ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

População enfrenta fila para receber doação de peixes em Maetinga

Ônibus do TFD da cidade de Morro do Chapéu solta a roda na BR-324 entre Feira de Santana e Salvador

Fisioterapeuta da Clínica Mais Vida explica o que é esporão do calcâneo

Transporte Ilegal de Mercúrio Interceptado pela PRF em Vitória da Conquista

Beto Bonelly declara apoio a Fabrício Abrantes na disputa pela Prefeitura de Brumado

Última etapa de campanha para vacinação contra aftosa na Bahia começa nesta segunda

Incêndio atinge fábrica de produtos artesanais em Guanambi

Feriado de Páscoa promete ser chuvoso na para Bahia, aponta Inmet

Bahia tem 2º maior no número de divórcios no Brasil; números de casamentos caem

Aracatu: PM recupera veículo com restrição de roubo

Brumado: Pai ameaça filho de 13 anos com pedaço de pau e é detido pela PM

Inscrições para a 25ª edição da Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas já estão abertas

Escritório Malaquias Advogacia e Assessoria Jurídica estará em novo endereço a partir de abril; confira

Brumado: Após decisão da Justiça, quase 50 beneficiados com prisão domiciliar vão cumprir pena em casa por tempo integral

Familiares de presos protestam contra suspensão de visitas e apontam opressão no Conjunto Penal de Brumado

Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria

Brumado: Homem acumula embalagens de remédios há 30 anos em sua residência

Suspeito de liderar organização criminosa na Bahia é preso em Minas Gerais

Empresária morre vítima de latrocínio em Cândido Sales; ela estava no sítio da família

Moradores do Bairro Novo Brumado enfrentam há 30 anos problemáticas com galeria pluvial



BUSCA PELO ARQUIVO "07/2017"

Geddel pede clemência e cai em prantos ao saber que continuará preso; veja

Preventiva é por prazo indeterminado. Assista a íntegra do depoimento do ex-ministro dos governos Lula, Dilma e Temer, preso na Operação Cui Bono, acusado de atrapalhar os trabalhos da Justiça. (Fotos

Ao final do depoimento de 1h23 minutos que deu ao juiz Vallisney de Souza Oliveira, titular da 10ª Vara da Justiça Federal do Distrito Federal, Geddel Vieira Lima caiu no choro ao ouvir que vai permanecer na prisão por tempo indeterminado. Vallisney não deu prazo para a saída de Geddel, mas disse que vai analisar o pedido de soltura novamente na próxima semana. Conhecido pela postura rígida, ele negou ainda a aplicação de medidas alternativas pedidas pela defesa de Geddel. Entre os apelos, os advogados solicitaram a prisão domiciliar e o uso de tornozeleira eletrônica. Ex-ministro dos governos Lula e Temer, Geddel foi preso em caráter preventivo na última segunda-feira (3), acusado de obstrução de justiça. Ele é suspeito de atrapalhar investigações da Operação Cui Bono, que apura supostos esquemas de fraudes na liberação de recursos da Caixa Econômica Federal. Assista a íntegra do depoimento de Geddel:

 



Tragédia: Bebê de 5 meses, de Itambé, morre em desastre na BA-263 com vários feridos; veja vídeo

Carro seguia de Itambé para a cidade vizinha de Itapetinga, quando perdeu o controle, capotou e saiu da pista, descendo uma a ribanceira (Foto: Reprodução)

Um grave acidente de carro na BA-263, entre as cidades de Itambé e Itapetinga vitimou fatalmente uma criança de 05 meses, de nome THEO, na tarde desta quinta-feira (06). O carro seguia de Itambé para a cidade vizinha de Itapetinga, quando perdeu o controle, capotou e saiu da pista, descendo uma pequena ribanceira. O socorro foi prestado por funcionários da Azaleia, que se encontravam na localidade. A afirmação do óbito do bebê, quando descoberto no carro causou grande comoção nas pessoas que estavam ajudando no resgate. Muitos choraram.. Veja em vídeo o resgate das vítimas:



Último lote das contas inativas do FGTS serão pagas neste sábado (8) pela Caixa

Foto: Conteúdo l 97News

Com a antecipação do pagamento do último lote de saques das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para 8 de julho, a Caixa Ecônomica Federal (CEF) divulgou que as agências estarão abertas no sábado (8), para atender ao público em todo país. Este será o pagamento do último lote de saques das contas inativas do FGTS. Na Bahia, 66.413 mil trabalhadores nascidos em dezembro têm direito a sacar o FGTS de contas inativas. A quinta fase do pagamento, conforme o banco, deve liberar um total de R$ 73.182.777,86. A estimativa é que, as agências funcionem no sábado para atendimento exclusivo de cidadãos que têm direito ao saque do FGTS nesta quarta fase. O horário de atendimento é de 9h às 15h. Em Brumado a agência da Caixa terá atendimento exclusivo para realizar pagamento de contas vinculadas FGTS, solucionar dúvidas, promover acertos de cadastro dos trabalhadores e emitir senha do Cartão Cidadão.



Brumado: Caminhão carregado de lenha perde o freio e atinge ônibus de transporte escolar

Algo de mais grave foi evitado pela pronta ação do motorista do ônibus escolar (Fotos: Whatsapp 97NEWS)

Um acidente ocorrido no início da tarde desta quarta-feira (05), na região da Comunidade de Formosa, nas proximidades do Aeroporto Sócrates Marianne Bittencourt, poderia ter tido uma gravidade muito maior, por sorte e um aviso desesperado do motorista, o pior foi evitado. Segundo informações passadas por agentes do SMTT, que foram ao local, o caminhão estava carregado de lenha e, ao subir uma ladeira mais acentuada, perdeu os freios e começou a descer de ré. Ao ver que poderia ser atingido, o motorista do ônibus escolar, que pertence ao Programa Caminho da Escola, agiu como um herói e com muita rapidez gritou para os cerca de 15 alunos que estavam no momento irem para a parte do fundo do veículo, o que evitou que algo mais grave acontecesse, já que o caminhão atingiu a parte frontal do ônibus, causando avarias. Apesar do grande susto, ninguém ficou ferido. O motorista do caminhão foi encaminhado para a DPT para dar maiores explicações, já o veículo não pode ser conduzido para a perícia.

 



Após incessantes apelos, Av. Lindolfo Azevedo Brito recebe operação tapa-buraco

As obras foram finalizadas nesta quinta-feira (06) (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

O estado de precariedade da Av. Lindolfo Azevedo Brito, que já estava chegando a um ponto insustentável, acabou sendo alvo de constantes apelos e também de uma forte indignação, não só de motoristas de Brumado, mas também da região, já que ela é a principal via de acesso com o município de Livramento de Nossa Senhora. Após uma “enxurrada” de reclamações, finalmente, a referida via começou a receber uma operação tapa-buraco nesta semana. As obras estão sendo realizadas por uma empresa Paviservice – Serviços de Pavimentação, terceirizada que foi contratada pela Secretaria Estadual de Infraestrutura. A ação durou apenas dois dias e foi finalizada nesta quinta-feira (06). Segundo vários motoristas ouvidos pelo 97NEWS, “os serviços são bem-vindos, mas a sua qualidade é questionável”. Ainda segundo informações colhidas, será iniciada em seguida a mesma operação na BA-262 que faz a ligação à Vitória da Conquista. Também foi comunicado que uma outra empresa já está realizando os serviços de recuperação na BR-030, que faz a ligação com Lagoa Real, Caetité e Guanambi. 

(Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Batido o Martelo: TJ-BA desativa 33 varas e comarcas no interior do estado; confira a lista

(Foto: Reprodução)

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) aprovou a desativação de 33 varas e comarcas no interior do estado. A medida segue a resolução nº 184/2013, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que determina a extinção de unidades com distribuição processual inferior a 50% da média de casos novos. Segundo matéria do jornal A Tarde, outros fatores determinantes são a arrecadação judicial e a despesa da comarca. Com a desativação das unidades, os processos serão transferidos para as de outras cidades. De acordo o TJ-BA, as unidades podem ser reativadas a qualquer momento. Além das fechadas, as comarcas de Camamu, Castro Alves, Inhambupe, Itajuípe, Olindina, Pojuca e Uruçuca, que possuíam duas varas – crime e cível – agora vão passar a ter vara única. Veja os municípios que terão unidades fechadas e para que cidade os casos serão transferidos: 
 

Acajutiba (fechada e transferida para) >> Esplanada
Alcobaça >> Prado
Angical >> Barreiras
Brejões >> Amargosa
Brotas de Macaúbas >> Oliveira dos Brejinhos
Itagimirim >> Eunápolis
Itiruçu >> Jaguaquara
Maraú >> Itacaré
Palmeiras >> Iraquara
Presidente >> Dutra Irecê
São Gabriel >> Central
Serra Preta >> Ipirá
Abaré >> Chorrochó
Aurelino Leal >> Ubaitaba
Baixa Grande >> Ipirá
Boa Nova >> Poções
Boquira >> Macaúbas
Conceição da Feira >> São Gonçalo dos Campos
Ibicuí >> Iguaí
Ibirapitanga >> Ubatã
Itapebi >> Itagimirim
Itapitanga >> Coaraci
Jaguaripe >> Nazaré
Jiquiriçá >> Mutuípe
Milagres >> Amargosa
Mucugê >> Andaraí
Nova Canaã >> Iguaí
Nova Fátima >> Capela do Alto Alegre
Paratinga >> Bom Jesus da Lapa
Pau Brasil >> Camacã
Rio de Contas >> Livramento de Nossa Senhora
Santa Luzia >> Camacã
Wanderley >> Cotegipe



Servidores do Judiciário baiano retomam às atividades após 16 dias de paralisação

Foto: Caique Oliveira/Sintaj

Após paralisação de 16 dias, os funcionários do Judiciário do Estado da Bahia, voltaram às atividades normais. A decisão do fim da greve aconteceu em assembleia do Sindicato dos Servidores dos Serviços Auxiliares do Poder no estado (Sintaj), realizada na última quarta-feira (5). Os servidores aceitaram a proposta da presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), Maria do Socorro Santiago, que se comprometeu a implantar o pagamento da correção da tabela do Plano de Cargos e Salários (PCS) em outubro e a enviar para a comissão de reforma um projeto que estabelece uma remuneração mínima para os servidores.



São Pedro de Guajeru superou todas as expetativas, afirmam organizadores

Evento já se tronou tradição no município e vem ganhando espaço como um dos principais festejos de São Pedro da região (Foto: Divulgação)

Realizado nos dias 01 e 02 de julho, os festejos a São Pedro de Guajeru, organizado pela Governo Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, superou as expectativas do público e dos organizadores. Com uma variada grade de atrações, os dois dias de festa foram marcados por muito xote, baião, forró e arrasta-pé que contou com a apresentação de atrações como: Caviar com Rapadura, Gigantes da Bahia, Forró Aceso, Kara Nova, Amantes do Forró e Kangaia Suada. Um público recorde marcou presença no evento que já é uma tradição no município e vem se firmando, desde 2013, como uma das principais festas de São Pedro da região. Em 2017 o evento recebeu visitantes vindos de várias cidades da região e conterrâneos guajeruenses que residem em outros estados e que vieram participar da festa, como é o caso da jovem Sínthya Lima (23), residente em Suzano, na grande São Paulo, que pelo segundo ano consecutivo passa os festejos juninos em Guajeru. “Há muito tempo que estou em São Paulo, mas nos últimos dois anos pude passar o São Pedro aqui em Guajeru, que é minha cidade natal. A festa foi muito linda. Gostei muito da beleza da praça que ficou bastante bonita e também das bandas que tocaram, superou minhas expectativas. Também pude encontrar bastantes amigos, inclusive colegas de Condeúba e Jânio Quadros. Só não aprendi ainda dançar forró, mas já quero me programar pra voltar o ano que vem e arriscar alguns passos”, disse Sínthya.

Para o Governo de Guajeru o evento também superou as expectativas e foi um sucesso. Em nota, publicada em sua página do Facebook, o prefeito Gil Rocha se disse extremamente satisfeito com o resultado da festa e com a sensação de dever cumprido: “Conseguimos realizar um dos melhores São Pedro que nosso município já teve. Foi tudo um sucesso. Uma festa linda, de paz, divertimento e muita alegria, sem nenhum tipo de ocorrência ou incidente. Tivemos o prazer de receber em nossa cidade visitantes de toda região, que superaram nossa expectativa de público e que abrilhantaram ainda mais a nossa festa (...) Meu muito obrigado a todos vocês e espero que estejamos juntos novamente em 2018”, postou. O gestor também agradeceu a toda equipe da gestão que se empenhou para a realização dos festejos. “Gostaria de agradecer também a todos que estiveram envolvidos na realização deste evento. À Secretaria de Cultura e toda equipe empenhada na produção do São Pedro, à comissão organizadora da nossa 10ª Cavalgada, que mais uma vez foi um grande sucesso e bateu recorde de participantes e àqueles que, direta ou indiretamente, nos ajudaram.” E finalizou: “Tudo saiu como havíamos planejado e nos sentimos muito felizes e satisfeitos por isso. O sucesso do nosso São Pedro devemos a todos vocês pelo empenho e dedicação. Esse resultado nos motiva a trabalhar cada vez mais para fazer sempre o melhor. Fica aqui o meu muito obrigado a todos. Até 2018!”

Foto: Divulgação


Operação Cui Bono: Juiz decide manter prisão preventiva de Geddel

Geddel Vieira Lima foi fotografado com o cabelo cortado, após ser preso (Foto: Reprodução)

O juiz federal Vallisney de Souza Oliveira, titular da 10ª Vara da Justiça Federal do Distrito Federal, manteve nesta quinta-feira (6) a prisão preventiva do ex-ministro Geddel Vieira Lima, preso na última segunda (3) em Salvador. Com a decisão, não há prazo para a saída de Geddel da prisão, mas Vallisney deverá voltar a analisar o pedido na semana que vem. O magistrado também negou a aplicação de medidas alternativas, como prisão domiciliar, uso de tornozeleira eletrônica e proibição de contato com outros investigados. Um dos aliados mais próximos do presidente Michel Temer e responsável pela articulação política do Palácio do Planalto até o fim do ano passado, Geddel foi preso por suspeita de atrapalhar investigações da Operação Cui Bono, que apura supostas fraudes na liberação de crédito da Caixa Econômica Federal. O juiz federal Vallisney de Souza Oliveira, titular da 10ª Vara da Justiça Federal do Distrito Federal, manteve nesta quinta-feira (6) a prisão preventiva do ex-ministro Geddel Vieira Lima, preso na última segunda (3) em Salvador. Com a decisão, não há prazo para a saída de Geddel da prisão, mas Vallisney deverá voltar a analisar o pedido na semana que vem. O magistrado também negou a aplicação de medidas alternativas, como prisão domiciliar, uso de tornozeleira eletrônica e proibição de contato com outros investigados. Um dos aliados mais próximos do presidente Michel Temer e responsável pela articulação política do Palácio do Planalto até o fim do ano passado, Geddel foi preso por suspeita de atrapalhar investigações da Operação Cui Bono, que apura supostas fraudes na liberação de crédito da Caixa Econômica Federal.

Ele foi vice-presidente de Pessoa Jurídica do banco entre 2011 e 2013, no governo Dilma Rousseff, e, de acordo com as investigações, manteve a influência sobre a instituição desde que Temer assumiu a Presidência em maio de 2016. Durante a audiência com o juiz Vallisney, a defesa de Geddel pediu a substituição da prisão preventiva por medidas alternativas. Questionado, ele se comprometeu a seguir todas as restrições e ordens da Justiça, incluindo comparecimento periódico e entrega de documentos e telefone celular com senha. Ele também negou as acusações de ter embaraçado as investigações. “Coopero com a Justiça, como sempre cooperei. Tudo que fiz ou deixe de fazer foi sob orientação de meus advogados. Tenho crença inabalável eu não tomei nenhuma atividade de longe interpretada como embaraço à Justiça ou às investigações”, disse. Ele estava preso desde terça (4) no presídio da Papuda, no Distrito Federal. Durante a audiência, Geddel confirmou ter falado por telefone com a mulher do doleiro Lúcio Funaro, Raquel Pitta, pelo menos 10 vezes no último ano. Uma das alegações do Ministério Público para a prisão de Geddel é que ele tentava impedir uma delação de Funaro, também investigado por suspeita de envolvimento nos desvios da Caixa. Geddel disse, no entanto, que tratava somente de assuntos de família com Pitta. “Em nenhum momento, fala de pressão, de sondagem sequer”, disse, negando que tinha interesse em saber se o doleiro iria fazer delação premiada. O juiz determinou que a polícia ouça em depoimento a mulher de Funaro e faça perícia no celular dela para saber se houve algum tipo de pressão para evitar a delação do doleiro e também para verificar se Geddel realmente ligou para ela. // G1.

CONTINUE LENDO


Se a moda pega: Mulher obriga amante do marido a circular nua e de cabelos raspados pelas ruas

Polícia diz que jovem foi humilhada porque se relacionou com marido da suspeita, que está preso. OAB em Barretos (SP) defende punição por lesão corporal e crime de tortura (Fotos: Reprodução)

A Polícia Civil investiga uma mulher suspeita de sequestrar uma jovem de 18 anos e obrigá-la a circular pelas ruas de Barretos (SP) dentro de um carro, completamente nua, com a cabeça e a sobrancelha raspadas. O motivo da humilhação seria traição: a vítima estava se relacionando com o marido da suspeita, que está preso no Centro de Detenção Provisória de Taiúva (SP). O delegado Marcos Eduardo Marques disse que a mulher foi intimada a prestar depoimento, mas não compareceu. Procurada, a suspeita disse por telefone que não queria comentar o assunto. A reportagem esteve na casa dela, mas os vizinhos afirmaram que ela se mudou do endereço. A família da vítima diz que todos estão chocados com o caso. Veja o vídeo abaixo: 

O caso ocorreu em junho, mas ganhou repercussão depois que o vídeo foi publicado nas redes sociais. Nas imagens, a mulher dirige o automóvel, enquanto a jovem está nua no banco do passageiro, com as mãos sobre as partes íntimas e os seios. “Ainda bem que você não quer ele. Ele pode ficar com qualquer uma, menos com você, porque você é tirada da favela. Apesar de que ele também, né?! Dois tirados da favela não dá nada”, diz a suspeita ao volante. Em seguida, a mulher estaciona e pede para uma amiga, que está no banco traseiro gravando o vídeo com um celular, descer do veículo e comprar um aparelho de barbear descartável. A suspeita raspa a sobrancelha da vítima, que já está com a cabeça toda raspada. O caso é investigado pela Delegacia de Defesa da Mulher de Barretos. O delegado afirmou que o inquérito apura os crimes de sequestro e cárcere privado na forma qualificada, uma vez que as atitudes da suspeita causaram sofrimento físico e moral à vítima. O caso ocorreu em junho, mas ganhou repercussão depois que o vídeo foi publicado nas redes sociais. Nas imagens, a mulher dirige o automóvel, enquanto a jovem está nua no banco do passageiro, com as mãos sobre as partes íntimas e os seios. “Ainda bem que você não quer ele. Ele pode ficar com qualquer uma, menos com você, porque você é tirada da favela. Apesar de que ele também, né?! Dois tirados da favela não dá nada”, diz a suspeita ao volante. Em seguida, a mulher estaciona e pede para uma amiga, que está no banco traseiro gravando o vídeo com um celular, descer do veículo e comprar um aparelho de barbear descartável. A suspeita raspa a sobrancelha da vítima, que já está com a cabeça toda raspada. O caso é investigado pela Delegacia de Defesa da Mulher de Barretos. O delegado afirmou que o inquérito apura os crimes de sequestro e cárcere privado na forma qualificada, uma vez que as atitudes da suspeita causaram sofrimento físico e moral à vítima. O vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Belisário Rosa Leite Neto, assistiu às cenas compartilhadas na internet e disse que a mulher pode responder também pelos crimes de lesão corporal grave e tortura, dependendo do entendimento da Justiça. Presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB, a advogada Fernanda Morato da Silva Pereira disse que não pode tomar as medidas judiciais cabíveis, sem que a família da jovem faça uma denúncia à entidade. “Em uma trajetória de luta da mulher, em que ela vem querendo se empoderar, ver uma mulher com o cabelo raspado e sendo humilhada publicamente, nua, me deixa, particularmente, frustrada”, desabafou. // EPTV.

CONTINUE LENDO


Caminhoneiro escapa após boleia ser esmagada entre Igaporã e Riacho de Santana

(Foto: Portal Lapa Oeste)

Um caminhão modelo Ford Cargo, de cor branca, placa QIZ 4652, de Santa Catarina, conduzido por Paulo Vitor, de 33 anos, colidiu contra a traseira de outro caminhão, placa OKO 0018, de Brumado, por volta das 2h desta quarta-feira (5), na BR 430, entre Igaporã e Riacho de Santana. Segundo informações enviadas pela Polícia Militar, o condutor do Ford Ka, Anísio Ferreira Azevedo, comunicou à PM que o veículo foi bloqueado pela empresa Expresso Sudoeste Transportes, por volta das 23h desta terça-feira (4). Durante a madrugada, o outro veículo colidiu contra o caminhão que permanecei parado na via, destruindo parcialmente a cabine e provocando ferimentos leves no condutor. A ocorrência foi registrada pela Polícia Militar. Os dois veículos permaneciam no local por volta do meio-dia desta quinta, conforme publicações de populares nas redes sociais. // Portal Lapa Oeste.

 



Brumado: Guardas municipais voltam a protestar contra a administração municipal; ‘depois desse maldito projeto voltamos no tempo’

O enfrentamento entre a GCM e a administração municipal se deu devido à polêmica envolvendo o PL 05 (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

Diz o ditado popular que “o povo tem memória curta”, apesar disto ter uma base muito sólida, existe um outro também que diz “para toda a regra, existe a exceção”. Usando desta base axiomática, um novo episódio envolvendo a Guarda Municipal de Brumado trouxe à tona novamente a questão PL 05, que veio no bojo dos projetos polêmicos de autoria do Executivo Municipal e que tinha em seu escopo uma possível extinção da GCM. O novo fato ocorreu durante os festejos do São Pedro dos Olhos d’Água que aconteceu no último final de semana. O mote da questão foi um pronunciamento de um dos líderes da GCM que se disse indignado com a nova desfeita feita pela gestão, que, a princípio convocou os guardas municipais para atuarem no evento, mas que, sem maiores explicações, acabaram sendo dispensados do trabalho, já que uma equipe de seguranças particulares acabou sendo contratada. “Isso foi outra grande desfeita que foi feita com a Guarda Municipal, pois além de ficar mais caro para o município, deixou a todos desmotivados, pois estamos aqui para servir a população e acabamos sendo bloqueados para sermos substituídos por uma segurança particular” alegou um dos representantes da GCM que ainda subiu o tom ao disparar que “o prefeito vive dizendo que o cobertor é curto, mas acaba se contradizendo, pois garanto que a segurança particular saiu muito mais caro para os cofres municipais”. Ele aproveitou para alfinetar ao citar que “tivemos o reconhecimento da gestão do ex-prefeito Aguiberto, com vários avanços e conquistas, mas, agora, com esse maldito projeto, infelizmente, voltamos no tempo. Só nos resta lamentar essa falta de sensibilidade com a Guarda Municipal que poderia ser um importante instrumento para fortalecer a segurança pública do município, mas que está sendo colocada de lado e enviada para o vale do esquecimento”. 



Zé Ribeiro acompanha atentamente o início das obras de canalização dos riachos do Bate-pé e Sapé

As obras no Riacho do Bate-pé se iniciaram com a limpeza que devem ser sequenciadas pela canalização (Foto: Assessoria Parlamentar)

Sempre focado na função precípua do vereador que é fiscalizar a coisa pública, Zé Ribeiro (PT), que está no seu quarto mandato parlamentar, vem desenvolvendo uma série de atividades visando a defesa dos interesses da população. Em suas inúmeras indicações, uma em especial (imagem abaixo), datada de 24 de março, visou a melhoria da qualidade de vida dos moradores dos bairros São José, São João, Santa Tereza e Feliciano Pereira Santos, a qual objetiva a realização da canalização dos riachos do Sapé e Bate-pé. Nesta semana, após seis meses da atual gestão, a indicação do vereador Zé Ribeiro começou a ser atendida, com a limpeza do riacho do Baté-pé e, ao que tudo indica, a sua posterior canalização. Segundo o vereador, que alegou em sua justificativa que “os moradores dos referidos bairros já sofrem a muitos anos com a situação, principalmente no período das chuvas, pois vários transtornos são causados, então, diante disso, a limpeza e canalização dos referidos riachos vêm atender um antigo anseio dos mesmos”, as obras são imprescindíveis e serão acompanhadas atentamente por ele. “Esperamos contar com a sensibilidade da administração municipal para a realização completa dessas obras importantes para um grande número de famílias que residem nos bairros citados”. 

(Imagem: Divulgação)


Aracatu: Alegando rigidez do Ministério Público, organização do São Pedro cancela show do Calcinha Preta e toda a programação do domingo (09)

O show da Banda Calcinha Preta acabou sendo cancelado pela organização do São Pedro (Foto: Divulgação)

Um dos eventos mais tradicionais da região do período junino, o São Pedro de Aracatu, nesse ano de 2017, ficou sob suspense, já que os rumores quanto à sua realização ficaram sob suspeita, já que, segundo o Ministério Público Estadual, existiram fortes indícios de gastos excessivos com a festa, ainda mais diante do fato do município estar atravessando uma das mais fortes estiagens da sua história. Após várias reuniões, a prefeitura municipal, por meio do diretor municipal de Cultura, Mateus Jackson (veja abaixo), informou, por meio do seu perfil no Facebook, que a programação do domingo que teria a grade composto por: Swing de Prata – Lennon - Calcinha Preta e Samyra Show, teve que ser toda cancelada. Em sua argumentação ele alegou que o motivo do cancelamento foi a rigidez do Ministério Público, que teria atuado de forma implacável no sentido de conter gastos excessivos numa época de fortes adversidades. Diante disso, para os fãs da consagrada banda a notícia não foi nada boa, bem como para os admiradores da cantora Samyra Show. Com isso o brilhantismo da festa acabou sendo arranhado segundo os organizadores, mas eles ressaltam que os outros dois dias (07 e 08) a programação não teve alteração. 

(Reprodução: Facebook)


Saúde sem Fronteiras: Mutirão de cirurgias chegará a Brumado e microrregião na semana que vem

(Foto: Divulgação)

A população de Brumado e mais 11 municípios vizinhos será contemplada nos próximos dias pelo Mutirão de Cirurgias, serviço vinculado ao programa estadual Saúde sem Fronteiras, segundo informam os mandatos dos deputados Waldenor Pereira (federal) e Zé Raimundo (estadual), que defendem maior atenção a essa região do estado. Conforme a programação, de 12 a 14 próximos serão realizadas marcações de consultas, no ginásio poliesportivo Antônio Alves Ribeiro, rua 9, na sede de Brumado. No pré-operatório, serão realizados exames de raio x, ultrassonografia e eletrocardiograma em unidades móveis, além de consulta com cirurgião e anestesista. Já no dia 17 deste mês começa o mutirão de cirurgias, no Hospital Magalhães Neto, para os casos de hérnia umbilical, inguinal e epigástrica, histerectomia e colecistectomia (vesícula). O Mutirão estará concentrado no município de Brumado, mas visa atender também os municípios de Aracatu, Botuporã, Dom Basílio, Guajeru, Ituaçu, Livramento de Nossa Senhora, Macaúbas, Malhada de Pedras, Tanhaçu, Rio do Pires, Rio de Contas e Paramirim. Serão atendidas as pessoas que tenham encaminhamento do Sistema Único de Saúde (SUS) para a realização de procedimento cirúrgico, feito pelas secretarias municipais de saúde.



Brumado: Motoristas questionam veículo oficial da Sesab estacionado na vaga de cadeirante; ‘pode isso Arnaldo?’

A imagem fala por si só (Foto: Whatsapp 97NEWS)

A rigidez adotada pelos agentes do SMTT em Brumado divide opiniões, enquanto muitos aplaudem, outros criticam e questionam. Buscando sempre o cumprimento da legislação pertinente, os agentes vêm realizando um trabalho desafiador e de uma forma muito atuante, o que tem trazido benefícios para o trânsito local, já que velhos vícios do passado como andar sem cinto de segurança ou falar ao celular no volante vêm sendo coibidos de uma forma muito ostensiva. Diante deste contexto, um flagrante feito por motoristas na tarde desta terça-feira (05) em frente ao prédio da prefeitura municipal acabou causando uma nova discussão sobre o tema, já que um veículo oficial da Sesab foi flagrado estacionado bem na vaga do cadeirante como pode ser comprovado pela foto acima. Diante disso os questionamentos foram inevitáveis, “será que foi lavrado o auto de infração?, pois a imagem é incontestável”; será que por ser veículo do estado pode estacionar na vaga de cadeirante quando a mesma está vaga?. Nós não temos respostas à essas perguntas, ainda mais que não temos conhecimento técnico para tal, mas, mesmo assim fica o questionamento no ar: “pode isso Arnaldo?”. 



Itabuna: Falso médico aplica golpes em famílias de pacientes de hospital

Foto: Reprodução

Três famílias de pacientes internados no Hospital Calixto Midlej Filho, em Itabuna, no sul da Bahia, denunciaram à polícia um falso médico que teria cobrado dinheiro para realização de exames na unidade de saúde. A denúncia foi feita nesta quarta-feira (5). De acordo com a polícia, o falso médico entrava em contato com as famílias por telefone para oferecer o exame. Uma das vítimas disse que ela teve R$ 3 mil cobrados por um procedimento e acabou pagando pelo exame. Um golpe semelhante foi aplicado em agosto de 2016 em pacientes de hospitais públicos e particulares de Salvador. O hospital informou, por meio de nota, que proíbe os funcionários de passarem informações sobre o quadro clínico de pacientes a terceiros. Além disso, informou que não realiza contato por telefone com a família dos pacientes internados. A unidade de saúde, administrada pela Santa Casa de Misericórdia, e que atende pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e pela rede particular, lamentou o ocorrido. Acrescentou também que colabora com as investigações. O caso é investigado pela Polícia Civil.



Cortes de recursos na Polícia Rodoviária Federal é 'greve imposta compulsoriamente'

Foto: Reprodução

Com redução no policiamento das rodovias baianas por conta do corte de orçamento determinado pelo governo federal, o presidente do Sindicato dos Policiais Rodoviários Federais do Estado da Bahia (Sinprf-BA), Fábio Serravalle, reflete que considera a ação "uma greve imposta compulsoriamente". Com unidades operacionais em 26 municípios baianos, a Polícia Rodoviária Federal (PRF-BA) suspenderá, a partir de quinta-feira (6), os serviços de escolta de cargas superdimensionadas, de resgate aéreo, a realização de algumas operações. Além disso, o deslocamento terrestre deverá ser reduzido imediatamente e alguns unidades operacionais deverão ser desativadas. "Ainda não foram definidas as unidades baianas que serão desativadas. Consideramos isso uma subutilização dos recursos da PRF e que esses cortes vão impactar enormemente no aumento de crimes e de mortes", relatou Serravale. De acordo com ele, a atividade policial que já é desgastante vai se tornar ainda pior. "O custeio da PRF é de aproximadamente de 420 milhões e com essa redução vai para pouco mais de 300 milhões. A própria Justiça está impondo a paralisação das atividades policiais e a sociedade não merece essa situação. Todas as operações estão suspensas porque os policiais não podem se deslocar, o que afeta no resgate de animais, prevenção de acidentes, na fiscalização do trabalho escravo e de prostituição infantil, no apoio a outros órgãos, entre outros", reclamou o presidente.



Vem aí a IV Feira de Animais de Brumado

(Divulgação)

A qualidade dos eventos e das ações realizadas pela COOPMAB – Cooperativa Mista Agropecuária Brumadense são uma marca da entidade que, mesmo apesar das diversidades impostas pela crise econômica, continuou realizando o seu trabalho. Dando continuidade à sua agenda positiva, a COOPMAB irá realizar no próximo dia 30 de julho, a IV Feira de Animais de Brumado. A edição deste ano acontecerá sob o clima de otimismo com a melhora da economia, principalmente do setor agropecuário, que vem tendo um forte destaque em todo o país. Com início às 08h e término às 16h, a Feira será uma grande oportunidade para criadores de toda a região adquirirem raças de excelente procedência por presos muito convidativos. Então, você, que é criador ou comprador de animais, marque na sua agenda e se prepare para grandes negócios. A Feira tem apoio da Prefeitura Municipal de Brumado e da ADAB. 



Filho de jogador do Palmeiras está internado após se afogar na piscina de casa

Guerra está no Equador para jogo do Palmeiras pela Libertadores Divulgação / Palmeiras

A família do meio-campista Alejandro Guerra, do Palmeiras, passa por um drama. Nesta quarta-feira, o filho do jogador, Assael Guerra, de apenas 3 anos, sofreu um acidente doméstico em casa, durante festa de aniversário da esposa do atleta, e se afogou na piscina da residência, sendo internado imediatamente. A informação foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros de Barueri, que socorreu a criança. Guerra está no Equador, junto com o time Alviverde, que joga contra o Barcelona-EQU nesta quarta-feira. O Palmeiras se pronunciou no Twitter oficial do clube informando que o venezuelano já foi liberado para voltar ao Brasil por conta do acidente com Assael. O comunicado informa que a criança está estável e recebendo cuidados médicos.