ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso

Bahia: Homem é preso por tentar esfaquear ex e sequestrar filho da vítima

Anvisa decide nesta sexta se mantém proibição a venda de cigarros eletrônicos

STF retoma julgamento para definir se decisão judicial pode bloquear aplicativo de mensagens

Resolução autoriza detentas trans e travestir podem escolher entre presidio feminino ou masculino

Livramento de Nossa Senhora: Jovem é alvejado e morto por dois indivíduos

Brumado: PRE apreende picape com documentação adulterada

Polícia prende homem acusado de manter tio idoso em cárcere privado na Bahia

Justiça determina prisão preventiva para mulher que levou idoso morto para fazer empréstimo em banco

Plantação que renderia 1 tonelada de maconha é erradicada no interior da Bahia

Falso advogado abre banco no Oeste da Bahia e é acusado de golpe pelos clientes

Justiça autoriza estudante com questões de saúde mental a cultivar maconha medicinal na Bahia

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Baixa procura por mamografias preocupa autoridades de saúde em Brumado

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga

Polícia Civil apreende maquinário avaliado em mais de meio milhão em Vitória da Conquista

Brumado: Jogos da 1ª Copa Brahma de Futsal terão início hoje (18)



BUSCA PELO ARQUIVO "06/2018"

‘Já era carro abandonado, agora é lixo acumulado’, protestam moradores da Manoel Fernandes dos Santos

A situação da referida via é realmente de um aspecto muito negativo (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A área de infraestrutura urbana ainda continua sendo alvo de várias insatisfações por parte da população de Brumado, que ainda amarga algumas situações de difícil convivência. Uma delas acontece na Rua Manoel Fernandes dos Santos, a popular “Rua da Delegacia”, que fica localizada no Bairro do Hospital. Os moradores que já convivem com uma situação depreciativa com inúmeros veículos abandonados em plena via, agora, estão tendo que se deparar com o mato e entulhos tomando conta, que cria um aspecto extremamente negativo ao local. Eles esperam providências urgentes do setor de infraestrutura para equalizar essa situação que não seria de difícil solução, mas que, até o momento, não está tendo o tratamento que deveria. Buscamos contato com a secretaria de infraestrutura, mas não obtivemos retorno, mas, em contatos anteriores o secretário André Cardoso garantiu que todas essas situações serão resolvidas.



Ortopedia na Clínica Master com Dr. Francisco Donato

Foto: Divulgação

Na CLÍNICA MASTER você encontra Dr. Francisco Donato, ortopedista especialista em reabilitação e cirurgia de doenças do ombro e cotovelo. A CLÍNICA MASTER fica situada na rua Donizete Alves Lima, 225, Bairro Nobre (em frente à Dimak Malhas). A ortopedia é a especialidade médica que cuida das doenças, dores e deformidades relacionadas aos elementos do aparelho locomotor, como coluna, ossos, músculos, ligamentos e articulações. Na CLÍNICA MASTER, você também encontra ultrassonografia, Doppler, eletrocardiograma, eletroencefalograma, audiometria, RX digital, laboratório de análises clínicas, punção de mama e tireóide por agulha fina, teste do olhinho, espirometria, procedimentos ortopédicos, procedimentos estéticos (aplicação de botox, peeling), preventivo ginecológico, colposcopia, escleroterapia convencional e com espuma (tratamento de varizes) e muito mais para cuidar bem de sua saúde! Agende já a sua avaliação (77) 3441-5396, (77) 9.9991-5396 e (77) 9.9126-1903. CLÍNICA MASTER, PRAZER EM CUIDAR DE VOCÊ!



Facebook deixa de ser rede social mais popular entre jovens, aponta pesquisa

Foto: Conteúdo l 97News

O Facebook perdeu a preferência entre jovens, sendo ultrapassado por YouTube, Instagram e Snapchat. A conclusão é de uma pesquisa divulgada na última semana pelo Centro de Pesquisas em Internet e Sociedade Pew Research Center, grupo de investigação sediado nos Estados Unidos e famoso internacionalmente. O levantamento ouviu 743 adolescentes entre 13 e 17 aos e mais de mil pais norte-americanos entre março de abril. Os dados são uma indicação mas não refletem a situação de outros países do mundo, muitos com índices de acesso à internet e a redes sociais diferentes dos EUA. De acordo com o estudo, o YouTube é a plataforma mais popular, usada por 85% dos entrevistados. Em seguida, estão Instagram (72%), Snapchat (69%), Facebook (51%) e Twitter (32%). Entre aqueles que usam frequentemente, o Snapchat assume a liderança (35%), seguido pelo YouTube (32%), Instagram (15%) e Facebook (10%). Na edição anterior da pesquisa, realizada em 2015, o Facebook foi a plataforma preferida dos adolescentes, sendo acessada por 71% dos entrevistados. Nessa rodada, o YouTube não era considerado nas entrevistas com meninos e meninas. No recorte por renda, o Facebook ganha popularidade entre os menos abastados. Do total de entrevistados, o Facebook faz parte do dia a dia de 70% daqueles com renda anual por lar abaixo de US$ 30 mil. Entre aqueles com receita total da família acima de US$ 75 mil, o índice cai para 36%. Na distribuição por gênero, o Snapchat foi mais popular entre meninas (42%) do que entre meninos (29%). Já o YouTube teve mais registros entre rapazes (39%) do que moças (25%). O levantamento também procurou entender os hábitos online dos adolescentes. Entre os entrevistados, 95% disseram possuir um smartphone e quase metade (45%) afirmou estar conectado praticamente durante todo o tempo.



Wagner nega que poderá disputar a presidência para livrar Lula da prisão

Jaques Wagner afirma que está firme em seu plano de disputar uma vaga no senado federal (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) avalia que só o ex-governador da Bahia, Jaques Wagner, e a presidente nacional do PT, a senadora Gleisi Hoffmann, teriam coragem de assinar o indulto para livrá-lo da prisão e de rever a lei da delação premiada. A informação é da Coluna do Estadão. De acordo com a publicação, por essa razão, os dois petistas podem ser o “plano do B” para a eleição presidencial. Para Lula, o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, não cumpriria tarefas como essas. À Coluna do Estadão, Wagner negou, no entanto, que tenha mudado os planos para a eleição deste ano. “Sou candidato ao Senado e já estou em campanha”, disse ele. Gleisi não respondeu.



Vitória é goleado pelo Santos por 5 a 2 e entra na zona de rebaixamento

Foto: Ricardo Moreira

Contrariando as expectativas de se afastar do Z-4, o Vitória foi goleado pelo Santos por 5 a 2 na partida deste domingo (3), na Vila Belmiro, em São Paulo. O embate, que aconteceu pela 9ª rodada do Campeonato Brasileiro, teve o placar aberto pelo atacante Rodrygo, do Santos, aos 22 minutos do primeiro tempo. Três minutos depois e aos 30 minutos também do primeiro tempo, o atacante fez outros dois gols. O quarto gol da partida ficou por conta do volante Renato, aos 44 do primeiro tempo, enquanto o gol que fechou o placar para o Santos foi garantido pelo atacante Gabriel. O Vitória voltou a esquentar o jogo que já estava ficando morno, com o primeiro gol do clube, feito pelo atacante Neilton, aos 17 minutos do segundo tempo. O último e segundo gol do time ficou por conta do zagueiro Ramon, aos 38 do segundo tempo. Com o resultado, o Leão fica na zona de rebaixamento, com oito pontos, na 17ª posição. O time volta a jogar na próxima quinta-feira (6), contra a Chapecoense, às 19h30, no Barradão.



Guto Ferreira não é mais o técnico do Bahia

(Foto: Reprodução)

Após reunião realizada na noite de hoje (3), após a derrota do Bahia para o Grêmio por 2 a 0, a diretoria do tricolor baiano decidiu pela demissão do técnico Guto Ferreira do clube. A decisão foi anunciada após os membros da cúpula deixarem a Fonte Nova, palco do jogo. Com o time na zona de rebaixamento, o Bahia não desempenhou um bom futebol fora de casa, fator determinante para a torcida cobrar a demissão do treinador. Esta é a segunda passagem de Guto Ferreira no tricolor. Ele havia sido contratado em dezembro, logo após o término da Série A do ano passado e a saída de Paulo César Carpegiani. No currículo, Guto conta com um título estadual (2018) e a conquista do Nordestão (2017, além de garantir o acesso em 2016. Na atual temporada, o treinador acumula 33 partidas pelo tricolor, com 18 vitórias, seis empates e nove derrotas.



Vários acidentes são registrados neste fim de semana em Lagoa Real; Num segundo acidente, outro adolescente morre após colidir moto em poste

Foto: Whatsapp l 97News

Neste fim de semana, vários acidentes foram registrados na cidade de Lagoa Real. Num deles o jovem Igor Soares (17), perdeu a vida após bater no fundo de uma carreta na BR-030. Um segundo acidente foi registrado na BA-940, onde também o jovem, Iuri Vitor Couto Santos, de 17 anos, morreu na tarde de domingo (03), após sofrer um grave acidente de trânsito na rodovia BA-940, próximo a Lagoa Real. Segundo informações, Iuri teria deslocado da "Festa do Vaqueiro" e retornava para sua residência em Ibiassucê, ele estava acompanhado de um amigo e conduzia uma motocicleta CG Titan 150, de cor preta, quando perdeu o controle de direção do veículo que colidiu contra um poste a margem da via, após sair da pista de rolamento. Vitor sofreu graves ferimentos e o colega teve apenas ferimentos leves, ambos foram socorridos pelo SAMU 192 e encaminhados para o Hospital Municipal de Lagoa Real. Após dar entrada à unidade hospitalar o adolescente Iuri Vitor não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. O corpo foi encaminhado ao IML de Guanambi, para exames de autópsia. 

Foto: Whatsapp l 97News

Ainda na tarde do domingo, em uma estrada vicinal da zona rural do município, trecho que interliga o Distrito de São Timóteo, o condutor de um veículo VW Kombi, de cor branca, com placas de São Paulo, perdeu o controle de direção em uma curva, subiu num barranco e acabou capotando. Os ocupantes do veículo sofreram apenas escoriações pelo corpo, dentre eles estava uma criança que sofreu alguns cortes nos estilhaços de vidro. Populares acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) e as vítimas receberam os primeiros socorros, depois foram encaminhadas para uma unidade hospitalar. O veículo transportava passageiros que deslocavam da festa de vaquejada em Lagoa Real, apesar do susto todos passam bem.



Homem que exibia armamento em redes sociais é preso por porte ilegal

Foto: Divulgação

Um homem que ostentava duas espingardas nas suas redes sociais foi preso neste sábado (2), no município de Seabra. Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia   (SSP-BA), policiais militares realizavam rondas no povoado de Baixiu D’águada, quando receberam a denúncia dos moradores. Testemunhas informaram ter visto fotos publicadas por ele, armado, nos perfis pessoais. Os militares seguiram até a residência indicada e no local o pai do rapaz autorizou a entrada da guarnição, que encontraram as duas espingardas e prederam o homem por porte ilegal de armas. Segundo comandante da Cipe Chapada, major Ricardo Passos, existe uma suspeita de que ele integrava o tráfico de drogas da região do Baixiu D’águada. “Estamos atrás agora do revólver que ele ostenta em fotos. Temos um indicativo de quem está com o armamento e logo daremos o flagrante”, disse.



Rio do Antônio: Adolescente é vítima de colisão fatal na BR-030 próximo ao Distrito de Ibitira

O adolescente acabou tendo morte instantânea devido ao forte impacto da colisão (Foto: Reprodução Facebook)

Um adolescente, natural do município de Rio do Antônio, sudoeste da Bahia, que foi identificado como Igor Soares (17), acabou falecendo no início da noite de hoje (03), após colidir de frente contra uma carreta. O acidente teve como cenário a BR-030, em uma conhecida curva próximo ao cemitério do Distrito de Ibitira. Conforme informações de testemunhas, Igor voltava de uma festa de vaquejada da cidade vizinha de Lagoa Real, quando ocorreu o acidente. A vítima veio a óbito ainda no local, em decorrência dos vários ferimentos em seu corpo, que foi removido ao IML (Instituto Médico Legal) para ser necropsiado e liberado à família para a cerimônia fúnebre. Igor era muito conhecido e sua morte causou uma grande onda de comoção em Rio do Antônio.  



Neymar entra no segundo tempo e garante vitória do Brasil sobre a Croácia

(Foto: Reprodução)

Com o retorno de Neymar aos gramados, o Brasil venceu, hoje (3), por 2 a 0 a Croácia em jogo amistoso no Estádio Anfield Road, em Liverpool. O camisa 10 da Seleção entrou em campo no segundo tempo.O atacante do Paris Saint-Germain não jogava desde 25 de fevereiro, quando se machucou. Aos 23', Willian deu a bola a Coutinho, que rapidamente entregou a Neymar. Dentro da área, o camisa 10 fintou dois marcadores, Vrsaljko e Caleta-Car, e soltou uma pancada. A bola acertou o travessão e balançou a rede. Já, no finalzinho do jogo, Roberto Firmino recebeu belo lançamento de Casemiro, matou a bola no peito, se livrou da marcação e encobriu o goleiro para ampliar o placar.



Vaquejada de Lagoa Real: Gastos de R$ 99 mil em fogos de artifício geram mensagens de protesto

Os gastos com fogos de artifício estão sendo questionados por setores da comunidade (Fotocomposição)

Em meio à forte crise econômica que atingiu o país, ainda mais num momento como esse após a greve dos caminhoneiros que parou o país e causou um prejuízo de bilhões de reais, a austeridade seria uma palavra de ordem, especialmente nas administrações públicas, mas, ainda existem casos que podem fugir à essa projeção. Um desses casos recentes ocorreu na região sudoeste da Bahia, mais precisamente no município de Lagoa Real, que, segundo os dados do IBGE tem cerca de 15 mil habitantes, ou seja, é uma cidade de pequeno porte. Mas, na área cultural, o município é um dos mais atuantes, com várias manifestações genuínas, sendo, dentre elas, a Missa do Vaqueiro e a Vaquejada a mais representativa, a qual está tendo a sua 28ª edição neste final de semana, com shows com grandes artistas da música nacional e uma série de eventos correlatos. Mesmo reconhecendo o valor cultural do evento, um fato começa a ganhar repercussão nas redes sociais que teriam sido os gastos com fogos de artifício, que segundo o Diário Oficial do Município, teve um pregão que foi celebrado com a cifra de R$ 99 mil. Mesmo que se reconheça a grandiosidade da festa e a importância de um intenso show pirotécnico, muitos munícipes questionam o valor gasto com os fogos de artifício, que neste momento de crise, seria, para alguns, uma superficialidade. Para outros a filosofia festiva, que retrata a alegria do sertanejo, - mesmo nesse momento de dificuldades, em que a austeridade devesse ser uma norma -, gastos como esses não seriam um exagero, pois a alegria proporcionada não poderia ser quantificada em cifras, mas sim na valorização da cultura. Confira abaixo a publicação no Diário Oficial: 

Os gastos com fogos de artifício foram orçados em R$ 99 mil (Reprodução: Diário Oficial do Município de Lagoa Real)


‘O estilo de vida das pessoas está ruim’, explica cardiologista

(Foto: Reprodução)

O cardiologista Carlos Alberto Machado afirma que o aumento das mortes por doenças não transmissíveis está ligado a uma combinação de piora no estilo de vida, envelhecimento populacional e redução do acesso aos serviços de saúde públicos e privados. "O estilo de vida das pessoas está ruim. Temos uma epidemia de obesidade e a qualidade da alimentação é péssima, com aumento do consumo de comida industrializada. A maioria da população vive nos grandes centros urbanos e, até em função da violência, se fecha em casa e faz menos atividade física". As mudanças nessa "cultura" ainda são de difícil implementação e não encontram consenso nem entre os especialistas da OMS. Apesar das recomendações, não houve um acordo entre eles sobre como responsabilizar o setor privado para reduzir o grau de açúcar nos produtos ou elevar impostos sobre refrigerantes - prática defendida pela entidade. 



Seleção faz amistoso contra a Cróacia neste domingo (3), às 11h

Seleção treina no palco da partida deste domingo (3), contra a Croácia (Lucas Figueiredo/CBF/Divulgação)

A contagem agora é regressiva. Faltam apenas 12 dias para começar o maior torneio de futebol do planeta. A bola rola na Copa do Mundo da Rússia a partir de 14 de junho e, nada melhor do que ver a Seleção Brasileira entrar em campo para ficar no clima do Mundial. O Brasil faz neste domingo (3) seu penúltimo amistoso antes de entrar em campo para valer em busca do hexacampeonato. Às 11h, a equipe verde e amarela encara a Croácia, que também vai disputar a Copa do Mundo, pelo Grupo D, o mesmo de Argentina, Islândia e Nigéria. No ranking da Fifa, a equipe europeia é a 18ª colocada. E mais: essa é a primeira vez na história que o Seleção vai enfrentar às vésperas do Mundial um adversário que também vai estar no torneio. O jogo será disputado no estádio Anfield Road, em Liverpool, na Inglaterra, e será transmitido ao vivo pela TV Bahia e Sportv. O último amistoso será contra a Áustria, no dia 10. Integrante do Grupo E, o Brasil estreia na Copa do Mundo contra a Suíça, no dia 17, às 15h. Seguindo o rodízio estabelecido pelo técnico Tite, a braçadeira dessa vez será de Gabriel Jesus. Jogador mais novo entre os convocados para a Mundial, o atacante, 21 anos, será capitão da Seleção pela primeira vez. 

Teste
A Croácia é considerada por Tite uma oponente forte e vai servir para o treinador testar mais uma vez uma espécie de “plano B” para a Copa do Mundo da Rússia.  A exemplo do que fez no amistoso em que o Brasil venceu a Alemanha por 1x0, no dia 27 de março, Tite escalou o volante Fernandinho com a missão de ajudar Casemiro na marcação, mas sem perder qualidade na saída rápida de bola ao ataque. A tendência é que Neymar jogue apenas alguns minutos no segundo tempo. Sem poder contar com o atacante desde o apito inicial, Tite optou por repetir o time que venceu os alemães, com exceção do lateral-direito Daniel Alves, que sofreu uma lesão no joelho e está fora do Mundial. Ele será substituído por Danilo. Na zaga, permanece Thiago Silva, que sai na frente na briga pela posição com Marquinhos por sua experiência e também pela boa apresentação contra a Alemanha. Se mantiver o alto nível de atuação no amistoso de hoje e no próximo, contra a Áustria, será titular na Copa do Mundo, ao lado de Miranda. A Seleção irá começar o jogo com: Alisson, Danilo, Thiago Silva, Miranda e Marcelo; Casemiro, Fernandinho, Paulinho, Willian e Philippe Coutinho; Gabriel Jesus. 



Ações de improbidade do MPF em Bom Jesus da Lapa somam mais de R$ 7,5 mi em prejuízos

(Foto: Reprodução)

Entre maio de 2017 e maio deste ano, o Ministério Público Federal (MPF) em Bom Jesus da Lapa ajuizou 17 ações contra atos de improbidade administrativa. O órgão aponta que, somados, os recursos tratados nas ações, contabilizam mais de R$ 7,5 milhões em prejuízo nas áreas de Educação e Saúde por desvios de verbas e danos aos cofres públicos em nove municípios baianos. Entre os acionados, estão os atuais prefeitos de Correntina, Macaúbas, Morpará e Paratinga. Como a Lei de Improbidade Administrativa fez aniversário nesse sábado (2), o MPF divulgou o resumo das ações de autoria do procurador da República Adnilson Gonçalves da Silva. A pedido do órgão, a Justiça Federal determinou o bloqueio de bens no valor de R$ 30.409,84 da coordenadora do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) no município, Flávia Carvalho Garcia, por desvio de recursos federais do programa. 

A ré é acusada de se apropriar de todos os itens adquiridos com a emissão dos cheques, em detrimento dos alunos e das escolas em Bom Jesus da Lapa, com o uso indevido de pelo menos 21 cheques, no ano de 2013, colocando assinaturas falsificadas ou preenchendo de maneira abusiva os cheques que lhe foram confiados em branco e já assinados por presidentes ou tesoureiros dos colegiados escolares do município. Em outro caso, o MPF requereu a indisponibilidade de bens e a Justiça Federal determinou integralmente o bloqueio de até R$ 308.869,94 da Farmácia Graça e do seu representante, Vinícius Dias da Rocha. Os réus foram denunciados por desvio de recursos federais do Programa Farmácia Popular do Brasil (PFPB), atuando na simulação da venda de medicamentos, no ano de 2012. De acordo com as investigações, foram constatadas dispensações de medicamentos que não foram adquiridos pelo estabelecimento ou em quantidades superiores às aquisições, como também foram realizadas dispensações de medicamentos em nome de pessoas já falecidas, gerando enriquecimento ilícito dos acionados. No município de Boquira, o MPF acionou o ex-prefeito do município Edmilson Rocha de Oliveira e mais 10 por dano ao erário e desvio de recursos do Fundeb - Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, durante a gestão de 2009 a 2012. As investigações apontaram que Oliveira participou de fraudes na licitação do Pregão Presencial nº 001/2009 e Pregão Presencial nº 006/2011 para a contratação da cooperativa “de fachada” Transcops. A empresa seria encarregada de prestar serviço de transporte escolar no município. Além do direcionamento da licitação, houve o superfaturamento de preços no pagamento por quilometragem – superior ao que realmente era percorrido pelos veículos escolares –, como também lucros injustificados, revertidos para os dirigentes da entidade e para agentes públicos. Na cidade de Morpará, o MPF acionou o atual prefeito Sirley Novaes Barreto e a ex-prefeita do município Edinalva Pereira de Almeida pela não prestação de contas de gastos com a construção de uma creche. Segundo o órgão, a prefeitura recebeu R$ 948.168,75 em verbas federais, no entanto, executou apenas 54,13% das obras até a data de expiração do convênio, e não prestou contas ao FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. O prazo final para o registro dos dados da prestação de contas foi encerrado em janeiro de 2017. Em Paratinga, o MPF acionou o atual prefeito de Paratinga, Marcel José Carneiro de Carvalho, por contratação irregular de funcionários e desvio de finalidade com recursos do Fundeb - Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, na sua gestão de 2009 a 2012. Segundo as investigações do MPF, os funcionários foram contratados pela prefeitura para prestar serviços de limpeza dos órgãos municipais. No entanto, o prefeito utilizava verbas da educação para pagá-los, simulando a contratação de professores para justificar os pagamentos. Durante o ano de 2011, foram pagos aos funcionários o total de R$117.154,40, dos quais pelo menos R$ 16.340,40 eram recursos do Fundeb. Também a pedido do MPF, a Justiça Federal determinou integralmente o bloqueio de bens de até R$ 983.940,00 de Carvalho e mais três pessoas por dano ao erário e desvio de recursos federais da Funasa - Fundação Nacional de Saúde, na gestão de 2009 a 2012. A ação refere-se ao Convênio nº 0796/2009, firmado entre a prefeitura e a Construtora Marfim Ltda, que tinha por objeto a execução de 28 melhorias habitacionais para o controle da doença de chagas. No entanto, embora o Município de Paratinga tenha recebido todo o valor conveniado - R$ 400.000,00 - e pagado R$ 415.518,35 à contratada, foram concluídas apenas 14 unidades habitacionais. Além disso, o prefeito atestou, falsamente, a execução integral da obra perante a Funasa, por meio da declaração de “Alcance dos Objetivos” e do “Termo de Aceitação Definitiva da Obra”. Em Correntina, a Justiça Federal determinou o bloqueio de bens de até R$ 64.323,04 do atual prefeito Nilson José Rodrigues, e mais quatro por dano ao erário e desvio de recursos federais referentes ao Plano Nacional de Implantação de Unidades Básicas de Saúde para Equipes de Saúde da Família, na gestão de 2009 a 2012. De acordo com o MPF, houve fraude em licitação para a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no município (Tomada de Preços nº 005/2010), com superfaturamento de preços e vícios na construção. A licitação foi simulada e direcionada para a contratação de uma empresa que não possuía nenhum empregado registrado em seus quadros até 2016 – 5 anos após a ordem de serviço que autorizou o início da execução das obras. O MPF acionou o atual prefeito de Macaúbas, Amélio Costa Júnior, e mais cinco por dano ao erário, desvio de verbas federais da Educação e por fraude a licitação, durante a gestão de 2009 a 2012. Segundo o MPF, os réus direcionaram a licitação Tomada de Preços nº 032/2009 para a construção de uma creche, com recursos repassados integralmente pelo FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, totalizando R$ 940.500,00. No entanto, o Município contratou, irregularmente, a empresa Adepres - Agência de Desenvolvimento e Prestação de Serviços Ltda, simulando e direcionando o procedimento licitatório. A pedido do MPF, em três ações de improbidade, a Justiça Federal determinou o bloqueio de bens do atual prefeito de Macaúbas, Amélio Costa Júnior, e mais cinco no valor de até R$ 6.157.366,66 por fraude a licitação, dano ao erário e desvio de recursos federais do Fundeb - Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, na gestão de 2009 a 2012. Segundo o MPF, os réus fraudaram o Pregão Presencial nº 053/2011, a Carta Convite nº 047/2010, o Pregão Presencial nº 063/2010 e o Pregão Presencial nº 076/2010, todos destinados à aquisição de materiais de papelaria e impressão. De acordo com as investigações, houve superfaturamento nos preços e os pagamentos foram realizados sem a devida verificação da prestação dos serviços ou entrega dos produtos. O MPF acionou o ex-prefeito de Serra Dourada Enilson Fagundes Melo e mais dez por dano ao erário e desvio de recursos públicos FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. O Município selecionou e contratou a empresa Oliveira Machado Comércio de Peças e Serviços Ltda – Epp, por meio da licitação Tomada de Preços nº 017/2011 para a construção de uma creche. No entanto, de acordo com as investigações, houve fraude a licitação, além de pagamentos indevidos, com base em boletins de medição da obra ideologicamente falsos, que não refletiam os serviços realmente executados. O Município repassou à contratada mais de 80% dos recursos - R$ 1.068.912,47 -, entretanto foram executados apenas 54,96% das obras, permanecendo paralisadas e inacabadas desde 2012. O MPF acionou o ex-prefeito de Serra do Ramalho Carlos Caraíbas de Souza e mais onze por fraude a licitação, dano ao erário e desvios de recursos do Fundeb - Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação. Carta Convite nº 005/2008 e nº 006/2008 – A ação refere-se à fraude nos procedimentos licitatórios Carta Convite nº 005/2008 e Carta Convite 006/2008, no ano de 2008, destinados à contratação de mão de obra para reforma de escolas e construção de quadra poliesportiva no município, respectivamente. Segundo o MPF, os três licitantes preencheram de maneira idêntica o formulário padrão disponibilizado e a empresa contratada não possuiu nenhum empregado registrado em seus quadros até o ano de 2015. O órgão requer o bloqueio de bens dos réus em até R$ 346.839,21. As ações referem-se a fraudes a licitações do Pregão Presencial nº 007/2008 e do Pregão Presencial nº 028/2010, destinados à aquisição de materiais elétricos, hidráulicos, de construção e ferragens com recursos da educação. Segundo o MPF, a empresa Pôr do Sol Materiais de Construção foi contratada através de licitação direcionada, sem a competitividade prevista em lei. Ainda segundo as investigações, a empresa contratada é do ramo de comércio varejista de artigos de papelaria e não presta os serviços solicitados na licitação. Em vista disso, os réus não comprovaram a entrega dos produtos. A pedido do MPF, a Justiça Federal determinou o bloqueio de bens do ex-prefeito de Sítio do Mato Danilson dos Santos Silva e mais cinco em até R$ 1.351.006,77 por fraude a licitação, dano ao erário e desvio de recursos federais da Funasa – Fundação Nacional de Saúde. Segundo as investigações, a licitação Tomada de Preços nº 013/2009 foi direcionada, sem a devida competitividade, na qual as verbas, referentes ao TC/PAC nº 0670/07, eram destinadas à execução de ação de melhoria habitacional para o controle da doença de chagas, por meio da (re)construção de 51 casas. No entanto, foi constatado que, embora o município tenha recebido todo o valor conveniado - R$ 750.000,00 -, apenas 31 unidades habitacionais foram concluídas.

CONTINUE LENDO


Governo produz vídeos para negar nova greve de caminhoneiros

Material diz que 'caminhoneiros de verdade' voltaram ao trabalho após o acordo fechado com o governo e que a suposta mobilização é organizada por radicais (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

O Palácio do Planalto produziu vídeos para redes sociais em que nega a notícia de que haverá novo movimento de paralisação dos caminhoneiros nos próximos dias. O material diz que “caminhoneiros de verdade” voltaram ao trabalho após o acordo fechado com o governo e que a suposta mobilização é organizada por radicais que “tentam botar medo nas pessoas espalhando mentiras por aí”. “É importante que você não acredite em qualquer coisa que chegue para você nos grupos da família ou do trabalho”, diz o vídeo produzido pelo Planalto. O governo defende no material que todas as reclamações dos motoristas foram atendidas, como a redução do preço do diesel, adoção de uma tabela nacional de fretes e a reserva de 30% do transporte da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para autônomos. A estratégia do governo acontece como uma ação de contrainformação diante de caminhoneiros independentes que se mobilizam para protestar no domingo e na segunda-feira em Brasília. Organizadores dizem nas mesmas redes sociais que poderiam levar até 50 mil caminhões para a capital federal. Em algumas mensagens, manifestantes sugerem estocar comida e encher o tanque de combustível. O Planalto diz que há “um bando de aproveitadores” que tem se mobilizado “para se promover”. “Não acredite nessas pessoas”, pede o vídeo. “E tenha consciência na hora de passar para frente essas informações. Na dúvida, não passe para frente”, conclui um dos vídeos.



Governo inaugurará mais 3 policlínicas em junho, Brumado ainda continua de fora

O governador Rui Costa deverá inaugurar mais 3 policlínicas nos próximos dias, Brumado ficou de fora (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Três policlínicas regionais de saúde devem ser inauguradas na Bahia neste mês de junho. O trio se somará a outras cinco já em funcionamento no estado: Teixeira de Freitas, Irecê, Jequié. Guanambi e Feira de Santana. De acordo com o secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas Boas, a próxima unidade a ser entregue é a de Alagoinhas, que deve ser inaugurada na próxima sexta-feira (8). A policlínica de Santo Antônio de Jesus está com inauguração prevista para o dia 15, e a de Valença, no baixo-sul baiano, no dia 29. Segundo dados da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), as unidades já ofertaram mais de 100 mil atendimentos entre consultas com especialistas, exames diagnósticos e de imagem, além de pequenos procedimentos. Endoscopia digestiva, ecocardiograma, tomografia computadorizada e ressona?ncia magne?tica estão entre os exames oferecidos e que a população tinha acesso limitado pelo SUS. Os serviços nas policlínicas são padronizados e a quantidade ofertada varia de acordo com o perfil da população assistida. “Com esse modelo, conseguimos ofertar serviços que não existiam no interior do estado e evitar que as pessoas precisem se deslocar longas distâncias ou aguardar muito tempo para atendimento”, aponta Vilas-Boas. As policlínicas regionais funcionam em um modelo de consórcio, onde municípios de uma mesma região se unem para dividir os custos da assistência à saúde e recebem o apoio do governo do estado, que constrói a unidade de atendimento e arca com 40% dos custos mensais de funcionamento. Os demais 60% são divididos entre os municípios, de acordo com a população a ser atendida. Até o final de 2018, a expectativa é que 18 policlínicas estejam em funcionamento ou em fase final de construção.



Conquista: Após 'arrastão', dupla é morta em ação policial; Cipe apreendeu 15 celulares

Foto: Divulgação l PM/BA

Dois acusados de cometer “arrastões” em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, foram mortos em uma ação policial na noite de sexta-feira (1º). Com os dois, a PM encontrou 15 celulares roubados de moradores. Segundo a Polícia Militar, via G1, após serem acionados por vítimas da dupla, policiais avistaram os dois homens a bordo de uma moto, no bairro Vila América, por volta das 21h. Após serem abordados, os dois teriam feito disparos e iniciado a fuga, dando início a uma perseguição. Ainda segundo a PM, os homens caíram da moto e continuaram a fuga andando em uma área de matagal. Baleados, os dois chegaram a ser socorridos para o Hospital Geral de Vitória da Conquista, mas não resistiram aos ferimentos. Além dos celulares, a polícia afirma que achou uma mochila, três bolsas, dois relógios, dois revólveres e munição.



Príncipe Harry e Meghan Markle devolvem R$ 35 milhões em presentes de casamento

O príncipe Harry e Meghan Markle vão devolver cerca de R$ 35 milhões em presentes que receberam no casamento. O protocolo da família real determina que eles não podem aceitar lembranças enviadas por desconhecidos. A medida visa trazer segurança ao casal e também impede que empresas aproveitem a imagem dele para fazer publicidade de seus produtos. Harry e Meghan chegaram a incentivar admiradores a fazer doações para instituições de caridade em vez de pagar por presentes para eles.



Exame da OAB: Curso de Direito da UNEB de Brumado obtém o 1º lugar na Bahia

Foto: Luciano Santos l 97News

A Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus XX - Brumado, através do curso de Direito, ficou entre as 30 Instituições de Ensino Superior (IES) que mais aprovaram no XXIV Exame de Ordem Unificado da OAB. O ranking foi elaborado pelo site da Consultor Jurídico, uma das revistas mais conceituadas em produção de notícias jurídicas do País, foram consideradas apenas as instituições com mais de 20 presentes na realização da segunda fase do exame. A UNEB de Brumado obteve a 13ª posição no ranking nacional, com 73,91% de aprovação, ficando em 1º na Bahia; a Universidade Federal da Bahia (UFBA) ficou em segundo lugar no estado, com 67,86% de aprovação. Ao todo três instituições baianas aparecem no ranking a UNEB Campus de Brumado, a UFBA e a Faculdade Baiana de Direito e Gestão. O bom desempenho do curso no exame da OAB demonstra a qualidade do ensino ofertado no Campus XX da UNEB, sediado na Capital do Minério, sendo resultado do esforço conjunto de toda a comunidade acadêmica, comprometida com a qualidade do ensino público superior no interior baiano.



Correntistas devem se informar antes de optar por contas digitais

Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil

As contas de pagamento, mais conhecidas como contas digitais, estão atraindo cada vez mais clientes que querem fugir do relacionamento tradicional com um banco e resolver tudo pela internet. Mas, para escolher corretamente entre a praticidade dessas contas e as tradicionais contas-correntes, é preciso conhecer a diferença entre elas. “A informação do que é conta bancária e do que é uma conta de pagamento tem que ficar mais clara para os usuários. Tem uma confusão nisso. Quando tem uma instituição de pagamento com o mesmo nome de um banco, fica difícil a escolha. O consumidor vai entender como uma coisa só”, disse o especialista em regulação do sistema financeiro e conselheiro da Associação Brasileira de Fintechs (ABFintechs), José Luiz Rodrigues, referindo-se ao Banco Neon, liquidado extrajudicialmente, e a Neon Pagamentos, responsável por contas de pagamento. Em maio, o BC decretou a liquidação do Banco Neon e esclareceu que as irregularidades encontradas na instituição financeira não estavam relacionadas com a abertura e movimentação de conta digital ou com a emissão de cartões pré-pagos, objeto de acordo operacional com a empresa Neon Pagamentos. Entretanto, como a fintech (empresa de inovação tecnológica no setor financeiro) precisa de uma parceria com um banco para operar, os serviços das contas de pagamento foram afetados. Depois de três dias, a Neon anunciou parceria com o banco Votorantim para conseguir voltar a oferecer os serviços.

 

Diferenças entre as contas

As contas digitais, que podem ser abertas pela internet, podem ser oferecidas tanto por bancos como por instituições de pagamento, empresas que têm a inovação tecnológica como diferencial e oferecem serviços de movimentação de recursos.

No caso das contas abertas pelos bancos, tanto por meio digital ou presencialmente, são oferecidos os serviços de pagamentos, limites de cheque especial e operações de crédito. Essas contas seguem a regulamentação do Banco Central e têm cobertura do Fundo Garantidor de Crédito (FGC). O fundo permite a recuperação dos depósitos ou dos créditos de até R$ 250 mil por correntista em caso de falência, insolvência ou liquidação extrajudicial.

Já por meio das contas de pagamentos é possível movimentar dinheiro, pagar contas e comprar com o cartão, de forma prática, usando um aplicativo no celular. Nessas contas, o saldo não pode ultrapassar o limite de R$ 5 mil, de acordo com regras do Banco Central (BC). A movimentação é feita em uma única plataforma e não há taxas de manutenção.

Autorização do BC

Nem toda conta de pagamento é oferecida por instituições reguladas pelo Banco Central. Na verdade, a maioria não é regulada: 112 instituições de pagamentos. Atualmente, apenas sete instituições de pagamento são reguladas pelo BC: Brasil Pré-Pagos; Cielo, GetNet; Nubank; Redecard; Stone; e Super Pagamentos. Essas empresas podem oferecer cartões pré-pagos, cartões de crédito, cartões de vale-refeição e credenciar lojistas para aceitarem meios de pagamento eletrônico. Quando as empresas não são reguladas pelo BC, é preciso fazer parceria com um banco para oferecer os serviços.

Para serem reguladas, as empresas precisam movimentar a partir de R$ 500 milhões por ano e passar por um processo de autorização do BC. As regras impostas a essas instituições reguladas são mais rigorosas que as dos bancos. As instituições de pagamento têm que depositar o dinheiro dos clientes em uma conta do BC ou aplicar em títulos do Tesouro Nacional.

O prazo para cumprir 100% dessa alocação dos recursos é 1º de janeiro de 2019. Assim o dinheiro dos clientes fica separado dos recursos da empresa e não podem ser usados, por exemplo, para pagar dívidas da instituição de pagamento. Os bancos, por sua vez, são obrigados a fazer depósito compulsório, ou seja, 25% dos recursos à vista são depositados no BC

“O Banco Central criou esse piso de R$ 500 milhões de movimentação para fazer uma separação entre aquelas instituições que oferecem risco sistêmico e as que não oferecem”, explicou Rodrigues.

O objetivo do BC é ter maior controle de instituições que oferecem risco para o sistema de pagamentos e financeiro e, ao mesmo tempo, incentivar o surgimento de novas empresas que podem crescer até ter condições de se sujeitarem à regulação. Para Rodrigues, o mercado está “bem organizado” atualmente com instituições reguladas e com aquelas que ainda precisam ou escolhem fazer parceria com os bancos. Mesmo assim, o especialista considera que esse valor de movimentação de R$ 500 milhões deveria ser menor, para ampliar o número de instituições de pagamentos reguladas pelo BC.

Processo de autorização

Segundo o BC, há atualmente 48 processos de autorização de instituição de pagamento. Desde fevereiro deste ano, o prazo para análise dos pedidos de autorização de funcionamento de instituições de pagamento é de 12 meses. Essa contagem é suspensa quando o BC precisa pedir mais informações à empresa.

No site do BC, é possível consultar uma série de perguntas e respostas sobre as contas de pagamento.

CONTINUE LENDO