ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Filha procura por pai de 45 anos que desapareceu ao sair para visitar parentes

Senado inicia votação de PEC das Drogas nesta terça-feira (16)

Sede da Academia de Letras da Bahia é arrombada e prejuízo ultrapassa R$ 8 mil em roubos

Defasagem no preço da gasolina no Brasil subiu 19% devido a conflito no Oriente Médio

Brumado: Artesãos reclamam de baixo público em Mercado de Artes, mesmo após reinauguração

CDL informa sobre vaga para auxiliar de sala em Brumado

Brumado: PM realiza abordagens no fim de semana visando o combate as drogas e armas

Brumado: Advogados negam 'crime de homicídio' à lavrador preso na última semana

Recursos 'esquecidos' nos bancos por brasileiros somam R$ 7,79 bilhões

Motorista é preso ao levar 6,5 kg de cocaína em carro; flagrante ocorreu em Vitória da Conquista

Na Bahia, 17 campi do Instituto Federal da Bahia estão em greve

Testosterona x Libido Feminino: Como anda?

Região sudoeste da Bahia concentra 65% dos óbitos de todo estado

Clínica Santa Clara: Campanha Abril Verde para prevenção e segurança do trabalho

Brasil registrou mais de 80 mil novos casos de tuberculose em 2023

Pitbull ataca e mata dono epilético que passou mal em quintal de casa

Brasil lidera ranking de casos de dengue entre os países das Américas com 83% de registros

Homem acusado de abusar sexualmente da própria filha é preso no interior da Bahia

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Homens são detidos com simulacros de pistola em Brumado



BUSCA PELO ARQUIVO "05/2020"

Em benefício aos associados, AABB anuncia congelamento de valores das mensalidades

Foto: Divulgação

Em consequência dos impactos gerados pela pandemia, nossa instituição adotou diversas medidas de contenção de despesas. Em paralelo tivemos uma diminuição considerável das nossas receitas - com o cancelamento de aluguéis do salão e campo, aumento da inadimplência, entre outros. As perdas nas receitas foram superiores em relação à diminuição das despesas, nossa única receita no momento e a arrecadação das mensalidades de manutenção dos associados. A situação financeira da AABB está estável diante das medidas adotadas, porém em sobreposição de despesas e receitas, por não possuir fundo de caixa suficiente para cobrir um eventual déficit, que poderia levar ao colapso financeiro da instituição, deixando-a incapaz de arcar com suas despesas básicas de funcionamento, podendo gerar consequências drásticas para a manutenção de suas atividades. Diante desse cenário, a Diretoria de forma técnica e responsável, visando atender os anseios dos associados sem comprometer o funcionamento e a manutenção da Instituição, decidiu manter os valores atuais das mensalidades, para evitar um colapso financeiro nesse momento, e repassar um desconto para os associados abrindo mão da politica anual de reajuste das mensalidades, mantendo o valor das mesmas congelados, sem nenhum reajuste até 31 de dezembro de 2021, consequentemente essa ação beneficiará os associados com um desconto superior ao que seria proposto por dois meses, e o impacto seria menor para a instituição. Sabemos que o reajuste anual das mensalidades é necessário para manutenção do clube, pois de um ano para o outro, as despesas aumentam devido reajuste de salários, impostos, tarifas, inflação Etc..., para conceder o congelamento das mensalidades tivemos que tomar a difícil decisão de reduzir nosso quadro funcional, para não comprometer o funcionamento e investimentos necessários para desenvolvimento de nossas atividades. Salientamos que a AABB é do associado e para o associado, somos uma instituição sem fins lucrativos, entendemos a gravidade do momento, solicitamos a compreensão de todos os associados, pedimos que paguem suas mensalidades em dia ajudando a AABB passar por essa fase, associados com dificuldades no pagamento das mensalidades fiquem tranquilos, procure a secretaria, entendemos e vamos negociar da melhor forma possível. Temos a certeza que nosso reencontro esta próximo, e a nossa AABB será Fundamental e Indispensável para que você e sua família retomem com PLENITUDE a vida “pós corona”, com muita saúde, bem estar, cervejinha, tira gosto, esporte, descontração, alegria e confiança no futuro. É com o esforço de todos que vamos manter o nosso Clube lindo e aconchegante, sempre pronto para o deleite de todos! Atenciosamente, Maxuell Barreto, Presidente Administrativo.



Mesmo com flexibilização, Brumado estabiliza casos confirmados de coronavírus e aulas podem voltar em junho

Foto: Luciano Santos l 97News

O Ministério da Saúde fez uma previsão que localidades onde o número de casos confirmados de Covid-19 não ultrapassar mais de 50% dos leitos ocupados de seu sistema de saúde, vão poder fazer uma transição do distanciamento social -- a quarentena -- para o distanciamento social seletivo, mais flexível. Brumado foi uma das cidades que se enquadrou neste cenário e há uma semana liberou a circulação da maioria das pessoas e até a abertura do comércio, impondo restrições no comércio local, como por exemplo: permitindo apenas a entrada nos estabelecimentos com o uso de máscaras. O último boletim epidemiológico de domingo (03), mostrou que o município já chegou a 90, o número de casos descartados do vírus. Apenas as notificações vem crescendo, já são 642 pessoas com suspeita da doença. O município tem 8 casos confirmados, mas todos já estão curados. 10 pessoas ainda estão aguardando resultado dos exames. Nenhum paciente está internado no Centro de Atendimento ao Covid-19 e nem no Hospital Professor Magalhães Neto. Em seu programa de rádio, o gestor Eduardo Vasconcelos (PSB) frisou que um dos objetivos é "promover o retorno gradual às atividades com segurança, evitando uma explosão de casos sem que o sistema de saúde local tenha tempo de absorver". No último Decreto publicado na sexta-feira, dia 30 de abril, a prefeitura flexibilizou o atendimento de novos segmentos na cidade, a exemplo de bancos, academias, autoescolas, feira livre, clubes e templos religiosos. Apenas bares e lanchonetes, continuam atendendo através de delivery. A previsão, segundo o prefeito é que, as aulas na rede municipal de ensino voltem no dia 1º de junho. De acordo com o prefeito, a população têm saído de casa apenas quando é necessário e cerca de 90% estão utilizando máscaras, além de manter a higienização recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). "Todas as determinações solicitadas pela prefeitura, junto com a equipe de saúde estão sendo cumpridas com muito rigor e evitando aglomerações", destacou Vasconcelos. 



Brumado: 90 pacientes testaram negativo para o coronavírus

Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde de Brumado informou em boletim no último domingo (03), que 90 pacientes com suspeita de contaminação do novo coronavírus (Covid-19) testaram negativo para a doença. Outras 10 suspeita ainda aguarda resultado. Os testes foram realizados pelo Laboratório Central do Estado da Bahia (Lacen-BA). Embora tenha 8 casos confirmados, sendo que estes também já foram curados, a Prefeitura de Brumado reforça a necessidade da quarentena para evitar o contágio do vírus, pois esta é a medida mais eficiente para evitar o colapso do sistema de saúde e a morte de pessoas. Além disso, o uso de máscaras é bastante eficaz no combate a disseminação da doença. Ao todo, atá este domingo, 642 notificações foram feitas pela Secretaria de Saúde (Sesau) do município.



Bahia tem 764 pacientes recuperados do novo coronavírus; 7.930 casos são descartados

Maria Anizia, de 89 anos se recuperou depois de três meses - Foto: Arquivo Pessoal / Reprodução

Bahia registrou até esta segunda-feira (4) a recuperação de 764 pessoas do novo coronavírus (Covid-19). Os dados são da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). Segundo a pasta, ao todo são 3.566 confirmações da doença em 149 municípios baianos. Até o momento, 7.930 casos foram descartados e 2.674 pessoas permanecem monitoradas pela vigilância epidemiológica e com sintomas da Covid-19, o que são chamados de casos ativos. A aposentada Maria Anizia, de 89 anos ergueu as mãos para cima e, com elas já na altura do peito, fez o sinal da cruz. Era uma forma de agradecimento por vencer o novo coronavírus e sentir os raios do sol depois de três meses de internação. Ela deu entrada há três meses nas Obras Sociais Irmã Dulce com infecção urinária. Foi lá que ela e a filha, que a acompanhava durante a internação, contraíram a Covid-19.

 

 



Casa pega fogo no Residencial Brisas 3, em Brumado; veja o vídeo

Foto: Luciano Santos l 97News

Um incêndio atingiu uma casa no Residencial Brisas 3, em Brumado, na tarde deste sábado (02), por volta das 16h. Desesperados, os vizinhos utilizaram uma mangueira de água para combater as chamas, mas sem sucesso. Ninguém ficou ferido. O fogo atingiu cômodos do primeiro andar. Segundo as primeiras informações, um curto-circuito teria provocado o incêndio. A Polícia Militar também foi acionada e registrou a ocorrência. 

 

Foto: Luciano Santos l 97News

As chamas destruíram o telhado e todos os móveis da residência.  Jessica dos santos Silva, de 28 anos e a filha moram no local, mas na hora do acidente, elas não estavam na casa. De acordo com a Polícia, o local foi isolado porque surgiram várias trincas na parede. Um caminhão pipa da Lig-Lixo ajudou no combate às chamas. Veja o vídeo:



CNBB conclama a sociedade e os responsáveis pelos poderes públicos a se unirem pela prevenção e pelo combate à Covid-19

Foto: Luciano Santos l 97News

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, por meio do seu Conselho Episcopal Pastoral (Consep), reafirmou, em nota, seu compromisso com o “Pacto pela Vida e pelo Brasil”, divulgado no dia 7 de abril, assinado inicialmente por seis respeitadas instituições da sociedade civil e, posteriormente, por mais de 150 entidades. O Pacto considera que “a hora é grave e clama por liderança ética, arrojada, humanística, que ecoe um pacto firmado por toda a sociedade, como compromisso e bússola para a superação da crise atual”. Na nota intitulada “Posicionamento da CNBB – Em defesa da Democracia, pela Justiça e pela Paz”, a CNBB considera que esta é a mais grave crise sanitária dos últimos tempos e afirma ser este um momento dificílimo, que clama pelo efetivo exercício da solidariedade e da caridade. “É tempo das palavras e atitudes serenas de paz, de fé e de esperança, de respeito às leis e à democracia”, diz um trecho. “É com perplexidade e indignação que assistimos manifestações violentas contra as medidas de prevenção ao coronavírus; que ouvimos declarações enviesadas de desprezo pela vida, por parte de agentes públicos sobre a morte de milhares de brasileiros e brasileiras contaminados pela covid-19”. Também considera que buscar soluções para os problemas do Brasil fora da institucionalidade democrática e em confronto com os poderes da República, coloca em risco a democracia e a integridade do povo brasileiro. “Nessa perspectiva, não são toleráveis as manifestações sociais que atentam contra a Constituição, assim como não é tolerável que qualquer autoridade viole os preceitos constitucionais e despreze a vida. Espera-se das instituições republicanas, garantidoras do Estado de direito, a devida responsabilização dos que atentam contra a ordem democrática”, diz outro trecho. Veja a nota completa.



Brumado: Corpo de homem é encontrado boiando na barragem do Rio do Antônio

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

Na manhã desse sábado (2) por volta das 10h, os policiais militares da 34ª CIPM foram acionados para deslocarem até a barragem do Rio do Antônio, em Brumado., com informações de que havia um corpo de um homem boiando. No local, as margens do anel viário da BR-030, populares encontraram a vítima identificada com as iniciais Z.J.A que inclusive estava desaparecida desde o dia 1º de maio. Sendo acionados, investigadores da 20ª Coorpin e do Instituto Médico Legal (IML), fizeram os procedimentos cabíveis. Após a perícia o corpo foi recolhido e encaminhado ao IML de Brumado, aonde passará por exames de necropsia, e aguardará por familiares e assim ser liberado para fazer os procedimentos fúnebres.



Golpes sobre Covid-19 no WhatsApp têm 11 milhões de acessos e envios

Foto: Luciano Santos l 97News

Mais de 250 aplicativos falsos e 125 páginas maliciosas foram descobertas na Internet com o objetivo de aplicar golpes com assuntos envolvendo a pandemia da Covid-19. O levantamento foi feito por um laboratório especializado em segurança digital da PSafe, que monitora crimes cibernéticos sobre o novo coronavírus desde fevereiro. A pesquisa da empresa indica que, após o Governo Federal anunciar o cadastro do Auxílio Emergencial na primeira semana de abril, os golpes se tornaram ainda mais comuns e atingiram até 11 milhões de acessos e de compartilhamentos. Com a pandemia do novo coronavírus, ofertas como pagamento de bolsas auxílio, distribuição de kits de máscaras e álcool em gel, de cerveja grátis e até mesmo de assinatura na Netflix tem sido recorrentes, circulando principalmente como correntes no WhatsApp. Para não cair nesses golpes é necessário tomar algumas medidas de precaução, como desconfiar de mensagens sensacionalistas e não fornecer seus dados por telefone, e-mails ou SMS. 
 



Vale-alimentação estudantil começa a ser distribuído em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97News

O vale-alimentação estudantil começou a ser distribuído, desde a sexta-feira (1º), pelo Governo do Estado da Bahia, para estudantes da rede estadual de ensino em Brumado e 21 cidades do interior. A recomendação da Secretaria da Educação do Estado é para que o estudante, o pai, a mãe ou o responsável, cujo CPF está cadastrado na escola, procure evitar aglomerações como medida de proteção, diante do combate ao novo Coronavírus, planejando a retirada dos alimentos ao longo da semana. O vale-alimentação poderá ser usado durante o período de suspensão das aulas. Parte dos estudantes receberá o benefício em lojas credenciadas. A ida aos supermercados está orientada por escola. O Colégio Estadual de Brumado (CEB) criou um calendário de entrega do vale para os alunos por ordem alfabética. Veja abaixo:

Foto: Divulgação


Perda de olfato e paladar podem ser sintomas do coronavírus, alerta otorrinolaringologista da Cínica Mais Vida

Foto: Divulgação

O coronavírus (COVID-19) é uma doença infecciosa causada por um novo vírus. Ele causa problemas respiratórios semelhantes à gripe e sintomas como tosse, febre e, em casos mais graves, dificuldade para respirar. Porém, pode causar perda de olfato e paladar, inclusive a perda de olfato (deixar de sentir o cheiro das coisas) pode ser o primeiro e até mesmo o único sintoma da doença causada pelo vírus. A Sociedade de Otorrinolaringologia da França foi a primeira a identificar o sintoma nos portadores da doença e fez um alerta a todas as entidades médicas no mundo. Pacientes com Covid-19 podem apresentar ANOSMIA (perda de olfato), mesmo sem obstrução nasal e AGEUSIA (perda do paladar), ou seja, pode deixar de sentir, de forma súbita, o cheiro e o gosto/sabor das coisas. Dr. Anderson Abreu, otorrinolaringologista da Cínica Mais Vida, salienta que durante a pandemia, pacientes que apresentem estes sintomas, devem fazer isolamento social (quarentena) como casos prováveis de infecção pelo vírus, com todos os cuidados domiciliares e dos familiares para evitar a propagação da doença. Vai passar! Juntos somos mais fortes! Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 9.9989-6868.



Em atendimento especial, agência da Caixa abre neste sábado (02)

Foto: Luciano Santos l 97News

A agência da Caixa Econômica Federal (CEF) de Brumado e mais 99 unidades da Bahia irão abrir neste sábado (2), para atender aos beneficiários nascidos de janeiro a outubro que recebem o Auxílio Emergencial pela Poupança Social Digital e optaram por realizar o saque em espécie. As agências irão funcionar das 8h às 14h, em 80 municípios baianos. Em nota, a Caixa informou que a abertura no sábado permitirá a antecipação do calendário do saque em espécie, contribuindo para o escalonamento no atendimento a quem recebe o auxílio. A data para os nascidos em novembro e dezembro está mantida na terça-feira (5).