ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Grandes partidas das quartas de final da Liga dos Campeões e da Liga Europa

Mulher com bebê no colo é empurrada de carro em movimento na Bahia; ex-companheiro é suspeito

Mãe posta nude em grupo de Whatsapp da escola do filho

Adolescente de Brumado morre afogado em lagoa da zona rural de Tanhaçu

Saúde vai integrar dados sobre acidentes, lesões e violência no país

Receita já recebeu mais de 1,86 milhão de declarações do IRPF 2024

Ministério da Agricultura manda recolher dez marcas de azeite

'Dom Brasílio Folia 2024': Léo Santana e Vitor Fernandes são atrações confirmadas para o evento

Aracatu: PM localiza desmanche de motocicletas e prende 5 pessoas

Ação resgata mulheres de falso centro terapêutico de pastores na Bahia

MP denuncia e Justiça mantém prisão de 4 envolvidos em esquema de venda de CNH no interior da Bahia

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Agência de publicidade assina contratos com CBF que totalizam quase R$ 1,5 bilhão

Mulher é presa após incendiar casa de ex-companheiro em Jacobina



BUSCA PELO ARQUIVO "07/2017"

Petkovic é demitido do Vitória

(Foto: Reprodução)

Em meio à grave crise política e esportiva que assola o Vitória, Dejan Petkovic foi demitido da atual gestão pelo presidente interino Agenor Gordilho, na tarde desta segunda-feira (24). Com uma passagem para lá de confusa pela Toca do Leão, onde foi diretor de futebol, técnico, manager e gestor em um espaço de pouco mais de dois meses, o sérvio acumulou fracassos internos e externos e deixa o clube em situação delicada, na penúltima colocação do Campeonato Brasileiro. Como gestor de futebol, sua última função, o ídolo do time nos anos 1990 foi responsável pela contratação de jogadores como Neílton, Carlos Eduardo e pelo técnico Alexandre Gallo, demitido na última sexta (21). Além da pressão externa, especulações davam conta de que o relacionamento de Pet dentro da Toca do Leão era instável e havia desgaste com funcionários e elenco. A saída do diretor é mais um baque administrativo no Vitória, que tem sofrido um desmanche completo em sua administração. Além de Petkovic, deixaram o clube o seu antecessor, Sinval Vieira, o diretor jurídico, Augusto Vasconcelos, o presidente Ivã de Almeida, ainda que temporariamente, o diretor médico do clube, Gilson Meireles, e até mesmo o comandante em exercício, Agenor Gordilho, chegou a entregar o cargo antes de assumir. O clube agora procura além de um novo técnico, um novo diretor de futebol.



Veículos com placa de final 7 têm desconto de 5% no IPVA até esta quinta (27)

(Imagem: Divulgação)

Vence nesta quinta-feira (27) o prazo para os contribuintes que possuem veículos com placas de final 7 quitarem o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) com 5% de desconto, em cota única. A Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-Ba) lembra que existe ainda a opção do pagamento em três parcelas, com o vencimento da primeira cota também no dia 27. Caso este contribuinte prefira pagar em cota única, sem desconto, a data limite é 28 de setembro. O pagamento pode ser efetuado nas agências ou caixas eletrônicos do Banco do Brasil, do Bradesco ou do Bancoob, com o número do Renavam em mãos. Também neste mês de julho, os proprietários de veículos de placa de final 6 devem ficar atentos ao pagamento da segunda parcela, que vence dia 28/7, e os de placa final 5 ao da terceira parcela, que deverá ser paga no dia 31/7. As datas de vencimento para as demais placas podem ser consultadas no calendário do IPVA 2017, disponível no site da Sefaz-Ba (www.sefaz.ba.gov.br), clicando-se no canal Inspetoria Eletrônica e em seguida em IPVA. A Secretaria da Fazenda ressalta que não encaminha para os contribuintes boleto de pagamento do imposto. Em caso de dúvida, é possível entrar em contato com o call center da Sefaz, pelo 0800 071 0071. O pagamento é integrado: é necessário quitar ainda a taxa de licenciamento e eventuais multas relacionadas ao Renavan informado.



Nota de Esclarecimento: Comunidade de Umburanas

(Foto: Divulgação)

A comunidade umburanense vem por meio desta esclarecer que tanto a vítima do homicídio ocorrido às margens da BR-030, quanto sua esposa, suspeita de ser mandante do crime, residem na comunidade de Paris Matias, zona rural de Aracatu, e JAMAIS foram moradores em Umburanas. Em tempo, informamos que a nossa comunidade vive um clima de alta tranquilidade e que, somente pequenas ocorrências são registradas. Na oportunidade a comunidade informa que todos estão muito chocados com a crueldade no caso específico e que desejam aos familiares do rapaz muita força neste momento de dor.

 



De olho na China, Paulo César Carpegiani rejeita proposta do Vitória

O Vitória tentou a contratação de Paulo César Carpegiani, mas o técnico, que estava inclinado a aceitar o convite no sábado (22), desistiu de comandar o Leão. De acordo com informações obtidas pelo bahia.ba, o treinador comunicou a recusa à diretoria rubro-negra na manhã desta segunda-feira (24) e frustrou os planos do clube. Indicado por conselheiros, ele foi o primeiro profissional a ser procurado após a demissão de Alexandre Gallo. Contatado, Carpegiani negou a palavra “recusa”, mas disse que “uma proposta da China evoluiu no final de semana” e, com isso, não pôde aceitar a proposta do Vitória. “Está faltando apenas detalhes [para assumir um time asiático]. A sua fonte está correta”, disse.



Fernando Jacaré, Zé Raimundo e PRE discutem segurança dos ciclistas nas BAs

(Foto: Assessoria Parlamentar)

Na tarde da última  quarta-feira (19), o vereador Fernando Jacaré, visitou o comando da Polícia Rodoviária Estadual, juntamente com o Deputado José Raimundo, onde se reuniram com o Major Selmo, comandante da PRE, e o Tenente Ribeiro, para discutir sobre a questão da segurança dos ciclistas nas vias. Em pauta foram citadas a via que liga Vitória da Conquista a Anagé a BA-262, Vitória da Conquista a Itambé BA-263 e a BA-265 que liga Vitoria da Conquista a Barra do Choça. O intuíto da reunião foi buscar uma parceria com a secretária de Infra-Estrutura do Estado para que seja feita uma mobilização e um ajuste destas vias, com a implantação de placas para impulsionar tanto os motoristas, quanto os ciclistas, de se atentar ao transito. Desta forma, o trafego fluirá tranquilamente tanto nas vias públicas quanto nas rodovias. A morte do jovem Erlandes Gomes de Oliveira no último domingo, comoveu a população, ele trafegava pela BA- 262 que liga Vitória da Conquista a Anagé quando foi atropelado. No ano de 2017 outros casos também já foram registrados na região. O vereador Fernando Jacaré se preocupa com as condições dos ciclistas da cidade, em vista que o mesmo é responsável pela criação da lei que foi recentemente sancionada incentivando a massificação do uso de bicicletas no município, mais duas leis ainda são discutidas e esperam a aprovação em prol dos mesmos. 



Na delegacia, criança de 12 anos confirma que engravidou do avô, em Lagoa Real

(Fotos: Reprodução)

Uma menor de 12 anos está grávida, após ter sido estuprada, no município de Lagoa Real, no sudoeste da Bahia. O caso chegou a 22ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), em Guanambi, no domingo (23/07), quando membros do Conselho Tutelar do referido município, em companhia de uma guarnição da Polícia Militar, apresentaram a criança na Unidade Policial para que o caso fosse apurado. De acordo com informações das conselheiras, a denúncia que receberam indicam que o padrasto teria estuprado a menor, no entanto, a menina contesta a informação, alegando que o autor do crime seria o seu avô. A garota foi submetida a exames no Instituto Médico Legal (IML), sendo constatada a gravidez. Ambos os suspeitos foram apresentados na delegacia, ficando a disposição do delegado plantonista, o qual investiga o caso e adotará as medidas necessárias. 



Principal suspeita de ser mandante da morte de esposo é presa em flagrante pela PC

A suspeita deverá ser indiciada por homicídio qualificado (Foto: Divulgação Polícia Civil)

Cerca de 12 horas após a ocorrência do homicídio do lavrador Regimalco dos Santos Mirante, de 37 anos, uma equipe da Polícia Civil de Brumado (20ª COORPIN), comandada pelo Delegado Samuel Bruno Paz, conseguiu prender Marta Dias de Barros, de 32 anos, a qual seria, segundo a Polícia, a principal mandante do referido assassinato. O fato ocorreu no dia 22/07/2017, na região rural próximo a Umburanas, na divisa entre os municípios de Brumado e Aracatu, tendo a vítima sido morta a pedradas. Já no mesmo dia, a equipe coordenada pelo Delegado Plantonista Cláudio Marques conseguiu desvendar a autoria do delito, tomando as primeiras providências no inquérito policial que apura o fato. Marta, esposa da vítima, foi autuada em flagrante delito na Delegacia de Polícia Civil de Brumado pela prática do crime de homicídio qualificado, devendo permanecer presa até posterior deliberação judicial. A Polícia Civil continua as investigações e as buscas pelo segundo autor, o qual seria amante de Marta.



Livramento: Diocese comemora 50 anos de criação

Foto: Divulgação

O Praça Dom Hélio Paschoal esteve lotada, como há muito não se via, na tarde do último domingo (23), para a celebração dos 50 anos da Diocese de Livramento de Nossa Senhora. A organização da cerimônia estima que 2 mil fiéis passaram pelo local durante a celebração. A missa festiva foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Armando Bucciol. “Agradecemos ao senhor por esses 50 anos e pedimos sua ajuda para que nos acompanhe hoje e nas futuras gerações”, comentou. A celebração contou com a participação de Párocos da Diocese e milhares de fiéis de toda região.  “Nós somos uma igreja missionária. De resto, precisamos fazer da caridade o testemunho no meio da justiça”, disse Maria Dolores Reis, de 65 anos, que acompanhou o nascimento da paróquia. A diocese de Livramento é composta por 21 municípios, e é uma das mais importantes da região sudoeste. A Diocese de Livramento foi criada em 27 de Fevereiro de 1967, pela Bula Qui divina liberalitate do Papa Paulo VI, logo após o desmembramento da Diocese de Caetité. Seu primeiro Bispo foi Dom Hélio Paschoal, (1967-2004). 



Após denúncia por Whatsapp, CIPE encontra quadrilha na mata e quatro são mortos

Uma ação da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE) – Central com o apoio do 19° Batalhão resultou na morte de quatro bandidos na tarde deste domingo (23), por volta das 16h30, na cidade de Jequié. De acordo com uma denuncia anônima feita pelo Whatsapp da CIPE/Central, uma quadrilha com 10 homens estava reunida em um matagal, no bairro Joaquim Romão, embalando drogas e planejando um assalto na região. O Setor de Inteligência da PM recebeu as informações e de imediato, o comando das unidades locais determinaram a investida. Ao chegar no ponto de encontro dos marginais, os policiais foram recebidos a tiros e reagiram. Seis homens conseguiram escapar.Já o suspeitos identificados como Luiz Ricardo Leitão, 36 anos, conhecido Gugu; Luciano Santos Souza, 34 anos, o Zé do Boi; Wiliam Santos Veloso, vulgo Índio; e Ademir dos Santos Oliveira Júnior, 30 anos, o Juninho foram baleados e socorridos para o Hospital Geral Prado Valadares (HGPV). Eles não resistiram aos ferimentos. Dos quatro, há confirmação que três já tinham passagem na Polícia. Foram apreendidos uma espingarda, três revólveres, 88 pedras de crack, 22 papelotes de cocaína, 14 trouxas de maconha, R$ 892 e celulares. A ocorrência foi realizada na 9ª Coordenadoria de Polícia do Interior. 



Atleta brumadense participará no Internacional Master de Jiu-jitsu

A atleta brumadense Alexandra Cardoso irá atrás de mais uma medalha na competição (Foto: 97NEWS)

A premiada atleta Alexandra Cardoso Leite, lutadora de Jiu-jitsu irá mais uma vez representar Brumado no Master International IBJJF Jiu-Jitsu Championship – South America, um dos maiores torneios da categoria que acontecerá na cidade do Rio de Janeiro entre os dias 28 e 30 de julho no Tijuca Tênis Clube. Ela lutará na Categoria Master 03 faixa preta, representando a Academia Assad BJJ. Em contato com o 97NEWS ela faltou que "mesmo diante das dificuldades, principalmente pela falta de patrocínio e apoio, eu nao desisto do meus sonhos" e complementou destacando que "faço pelo amor ao esporte. E este ano estarei indo sozinha, pois meu professor Paulo Cezar Aranha esta na Itália dando aulas por lá". E finalizou citando que "agradeço ao meu patrão, João Wanderley pelos constantes apoios e também aos amigos que me ajudaram, pois eles conhecem a minha luta. E, por fim, à minha família e Deus, em primeiro lugar, que sempre esteve ao meu lado me transmitindo confiança e fazendo com que eu possa estar sempre me superando". 



Veículo fica suspenso entre poste e árvore em acidente impressionante, no Guarani

Fotos: Blitz Conquista

Não se sabe ainda o quê provocou um impressionante acidente com um carro, na Praça da Saudade, Bairro Guarani, em Vitória da Conquista. O veículo ficou prensado entre um poste, que quase caiu, e uma árvore. Testemunhas indicam que o acidente ocorreu nesta madrugada. O carro ficou com a frente parcialmente destruída. O proprietário do veículo, que não foi encontrado, além de perder pontos na carteira, terá que ressarcir a Coelba pelos gastos com o reparo do poste. Felizmente, não há registro de feridos e o incidente não provocou corte de energia na rua



Morre Waldir Peres, ex-goleiro de São Paulo, Corinthians e seleção brasileira

Morreu neste domingo um dos maiores goleiros da história do futebol brasileiro: Waldir Peres, ídolo do São Paulo, com passagem pelo Corinthians e titular da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1982. Ele tinha 66 anos e sofreu um infarto fulminante durante um almoço com a família, na cidade de Mogi Mirim, no interior paulista. – Nós viemos passear na casa de uns amigos numa festa de aniversário em Mogi Mirim. Ele passou mal depois do almoço, nós o levamos a uma farmácia e lá ele desmaiou. Depois levamos para o hospital, mas infelizmente ele não resistiu. Foi fulminante – afirmou a irmã Isabel por telefone ao GloboEsporte.com.  Waldir Peres se sentiu mal e teve um infarto por volta das 14h. Foi levado por familiares ao hospital 22 de Outubro, em Mogi Mirim, mas não resistiu e teve a morte decretada por volta de 15h30. O ex-goleiro deixa dois filhos, que moravam em São Paulo, e uma filha, que está na Malásia. Ele não era casado, mas estava acompanhado da noiva. O corpo do Waldir sairá de Mogi Mirim nesta segunda-feira, às 17h, e virá pra São Paulo. O velório será a partir de terça e o enterro, só na quarta (às 9h) – para aguardar a filha que vem do exterior –, no Cemitério Gethsêmani, no Morumbi.

 

 



MPF investiga “rota da propina” de Geddel

(Foto: Reprodução)

Procuradores do MPF (Ministério Público Federal) no Distrito Federal tentam identificar o “caminho da propina” supostamente destinada ao ex-ministro da Secretaria de Governo Geddel Vieira Lima (PMDB-BA), preso em regime domiciliar em Salvador. Geddel é investigado pela suspeita de fazer parte do esquema que operava a liberação de recursos do FI-FGTS a empresas em troca de propina. As informações sobre como Geddel recebia e administrava dinheiro ilícito deverão embasar uma denúncia do MPF.



Identificada mulher que morreu em trágico acidente em Tremedal

Um grave acidente na noite desse sábado (22), numa estrada vicinal que liga a cidade de Tremedal à comunidade de Lagoa Preta deixou uma vítima fatal. Segundo as informações colhidas pela reportagem, uma passageira era da cidade de Piripá, identificado como sendo Edmara Vieira de Lima. Ela foi arremessada do veículo quando o mesmo perdeu o controle e capotou. Não há informações sobre o estado de saúde do segundo ocupante. Nas redes sociais, o sentimento é de profunda comoção. “Compreender os propósitos de Deus muitas vezes pode ser uma tarefa bem difícil, principalmente quando a tristeza bate na nossa porta porque acabamos de perder uma profissional maravilhosa, uma parceira de trabalho inesquecível. Lágrimas passam pelos nossos olhos constantemente e o vazio da saudade aumenta o sofrimento severamente. Quem conviveu com vc Edimara, jamais irá esquecer da sua voz, do seu lindo e sempre disposto sorriso… Você se foi, para sempre. O seu corpo desistiu da sua alma, e todos os que amam você deixaram de ter o privilégio da sua companhia. Mas entre nós você se mantém presente, através do amor e da saudade que deixou no coração daqueles que amavam você. E das nossas memórias você continuará vivendo, e na nossa saudade estará eternamente presente! Descanse em Paz menina #Edimara”, diz o perfil do Hospital Municipal de Piripá. Com informações do site FRC.



Clínica Master divulga sua agenda e equipe da semana

Foto: Divulgação

Na CLÍNICA MASTER, situada na rua Donizete Alves Lima, 225, Bairro Nobre (em frente à Dimak Malhas) você encontra os mais renomados profissionais para cuidar de sua saúde, realizando consultas, exames e procedimentos.

  • Anestesista – Dr. Felipe Neves
  • Angiologista – Dr. Thiago Marques Coelho
  • Cirurgião Geral – Dr. Pedro Thiébaut
  • Endocrinologista – Drª. Minelli Salles
  • Fonoaudióloga – Drª Marcela Cássia
  • Ginecologista e Obstetra – Dr. David Tanajura
  • Médico do Trabalhoe Clínico Geral – Dr. Joaquim Donato Júnior
  • Neurologista – Drª. Maiara Teixeira
  • Nutricionista – Dr. Wemerson Ribeiro
  • Ortopedista – Dr. Márcio Rios
  • Pediatra – Drª. Karla Baleeiro
  • Reumatologista – Dr. Kayson Lima Dias

Na CLÍNICA MASTER, você também encontra ultrassonografia, doppler, eletrocardiograma, eletroencefalograma, audiometria, RX digital, laboratório de análises clínicas, teste do olhinho, espirometria, procedimentos ortopédicos, procedimentos estéticos (aplicação de botox, peeling), preventivo ginecológico, colposcopia, escleroterapia convencional e com espuma (tratamento de varizes) e muito mais para cuidar bem de sua saúde! Agende já a sua consulta (77) 3441 5396, (77) 9 9991 5396 e (77) 9 9126 1903. Clínica Master, prazer em cuidar de você!



Aprovado em 1º para medicina na UnB escolheu curso para tratar a própria doença

Augusto Polveiro, 19 anos, comemora aprovação na UnB. (Foto: Arquivo pessoal)

Com frequentes dores no punho, sem um diagnóstico fechado e o movimento de uma das mãos cada vez mais limitado, ainda na adolescência, o estudante Augusto Polveiro vislumbrou no estudo da medicina a chance de descobrir e tratar a causa das próprias dores. Aos 19 anos, nesta semana, ele foi aprovado em 1º lugar no vestibular para medicina da Universidade de Brasília (UnB). Após anos de sofrimento, pulando de médico em médico, o diagnóstico veio quando Polveiro já estava no ensino médio – mas ainda sofria com fortes dores. O resultado: síndrome do túnel do carpo, uma enfermidade que comprime o nervo do punho e leva à dormência das mãos. A constatação foi de uma médica, que segundo o jovem, pratica o que ele chama de “atendimento humanizado”. Apesar de não ter sido um autodiagnóstico, como Augusto esperava, para ele, ainda assim, o sonho da medicina estava aceso. Neste ano, após uma rotina intensa, mas “responsável” de estudos, ele prestou o vestibular. Com 479,03 pontos no argumento final, o estudante conquistou a aprovação em medicina. Augusto Polveiro foi o primeiro colocado da UnB no campus Darcy Ribeiro. O resultado foi divulgado na última segunda-feira (17). Na prova, o estudante alcançou a maior pontuação - 138 pontos - em ciências exatas e naturais, área que concentra a sua disciplina predileta: biologia. Antes de tentar medicina, o jovem chegou a ser aprovado no curso de física pelo Programa de Avaliação Seriada (PAS). Ele cursou algumas disciplinas, mas abandonou a gradução por não se identificar com a matéria. “Aprender a estrutura da molécula de uma enzima chamava mais a atenção do que o entendimento do campo elétrico”, brinca.



Itapetinga: corpo de idoso que estava desaparecido é encontrado em rio

Foto: Reprodução

Foi encontrado na tarde de sábado (22), no Rio Catolé, o corpo de um idoso que estava desaparecido desde a última quarta-feira (19), na cidade de Itapetinga, no sudoeste do estado. Segundo o Corpo de Bombeiros, Reinaldo Nolasco Barreto, de 62 anos, havia saído na terça-feira (18) e, no dia seguinte, quando retornava para casa, foi levado pelas águas do rio, quando tentava atravessá-lo. O corpo do idoso foi velado e enterrado no sábado. 



Mega-Sena acumula e prêmio pode chegar à casa dos R$ 90 milhões

(Foto: Reprodução)

Ninguém acertou as 6 dezenas do concurso 1.951 da Mega-Sena realizado neste sábado em em Atibaia (SP). O próximo sorteio da loteria acontece na quarta-feira (26) e terá prêmio acumulado em R$ 90 milhões. As dezenas sorteadas foram: 14 - 16 - 19 - 21 - 33 - 55. A quina teve 209 apostas ganhadoras, que levaram R$ 26.220,25 cada uma. Outros 13551 bilhetes acertaram a quadra e levaram R$ 577,71 cada. A probabilidade de vencer em cada concurso varia de acordo com o número de dezenas jogadas e do tipo de aposta realizada. Para a aposta simples, com apenas seis dezenas, com preço de R$ 3,50, a probabilidade de ganhar o prêmio milionário é de 1 em 50.063.860, segundo a Caixa. Já para uma aposta com 15 dezenas (limite máximo), com o preço de R$ 17.517,50, a probabilidade de acertar o prêmio é de 1 em 10.003, ainda segundo a Caixa.



Mais um crime brutal confirma grau de violência em Brumado

O corpo da vítima foi encontrado na BR-030 próximo à entrada do Distrito de Umburanas (Fotocomposição: 97NEWS)

Brumado vem registrando recentemente alguns crimes carregados de brutalidade, muitos dos quais com requintes de crueldade e tortura que vem desafiando a polícia científica, que vem se esforçando ao máximo no processo de elucidação. São casos que realmente chocam aqueles que ainda não tiveram o seu senso de humanidade banalizado, como a morte do pequeno Emerson Kauã que até agora não foi desvendada. Recentemente a cidade ficou em choque com a morte do motorista Sidney "Camarão" que teria sido torturado antes de ser executado friamente pelos seus algozes que tentaram fugir do país, mas que foram presos na divisa com o Paraguai, mas que, até agora, não foram recambiados para Brumado. Na noite desta sábado (22) mais uma morte brutal foi registrada, tendo como vítima o lavrador Regimalco Mirante, que teve o seu corpo encontrado num matagal à beira da BR-030, nas proximidades da entrada para o povoado de Umburanas. Informações preliminares dão conta que o corpo do lavrador estava com vários ferimentos e que ele foi alvo de um apedrejamento. Para dar um tom ainda mais macabro ao homicídio, parte do corpo estava carbonizado, além dele estar com as mãos amarradas. A moto da vítima estava nas proximidades, o que afasta, pelo menos nesse primeiro momento, a hipótese de latrocínio. Não há ainda nenhuma informação sobre a motivação deste crime, mas a Polícia Civil já iniciou as investigações e pode já ter obtidos pistas dos autor ou dos autores. Segundo informações, Regimalco, que residia na Comunidade de Paris de Matias, município de Aracatu, era um homem tranquilo, de poucos amigos e de vida pacata, o que torna o caso ainda mais intrigante. O corpo foi levado para ser necropsiado no IML de Brumado. 



Cerca de 30 prefeitos são investigados pelo MP por nepotismo na Bahia

As suspeitas nepotismo na Bahia se espalham por pelo menos 31 prefeituras do interior estado. De acordo com levantamento feito pelo jornal Correio, este é o número de administrações municipais investigadas pelo Ministério Público Estadual (MP) por conta do crime. Desse total, em 21 cidades os prefeitos mantêm seus familiares com cargos apesar da apuração do MP. Em dez casos, por outro lado, a situação já foi resolvida por meio de sentença judicial ou com o prefeito atendendo à recomendação dos promotores. Ainda segundo o Correio, na cidade de Cafarnaum, por exemplo, a prefeita Sueli Novaes (PR) atendeu a orientação do MP e exonerou 13 pessoas. Brumado não fica muito atrás. Eduardo Vasconcelos (PSB) demitiu 12 pessoas da prefeitura no mês de maio, incluindo o filho, que era secretário de Agricultura.