com direitos políticos suspensos por decisão judicial ou que tenham praticado ato doloso de improbidade administrativa. Nesse último caso, para o MP, a inelegibilidade pode ser aplicada quando configurado dano ao patrimônio público ou enriquecimento ilícito - não sendo necessária a presença dos dois requisitos.

Candidaturas femininas – Conforme deliberado na reunião com o Genafe, o Ministério Público Eleitoral também vai cobrar e fiscalizar a destinação para candidaturas femininas do financiamento público correspondente a sua participação nas campanhas eleitorais. A medida busca garantir o cumprimento de decisão recente do Supremo Tribunal Federal (STF) que obrigou os partidos a distribuírem os recursos públicos de campanha na proporção exata de candidaturas femininas e masculinas, respeitando o mínimo legal de 30% para cada gênero. “Essa é uma ação afirmativa que visa promover o maior número de mulheres em cargos eletivos”, argumentou Raquel Dodge.

Para fiscalizar o cumprimento da norma, os procuradores regionais eleitorais serão orientados a acompanhar as decisões tomadas nas convenções partidárias quanto à distribuição dos recursos e o cumprimento numérico da cota de gênero. Além disso, devem verificar se o dinheiro foi efetivamente disponibilizado às mulheres e se as campanhas foram realizadas, como forma de combater o uso de candidaturas fictícias para burlar o cumprimento da cota.

Pré-campanha – Raquel Dodge também destacou que o Ministério Público está atento quanto às iniciativas pré-eleitorais dos candidatos. Os gastos realizados antes do início do processo eleitoral, que envolvam valores relevantes, poderão configurar abuso de poder econômico, abuso dos meios de comunicação social ou gasto ilícito de recursos. As iniciativas da pré-campanha poderão ser apuradas em Ação de Investigação Judicial Eleitoral ou representação eleitoral por captação ou gastos ilícitos, que podem ser ajuizadas até a data da diplomação dos eleitos.

Ela citou, ainda, que o MP Eleitoral vai atuar para coibir a propagação de notícias falsas, mas garantindo a liberdade de expressão. "O modo de se fazer isso não é utilizando mecanismos de censura prévia, mas sim fortalecendo no eleitor o seu compromisso em repelir as notícias falsas, não replicando essas notícias. Estimular que ele duvide de tudo que lê e que confira, cheque, indague, se dirija ao candidato ou partido para certificar-se de uma dada informação", concluiu a PGE. O vice-procurador-geral Eleitoral, Humberto Jacques, informou que o MP tem articulado com provedores o desenvolvimento de ferramentas para evitar a propagação de conteúdos falsos que possam interferir nas eleições.

Agentes - Durante a reunião do Genafe, a PGE recebeu do presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Raimundo Carreiro, a lista contendo os gestores públicos com contas julgadas irregulares pela Corte. A lista contém 7.431 nomes de gestores relacionados a 11.408 contas, pois uma mesma pessoa pode ter mais de um processo. O estado com o maior número de registros é o Maranhão (com 659, até o momento), seguido do Rio de Janeiro (614), e de São Paulo (564). As informações serão atualizadas diariamente até a data das eleições.

Segundo Raquel Dodge, as informações serão analisadas com base nos critérios de inelegibilidade da Lei da Ficha Limpa. “Havendo a presença de candidatos nessa situação, as medidas eleitorais cabíveis serão tomadas pelos procuradores nos estados”, destacou a PGE. Ao entregar a lista, o ministro do TCU ressaltou que a Corte busca fortalecer a parceria com outros órgãos de controle, no intuito de garantir a efetividade da Lei da Ficha Limpa e combater a corrupção.

CONTINUE LENDO


Dia do Motociclista é comemorado com evento em Brumado

Foto: Divulgação

O Dia do Motociclista foi comemorado na capital do minério. Promovido pelo grupo K9, o evento celebrou a data no último sábado (28) na Praça Saldino Lopes, na Vila Presidente Vargas com distribuição de brindes e apresentações musicais com clássicos do rock nacional e internacional. A iniciativa foi uma das prévias do aniversário do K9, que acontece no dia 1º de agosto. “Esse é um evento que tem resultados positivos para a economia da cidade. Coloca Brumado no calendário regional de eventos para motociclistas”, declarou o presidente, Salvador Castro Mirante, ao 97NEWS. Segundo a organização da iniciativa, o público foi de aproximadamente mil pessoas.

Foto: Divulgação


Pastor Sargento Isidório dispara contra Daniela Mercury: 'endemoniada'

Foto: Reprodução

O deputado Pastor Sargento Isidório em vídeo gravado na sua página no Facebook, disparou xingamentos contra a cantora Daniela Mercury, chamando-a de “endemoniada” e “escrava de Satanás”, após a ela protestar, no último dia 22, contra a decisão judicial que impediu a exibição do espetáculo teatral “O Evangelho segundo Jesus, Rainha do Céu”, protagonizado pela atriz transexual Renata Carvalho, no Centro Cultural de Garanhuns, em Pernambuco. Daniela discursou durante seu show no Festival de Inverno da cidade pernambucana. Em outubro de 2017, Isidório ingressou na Justiça para proibir a exibição da peça em Salvador. “Você disse que você é gay, que você é viada, sim. Jesus lhe responderia sabe o quê? Se você quer, continue. Para você fazer sexo, você tem que introduzir borracha na vagina dos outros. Ou alguém com uma borracha na sua”, disse o deputado.



Brumado: Cachorro da raça Basset que atende pelo nome de `Scooby´ está desaparecido

Foto: Divulgação

Uma internauta pediu ajuda ao 97NEWS na manhã desta terça-feira (31) para localizar seu cachorro de estimação. Ele é da raça "Basset" e desapareceu no Bairro das Flores no dia 19 de julho. O cachorro atende pelo nome de "Scooby", e tem a pelagem na cor preta e marrom nas patas. O animal foi visto pela última vez na Rua Sargento Antenor Santos, nº 224. O telefone para contato é o (77) 9.9995-3246. Quem encontrou ou encontrar, será bem gratificado.



Integrantes do Renova OAB expandem o movimento para as cidades de Vitória da Conquista e Brumado

Foto: Divulgação

Integrantes do Movimento Renova OAB, grupo criado por advogados e advogadas militantes e insatisfeitos com omissões da seccional baiana da Ordem, visitam nesta terça-feira (31) a cidade de Vitória da Conquista. Na quarta-feira (1), será a vez de ir a Brumado. O objetivo das visitas será, além de expandir o movimento, ouvir dos profissionais do Direito que atuam na região quais as principais demandas e refletir sobre o que é necessário para a melhoria da advocacia nestas cidades. Liderado pelo o professor da Universidade Federal da Bahia (Ufba), advogado criminalista e doutor em Direito Penal Gamil Föppel, o grupo visitará diferentes escritórios de advocacia das duas cidades. “A gente percebe em cada cidade que a gente visita que a insatisfação com os rumos da advocacia baiana e com a atuação da OAB-BA é generalizada. Por essa razão, o movimento Renova OAB tem ganhado cada vez mais adeptos. Nossa maior preocupação é devolver a dignidade da nossa profissão”, afirmou Föppel.

 

Foto: Divulgação

Em Brumado, será o lançamento oficial do Movimento Renova OAB na cidade. O encontro ocorrerá às 18h, no Hotel Terceiro Milênio II, Km 4 Anel Viário, BR-030. Criado no início deste ano por mais de 300 advogados e advogadas, o Renova OAB tem como objetivo principal pensar conjuntamente a situação da advocacia no estado e seus principais desafios. É um movimento plural formado por profissionais de diferentes ramos de atuação do Direito e representantes da advocacia jovem, feminina, do interior, entre outros segmentos. “O objetivo desse encontro do Renova OAB é difundir ainda mais as ideias do movimento. Há algum tempo um grupo de advogados começou a demonstrar suas insatisfações com omissões e posturas inexplicáveis por parte da instituição. Já tivemos encontros em Salvador e vamos levar o movimento para muitas cidades do estado”, acrescentou Föppel.



Que jogo! No apagar das luzes, Bahia empata com Atlético-MG e sai do Z-4

Foto: Divulgação / E.C. Bahia

A Fonte Nova foi palco de uma partida bem movimentada, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. Bahia e Atlético-MG empataram em 2 a 2, com três gols nos últimos 10 minutos da partida. O Esquadrão ficou duas vezes atrás no placar, mas conseguiu empatar o jogo. Gilberto e Régis marcaram para o Bahia. Galdezani e Ricardo Oliveira para o Galo. Com o resultado, o Bahia somou 17 e saiu da zona de rebaixamento e ocupa a 15 colocação. O Tricolor volta aos gramados nesta quinta-feira (2), quando enfrenta o Palmeiras, pela partida de ida da Copa do Brasil, na Fonte Nova, às 19h15. Pelo Brasileirão, o Esquadrão vai ao Rio de Janeiro encarar o Fluminense. A partida será no domingo (5), às 19h.



Castilho Viana declara apoio a Márcio Moreira

O apoio foi declarado durante a convenção do Patriota em Salvador (Foto: Divulgação)

O ex-vereador Castilho Viana (PTC), declarou neste domingo (29), o seu apoio ao pré-candidato Márcio Moreira (Patriota). A consolidação aconteceu em Salvador, durante a convenção do partido. Considerado um vereador combativo e contextualizado durante o seu mandato parlamentar que se encerrou em 2016, Castilho foi companheiro de bancada de Márcio Moreira, tendo os dois construído um forte vínculo de amizade e também de companheirismo político. Castilho que ensaiou uma candidatura a deputado estadual acabou mudando de ideia, segundo ele, “pelo fato do coletivo falar mais forte”, o que o levou, consequentemente, a dar o seu apoio à pré-candidatura de Márcio Moreira. Ele falou ao 97NEWS que “Márcio é um companheiro forte e quando analisei friamente que se eu fosse mesmo para a disputa os dois seriam prejudicados, então, diante disso, deixou a razão falar mais forte” e ainda argumentou que “o sentimento pelo bem coletivo que tanto aprendi com o prefeito Eduardo acabou me convencendo, pois eu quero o bem para a minha terra, então, dentro dessa lógica eu acredito que Márcio é a melhor representatividade que Brumado poderá ter na Assembleia Legislativa da Bahia, por isso que estou convicto que tomei a decisão acertada”. Já o pré-candidato Márcio Moreira ressaltou que “receber o apoio de um jovem com um grande futuro político, que desempenhou um mandato parlamentar muito consistente, é um grande orgulho para mim”. E ainda observou que “fico grato por esse reconhecimento, o que comprova uma consciência política muito positiva. Esse apoio nos estimula e nos fortalece ainda mais para continuarmos desenvolvendo as nossas ações nesse momento pré-eleitoral”.



CBF revela que VAR terá até 16 câmeras e detalha escala para a Copa do Brasil

(Foto: Reprodução)

A CBF anunciou nesta segunda-feira que entre 14 e 16 câmeras serão usadas em cada jogo das quartas de final da Copa do Brasil em que a entidade fará as primeiras utilizações do árbitro assistente de vídeo (VAR, na sigla em inglês) no futebol nacional. O sistema vem sendo testado offline em partidas do Campeonato Brasileiro. É menos da metade do número de câmeras utilizadas pela Fifa na Copa do Mundo na Rússia (33 a 35). A variação depende da quantidade de equipamentos utilizados pela Rede Globo e pela Fox Sports, que detêm os diretos de transmissão do torneio e vão gerar as imagens. A informação foi apresentada pelo coordenador do árbitro de vídeo da CBF, Manoel Serapião, em entrevista coletiva na sede da entidade, no Rio. "Vamos utilizar 15 ou 16 câmeras. São duas empresas, Globo e Fox. É bom esclarecer que com sete câmeras e mais uma invertida já teremos 95% de todos os lances. Uma situação especial, uma mão escondida (pode dificultar), mas vamos recorrer a todas as imagens disponíveis. Teremos sucesso e solução para todos os lances. Nosso árbitros estão preparados, sabem o plano de câmera, sabem as prioridades, como câmeras de impedimento, de impacto." Ele garantiu que o posicionamento das câmeras no gramado é definido pela CBF e sem interferência das emissoras. "As empresas que transmitem os jogos e geram as imagens não têm a mais mínima interferência na escolha dos ângulos e no manuseio das imagens. Esta é uma responsabilidade exclusiva da CBF por meio de seus árbitros preparados para serem árbitros de vídeo e técnicos da CBF." Serapião exaltou a experiência do árbitro de vídeo na Copa - foi a principal novidade deste Mundial, e disse que os árbitros brasileiros estão treinados para priorizar a análise dos acontecimentos do jogo, independentemente do tempo que isso poderá consumir na partida. "O tempo é nosso aliado. Temos que ter preocupação com o resultado da análise e menos com o tempo. O tempo é importante, claro, e por isso treinamos. Mas se determinada imagem não satisfizer (a dúvida), buscaremos outra. A Copa estabeleceu parâmetros. Nós pegamos a experiência do Mundial e também nossos treinamentos e estaremos alinhando e traçando nossa filosofia." A CBF também divulgou a escala de árbitros (de campo e vídeo) para as partidas de ida das quartas de final. Nesta quarta, Péricles Cortez estará no comando do vídeo para Corinthians e Chapecoense; Bráulio Machado, no duelo entre Santos e Cruzeiro, além de Rafael Traci em Grêmio x Flamengo. Na quinta, o VAR será de responsabilidade de Leandro Vuaden em Bahia x Palmeiras.