ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga

Polícia Civil apreende maquinário avaliado em mais de meio milhão em Vitória da Conquista

Brumado: Jogos da 1ª Copa Brahma de Futsal terão início hoje (18)

Deputado Vitor Bonfim assume a presidência do Conselho de Ética da AL-BA

Subsecretária de Saúde de Vitória da Conquista, Jamile Gusmão morre por complicações da dengue

Brumado: Homem será solto após passar 7 dias preso por suposto homicídio em Camaçari; família diz que lavrador é inocente

Governo vai melhorar proposta a servidores da Educação, diz ministro da Educação

Baiano 'Davi' é o homem mais jovem a vencer o BBB24

Lava Jato atuou de forma irregular para direcionar R$ 2,5 bilhões a uma fundação privada, aponta CNJ

Vigep confirma primeira morte por dengue em Brumado

Número de casos de dengue cresce 667% em relação ao ano passado na Bahia

Cobrando por reajustes, professores de universidades baianas paralisam nesta quinta

Brumado: Filha procura por pai de 45 anos que desapareceu ao sair para visitar parentes

Senado inicia votação de PEC das Drogas nesta terça-feira (16)

Sede da Academia de Letras da Bahia é arrombada e prejuízo ultrapassa R$ 8 mil em roubos

Defasagem no preço da gasolina no Brasil subiu 19% devido a conflito no Oriente Médio



BUSCA PELO ARQUIVO "05/2020"

Agências dos Correios pagarão auxílio emergencial a partir de junho

Foto: Luciano Santos l 97News

A partir do mês de junho, além das agências da Caixa Econômica Federal, as dos Correios serão opções para que a população possa receber o auxílio emergencial pago pelo governo federal, por causa da pandemia do novo coronavírus. Em nota oficial, os Correios informaram que o início do pagamento aos trabalhadores informais, microempreendedores individuais, mães solteiras, autônomos e desempregados  acontece em junho nas agências postais, mas não confirmaram uma data específica. “As agências estão, nesse momento, em processo de adaptação dos sistemas para realização do serviço”, diz o comunicado. “A data de início do atendimento, as formas de acesso da população e demais procedimentos serão amplamente divulgados pelos canais oficiais da empresa”, acrescentou.



Crueldade: Mulher é morta a pedradas no bairro Malhada Branca, em Brumado

Foto: 97NEWS

Uma mulher de 32 anos foi encontrada morta na manhã deste sábado (23) no bairro Malhada Branca, em Brumado. Segundo a Polícia Militar, o corpo de Daiane de Jesus Ramos, foi encontrado em um terreno abandonado, na Travessa Henrique Caldeiras. De acordo com a polícia, a vítima foi golpeada cabeça com pedras. Ainda de acordo com a PM, há suspeita de estupro, já que a roupa usada por Daiane estava com sinais de alteração. Ela deixa três filhos. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou a perícia no local. O corpo de Daiane foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Brumado. A polícia civil já abriu um inquérito para investigar o caso.



Brumado: Feriados de São João e Independência da Bahia serão antecipados

Foto: Luciano Santos l 97News

Assim como em outros municípios, na manhã deste sábado (23), a Prefeitura de Brumado anunciou a antecipação para segunda e terça-feira (25 e 26 de maio) dos feriados referentes ao São João e à Independência da Bahia, celebrados todo ano nos dias 24 de junho e 2 de Julho, respectivamente. Todas as entidades, inclusive as bancárias, deverão seguir o que determina a legislação estadual, municipal e federal. Neste caso específico, a lei estadual determina que segunda e terça serão feriados, portanto os bancos estão proibidos de funcionar.



Prefeitura de Brumado mantém flexibilização do comércio

Foto: Luciano Santos l 97News

Em reunião realizada na sexta-feira (22) com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e representantes da sociedade em geral, a comissão de enfrentamento à Covid-19 decidiu manter o funcionamento do comércio, conforme estabelecido nos decretos municipais de flexibilizações. O secretário de saúde, Cláudio Feres, disse que a decisão tem como parâmetro, o fato de que Vitória da Conquista, a capital regional referência para internar os pacientes com quadros moderados e graves da doença, está trabalhando com a capacidade de internação baixa. “Os leitos não estão totalmente ocupados. Além disso, na nossa cidade, a situação está controlada. Por isso, decidimos pelo retorno gradual ao comércio. Entendemos a necessidade de ter um ponto de equilíbrio entre saúde e economia. Tudo tem que ser muito bem pensado”, afirmou.



Três pacientes testam positivo para a Covid-19 em Rio do Antônio

Foto: Divulgação

A cidade de Rio do Antônio, registrou três pacientes com a Covid-19. A informação foi confirmada pela secretaria de saúde. De acordo com a pasta, o terceiro caso é de um paciente que retornou de outro estado, e que desde o seu ingresso no município, encontra-se em isolamento social e vem sendo monitorado pela Vigilância Sanitária. Segundo o boletim epidemiológico, na cidade, 90 pessoas chegaram de viagem estão em monitoramento; 6 casos em isolamento; 09 pacientes testaram negativo para o coronavírus; nenhum paciente aguarda resultado. 



Governo Federal suspende entrada de estrangeiros por 30 dias em razão da pandemia

Foto: Reprodução l G1

O governo federal suspendeu a entrada de estrangeiros no Brasil por 30 dias em razão da pandemia da Covid-19. Em edição extra do Diário Oficial da União, foi publicada a Portaria Nº 255, na sexta-feira (22). Com assinatura dos ministros da Casa Civil, Braga Netto, da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça, da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, e da Saúde, Eduardo Pazuello, foi suspensa a entrada de estrangeiros, de qualquer nacionalidade, fica proibida por rodovias ou outros meios terrestres, por via aérea ou por transporte aquaviário. O prazo de 30 dias poderá ser prorrogado através de recomendação técnica da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que foi a entidade que recomendou a restrição. Pelo ato, a restrição não se aplica a brasileiros natos ou naturalizados; imigrantes que tenham residência permanente no Brasil; profissionais estrangeiros em missão que estejam a serviço de organismo internacional; passageiros em trânsito internacional, desde que não saiam da área internacional do aeroporto e que o país de destino admita o seu ingresso; funcionários estrangeiros acreditado junto ao Governo brasileiro; além de estrangeiros que sejam cônjunges, conpanheiros, filhos, pais ou curadores de brasileiros; que tenham o ingresso autorizado pelo governo brasileiro ou sejam portadores do Registro Nacional Migratório. A proibição, entretanto, não atinge atividades como ações humanitárias transfronteiriças e o transporte e  desembarque de cargas, entre outras atividades.



Sesau registra 901 notificações suspeitas para Covid-19 em Brumado

Foto: Divulgação

No boletim divulgado no fim da noite de sexta-feira (22), a Secretaria de Saúde (Sesau), confirmou que 50 pacientes aguardam o resultado de exames do Laboratório Central (Lacen) para Covid-19, o novo coronavírus, em Brumado. De acordo com a publicação, 901 casos suspeitos foram notificados na cidade. 163 já foram descartados. Com dez casos confirmados, oitos pacientes estão curados da doença. Dos quatro casos ativos na capital do minério, dois testaram positivo por teste rápido. De acordo com a secretaria de saúde, caso necessite sair de casa, use máscara.



Auxílio emergencial: Agência da Caixa vai funcionar neste sábado em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97News

Neste sábado (23), cerca de 72 agências da Caixa Econômica Federal vão funcionar de 8h às 12h em toda a Bahia, para atendimento de beneficiários do auxílio emergencial do governo. O atendimento será destinado ao lote mais recente da primeira parcela do auxílio emergencial, que recebem pela Poupança Social Digital. Também poderão sacar os beneficiários do Bolsa Família, que já começaram a receber a segunda parcela do auxílio nesta semana. Conforme o calendário divulgado pelo Ministério da Cidadania, podem sacar a partir deste sábado cidadãos nascidos entre os meses de maio e julho.



Se Bahia não tivesse dobrado número de leitos, Saúde teria entrado em colapso

Foto: Divulgação

O sistema de saúde baiano teria entrado em colapso na última sexta-feira (22) se a quantidade de leitos no estado não tivesse sido ampliada. Isso é o que mostram os dados dos boletins epidemiológicos divulgados pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). De acordo com levantamento feito pelo Bahia Notícias, no dia 29 de abril, primeira vez em que foi divulgado o número total de vagas no boletim oficial, havia 467 leitos clínicos e 318 de Unidades de Terapia Intensiva, totalizando 785 em todo estado. Menos de um mês depois, neste dia 22 de maio, os leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) têm 783 pacientes internados, 392 deles na UTI. Ou seja, a essa altura, a Bahia teria disponível apenas duas vagas a mais para receber pacientes leves e 74 pacientes estariam aguardando uma vaga na UTI. Em comparação ao número de internados, as vagas de UTI teriam acabado no dia 18 de maio, caso fosse mantida a quantidade inicial de leitos. Porém, a ocupação do sistema público de Saúde baiano está em apenas 65% quando consideradas apenas as vagas de UTI. Isso é possível porque, em menos de um mês, o estado quase dobrou o número de leitos destinados exclusivamente aos casos da Covid-19. De acordo com o boletim de sexta (22), houve um aumento de 679 leitos desde o dia 29 de abril: o total foi ampliado para 1.464 vagas, sendo 596 delas de UTI, o que impediu o colapso prematuro.



Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Foto: Divulgação

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com as datas de atendimento dos especialistas e procedimentos. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868. A nossa matriz está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265 (Próximo a Biblioteca) e nossa filial na Rua Coronel Paulino Chaves, 160, Centro.



Clínica Mais Vida amplia quadro e firma parceria com o angiologista Dr. James Dean

Foto: Divulgação

Nos últimos anos a angiologia e a cirurgia vascular têm conseguido avanços importantes e a cada ano, se dispondo de novas técnicas e materiais que permitem abordagens menos agressivas, e com resultados mais satisfatórios, permitindo inclusive um aumento significativo na sobrevida de pacientes que, num passado não muito distante, provavelmente estariam sem opções de tratamento, ou com tratamento de elevado risco cirúrgico. Buscando oferecer um quadro cada vez mais amplo de especialistas, sempre com o objetivo de atender às necessidades de cada um de seus pacientes a Cínica Mais Vida firmou parceria com o angiologista, Dr. James Dean. O especialista destaca que a saúde vascular não pode ser descuidada, sempre nos alertando que teremos a idade que nossas artérias aparentam, vem atuando de forma a conduzir seus pacientes, não só no tratamento de uma doença existente, como o orientando a manter uma vida mais saudável com foco na prevenção. Salienta que é por isso que existem alguns cuidados que devem ser tomados por todos que querem manter uma boa saúde vascular. Dentre eles, podemos citar: evitar o tabagismo; controle do diabete e da hipertensão arterial; ter uma alimentação balanceada, pobre em gorduras; evitar o sedentarismo; realizar atividades físicas pelo menos três vezes por semana; sempre sob orientação e prescrição médica. Dr. James Dean, é médico angiologista e cirurgião vascular, especialista no cuidado das patologias arteriais, venosas e linfáticas, como: varizes, úlceras crônicas, linfedemas, tromboses, aneurismas e derrames. Realiza o exame completo de ultrassonografia vascular com Doppler e também o tratamento de varizes com espuma no próprio ambulatório. Priorize sua saúde vascular, agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 9.9989-6868.



Caminhoneiros são quase metade de infectados por covid-19 em LEM

Foto: Reprodução

Os caminhoneiros representam quase a metade dos casos confirmados de novo coronavírus em Luís Eduardo Magalhães, no extremo oeste do estado. Segundo a TV Bahia, dos 11 casos de covid-19 no município até esta sexta-feira (22), cinco são de caminhoneiros. Os motoristas são presença visível nos municípios da região. Aproximadamente cinco mil deles chegam ao oeste baiano para trabalhar na safra de soja e algodão da cidade, como em Barreiras, São Desidério e Formosa do Rio Preto, por exemplo. Em Luís Eduardo Magalhães, alguns desses motoristas chegam a ficar seis meses devido ao ciclo das safras. 



UPB é favorável ao cancelamento das eleições municipais

Foto: Divulgação

A União dos Municípios da Bahia (UPB) vai realizar uma reunião nesta sexta-feira (22) para debater o impacto do novo coronavírus (Covid-19) no processo eleitoral que está previsto para esse ano. Ao site Bahia Notícias, o presidente da UPB e prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro, questionou o posicionamento da entidade, que argumentou ser favorável ao cancelamento do pleito neste ano e a prorrogação do mandatos dos gestores municipais até 2022 em razão da pandemia. Defendida pela UPB, a proposta sugere que as próximas eleições presidenciais aglutinem também a disputa eleitoral pelo Legislativo e o Executivo dos municípios brasileiros. Segundo o Eures, é "impossível ter eleições este ano". A proposição da União de Municípios da Bahia está alinhada, alegou o presidente, ao posicionamento da Confederação Nacional de Municípios (CNM), que agora se articula para a sensibilização do Senado para a aprovação de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), de autoria do senador Wellington Fagundes. "A CNM liderou um movimento que as entidades acompanham: trabalhar os senadores na apresentação de uma PEC nessa direção", disse, opinando que não vê como o pleito poderia acontecer ainda em 2020. A proposta em questão já conta com 23 assinaturas e faltam apenas quatro para começar a tramitar. O debate será por videoconferência e está marcado para a tarde desta sexta-feira. 

 



Bahia: Detran regulamenta sistema remoto para aulas teóricas em autoescolas

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) publicou na quinta-feira (21) uma portaria que regulamenta o sistema remoto para as aulas teóricas em Centros de Formação de Condutores (CFCs) credenciados ao órgão, enquanto durar a pandemia do coronavírus. A portaria do Detran-BA cumpre a deliberação 189, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que trata das mudanças no modelo de ensino das autoescolas. Com isso, os alunos poderão aguardar o retorno das aulas teóricas presenciais ou darem continuidade ao curso, agora com aulas exclusivamente remotas. Quem optar pelo modelo virtual deve agendar na autoescola a coleta dos dados biométricos para ter acesso as aulas em tempo real. Em casa, o aluno precisará utilizar dispositivos eletrônicos compatíveis com o sistema do CFC, equipamentos que são exigidos pelo Contran para a aplicação da aula remota. O Detran-BA determinou que as autoescolas façam um relatório das atividades, nas quais deverão ser enviadas ao órgão em até 72 horas, após o término da aula. A intenção é garantir a segurança no procedimento.



Pax Nacional representa nova era no atendimento aos associados de Livramento de Nossa Senhora e adquire nova ambulância

Foto: Ailton Oliveira l 97NEWS

A Pax Nacional além de oferecer serviços funerários para Brumado e Região, implantou em suas filiais, o Serviço de Atendimento Móvel com remoção de pacientes à municípios da Bahia e para outros estados. A mais nova cidade a ser beneficiada com este serviço foi o município vizinho de Livramento de Nossa Senhora, que na quinta-feira (21) recebeu um novo veículo oficial que vai integrar sua frota de ambulâncias na área de saúde. A nova ambulância será utilizada para atender seus associados e clientes Pax Nacional de Livramento e região. Os associados poderão usufruir do novo veículo em casos de emergência, caso o paciente necessite do transporte para hospitais em outras cidades e também em velórios. 

 

Foto: Ailton Oliveira l 97NEWS

Segundo a presidente da Pax Nacional, Perinalva Dias, o novo veículo "é uma inovação trazida à frota da empresa, proporcionando eficiência e qualidade aos serviços prestados à população e mais conforto às famílias". A filial da Pax Nacional de Livramento de Nossa Senhora fica localizada na Avenida Presidente Vargas, próximo ao Hospital Municipal Dr. Ulysses Celestino Da Silva. Matriz em Brumado, na Av. Antônio Mourão Guimarães, 341, Centro. Telefones: (77) 3441-3594 / (77) 3441-3597 / (77) 99985-1098 e (77) 98817-9656. 

 



Rio do Antônio: Carga com 700 pacotes de cigarros contrabandeados é apreendida no distrito de Ibitita

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) apreendeu na noite desta quinta-feira (21), por volta das 22h, cerca de 700 pacotes de cigarros contrabandeados do Paraguai. Segundo informou a PRE ao site 97NEWS, o produto estava em dois veículos com placas de Guanambi que trafegavam pela BR-030. A abordagem ocorreu no trecho de Ibitira, distrito de Rio do Antônio. De acordo com a PRE, no primeiro veículo, uma Sprinter, os policiais solicitaram que o condutor abrisse o veículo, onde estavam escondidos cerca de 15 caixas de cigarros, contendo 50 pacotes de 10 maços.  Logo em seguida foi parado outro veículo, um caminhão M. Benz 912, onde foi verificado que no baú do veículo havia 27 caixas de cigarros, contendo 50 pacote com dez maços cada. Conforme a PRE, os dois motoristas disseram que recebeu a carga em Vitória da Conquista e entregaria a mercadoria para alguém em Ibitira. Ele não informou o dono da carga, apenas que um homem os aguardaria em frente a padaria no centro do referido distrito, e que tinha um numero de telefone. Os dois foram levados para a Delegacia de Brumado. A mercadoria e os veículos também foram entregues à autoridade de plantão.



Caixa bloqueia transferência do Auxílio Emergencial para outros bancos

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Caixa anunciou que vai impedir que os beneficiados com a segunda parcela do auxílio emergencial de R$ 600 possam fazer a transferência do valor para outro banco por meio de transferências DOC ou TED. O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, disse na semana passada que a medida foi tomada porque famílias estavam transferindo o dinheiro para outros conhecidos e, com isso, atrapalhando a organização do calendário de saques que buscava evitar aglomerações nas agências. No entanto, a atitude da Caixa vai contra a lei criada para o benefício, que diz que é garantida “no mínimo uma transferência eletrônica de valores ao mês sem custos para conta bancária mantida em qualquer instituição financeira habilitada a operar pelo Banco Central”. O banco, no entanto, justificou a medida dizendo que “as regras definidas para o pagamento da segunda parcela do auxílio emergencial seguem o estabelecido na portaria nº 386 do Ministério da Cidadania, publicada no Diário Oficial da União no dia 15 de maio de 2020”. Apesar disso, a portaria serve apenas para regular uma lei. Com isso, a lei está hierarquicamente acima da portaria no ordenamento jurídico brasileiro.



O Brasil ultrapassou a marca de 100.459 pessoas recuperadas da covid-19

Foto: Divulgação

O Brasil ultrapassou a marca de 100.459 pessoas recuperadas da covid-19. O número representa 39,5% do total de casos confirmados até o momento: 254.220 pessoas, segundo dados do Ministério da Saúde, no último dis 19. Outras 136.969 pessoas estão sendo acompanhadas (53,9%) por profissionais que monitoram a evolução da doença. As informações foram atualizadas até e repassadas pelas secretarias estaduais de Saúde de todo o Brasil. Desde o dia 26 de fevereiro, quando o primeiro caso foi confirmado no País, o governo adotou uma série de medidas, junto a estados e municípios, para garantir a estrutura necessária ao atendimento dos pacientes com a doença. Desde então, o Ministério da Saúde não tem medido esforços para adquirir e distribuir Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), recursos humanos e financeiros, respiradores e insumos. Entre abril e maio, também foram habilitados mais de três mil leitos de UTI voltados exclusivamente para o atendimento de pacientes graves ou gravíssimos do coronavírus. 



Número de casos confirmados de dengue sobe para 250 em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O número de casos confirmados de dengue subiu para 250 em Brumado desde o início do ano. No total, são 801 notificações e, entre os casos positivos, 9 estão com sinais de alarme e 419 em investigação. Além disso, 123 foram descartados. O município também registrou um aumento nos casos de zika. Já são 9 casos confirmados, 14 notificações e cinco em investigação. A chikungunya continua com um caso e duas notificações. Nesta semana, os agentes de endemias realizam ações de bloqueio nos bairros mais afetados como Dr. Juracy, Malhada Branca, Olhos D'água e Santa Tereza, onde há casos confirmados ou suspeitos da doença. De acordo com a Secretaria da Saúde de Brumado, os agentes, devidamente equipados com máscaras e luvas, percorrem as residências com o objetivo de orientar o morador a ser um aliado no combate aos criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. De acordo com a Vigep, eles fazem a orientação do portão, mantendo a distância necessária e adotando todos os cuidados, tendo em vista a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Os moradores estão sendo orientados a manter diariamente a ação de eliminar os criadouros do mosquito. No mês passado, a Vigep realizou a nebulização em vários pontos. Além desse trabalho, a orientação é que os moradores realizem ações de limpeza, capinação, roçagem e retirada de matérias inservíveis de seus quintais. O morador que apresentar os sintomas da dengue, como febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos e dores no corpo, deve procurar de imediato pela Unidade de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência.



Brumado registra 12 casos confirmados de Covid-19; 4 estão ativos

Foto: Divulgação

No início da noite desta quinta-feira (21), a Secretaria de Saúde (Sesau) de Brumado confirmou mais um caso da Covid-19, o novo coronavírus. Com este sobe para doze, o número de casos de Coronavírus. Duas confirmações foram feitas através de teste rápido. Quatro pacientes estão com o vírus ativo na cidade. Além disso, 161 pacientes testaram negativo. 35 pacientes ainda aguardam resultado do Laboratório Central (Lacen). 870 casos suspeitos foram notificados. 10 pacientes foram infectados com o Covida-19, sendo que 8 estão curados. A Bahia registrou hoje, 11.941 casos confirmados de Covid-19 e 376 óbitos. 1.309 casos confirmados aguardam validação dos municípios. Considerando o número de 11.941 casos confirmados, 3.523 recuperados e 376 óbitos, 8.042 pessoas permanecem monitoradas pela vigilância epidemiológica e com sintomas da Covid-19, o que são chamados de casos ativos. Na Bahia, 1.852 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Os casos confirmados ocorreram em 230 municípios do estado.