ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Grandes partidas das quartas de final da Liga dos Campeões e da Liga Europa

Mulher com bebê no colo é empurrada de carro em movimento na Bahia; ex-companheiro é suspeito

Mãe posta nude em grupo de Whatsapp da escola do filho

Adolescente de Brumado morre afogado em lagoa da zona rural de Tanhaçu

Saúde vai integrar dados sobre acidentes, lesões e violência no país

Receita já recebeu mais de 1,86 milhão de declarações do IRPF 2024

Ministério da Agricultura manda recolher dez marcas de azeite

'Dom Brasílio Folia 2024': Léo Santana e Vitor Fernandes são atrações confirmadas para o evento

Aracatu: PM localiza desmanche de motocicletas e prende 5 pessoas

Ação resgata mulheres de falso centro terapêutico de pastores na Bahia

MP denuncia e Justiça mantém prisão de 4 envolvidos em esquema de venda de CNH no interior da Bahia

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Agência de publicidade assina contratos com CBF que totalizam quase R$ 1,5 bilhão

Mulher é presa após incendiar casa de ex-companheiro em Jacobina



BUSCA PELO ARQUIVO "07/2017"

Casa da Tapioca: Venha conhecer esse reino das delícias em Brumado

(Foto: Divulgação)

Se você ainda não conhece a variedade de produtos da Casa da Tapioca não sabe o que está perdendo, pois é um verdadeiro reino das delícias com mais de 50 tipos de tapiocas doces e salgadas; mais de 20 tipos de lanches e sanduíches e, agora, com uma grande novidade, o hambúrguer caseiro, composto de 140g de carne selecionada e saborosa. A Casa da Tapioca trabalha com dois fornecedores de Açaí que são considerados os melhores do Brasil. Então você está esperando o que, peça já seu cardápio pelo celular 77 9.9953-2215 ou pelo aplicativo Whatsapp. 



Caso Regimalço: Polícia Civil divulga foto de co-autor do assassinato

A Polícia Civil solicita o apoio da população para que possa efetuar a prisão do indivíduo Antônio Júnior de Jesus, de 34 anos, um dos autores do assassinato de Regimalço dos Santos Mirante, de 37 anos, fato ocorrido no dia 22 de julho, na região rural próximo a Umburanas, município de Aracatu. Antônio é morador do município de Tanhaçu, mas se encontra atualmente foragido. As informações do paradeiro do referido indivíduo podem ser passadas via página da Polícia Civil no Facebook, ou pelos telefones 181, 197, 190 ou 77 3441-844.



TJ diz que reajuste das taxas judiciárias segue ‘tendência nacional’

(Foto: Reprodução)

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) afirmou, por meio de nota, que o reajuste das taxas judiciárias do Estado segue uma “tendência nacional, possibilitando que litigantes com causas de menores valores sejam menos onerados, corrigindo o efeito regressivo da incidência das taxas sobre as ações”. O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) ajuizou no Supremo Tribunal Federal (STF) uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) contra a lei que aumentou os valores das taxas. Ainda segundo o tribunal, o estudo para compor a nova tabela de custas levou em considerações os seguintes fatores: “precificação dos novos itens criados nas tabelas com taxas justas para os usuários e as serventias; atualização dos valores dos itens vigentes pelo índice inflacionário IPCA (IBGE) acumulado até a vigência da nova tabela em março/2017, estimado em 9,00%; cálculo dos valores observando o princípio da prudência; e busca da suficiência arrecadatória para manutenção das atividades do TJBA”.



Menina de 13 anos tenta assaltar ônibus e esfaqueia motorista no DF.

(Fotos: Reprodução)

Uma menina de 13 anos foi apreendida após tentar assaltar passageiros de um ônibus e esfaquear o motorista com uma faca de cozinha em Samambaia, no Distrito Federal. Segundo a Polícia Militar, o crime ocorreu por volta das 13h, quando a adolescente embarcou no ônibus como se fosse passageira. Ao suspeitar da jovem, o motorista fechou a porta logo depois que ela entrou, deixando três pessoas de fora. Neste momento, segundo a PM, ela começou a esfaquear o homem no braço e na perna, e só parou quando o cobrador conseguiu segurá-la. Passageiros ajudaram a conter a adolescente e a levaram até o Terminal de Samambaia Norte, onde a polícia foi acionada. Uma menina de 13 anos foi apreendida após tentar assaltar passageiros de um ônibus e esfaquear o motorista com uma faca de cozinha em Samambaia, no Distrito Federal. Segundo a Polícia Militar, o crime ocorreu por volta das 13h, quando a adolescente embarcou no ônibus como se fosse passageira. Ao suspeitar da jovem, o motorista fechou a porta logo depois que ela entrou, deixando três pessoas de fora. Neste momento, segundo a PM, ela começou a esfaquear o homem no braço e na perna, e só parou quando o cobrador conseguiu segurá-la. Passageiros ajudaram a conter a adolescente e a levaram até o Terminal de Samambaia Norte, onde a polícia foi acionada. 



Redução da fertilidade masculina pode levar à extinção humana

Entre os homens da América do Norte, Europa, Austrália e Nova Zelândia a concentração de espermatozoides caiu 52,4% e a contagem total de células reprodutivas no esperma diminuiu 59,3%. (iStockphoto/G

Um novo estudo, publicado no periódico científico Human Reproduction Update, encontraram dados que podem representar grande redução da fertilidade masculina ao redor do mundo. De acordo com a análise de 185 pesquisas, realizadas desde 1973 até 2011 em diversos países, a quantidade de espermatozoides no esperma dos homens ocidentais diminuiu drasticamente – mais da metade nos últimos 40 anos. Se a tendência continuar, segundo os pesquisadores, isso pode levar à extinção do ser humano. A equipe de pesquisa, liderada por Hagai Levine, epidemiologista da Universidade Hebraica de Jerusalém, em Israel, observou que entre os homens da América do Norte, Europa, Austrália e Nova Zelândia a concentração de espermatozoides caiu 52,4% e a contagem total de células reprodutivas no esperma diminuiu 59,3%. Para os cientistas, isso representa, em média, uma queda de concentração do esperma de 1,4% ao ano. Segundo Levine, esse é um dos maiores estudos já feitos sobre o tema e os resultados são preocupantes. “Se não mudarmos a forma como estamos vivendo, a maneira como nos relacionamos com o ambiente e os produtos químicos aos quais estamos expostos, eventualmente podemos ter um problema grande relativo à nossa reprodução. E ele pode levar ao fim da espécie humana”, disse o pesquisador à rede britânica BBC. Apesar dos resultados aparentemente graves, poucos estudos foram feitos em homens de África, Ásia e América do Sul desde o primeiro ano de análise. Nesses locais, o declínio também foi observado, mas em ritmo muito mais lento, o que põe em dúvida a questão de uma possível extinção, segundo os críticos. Em outros estudos, que indicaram dados semelhantes, a metodologia foi bastante criticada por especialistas. Entretanto, segundo os pesquisadores da nova análise, Allan Pacey, professor na Universidade de Sheffield, na Inglaterra – e contrário à opinião alarmista sobre a queda da fertilidade humana – admitiu a redução de erros e resolução dos problemas anteriores que a atual pesquisa demonstrou. “O debate não está concluído e ainda há muito trabalho há ser feito. No entanto, o novo artigo de fato é um avanço no sentido de lidar mais claramente com os dados e pode ser um primeiro passo no caminho de elaborar novas pesquisas para entender melhor essa questão”, disse Pacey à BBC.



Câmara de Brumado e microrregião se reúnem para articulação da criação da União Regional dos Vereadores

(Foto: Reprodução)

Com a finalidade de discutirem a criação da União Regional dos Vereadores o presidente da Câmara de Vereadores de Brumado, Léo Vasconcelos recebeu na manhã da última terça-feira (25), presidentes de diversas Casas Legislativas da microrregião. Na reunião esteve presente o Diretor de Relações Institucionais da União dos Vereadores da Bahia, Vinicius Costa de Souza, representando também o município de Rio de Contas, salientando que a iniciativa é muito elogiável e com a união dos vereadores as Câmaras serão fortalecidas e os trabalhos dos parlamentares melhor assistidos beneficiando toda comunidade. O presidente do legislativo brumadense, Léo Vasconcelos que vem desenvolvendo um trabalho dinâmico e sempre em busca de ações que representem a modernização nos serviços prestados à comunidade destacou a importância da criação da entidade na microrregião de Brumado, sendo um antigo desejo dos vereadores da região, visto que já existe em municípios vizinhos como Guanambi e Vitória da Conquista. “Estaremos dando o start para que nossos parlamentares sejam inseridos e as Câmaras assessoradas pela União dos Vereadores da Bahia – UVB”, frisou Léo Vasconcelos. A próxima reunião já foi marcada para o próximo dia 18 de agosto na cidade de Livramento de Nossa Senhora, com a expectativa da presença de 25 Câmaras da microrregião.

 



Elétrica Cristaluz, sua moderna loja na área de produtos elétricos e iluminação

Foto: Divulgação

Inaugurada recentemente em Brumado, a Crsitaluz é a loja para tornar o seu ambiente, tanto residencial como empresarial, muito mais moderno, charmoso e agradável. A Elétrica Cristaluz, traz um mix muito amplo, com uma grande variedade de materiais elétricos e de iluminação, incluindo itens sofisticados, como lustres de cristal exclusivos com leds, que são o grande sucesso do setor de decoração da atualidade. A Cristaluz oferece aos seus clientes um novo conceito, com o que existe de mais moderno no mercado, só que com uma grande diferencial, que são os preços muito atrativos e com condições de pagamento bem flexíveis. Então, vale a pena conhecer o moderno show room e o menu de produtos que é composto por lâmpadas de led, spots, fios, cabos, reatores, disjuntores, interruptores, duchas, plafons, tomadas, cabos, conexões, torneiras, abajures, luminárias, entre outros. Então, agora, antes de decorar a sua casa ou o seu escritório, passe na Cristaluz, que oferece um atendimento diferenciado e muitas opções que se ajustam ao seu orçamento. Cristaluz, loja na Praça Armindo Azevedo, 26, Centro, próximo a Igreja Matriz, com telefone (77) 9.9979-2778. 



Marcelo Nilo deve migrar para o PR de olho em 2018

(Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

O ex-presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Marcelo Nilo, deve sair do PSL e se aproxima do PR de olho nas eleições de 2018. Nilo e o deputado José Carlos Araújo se reuniram durante um almoço e, segundo o presidente do PR na Bahia, trataram sobre a possibilidade da mudança partidária. De acordo com Araújo, caso o PR se fortaleça até as eleições, Nilo pode ser uma opção na sigla para brigar por vaga em uma chapa majoritária.



Bahia pode deixar de receber 2 bilhões de investimentos na energia eólica e solar

Foto: Conteúdo l 97News

A Bahia corre risco de deixar de atrair até R$ 2 bilhões em investimentos em cada projeto em matriz energética eólica e solar. Isto porque a falta de novos leilões de energia renovável neste ano compromete o potencial do estado na ampliação de parques eólicos e solares. Cada novo parque gerou, pelo menos, 3 mil empregos na fase de construção. A estimativa de perdas  é da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Governo do Estado (SDE). Segundo o superintendente da pasta, Paulo Guimarães, sem novas concessões, o impacto na cadeia produtiva de geração de energia eólica é muito grande. “Cada aerogerador paga ao proprietário de terra algo em torno de R$ 1 mil a R$ 2 mil por mês e a terra segue disponível para que o proprietário possa continuar plantando a cultura que quiser”, disse Guimarães. O mapa dos ventos da Bahia aponta como  melhores áreas para este tipo de empreendimento as localizadas no semiárido, em municípios como  Caetité, Igaporã, Brumado e Rio de Contas.

 

Foto: Conteúdo l 97News

A construção de um novo parque é a etapa seguinte à realização no leilão, quando o governo compra determinado volume de energia. O vencedor do leilão, com a venda garantida, parte, então, para construir os parques e gerar a energia previamente encomendada pelo governo. A Bahia lidera a capacidade de atração de projetos eólicos no país, com um terço da energia contratada e até 2018 pode chegar a ocupar o primeiro lugar no ranking no número de parques eólicos em operação. Dos 300 novos parques que devem ser instalados no país até 2020, 164 serão em território baiano. Em Brumado o Parque Eólico de Cristalândia começou a operar com capacidade para 90 Megavolts (MW). Segundo dados coletados, foram investidos aproximadamente US$ 190 milhões na construção do parque, que fica nos municípios de Brumado e Rio de Contas. Inicialmente o parque vai gerar 350 Gigawatts por ano e atenderá mais de 170 mil casas do Brasil. 



Relacionamento: Advogado salva casamento arruinado com apenas um bilhete

Foto: Divulgação

Um advogado de São Sebastião do Paraiso, em Minas Gerais, ganhou fama nas redes sociais por ter salvo um casamento de uam cliente que queria se divorciar. Contratado para tratar dos papéis da separação de um casal, Rafael Gonçalves não ficou seduzido pela ideia de ganhar algum dinheiro.  Muito pelo contrário, o advogado mineiro acabou por salvar aquele casamento ao ter feito quatro perguntas bem simples ao casal. Rafael Gonçalves diz que, enquanto aquela mulher explica porque razão havia tomado a decisão de pedir o divórcio seu marido, ele percebeu que naquela relação ainda havia muito amor. Segundo o advogado, a mulher reclamou de como o marido havia mudado depois que se casaram, realatando que ele não lhe dava mais atenção. 

 

A salvação do casamento


Foi assim que Rafael escreveu, no mesmo papel onde anotou a documentação necessária para dar entrada ao divórcio, as perguntas que salvaram o casamento da cliente e que estão viralizando na internet, como uma receita de tolerância e amor. Veja, abaixo, o bilhete:

Foto: Divulgação

Reconciliação


O advogado mineiro conta que, mesmo perdendo uma cliente, ficou muito feliz quando a mulher e o marido apareceram juntos em seu escritório, comunicando que tinham desistido do divórcio. Os tinham chegado à conclusão que estavam apenas passando por uma crise no casamento e que o divórcio era uma decisão precipitada. Eles então devolveram o bilhete ao advogado, para que ele pudesse salvar o casamento de outras pessoas. A decisão do advogado surpreendeu muita gente, mas Rafael explicou que apenas fez o que tinha aprendido na faculdade, que era tentar solucionar o conflito sem cobrar nada antes de levá-lo à justiça. O advogado aconselha a todos os casais que estão em vias de se divorciar que pensem bem antes de tomar uma decisão definitiva. No entanto, segundo ele, o mais importante é não permitir que outras pessoas interfiram nessa decisão, nem os amigos, muito menos os familiares. A atitude do advogado Rafael Gonçalves comoveu muita gente nas redes sociais nos últimos dias. O que você achou do bilhete que ele escreveu? Se você fosse advogado, o que escolheria: o dinheiro?



Carteira de habilitação eletrônica é aprovada pelo Contran

Após registro com certificado digital, documento é acessado por QRCode Arquivo/Agência Brasil

A proposta da Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica (CNH-e), elaborada pelo Ministério das Cidades, foi aprovada, nesta terça-feira (25), pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Agora, além do documento físico, os motoristas terão também o arquivo virtual da CNH, por meio de um aplicativo para smartphones. O documento virtual poderá ser apresentado no lugar da carteira física, e será identificado pela leitura do QRCode ou certificado digital. A carteira digital tem a mesma validade que o documento impresso.

“Estamos dando um passo à frente, desburocratizando o processo. Há um conjunto de padrões técnicos para suportar um sistema criptográfico que assegura a validade do documento. Com isso, quem esquece a CNH em casa, não estará sujeito a multa e pontos na carteira. Basta apresentar o documento digital”, destacou o ministro das Cidades, Bruno Araújo.

Mesmo com a novidade, a emissão da CNH ainda ocorre normalmente. Para adquirir a CNH, é preciso se cadastrar no site do Denatran com um certificado digital. Em seguida, o cadastro deve ser ativado a partir de um link que será enviado ao e-mail do motorista. A ativação deve ser feita no aparelho em que a CNH será salva, que será protegida por um PIN. Essa senha será exigida todas as vezes em que o acesso ao documento for requerido. Depois desse registro, a CNH eletrônica é exportada para o aparelho, após a autenticação pelo Denatran por meio da assinatura digital do Denatran. O sistema ainda permite o bloqueio do aplicativo caso o celular seja extraviado.



Guanambi: Jovem resiste a assalto e é morto em frente à sua residência

(Foto: Reprodução)

Na noite desta terça-feira (25), um jovem de 21 anos foi brutalmente assassinado em frente a sua residência no Distrito de Morrinhos, zona rural de Guanambi. As informações colhidas indicam que a vítima Petronilio Martins da Silva, conhecido como Thiago de Lió da Padaria, foi abordado por dois assaltantes em frente sua residência que queriam roubar sua motocicleta. O mesmo reagiu e entrou em luta corporal com os meliantes. Quando a arma utilizada pelo assaltante que anunciou o roubo caiu, veio o comparsa e deflagrou dois tiros contra sua cabeça. Após executarem a vítima os meliantes empreenderam fuga. O corpo foi encaminhado para o Instuto Médico Legal em Guanambi. O sepultamento ocorrerá na respectiva comunidade onde a população se encontra revoltada.



BR-030: Caminhão com placas de Brumado é recuperado no distrito de Ibitira em Rio do Antônio

Foto: Divulgação

Na manhã desta terça-feira (25), por volta das 11h a guarnição  do TOR/CIPRV/Brumado durante abordagens de rotina, na BR-030, próximo ao distrito de Ibitira, município de Rio do Antônio, prendeu um veículo Mercedes Benz, Artego 915 na cor azul e placas AMU-3079 do município de Brumado. Segundo a guarnição,  após averiguação no Sistema, foi constatado que o veículo se encontrava com restrição de Roubo. O veículo e os três ocupantes foram conduzidos para a delegacia de Rio do Antônio. 



Zé Carlos de Jonas agradece ao Executivo a realização das obras de reestruturação da galeria da Praça Saldino Lopes

O vereador Zé Carlos de Jonas fez questão de acompanhar as obras da reestruturação da galeria (Foto: Assessoria Parlamentar)

Tendo um histórico de ações muito positivo pela Vila Presidente Vargas, o vereador Zé Carlos de Jonas (PT) continua desenvolvendo a sua agenda positiva na busca de novas conquistas para a localidade. Sempre atuante o vereador também vem fazendo sucessivas cobranças ao Executivo visando a resolução dos problemas que afligem a comunidade. Diante disso Zé Carlos de Jonas levou o prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB) para constatar algumas demandas urgentes para o distrito e, gradativamente, o chefe do executivo vem atendo as solicitações. 

A obra finalizada trouxe alívio aos moradores (Foto: Assessorial Parlamentar)

Nessa terça-feira (25) uma nova ação foi operacionalizada nesse sentido que foi o reparo da estrutura da galeria de esgotamento pluvial que passa pela Praça Saldino Lopes. O vereador acompanhou as obras e fez questão de citar que "esse problema vinha trazendo transtornos para os moradores, mas, agora, com a boa vontade do prefeito Eduardo ele foi resolvido" e complementou dizendo que "estamos muito confiantes que as outras urgências da Vila Presidente Vargas também serão solucionadas, pois já comprovamos o total empenho da atual gestão nesse sentido". E finalizou destacando que "ficam aqui os meus agradecimentos em nome dos moradores por mais um problema solucionado na comunidade". 

A visita inicial ao local acompanhado do prefeito Eduardo Vasconcelos (Foto: Assessoria Parlamentar)


Livro do jovem desaparecido do Acre será lançado nesta quinta (27)

Foto: Divulgação

A página "Bruno Borges — O Menino do Acre" divulgou no Facebook a capa do primeiro livro com textos do estudante de 25 anos, que está desaparecido desde março deste ano. A veracidade da capa foi confirmada por Denise Borges, mãe de Bruno. O sumiço do jovem, que morava em Rio Branco, no Acre, com a sua família, mobilizou o país, principalmente quando foram revelados os textos criptografados que Bruno deixou em seu quarto. Os escritos estão sendo traduzidos e serão lançados em 14 livros. O primeiro volume, conforme solicitado por Bruno antes de desaparecer, leva o título de "TAC - Teoria da Absorção do Conhecimento". A capa já estava praticamente definida e não ia ser assim. Eu estava na igreja e de repente veio algo dizendo que na capa deveria ter a criptografia. Domingo a noite pedi para Alexandre mudar e imediatamente todos adoraram — disse Denise, referindo-se a Alexandre Marques, criador da capa. A proposta deste exemplar, em que o estudante apresenta a teoria que criou com base em anos de pesquisa, é preparar os leitores para os próximos volumes. De acordo com a coaching literária, o livro pretende levar seus leitores a refletirem sobre o conhecimento e explica de que forma podem "absorver mais informações de uma forma muito didática". Segundo informações, a primeira obra terá tiragem inicial de 20 mil exemplares. O lançamento nacional está marcado para esta quinta-feira (27). 



Briga judicial por pensão entre Fábio Jr. e Mari Alexandre atinge pior momento

Apesar de, aparentemente, estarem vivendo uma maré de calmaria, Fábio Jr. e Mari Alexandre não são o tipo de casal que deixou o passado no passado. Pelo menos não financeiramente. E o cantor se arrependeu do acordo de pensão que assinou em 2011, no “calor das emoções”, como informam seus advogados num processo de revisão de valores. Em nenhum momento Fábio Jr. se recusou a pagar a pensão ao filho de 8 anos que teve com a apresentadora. Por mês, ele desembolsa cerca de R$ 35 mil para sustentar o menino. Ele custeia a escola, cursos extras, plano de saúde, remédios, manutenção da casa em que Mari e o menino moram, em Alphaville, condomínio nobre de São Paulo, e ainda paga aproximadamente R$ 24 mil ao pequeno. Após ter sido executado pela ex que pediu o pagamento retroativo de juros e correção da pensão alimentícia, Fábio entrou com ação impugnando o pedido e pedindo a revisão dos valores depositados, já que segundo a ação, Mari não presta contas do que é gasto mensalmente. Na petição, os advogados, inclusive, sugerem que a ex-Garota do Fantástico estaria vivendo uma vida de luxo às custas de Fábio e citam as muitas viagens que ela faz dentro e fora do país, além de presença em eventos nos quais receberia cachês, sem arcar com qualquer despesa do filho único. Fábio Jr pede que a pensão seja reduzida para R$ 8 mil e se compromete a continuar pagando as demais despesas com as quais já arca atualmente. A pendenga judicial já se arrasta há quatro anos. O cantor e Mari se divorciaram em 2010. // Extra.



Governo lança licitação para obras na rodovia Tanque Novo/Igaporã/Caturama/Botuporã

(Foto: Divulgação)

As populações dos municípios de Tanque Novo, Igaporã, Caturama, Botuporã e região circunvizinha serão beneficiadas com a reconstrução da BA-156. O anúncio da licitação para escolha da empresa responsável pela obra foi feito pelo deputado Waldenor Pereira, durante visita  do governador Rui Costa à cidade de Guanambi, no último sábado (15/07), atendendo a uma antiga reivindicação do ex-vice-prefeito Daniel Carneiro e do atual prefeito Vanderlei Cardoso ,levada ao Governo da Bahia pelos deputados Waldenor Pereira (federal) e Zé Raimundo (estadual). A demanda para reconstrução da rodovia foi apresentada, em um primeiro momento, ao então governador do Estado Jaques Wagner que, atendendo à solicitação dos deputados, incluíram esse  trecho da rodovia no Programa de Restauração e Manutenção de Rodovias Estaduais da Bahia (Premar 2). “Estamos muito felizes com o atendimento desta importante demanda para Tanque Novo e região, pois nestes trechos que serão recuperados circulam diariamente milhares de pessoas dos municípios beneficiados e da região circunvizinha, o que trará uma maior comodidade, segurança e também agilidade no tráfego de mercadorias e produtos que são produzidos nesta região, dinamizando a economia”, comentou o deputado Waldenor. “O secretário Marcus Cavalcanti (Secretaria de Infraestrutura da Bahia – Seinfra) nos informou que serão realizadas obras no trecho que liga a Caturama (trevo da BA 152), passando por Botuporã, Tanque Novo e Igaporã, no trevo da BR430. Sendo assim, 83 km de estradas serão reconstruídos, garantindo um maior desenvolvimento desta microrregião”, relatou o deputado Zé Raimundo.  Com a realização da obra na rodovia, o governo Rui Costa cumprirá o que havia sido tratado com Wagner e defendido durante a votação Projeto de Lei 20.839 (Premar2), em 30 de maio de 2014, na Assembleia Legislativa, quando o deputado Zé Raimundo, em nome dos mandatos, indicou a sua inclusão no programa de recuperação de estradas financiado pelo Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD).



Política: Michel Temer é reprovado por 94% dos brasileiros, aponta pesquisa

Foto: Nelson Almeida/AFP

O presidente Michel Temer é desaprovado por noventa e quatro por cento dos brasileiros, de acordo com a pesquisa Pulso Brasil, realizada mensalmente pela Ipsos Public Affairs desde 2005.  Apenas 3% aprova pouco ou totalmente a atuação de Michel Temer. Foram entrevistadas entre o dia 1º e 14 de julho, 1200 pessoas de 72 municípios brasileiros em todas as cinco regiões do país. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa também aponta que 95% dos brasileiros acreditam que o Brasil está no rumo errado. Cerca de 85% da população avalia a gestão de Temer como ruim ou péssima. Essa é a pior avaliação desde abril de 2015, quando a série começou a ser feita. "O levantamento confirma os altos índices de desaprovação do governo federal e do presidente Michel Temer. Identificamos que os efeitos da crise política e da delação premiada de Joesley Batista ainda se mantêm. Esse quadro tende a se manter nos próximos meses com a pauta do aumento de impostos e dos combustíveis", comenta Danilo Cersosimo, diretor da Ipsos Public Affairs, responsável pelo Pulso Brasil. A segunda personalidade que é mais desaprovada é o ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) teve 93% de reprovação contra apenas 1% de aprovação. Em terceiro lugar está o senador Aécio Neves (PSDB-MG), que teve 3% de aprovação contra 90% de reprovação. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva aparece com 68% de desaprovação. Jair Bolsonaro aparece com 53%. Joaquim Barbosa e Sérgio Moro foram desaprovados por 33% e 28%, respectivamente.



Brasil: Segundo pesquisa, a cada 16,8 segundos uma tentativa de fraude é aplicada no país

A cada 16,8 segundos, uma tentativa de fraude é aplicada no país. Só de janeiro a maio, o Brasil acusou 782.244 tentativas de golpes. O segmento de telefonia foi o mais afetado no acumulado do ano, sendo responsável por 38,6% do total, com 301.956 ocorrências. Neste tipo de golpe, dados de consumidores são utilizados por criminosos para abertura de contas de celulares ou compra de aparelhos, por exemplo. Os dados são do Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraude e foram divulgados hoje (25), em São Paulo. Quando a fraude na telefonia funciona, ela serve como uma porta de entrada para os fraudadores aplicarem golpes de maior valor em outros setores da economia. Os golpistas costumam comprar telefones para ganharem um comprovante de residência e, assim, abrir contas em bancos para pegar talões de cheque e cartões de crédito e, ainda, fazer empréstimos bancários em nome de outras pessoas. O setor de Serviços vem em seguida no ranking de segmentos com mais tentativas de fraude identificadas de janeiro a maio deste ano: 233.092, representando 29,8% do total. Em terceiro lugar estão os bancos e as financeiras com 23,9% de participação e 187.203 tentativas. O quarto setor mais afetado pelas tentativas nos cinco primeiros meses do ano foi o varejo, com 47.452 tentativas e participação de 6,1%. Os demais segmentos representaram 1,6% do total. Em maio deste ano, 164.988 tentativas de fraude foram aplicadas em todos os segmentos, o que representa um aumento de 19,7% em relação a abril do mesmo ano, quando o indicador apontou 137.856 tentativas. Na comparação de maio deste ano em relação ao mesmo período de 2016, o crescimento nas tentativas foi de 12,3%.

Golpes têm ambiente propício

 

Segundo economistas da Serasa Experian, a volta gradativa do consumidor ao mercado de crédito após dois anos de recessão econômica pode estar estimulando os fraudadores a aplicar golpes, já que muitas vezes eles consideram os períodos de maior movimentação como ambiente propício.

O Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito apontou crescimento de 2,1% no primeiro semestre deste ano, na comparação com o mesmo período do ano anterior, na quantidade de pessoas que buscou crédito no país.

Segundo estudos da Serasa, basta perder um documento pessoal para dobrar a probabilidade de o cidadão ser vítima de um golpe, já que os dados pessoais de um consumidor são usados por terceiros para firmar negócios sob falsidade ideológica ou obter crédito sem a intenção de honrar os pagamentos.

Para se prevenir, quem teve documento extraviado deve cadastrar um alerta gratuito na Serasa pelo www.serasaconsumidor.com.br/servicos-roubo-perda-de-documentos/, além de fazer um Boletim de Ocorrência numa delegacia policial. O registro ajuda a reduzir o risco e evita a dor de cabeça de ter dados pessoais utilizados por fraudadores.

Perda ou roubo de documento

Com o alerta, o serviço avisa às empresas que consultam seus produtos sobre a perda ou roubo do documento quando este for utilizado para abertura de conta em bancos, compra de bens e serviços, pagamentos etc. Assim, antes de efetuar a compra, por exemplo, estas empresas poderão tomar algumas atitudes preventivas, como solicitar outros tipos de documentos para comprovar a identidade, por exemplo.

Outras ações podem ajudar o consumidor a se proteger das fraudes. Uma das dicas é não perder de vista seus documentos de identificação quando solicitados para protocolos de ingresso em determinados ambientes ou quaisquer negócios. Do mesmo modo, não deixar que atendentes de lojas e outros estabelecimentos levem seus cartões bancários para longe de sua presença sob a alegação de efetuar o pagamento.

Também é necessário tomar cuidado ao digitar a senha do cartão de débito/crédito na hora de realizar pagamentos, principalmente na presença de desconhecidos. Outra dica é não informar os números dos seus documentos quando preencher cupons para participar de sorteios ou promoções de lojas.

Nas compras por meio da internet a atenção deve ser ainda redobrada. Ao ingressar em um site, é importante verificar se há certificado de segurança. Para isso, basta checar se o http do endereço vem acompanhado de um “s” no final (https). Há ainda certificados que ativam um destaque em verde na barra do navegador.

Outra dica é não fazer cadastros em sites que não sejam de confiança. Também tenha cuidado com sites que anunciam ofertas de emprego ou produtos por preços muito inferiores ao mercado. A Serasa ainda aconselha a não compartilhar dados pessoais nas redes sociais que podem ajudar os golpistas a se passar pelo consumidor, assim como manter atualizado o antivírus do computador, diminuindo os riscos de ter seus dados pessoais roubados por arquivos espiões.

O consumidor ainda deve evitar realizar qualquer tipo de transação financeira utilizando computadores conectados em redes públicas de internet. Se isso não for possível, ao usar computadores compartilhados, é prudente verificar se fez o log off das suas contas (e-mail, internet banking, etc).

Principais tentativas de golpe

De acordo com o indicador, existem diversas formas de tentativas de golpe. Conheça as principais:

Compra de celulares com documentos falsos ou roubados.

Emissão de cartões de crédito: o golpista solicita um cartão de crédito usando uma identificação falsa ou roubada, deixando a conta para a vítima e o prejuízo para o emissor do cartão;

Financiamento de eletrônicos: o golpista compra um bem eletrônico (TV, aparelho de som, celular etc.) usando uma identificação falsa ou roubada, deixando a conta para a vítima;

Abertura de conta: golpista abre conta em um banco usando uma identificação falsa ou roubada, deixando a conta para a vítima. Neste caso, toda a cadeia de produtos oferecidos (cartões, cheques, empréstimos pré-aprovados) potencializa possível prejuízo às vítimas, aos bancos e ao comércio;

Compra de automóveis: golpista compra o automóvel usando uma identificação falsa ou roubada, deixando a conta para a vítima.

CONTINUE LENDO


Legislativo brumadense aprova em sessão extraordinária projeto de autoria do executivo municipal

(Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

Na noite desta segunda-feira, 24 de julho a Câmara de Vereadores de Brumado realizou sessão extraordinária a fim de votar em regime de urgência/urgentíssima Projeto de Lei nº 023/2017, proveniente do executivo municipal que dispõe sobre: “Torna-se obrigatória a aplicação de psicoteste como critério complementar para provimento de cargos efetivos no âmbito do Município de Brumado e dá outras providências”. O projeto foi aprovado pelo legislativo municipal e deverá seguir para sanção do prefeito devendo tornar-se lei que tornará obrigatória a aplicação de psicoteste em concurso público para provimento do cargos e vagas criados pela Lei 1.732/2014, como uma das etapas do certame, assim como para provimento de todos os cargos a serem criados ou declarados vagos no Quadro de Pessoal do Município de Brumado. Segundo justificativa encaminhada à Câmara a votação em regime de urgência/urgentíssima se fazia necessária em razão da necessidade de se iniciar o processo para o concurso público previsto para o ano de 2017, que deverá constar a exigibilidade do psicoteste. Os parlamentares em sua maioria destacaram a importância da aplicação do referido instrumento como uma das etapas do concurso público para que se obtenham cada vez mais a qualidade da prestação dos serviços públicos.