ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Homem ateia fogo no próprio corpo em frente ao tribunal onde Donald Trump está sendo julgado

Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso

Bahia: Homem é preso por tentar esfaquear ex e sequestrar filho da vítima

Anvisa decide nesta sexta se mantém proibição a venda de cigarros eletrônicos

STF retoma julgamento para definir se decisão judicial pode bloquear aplicativo de mensagens

Resolução autoriza detentas trans e travestir podem escolher entre presidio feminino ou masculino

Livramento de Nossa Senhora: Jovem é alvejado e morto por dois indivíduos

Brumado: PRE apreende picape com documentação adulterada

Polícia prende homem acusado de manter tio idoso em cárcere privado na Bahia

Justiça determina prisão preventiva para mulher que levou idoso morto para fazer empréstimo em banco

Plantação que renderia 1 tonelada de maconha é erradicada no interior da Bahia

Falso advogado abre banco no Oeste da Bahia e é acusado de golpe pelos clientes

Justiça autoriza estudante com questões de saúde mental a cultivar maconha medicinal na Bahia

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Baixa procura por mamografias preocupa autoridades de saúde em Brumado

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga

Polícia Civil apreende maquinário avaliado em mais de meio milhão em Vitória da Conquista



BUSCA PELO ARQUIVO "07/2014"

Mãe abusa do próprio filho, onde vamos parar?

A Polícia Civil do Paraná prendeu nesta quinta-feira a cozinheira Carmelita Aparecida das Neves, de 46 anos, acusada de abusar sexualmente do próprio filho, de 9 anos. A prisão foi executada após o menino relatar os abusos durante tratamento terapêutico. Ele e a irmã, de 12 anos, já haviam sido vítimas de abuso do pai, preso em 2012, quando a menina foi morar com parentes.

 

O que a polícia não sabia é que a mãe deu seguimento à violência sexual obrigando, inclusive, os dois irmãos a simular atos sexuais; ela registrava a ação em vídeo e planejava divulgar as imagens. Exame de corpo de delito confirmou o abuso no menino. O caso ocorreu no bairro de Vila Torres, em Curitiba. No casa da família, foram apreendidos brinquedos sexuais em formato de pênis.

 

Segundo a delegada-adjunta do Núcleo de Proteção à Criança e aos Adolescentes Vítimas de Crimes (Nucria), Sabrina Alexandrino, este é um dos casos mais graves envolvendo crianças e adolescentes nos últimos tempos. "Ela já sabia do que se tratava quando foi presa e preferiu se manter em silêncio", diz a delegada. A cozinheira foi presa no trabalho, em uma lanchonete. Em depoimento, os irmãos relataram que a mãe os ameaçava de morte caso contassem a alguém sobre os abusos. "Ela dizia que os mataria e esconderia os corpos para niguém saber o que aconteceu", diz a delegada.

 

O bairro onde moravam é considerado de alta periculosidade onde há muita disputa de gangues pelo tráfico de drogas. De acordo com a delegada, foi decretada a prisão preventiva da mãe. Ela encaminhada para a ala feminina da Casa de Custódia, em Curitiba. O menino está sob os cuidados do conselho tutelar da região. (Veja)

 



Rede de Esgoto pode ser feita pela prefeitura

Foto do contrato

Muito tem se falado e discutido na Câmara Municipal de Vereadores de Brumado quanto à responsabilidade social de ampliar a rede de esgoto e de água nos bairros que não existe tal serviço no município. Esse tema tem sido motivo de embate e debate nas últimas sessões da Casa. Situação defendendo o administrador público atual, oposição cobrando da prefeitura uma ação mais concreta para facilitar a vida dos moradores dos logradouros afetados pela falta do serviço.

 

O 97news resolveu pesquisar o contrato de concessão realizado pelo Poder Executivo local e a EMBASA com o aval da própria Câmara de Vereadores, com o objetivo de esclarecer para a população a veracidade dos fatos.  A Lei Municipal nº 14 de 1997 que foi editada pelo então prefeito Edmundo Pereira Santos, e aprovada pelos vereadores de Brumado no dia 15 de agosto daquele ano concedeu a EMBASA 20 anos de execução e exploração de serviços públicos de abastecimento de água e de esgoto sanitário nas áreas urbanas do município com vencimento em 2017.

 

De acordo com a Cláusula Nona do contrato em vigência, a Prefeitura Municipal tem a liberdade de realizar alterações ou melhorias nas redes de abastecimento de água e coletoras de esgotos, com ou sem a permissão da EMBASA. Caso realize as obras em acordo com a EMBASA os gastos podem ser divididos entre as duas instituições. Caso a prefeitura realize as obras sem o acordo, todo o gasto pode ser bancado pelo Poder Executivo local. Com isso as afirmações que é a empresa do estado que tem a obrigação de fazer o serviço, perde fundamentação, já que o município também pode e tem a obrigação de zelar pela saúde publica dos residentes na cidade.



Roubo de motos está dentro da normalidade

Foto Marcos Paulo

Os menores do crime em Brumado são apontados com os principais ladrões de motos na cidade, e vem deixando a população que usa o determinado veículo cada dia mais preocupada com as ações dos meliantes que não escolhem dia nem horário para atacar. Várias motos são roubadas no município, seja no centro urbano ou na zona rural.

 

Durante a apreensão de um menor e recuperação de uma moto nesta quinta-feira dia 18 realizada pela Polícia Civil, o repórter Marcos Paulo ouviu o Delegado Dr. Cláudio sobre a ocorrência. Nas suas declarações a autoridade policial afirmou que o menor após a apreensão ficou a disposição da Vara da Infância e Juventude, e falou também sobre o trabalho de inteligência da polícia que vem mapeando os ladrões de motos na cidade. Dr. Cláudio afirmou que para uma cidade como Brumado com a população e o desenvolvimento que tem, os roubos de motos estão dentro da normalidade aceitável pelas estatísticas da polícia, e que não procede à informação que o município tem muitos roubos de motos.   



Assédio de jogadores no Intermunicipal 2014

Foto face da liga

O intermunicipal ainda não rolou a bola na primeira rodada, mesmo assim a disputa nos bastidores já começou e provoca embates gigantescos entre as seleções que sempre entram na competição para levar o título do certame. A valorização dos jogadores de grande qualidade acaba criando um desejo maior às ligas que disputam o campeonato, e consequentemente, propostas e mais propostas são feitas, até mesmo para atletas que já estão inscritos e treinando nas seleções que escolheram defender em 2014.

 

Ignorando os compromissos desses jogadores outras ligas continuam fazendo propostas e tentando tumultuar o ambiente dos selecionados já organizados e focados no objetivo. Chateado com essas propostas, o presidente da liga de Porto Seguro o contabilista Cristiano Ferreira, expressou em seu facebook a indignação com a falta de respeito de outros dirigentes:

 

“Falta de ética de Dirigentes das Seleções no Intermunicipal. Venho fazer uma manifestação contra a FALTA DE ÉTICA de Dirigentes de algumas Ligas (seleções) neste intermunicipal. Demonstro aqui a insatisfação quando se trata de diretores que mesmo sabendo que o Atleta já assinou, esta treinando e já esta inscrito na competição junto a Federação Baiana por certas seleções, ainda assim insiste em querer tirar o atleta do elenco da outra mesmo sabendo que isso só e possível com a liberação do Presidente da entidade onde o atleta esta assinado,. O Intermunicipal está muito turbulento e existe muita falta de ética de representantes de Ligas que se acha melhor e ainda fica menosprezando o trabalho das outras. Mas futebol e dentro de campo e nas quatro linhas veremos que e a melhor. e nos em Seleção Porto Seguro Tratamos atletas como família, pois o ano tem 365 dias, e quando a competição acaba nos não mudamos de numero de celular e nem de endereço, "vale a dica" pois a amizade e eterna. Situação Desconfortável, mas no momento certo eu vou me pronunciar a respeito”



Um crime contra a natureza e contra a saúde

Foto Carlos Silva

As ações criminosas em Brumado não ficam só no âmbito comercial, elas se estendem também ao meio ambiente que diga-se de passagem vem ao longo de décadas destruindo a possibilidade de uma saúde melhor para a população local. A prova desta criminalidade permanente e cada dia maior esta no km 4 anel viário que liga Brumado a Caetité.

 


De acordo com o jornalista Carlos Silva que passou pelo local recentemente e tirou fotos, a agressão contra o meio ambiente tem que ser investigada pelas autoridades e assim que identificar os culpados, puni-los exemplarmente para que sirva de exemplo para os outros que não tem nenhum compromisso com a própria sobrevivência.



A criminalidade sempre faz vítimas fatais

Foto polícia

A entrada na criminalidade é a coisa mais fácil que uma pessoa pode achar neste Brasil, até porque as leis teoricamente são perfeitas, mas na prática são mal feitas e dá várias brechas para que a impunidade exista em grande escala. Agora para sair do crime a porta mais larga é sempre a morte, e poucos são aqueles que conseguem passar dos 30 anos no mundo do crime.

 

Esta semana mais um deixou essa vida da pior forma possível. No trabalho ostensivo da Policia Militar destacada em Anagé foi morto mais um traficante perigoso da região sudoeste da Bahia. Leandro Brito de Sá, 27 anos conhecidíssimo na região e temido até pelos comparsas e rivais, era acusado de ter assassinado mais de 20 pessoas em Vitória da Conquista e as cidades vizinhas. Durante operação da PM em Anagé na última quarta dia 16, ele foi localizada pela guarnição e ao tentar fugir do local acabou batendo seu veículo em uma viatura, entrou em confronto com as autoridades e acabou morrendo. Com o criminoso foram encontrado arma e drogas.



Operação Pente Fino prende dois elementos

Foto Polícia

Roubos de motos, assaltos e até agressão graves contra vítimas idosos foram às ações confessadas por dois homens detido pelas polícias no município de Caetité durante a operação Pente Fino realizada esta semana. As polícias Militar e Civil em trabalho conjunto estão fazendo uma varredura na cidade para tirar os bandidos de circulação. Os presos moravam no povoado de Santa Luzia, zona rural de Caetité: Rodrigo Pereira Farias e outro conhecido como Deusane.

 

Como parte da operação e para facilitar a identificação dos bandidos as polícias do município de Caetité solicitam da população que se conhecer os meliantes e tenham sido vítimas deles, liguem para os telefones 197 ou 3454-2011 e denunciem. A denúncia é anônima e as vítimas não serão identificadas.



Professores em greve por tempo indeterminado

A classe estudantil em Itapetinga está sem aulas já que uma greve no setor da educação foi decretada esta semana. Os educadores vinculados ao município entraram em greve por tempo indeterminado no dia de ontem 17 de julho de 2014.

 

O diretor da APLB em Itapetinga afirmou que a categoria não aceita só 6% de aumento e ainda parcelado. Segundo ele os educadores merecem muito mais do que isso, e, portanto a classe está parada até que uma proposta melhor por parte do gestor local possa ser divulgada.



Guarda Municipal poderá ter poder de polícia

O Plenário do Senado aprovou na quarta-feira (16) projeto que cria o Estatuto Geral das Guardas Municipais. Com a aprovação do texto (PLC 39/2014 – Complementar), do deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), a categoria passará a ter direito ao porte de arma e à estruturação em carreira única, com progressão funcional. O projeto, que tramitava em regime de urgência, será encaminhado à sanção presidencial.

 

De acordo com o projeto, as guardas municipais terão poder de polícia com a incumbência de proteger tanto o patrimônio como a vida. Deverão utilizar uniformes e equipamentos padronizados, mas sua estrutura hierárquica não poderá ter denominação idêntica a das forças militares. O Estatuto Geral das Guardas Municipais regulamenta dispositivo da Constituição que prevê a criação de guardas municipais para a proteção de bens, serviços e instalações. A guarda municipal deverá ainda colaborar com os órgãos de segurança pública em ações conjuntas e contribuir para a pacificação de conflitos. Mediante convênio com órgãos de trânsito estadual ou municipal, poderá fiscalizar o trânsito e expedir multas. Outra competência é encaminhar ao delegado de polícia, diante de flagrante delito, o autor da infração, preservando o local do crime. A guarda municipal poderá ainda auxiliar na segurança de grandes eventos e atuar na proteção de autoridades. Ações preventivas na segurança escolar também poderão ser exercidas por essa corporação.

 

O projeto prevê igualmente a possibilidade de municípios limítrofes constituírem consórcio público para utilizar, reciprocamente, os serviços da guarda municipal de maneira compartilhada. Esse consórcio poderá ficar encarregado também da capacitação dos integrantes da guarda municipal compartilhada. Todos os guardas deverão passar por esse tipo de capacitação e currículo compatível com a atividade. A senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), relatora do projeto na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), parabenizou guardas municipais que desde cedo aguardavam a votação em Plenário. 

 

O projeto tramitou mais de dez anos no Congresso. Ela ressaltou que a aprovação do estatuto colabora para melhorar a segurança da população. Gleisi explicou que aceitou emenda de redação do senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) para definir as competências das guardas municipais e das outras forças policiais. 



Resultado das loterias, sorteio realizados ontem

 

TIMEMANIA: CONCURSO 601 
LOCAL: JARAGUÁ/GO 
DIA: QUINTA-17/07/2.014
 

15-18-55-56-62-67-77
Time do coração: CRB/AL

7 acertos 0 0,00 (acumulou)
6 acertos 0 R$ 0,00
5 acertos 176 R$ 990,90
4 acertos 3.612 R$ 6,00
3 acertos 36.472 R$ 2,00

CRB/AL 7.690 R$ 5,00

Valor acumulado:
R$ 4.472.022,76

Estimativa de prêmio (07 acertos) para o próximo concurso, a ser realizado em 19/7/2014
R$ 4.700.000,00

QUINA: CONCURSO 3.537 
LOCAL: JARAGUÁ/GO 
DIA: QUINTA-17/07/2.014
 

36-48-51-54-65

Quina 0 0,00 (acumulou)
Quadra 161 R$ 6.068,41
Terno 9.614 R$ 145,17

Valor Acumulado para a Quina:
R$ 6.483.757,80



Manchetes de hoje dos principais jornais do Brasil

A Tarde

TRE da Bahia lança cartilha tira dúvidas sobre a propaganda eleitoral

Correio da Bahia

Motorista é achado amarrado em caminhão após batida

Tribuna da Bahia

Salvador terá via ligando Cajazeiras à BR-324

O Globo

ONU fará reunião de emergência para discutir queda de avião com 298 a bordo

Folha de São Paulo

Dilma lidera disputa com 36%, mas empata com Aécio no 2º turno

O Estado de São Paulo

MTST ameaça fazer nova onda de protestos em SP

Correio Braziliense

Senado aprova empréstimo de US$ 50 milhões do BID para o Distrito Federal

Valor Econômico

Criação de empregos para junho é a menor em 16 anos

Estado de Minas

Justiça obriga pais a matricularem filhos adolescentes em escola regular em BH

Jornal do Comércio

Professores em greve no Recife ainda não foram notificados pela Justiça

Zero Hora

Governo da Alemanha anuncia doação para as vítimas das enchentes no RS

Brasil Econômico

Atividade econômica tem queda de 0,18% em maio



Um exemplo de primeiro mundo do alemão

O carinho dos jogadores alemães pelo povo brasileiro não ficou apenas no discurso. Titular da equipe campeã da Copa do Mundo, o meia Mesut Özil anunciou em sua página do Facebook que doou o dinheiro da premiação que recebeu pela conquista do tetracampeonato mundial para financiar cirurgias de 23 crianças brasileiras.

 

Antes da competição, o jogador já havia bancado as operações de 11 delas e, como recebeu mais dinheiro, decidiu beneficiar mais 12 crianças. "Queridos fãs, antes da Copa do Mundo eu ajudei na cirurgia de 11 crianças doentes. Já que a vitória na Copa do Mundo não foi apenas por causa de 11 jogadores, mas pelo nosso time inteiro, eu vou agora elevar o número para 23. Esse é o meu agradecimento pessoal pela hospitalidade do povo brasileiro", publicou Özil na rede social. De acordo com informações do jornal britânico Express, o valor doado pelo meia foi superior a US$ 400 mil, o que equivale a cerca de R$ 880 mil.



Vítima do acidente tem melhora no hospital

Agora a Pouco um internauta divulgou esta mensagem falando sobre a recuperação de uma das pessoas vítima do acidente envolvendo um caminhão  próximo a Vila Presidente Vargas aqui em Brumado.



Carreta suspeita de causar acidente na BR-030 foi apreendida

Foto: Polícia Civil

A polícia civil de Brumado recebeu uma denuncia anonima informando o paradeiro da carreta suspeita de provocar o acidente em um caminhão carregado de palma na manhã desta quarta-feira (16) na BR-030.

 

A carreta foi encontrada na cidade de Caetité carregada com produto inflamável, juntamente com o motorista José Martins Nascimento. Segundo a polícia civil, José teria ultrapassado o caminhão que tombou, e viu o acidente pelo retrovisor e não parando para prestar socorro as vítimas. O motorista foi preso mas já pagou fiança e foi liberado, a carreta que ele dirigia foi encaminhado para o pátio da 22ª Coorpin de Guanambi para ser periciado.

 

Usada como agravante no momento de indiciar o responsável pelo acidente, a omissão dificulta a investigação policial e gera danos à saúde e à integridade das vítimas, pois o socorro não é realizado tão rapidamente quanto poderia. 

 

Mesmo com a identificação do motorista em metade dos casos que envolvem omissão de socorro e fuga do local, todos aguardam o indiciamento em liberdade. Nas situações em que o crime é considerado um homicídio culposo (sem intenção de matar), não cabe a prisão preventiva. 

 

Já nos casos de homicídio doloso (quando o condutor quer o resultado ou assume o risco de produzi-lo), pode haver a representação pela prisão do autor, que será decretada ou não pelo juiz.Neste acidente na BR-030 em Brumado envolvendo os três irmãos, Alberto, Delson e Roberto Muniz que se encontravam dentro do caminhão e acabaram se ferindo, a polícia está investigando o caso



Comunicado da Embasa para Brumado

Foto: Divulgação

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informa que, para possibilitar a realização de serviço de manutenção na rede de distribuição na manhã desta quinta, 17, o abastecimento de água será interrompido nos bairros São Felix, Esmeralda, Malhada Branca e Loteamento Malhada Branca, Jardim de Alah, Urbis 2 e 3,Loteamento Bom Jesus.

 

A Embasa recomenda que a população ​economize água até que o trabalho seja concluído e o abastecimento restabelecido. Moradores de imóveis com reservação suficiente para suas necessidades de consumo diárias não sentirão os efeitos da interrupção temporária



Confira os cinco maiores colégios eleitorais da BA

Foto: Divulgação

Dados do TRE, Tribunal Regional Eleitoral, revelam que Itabuna tem o 5º] maior eleitorado da Bahia. Há dois anos, o município tinha o quarto. Hoje, foi superado por Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. De acordo com o tribunal eleitoral, 149.012 eleitores estão aptos a votar em outubro em Itabuna.

 

Em 2012, quando os eleitores foram às urnas para escolher novos prefeito e vereadores, Itabuna possuía 142.860. O município ganhou mais de 6 mil novos eleitores. Segundo maior município do sul da Bahia, Ilhéus tem 133.554 eleitores aptos a votar. Há dois anos, eram 131.045. Ilhéus continua sendo o 7º eleitorado do estado.

 

O maior contingente está na capital, Salvador, onde devem votar mais de 1 milhão e 923 mil eleitores. Feira de Santana é o segundo, com pouco mais de 387 mil, e Vitória da Conquista o terceiro com mais de 224 mil. Os eleitores vão às urnas em 5 de outubro, quando serão escolhidos presidente da República, governador, senador, deputados federais e estaduais.



Impugnações, contestações marcam candidaturas

Foto divulgação

Balanço divulgado nesta terça-feira (15) pelo Ministério Público Federal mostra que as Procuradorias Eleitorais de 20 estados contestam na Justiça Eleitoral os registros de 289 candidatos com base na Lei da Ficha Limpa - que torna inelegíveis políticos com contas rejeitadas ou condenados por crimes ou improbidade administrativa por órgão colegiado.

 

Na véspera, com dados de 13 estados, o Ministério Público informou que eram 199 as candidaturas de políticos considerados "fichas-sujas" contestadas. De modo geral, haviam sido 414 candidaturas questionadas, sendo que as demais foram por outras razões, como, por exemplo, falta de documentação.

 

No caso de irregularidade por falta de documento, há prazo para regularização. Com o balanço desta terça, sobe para 613 o total de candidaturas contestadas nos 20 estados. Aqui na região sudoeste várias pessoas estão impugnadas entre elas Herzem Gusmão e José Raimundo Fontes, ambos de Vitória da Conquista e Luciano Ribeiro, ex-prefeito de Caculé.



Noite de terror em Amargosa no dia de ontem

A cidade de Amargosa viveu uma noite de caos ontem (16) depois que um tiro em uma criança de 1 ano gerou uma onda de protestos que culminou com um grupo invadindo a delegacia na noite desta quarta-feira (16). O local foi depredado e teve fogo ateado e os 16 presos que estavam detidos foram soltos no meio da confusão, segundo informações da Polícia Militar.

 

Segundo moradores do local, o responsável pelo tiro que atingiu a menina foi um policial durante uma operação no bairro Catiara, que fica na entrada do município. A menina chegou a ser socorrida para o Hospital Municipal de Amargosa, segundo a PM, mas morreu. Além da invasão à delegacia, carros foram queimados na cidade. Por volta das 18h, a população fez um protesto na entrada do município, impedindo entrada e saída de carros.

 

Mas a situação logo piorou, atraindo grupos armados que vandalizaram a cidade. A PM da cidade aguarda reforços de municípios próximos - já chegaram algumas viaturas e policiais de Santo Antônio de Jesus para se juntar ao contingente local.



A internet é o alvo forte no inicio das campanhas

No início da campanha, sabedores do longo caminho que terão que percorrer para tentar conquistar os mais de nove milhões de votos espalhados pela Bahia, os candidatos ao governo do estado, que ainda não contam com o recurso da propaganda no rádio e na televisão, investem pesado em uma plataforma de interação: a internet.

 

Muitos deles, inclusive, criam setores específicos para essa área.Os quatro postulantes mais bem posicionados na última pesquisa de intenção de voto são os únicos possuidores de sites on-line: O ex-governador Paulo Souto (DEM) com o www.paulosouto.com.br; Rui Costa (PT) com www.rui13.com.br; Lídice da Mata (PSB) no www.lidice.com.br e Marcos Mendes (PSOL) com www.marcosmendes50.com.br. 



Atlético colocou uma mão na taça

Foto google

Finalistas da Copa Conmebol de 1997, Lanús e Atlético-MG voltaram a se encontrar 17 anos depois em outra final continental, desta vez pela Recopa Sul-Americana.

 

Apenas três dias após o fim da Copa do Mundo, as equipes entraram em campo na grande Buenos Aires e fizeram um jogo bastante equilibrado que contou com a vitória atleticana por 1 a 0. Com um gol único de Diego Tardelli, o seu 99º pelo Galo, o clube mineiro leva uma ótima vantagem para o jogo da volta, no Mineirão, precisando de apenas um empate para levantar a taça.