ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Eleições 2024: PT deve ter candidato próprio na disputa pela prefeitura de Brumado

Brumado: Mulher de 52 anos é vítima de dengue hemorrágica

Grandes partidas das quartas de final da Liga dos Campeões e da Liga Europa

Mulher com bebê no colo é empurrada de carro em movimento na Bahia; ex-companheiro é suspeito

Mãe posta nude em grupo de Whatsapp da escola do filho

Adolescente de Brumado morre afogado em lagoa da zona rural de Tanhaçu

Saúde vai integrar dados sobre acidentes, lesões e violência no país

Receita já recebeu mais de 1,86 milhão de declarações do IRPF 2024

Ministério da Agricultura manda recolher dez marcas de azeite

'Dom Brasílio Folia 2024': Léo Santana e Vitor Fernandes são atrações confirmadas para o evento

Aracatu: PM localiza desmanche de motocicletas e prende 5 pessoas

Ação resgata mulheres de falso centro terapêutico de pastores na Bahia

MP denuncia e Justiça mantém prisão de 4 envolvidos em esquema de venda de CNH no interior da Bahia

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado



BUSCA PELO ARQUIVO "07/2017"

Brumado: Imagem de rampa de acessibilidade fechada por barreira de gelo-baiano provoca discussão nas redes sociais

A rampa de acessibilidade acabou ficando sem funcionalidade após a colocação das barreiras de gelo-baiano (Foto: Whatsapp 97NEWS)

Brumado ainda está longe de ter uma mobilidade urbana adequada, mas, nos últimos anos alguns avanços começaram a acontecer na busca de dar um ordenamento melhor principalmente para o trânsito local, que ainda é considerado caótico por muitos. Neste final de semana uma foto circulou com muita intensidade pelas redes sociais acompanhada de fortes mensagens de protesto, já que, a princípio ela apresentava uma incongruência técnica, pois na imagem uma rampa de acessibilidade está cercada por barreiras de gelo-baiano, ou seja, não há possibilidade de acesso a ela. A ação que foi feita recente pelo SMTT, retirou o retorno que era feito no local colocando as barreiras, mas devem ter se esquecido da rampa, que ficou sem funcionalidade. Outro fator que acabou incrementando os protestos é que seria inaceitável um fato como esse, já que o prefeito, engenheiro civil por profissão, é um defensor fervoroso da acessibilidade, tanto que em seus programas semanais de rádio ele sempre transmite as suas mensagens em defesa da acessibilidade. 



"O 2 de julho nunca foi tão atual", afirma Waldenor

Foto: Divulgação

Neste 2 de julho, o deputado federal Waldenor Pereira participou das comemorações aos 194 anos de independência da Bahia em Salvador, ao lado do governador Rui Costa, do secretário de Desenvolvimento Econômico Jaques Wagner, da senadora Gleisi Hoffman e de outras importantes lideranças políticas da Bahia. Na oportunidade, o parlamentar afirmou que "no dia de hoje, é preciso relembrar a luta e participação da Bahia na consolidação da independência do Brasil. O 2 de julho nunca foi tão atual e devemos nos inspirar nesses exemplos do passado para reestabelecer a democracia plena no nosso país, lutando por diretas já e pelos nossos direitos". Waldenor participou dos festejos pelas ruas da capital baiana, iniciados no Panteão, bairro da Lapinha, com o hasteamento das bandeiras de Salvador, da Bahia e do Brasil e com a saída dos carros do Caboclo e da Cabocla do Pavilhão 2 de julho, símbolos da luta dos baianos contra as tropas portuguesas.



Brasil só deve crescer depois que eleger novo presidente, avaliam economistas

Foto: Reprodução

Os economistas Edmar Bacha, José Roberto Mendonça de Barros, Bernard Appy, Marcos Lisboa e Alexandre Schwartsman já ocuparam cargos públicos. Sabem como política e economia se entrelaçam. E têm um diagnóstico comum: apesar de o mercado financeiro manter a calma e o governo insistir que está no controle da situação, as denúncias envolvendo o presidente Michel Temer já traçaram o destino da economia real, que só deve mesmo crescer depois que o país eleger um novo governante. Há três meses, Mendonça de Barros, ex-secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, se declarava um otimista incondicional com a recuperação. Previa para 2017 crescimento de 1% do Produto Interno Bruto (PIB) - até que veio a delação dos donos da JBS. Foi um balde de água fria. Agora, ele estima algo entre 0,5% e zero. "É desolador, porque eu tenho certeza de que a gente ia mesmo sair do buraco, mas a recuperação deu uma miada e fica amortecida até a próxima eleição." As novas denúncias de corrupção, diz, são indiscutíveis e conclusivas. Por isso, tiraram de cena a alavanca da retomada: a confiança dos empresários. "Para sair do buraco, todos sabem, precisamos de investimentos em infraestrutura, com escala, e já não há ambiente para isso." Para os investidores internacionais, o sinal é ainda pior, avalia Alexandre Schwartsman, ex-diretor de Assuntos Internacionais do BC. "Passamos a imagem de país com sérios problemas de governança, que vai ficando mais parecido com a Rússia - onde a corrupção está aí, ninguém dá a mínima e faz parte do jogo - e menos parecido com países que conseguiram avançar, como Peru e Colômbia, que hoje oferecem mais estabilidade institucional", diz. Preocupa, em particular, o fato de que, enquanto o governo se mobiliza para ficar no poder, há desarticulação em torno de medidas para socorrer as combalidas contas públicas. Quem já viu uma crise do gênero, por dentro, garante que compromete a rotina de trabalho. "Estava no Ministério da Fazenda quando ocorreu o escândalo do Mensalão. 

Na hora em que um governo enfraquece, abandona a agenda propositiva e surge um monte de propostas de bondades, para salvar a situação", diz Bernard Appy, ex-secretário executivo e de Política Econômica da Fazenda. Nesse cenário, cresce o temor de que, no toma lá dá cá para sobreviver, haja sacrifício da reforma da Previdência. Ela pode vir "desmilinguida" ou nem vir, inviabilizando o corte de gastos e levando à explosão da dívida. O estrago, dizem, não pode mais ser revertido na gestão de Temer, indiciado por corrupção. Edmar Bacha, um dos pais do Plano Real, define o estado de ânimo geral: "Alguém disse, muito corretamente, que esse governo se divide em AJ e DJ, antes e depois de Joesley Batista, da JBS (empresário que gravou o presidente). Pois, no DJ, não tem ponte nem pinguela para futuro da economia", diz. Na avaliação dos economistas, existe ao menos um alento no cenário: é baixo o risco de um novo agravamento da crise. "Há uma certa resistência, uma resiliência na economia, e a boa notícia é que ela não vai dar meia volta, não retornaremos àquela recessão", diz José Roberto Mendonça de Barros. O que impede um eventual retrocesso é o avanço de setores que ficam descolados da crise, como agricultura e mineração; o bom desempenho das exportações; bem como a queda da inflação, que permite a redução da taxa básica de juros e, consequentemente, deixa o crédito mais acessível. Alexandre Schwartsman estima que pode haver recuperação do consumo, em especial porque o desemprego deu sinais de que parou de aumentar. "Não será um consumo nada exuberante, mas qualquer melhora jáé bom", diz.

CONTINUE LENDO


'Ignorante': Homem atira pedras em palco durante show na BA, atinge bailarina no rosto e cantor se irrita

Forrozeiro Alcymar Monteiro ficou irritado após homem jogar pedras em palco na BA (Foto: Reprodução/Prefeitura de Irecê)

Um homem bêbado foi detido após atirar pedras no palco em que se apresentava o cantor de forró Alcymar Monteiro, durante a festa de São Pedro da Boa Vista, na cidade de Irecê, no norte da Bahia. Uma bailarina foi atingida no rosto, e o cantor ficou irritado e interrompeu a apresentação. Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra o momento em que o forrozeiro dá uma "dura" no rapaz. "Eu queria que um policial viesse aqui, porque esse rapaz está jogando pedra no palco, aqui na gente. Desculpem eu interromper, mas isso não é coisa que se faça. Um policial aqui, por favor. Você vem para bagunçar o show dos outros, rapaz? Todo mundo em paz e você faz isso, rapaz? Jogando pedras nas pessoas, por quê? Larga de ser ignorante, rapaz. Faça isso não, meu amigo. Vocês, seguranças, deem um jeito nisso aí", disse Alcymar, que é natural da cidade de Aurora, no Ceará. O show, que ocorreu na noite de sábado (1º), foi interrompido por cerca de cinco minutos, enquanto a segurança do evento localizava o suspeito. O cantor também exigiu a presença da polícia. "Eu não costumo parar meu show por causa de violência de ninguém, mas não é possível isso. Como é que pode uma coisa dessas, hein? Interromper o trabalho de milhares de pessoas por causa de um cara desse. Não pode, não pode", esbravejou o cantor. De acordo com a produção de Alcymar Monteiro, a bailarina foi atingida no olho, mas sem gravidade. Ela foi atendida por médicos que estavam no local. A assessoria de comunicação da prefeitura confirmou o ocorrido e disse que o que foi atirado pelo homem no palco foram britas que estavam espalhadas pelo chão onde a festa era realizada. Veja o vídeo:



Brumado: Previsão aponta para continuidade do frio com pequena possibilidade de chuvas

(Reprodução AccuWeather)

Para muuitos lugares do país as temperaturas girando em torno dos 13 graus não são consideradas baixas, mas para Brumado, que vive a grande maioria do ano com termômetros na casa dos 30 graus, então, os registros abaixo dos 20 já são considerados frios para muita gente. Quem acordou cedo nesta segunda-feira (03) se deparou com 14 graus, mas a sensação térmica era de 10, já que a umidade relativa do ar estava em 70%, o que é incomum por aqui. Outro fator disparado pela umidade é a pequena possibilidade (7%) de leves pancadas de chuva durante o dia. A máxima prevista é de 23 graus e a previsão aponta para os próximos dias da mesma forma, então, o melhor a fazer é se agasalhar e aproveitar esse clima que provoca uma atmosfera diferenciada para a terra do minério. Neste momento, 07h30m a temperatura na cidade é de 17 graus, com tempo nublado o que aumenta a sensação de frio. 



Detran-BA inicia recadastramento de veículos com placas de final 8

(Foto: Reprodução)

Os proprietários de veículos registrados em Salvador, com placas de final 8, devem estar atentos ao recadastramento obrigatório no sistema do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), durante o mês de julho. O procedimento sem custo deve ser feito pelo site do órgão (acesse aqui). A palavra-chave para acessar o formulário é o Código de Endereçamento Postal (CEP). Se o endereço for reconhecido, basta o motorista atualizar os dados e aguardar e-mail e SMS confirmando o sucesso da operação. Caso contrário, será necessário se dirigir a uma das unidades do Detran para concluir o procedimento. "A grande maioria tem conseguido fazer pela internet. De forma presencial, temos dois guichês exclusivos para o recadastramento, na nossa sede, e atendemos também na Rede SAC. É muito importante que as pessoas colaborem para não enfrentar transtornos no futuro", ressalta o coordenador da Central de Atendimento do Detran, Ítalo Nunes. A medida pretende dar celeridade à entrega de documentos e coibir fraudes. O departamento está dando a oportunidade para que todos os proprietários de veículos façam a atualização cadastral, para evitar a falta de recebimento do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e aplicação de multa, por não informar alteração de endereço.



Gasto do governo sobe o dobro do permitido pelo teto

O presidente Michel Temer (Foto: Reprodução)

O teto dos gastos enfrenta a sua primeira prova de fogo no ano que vem. Pela regra, a despesa da União poderá crescer pouco mais de 3%. No entanto, a previsão é que as despesas obrigatórias com INSS, aposentadorias de servidores federais e benefícios a idosos e pessoas com deficiência de baixa renda crescerão mais que o dobro desse valor permitido: 8%. O limite para o crescimento de gastos da União é uma das principais medidas econômicas do governo Michel Temer. Ao colocar freio nas despesas, o Estado sinaliza que tem compromisso com a saúde das finanças públicas e preserva a confiança junto a investidores. Pela regra, o gasto anual corresponde à inflação oficial, medida pelo IPCA, acumulada em 12 meses até junho do ano anterior. Junho já passou e é possível traçar cenários. O IPCA-15, prévia do índice, aponta uma alta de 3,52% entre junho do ano passado e junho deste ano. O resultado final (que valerá para o teto de 2018) deve ser ainda menor, segundo economistas, porque a inflação segue em queda. 



Não vamos definir chapa agora, diz Rui sobre Wagner nas eleições 2018

(Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

Apesar do termômetro político, dado ao clima do desfile dois de Julho, o governador Rui Costa não quis falar sobre eleições 2018, ao chegar no Largo da Lapinha na manhã deste domingo (2). Ao BNews, Rui disse que não vai antecipar o debate político, já que o país vive uma instabilidade e não há regras eleitorais definidas. “É muito cedo para falar em eleições 2018. Toda vez que falo isso vocês acham que estou fugindo de tema, mas não é. É que todas as coisas no Brasil estão muito indefinidas, o cenário politico é muito adverso para fazer qualquer expectativa para o ano que vem. Nós temos que, cada diz com sua agonia, nesse momento temos que trabalhar para superar a crise econômica, politica e fazer o país voltar a crescer. Para eleição não sabemos nem qual é a regra eleitoral, espero que o congresso nacional volte uma nova regra eleitoral, de financiamento. Você nem sabe quais são as regras do jogo, quanto mais as condições que as eleições vaio se dar. Está muito longe, vamos trabalhar. Espero que a gente consiga que o pais reencontre o seu caminho, e o povo volte a ter confiança”. Sobre os rumores de que o ex-governador da Bahia, Jaques Wagner, poderia assumir a sua vaga ou ao Senado, Rui também se esquivou. “Não vamos definir chapa agora. As condições não estão dadas. Estamos conversando. Wagner já disse que é um militante politico e estará a serviço do grupo e vamos discutir quais as melhores condições no ano que vem dado a legislação, condições do pais, eleitorais e inclusive dos candidatos a presidência da republica. Ainda é cedo. Não vamos antecipar estratégia nesse momento enfraquecido do país”. O governador também foi cauteloso ao se posicionar sobre a saída do presidente Michel Temer. “Diria que preciso encontrar uma saída para o brasil. O maior erro cometido foi desrespeitar o voto dos 54 milhões de brasileiros. Hoje estamos aqui no dia da independência da Bahia, que significa do Brasil. O sentimento de independência é de respeito a vontade popular e isso foi rasgado quando retiraram a Dilma. De lá para cá se criou uma instabilidade, você não sabe o caminho pior. Mai9s uma retirada de mais um presidente e a eleição indireta de um presidente. O melhor seria ter eleição direta. Mas o é preciso que o Brasil encontre seu caminho”.



Árvore cai e esmaga BMW na cidade de Jacobina

BMW ficou danificada após a queda da árvore | Reprodução: Augusto Urgente

Uma árvore caiu e esmagou um carro modelo BMW na manhã desta deste sábado, 1º, na cidade de Jacobina (a 358 km de Salvador). O incidente aconteceu por volta das 11h15, atrás da antiga Câmara de Vereadores da cidade. Outros dois veículos, modelos Vectra e Montana, também foram atingidos. Segundo o blog do Augusto Urgente, alguns jovens lavavam os veículos no local, mas conseguiram correr antes de a árvore cair. Os carros ficaram danificados. Ninguém ficou ferido. Ainda de acordo com o blog, populares já haviam relatado que parte do tronco da árvore estava podre e apresentava risco às pessoas que passavam pelo local.

Ao menos três carros foram atingidos (Foto: Reprod


LEM: Grávida filha de policial civil é executada com tiros na cabeça ao chegar em casa

Um homem ainda não identificado atirou na vítima e, em seguida, fugiu do local. A jovem estava acompanhada de um outro homem (Foto: Sigi Vilares)

Uma jovem de 23 anos foi morta com diversos tiros na região da cabeça, na noite da sexta-feira (30), na cidade de Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia. De acordo com informações da Polícia Civil, a vítima estava grávida e foi baleada no momento em que chegava na casa onde morava, no bairro Santa Cruz, por volta das 21h. Segundo o delegado Leonardo de Almeida Mendes Júnior, que investiga o crime, um homem ainda não identificado atirou na vítima e, em seguida, fugiu do local. A jovem estava acompanhada de um outro homem, que não foi ferido pelo criminoso. Conforme o delegado, a vítima era filha de um policial civil que trabalha na cidade. No entanto, segundo o delegado, a relação com o crime foi descartada. A autoria e a motivação do assassinato estão sob investigação. Ainda de acordo com o delegado Leonardo de Almeida, o corpo da jovem foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Luís Eduardo Magalhães, onde será periciado. Não há informações sobre o sepultamento da vítima. // G1 Bahia . Sigi Vilares.



Brumado: Final de semana de frio, umidade e de muito romance no ar

O clima está perfeito para uma 'noche caliente' de amor (Fotocomposição: 97NEWS)

Para os brumadenses apaixonados pelo frio e pelo clima romântico que ele proporciona, esse final de semana oferecerá uma grande oportunidade, já que a previsão é de frio e muita nebulosidade, o que provoca aquela vontade de ficar "agarradinho" com o seu par amoroso. Segundo o INMET – Instituto Nacional de Meteorologia, os termômetros, neste sábado, 1º de julho, devem chegar à casa dos 13 graus, o que é bem difícil por aqui, já que na maior parte do ano a temperatura média fica na casa dos 28 graus. Caso o sol venha a sair das nuvens, a previsão já aponta para temperaturas na casa dos 32 graus de máxima. Para o domingo o frio já não deverá ser tão intenso, pois a mínima apontada é de 18 graus e a mínima de 27. Então, está aí a chance para uma “noche caliente de amor”, que deverá, inclusive, provocar a lotação dos motéis locais. Confira a previsão abaixo: 

(Reprodução INMET)


Uruguai começa hoje (01) venda de maconha em farmácia

(Foto: Reprodução)

Segundo pesquisa recente, mais de 60% dos uruguaios são contra a venda de cigarros de maconha nas farmácias do país. Ainda assim, esta, que é a última etapa da chamada Lei da Maconha para que ela seja implementada por completo, entra em vigor hoje. Aprovada pelo Congresso em 2013, impulsionada pela Presidência de José Mujica (2010-15), a lei já tem seus demais pontos em vigor. Além de descriminalizar a posse, a lei permitiu o cultivo para consumo pessoal (cada usuário pode ter até seis plantas em casa) e criou os clubes de cultivo coletivos, onde até 45 membros se associam para plantar e se beneficiar da colheita.



STF demonstra tendência a moderar uso da preventiva

(Foto Ilustrativa)

As decisões simultâneas dos ministros Edson Fachin e Marco Aurélio Mello, respectivamente revogando a prisão preventiva de Rodrigo Rocha Loures e negando o pedido reiterado do Ministério Público de prisão do senador Aécio Neves mostram uma tendência crescente do Supremo Tribunal Federal de moderar o uso deste expediente. O recurso às prisões preventivas como forma de sustar as condutas criminosas e de demonstrar a gravidade dos fatos apurados tem sido uma das peças-chaves da Lava-Jato, um divisor de águas de como se tratavam os crimes de colarinho branco antes da operação e depois dela. Os críticos de seu uso veem abusos por parte da força-tarefa de Curitiba na decretação, concessão e manutenção dessas prisões por tempo “alongado”, como classificou o ministro Gilmar Mendes. Embora as preventivas continuem sendo decretadas e muitas ainda vigorem, o Supremo parece disposto a colocar um freio em sua manutenção por tempo indeterminado. Seria bom que a corte disciplinasse de maneira definitiva e uniforme o uso e a manutenção de preventivas. 



Segue para sanção projeto que facilita acesso de professores à universidade

Para o autor do projeto, Cristovam Buarque, será um 'grande incentivo para que os professores continuem sua formação' | Edilson Rodrigues/Agência Senado

Proposta do senador Cristovam Buarque (PPS-DF) que facilita o acesso de professores do ensino básico da rede pública a cursos superiores vai à sanção da Presidência da República. A Câmara dos Deputados aprovou, na última quarta-feira (28), o texto do PLS 322/2008 (PL 6514/2009 naquela Casa). Pelo projeto, as universidades e faculdades deverão criar processo seletivo diferenciado para os professores concursados que querem concluir uma licenciatura, prioritariamente Pedagogia, Matemática, Física, Química, Biologia e Língua Portuguesa. A matéria altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9.394/1996). — É um grande incentivo para que esses professores continuem sua formação. Depois de certa idade, passar no vestibular é uma coisa muito difícil, um professor que já tem 15 anos de carreira, chegando aos 40, fazer concurso com essa meninada que termina o ensino médio agora? Disputar o Enem, praticamente nem chance tem. Então, ele terá outra porta para entrar. E vai ser bom para a faculdade, para a universidade, que vai receber um aluno já com formação. Estou satisfeito que esse projeto tenha chegado à sua conclusão. Agora falta a sanção do Presidente — disse Cristovam à Agência Senado, nesta sexta-feira (30). Poderão utilizar o benefício profissionais concursados da rede pública nos níveis municipal, estadual e federal, com pelo menos três anos de experiência e sem diploma de graduação, tanto do ensino regular e da educação especial quanto da educação de jovens e adultos. — Esse foi meu primeiro projeto quando entrei no Senado. Terminou sendo arquivado por algumas razões, eu voltei e apresentei outra vez. Estou muito satisfeito de dar essa chance as nossos professores — acrescentou o senador. A LDB determina que os professores da educação básica deverão ter formação superior, mas é admitida, para o exercício do magistério na educação infantil e nas quatro primeiras séries do ensino fundamental, a formação mínima oferecida no ensino médio, o chamado “Curso Normal”.  Esse público, em especial, será beneficiado com a proposta. — O Brasil ainda tem muitos professores sem graduação, e a graduação, embora eu não ache que seja uma coisa absolutamente necessária, porque tem professores sem graduação muito bons, ajuda muito — declarou.



Desaparecimento: Família aflita pede informações sobre a jovem Larissa, de 17 anos

Adolescente não é vista desde a tarde desta quinta-feira (29). Polícia foi comunicada nesta tarde sobre o sumiço da jovem (Fotos: Divulgação)

Está desaparecida desde a tarde desta quinta-feira (29), a adolescente Larissa Pereira Thomas, de 17 anos. Ela é residente do Bairro Primavera, em Poções, e não retornou para casa até o momento. Nenhum dos amigos dela sabe informar seu paradeiro. É possível que Larissa esteja em uma cidade vizinha. As Polícia Civil e Militar foram já foram comunicadas sobre o sumiço da jovem nesta tarde. Qualquer informação sobre Larissa, você pode entrar em contato com a Polícia Militar, pelo tel: (77) 3431-3832; com o Conselho Tutelar (77) 99989-0168; ou com a família, pelo (77) 98125-7231.



Bizarro: Japoneses estão se separando das esposas e se 'casando' com bonecas de silicone

Simulações praticamente perfeitas de mulheres chegam a custar US$ 6 mil. Um entrevistado já tem 3 bonecas. Outro divide atenção entre a sua boneca e a própria esposa, que aceita a “situação” (Foto: AF

Quando o fogo da paixão se apagou definitivamente entre ele e sua esposa, Masayuki Ozaki tomou uma decisão curiosa para preencher seu vazio. Comprou uma boneca de silicone que se tornou — ele garante — o amor de sua vida. Com tamanho natural e aparência muito realista, apesar do olhar perdido, Mayu divide sua cama na casa da família em Tóquio, onde também moram sua mulher e a filha adolescente do casal. “Depois que a minha mulher deu à luz, deixamos de fazer amor e senti uma profunda solidão”, contou este fisioterapeuta de 45 anos. “Li um artigo em uma revista sobre o tema destas bonecas e fui ver uma exposição. Foi amor à primeira vista”, suspira Ozaki, que leva Mayu para passear em cadeira de rodas, põe perucas nela, a veste e dá joias de presente. “Quando minha filha entendeu que não era uma Barbie gigante, ficou com medo e achou nojento, mas agora já é suficientemente crescida para dividir a roupa com Mayu”, explica. “As mulheres japonesas têm o coração duro”, reclama, enquanto passeia com a boneca por uma praia. “São muito egoístas. Sejam quais forem meus problemas, Mayu, ela, sempre está aqui. Sou louco por ela e quero estar sempre com ela, que me enterrem com ela. Quero levá-la ao paraíso”. Assim como ele, muitos homens no Japão possuem este tipo de bonecas, chamadas “rabu doru” (boneca do amor), sobretudo viúvos e portadores de deficiência, e não as veem como meros objetos sexuais, mas como seres com alma. “Meu coração bate a mil por hora quando volto para casa com Saori”, garante Senji Nakajima, de 62 anos, enquanto vai fazer piquenique com sua companheira de silicone.

(Foto: AFP)

“Nunca me passaria pela cabeça enganá-la, nem com uma prostituta, porque para mim ela é humana”, explica este empresário, casado e pai de dois filhos. Yoshitaka Hyodo, blogueiro de 43 anos, tem mais de dez dessas bonecas. Ele também tem uma namorada, de carne e osso, aparentemente bastante compreensiva. “Agora é mais para se comunicar em um nível emocional”, afirma este homem, também fã de objetos militares, cercado de mulheres de plástico, às quais veste como soldados. Umas duas mil bonecas de silicone são vendidas no arquipélago, segundo profissionais do setor. Equipadas com cabeça e vagina desmontáveis, custam 5,3 mil euros (algo mais que 6 mil dólares). “O que chamamos com pompa de ‘a indústria’ das bonecas do amor é uma atividade artesanal de nicho”, escreve a antropóloga Agnès Giard, que em 2016 dedicou um livro a este fenômeno e sua história no Japão. As primeiras surgiram em 1981. A versão em silicone, depois em vinil e em látex, é do ano 2001. “A tecnologia fez grandes progressos desde as horríveis bonecas infláveis dos anos 1970”, explica Hideo Tsuchiya, diretor da Orient Industry, um dos fabricantes japoneses. “Agora têm uma aparência incrivelmente autêntica e você tem a sensação de tocar pele humana. Cada vez mais homens as compram porque têm a impressão de poder se comunicar com elas”. Já no século XVII, em histórias de ficção citadas por Agnès Giard, homens encomendavam a artesãos bonecas que se pareciam com a sua amada, da qual o destino os tinha separado. Longe destes relatos românticos, Riho, a mulher de Ozaki, tenta não pensar no ser artificial que ocupa o quarto do marido. “Em me limito aos trabalhos domésticos”, diz, com lágrimas nos olhos: “o jantar, a limpeza, a roupa”. // AFP.

CONTINUE LENDO