ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Transporte Ilegal de Mercúrio Interceptado pela PRF em Vitória da Conquista

Beto Bonelly declara apoio a Fabrício Abrantes na disputa pela Prefeitura de Brumado

Última etapa de campanha para vacinação contra aftosa na Bahia começa nesta segunda

Incêndio atinge fábrica de produtos artesanais em Guanambi

Feriado de Páscoa promete ser chuvoso na para Bahia, aponta Inmet

Bahia tem 2º maior no número de divórcios no Brasil; números de casamentos caem

Aracatu: PM recupera veículo com restrição de roubo

Brumado: Pai ameaça filho de 13 anos com pedaço de pau e é detido pela PM

Inscrições para a 25ª edição da Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas já estão abertas

Escritório Malaquias Advogacia e Assessoria Jurídica estará em novo endereço a partir de abril; confira

Brumado: Após decisão da Justiça, quase 50 beneficiados com prisão domiciliar vão cumprir pena em casa por tempo integral

Familiares de presos protestam contra suspensão de visitas e apontam opressão no Conjunto Penal de Brumado

Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria

Brumado: Homem acumula embalagens de remédios há 30 anos em sua residência

Suspeito de liderar organização criminosa na Bahia é preso em Minas Gerais

Empresária morre vítima de latrocínio em Cândido Sales; ela estava no sítio da família

Moradores do Bairro Novo Brumado enfrentam há 30 anos problemáticas com galeria pluvial

Vacinas contra dengue vencem em 30 de abril, mas encalham nos postos de saúde

Após polêmica com o recém chegado diretor do Conjunto Penal de Brumado, Seap designa policial penal para o cargo interinamente

Março Azul Marinho - Coloproctologista da Clínica Mais Vida alerta sobre a importância da prevenção contra o câncer colorretal



BUSCA PELO ARQUIVO "07/2016"

Guarnição do TOR recupera motocicleta com chassi suprimido na Lagoa do Leite em Brumado

(Fotos: Marcos Paulo / 97NEWS)

Em deslocamento pela BR 030, na tarde deste domingo (03) nas proximidades do povoado de Lagoa do Leite, município de Brumado, a guarnição do TOR,  visualizou a motocicleta cg Honda 125, cor branca, que ostentava placa policial XP-239/BA, e estava com chassi suprimido. Não foi possível a localização do proprietário ou detentor da posse do veículo,  sendo este apresentado à delegacia competente para adoção das medidas de praxe.



Preparação para o Intermunicipal 2016: Seleção Brumadense de Futebol faz amistoso na tarde deste domingo (03)

O time está se preparando para o desafio do Intermunicipal 2016 (Foto: André Rios / 97FM)

Dando continuidade à fase de preparação para o Intermunicipal 2016, a Seleção Brumadense de Futebol estará realizando mais um amistoso na tarde deste domingo (03), a partir das 15h no Gilbertão. Visando fazer história e ter o maior desempenho de todos os tempos, o selecionado brumadense promete dar muitas alegrias para a sua apaixonada torcida. Então torcedor compareça ao Gilbertão para dar o seu apoio nesse confronto contra a competente equipe do Vila Esporte Clube. A Diretoria da Liga Brumadense de Futebol está desenvolvendo um trabalho muito abrangente na montagem da equipe, pois sabe que o desafio do Intermunicipal é muito grande, então o bom preparo físico, um esquema tático dinâmico, o apoio da torcida e a entrega dos atletas são fatores primordiais para que Brumado possa buscar o seu primeiro título na competição. 



Luto: Jovem estudante conquistense morre em acidente na cidade de Jequié

O jovem, que era aluno do Colégio Estadual Adelmário Pinheiro, em Conquista, passava o fim de semana na ‘Terra do Sol’ para visitar o pai (Foto: Reprodução)

Na noite de ontem (sábado) o jovem estudante conquistense Iuri Soares faleceu na cidade de Jequié após sofrer um acidente automobilístico. O jovem, que era aluno do Colégio Estadual Adelmário Pinheiro, em Conquista, passava o fim de semana na ‘Terra do Sol’ para visitar o pai. Segundo informações obtidas pela nossa reportagem, Iuri guiava uma moto, quando foi atingido pela roda de uma carreta que se soltou. Pelas redes sociais, amigos e familiares lamentam o ocorrido. O corpo deverá chegar a Conquista ainda hoje (domingo). Informações do Blog do Rodrigo Ferraz. 



Glória Maria experimenta maconha na Jamaica e assunto viraliza nas redes sociais

(Foto: Reprodução)

A jornalista Glória Maria virou um dos assuntos mais comentados nas redes sociais na noite de sexta-feira (1º), logo após ser submetida a uma experiência inusitada em uma matéria do Globo Repórter. Na Jamaica, onde a cultura e as tradições locais eram exibidas, a experiente repórter fumou maconha durante uma visita a uma comunidade Rastafari.  “Eles estão querendo que eu prove isso também (maconha), não sei fazer essa oração, mas eles querem que eu tente. Recusar nem pensar, seria um desrespeito à tradição", disse. Depois de fumar  a apresentadora ainda comentou: “Num primeiro momento, fiquei completamente tonta. Para quem não está acostumado, é preciso tempo para entender”. A tragada durou menos de 30 segundos, mas rendeu piadas e comentários durante todo o dia.



Estudantes têm até hoje para fazer simulado do Enem na internet

(Divulgação)

Estudantes que pretendem testar os conhecimentos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) têm até hoje (3) para fazer o simulado na plataforma Hora do Enem. As provas estarão disponíveis até as 20h. Para acessar gratuitamente o simulado, o estudante precisa se cadastrar na internet.  As provas somam 80 questões elaboradas no mesmo formato do Enem para permitir que o estudante que esteja concluindo o ensino médio, na rede pública ou particular, treine e ganhe ritmo para as provas do Enem 2016, marcadas para os dias 5 e 6 de novembro. Logo após o término da prova, o estudante pode conferir a nota imediatamente. A plataforma também indica como está o desempenho do aluno em relação ao curso que pretende fazer na universidade.  Este é o segundo simulado online e está disponível na internet desde o dia 25 de junho. Mais de 710 mil estudantes de todo o país fizeram o primeiro simulado nacional Hora do Enem, realizado entre os dias 30 de abril e 1º de maio, e repetido entre os dias 7 e 8 de maio. Pelo menos 85% dos alunos que fizeram a prova estudam na rede pública de ensino. Estão previstos outros dois simulados até a aplicação do Enem. Além da possibilidade de testar conhecimentos em simulados, a plataforma Hora do Enem oferece aos estudantes acesso a ferramentas como testes de nivelamento em diferentes matérias, videoaulas e exercícios comentados por professores. Para concluintes do ensino médio, é oferecido um plano de estudos personalizado, com indicação do conteúdo a ser estudado. Após fazer o login, o estudante pode fazer um teste para nivelar seu conhecimento em cada matéria e selecionar curso e instituição, além de indicar a quantidade de horas diárias que pretende usar na plataforma durante a preparação. A partir dai, ele tem acesso a um planejamento exclusivo, com videoaulas, resumos e exercícios sobre os assuntos de cada disciplina mais frequentes no exame. O Hora do Enem é uma parceria entre o Ministério da Educação (MEC), o Serviço Social da Indústria (Sesi) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).



Lava Jato recebe apoio do povo brasileiro que pede Sergio Moro no STF

Manifestantes fazem ato contra a corrupção e contra o governo na Avenida Paulista (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O Movimento Vem Pra Rua fez uma grande e importante manifestação na Avenida Paulista, em frente ao prédio da Justiça Federal em São Paulo. Os manifestaram que apoiam às investigações da Operação Lava Jato e à campanha Dez Medidas contra a Corrupção, promovida pelo Ministério Público Federal (MPF), retornam às ruas em defesa das instituições e do Brasil. O grupo, de cerca de 40 pessoas, carregava faixas e distribuía folhetos desde as 11h no local. Quando os semáforos fechavam, alguns ativistas ocupavam a rua e pediam que os motoristas buzinassem em apoio ao ato e à causa. “Estamos aproveitando para colher assinaturas de apoio às Dez Medidas contra a Corrupção, distribuindo folhetos explicando o que são as medidas e aproveitando para esclarecer dúvidas de pessoas que queiram saber sobre as dez medidas e sobre a Operação Lava Jato”, disse Charles Putz, integrante do Movimento Vem Pra Rua e também líder do Movimento Brasil Livre dos Corruptos. Segundo ele, o apoio tem o objetivo de que casos de corrupção sejam apurados, julgados e punidos. Putz ressaltou ainda a necessidade de medidas que previnam a corrupção e acredita que as dez medidas do MPF sejam uma ferramenta para isso.



Luto: Nilton Lima Meira

(Foto:97NEWS)

Esposa:Nete Monteiro Meira.Filas: Jéssica,Débora e Nathila,.pai: Braulino Meira comunicam o falecimento de Nilton Lima Meira,ocorrido nessa madrugada.o corpo está sendo velado no Salão Paróquial ,o sepultamento ocorrerá as 18 horas



Policias civis da 20ª Coorpin efetuam prisão de bandido que tentou explodir terminais bancários na região

(Foto: Divulgação Polícia Civil)

Polícia Civil, em operação realizada na noite de ontem, durante os festejos do São Pedro, na cidade de Rio do Pires, a equipe composta pelo DPC Márcio Andrei, pelo IPC Jair Trindade e pelo IPC Cardoso, cumpriram mandado de prisão preventiva de um dos elementos que tentaram explodir os terminais eletrônicos do Bradesco de Rio do Pires, Wilian Rodrigues de Oliveira, de 23 anos, em dezembro de 20015 e com fortes indícios que também tenham praticado a mesma ação contra o Bradesco de Caturama. Há ainda mais um mandado em aberto, que procuraremos cumprir ainda hoje. A investigação e longo, envolvendo buscas e apreensões, reconhecimento de objeto, e pessoas, inclusive acordo de colaboração premiada.



Brumado: Mulher é suspeita de matar ex-marido a pauladas na zona rural

A motocicleta encontrada pela Polícia (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Um homem foi morto a pauladas na noite desta sexta-feira (01) na Fazenda Lagoa do Mourão, zona rural de Brumado. Populares acionaram a Polícia que quando chegou ao local já encontrou o homem morto. Wanderely de Jesus, 39 anos, já tinha passagem policial por tentativa de homicídio. A principal suspeita do homicídio é sua ex-mulher de identidade ainda ignorada. Ela está sendo procurada pela Polícia, mas ainda não foi encontrada. Wanderley estava numa motocicleta minutos antes de ser morto, a qual foi encontrada à beira da pista. Pistas do paradeiro da suspeita estão sendo analisadas pela Polícia para que a prisão possa ser feita. 



Moradores do Bairro São João perdem a paciência e protestam contra descaso

A situação vem agravando muito segundo os moradores (Fotos: 97NEWS)

Uma situação fácil de se resolver, mas que acabou se transformando num pesadelo para os moradores do Bairro São João, principalmente os que residem nas proximidades da Rua Aumerindo de Souza Lobo, já que foi feito início da construção de uma passagem molhada por parte da prefeitura, mas a obra foi abandonada e hoje se tornou em caos, tendo, ainda por cima, o medo de que até as próximas chuvas o descaso continue, o que deverá causar muitos transtornos, já que o volume de água é sempre intenso. Outra bronca dos moradores é que também foram iniciados os serviços de calçamento das ruas e foi interrompido sem nenhuma explicação, dando um aspecto muito negativo ao bairro (fotos abaixo). Os moradores alegam que a rua é a única ligação com a Av. Lindolfo Brito e que se nada for feito eles ficaram muito prejudicados. Para acabar o “filme de terror”, eles alegam que o lixo e o entulho estão tomando conta das ruas, compondo um quadro de revolta. Eles esperam que a administração municipal volte atrás e venha a agir com rapidez para resolver o problema. 

(Fotos: 97NEWS)


Agricultor sofre acidente de trabalho e fica com medo de perder o olho

O olho do lavrador foi atingido seriamente na pancada (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

A divulgação de acidentes de trabalho se centraliza mais na indústria se esquecendo de uma importante fatia do mercado que é a Agricultura. Ainda não existem dados oficiais, mas o número de acidentes entre os lavradores é alto, mas, em contrapartida quase não existem campanhas de conscientização para se evitar acidentes. Nesta quinta-feira (30) a reportagem do 97NEWS acompanhou o drama do lavrador Miguel Ricardo Morais, 50 anos, morador da Fazenda Lagoa do Leite, o qual sofreu um acidente enquanto trabalha com foice e machado. Segundo ele um dos cabos se soltou e atingiu com grande violência um dos seus olhos, criando um inchaço muito grande. Ele que ficou com medo de perder a visão enfrentou o desafio de atendimento no HMPMN para saber se a sua situação era grave. Por sorte o tratamento não será de alto impacto e sua visão não será afetada. Mas fica aqui o alerta para os trabalhadores rurais para tomar todas as precauções no sentido de evitar acidentes de trabalho. Confira dicas importantes: 

As ferramentas manuais, em geral, não causam acidentes graves, mas podem trazer incapacidade parcial ou permanente


As ferramentas manuais, em geral, não causam os chamadosacidentes graves, mas podem trazer incapacidade parcial ou permanente conforme o caso. Por isso, é bom tomar algumas precauções já que algumas delas podem ser causa contínua de acidentes.


Atualmente, existem muitos casos registrados de mortes causadas por acidentes com equipamentos manuais portáteis, o que na prática são ferramentas manuais mecânicas ou motorizadas, como as motosserras. Portanto, esses equipamentos são merecedores de total atenção por parte dos usuários, evitando-se, assim, maiores transtornos e avarias.


Os acidentes de trabalho mais comuns na área rural são os cortes, dilacerações e contusões. Por causa da dificuldade de primeiros socorros imediato, estes ferimentos podem infeccionar e se transformarem em graves. Daí a necessidade de se ter a caixa de primeiros socorros em cada posto de trabalho.


- As ferramentas manuais de uso no campo, devem ser transportadas em lugares especialmente preparados para tal finalidade, nunca espalhadas e soltas nas carrocerias ou nas cabines dos caminhões.


- Certos tipos de ferramentas precisam utilizar estojo protetor ou bainhas, como machado, foice, facão e outras ferramentas de corte, assim evitam-se ferimentos.


Cada ferramenta deve estar preparada para o uso ao qual se destina

 

- Cada ferramenta deve estar preparada para o uso ao qual se destina. Os instrumentos cortantes, por exemplo, devem estar bem afiados, para evitar maior esforço do trabalhador e para conservá-las em boas condições de uso. 

 

- Mesmo durante o trabalho, as ferramentas devem ficar onde não ofereçam perigo a ninguém, e nas oficinas devem ficar em caixas de ferramentas ou em quadros fixos. 

 

- Certas ferramentas manuais exigem do trabalhador a utilização da proteção individual, como luvas, perneiras e botas. 

 

- Deve-se, também, manter certa distância entre trabalhadores para evitar que eles sejam atingidos na movimentação das ferramentas. 

 

- É importante, também, que um trabalhador nunca jogue uma ferramenta para o companheiro pegar, o correto é entregar nas mãos, diretamente.

 

Aprimore seus conhecimentos acessando o Curso Segurança no Trabalho Rural, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas.

CONTINUE LENDO


‘Qual será o motivo de Brumado ainda não ter uma unidade do Procon?’, questionam leitores do 97NEWS

(Montagem: 97NEWS)

Várias reclamações e indagações têm chegado à redação do 97NEWS, onde os leitores questionam o fato de que Brumado até o momento não tem uma unidade do Procon. Segundo eles o serviço é de grande utilidade, mas, infelizmente, os políticos não atentaram para isso, deixando os clientes à mercê das empresas que muitas vezes não honram os direitos dos consumidores. Os casos de insatisfação vêm aumentando e a instalação de uma unidade do Procon é uma urgência, segundo Denise Amâncio que disparou que “qual será o motivo de ainda não termos não temos aqui em Brumado uma unidade do Procon?”. Já o leitor Wagner Machado foi mais além ao citar que “a falta de representatividade política em nossa cidade é tão grande que já deveríamos ter um Procon em Brumado há muito tempo, mas ao invés disso temos é perdido órgãos importantes como a inspetoria da fazenda”. Os consumidores esperam uma explicação das autoridades, já que o serviço é de grande valia, não só para garantir os direitos, mas também para orientar os prejudicados na forma correta de poder reaver os seus prejuízos. 



Alegria e alto astral: Chegou o grande dia do Forró do Mica

Foto: Divulgação

“A espera acabou, pois, o grande dia chegou”, essa frase está sendo a mais ouvida na manhã desta sexta-feira, 1º de julho, dia do evento mais esperado dos últimos tempos, o Forró do Mica que acontecerá na Arena Prime em Livramento. Os portões serão abertos às 21h e a alegria é que comandará a festa, onde um público recorde é esperado. A produção do evento, que tem a marca do sucesso de Ney Eventos e Empreendimentos e Guerreiro Produções está acertando os últimos detalhes de uma megaestrutura que nunca foi vista em Livramento. O clima na cidade é o mais positivo possível, já que é férias, muita gente bonita na cidade e a atmosfera é de total entusiasmo. A noite vai ser longa e os shows se iniciarão por volta das 23h, onde se apresentarão a grande revelação do arrocha romântico, as incríveis Raneychas, que prometem um show especial para os fãs. Samyra Show e Robertinha também irão fazer bonito, com apresentações cheias de novidades e surpresas. A maior banda de Forró do planeta, o Aviões do Forró, também irá trazer os seus grandes lançamentos e recordar também os grandes sucessos da carreira, num show fenomenal que marcará a história dos eventos em Livramento e região. Então, o sucesso está garantido e você que ainda não adquiriu o seu ingresso corra a um dos postos de vendas autorizados e garanta a sua entrada nesse evento imperdível.



Macabro: Obra de magia negra assusta moradores da zona rural de Brumado

A obra de bruxaria assustou os moradores da localidade (Foto: 97NEWS)

Brumado é conhecida também por ter uma face espiritual muito densa, onde as mais diversas crenças têm seus adeptos, os quais seguem os rituais à risca. Dentre as mais variadas tendências, a umbanda, candomblé e quimbanda têm um destaque especial, então, diante disso, é comum o registro de obras de magia e bruxaria em encruzilhadas e cemitérios da cidade. Dando uma dinâmica diferenciada à estas ações, uma obra de magia negra que foi descoberta por moradores da Comunidade do Sítio São José no cemitério da comunidade, mostra que esses rituais estão também ganhando a zona rural. Muito assustados, os moradores disseram que é a primeira vez que isso acontece no local, que, segundo eles, não tem tradição nesses eventos que eles classificam como macabros, já que uma oferenda foi feita com um bode morto, muitas garrafas de bebida, comida e fotos das pessoas que deveriam ser atingidas (foto abaixo). “Estamos muito chocados, pois aqui somos cristãos e nunca vimos uma coisa horrível como essa”, citou uma moradora apavorada. O caso ganhou repercussão em todas as comunidades vizinhos e o clima de medo tomou conta da região, já que a cena assustadora impactou principalmente as pessoas mais idosas. 



Ministra Rosa Weber suspende ações de juízes contra jornalistas

Ministra Rosa reconsiderou decisão anterior e suspendeu processos até o julgamento de mérito da questão (Nelson Jr./SCO/STF)

Inicialmente a ministra havia negado o pedido dos jornalistas, representados pelo advogado Alexandre Kruel Jobim. No entanto, nesta quinta-feira (30/6), reconsiderou sua decisão na Reclamação 23.899 e concedeu a medida, para suspender o trâmite das “ações de indenização propostas em decorrência de matéria jornalística e coluna opinativa apontadas pelos reclamantes, até o julgamento de mérito desta reclamação”. Para o advogado Alexandre Jobim, "a reconsideração da ministra Rosa Weber confirma a seriedade e imparcialidade do STF". O abuso do direito de ação, diz ele "será apreciado pelo STF e não por aqueles que possuem interesse nas demandas. Acredito que a liberdade de expressão prevalecerá na linha dos precedentes da Suprema Corte". O caso é polêmico. Em evento em São Paulo na última semana, a ministra Cármen Lúcia afirmou que as ações coordenadas dos juízes contra os jornalistas deram um novo sentido à expressão "censura judicial". Cármen explicou que, até então, a censura judicial tratava-se de liminares concedidas por juízes para impedir a publicação de determinadas notícias. Agora, com o novo caso, os juízes passaram para o polo ativo do processo. O jornal já foi notificado de cerca de 40 ações, quase todas em juizados especiais. No entanto, o número pode ser maior. Nos juizados, todos os pedidos dos juízes são idênticos, pedindo direito de resposta e indenizações por danos morais, que juntas ultrapassam R$ 1 milhão, segundo o jornal. Os pedidos são sempre no teto do limite do juizado especial, de 40 salários mínimos. Já houve uma condenação, em R$ 20 mil. (Conjur)



Brumado: Foragido que aterrorizava zona rural morre em confronto com Policiais Civis.

(Fotos: Divulgação Polícia Civil)

Uma equipe de Investigadores da Polícia Civil se deslocou até a região conhecida como Fazenda São Sebastião  (Bastião), no município de Brumado, a fim de investigar a ocorrência de vários roubos e disparos de arma de fogo que haviam ocorrido naquela localidade. Após demorada busca na area rural, os Investigadores então se depararam com o autor dos roubos, o qual estava armado com uma espingarda e efetuou um disparo na direção de um dos policiais. O Investigador rechaçou a injusta agressão e efetuou outro disparo que atingiu o meliante. No hospital da cidade foi constatado, pelo médico plantonista, o óbito do indivíduo DANIEL COSTA LIMA, de 37 anos. Com o autor fora encontrado outro RG, contendo sua foto, mas constando o nome falso de Celso Almerindo da Silva. Ainda foram apreendidas 03 (três) motocicletas com chassis adulterados e um tablete de maconha. A Polícia Civil apurou que Daniel fora o autor de vários roubos na região, entre eles o de uma Farmácia e um estabelecimento que comercializa produtos agropecuários. Daniel já respondeu a 13 (treze) procedimentos criminais, pela prática dos crimes de Homicídio, Roubo a mão armada, Receptação, porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas e possuía em seu desfavor 04 (quatro) mandados de prisão em aberto.