ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Anvisa decide nesta sexta se mantém proibição a venda de cigarros eletrônicos

STF retoma julgamento para definir se decisão judicial pode bloquear aplicativo de mensagens

Resolução autoriza detentas trans e travestir podem escolher entre presidio feminino ou masculino

Livramento de Nossa Senhora: Jovem é alvejado e morto por dois indivíduos

Brumado: PRE apreende picape com documentação adulterada

Polícia prende homem acusado de manter tio idoso em cárcere privado na Bahia

Justiça determina prisão preventiva para mulher que levou idoso morto para fazer empréstimo em banco

Plantação que renderia 1 tonelada de maconha é erradicada no interior da Bahia

Falso advogado abre banco no Oeste da Bahia e é acusado de golpe pelos clientes

Justiça autoriza estudante com questões de saúde mental a cultivar maconha medicinal na Bahia

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Baixa procura por mamografias preocupa autoridades de saúde em Brumado

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga

Polícia Civil apreende maquinário avaliado em mais de meio milhão em Vitória da Conquista

Brumado: Jogos da 1ª Copa Brahma de Futsal terão início hoje (18)

Deputado Vitor Bonfim assume a presidência do Conselho de Ética da AL-BA

Subsecretária de Saúde de Vitória da Conquista, Jamile Gusmão morre por complicações da dengue



BUSCA PELO ARQUIVO "07/2015"

Bandido armado faz funcionários de reféns e causa pavor em comércio da Mourão Guimarães

O bandido fez todos os funcionários de reféns (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

A nova onda de assalto que está assolando Brumado está se intensificando com um aumento cotidiano no número de ocorrências dessa natureza. Na tarde desta quinta-feira (09) isso ficou comprovado com um assalto mais grave, onde o bandido entrou num estabelecimento comercial localizado na Av. Mourão Guimarães e, primeiro disfarçou perguntando o preço dos produtos e, em seguida, sacou um revólver e rendeu todos os funcionários e o proprietário do estabelecimento fazendo todos deitarem no chão, enquanto ele fazia a limpa no caixa e nos bens que estavam no escritório. O bandido agiu rápido e fugiu sem deixar pistas, sem se saber se ele estava numa moto, o que era muito provável. 



Brumado: Caravana do Detran realiza nova blitz na noite desta quarta-feira (08)

A parceria entre Detran e 34a CIPM foi avaliada de forma muito positiva com resultados imediatos inclusive (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

A Caravana do Detran realizou mais uma blitz na noite desta quarta-feira, dia 08, na cidade de Brumado, mais uma vez em parceria com a Polícia Militar. Com o foco principal de combater a alcoolemia (foto abaixo), mas também averiguar os condutores que dirigem sem habilitação e com irregularidades nos veículos, a ação foi comandada pelo major Luide do Detran que explicou que “Brumado tem uma grande frota de veículos o que nos chamou a atenção e, consequentemente, trouxe a nossa caravana para cá”. Ele também esclareceu que “temos o foco educativo, mas também punitivo e nos dias que estamos aqui já percebemos que o número de motoristas que trafegam sem o pagamento do CRLV, ou seja, o licenciamento do veículo, é muito alto, então estamos buscando a conscientização para que todos andem dentro da lei”. Questionado sobre qual o prazo de duração das blitzes, ele respondeu que “ficaremos aqui a semana inteira e já podemos fazer uma avaliação muito positiva de nossa ação”. A equipe do 97NEWS também ouviu o major Jocevã, comandante da 34ª CIPM que falou que “Brumado foi contemplada com a Caravana do Detran e isso é muito positivo para a nossa cidade, que tem que evoluir nessa questão, pois ainda existem muito motoristas dirigindo sem habilitação e com a documentação dos seus veículos irregulares, mas, em suma, a nossa avaliação da ação é bem positiva, pois foram feitas várias apreensões, o que deverá incorrer na queda do índice de irregularidades”.

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)


Pronunciamentos políticos apontam que Brumado precisa de sangue novo para comandar o município

(Imagem Ilustrativa)

Em um mundo cada vez mais competitivo, a renovação e a atualização são cada vez mais vitais para obtenção do sucesso e das vitórias, então dentro desta nova temática contemporânea, novos ideais e uma filosofia moderna e funcional são imprescindíveis. É justamente essa ideologia que vem sendo pregada por muitos líderes políticos brumadenses, que vem apostando “todas as fichas” no “sangue novo”, ou seja, em novos personagens, com ideais renovados para dirigir o município de Brumado. Vários pronunciamentos que vêm sendo veiculados na mídia local apontam para essa direção, o que parece ser mesmo o reflexo do sentimento que paira sobre a população brumadense que, ao que tudo indica, quer ver um comandante com mente jovem, totalmente conectado aos novos parâmetros que vem regendo esses novos tempos, aonde a tecnologia vem tendo um papel fundamental na construção de um futuro muito melhor. A população parece cansada da velha política exclusivista e polarizada, ao melhor estilo dos coronéis, que só prioriza um grupo partidário e hostiliza os adversários, ao invés de lutar pelo desenvolvimento do município. Então, dentro desta nova lógica, pessoas com novos ideais, que tenham uma grande consciência social e um conhecimento amplo dos novos rumos da política deverão preencher o perfil dominante que o consciente coletivo esperar para reger os novos destinos de Brumado. 



Caetité: Funcionários da Pavotec fazem protesto na BR-030 com queima de pneus

(Foto: Reprodução)

Funcionários e prestadores de serviço da empresa Pavotec fazem protesto em reivindicação do pagamento de salários atrasados e pelos funcionários demitidos, além do pagamento dos encargos trabalhistas. O trecho da BR-030, foi interditado nas primeiras horas da madrugada, fica próximo ao viaduto que está sendo construído,  na saída para Caetité. Os funcionários fizeram barricada, colocando fogo em pneus e gritando palavras de ordem. A polícia está no local. Uma enorme fila está formada no local. Pistas e laterais totalmente interditadas. Funcionários e prestadores de serviço da empresa Pavotec reivindicam o pagamento de salários atrasados e os funcionários que foram demitidos,  o pagamento da rescisão e demais encargos trabalhistas.



Quadrilha suspeita de 50 mortes desde 2001 é desarticulada na Bahia

(Foto: Reprodução)

Um rifle capaz de armazenar munições de calibres 38 e 357, três pistolas e dois revólveres foram apreendidos durante operações nas cidades de Guanambi e Feira de Santana, nesta quarta-feira (8). Ao todo, quatro pessoas suspeitas de tráfico de drogas foram presas, e um adolescente de 16 anos apreendido. Segundo informações da Polícia Civil, um dos suspeitos é líder de uma quadrilha que atua em Guanambi. Entre os anos de 2001 e 2015, o grupo criminoso teria matado pelo menos 50 pessoas, entre usuários e traficantes rivais, apontou a investigação. De acordo com a polícia, 24 traficantes e homicidas foram presos em Guanambi desde 2013. Conforme a polícia, a investigação foi intensificada após a morte de Iramélia Prates Batista, alvo de 10 tiros, na casa da vítima, no bairro Monte Pascoa, em maio deste ano. Ela estava grávida de sete meses e tomava conta de um ponto de venda de drogas de quadrilha rival. A operação foi realizada pela 2ª Coordenadoria Regional da Polícia Civil (Coorpin/Guanambi) e apreendeu também 15 pedras de crack, balança de precisão, celulares e motocicletas. A ação contou com apoio do Departamento de Polícia do Interior (Depin), da 1ª Coorpin/Feira de Santana e do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM)



Polícia intensifica investigações para apanhar os autores do furto da fiação da Ponte do São Félix

Os sinais do furto são evidentes para todos que passam pelo local (Fotos: Marcos Paulo / 97NEWS)

A nova Ponte do São Félix, após um longo período de idas e vindas, parecia que iria ser entregue a população nos próximos dias, mas parece que a negatividade parece não querer “abandonar esse barco, ou melhor, essa ponte”. Desta feita foram os criminoso os agentes do destino que resolveram atrasar mais uma vez a obra, já que um grupo de meliantes levou boa parte da tubulação galvanizada e também da fiação elétrica que iria proporcionar a iluminação da ponte. A Polícia Civil abriu uma investigação sobre o fato e, nessa quarta-feira, dia 08, intensificou as mesmas, sendo que já possui pistas dos autores do furto. Com o furto deverá ter que ser comprado um novo equipamento, que agora deverá ser acompanhado de um sistema de segurança mais eficaz, quem sabe com um sistema de monitoramento eletrônico. A inauguração da obra deverá ser adiada mais uma vez, o que prejudicará milhares de pessoas que moram na região do Bairro São Félix. 



Ministério Público investiga denúncia de agressão de PMs contra jornalista

(Reprodução: Facebook)

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) instaurou um procedimento investigatório para apurar a denúncia de agressão de policiais militares ao jornalista Marivaldo Filho. A informação foi confirmada pela assessoria de comunicação da instituição nesta quarta-feira (8). O editor de política do site "Bocão News" fez denúncia junto ao MP na terça-feira (7), três dias após ter sido abordado. O jornalista informou ao G1 que formalizou a denúncia a convite do promotor José Emanuel Lemos. "Ele disse que tudo seria devidamente apurado", informou.A Promotoria informou que o caso será investigado pelo Grupo de Atuação Especial Para o Controle Externo da Atividade Policial (GACEP) e que serão ouvidas as testemunhas e os policiais supostamente envolvidos. O MP-BA disse, ainda, que não irá se posicionar sobre o caso até a finalização da fase investigatória. Um procedimento administrativo para apurar a denúncia de agressão também foi instaurado pela Corregedoria Geral da Polícia Militar da Bahia, na segunda-feira (6). A PM informou, em nota, que vai adotar todas as medidas para buscar a verdade dos fatos e que não concorda com as posturas agressivas por parte dos policiais. "Caso haja a confirmação da denúncia, a PM aplicará as sanções previstas em lei", informou a corporação.



Brumado: Igreja Batista Renovada é arrombada nesta quarta-feira (08)

A igreja fica no centro da cidade ao lado de um terreno baldio o que facilita a ação dos meliantes (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

A criminalidade em Brumado está ficando tão descontrolada que nem as coisas sagradas estão sendo poupadas, já que na madrugada desta quarta-feira, dia 08, meliantes utilizaram um terreno baldio, quebraram a cerca elétrica e pularam o muro para depois invadir a casa pastoral e levar apenas um botijão de gás. A reportagem do 97NEWS falou com o pastor Orlando Antunes, que é o responsável pela obra em Brumado, o qual descreveu que “essa, pelo que me lembro, é a quinta vez que nossa igreja é arrombada, desta feita foi apenas um bujão de gás, mas das outras vezes levaram notebooks, datashow e outros aparelhos”. Ele fez questão de abordar a questão da violência na cidade declarando que “todos os dias vemos na mídia local que os arrombamentos acontecem, além dos furtos e assaltos que também são constantes, o que vem evidenciar que a criminalidade em Brumado é alta para uma cidade de cerca de 70 mil habitantes” e ainda frisou que “isso é preocupante e vem mostrar que medidas urgentes têm que ser tomadas, ou se não a situação só tende a piorar”. 





Após intensa luta contra o câncer, Vereador do município de Arataca vem a falecer

(Foto: Políticos do Sul da Bahia)

Morreu nesta terça-feira (07) o vereador de Arataca, Valmir de Duzinho (PRP), de 55 anos. O mesmo vinha enfrentando há algum tempo um luta contra um câncer. Valmir já estava no quarto mandato e era considerado um vereador polêmico. Em 2010, após uma sessão na câmara ele se envolveu em uma confusão com o então prefeito Agenor (PMDB). Na ocasião o edil foi detido pela Polícia e acusado de deflagrar um tiro em direção ao alcaide. Com a morte, quem assume a vaga na câmara é o suplente Pixita (PP). 



Guanambi: Polícia prende um dos principais líderes do tráfico na cidade

(Foto: Divulgação Polícia Civil)

A Polícia Civil de Guanambi obteveu uma nova grande vitória contra o tráfico de entorpecentes na cidade. O Delegado Dr. Kleber Andrade, que comandou a operação, confirmou a prisão de Aldo Berto Castro, mais conhecido como Delton. Ele é tido como um dos principais traficantes de Guanambi e responsável por uma série de crimes, Delton foi preso em Feira de Santana por uma equipe especializada do DEPIN designada para cumprir o Mandado de Prisão Preventiva expedido pela Justiça de Guanambi. Segundo o Dr. Kleber Andrade, "Delton foi o mandante da morte de Iramélia Prates Batista em maio deste ano". As investigações policiais culminaram com as prisões de Caio Vinicius Fogaça das Neves e João Marcos Teobaldo Santana, o temido Sérgio Pitbul, apontados como executores do homicídio. Delton foi preso em Feira de Santana com uma pistola e um revólver. (Com informações da Polícia Civil)



Bandidos assaltam posto de gasolina e depois saem dando tiros para cima na manhã de hoje (08)

O posto já foi alvo de outros assaltos (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Os assaltos continuam acontecendo em Brumado e na manhã desta quarta-feira, dia 08, uma nova ocorrência dessa natureza aconteceu em um posto de gasolina que fica na saída para Livramento que fica localizado Exupério Pinheiro Canguçu. A reportagem do 97NEWS acompanhou o desenrolar do delito, onde dois bandidos em uma motocicleta já entraram no posto com arma na mão e deram voz de assalto, levando todo o dinheiro que estava no caixa. Eles pegaram a rota da ponte do São Félix e, durante a fuga, deram vários disparos para o alto. Viaturas da PM iniciaram uma perseguição e esperam prender a dupla. Um motorista de caminhão que passava no momento foi ameaçado pelos bandidos e quase acabou sendo baleado. 



Sem feijão não dá, porque já estou com anemia', reclama morador da Fazenda Baraúnas contra médica

Dantes de Souza não escondeu a sua indignação por ter sido proibido de comer feijão (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

O feijão é, sem sombra de dúvidas, um dos alimentos preferidos dos brasileiros, que não pode faltar na mesa, já que sem ele a refeição não é a mesma. Um morador da Fazenda Baraúnas, Dantes de Souza, de 27 anos, procurou a redação do 97NEWS com um caso que envolve o feijão, que, segundo ele, foi tirado de sua dieta pela médica que atende no Posto de Umburana e, por causa disso, ele garante que contraiu uma anemia e sua saúde piorou. Além desse fato, ele afirma que a médica só tem passado receita errada, o que vem lhe causando uma grande dor de cabeça, pois as farmácias não aceitam e ele tem que voltar novamente para buscar uma nova. “Primeiramente eu queria dizer da minha indignação contra a médica Dra. Carla que vive me passando receita errada e que, além disso, não vem me tratando bem, inclusive praticando grosserias contra a minha pessoa”, relatou indignado. Mas ainda mais irritado, ele disparou que “ela chegou ao ponto de cortar o feijão da minha comida, o que me causou uma grande anemia, prejudicando muito a minha saúde” e emendou clamando que “sem feijão não dá, sem feijão não dá, quero voltar a comer feijão”. 



Curiosidades dos Tiros de Guerra

(foto: divulgação)

Você sabia que um dos maiores intérpretes da música popular brasileira, o saudoso cantor Jair Rodrigues, foi o atirador nº 134 do Tiro de Guerra 02-035 da cidade de São Carlos-SP, onde prestou o serviço militar no início da década de 60? E que o Ator Mauro Mendonça também foi atirador do Tiro de Guerra de Nova Friburgo-RJ em 1951? Pois é, o Tiro de Guerra é uma “Escola de Cidadania” e nesse contexto, o Serviço militar nos tiros-de-guerra contribui para a formação de homens cívicos conscientes dos problemas da comunidade local, participantes de atividades voltadas para a nacionalidade, onde há também a difusão do patriotismo, respeito aos símbolos nacionais e valores da nacionalidade, possibilitando ainda a formação do espírito democrático da juventude, incentivando o respeito aos direitos dos cidadãos, o cumprimento de seus deveres, o culto da responsabilidade e o exercício da cidadania. Seja bem vindo jovem, seja mais um atirador do nosso querido Tiro de Guerra de Brumado!



Newton Cardoso manda jato particular buscar reitor da Uneb para participar de cerimônia de locação

O mega empresário brumadense Newton Cardoso ao lado do reitor José Bites de Carvalho durante a cerimônia de assinatura do contrato de locação (Foto: Bahia Urgente)

A cerimônia de assinatura de contrato de locação feita entre o Grupo Newton Cardoso e o Campus XX da Uneb de Brumado foi cheia de pompa com a participação de celebridades e autoridades. O próprio Newton Cardoso fez questão de vir a Brumado participar da cerimônia, pois segundo ele, o momento era marcante para a Educação do município. Com uma nova estrutura o campus XX agora contará com 8 salas de aula, diferentemente das 3 que havia na estrutura da antiga Pousada Sertaneja, onde funcionou o departamento acadêmico até o momento. Na hora da assinatura do contrato, muitas palmas e vivas para o momento, que para muitos não significa avanço e sim retrocesso, já que com a mudança o sonho da sede própria fica cada vez mais distante. Outro fator é que o mega empresário Newton Cardoso, no afã de contribuir para a melhoria do ensino universitário de Brumado está oferecendo algumas benesses para funcionários do órgão, tanto que alguns deles estão já morando no Residencial Parque das Palmeiras, como uma espécie de brinde pela celebração do contrato de locação. Agora o que mais chamou a atenção foi o fato de que o reitor da Uneb da Bahia, professor José Bites de Carvalho, a princípio foi impedido de vir à cerimônia, já que o avião que o trazia de Salvador foi impedido de pousar em Conquista por falta de teto, então, para que ele não faltasse ao momento solene, Cardoso mandou o seu jatinho particular pegar o reitor em Salvador e o trazer para Brumado, o que foi avaliado pelo próprio mega empresário “como mais uma contribuição importante para a Educação de Brumado”. Alguns questionaram a ação, já que o custo da participação do reitor na assinatura do contrato não foi vista como vital, mas já alguns fizeram uma defesa veemente da ação do empresário, que mostra compromisso com a sua terra. 



‘A nova estrutura da Uneb de Brumado é certamente um avanço’, confirma diretor da unidade

O diretor Manoel Castrillon acabou admitindo que haverá avanços na nova estrutura do Shopping Áppio (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Durante a cerimônia de assinatura do contrato de locação entre o Campus XX da Uneb de Brumado e o mega empresário Newton Cardoso, que aconteceu na tarde desta terça-feira, dia 07, o diretor da unidade brumadense, Manoel Castrillon foi ouvido pela reportagem do 97NEWS. Questionado se está havendo avanço nesta mudança para a estrutura que abrigava o Shoppin Áppio, ele respondeu que “isso não é para ser analisado de forma subjetiva, mas a situação fala por si só, já que no local onde ela estava tínhamos um déficit estrutural muito grande” e continuou relatando que “mas é inegável que aqui no Shopping Áppio iremos ter uma logística muito maior e melhor, pois passaremos de 3 salas de aula para 8, o que abrigará ainda outros projetos que desenvolvemos no campus”. E finalizou citando que “sabemos que esse processo da mudança foi demorado, mas, agora, podemos sim comemorar, pois Brumado sairá ganhando com a nova estrutura, além do que a localização geográfica é bem melhor”. 



Brumado: Oferenda maligna é colocada na porta da vereadora Liu Vasconcelos

A oferenda tinha vários elementos de culto a demônios (Foto: Reprodução Facebook)

A vereadora Liu Vasconcelos (PC do B), esposa do ex-presidente da Câmara de Vereadores de Brumado, Leonardo Vasconcelos (SDD), acabou tendo uma surpresa nada agradável na manhã desta terça-feira, dia 07, já que ao abrir a porta da rua se deparou com uma oferenda maligna, a qual era composta de um frango, várias escritas em línguas ocultas, fotos e outros objetos comuns aos praticantes de magia negra. As câmeras de segurança da residência captou o momento em que um homem colocou a tigela com a oferenda, sendo que as imagens já foram enviadas à Polícia Civil para serem investigadas e se chegar aos autores da ação obscura. A vereadora disse que não têm inimigos e que estranhou o fato. Vale ressaltar que, há pouco tempo, um dos seus assessores, Jobson Rocha, que é também presidente da Associação do Bairro Dr. Juracy também foi alvo de uma ação parecida. Então, com essa reincidência, os políticos de Brumado que fiquem alertas, porque parece que os integrantes do reino das bruxarias resolveram dirigir o foco para os políticos, ainda mais que no ano que vem serão realizadas as eleições municipais. 



Brumado: Homem armado entra em comércio no Bairro Ginásio Industrial e rouba dinheiro e celular

O bandido levou dinheiro e celulares (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Apesar de certa queda momentânea, os assaltos continuam acontecendo em Brumado, aterrorizando principalmente os comerciantes. Uma nova ocorrência nesse sentido aconteceu na manhã de hoje, dia 07, no Bairro Ginásio Industrial, onde um estabelecimento comercial foi alvo da ação de um único assaltante, que entrou armado no local e rendeu a balconista que teve que entregar dinheiro e celulares. Os proprietários do estabelecimento foram ouvidos pelo repórter Marcos Paulo do 97NEWS e não esconderam a indignação. “Já é a segunda vez que o nosso comércio é assaltado. Um comércio aqui do lado já foi 5 vezes, então, quem irá nos defender, já que os políticos parecem muito mais preocupados com outras coisas e deixam a Educação e a Segurança de lado”, relataram. Eles ainda declararam que “infelizmente nós nos sentimos totalmente desprotegidos e cada vez que temos que abrir o nosso comércio ficamos apreensivos, já que todos os dias vemos alguns elementos suspeitos passando aqui toda hora só para observar o movimento e saber a nossa rotina para depois virem praticar o assalto”. 



Brumado: Detran em parceria com a Polícia Militar realiza blitz educativa na cidade

A blitz foi realizada pelo Detran e a PM e inúmeros condutores foram orientados e alguns tiveram que ser punidos (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Uma blitz, de caráter educativo, foi realizada em parceria entre o Detran e a Polícia Militar na manhã desta terça-feira, dia 07, onde inúmeros veículos foram abordados. O ponto inicial foi a Praça Coronel Zeca Leite, onde foi montada uma espécie de posto avançado, onde os condutores recebiam orientações visando a melhora do trânsito na cidade. A equipe do 97NEWS esteve presente no momento e falou com o comandante da operação, o sargento Magalhães (foto abaixo) que veio especialmente de Salvador para realizar a ação. “A blitz tem a função precípua de educar os motoristas, mas, mesmo assim encontramos várias irregularidades como motocicletas sem placas e os condutores sem habilitação, veículos clonados e coisas do gênero, então, mesmo que a intenção primeira seja educar, não deixamos de buscar a resolução dos problemas encontrados, inclusive com a apreensão dos veículos irregulares”, explicou o sargento. Ele ainda informou que a blitz será estendida para outros lugares da cidade e a parceria com a PM foi muito importante para o sucesso da operação. 

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)


Motociclista fica ferida em acidente no início da noite desta segunda-feira (06)

A motociclista teve que ser levada pela equipe do SAMU 192 para o hospital (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Uma motociclista que conduzia uma Fan preta 150 acabou se ferindo em uma colisão com uma Hilux no início da noite desta segunda-feira (06). O acidente aconteceu por volta das 18h30m no cruzamento da Rua Vó Congonha com a Paulo Sampaio e atraiu vários populares que ficaram preocupados com a situação da motociclista, que ficou um tempo desacordada tendo que ser transferida para o Hospital Magalhães Neto para receber cuidados médicos (foto abaixo). Segundo testemunhas possivelmente ela tenha perdido a direção da motocicleta e acabou batendo na lateral da Hilux, sendo que depois ela foi ao solo e pode ter batido a cabeça. 

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)