ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Homem é baleado em tentativa de assalto na BA-148, próximo à entrada de Pedra Preta

Homem se afoga após pedido de casamento debaixo d'água

Homem é detido transportando mais de cem celulares sem nota fiscal em Jacobina

Moradora de Guajeru relata susto com roda de ônibus escolar que se soltou enquanto transportava alunos da zona rural

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Livramento de Nossa Senhora: Polícia investiga casos de clonagem de números de telefone na cidade

Brumado: Despesas com saúde pública chega aos 34% com vítimas do trânsito

Vitória da Conquista receberá o maior evento Fitness da Bahia, o 'Confit Evolution'

Bahia: Queimadas aumentam 58% em comparação ao ano passado

Brumado: Nesse final de semana tem mais uma rodada do Campeonato de Futebol de Veteranos no 'Gilbertão'

Guanambi: Ajudante de pedreiro acerta na Lotofácil e ganha prêmio de R$ 309 mil

Brumado: Um jovem de 19 anos e três adolescentes são conduzidos à Delegacia por tráfico de drogas

Brumado: OAB, MP, CDL, Legislativo e sociedade civil organizada definem mudanças na Zona Azul

Brumado: Moradores do bairro São Jorge denunciam vazamento de esgoto em 'estação de tratamento'

Vereador diz que parlamentares que não votam em projetos do prefeito, ficam marcados em Brumado

Bahia: Cerca de mil latas de tinta falsificada são apreendidas; carga seria vendida no interior

Nutricionista da Clínica Mais Vida esclarece sobre tipos de leite e suas diferenças

Drogas e dinheiro são encontrados com traficante na cidade de Macaúbas

Incêndio atinge 'Serra das Almas' na cidade de Livramento de Nossa Senhora

Mulher é atingida por nove tiros e sobrevive na cidade de LEM



BUSCA PELO ARQUIVO "05/2019"

Detran discute com Denatran mudanças nas regras do emplacamento Mercosul

Foto: 97NEWS

O uso da placa Mercosul está em vigor em sete estados, incluindo a Bahia, seguindo resolução do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).  A medida é obrigatória para veículos novos, nos casos de transferência de propriedade, mudança de município e categoria e troca de placa cinza danificada. O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) se reuniu com o Denatran em Brasília, neste mês, para discutir mudanças nas regras. Entre as propostas, está a exigência do modelo Mercosul apenas para veículos zero quilômetro ou quando a placa cinza precisar ser trocada por extravio, roubo ou dano. Outra mudança seria a retirada de alguns itens de segurança que compõem a identificação veicular, exceto a marca d'água e o código de barras bidimensional (QR Code). O critério do credenciamento das empresas fabricantes e estampadores, que hoje é feito exclusivamente pelo Denatran, sofreria alteração também. A ideia é manter no Denatran o credenciamento das empresas que fabricam a placa semi-acabada, enquanto os estampadores seriam cadastrados pelos Detrans.



Abrace essa Causa: ‘Projeto O Bom Samaritano’ ajudando quem mais precisa em Brumado

Foto: Divulgação

“Projeto O Bom Samaritano”, e uma realização do Ministério de Jovens da Igreja Missões do Evangelho Pleno (IMEP), em Brumado, e tem objetivo de arrecadar alimentos e materiais de limpeza para ajudar instituições e famílias carentes do município. Você que queira contribuir com o projeto pode entrar em contato nos telefones (77) 99839-6560 ou (77) 99903-3314.



Manifestação contra cortes na educação leva dezenas de pessoas às ruas de Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Uma passeata contra cortes na educação pelo governo federal reuniu dezenas de manifestantes na manhã desta quarta-feira (15) em Brumado. Sindicalistas, estudantes e professores foram às ruas repudiar o bloqueio de recursos para a educação anunciado pelo Ministério da Educação (MEC). As instituições públicas participaram do ato que começou em frente ao estacionamento da antiga Cesta do Povo, no Mercado Municipal e seguiu pela Avenida Antônio Mourão Guimarães passou pela rua Coronel Tibério Meira e se concentrou na Praça Capitão Francisco de Souza Meira (Praça da Matriz). 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A presidente da APLB, Vanuza Lobo, juntamente com os membros do sindicato reforçou a urgência de se intensificar as manifestações visando que o governo volte atrás dessa ação que é considerada como um duro golpe na educação de nível superior. "O governo promoveu o desmonte na educação quando ele tirou 38% dos recursos nas instituições de ensino. Quando o governo faz cortes na educação, ele tira a oportunidade da população brasileira, filhos das escolas e universidades públicas de terem a oportunidade de ingressarem nelas. Esse corte só foi na educação. Porquê isso?" Indagou a sindicalista que ainda completou que a população não pode aceitar essa medida do governo. "Estamos nas ruas dizendo que nós não aceitamos, porque a educação liberta, da poder e conhecimento para eu questionar os governantes do nosso país", acrescentou. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Segundo o Ministério da Educação, o que está ocorrendo não é um corte, mas sim um contingenciamento devido à falta de verbas, mas que, com a aprovação da reforma da previdência, a decisão será revista e as verbas deverão ser novamente liberadas em sua integralidade. Para a estudante de Letras da Universidade da Bahia (UNEB), Campus XX, Jéssica Santos, a luta serve para todas as instituições, seja ela federal ou estadual, e diante disso os alunos também não podem cruzar os braços, que segundo ela, serão os maiores prejudicados. "A gente ta perdendo bolsas, recursos para pesquisas que contribui e muito para o meio científico de nosso país, então é de suma importância que toda população participe e exija seu direito. Porque sem educação não formaremos um país de primeiro mundo", disse Santos. Conforme os manifestantes, os argumentos do Ministério da Educação não convencem, e segundo eles, o evento de hoje serve para mostrar que eles são totalmente contrários à nova gestão federal. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Já o estudante do Instituto Federal da Bahia (Ifba), Paulo Ricardo, essa é a vez dos estudantes mostrarem a sua voz, relembrando o tempo em que outros militantes de outras épocas, mas com a mesma idade em que hoje ele está, saiam as ruas para lutar pelos seus direitos. "Aqui nós não defendemos nenhuma bandeira partidária, aqui defendemos os nossos direitos, os direitos dos nossos educadores, se esse corte na educação permanecer, não teremos condições de ficar em sala de aula até o mês de setembro, como é o caso do Ifba. A direção da unidade em Brumado está fazendo o que pode para enxugar o orçamento, mas mesmo assim não terá condições de continuar", afirmou Ricardo.



Tá chegando a hora: Faltam 30 dias para o Forró do Sítio Novo 2019

Foto: Divulgação

Falta pouco. É isso mesmo, um dos eventos mais aguardados de Brumado e região está chegando: Forró do Sítio Novo 2019! Faltam apenas 30 dias. Esse ano, o evento traz grandes sucessos nacionais: Gabriel Diniz, todo o romantismo de Calcinha Preta e o Forró de Dorgival Dantas, Edigar Mão Branca e Mayke José. Não dá pra perder a melhor festa All Inclusive da região. Serão comidas e bebidas típicas para todos os gostos. Garanta logo o seu ingresso em Tiazinha distribuidora, Boutique Monarca, Bar do Rey, Padaria Pão de Mel no São Félix, Posto Meira, Ponto Certo e Mercadinho do Cidemar. Em Vitória da Conquista você encontra na Banca Central. Forró do Sítio Novo 2019, uma realização Só Legal e Beto Bonelly produções.



BR-030: Três pessoas morrem e duas ficam feridas em acidente no distrito de Ibitira em Rio do Antônio

Foto: 97NEWS

Em menos de duas horas, um segundo acidente foi registrado na rodovia BR-030, na manhã desta quarta-feira (15). Segundo apurou o site 97NEWS, uma colisão entre dois veículos tirou a vida de três pessoas e deixou outras duas vítimas em estado grave. O acidente aconteceu próximo ao distrito de Ibitira, no município de Rio do Antônio. Os feridos foram encaminhados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Hospital Professor Magalhães Neto, em Brumado. As vítimas fatais, estavam no mesmo veículo e moravam na comunidade de Caldeirãozinho, zona rural de Rio do Antônio. A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) esteve no local do acidente e registrou a ocorrência. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Brumado foi acionado para realizar a perícia. Os corpos forão encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML). As causas do acidente ainda são desconhecidas. O primeiro acidente, também na manhã desta quarta-feira (15), tirou a vida de um caminhoneiro de 31 anos na rotatória da BR-030, próximo a empresa RHI Magnesita, em Brumado.



Livramento de Nossa Senhora: Aluno da zona rural tem perna esmagada por ônibus escolar

Foto: Reprodução l Google Street view

Um estudante foi atropelado entre as comunidades de Tapera e Itanagé, na zona rural de Livramento de Nossa Senhora. De acordo com os familiares, a garoto de 14 anos teve a perna esmagada ao tentar subir em um ônibus escolar. Segundo o repórter Emanoel Fernandes, do Programa Fiscaliza Cidade, a vítima está internada no Hospital Municipal Ullysses Celestino da Silva. O acidente aconteceu a cerca de 17 dias, mas só agora foi revelado pela família. A denúncia foi feita pelos pais do aluno, Cristiane da Silva Caires e Lindomar Neves Porto, que disseram que o quadro do filho inspira cuidados em razão da gravidade das lesões. A família alega que o ônibus apresentava falhas na embreagem e o menino foi autorizado a embarcar com o veículo em movimento quando o acidente aconteceu. Os pais de alunos já reclamam da falta de monitores nos veículos do transporte escolar, bem como das condições do transporte público, há algum tempo. A Secretaria Municipal de Educação, ainda não se manifestou sobre o acidente.



Brumado: Motorista morre ao capotar caminhão em rotatória da BR-030 próximo a RHI Magnesita

Foto: 97NEWS

Um homem de 31 anos morreu no início da manhã desta quarta-feira (15), por volta das 06h40, depois que o caminhão que ele dirigia tombou em uma rotatória. O acidente aconteceu na BR-030, próximo à mineradora RHI Magnesita, em Brumado. O corpo do motorista que ainda não foi identificado, ainda permanece no local à espera do Instituto Médico Legal (IML) para necropsia. Equipes da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) está no local e controla o trânsito. A causa do acidente será investigada. O caminhão, com placas de Riacho de Santana, estava carregado com trigo e ficou com a cabine totalmente destruída.

Foto: 97NEWS


Brumado: Falta de médico e desinformação por parte da população geram críticas a saúde básica na comunidade de Itaquarai

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O 97NEWS visitou na manhã de terça-feira (14), o Posto de Saúde da Família (PSF), Juvenilson Souza Lima, na comunidade de Itaquarai, zona rural de Brumado. A nossa reportagem falou com vários moradores, e um dos maiores problemas enfrentado pela comunidade, são as falhas na atenção básica de saúde. De acordo com a moradora Josilene Gondim, com a falta de médicos no PSF, a população enfrenta alguns problemas na hora de solicitar exames e pedidos de receitas. "Estamos sem médico, se precisar de uma receita para remédios controlados não consegue, por falta do profissional, e isso já fazem seis meses", disse ao 97NEWS. Os problemas se repetem em várias regiões do município, após a saída de alguns profissionais do programa Mais Médicos. Já a dona de casa Verbenia diz que os profissionais que atuam na unidade atendem muito bem, mas com a falta do médico, tem que ir ao Hospital no centro urbano da cidade. "Sem médico, temos que ir ao hospital, e lá temos que esperar por muitas horas, porque eles atendem primeiro os casos graves", afirma a moradora. No caso do PSF de Itaquarai, são pacientes que poderiam enfrentar menos dificuldades, se houvesse um diálogo com a unidade de saúde, segundo a enfermeira Lainara Bonfim. "O povo tem que entender como é o funcionamento da atenção básica. 90% dos problemas de saúde da população são resolvidos no posto de saúde. A gente tá sem médico, não por culpa do município, mas sim, por conta da saída dos médicos do programa mais médicos. A prefeitura já realizou outro processo, para ganhar por produção, mas mesmo assim estamos com este desfalque de oito unidades sem médicos", disse a nossa reportagem a enfermeira. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Segundo a profissional, essa falta de procura por informação, acaba que o paciente fica sem atendimento, porque não se informou sobre outras unidades que poderiam atendê-la. "O paciente vindo ao PSF, ele passa pela consulta de enfermagem, eu avalio todos os exames, oriento, faço o pré-natal, enfim, agora se ela tem outra situação mais grave como uma hipertensão com complicação que precisa passar por um cardiologista, nós encaminhamos diretamente para para outra unidade. Agora se a população decidir não vir ao posto porque não tem médico, sem se orientar primeiro, é claro que ela vai ficar sem atendimento", afirmou Lainara. A enfermeira ainda alerta para que a população não saia de suas comunidades, e vá até o Hospital Professor Magalhães Neto, para buscar atendimento básico, para isso, segundo ela, existem as unidades básicas de saúde. "A gente tem que educar a população no sentido que ela saiba que o hospital atende apenas casos de urgência e emergência, como febre alta, cirurgias, partos, acidente, hospital serve pra isso. Todas essas outras questões, tem que ser tratada no posto de saúde", relatou Bonfim. Ela ainda destacou que a unidade atende todos os pacientes, inclusive sem enfrentar filas. "Enquanto a gente não educar a população vamos ter esse problema com o hospital super lotado. Pedidos de exames ou consultas simples, é no PSF, e não no Hospital, mesmo que não haja médico na unidade de saúde", esclareceu a enfermeira do PSF de Itaquarai. 



Empresários chineses anunciam investimento de R$ 1 bilhão com energia renovável em Brumado, Caetité, Morrinhos e Bom Jesus da Lapa

Foto: Luciano Santos l 97News

Na terca-feira (14) o governador Rui Costa anunciou, através das suas redes sociais, que a empresa chinesa CGN Energy International Holdings investirá R$ 1 bilhão em energia solar e eólica na Região Sudoeste e Oeste da Bahia. A garantia foi dada pelo presidente da companhia, Zeng Qi Bo, durante reunião com o governador na cidade de Shenzen, já manhã de quarta-feira (15) na China. Os investimentos serão feitos na região de Caetité, Tanque Novo, Morrinhos, Bom Jesus da Lapa e Brumado. No final de junho, diretores da empresa realizarão uma solenidade na Bahia para detalhar esses investimentos no estado. O anúncio da CGN acontece após o grupo chinês negociar com a italiana Enel Green Power a compra de duas plantas de energia renovável da região, o parque solar de Bom Jesus da Lapa e o parque eólico de Brumado na comunidade de Cristalândia.



Bahia: Justiça obrigado Estado a tratar paciente Testemunha de Jeová com leucemia

Foto: Reprodução

Uma liminar obriga o Governo do Estado a transferir uma paciente internada no Hospital Geral Clériston Andrade, em Feira de Santana, para o Hospital Santa Isabel, em Salvador, para realizar um tratamento de leucemia, sem necessidade de transfusão de sangue. A paciente é Testemunha de Jeová e, pela religião, não pode receber transfusão de sangue. De acordo com a Defensoria Pública da Bahia, a unidade hospitalar de Feira de Santana não possui estrutura adequada para realizar o tratamento respeitando o credo religioso da paciente. Internada desde o início do mês de março deste ano, a paciente rejeita o tratamento com transfusão de sangue. A família procurou a Defensoria Pública no mês de abril, e a Defensoria ajuizou ação obrigando o Estado a fazer. Segundo a Defensoria Pública, o direito à saúde e o direito à liberdade religiosa devem ser observados com ponderação e proporcionalidade pelo Estado e pelo Poder Judiciário. 



Conquista: Ginecologista é suspeito de assediar 24 mulheres durante consultas

Foto: Reprodução

Um médico ginecologista e obstetra de Vitória da Conquista, identificado como Orcione Júnior, está sendo acusado de assediar pelo menos 24 mulheres durante atendimento médicos ginecológico, na rede pública e privada, na cidade. As vítimas fizeram a denúncia na Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), na segunda-feira (13), onde relataram os supostos assédios. As vítimas fizeram um relato e, desde então, vários outros relatos de supostos assédios por parte de Orcione Júnior tem surgido. Através da defesa, Orcione Júnior, rebateu as acusações. Em nota, a OAB diz que as 24 mulheres “solicitaram uma audiência com a diretoria da Ordem e com as Comissões da Mulher Advogada e dos Direitos da Mulher e, nessa ocasião, reivindicaram apoio e providências, a fim de que sejam adotados procedimentos de investigação acerca de notícias já veiculadas nas redes sociais”.



Brumado: Sindicatos organizam protesto contra cortes na educação nesta quarta-feira (15)

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Os sindicatos, APLB e Sindsemb, convocam todos os trabalhadores da educação de Brumado para uma mobilização nacional que acontece nesta quarta-feira (15) contra os cortes de verba nas instituições de ensino do país anunciados pelo governo federal. Os sindicatos já haviam anunciado paralisação e manifestações nessa data contra a reforma da Previdência. Com o anúncio do bloqueio de verbas, eles decidiram fazer uma nova convocação para os protestos e colocar a reversão dos cortes nas instituições como pauta prioritária. Segundo a presidente da APLB/Brumado, Vanuza Lobo, o protesto em Brumado terá concentração no estacionamento da antiga Cesta do Povo, na Avenida Centenário e depois seguirá em direção a praça da Igreja Matriz, centro da cidade, às 8 horas, com a presença de profissionais das redes estadual e municipal e população em geral. "A convocação é para todos os trabalhadores da educação. Seja no campo federal, estadual ou municipal, porque se entende que o profissional da educação está perdendo direitos, não só para o profissional, mas para a educação no Brasil. Então convocamos a todos para esta caminhada, e essa luta é de todos nós", disse Vanuza ao 97NEWS.



Papa Francisco decreta canonização de Irmã Dulce

Foto: Reprodução l Osid

O decreto de canonização de Irmã Dulce foi assinado na segunda-feira (13) pelo Papa Francisco, no Vaticano. Com a assinatura, a religiosa, conhecida como o anjo bom da Bahia, deverá ser proclamada santa nos próximos meses. A data ainda não foi divulgada. O processo de canonização chegou à fase final após o reconhecimento do segundo milagre atribuído à religiosa e por todo o trabalho social que ela desempenhou ao longo da vida. Nascida em Salvador, em 26 de maio de 1914, a religiosa fazia parte da  Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus. Ela faleceu em 22 de maio de 1992. Seu processo de beatificação começou em 22 de maio de 2011.



Liga Brumadense de Futebol lança edital de convocação para eleições

Foto: Reprodução

O presidente da Liga Brumadense de Futebol (LBF), Emanoel Araújo Lima, lançou nesta terça-feira (14) edital de convocação para assembleia geral, para eleições da nova diretoria da liga exercício 2019/2020. A primeira convocação acontece as 19h, com maioria absoluta de seus filiados, a segunda convocação 30 minutos após qualquer número de membros. O registro de chapa concorrentes aos cargos da entidade LBF, acontece na Rua Marcolino Rizério, 209-A, Centro, em horário comercial (08h as 12h - 14h as 18h) até o dia 28 de maio de 2019. A eleição acontecera no mesmo endereço, que fica no prédio da Rádio Alternativa, no dia 31 de maio de 2019. (Veja o Edital)



Brincadeira de mau gosto leva pânico a alunos e professores em escola de Livramento de Nossa Senhora

Foto: Reprodução l Google Street view

A notícia de que pessoas tem morrido em ataques à escolas do Brasil, como em recente evento na cidade de Suzano (SP), onde jovens foram mortos, por dois atiradores e na sequência se mataram, não parece tocar alguns, como os que na tarde desta terça-feira (14), na cidade de Livramento de Nossa Senhora. Segundo o site Livramento Manchete, um aluno da escola Municipal Dona Tina do turno vespertino, é suspeito de deixar aviso na parede do banheiro com frases relacionadas há um possível massacre na unidade escolar nesta quarta-feira (15), o que segundo a direção da escola, causou pânico entre alunos e professores. Certamente que “inspirados” pelo recente episódio em Suzano na segunda maior chacina do tipo no país, pessoas ainda não identificadas, por achar graça o desespero de pessoas, resolveram fazer a “brincadeira” de muito mau-gosto, que pode lhes custar, se identificados, um processo criminal. A direção da escola imediatamente tomou as medidas cabíveis e comunicou a Polícia Militar. Foi registrado um boletim de ocorrência na Delegacia. A Polícia Militar também visitou a unidade escolar para dar segurança aos alunos e funcionários. Ainda conforme apurou a reportagem, na semana anterior, uma adolescente tentou contra a própria vida na mesma escola, tentando cortar o pulso com uma lamina. 



Em decisão unânime, STJ decide libertar Temer e Coronel Lima

Foto: Reprodução

A 6ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) julgou por unanimidade, a procedência do pedido liminar do Habeas Corpus, do ex-presidente Michel Temer e do coronel reformado da PM João Baptista Lima Filho, o coronel Lima, nesta terça-feira (14). Antônio Saldanha, ministro relator da ação, votou a favor da liberdade de Temer e o coronel Lima. Foi acompanhado pelos ministros Laurita Vaz, Rogério Schietti e Nefi Cordeiro, presidente da turma. Ficaram impostas as medidas cautelares de: proibir  que eles mantenham contato com outros investigados que não sejam da família; mudar de endereço; entregar o passaporte, além de manter os bens bloqueados até o limite de sua responsabilidade.

 



Brumado: Campanha 'Maio Amarelo' lembra importância da conscientização no trânsito

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Começou nesta segunda-feira (13), em Brumado, a campanha que lembra a importância da educação no trânsito pra salvar vidas. O superintendente de trânsito, André Cardoso, falou ao 97NEWS sobre a proposta para este ano. “Esse é o terceiro ano consecutivo em Brumado e, a nossa ideia é juntar as ações da parte pública como também sociedade civil. Porque nossa intenção é mostrar o que realmente vem acontecendo em nosso país. Só para se ter uma ideia, no ano passado tivemos 47 mil mortes no Brasil, ocasionadas pelo trânsito, foram 400 mil pessoas envolvidas em acidentes, então temos que mostrar para a população os efeitos do trânsito”, relatou Cardoso. Além disso, segundo o superintendente, o trânsito não é só congestionamento e indústria da multa. Segundo ele, o que se vê no trânsito, é a indústria da dor. "Nós devemos evitar a indústria da morte, isso é o que temos visto a cada ano no Brasil", alertou André. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Como em todos os anos, a parceria entre a SMTT e Polícia Rodoviária Estadual (PRE), trazem grandes resultados para o trânsito de Brumado. "Essa parceria com a SMTT já vem de alguns anos, e maio, é o mês de intensificar as ações com palestras, abordagens, enfim, isso é muito importante para atingir a meta, que é o público, seja ele o motorista habilitado ou aquele que ainda vai ter a sua CNH no futuro, como é o caso dos jovens estudantes, que tem comparecido cada vez mais nas palestras realizadas durante a campanha do Maio Amarelo", esclareceu o Capitão da PRE, Mota Araújo. Preocupado com os índices e a demanda nos serviços públicos de saúde, o Juiz Genivaldo Alves Guimarães, destacou a necessidade de maior conscientização dos usuários das vias públicas. "Parabenizo a SMTT por este movimento, que tem por finalidade reduzir os acidentes de trânsito, poupar vidas e diminuir consumo de recursos públicos, que além das perdas, das mortes, das sequelas, da dor causada a quem se envolve em acidentes, indiretamente todo povo sofre, devido ao consumo de recursos públicos. Nós sabemos que as pessoas envolvidas em acidentes, em regra, muitas delas ficam inválidas, impossibilitada de trabalhar, e com isso, se socorre da previdência social, que é custeada por todos nós contribuintes", destacou o magistrado. O evento solene aconteceu no auditório da prefeitura municipal e contou com a presença de várias autoridades, estudantes e soldados do Tiro de Guerra. 



Jovem é encontrado morto ao lado de lagoa após acidente na zona rural de Aracatu

Foto: Composição l 97NEWS

Um jovem, foi encontrado morto na tarde de segunda-feira (13) depois de sofrer um acidente na comunidade de Baraúna, zona rural de Aracatu, município a 30 km de Brumado. Segundo informações apuradas pelo 97NEWS, o acidente ocorreu em uma estrada vicinal, provavelmente por volta de 19h. A vítima, identificada pelo prenome João Vitor, foi encontrada caída já sem vida ao lado de uma lagoa. O jovem morava na mesma comunidade. Tanto o jovem quanto a motocicleta estavam as margems da estrada. De acordo com amigos da vítima, as investigações preliminares dão conta que ocorreu uma batida da moto com uma árvore. Conforme os moradores da localidade, o local faz divisa com o município de Brumado. João Vitor era aluno do Colégio Estadual de Brumado (CEB). A Polícia Civil vai investigar as causas do acidente. 



Brumado: Projeto Coach & Carreira nas escolas

Foto: Divulgação

Todos nós buscamos a felicidade. Mas nem sempre conseguimos ser felizes. Afinal, por que será que as coisas não dão sempre certo? O que é preciso mudar? É neste momento que entra a questão do autoconhecimento. Autoconhecimento é a consciência que alguém tem de si mesmo. É através do autoconhecimento que conseguimos chegar ao objetivo maior, a autocondução. Você tem ideia de quanto você se conhece? A maior parte das pessoas acredita que é muito, mas a verdade costuma ser bem diferente. Pensando no desenvolvimento e em busca do autoconhecimento que os jovens tanto precisam, que a Pombo´s Coaching em parceria com o Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Meio Ambiente (Ceep), trás para Brumado o projeto, "Coach & Carreira". Serão dez encontros este ano. E o principal propósito, o poder de ressignificar a vida dos jovens, preparando-o para o futuro com foco e determinação nos seus objetivos. O primeiro encontro acontecerá na próxima quinta-feira, dia 16 de maio, as 16h45. Quer saber mais sobre este encontro e o que ele pode proporcionar para você ou para a sua empresa, entre em contato com a Pombo´s Coaching: 77 99903-1931 (Whatsapp) ou no e-mail: [email protected]



Governo derruba liminar que garantia salários de professores da UNEB após mais de um mês de greve

Foto: Luciano Santos l 97News

O governo derrubou, por meio de decisão judicial, uma liminar que garantia o pagamento dos salários de professores da Universidade Estadual da Bahia (Uneb) e de outras universidades estaduais, que estão em greve há 30 dias. A paralisação começou no dia 9 de abril. Por meio de nota, o governo disse que o Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA) decidiu pela legalidade dos descontos. O corte no ponto dos dias não trabalhados foram autorizados pela desembargadora Márcia Borges, no dia 7 de maio. O governo disse, ainda, que sempre atendeu às solicitações da categoria e foi surpreendido com a greve. Após anúncio da paralisação, o governo determinou a liberação imediata de R$ 36 milhões para investimento nas universidades estaduais baianas. Cerca de 50 mil estudantes são afetados com as paralisações. A liminar que garantia o pagamento dos salários dos professores em greve foi pedida à Justiça pelos professores da Universidade Estadual da Bahia (Uneb) e concedida pelo desembargador Jatahy Júnior, no dia 6 de maio. O documento impedia que o governo cortasse os pontos de quem está participando do movimento.