ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Eleições 2024: PT deve ter candidato próprio na disputa pela prefeitura de Brumado

Brumado: Mulher de 52 anos é vítima de dengue hemorrágica

Grandes partidas das quartas de final da Liga dos Campeões e da Liga Europa

Mulher com bebê no colo é empurrada de carro em movimento na Bahia; ex-companheiro é suspeito

Mãe posta nude em grupo de Whatsapp da escola do filho

Adolescente de Brumado morre afogado em lagoa da zona rural de Tanhaçu

Saúde vai integrar dados sobre acidentes, lesões e violência no país

Receita já recebeu mais de 1,86 milhão de declarações do IRPF 2024

Ministério da Agricultura manda recolher dez marcas de azeite

'Dom Brasílio Folia 2024': Léo Santana e Vitor Fernandes são atrações confirmadas para o evento

Aracatu: PM localiza desmanche de motocicletas e prende 5 pessoas

Ação resgata mulheres de falso centro terapêutico de pastores na Bahia

MP denuncia e Justiça mantém prisão de 4 envolvidos em esquema de venda de CNH no interior da Bahia

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado



BUSCA PELO ARQUIVO "06/2018"

Entenda por que uma cerveja varia de sabor a depender do lugar

(Foto: Reprodução)

Até ficar pronta para o consumo, existe um longo caminho entre a cerveja que você coloca no copo e a cevada que vem do campo. Na fábrica da Itaipava, em Alagoinhas, a 124 km de Salvador, a mistura do cereal com água reconhecida e abundante, lúpulo e fermento, passa também por alta tecnologia e profissionais com sentidos aguçados. O resultado é um produto competitivo para o mercado. Por que uma mesma marca de cerveja varia de gosto a depender do lugar? Qual a relação entre qualidade e puro malte (sem adição de adjuntos)? Estas e outras perguntas são possíveis no Beer Tour (Tour Cervejeiro), onde se aprende como a cerveja é preparada nas suas diversas fases. Iniciativa do Grupo Petrópolis (RJ), ele é aberto a qualquer pessoa com mais de 18 anos, e não necessariamente amante de cerveja, e precisa ser agendado.  Uma das seis unidades do Grupo Petrópolis, a cervejaria de Alagoinhas produz 450 milhões de litros por mês das marcas Itaipava e Crystal e, em breve, Lokal. O Tour Cervejeiro dura cerca de duas horas e termina com momento de degustação e parada na boutique de souvenirs. Para realizar a visita, algumas normas devem ser respeitadas: fotos apenas em locais permitidos; os sapatos são baixos e fechados; e nada de objetos ou roupas que possam escapulir do corpo ou das mãos. No tour realizado para jornalistas, foi o mestre cervejeiro Matheus Facca quem recepcionou o grupo e explicou tintim por tintim do ciclo de produção da bebida: ele começa na Sala de Brassagem, onde água, lúpulo (uma folha prensada e de sabor amargo) e malte (o grão de cevada germinado e depois secado) são moídos e fervidos dentro de tanques de alta temperatura. O fruto dessa mistura é o "mosto" cervejeiro (ou líquido açucarado). A segunda etapa do processo é a adição da levedura. Nesta fase, que dura dez dias, o mosto é transformado em cerveja, e o álcool surge naturalmente da fermentação. Mas falta ainda a maturação, tempo em que a cerveja fica "dormindo" para ser envasada a uma temperatura de zero grau. São cerca de 30 dias, período necessário para garantir o paladar e o aroma da cerveja. A fase final é chamada de filtração e condicionamento e garante brilho e transparência à bebida.  Aí chega aquele momento especial para quem gosta de automação, barulho e velocidade (muita velocidade): o tour é encerrado na área de envase, diante de metros e mais metros de tubulações cruzadas; máquinas que lavam e enchem garrafas retornáveis do mercado; robôs que inserem e retiram caixas das esteiras e aplicam selos de proteção nas cervejas. São 62 mil garrafas e 128 mil latinhas produzidas por hora.  

 



Acompanhado de Vitor Bonfim, Geraldo Azevedo vai ao São Pedro dos Olhos d’Água; especulações crescem para 2020

A presença de Vitor Bonfim e Geraldo Azevedo no São Pedro dos Olhos d'Água colocou ainda mais lenha na fogueira das especulações políticas da capital do minério (Foto: Reprodução Redes Sociais)

A projeção para as eleições 2018 em Brumado é que elas sejam muito mais disputadas do que nos anos anteriores, já que o ambiente municipal será o referencial para o pleito. A forte tendência nesse sentido fez com que os corredores da política ficassem em completa “frenesi” e, com isso, a “temporada das especulações” já mira o telescópio para 2020, o que, a princípio seria totalmente prematuro, mas, a quem diga que não. Na noite desta sexta-feira (29), um fato acendeu ainda mais a “fogueira das previsões”, que foi o comparecimento do deputado estadual Vitor Bonfim e do ex-prefeito, o médico Geraldo Azevedo, na abertura dos festejos do São Pedro dos Olhos d’Água. A presença dos dois chamou realmente a atenção da classe política local, já que, nos bastidores, os rumores da formação de uma coalisão de forças oposicionistas são cada vez maiores, os quais apontam Vitor Bonfim como o escolhido para a disputa a uma cadeira na ALBA. Agora outro fator ganha notoriedade, que é o apoio do ex-prefeito Geraldo Azevedo, o qual volta à cena política da “capital do minério” de forma mais aguda, tanto que nunca foi do seu costume as aparições públicas em festas. Conhecido por ser um político de linha-dura, Geraldo Azevedo vem sendo cada vez mais requisitado, o que, automaticamente, cria a projeção de que ele será um dos “medalhões” do grupo que está se consolidando para enfrentar a situação, pois, além de já ter sido prefeito, ele é reconhecido como um dos oradores mais eloquentes da história política brumadense. Então, com essa biografia positiva, nesse momento, o seu apoio é reconhecido pelos membros da oposição como de grande relevância, prova é que a valorização da sua imagem, como aconteceu na noite de ontem, é cada vez mais intensa. Então dando sequência a essa linha de raciocínio, as especulações nos bastidores já o apontam como o “cabeça da chapa” do grupo de oposição para 2020, pois ele seria um dos únicos que teria um currículo à altura para enfrentar com as mesmas condições de forças o atual prefeito Eduardo Vasconcelos, que, naturalmente, poderá disputar a reeleição. Por fim, os mestres do “tabuleiro” da política brumadense, deverão “quebrar a cabeça” para mexer as peças com o máximo de sabedoria para “derrubar o rei”, é esperar para ver.



José Ronaldo acompanha ministro da Educação em Campo Formoso

Foto: Ângelo Pontes/Divulgação

O ministro da Educação, Rossieli Soares, visitou nesta quinta-feira (28) a cidade de Campo Formoso, em companhia do pré-candidato do Democratas a governador da Bahia, José Ronaldo. Na cidade, foi anunciada a destinação de R$ 40 milhões em recursos para o estado. Destes, R$ 30 milhões serão destinados para a construção e compra de equipamentos do Centro Universitário IFBA de Campo Formoso. O valor restante será distribuído entre o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para a compra de ônibus escolares e mobiliário, para instituições municipais de ensino de 29 cidades da região. “O investimento na formação técnica garante aos jovens melhores condições para ingressar no mercado de trabalho. Esse é um trabalho que dever ter continuidade através dos governos estaduais e municipais”, disse José Ronaldo. Segundo o pré-candidato, o governo tem também de oferecer condições para que crianças e adolescentes se mantenham nas escolas, reduzindo a evasão. “É importante garantir transporte digno e escolas bem equipadas, estimulando os jovens”. O ministro disse que “é preciso ter um olhar maior para a educação técnica, formar jovens que melhorem o futuro das cidades e da sua região”. Presentes ao evento, os deputados federais Elmar Nascimento e Cacá leão; deputado estadual Tom Araújo, o Superintendente da Codevasf Elmo Nascimento; prefeito de Jaguaquara - Juliano (PP) e Prefeita de Campo Formoso - Rose Menezes (PSD). O reitor do IFBA, Renato da Anunciação Filho, ressaltou que a melhoria dos campi de um instituto federal ou a chegada de uma nova sede em uma cidade representa muito mais do que levar educação, pois aquece a economia e melhora a qualidade do ensino. “É um processo de revolução em todos os aspectos. Obriga as redes de ensino municipais, estaduais e particulares a buscarem uma competição saudável. Além disso, chegam servidores, chegam concursos e aumenta a arrecadação de impostos”. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) é resultado das mudanças promovidas no antigo Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (Cefet-BA). Criado em 1910, em Salvador, como a primeira Escola de Aprendizes Artífices, se transformou em IFBA em 2008. Atualmente, a instituição possui mais de 18,8 mil estudantes e conta com 21 campi em diferentes municípios, um campus avançado em Ubaitaba, um núcleo avançado em Salinas da Margarida e um polo de inovação em Salvador. São oferecidos cursos técnicos profissionalizantes, superiores e pós-graduação. Conta ainda com programas de extensão como o ITCP (Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares), Mulheres Mil e Pronatec.



Oitavas de final começam com três campeões do mundo em campo

Cristiano Ronaldo, o melhor jogador do mundo eleito pela Fifa , mostrou que está no comando do time de Portugal - SERGEI CHIRIKOV / EFE/Direitos reservados

A fase de grupos terminou. Após um dia sem futebol, as oitavas de final da Copa do Mundo começam hoje (30). A partir de agora, os jogos são eliminatórios. Perdeu, volta para casa. Os jogos deste sábado envolvem três campeões do mundo. Franceses e argentinos duelam às 11h, já uruguaios e portugueses jogam às 15h. Das seleções que jogam hoje, só Portugal ainda não sabe o que é ser campeã de uma Copa. Por outro lado, os “gajos” têm ao seu lado o melhor jogador do mundo da atualidade, Cristiano Ronaldo. Depois de se classificar no sufoco, a Argentina encara seu maior desafio até agora. Enfrenta a França de Mbappé, Pogba e Griezmann. Os franceses se classificaram sem sustos em um grupo com Peru, Dinamarca e Austrália, mas ainda não mostraram um futebol exuberante ou digno de favoritismo absoluto no encontro de hoje. O defensor Presnel Kimpembe exaltou o ataque argentino, mas vê brechas em seu sistema defensivo. “Obviamente, seus atacantes são muito perigosos! Messi, Higuaín, Aguero e Di Maria. Mas eles têm mostrado algumas fraquezas defensivas também, cedendo gols nas três partidas que jogaram. Então, estamos contando com nossos atacantes”.


A Argentina vem de uma classificação dramática contra a Nigéria. Com ataque talentoso, mas pouco inspirado, a “Albiceleste” ainda está na Rússia graças ao gol do zagueiro Rojo, feito aos 41 minutos do segundo tempo. Messi, no entanto, é a estrela da companhia e de quem se espera uma grande partida. “Eu não sei se foi uma classificação milagrosa, mas nós tivemos que trabalhar por ela. Isso nos dá mais força para a partida contra a França. Eles têm excelentes jogadores e são um bom time, mas nós somos a Argentina e temos nossa qualidade”, disse meio-campista Giovani Lo Celso, em coletiva de imprensa ontem (29). Uruguai x Portugal – 15h, Sochi De um lado, Suárez e Cavani comandam o ataque uruguaio. De outro, Cristiano Ronaldo, o melhor jogador do mundo eleito pela Fifa , já mostrou que está no comando do time de Portugal. Quando ele está bem, a seleção portuguesesa também está. E ele precisará estar em ótima forma para vencer a, até então, invicta defesa uruguaia. “Temos qualidade individual e coletiva para resolver este impasse, sabendo que vamos enfrentar o Uruguai, um time muito forte. Eles não tomaram nenhum gol na fase de grupos e espero que possamos ser os primeiros a quebrar essa barreira”, disse o meio-campista português Adrien Silva, na coletiva de imprensa. Do outro lado, o Uruguai vem crescendo ao longo da Copa do Mundo. Não jogou bem na primeira rodada e encontrou muita dificuldade para furar a defesa egípcia, mas venceu. Em seguida, bateu a Arábia Saudita pelo placar mínimo, mas sem sustos. Na rodada de encerramento da primeira fase, superou os donos da casa por 3 x 0, com autoridade. O nível de desafio é maior, assim como a pressão. Bom para os uruguaios que o ataque formado por Suárez e Cavani, considerado um dos mais perigosos desta Copa do Mundo, está em boa forma. Dos cinco gols do time até agora, três foram da dupla. Um tempero extra da partida está no duelo entre Cristiano Ronaldo, que joga no Real Madrid, e Suárez, atacante do Barcelona. Os dois clubes vivem em eterna rivalidade, mas Suárez procurou deixar essa competição na Espanha. “A rivalidade com o Cristiano na Espanha é diferente. Isto é uma Copa do Mundo e defender a camisa da seleção nacional é muito especial”, disse o atacante uruguaio.

CONTINUE LENDO


Brumado: PETO detém homem que portava simulacro de arma de fogo

O simulacro apreendido (Foto: Divulgação 34ª CIPM)

Por volta de 18h30min de sexta-feira (29), Guarnições do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) e do Rádio Patrulhamento, sob comando do oficial coordenador de área, receberam denúncias sobre supostas ameaças e porte ilegal de arma de fogo. Por essa razão, os policiais deslocaram-se à Praça Donatila Meira Lobo, no bairro Olhos D’água, onde então flagrantearam um homem portando arma e intimidando pessoas. Vale ressaltar que o referido local será palco das festividades de São Pedro, que irão atrair um grande público durante esse final de semana. Após realizarem a busca pessoal no indivíduo Cleiton Oliveira Ramos, de 27 anos, encontraram a arma, pelo que se constatou tratar-se de uma pistola de pressão (simulacro), Beeman 2006, 5.5 mm. Diante dos fatos, o homem foi conduzido à sede da Delegacia Territorial de Brumado, onde serão adotadas as providências cabíveis.



Cidades Interativas: o que é e como ela vai mudar sua vida?

Foto: Divulgação

Pensar que um dia você poderia dialogar com sua cidade é algo que antes só poderia ser imaginado por leitores e fãs de histórias de ficção. Vivemos a era da Internet das Coisas, onde o tempo é um bem precioso. Um minuto pode ser tempo suficiente para compartilhar vídeos no Instagram, twittar opiniões e até mesmo acessar um amigo em outro continente. O dia sempre terá suas 24 horas, mas as opções do que podemos fazer com elas não para de se multiplicar. Neste cenário onde a sociedade moderna encontra-se permanentemente conectada, surgiu o conceito de Cidade Interativa: o ambiente que permite espaço para a comunicação, informação, diálogo entre todos os que experimentam a vida nas metrópoles, sejam habitantes ou turistas. A integração de sistemas de localização e navegação online, permitem o acesso a rotas e experiências de todos os tipos. Em Atlanta, nos EUA, por exemplo, o simples caminhar pelas ruas da cidade abre espaço para a interação com passagens e personagens marcantes da Guerra Civil Americana. O locais que foram palco de batalhas e momentos históricos estão lá, preparados e prontos para serem desvendados, e oferecendo rotas e experiências enriquecedoras através da tecnologia interativa presente literalmente na palma de sua mão.

Nas Cidades Interativas a informação é organizada em forma de estímulos, como se convidando que moradores saiam de casa e se envolvam com tudo o que a cidade pode oferecer. “Ter a cidade na palma da mão, altera a referência de valor. Lugares por onde passamos e muitas vezes desconhecemos ou damos pouca atenção, podem traduzir grandes experiências. Desta forma, tendo mais motivos para sair de casa, as pessoas interagem mais, se divertem mais e consomem mais. Por conta disto, movimentam mais a economia”, explica o criador do conceito, Paulo Hansted. Estima-se que as Cidades Interativas tenham o poder de triplicar o valor econômico gerado por cidadãos e turistas. Por este caminho a dinâmica da relação entre moradores e as cidades onde vivem já está começando a ser redesenhada para melhor. Hansted complementa: “Onde quer que esteja, da forma que preferir, mais do que nunca as cidades vão estar na palma das mãos de seus moradores e visitantes, permitindo estabelecer uma intimidade que beneficiará a todos, das formas mais variadas. Este cenário vai alterar a referência de tempo, distância e até mesmo de percepção de valor de tudo que nos cerca.”

E como isso vai funcionar?

Na web, onde as pessoas tendem a ter menos pressa, o usuário pode estabelecer os primeiros contatos com a região e suas atrações. Dinâmica essencial até para se planejar e decidir pelo destino. No mobile, quando já estiver presente no local, a pessoa pode consultar e receber estímulos personalizados de atrações por perfil, distância, gênero, a cidade na palma da mão. Através de códigos bidimensionais aplicados a atrações turísticas e fazendo uso do celular, ele poderá ampliar e aprofundar sua experiência no local com acesso a informações por meio de vídeos, textos e fotos. Como resultado, mais visitantes transitando e interagindo com a cidade, compartilhando suas impressões positivas, e consequentemente gerando mais empregos, mais circulação de dinheiro, fortalecendo e desenvolvendo a economia local.

E quem ganha com “Todo mundo: os turistas, o comércio e o próprio cidadão. Estimamos que a adoção do sistema de cidades interativas na região, possa não somente aumentar o tempo de permanência, mas acima de tudo dinamizar o valor econômico gerado pelo turista, podendo mais do que dobrar o ticket médio de consumo”, finaliza Hansted.

CONTINUE LENDO


Prefeito quer municipalizar aeroporto particular da RHI Magnesita em Brumado

Foto: Conteúdo l 97News

Pouca gente sabe, mas Brumado tem o maior polo de mineração do Sudoeste da Bahia. E na expectativa de expandir ainda mais o nome de "Capital do Minério", o prefeito Eduardo Vasconcelos falou ao 97NEWS que vai até a sede da RHI Magnesita na cidade de Belo Horizonte apresentar um projeto de municipalização do aeroporto Sócrates Mariani Bittencourt, localizado na BR-030. Toda essa estrutura é particular, e pertence a empresa desde sua fundação em Brumado. No entanto, segundo o prefeito, existe a possibilidade de, em breve, o controle do aeroporto passar ao município. Para dar os primeiros passos de uma articulação nesse sentido, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) e os secretários João Nolasco e André Cardoso, vão se reunir com os diretores da empresa, a fim de buscar essa parceria. “Entre outras vantagens, municipalizar o aeroporto vai garantir que as empresas aqui presentes mantenham as suas operações na cidade, incentivadas. Se não tivermos o nosso aeroporto, essas companhias simplesmente buscarão em outras localidades, e todos sairemos perdendo”, diz o prefeito. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Eduardo explica que a municipalização dará à Prefeitura a possibilidade de regular os custos de hangaragem e utilização do solo. “Isso nos permitirá manter pousos e decolagens mensais, de modo a ampliar os investimentos de grandes empresas em nosso município”, completa o gestor. No evento de recepção do Ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva, que não aconteceu, o prefeito se dispôs a levar um projeto para a empresa, para tentar a municipalização. Além disso, a ideia é firmar uma série de parcerias público-privadas com empresas do setor para promover o desenvolvimento do aeroporto. “Cada vez mais, em todos os segmentos, o caminho são as parcerias público-privadas. É preciso estudá-las com critério e ampliar cada vez mais as possibilidades de crescimento para a cidade e as pessoas que vivem e trabalham aqui”, conclui o prefeito Vasconcelos. Essa não é a primeira vez que o município tenta decolar os voos em Brumado, em sua gestão anterior, o prefeito chegou a criar linhas aéreas comerciais, utilizando o aeroporto da mineradora para voos, mas como os custos operacionais eram enormes, aos poucos o projeto foi pousando e acabou. 



Ministro do STF libera porte de arma para guardas municipais de cidades com menos de 50 mil habitantes

Foto: 97NEWS Conteúdo

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu nesta sexta-feira (29) uma decisão liminar (provisória) liberando o porte de armas para guardas municipais que trabalham em municípios com menos de 50 mil habitantes.A decisão atendeu a pedido do partido DEM, que alega tratamento desigual a esses guardas, já que o Estatuto do Desarmamento só permite o porte para aqueles que atuam em capitais e cidades com população maior que 50 mil habitantes. Para o ministro, os guardas das cidades menores tem da efetiva participação na segurança pública e atual em condições similares, em razão de índices de violência e mortes semelhantes com as capitais e grandes metrópoles. “O aumento maior do número de mortes violentas, nos últimos anos, tem sido consistentemente maior exatamente nos grupos de municípios em que a lei estimou como passíveis de restrição ou até supressão do porte de arma por agentes encarregados constitucionalmente da preservação da segurança pública”, escreveu na decisão. A liminar ainda deverá ser votada pelo plenário do STF, composta pelos 11 ministros da Corte, para ser referendada ou derrubada, o que ainda não tem data para ocorrer.



Rotary Club de Brumado e Casa da Amizade realizam festival de posse dos novos conselheiros

Foto: 97NEWS

Em reunião festiva realizada na quinta-feira (28) com a presença de autoridades, rotarianos, companheiras da Casa da Amizade e familiares, assumiu a presidência do Rotary Club Brumado para gestão 2018/2019, com o lema "Seja a inspiração" a psicóloga Laís Oliveira Maria, tendo também assumido a presidência da Casa da Amizade a analista judiciária Licia Ataíde. A solenidade de posses ocorreu na sede do Rotary e teve pronunciamento da presidente anterior, Eliana Aparecida Pires de Castro. Nas passagens das funções presidenciais do Rotary e da Casa da Amizade, a nova presidente, Laís Oliveira Maria em seu discurso deu posse a seu secretario, o empresário Glauber Novais Bacelar e todo seu conselho diretor. O mesmo fez a nova presidente Licia da Conceição Alves Ataíde anunciando o novo conselho diretor da Casa da Amizade. A noite foi finalizada com um agradável jantar e momento de confraternização entre todos os presentes.

Foto: 97NEWS


Mobilização do COSEMS/BA traz mais R$ 22 milhões para atendimento ao Glaucoma

(Foto: 97NEWS Conteúdo)

A luta incansável do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS/BA), representando a vontade expressa de  todos os municípios baianos, no questionamento ao Ministério da Saúde (MS) sobre a drástica redução dos recursos destinados ao  atendimentos ao Glaucoma no estado, ocorrido no final de 2017 , obteve uma importante vitória na tarde/noite desta quinta-feira (28/06), em Brasília, na reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT). De acordo com a nova pactuação, a Bahia receberá mais R$ 22 milhões por ano destinado ao atendimento dos pacientes com glaucoma. Foi aprovada na CIT a proposta do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), que teve a decisiva participação da presidente do COSEMS/BA e diretora de Regionalização e Descentralização do colegiado nacional, Stela Souza, de reconsiderar a Portaria Conjunta nº 3011/17 e aumentar o parâmetro de prevalência para até 3% nos estados com produção no atendimento ao Glaucoma para a população acima de 40 anos superior ao percentual de 1,5% estabelecido pelo MS. 

Com isso, a Bahia que tem 4% de índice passará de  1,5% para 3% de índice, ou seja, um acréscimo anual de R$ 22 milhões para atender as demandas dos municípios baianos com a doença. “Tenho lutado pelo Glaucoma desde novembro, quando a Portaria 3011/17 reduziu os recursos disponíveis para o atendimento. Valeu a luta”, comemorou a presidente Stela Souza, que viajou à Brasília diversas vezes para debater o tema, inclusive com a presença do ex-ministro da Saúde, Ricardo Barros. Ao total, o debate sobre o Glaucoma, tanto na Reunião Ampliada da Diretoria Executiva quanto na Comissão Intergestores Bipartite (CIB), esteve na pauta em oito reuniões consecutivas. Stela reconhece que todo esse processo de debate foi exaustivo, mas fundamental para essa grande vitória dos gestores baianos. Em sua fala, o presidente do CONASEMS, Mauro Junqueira, reforçou a preocupação insistente dos secretários municipais da Bahia, Pernambuco, Sergipe, Ceará, Rio Grande do Norte e Alagoas. “O corte de 1,5 no parâmetro devido a recursos financeiros prejudicou e muito especialmente os seis estados do Nordeste, onde a prevalência é maior também por ter uma população negra muito maior. Por isso, temos esta nova proposta”. Além da pactuação, ficou acertada também a revisão, pela CIT, da Política Nacional sobre o Glaucoma.

CONTINUE LENDO


Brumado: PETO apreende homem pela segunda vez por porte ilegal de arma de fogo no bairro do Mercado

Foto: Divulgação l Polícia Militar

Por volta das 11h desta sexta-feira (29), policiais do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO), em patrulhamento pelo bairro do Mercado, na Rua Virgílio Ataíde proximo a linha férrea, visualizou um veículo Chevrolet Corsa na cor verde com placas DIB-8969, da cidade de Rio do Antônio, com três integrantes. Após ordem de parada e abordagem minuciosa foi encontrado no interior do veículo um revólver Taurus S.A. calibre 38 Special, numeração de série suprimida, com 05 munições intactas, além de uma faca de corte do tipo peixeira. O condutor, Breno Ribeiro da Silva, 20 anos, juntamente com duas passageiras, por nome de Rosana Vieira Nascimento, 32 anos e C. F. N. M, menor de idade foram devidamente conduzidos à delegacia de Brumado, a fim de que sejam tomadas as medidas cabíveis. Vale ressaltar que o meliante foi recentemente apreendido pelo mesmo delito em outra ocasião e é suspeito de praticar disparos de arma de fogo no perímetro dos conjuntos habitacionais dos Brisas na última semana. O veículo foi conduzido ao pátio para adoção de medidas administrativas. 



Feira: Com medo de botijão de gás explodir, mulher se joga do terceiro andar e morre

Foto: Reprodução

Uma mulher se jogou do terceiro andar do prédio onde morava no bairro Santo Antônio dos Prazeres, em Feira de Santana, na noite desta quinta-feira (28). De acordo com a polícia, vizinhos informaram que Anatalia dos Santos Freitas, 35 anos, se desesperou com medo de um botijão de gás da vizinha explodir. Os moradores disseram que uma vizinha gritou afirmando que o botijão que estava trocando, vazou e ia explodir. Os moradores do bloco 17 desceram as escadas correndo, inclusive a filha da Anatalia, que na aflição se jogou do terceiro andar tendo morte instantânea. O corpo foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) da cidade.



Alegria: Últimos acertos para o São Pedro dos Olhos d’Água 2018

Foto: Luciano Santos | 97NEWS

Junho é o mês preferido dos brumadenses, que apaixonados por festas, fazem questão de mergulhar nesse clima de alegria que é composto por vários eventos não só na cidade, mas em toda a região. Como o município não tem tradição histórica de realizar o São João, outro evento vem ganhando uma grande notoriedade nos últimos anos, tanto que já é considerado referência regional, que é o São Pedro dos Olhos d’Água que neste ano de 2018 está com uma projeção ainda mais forte, que é corroborada pela Copa do Mundo. Então, diante de todo esse “mix” de positividade, a produção do evento realizou na manhã de hoje (29) os últimos preparativos da logística, que contará com uma ótima estrutura. Outro fator que vem dando uma qualidade muito significativa é a segurança, que conta com detector de metais e uma equipe muito qualificada, além da presença sempre constante da Polícia Militar. Então, Brumado já começa a viver uma atmosfera de muita alegria, correspondendo assim ao grande anseio popular pela realização de festas na cidade. Confira abaixa a programação:

(Divulgação)


Elias Piau confirma compromisso com o Esporte e realiza o Iº Campeonato de Futsal de Itaquaraí

A reunião onde foram feitos os últimos acertos com as equipes participantes (Foto: Assessoria Parlamentar)

Desde o início de seu mandato parlamentar o vereador Elias Piau (PV) deu um enfoque muito especial para a área esportiva, tendo participações importantes e realizando, no início, com recursos próprios, competições como o Gauchão, que hoje conta com apoio da administração municipal e se tornou um torneio referência para o futebol local. Passados 18 meses, mostrando um amadurecimento político, Elias Piau está desenvolvendo parcerias muito importantes para dar uma dimensão ainda maior para as suas atividades em prol do desporto brumadense. Uma delas já vem produzindo frutos muito interessantes, que é a com o deputado federal Daniel Almeida (PC do B) que vem dando um “feedback” muito positivo às solicitações do vereador. A nova conquista, desta feita, irá contemplar a zona rural, mais especificamente o Distrito de Itaquaraí, que irá sediar, de forma inédita, o seu primeiro Torneio de Futsal, o qual terá início no próximo domingo (01) na Quadra Poliesportiva do Colégio Clemente Gomes.

O vereador Elias Piau vem realizando uma série de ações que vêm beneficiando o desenvolvimento do esporte local (Foto: Assessoria Parlamentar)

Na última quarta-feira (27), o vereador Elias Piau esteve reunido com as equipes e fez a distribuição dos uniformes e equipamentos, como também exibiu os troféus e medalhas que serão distribuídos. O evento irá movimentar toda a região de Itaquaraí e, na abertura do campeonato, irão estar presentes autoridades e todas as equipes, onde será entoado o Hino Nacional, promovendo assim um momento de civismo, ainda mais que estamos em plena Copa do Mundo, onde a Seleção do Brasil irá enfrentar o México numa partida das oitavas-de-final na segunda-feira (02). Então é um grande aperitivo para poder comemorar em grande estilo a possível classificação para a próxima fase, já que o Brasil é considerado um dos favoritos para levantar a taça e conquistar o Hexa. Elias Piau, ouvido pelo 97NEWS comentou que “realmente é uma nova e importante conquista, que irá fazer com que Itaquaraí seja o centro do futsal brumadense nos próximos dias”. Ela também destacou que “fico muito feliz por poder realizar mais esse sonho dos desportistas daquela região. Todos que me conhecem sabem que eu sou apaixonado por esportes e fico muito gratificado quando posso cooperar para o desenvolvimento deste setor”. E no final fez questão de dizer que “eu não posso agradecer o constante apoio do deputado Daniel Almeida que já comprovou o seu compromisso com o esporte de Brumado e que, mais uma vez, vem nos prestigiar com o seu apoio para um evento tão representativo como esse em Itaquaraí”.

O clima é muito otimismo entre as equipes (Foto: Assessoria Parlamentar)


Brumado: Tumulto e quebra-quebra no HMPMN deixa médicos e funcionários assustados

Confusões com agressões e quebra-quebras são cada vez mais comuns no HMPMN (Foto: 97NEWS)

O corredor do pronto-socorro do Hospital Municipal Professor Magalhães Neto virou novamente um palco de conflitos, desta vez decorrente de uma confusão causada por três pacientes na noite da última quarta-feira (27). De acordo com o boletim de ocorrência, um homem de identidade não revelada chegou à unidade hospitalar com o queixo quebrado após uma confusão que havia acontecido após o jogo do Brasil em um bar localizado na Rua Cel. Tibério Meira. Segundo testemunhas, três homens com sinais de embriaguez começaram a brigar no estabelecimento motivados, segundo informações, por discussões envolvendo o desempenho da seleção brasileira. Durante as agressões, um dos homens foi atingido com um soco no queijo e teve que ser hospitalizado. Mesmo diante disso, prestes a ser atendido, um dos agressores, extremamente alterado, não satisfeito foi até o setor e tentou-o agredir mais uma vez a vítima. Na ação houve quebra-quebra e muito “empurra-empurra”, tanto que um guarda municipal foi agredido e a Polícia Militar teve que ser acionada. Ao perceber a chegada da viatura no local, agressor e vítima saíram correndo do local, pulando muros do SAMU 192 que fica anexo ao Hospital Municipal.

A sala de atendimento é uma zona constante de tensão (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Segundo os pacientes, a correria foi tamanha, tanto que médicos e enfermeiros ficaram muito apreensivos e temerosos diante da confusão. O caso foi registrado na Delegacia e a Polícia Civil vai usar as imagens de monitoramento do Hospital para identificar os homens que causaram a confusão. Uma das enfermeiras que trabalha na unidade relatou à nossa equipe que essa não é a primeira vez que confusões desse gênero acontecem no local e que funcionários estão até pensando em pedir demissão por medo da insegurança. Apesar que, segundo a enfermeira, toda vez que a PM é acionada, os policiais chegam ao local imediatamente, o que traz um certo conforto e tranquilidade aos funcionários. Mas ainda segunda ela, os guardas municipais já deveriam trabalhar armados na unidade, que acaba sendo constantemente danificada com as sessões de quebra-quebra causadas por usuários insatisfeitos do Hospital. A direção do Hospital Professor Magalhães Neto não se pronunciou sobre o caso.



Acidente deixa vítima fatal na madrugada desta sexta-feira na cidade de Malhada de Pedras

Foto: Whatsaap l 97NEWS

Na madrugada desta sexta-feira (29), um automóvel Fiat Uno capotou, em uma curva próximo à uma comunidade conhecida como Capinal, zona rural de Malhada de Pedras. De acordo com informações da Polícia Militar, o condutor do carro voltava de uma festa que aconteceu na Fazenda Coroba e perdeu o controle da direção. O motorista identificado apenas como "Bia de Olindo" não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. Ainda segundo a PM, mais duas pessoas estavam no veículo e foram encaminhadas para a Unidade Hospitalar da cidade com ferimentos leves. O acidente aconteceu cerca de 3 km de Malhada de Pedras, rodovia que liga a cidade ao município de Rio do Antônio. O corpo da vítima foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Brumado.



Conquista: Major Edson Ramos Mascarenhas assume o comando da CIPE/Sudoeste

Foto: Divulgação

Foi realizada na tarde desta quinta feira (28) na cidade de Vitória da Conquista, a cerimônia de passagem de comando da Companhia Independente de Policiamento Especializado Sudoeste (CIPE/Sudoeste). A solenidade aconteceu na sede da CIPE de Conquista. Após três anos no comando da unidade, o Tenente Coronel Mucyo Vasconcelos deixa a especializada para assumir o subcomando do Policiamento Regional do Sudoeste (PR/Sudoeste). Quem chegou pra assumir a CIPE de Conquista foi o Major Edson Ramos Mascarenhas Júnior, que comandava a 54ª Companhia Independente de Polícia Militar, de Campo Formoso. A passagem de comando foi presidida pelo Coronel Ivanildo da Silva, que no dia 10 de julho assumirá o comando do CPR/Sudoeste.



Mulher é morta com tiro na cabeça após se negar a mostrar celular para ex-marido

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Uma mulher de 30 anos, foi morta a tiros pelo ex-companheiro após ela se recusar a mostrar o celular, na última segunda-feira (25), na cidade de Dourados, Mato Grosso do Sul. Segundo a investigação feita pelo SIG (Setor de Investigações Gerais), o filho de 14 anos relatou, em depoimento à polícia, que Edson Aparecido Oliveira Rosa, de 35 anos, agrediu a vítima, identificada como Yara Macedo dos Santos com socos e pontapés e depois deu um tiro na cabeça dela. O casal estava separado há um mês e Edson não aceitava o fim do relacionamento. De acordo com a polícia, o suspeito ficou dias sem trabalhar atrás de Yara. Após o assassinato, Edson pediu ajuda da família para fugir, sendo que três pessoas acabaram presas por favorecimento ao rapaz. Um dos presos pagou fiança e foi liberado. Edson foi preso em Sidrolândia, no mesmo estado, na terça-feira (26), no momento em que iria embarcar em um ônibus para Campo Grande. Ele tem várias passagens pela polícia, inclusive por violência doméstica e por ameaçar a ex-mulher, que tinha uma medida protetiva contra ele.



Prazo para saque do abono salarial do PIS/Pasep termina hoje (29)

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O prazo para sacar o abono salarial do PIS/Pasep – ano base 2016 – termina nesta sexta-feira (29) em todo o país. Segundo o Ministério do Trabalho, no balanço mais recente, pelo menos 2,2 milhões de trabalhadores que têm direito ainda não retiraram o benefício. Esse número representa 10% do total. O estoque de recursos disponíveis para retirada está estimado em cerca de R$ 1,6 bilhão e o prazo não será prorrogado, informou o ministério. Os empregados da iniciativa privada, vinculados ao Programa de Integração Social (PIS), sacam o dinheiro nas agências da Caixa Econômica Federal. Para os funcionários públicos vinculados ao Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), a referência é o Banco do Brasil. O pagamento do abono começou em 27 de julho de 2017. O valor que cada um tem a receber depende de quanto tempo ele trabalhou formalmente em 2016, na iniciativa privada ou no serviço público. Quem trabalhou o ano todo recebe o valor cheio, que equivale a um salário mínimo. Quem trabalhou apenas 30 dias terá o valor mínimo, que é R$ 80.



Brumado: Bingo clandestino é novamente fechado por operação policial

No momento da operação o local estava bastante movimentado (Foto: Leitor 97NEWS)

Apesar de ainda ser considerado como uma contravenção penal, os bingos ainda continuam acontecendo em todo o Brasil. Alimentados pela possibilidade da liberação dos jogos de azar, inúmeros locais funcionam como uma espécie de minicassinos, atraindo um grande público e se firmando como uma atividade muito lucrativa. Em Brumado a Justiça vem combatendo severamente essa prática, fomentada por diversas insatisfações de esposas que veem, em alguns casos, seus maridos perderem muito dinheiro e até bens de valor devido à compulsividade dos mesmos. A primeira operação de combate mais ostensivo ocorreu em setembro de 2017 e, passado quase um ano, novamente, na noite desta quinta-feira (28), uma nova operação foi desencadeada, a qual acabou conduzindo o proprietário para a Delegacia, o qual acabou logo saindo sob pagamento de fiança no valor de R$ 1.500. No momento o local, que fica localizado na Rua Mestre Eufrásio no Bairro das Flores estava cheio, o que causou certo “frenesi” nas redes sociais, com inúmeras informações desencontradas, de que várias prisões tinham sido efetuadas, o que não existiu. Os materiais utilizados foram levados e o local foi novamente fechado pela Polícia. O proprietário já estava respondendo um processo criminal por prática de contravenção e, agora, com a reincidência, a sua situação ficou ainda mais complicada.