ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Modelo brumadense realiza sonho de desfilar na São Paulo Fashion Week

Maetinga: Motorista de 36 anos morre em capotamento na BA-263

Lagoa Real: Idoso morre carbonizado após tentar apagar fogo em lavoura

Perseguição policial na BR-116 termina com 200 kg de maconha apreendidos em Conquista

RotSat: Rastreamento veicular com qualidade, eficiência e segurança

Primeira missa a Santa Dulce dos Pobres leva milhares de fiéis à Salvador

Livramento de Nossa Senhora: Jovem de 29 anos é morto a facada durante briga com amigo

Brumado: Recém-nascido com problemas respiratórios é transferido de UTI aérea para Salvador

Com máscara de oxigênio suja, hospital usa copo descartável como substituto e reanima bebê

Idosa de 75 anos dá a luz a um bebê; pai da criança tem 80 anos

Brumado: 'A situação política está muito favorável para o PT', afirma ex-prefeito

Bahia: Tribunal de Justiça derruba liminar e restabelece uma única inspeção veicular por ano

Correios e Telebras entraram oficialmente no programa de privatizações

Brumado: Homem é preso por agredir a mãe, o padrasto e um vizinho no residencial Brisa 3

Brumado: Primeiro dia D de vacinação contra o sarampo acontece neste sábado (19)

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado



BUSCA PELO ARQUIVO "05/2019"

ANTT realiza operação de combate ao transporte clandestino de passageiros na Região Sudoeste

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A fim de combater o transporte clandestino realizado na região Sudoeste da Bahia, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em parceria com a Polícia Militar, realizou operação integrada em rodovias da região. A ação, que teve início na última segunda-feira (21), tem como foco veículos oriundos de cidades da microrregião. Segundo o corrdenador da ANTT, Carlos Santos, o objetivo da operação é coibir essa atividade irregular que coloca em risco a vida dos usuários que utilizam esse tipo de transporte. "Muitas vezes esses veículos trafegam nas rodovias sem as mínimas condições de segurança, em mal estado de conservação e com condutores inabilitados”, disse ao site Sudoeste Bahia. Ainda segundo o Carlos, passagens por valores inferiores ao que é praticado pelo sistema regular de transporte urbano ou interestadual é o principal atrativo para os passageiros. "Esses preços são mais baixos devido à falta de compromisso dos infratores com questões regulamentadas, tais como inspeção veicular prévia, antecedência criminal dos motoristas, itens e equipamentos obrigatórios e, principalmente, a não observância aos direitos dos usuários”. O valor da autuação para quem for flagrado realizando o transporte clandestino é de R$ 6.744,48, bem como aplicada a medida administrativa de apreensão dos veículos por no mínimo 3 dias, 72 horas em pátio credenciado da ANTT, além de responder pelo Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) lavrado pelos policiais do BPTRAN e BPRv. 



Imagens de câmera de segurança mostram roubo a caminhonete na cidade de Malhada de Pedras; veja o vídeo

Foto: 97NEWS

Uma quadrilha roubou uma caminhonete de uma loja em Malhada de Pedras, a 40 km de Brumado, na madrugada de quarta-feira (22). Imagens da câmera de segurança de outro estabelecimento mostram um homem abrindo a caminhonete, em seguida ele tenta dar a partida, mas como o veículo não pega, ele chama mais dois comparsas, que juntos conseguem empurrar o veículo e dar a partida. A ação aconteceu por volta das 01h07 da madrugada. "Não havia ninguém na rua, era madrugada, e a cidade é bem pequena, não costuma ter muito movimento. E sabendo disso, eles aproveitaram o momento e levaram o veículo da loja", relata o proprietário. Nas imagens, é possível ver também um outro veículo, um Siena na cor branca, que parecia dar apoio aos criminosos. Em menos de 5 minutos, os bandidos saem da rua onde estava estacionado a caminhonete F-350, com placas JOI-6483 da cidade de Malhada de Pedras. "O veículo possui adesivos da loja, neste momento já registramos um Boletim de Ocorrência em Brumado. Além disso já enviamos fotos a todos os grupos da região, na tentativa de resgatar esse veículo que é meu ganha-pão de todos os dias", comentou o dono da loja. O grupo fugiu nos dois carros, com destino ignorado. A Polícia Civil abriu uma investigação para descobrir o paradeiro do veículo e prender a quadrilha. Veja o vídeo:



Idosos e portadores de necessidades especiais têm direito a isenção da área azul em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Idosos e portadores de necessidades especiais podem solicitar isenção do pagamento da área azul no perímetro urbano em Brumado. O benefício é válido para idosos com 60 ou mais anos e portadores de necessidades especiais que possuam o Cartão de Estacionamento Especial. Os interessados devem solicitar a credencial gratuita e oficial confeccionada pela Prefeitura de Brumado, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), localizado na Rua Dr. Mário Meira, no Centro, ao lado do Juizado Especial Cível e Criminal de Brumado. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e os documentos necessários para solicitar o benefício são: RG, CPF e comprovante de residência atualizado. Mais informações podem ser obtidas através do número 156. Segundo o Agente de Trânsito, Toni Pereira, a confecção da Carteira é importante para que o agente de trânsito não cometa injustiça na lavratura do auto. "O agente sem a identificação no veículo não tem como constatar se essa pessoa é de fato portadora de necessidades especiais ou idoso", relatou. Segundo a SMTT, os beneficiários deverão respeitar algumas regras: a permanência no estacionamento deverá ser de no máximo duas horas e devem deixar em local visível no interior do veículo o cartão de identificação de idoso ou portadores de necessidades especiais, nos termos da legislação vigente. Em praticamente quase todas as vias, serão oferecidas vagas de estacionamento isento na área azul da cidade. "O papel da SMTT é esse, lembrar aos idosos e portadores de necessidades especiais de seus direitos, mas também dos seus deveres, então faça seu Cartão Especial e colabore com o trânsito brumadense", explicou o agente Toni.



Brumado: Homem é preso acusado de violência doméstica contra companheira

Foto: 97NEWS

A Polícia Militar prendeu nessa quarta-feira (22), um homem acusado de agredir e ameaçar a ex-companheira e os filhos em Brumado. De acordo com a PM, a mulher que não foi identificada, acionou a guarnição informando que seu ex-companheiro estava lhe ameaçando em frente a sua residência, localizada na Rua Padre Vieira no bairro Novo Brumado. Ao chegar no local, policiais do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) encontrou o autor batendo violentamente no portão da casa da vítima e deferindo ameaças, o PETO então conteve o indivíduo, e o encaminhou a Delegacia. A mulher informou aos policiais que ele já havia a agredido e ameaçado os filhos outras vezes, tendo inclusive ocorrências registradas.  A polícia encaminhou a vítima para a sede da Delegacia para prestar depoimento. O suspeito pode ser enquadrado na Lei Maria da Penha, que protege as vítimas de violência doméstica.



Motorista colide em 'meio-fio', bate em poste e foge do local do acidente em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Um motorista que ainda não foi identificado colidiu contra o meio-fio (guia) e bateu com o carro em um poste de energia elétrica, na manhã desta quinta-feira (23), por volta das 08h30, no bairro do Mercado, em Brumado. De acordo com testemunhas, o homem seguia com um Fiat Uno branco com placas CYX-2718 na rua Virgílio Ataíde, quando por motivos ainda desconhecidos, perdeu o controle e acabou colidindo contra o poste. Ainda segundo os moradores do local, após o acidente, o homem saiu correndo em direção ao matagal que existe ao lado da rua. Conforme os moradores, dentro do veículo foram encontrados uma sacola e chaves. "Foi um suto tão grande, estava dentro de casa, quando ouvi um barulho muito forte vindo da rua, ao abrir o portão, vi um homem saindo do veículo correndo em direção à vegetação", comentou uma moradora. Segundo testemunhas o condutor estava sozinho. A Polícia Militar foi acionada solicitou um guincho para levar o veículo até o pátio da 18ª Ciretran. A Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) esteve no local para controlar o trânsito e registrar a ocorrência. A Coelba também foi avisada sobre o acidente e enviou uma equipe até o local.

Foto: Luciano Santos l 97NEWS


'Selo Unicef é um apoio para que a gente busque a criança que está fora da escola', diz articuladora

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Presente na formação do Ciclo de Capacitação do Selo Unicef em Brumado, a articuladora do selo para o município de Brumado, Denise Pinto, destacou que a iniciativa fortalece os municípios e atua como apoio na busca das crianças que estão fora da escola. Neste encontro presencial, que reuniu vários núcleos e órgãos público, a educação e seus desafios para combater a evasão escolar e a distorção idade-série foram os temas prioritários. O encontro aconteceu nesta quarta-feira (22) no auditório da prefeitura e envolveu várias pessoas, entre gestores das áreas de educação, saúde e assistência social, articuladores e mobilizadores. “A iniciativa do Selo fortalece os municípios e, de certa forma, é um apoio para que a gente busque essa criança que está fora da escola. O responsável não é só um setor do município, é um engajamento intersetorial, com entidades parceiras”, destacou Denise Pinto. A campanha visa a obtenção do Selo Unicef 2017/2020. A articuladora destacou ainda a importância dos agentes comunitários de saúde, tendo em vista que os profissionais são peça fundamental no cumprimento da proposta, já que conhecem a realidade de cada comunidade. “Eles vão informar pra gente quem são esses alunos que estão fora da escola para fazermos a matrícula e eles possam retornar para sala de aula”, declarou. Ela reforçou que o encontro é uma forma de buscar ferramentas para ajudar na articulação de toda a equipe que participa da iniciativa na cidade. Conforme Denise, um dos motivos da evasão de alunos nas escolas, são diversos, entre os quais, conflitos com a lei, uso de drogas e gravidez indesejada. 



Gasoduto de Ipiaú a Brumado segue em ritmo acelerado; projeto atenderá mineração, comercial e automotivo

Foto: 97NEWS

Está em andamento desde o ano passado, o Projeto do Gasoduto Sudoeste que terá aproximadamente 300 km de extensão e 10 polegadas de diâmetro. Será o maior gasoduto de distribuição do Nordeste e o segundo maior do Brasil. Orçada em R$ 430 milhões, a construção do gasoduto Sudoeste ligará os municípios de Ipiaú a Brumado, passando por Jequié e Maracás, entre outros. Sua construção irá contribuir para o desenvolvimento da região com o atendimento aos setores de mineração, industrial, e também comercial e automotivo. Segundo apurou o 97NEWS, as obras seguem em ritmo acelerado, com mais de 57 km de tubos já enterrados e mais 2,2 km prestes a serem colocados, entre as cidades de Itagibá e Jequié, a construção já passou de 50% de avanço físico. 

Foto: 97NEWS

O objetivo da Bahiagás é que, em breve, as empresas, o comércio, as residências e toda a população da região sudoeste possam usufruir dos benefícios do gás natural, podendo baixar os custos e movimentar a economia local. Na prática, o duto passará por 12 municípios, mas vai gerar impacto direto em 15 cidades do Sudoeste. A chegada do gás natural atenderá indústrias, postos de combustíveis, estabelecimentos comerciais, grandes mineradoras, hotéis e residências. Com estimativa de tempo de execução total de quatro anos, e está dividido em três etapas: Itagibá – Jequié; Jequié – Maracás e Maracás – Brumado.



Policiais civis e militares prendem em São Paulo brumadense acusado de cometer homicídio no bairro Urbis 2

Foto: 97NEWS

A Polícia Militar de São Paulo prendeu, nesta quarta-feira (22), Derrian Pires de Souza, de 25 anos, no distrito de São Rafael (SP). Ele já era procurado, em Brumado, acusado de ter cometido com outro comparsa um homicídio no bairro Urbis 2 em 2014. Pires era considerado foragido, e segundo os investigadores da 20ª Coorpin, a Justiça da Bahia expediu mandado de prisão contra ele pelo homicídio de Paulo Sérgio de Jesus Silva, dentro de um bar no Bairro Urbis 2, em Brumado. Conforme inquérito policial, o crime aconteceu no dia 20 de setembro de 2014. Desde que fugiu, Derrian morava em São Paulo. A polícia de Brumado conseguiu descobrir o paradeiro dele, mas sem a localização exata de onde ele estava morando. Após os investigadores da 20ª Coorpin informarem a PM de São Paulo sobre o seu paradeiro, durante o cerco policial, ele teria esboçado surpresa, mas não reagiu à prisão. Pires deverá ser transferido para uma unidade prisional da Bahia em momento oportuno.



Nordeste tem 55,4% das casas sem rede de esgoto

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Região Nordeste tem o segundo pior acesso à rede de esgoto, cuja ligação estava presente em apenas 44,6% dos domicílios, segundo os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua). As deficiências da rede de esgoto atingem 34% das casas do Brasil, e o acesso avançou apenas 0,4 ponto percentual nos últimos três anos. No Brasil, cerca de 15% dos domicílios não têm acesso à agua tratada proveniente de rede geral de distribuição.Com relação a coleta de lixo, 83% dos domicílios têm acesso, sendo que o Nordeste e o Norte tiveram percentuais inferiores à media nacional. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) sobre as características gerais dos domicílios e dos moradores 2018 divulgada, nesta quarta-feira (22), pelo IBGE.



Maiores de 14 anos poderão praticar tiro com autorização dos dois pais, diz novo decreto do Governo Federal

Foto: Reprodução

Nesta quarta-feira (22), foi publicado pelo Governo Federal o novo decreto sobre o uso de armas para menores. O novo texto fixa em 14 anos a idade mínima para praticar tiro esportivo. Também estabelece a exigência de autorização de ambos os responsáveis do adolescente, ou de apenas um deles, na falta do outro. Segundo o G1, o texto anterior não estabelecia limite de idade e permitia a prática de tiro com o aval de apenas um dos responsáveis legais. Antes dos decretos de Bolsonaro, crianças e adolescentes só podiam praticar tiro com autorização judicial. Com a nova legislação, segundo o último decreto, a prática de tiro desportivo, nas modalidades aceitas pelas entidades nacionais de administração do tiro, por pessoas com idade entre quatorze e dezoito anos diz ainda que: "se restringirá tão somente aos locais autorizados pelo Comando do Exército". E ainda, "poderá ser feita com a utilização de arma de fogo da agremiação ou do responsável legal, quando o menor estiver por este acompanhado".



Polícia prende suspeitos de atirar em ciclista brumadense durante assalto na BR-122, em Caetité

Foto: Divulgação l Polícia Militar

Dois homens foram presos na terça-feira (21), suspeitos de assaltar e balear o ciclista brumadense na cabeça enquanto pedalava no acostamento da BR-122, nas proximidades do distrito de Maniaçu, na zona rural de Caetité. Policiais Militares realizaram a prisão de Marco Aurélio, que confessou sua participação no assalto seguido de tentativa de homicídio, que vitimou o técnico de segurança das Indústrias Nucleares do Brasil (INB), David Barbosa dos Santos, de 55 anos, natural de Brumado. A ação criminosa foi registrada no último dia 07 de maio, por volta das 19h. De acordo com o site Sudoeste Bahia, durante interrogatório, Aurélio entregou a arma utilizada no crime e informou o nome do seu comparsa na tentativa de latrocínio, Elson Venâncio Oliveira, residente do Povoado Pé do Morro, zona rural do município de Tanque Novo, que teria sido o autor do disparo e que teria ficado com a bicicleta da vítima. Diante dos fatos, policias militares da cidade de Tanque Novo realizaram a prisão de Elson Venâncio. Conforme a polícia a dupla apontou o local onde estava escondida a bicicleta roubada da vítima. David Barbosa dos Santos foi transferido para o Hospital Português na capital baiana e seu estado de saúde inspira cuidados. Após prestar depoimento os acusados foram encaminhados à carceragem da Delegacia de Caetité, onde permanecerão à disposição da Justiça.



Forró do Sítio Novo 2019 traz novidades gastronômicas nessa edição

Foto: Divulgação

O Forró do Sítio Novo 2019 traz novidades gastronômicas nessa edição, com cardápio inovador, confira as delícias: Costelão Gaúcho e porco assado no rolete. Essa é a melhor festa All Inclusive da região que traz sempre novidades a cada edição. Nosso encontro está marcado no dia 15 de junho, no Sítio Novo em Brumado. Garanta logo seu ingresso, antes da vida de preço.



População deixa de doar sangue por falta de bolsas em hemocentro de Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na manhã desta quarta-feira (22), a reportagem do 97NEWS esteve na Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) e constatou que as salas de doação de sangue estavam vazias. Segundo a direção do Hemoba, o fato ocorreu pela falta de bolsas para receber o sangue. O problema foi denunciado por pessoas que procuraram o local para doar, mas que foram mandadas de volta para casa por conta das carência de material médico. O caso foi confirmado pela direção, que disse já ter solicitado da unidade central que fica em Salvador, mas foi informada que o material está em falta em todo Estado. Uma das pessoas que se sentiu prejudicada foi a radialista Cida Quixaba. Segundo ela, hoje pela manhã foi doar sangue e teve que voltar para casa sem realizar o objetivo. “Fiz os exames para ser doadora e quando chego aqui, olha o que aconteceu. Não vou poder ajudar pessoas que precisam porque está faltando bolsas de sangue. Antes o problema era falta de doadores, agora é falta de material”, relatou. Falta de material foi a explicação que deram a Janilson Pereira da cidade de Dom Basílio. “Já estou aqui há 20 minutos e me informaram que não poderia doar naquele momento porque não havia bolsas de coleta. A gente decide doar para ajudar alguém, mas fica impedido porque faltam bolsas?”, questionou. Larissa Mendes, da cidade de Livramento, também procurou o hemocentro para fazer doação para o pai que irá fazer uma cirurgia e necessitará de sangue, mas foi informada que amanhã chegará apenas oito bolsas, mas não será o suficiente para atender a todos. “Quando cheguei, fui informada do problema, mas vou vir amanhã porque meu pai irá realizar um procedimento cirúrgico. Sangue é fundamental e necessário para a vida”, argumentou. Uma funcionária do Hemoba, que por questões de ordens superiores não pode se identificar, disse que a situação as pegaram de surpresa e que nunca tinha visto algo parecido. “Isso não pode acontecer, é revoltante para quem vem doar e não pode porque acontecer uma coisa dessas”, falou. A nossa equipe tentou falar com a direção do hemocentro, mas ela não quis gravar entrevista, apenas reconheceu o problema e disse que o material já foi solicitado. 



Assinatura para construção do Porto Sul em Ilhéus poderá gerar novos empregos em Brumado e região

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O governador Rui Costa e representantes da Bahia Mineração (Bamin) assinaram o termo de unificação dos terminais do Porto Sul para a construção do empreendimento que será instalado em Ilhéus, no sul da Bahia. A assinatura aconteceu na terça-feira (21), em Salvador. O projeto do Porto Sul foi concebido, inicialmente, com dois terminais. Por causa de todos os problemas econômicos que o Brasil passa, o governo usou a estratégia de unificá-los e, com isso, buscar acelerar e viabilizar a construção do porto, além de consolidar a concessão da ferrovia. A ideia do governo é manter as três ações juntas: o porto, a ferrovia e a mineração. Com a construção do porto, aumentou a espectativa de geração de empregos para a região de Jequié, Brumado e Caetité. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Com investimentos previsto na casa dos R$ 2,5 bilhões, o Porto Sul já possui todas as licenças ambientais necessárias para o início da implantação. A previsão é que as obras sejam iniciadas no segundo semestre de 2019, e a assinatura do termo permite o início do processo de desapropriações necessário à implantação do Porto. A obra é considerada fundamental para a exportação do minério de ferro da Região Sudoeste para o Mundo. A nóticia vem como uma esperança para os trabalhadores desempregados, após o encerramento das obras do Lote IV da ferrovia Oeste Leste, desde 2015. O assunto vem sendo discutido em Brumado e, ex-funcionários, sonham em voltar a trabalhar no setor. Quem também se animou com o retrono das obras, foram os comerciantes, porque quanto mais brumadenses trabalhando, mais gente consumindo, e assim, o capital gira.



Conta de luz vai subir com alta de até 50% no valor das bandeiras tarifárias

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aumentou o valor das bandeiras tarifárias através de uma nova resolução. A medida vai elevar o preço das contas de luz em todo o país. O aumento chega a 50%. A bandeira amarela passou de R$ 1,00 para R$ 1,50 a cada 100 Kwh consumidos -- um avanço de 50%. A bandeira vermelha no patamar 1 subiu de R$ 3 para R$ 4 -- aumento de 33,3%. A banderia vermelha no patamar 2 teve alta de 20%: de R$ 5 para R$ 6. As mudanças começam a valer a partir do dia 1º de junho. A Aneel explicou que o aumento ocorreu porque houve uma atualização da metodologia do cálculo do chamado risco hidrológico. Com isso, o consumidor passará a pagar parte dos custos quando a energia estiver mais cara devido à falta de chuvas. O sistema de bandeiras tarifárias foi criado em 2015 pela Aneel como forma de recompor os gastos extras com a utilização de energia gerada por meio de usinas térmicas, que é mais cara do que a de hidrelétricas. A cor da bandeira é impressa na conta de luz (vermelha, amarela ou verde) e indica o custo da energia em função das condições de geração de eletricidade.



Projeto Parceiros da Alfabetização é desenvolvido por educadora Daniela Dias na cidade de Tanhaçu

Foto: Divulgação

Durante visita ao Centro Educacional de Laços, no município de Tanhaçu, o Procurador da República na Bahia, André Sampaio conheceu o Projeto Parceiros da Alfabetização, desenvolvido pela educadora Daniela Dias com apoio da diretora Aparecida Araújo. Segundo informou a educadora ao 97NEWS, o projeto é fruto de uma conversa com a direção do Centro Educacional de Laços, com uma proposta simples: alfabetizar e letrar educandos que tiveram algum tipo de dificuldade no desenvolvimento, aquisição e domínio da leitura e escrita. Professora do Ensino Fundamental II, a educadora levou ao conhecimento da direção e coordenação a intenção de aplicar um projeto de Intervenção com o objetivo de despertar o interesse desses educandos no desenvolvimento da linguagem oral e escrita, propondo ainda alfabetizar voluntariamente dez crianças da Escola Clemente Mariane. São alunos do 2° ao 5º ano que estudam regularmente durante o turno matutino e no turno oposto participam do Projeto. A direção e os professores da Escola Clemente Mariane aprovaram a ideia e juntos abraçaram a causa. Os alunos foram selecionados, as famílias foram convocadas para uma aula inaugural e, no dia 09 de abril de 2019, iniciaram a concretização de um sonho. O Projeto acontece durante um período de 1 hora e 40 minutos durante os dias: terça, quarta e quinta-feira. A professora Daniela Dias tem uma parceria com as colegas Cleide Marques e Cristiane Menezes, que a auxiliam a ministrar as aulas.



Solidariedade: Brumadenses dão um show e campanha para a garota Naiara arrecada cerca de R$ 11 mil

Foto: Divulgação

O espírito de solidariedade e esperança tem contagiado centenas de brumadense nos últimos dias para uma causa nobre: o tratamento de saúde da garota Naiara Cruz Silva, de 11 anos. Ela sofre de uma doença rara que causa sangramento nos poros da pele, a púrpura trombocitopênica idiopática, e precisa da medicação negada pela Secretaria Estadual de Saúde. A criança precisa tomar 16 doses do medicamento "imuniglobulina humana" para não correr o risco de sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC). A medicação custa cerca de R$ 1000 cada frasco, no total são 16, somando R$ 16 mil, e desde então, familiares, amigos, empresários e diversas pessoas formam uma corrente do bem para arrecadar esse valor. E para a alegria de todos, o 97NEWS que acompanha de perto está ação, foi informada pela família da garota que até a noite de terça-feira (21), já foram depositados cerca de R$ 11 mil. A campanha ganhou força na imprensa local e nas redes sociais e, várias pessoas fizeram sua parte. “Acredito que precisamos nos unir até chegarmos no objetivo, pois com o passar dos dias, a campanha esfria. Não basta apenas compartilhar, precisamos também depositar o mínimo que pudermos”, declara uma colaboradora que não quis se identificar. Ela sugere que as empresas de Brumado dediquem um dia do seu faturamento ou parte dele em prol da causa. Se você deseja realizar uma doação para a Naiara, basta ligar para a família pelo telefone, (77) 98101-1295 / 99838-1329.



Caso a regra passe a valer, eleições de 2020 serão canceladas e prefeito Eduardo Vasconcelos terá seu mandato alongado até 2022

Presidente da Câmara Municipal Léo Vasconcelos ao lado do prefeito Eduardo Lima - Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Com a corrida eleitoral para o pleito de 2020, alguns nomes começaram a surgir em Brumado, tanto para o mandato do Executivo, como para o Legislativo. Só que a maratona para as eleições do ano que vem, poderá ser interrompida e, deixando os possíveis candidatos, sem ao menos chegar próximo ao podium do Poder. Tudo por conta da PEC 49/2019, que trata sobre o período de vigência de mandatos políticos. Se a regra passar a valer, a medida vai alinhar os mandatos políticos de gestores dos estados e municípios. Nesse caso os cargos municipais passam a ser disputados juntos com os estaduais e federais. Com isso, as eleições de 2020 serão canceladas e, prefeitos e vereadores terão seus mandatos alongados até 2022. E a regra não está longe de acontecer, é o que podemos perceber com a mobilização política no Brasil. Muitos prefeitos já se mostraram favoráveis para que a medida seja aprovada esse ano na Câmara Federal. Se aprovada, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), e toda bancada da Câmara Municipal de Brumado, serão beneficiados com mais dois anos de mandato. Mas há uma regra nesse benefício, prefeitos não poderão disputar reeleição. Para muitos a proposta é “louvável”, porque um dos aspectos a se observar, é que haveria uma economia de mais de R$ 4 bilhões -- custo de cada eleição no país --, recurso que poderia ser aplicado em projetos sociais e obras. Outro ponto destacado refere-se a situação das prefeituras. Neste período em que se vive problemas com a falta de repasses e, em atraso, as prefeituras foram prejudicadas. Seria então, a oportunidade de em condições regulares fazer mais pela população. O assunto é extenso, mas não agrada muito aos novos candidatos da Capital do Minério, que mesmo faltando dezoito meses para as eleições de 2020 -- se a PEC não for aprovada --, já começaram a arregaçar as mangas e lançaram seus nomes à disputa em Brumado.



Após assassinar ex, homem invade igreja e mata mais três

Foto: Whatsapp l 97NEWS

Um homem armado entrou em uma igreja evangélica, e atirou várias vezes na noite de terça-feira (21). O crime aconteceu na cidade de Paracatu, Minas Gerais, por volta das 19h. O atirador foi identificado como Rudson Aragão Guimarães, 39 anos, ex-militar das Forças Armadas. Segundo a Polícia, Rudson foi primeiro até a casa da ex-namorada, Heloísa Vieira Andrade, de 59, onde ela estava com a mãe e a irmã dele. Ele atacou a ex, atingido-a com uma facada no pescoço. Heloísa morreu no local. Ainda segundo a Polícia da cidade, ele correu até o templo, onde começou a atirar. As informações são de que ele matou inicialmente dois idosos com tiros na cabeça. Depois disso, fez uma mulher refém. A Polícia Militar foi chamada e chegou a negociar com o atirador, mas ele acabou matando mulher. As vítimas mortas na igreja foram identificadas como Rosângela Albernaz, 50 anos, Marilene Martins de Melo Neves, 52 anos e Antônio Rama, 67 anos. Durante a ação, o atirador foi atingido na clavícula pelos PMs. Ele foi levado para um hospital da cidade e está internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) em estado grave. Com ele a polícia apreendeu uma garrucha calibre 36 que ainda tinha seis munições não deflagradas. Depois do crime, populares tentaram invadir o hospital da cidade para atacar Rudson, mas foram impedidos pela Polícia Militar.



Colisão entre duas motocicletas deixa dois feridos na BA-148, em Brumado

Foto: 97NEWS

Um homem e uma mulher ficaram feridos em uma colisão envolvendo motocicletas na noite de terça-feira (21), na rodovia BA-148, nas proximidades de um motel, em Brumado. O condutor de um dos veículos, o homem, foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) com fratura exposta. Já a mulher teve ferimentos leves. Os dois foram encaminhados para o Hospital Professor Magalhães Neto. Segundo informações passadas ao 97NEWS, a mulher pilotava em direção a cidade de Brumado, quando foi surpreendida por outra motocicleta com o farol queimado e, eles acabaram se chocando. Não há mais informações sobre o estado de saúde das vítimas. A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) esteve no local controlando o trânsito e registrando a ocorrência.

Foto: 97NEWS